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3 minutos atrás, Willy disse:

No meu, com o marcador a meio tanque, entram aproximadamente uns 35 litros.. O que bate com a previsão de autonomia e consumo do CB

Legal o seu relato, quando bato na tecla da questão do ponteiro é que eu tenho dúvidas que o que ele marca é correspondente ao que consumiu ou deveria entrar. Já na questão da autonomia, vai de encontro(no seu caso) bate em cima da pinta, o que entrou e a previsão de km a ser rodados.

Tudo leva a crer que esse 1/2 tanque é muito mais otimista em relação ao ponteiro, quando está cheio e ele vem despencando.

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Vocês,[mention=5719]RodrigoSP2[/mention] e[mention=2022]Cristian[/mention] Dias, poderiam fazer um teste que fiz em todos os meus carros. Ele consiste em:

1 - Quando o ponteiro do  combustível marcar exatamente 1/2 tanque, ir ao posto e completar o tanque. Se o 1.0 de vocês tiverem o mesmo tanque do 1.4, deverão entrar em torno de 25 litros, que é meio tanque.

2- Quando o ponteiro do combustível entrar na reserva, ascendendo a luz amarela e o aviso, ir ao posto e completar. Neste caso deverão entrar 45 litros aproximadamente.

Fazendo estes testes vocês conhecerão melhor a precisão do marcador e assim poderão confiar melhor na informação deles!

No meu teste, se bem me lembro, entraram 26 e 44 litros, respectivamente!

Importante:

Posto de combustível de confiança.

Posto de combustível de piso plano não inclinado.

Desligamento automático da bomba de combustível.

Jorge eu tenho um toque muito forte com números fracionados, então sempre que abasteço eu peço para o frentista arredondar para um valor exato em Reais(ou eu mesmo faço). Logo fica difícil reproduzir esses testes sem incorrer em erro.

Normalmente eu também abasteço bem antes de entrar na reserva (talvez pelo medo de zoar a bomba de combustível como aconteceu comigo em um outro carro que vivia na reserva), por isso quando chega em 7/8 do tanque eu paro para encher. Entram sempre entre 42 e 45 Litros e a autonomia normalmente mostra entre 80 e 100 km ainda. É minha margem de segurança (ou coeficiente de cagaço como vc brilhantemente descreveu em outro topico).

 

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Andar sem o medidor de combustível se mover:

Qdo se enche o tanque, mesmo desligando no automático da bomba, existe combustível no duto que liga o bocal do local de colocação de combustível até o bocal do tanque de combustível.

Ou seja, este combustível no duto, está além do reservatório de combustível.

O tanque está cheio e tem combustível "a mais" no duto.

Então todo este combustível "a mais", no duto será consumido e o tanque continuará cheio. 

Por isso que é possível andar vários quilômetros e o marcador indica "tanque cheio", pois o tanque continua realmente cheio, o que está sendo gasto é o combustível do duto.

E também pelo esquema e foto do tanque, parece que o sensor de nível fica um pouco abaixo da parte mais alta do tanque, ou seja, até que esse combustível acima do sensor seja gasto, ele marcará "tanque cheio".

 

O que está indicado no marcador de nível de combustível não é exatamente o que está no tanque de combustível?

O tanque de combustível não é um reservatório "quadrado", com parede retas.

Ele é todo irregular, tentando se ajustar ao espaço dado para ele no carro.

Então a quantidade de combustível no tanque não é totalmente proporcional ao nível.

Eu acho que eles devem ter tentado compensar isso no software do mostrador, mas mesmo assim, não será algo muito fidedigno.

Acredito que os grandes marcos 1/4, 1/2, 3/4 e reserva devem ser calibrados para corresponder a quantidade esperada de combustível, mas mesmo assim deve dar diferenças.

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Eu já fico feliz que no Golf não acontece 2 coisas que me incomodavam MUITO em outros carros:
Barulho de combustível no tanque quando cheio - irritante no Civic que perdura nessa nova geração
Ponteiro se mexendo na curva, subida ou descida.

Já me ganhou por essas duas características. Se é preciso ou não, pra mim é indiferente.

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23 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Eu já fico feliz que no Golf não acontece 2 coisas que me incomodavam MUITO em outros carros:
Barulho de combustível no tanque quando cheio - irritante no Civic que perdura nessa nova geração
Ponteiro se mexendo na curva, subida ou descida.

Já me ganhou por essas duas características. Se é preciso ou não, pra mim é indiferente.

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Os Hb20 também sofriam desse mal. Não sei pós facelift como ficou essa questão. Pois quando foi lançado TODOS, faziam esse barulho horroroso que reverberava dentro do habitáculo. Parecei que tinha um bola de boliche dentro do tanque de combustível, rolando para lá e para cá.

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2 horas atrás, RodrigoSP2 disse:

Eu já fico feliz que no Golf não acontece 2 coisas que me incomodavam MUITO em outros carros:
Barulho de combustível no tanque quando cheio - irritante no Civic que perdura nessa nova geração
Ponteiro se mexendo na curva, subida ou descida.

Já me ganhou por essas duas características. Se é preciso ou não, pra mim é indiferente.

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Cara, isso me irritava muito no Civic...

Outra coisa que me irritava, e ainda me deixou na mão duas vezes, uma no Astra e outra no Vectra, era o ponteiro do combustível ser lento! Quando vc estava andando forte, de pé embaixo, o ponteiro descia mais lento que o consumo. Às vezes você parava o carro com 1/4 de tanque, e quando voltava no carro e dava a partida ele marcava reserva, com luz acesa e tudo.

Todo carro faz isso, mas os GM são demais.

Duas vezes eu fiquei sem combustível na estrada, com Astra e Vectra, por isso. Marcando pouco menos de 1/4 o carro apagou. Quando desliguei e liguei, estava seco.

Muito foda isso, principalmente em carro 2.0 flex, beberrão que só a porra.

 

 

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3 horas atrás, RodrigoSP2 disse:

Jorge eu tenho um toque muito forte com números fracionados, então sempre que abasteço eu peço para o frentista arredondar para um valor exato em Reais(ou eu mesmo faço). Logo fica difícil reproduzir esses testes sem incorrer em erro.

Normalmente eu também abasteço bem antes de entrar na reserva (talvez pelo medo de zoar a bomba de combustível como aconteceu comigo em um outro carro que vivia na reserva), por isso quando chega em 7/8 do tanque eu paro para encher. Entram sempre entre 42 e 45 Litros e a autonomia normalmente mostra entre 80 e 100 km ainda. É minha margem de segurança (ou coeficiente de cagaço como vc brilhantemente descreveu em outro topico).

 

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Fazendo uma média aritmética dos seus 42/45 litros que coloca no tanque, quando consome 7/8 dele, resulta em 43,5 litros! Acho uma precisão na informação muito boa, pois 1/8 equivale a 6,25 litros, logo, 6,25+43,5=49,75 litros! Excelente, pois no tanque cabem 50 litros!

Só não sabemos como está a sua precisão ao meio tanque!

Quanto ao seu TOC, não sei como quebrá-lo nessa situação!

Eu sempre paro no estalo da bomba, não importando o valor, pois tenho um cartão só para pagar a gasolina! Assim não mexo com dinheiro, não tenho problema com troco e poço ter um controle melhor no gasto! 

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Pessoal, voltando a esse polemico assunto, marcador do nível de combustível do TSI!

Hoje enchi o tanque e o ponteiro do meu marcador estava encostado na parte de baixo do traço que representa 3/16 do tanque, o que daria aproximadamente um pouco menos de 9,4 l dentro do tanque!

Pois bem, entrou 41,5 l de gasolina, ou seja, haviam 8,5 l dentro do tanque!  Não foi surpresa pra mim!

Ótima precisão!

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10 horas atrás, Jorge Jox disse:

Pessoal, voltando a esse polemico assunto, marcador do nível de combustível do TSI!

Hoje enchi o tanque e o ponteiro do meu marcador estava encostado na parte de baixo do traço que representa 3/16 do tanque, o que daria aproximadamente um pouco menos de 9,4 l dentro do tanque!

Pois bem, entrou 41,5 l de gasolina, ou seja, haviam 8,5 l dentro do tanque!  Não foi surpresa pra mim!

Ótima precisão!

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Atualização,

Acabei de abastecer o carro, novamente com etanol, e dessa vez o consumo bateu certinho com a bomba: 9,5 Km/L (uns 80% cidade). A única curiosidade é que estava com mais de meio tanque quando abasteci, então não sei se o "problema" só se manifesta quando vai chegando no final do combustível, ou com etanol a medição é mais precisa. Ou quem sabe ainda o computador de bordo encontrou Jesus e está salvo, hehe...Antes que perguntem, foi no mesmo posto de combustível.

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  • 1 month later...

Bom dia ! Sou novo aqui na comunidade, tenho um tsi  2014 alemão com 38.000 km, o meu não chega nem perto dessa autonomia, na cidade ( e moro no interior sem transito quase), ele ta fazendo média de 7km/L, e ando de boa, nesse tanque que abasteci agora to andando só no eco pra ver se isso melhora, mas já saí do posto dando autonomia de 320 km só, assustei até, o que será isso?

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8 minutos atrás, Fabricio718 disse:

Bom dia ! Sou novo aqui na comunidade, tenho um tsi  2014 alemão com 38.000 km, o meu não chega nem perto dessa autonomia, na cidade ( e moro no interior sem transito quase), ele ta fazendo média de 7km/L, e ando de boa, nesse tanque que abasteci agora to andando só no eco pra ver se isso melhora, mas já saí do posto dando autonomia de 320 km só, assustei até, o que será isso?

Bom dia e seja bem vindo ao fórum!

Na minha opinião, a primeira coisa que você tem que fazer é passar o seu carro num scanner numa concessionária, para ver se tem algo inoperante ou trabalhando fora do valor padrão.

Caso dê tudo Ok e imagino que o seu carro seja de 2a mão, eu trocaria as velas e o filtro de ar.

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Obrigado pela recepção!

Então peguei esse carro a uns 30 dias e na sexta inspeção que consta no manual pelo que vi, foram trocadas as velas

3 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Bom dia e seja bem vindo ao fórum!

Na minha opinião, a primeira coisa que você tem que fazer é passar o seu carro num scanner numa concessionária, para ver se tem algo inoperante ou trabalhando fora do valor padrão.

Caso dê tudo Ok e imagino que o seu carro seja de 2a mão, eu trocaria as velas e o filtro de ar.

 

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Pessoal, tenho um golf 1.0 TSI e estou assustado positivamente com o consumo.. andando tranquilo em estrada, ritmo de 90 a 100 km/h cheguei a fazer 23km/l no trecho Barbacena juiz de fora (BR 040).
Já no trajeto que mais faço, Barbacena Belo Horizonte, também BR 040, porém trecho com muitas lombadas, caminhões de minério, etc, prejudicando muito o ritmo de viagem, no mesmo ritmo já fiz médias de quase 20km/l... Andando em ritmo normal, 110 a 120km/h neste último trecho, tenho feito em torno de 17,5km/l.
Estou positivamente surpreendido com o carro, consumo melhor que carro mil e motor com torque excelente, desempenho muito bom, comportamento dinâmico exemplar...674eff596cc320aa83b0ac593c216563.jpgcad241c999c63fa43608667e32eb01b1.jpg

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  • 1 month later...

E depois tem cara que faz a conta com os dados da bomba de combustível e acha que é a central do carro é que está errada...

 

Postos são fechados por fraudar venda de combustíveis em SP

Marcador da bomba medidora adulterada exibia quantidade de combustível superior ao que era injetado no tanque dos veículos.

 
 

Por G1 SP, São Paulo

08/02/2018 10h26  Atualizado há 2 horas

 

A Secretaria da Fazenda fechou um posto de combustível e lacrou outros três estabelecimentos no estado de São Paulo na manhã desta quinta-feira (8) por fraude. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) acompanhou a ação.

Foram cassadas as inscrições estaduais de quatro estabelecimentos vistoriados pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) impedindo que os locais comercializem combustíveis.

Um posto localizado na Rua do Manifesto, 1.372, no Ipiranga, na Zona Sul, estava com as bombas de abastecimento com o volume de combustível adulterado em até 11%. Os fiscais também identificaram irregularidades como endereço e atividade comercial diferentes do cadastro do estabelecimento.

Nesses casos, são substituídos os componentes da placa eletrônica das bombas. O marcador da bomba medidora adulterada exibe uma quantidade de combustível maior do que a efetivamente injetada no tanque do veículo, causando prejuízo ao consumidor.

Em outro posto na Avenida Ragueb Chohfi, 7.850, na Zona Leste, as bombas estavam adulteradas e o volume de combustível era 5% menor do que o valor pago pelos consumidores.

Outros dois estabelecimentos, no interior de São Paulo, também tiveram as inscrições estaduais cassadas após constatação de fraude volumétrica.

Em um posto situado na Vila Industrial de Jaboticabal, na avenida Eduardo Zambianchi 140, na região de Ribeirão Preto, foi comprovado o percentual de até 9% a menos no volume abastecido nos veículos que compraram combustíveis. Já em Jacareí, no Vale do Paraíba, um posto na Avenida Siqueira Campos, 1.018, registrou perda de volumetria em até 11% do combustível comercializado.

Os sócios dos estabelecimentos penalizados com a cassação da inscrição - sejam pessoas físicas ou jurídicas, em comum ou separadamente - ficarão impedidos de exercer o mesmo ramo de atividade em estabelecimento com CNPJ diferente. Também ficarão proibidos de entrar com pedido de inscrição de nova empresa, neste mesmo ramo de atividade, pelo prazo de cinco anos.

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Tive um Polo 2007 e guardei em uma planilha o consumo calculado a cada abastecida:

Após 26581Km rodados, comparando o consumo do PC de bordo com o calculado pela bomba de combustível, obtive uma diferença de 14,56989247%, sendo o consumo indicado pelo PC sempre menor que o da bomba.
Abasteci nos mais diversos postos, e em alguns realmente a diferença ficava fora da média, indicando fraude do posto, mas foram bem poucas vezes.
 

No Golf atual, a diferença sempre foi bem pequena, e até ajustei com o VCDS para ficar "zerada".

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1 hora atrás, amd3000 disse:

Tive um Polo 2007 e guardei em uma planilha o consumo calculado a cada abastecida:

Após 26581Km rodados, comparando o consumo do PC de bordo com o calculado pela bomba de combustível, obtive uma diferença de 14,56989247%, sendo o consumo indicado pelo PC sempre menor que o da bomba.
Abasteci nos mais diversos postos, e em alguns realmente a diferença ficava fora da média, indicando fraude do posto, mas foram bem poucas vezes.
 

No Golf atual, a diferença sempre foi bem pequena, e até ajustei com o VCDS para ficar "zerada".

Como vc ajustou no VCDS?

 

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Pessoal sempre faz essa comparação, consumo da bomba versus consumo médio do PC de bordo e sempre deu diferença é sempre dará. Vou explicar porquê:
O consumo da bomba é uma média simples (e viciada) pois não leva em conta um pequeno detalhe: o tempo que vc fica parado com o carro ligado, num trânsito ou num semáforo por exemplo. Situação nada difícil de acontecer, risos. Nessas situações seu carro está parado, ligado é consumindo combustível (mesmo com o start stop funcionando, que reduz uns 10% frente ao que não tem). Logo, está saindo combustível do seu tanque mas vc não está andando com o carro. Na hora de fazer a divisão de km rodados por litros abastecidos, obviamente que o consumo vai ser diferente... O inverso também é verdadeiro, pois ao deixar o carro na banguela ou no cutoff vc estará rodando mas não consumindo. Pode parecer pouco mas se somar o tanto de vezes que isso ocorre vai ver que a diferença é significativa ao longo do tempo.
Por isso prefiro confiar mais no PC de bordo.

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2 horas atrás, RodrigoSP2 disse:

Pessoal sempre faz essa comparação, consumo da bomba versus consumo médio do PC de bordo e sempre deu diferença é sempre dará. Vou explicar porquê:
O consumo da bomba é uma média simples (e viciada) pois não leva em conta um pequeno detalhe: o tempo que vc fica parado com o carro ligado, num trânsito ou num semáforo por exemplo. Situação nada difícil de acontecer, risos. Nessas situações seu carro está parado, ligado é consumindo combustível (mesmo com o start stop funcionando, que reduz uns 10% frente ao que não tem). Logo, está saindo combustível do seu tanque mas vc não está andando com o carro. Na hora de fazer a divisão de km rodados por litros abastecidos, obviamente que o consumo vai ser diferente... O inverso também é verdadeiro, pois ao deixar o carro na banguela ou no cutoff vc estará rodando mas não consumindo. Pode parecer pouco mas se somar o tanto de vezes que isso ocorre vai ver que a diferença é significativa ao longo do tempo.
Por isso prefiro confiar mais no PC de bordo.

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Meu amigo RodrigoSP2, não sei de onde vc tirou essas informações!

 O computador de bordo do carro leva tudo isso que vc falou em consideração sim! Todos os parâmetros são levados em consideração.

O motivo principal das diferenças entre consumo do computador de bordo e o calculado no reposto pela bomba está precisão do medidor de fluxo de combustível do carro e no desarme da bomba de combustível dos postos, que vai variar de bomba para bomba. E mesmo que o abastecimento seja na mesma bomba, o desarme não será perfeitamente igual, pois o dispositivo só está alí para garantir que não haverá derrame de combustível.

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Pessoal sempre faz essa comparação, consumo da bomba versus consumo médio do PC de bordo e sempre deu diferença é sempre dará. Vou explicar porquê:

O consumo da bomba é uma média simples (e viciada) pois não leva em conta um pequeno detalhe: o tempo que vc fica parado com o carro ligado, num trânsito ou num semáforo por exemplo. Situação nada difícil de acontecer, risos. Nessas situações seu carro está parado, ligado é consumindo combustível (mesmo com o start stop funcionando, que reduz uns 10% frente ao que não tem). Logo, está saindo combustível do seu tanque mas vc não está andando com o carro. Na hora de fazer a divisão de km rodados por litros abastecidos, obviamente que o consumo vai ser diferente... O inverso também é verdadeiro, pois ao deixar o carro na banguela ou no cutoff vc estará rodando mas não consumindo. Pode parecer pouco mas se somar o tanto de vezes que isso ocorre vai ver que a diferença é significativa ao longo do tempo.

Por isso prefiro confiar mais no PC de bordo.

 

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Para mim o óbvio é que o resultado da autonomia será encontrado calculando-se a razão entre a distância percorrida e a quantidade de combustível consumido. Se foi a 10km/h@5000rpm ou 110km/h@2000rpm, tanto faz. A bomba do posto quanto CB deveriam encontrar resultados mais ou menos equivalentes, claro, respeitadas as margens de erros. Isso é mera e simples matemática. Distorções de resultados acima de 10% precisam ser investigadas. Banguela não cessa o consumo de combustível. As rodas precisam de energia cinética ao tempo que alguma marcha está engatada e outros sensores fornecerem parâmetros para que ocorra (ou não) a injeção de combustível, assim é válido um CutOff.

 

 

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12 horas atrás, Jorge Jox disse:

Como vc ajustou no VCDS?

 

Instruções do VCDS:

 

1.       Módulo “17 - Instruments”

 

2.       Adaptation

 

3.       Channel: “Display correction of consumptions and operating range”

 

a.       Default value: 100

 

b.      New value: 85 – 115

 

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Pessoal sempre faz essa comparação, consumo da bomba versus consumo médio do PC de bordo e sempre deu diferença é sempre dará. Vou explicar porquê:
O consumo da bomba é uma média simples (e viciada) pois não leva em conta um pequeno detalhe: o tempo que vc fica parado com o carro ligado, num trânsito ou num semáforo por exemplo. Situação nada difícil de acontecer, risos. Nessas situações seu carro está parado, ligado é consumindo combustível (mesmo com o start stop funcionando, que reduz uns 10% frente ao que não tem). Logo, está saindo combustível do seu tanque mas vc não está andando com o carro. Na hora de fazer a divisão de km rodados por litros abastecidos, obviamente que o consumo vai ser diferente... O inverso também é verdadeiro, pois ao deixar o carro na banguela ou no cutoff vc estará rodando mas não consumindo. Pode parecer pouco mas se somar o tanto de vezes que isso ocorre vai ver que a diferença é significativa ao longo do tempo.
Por isso prefiro confiar mais no PC de bordo.

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Rodrigo,

Há anos o cálculo de consumo do meu carro e na bomba do posto apresentam diferença irrisória, na casa de 1 a 1,5% (ou algo entre 0.1 e 0.2 km/l), para ambos os lados, não só o otimista. E isso é independente do perfil de trânsito que eu peguei, seja engarrafamento ou estrada, se fiquei com o carro parado e ligado ou não. Mas eu abasteço sempre no mesmo posto e, se possível, na mesma bomba.

Há duas formas de calcular o consumo médio: uma é simplesmente dividir a quantidade de combustível consumida (medida pelo sensor de nível no tanque, que é calibrado) pela distância percorrida, que é um dado obtido de um sensor simples e de comportamento totalmente linear. A outra é estimar o consumo instantâneo, usando o sensor de massa de ar e o sinal da sonda lambda (lembrando que carros normalmente não tem um fluxômetro de massa na linha de combustível...), dividindo pela velocidade e integrando ao longo de um tempo ou distância. Cada método tem suas vantagens e seus problemas e não sei qual a VW usa no CB dos carros dela, mas em ambos os casos os efeitos que você menciona seriam muito fáceis de modelar.

Abraço!

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