carro fraco em retomadas na cidade


Recommended Posts

Pessoal, to querendo comprar um golf highline zero, não tenho certeza se manual ou automático.

vocês tem relatos sobre ele ser fraco em retomadas do tipo: saindo de lombadas, cruzamentos, esquinas....situações onde você quase para o carro, mas não chega na inercia, e mantendo a segunda marcha para arrancar novamente ele sofre um pouco ate chegar no giro ideal e disparar?

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim acontece e é bem perceptível, no meu caso vim de um 2.0 aspirado e senti mesmo, o famoso turbo lag. E não só o Golf, qualquer turbo atual vai sofrer disso. Isso só vai ser resolvido quando começarem a vender os turbo elétricos, onde um motor faz o turbo girar enquanto não há gases suficiente no escapamento, por enquanto isso é lenda. Mas te digo que o pé "acostuma" rápido com essa diferença é o lag passa em questão de segundos, e depois que o turbo enche é só alegria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Awmonteiro, quanto ao highline eu não sei. Mas tou há três semanas com um 1.0 e tenho sentido essa falta de força nas retomadas... Não sei se é porque venho de um 208 GT e tou sentido falta dos cavalos dele. Mas enfim, a carro é muito bom. Acho que vou me acostumar. Não sei se ajudei. Abs.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hoje eu tenho um Punto 1.8, até que ele anda bem...minha esposa acabou de comprar o UP TSI e foi ai que percebi essa "lerdeza" inicial antes em baixa rotação que realmente passa rápido e ai o carro fica bem esperto. vou tentar fazer test drive para sentir melhor o golf....dificil achar 1.4 manual para testar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, awmonteiro disse:

Pessoal, to querendo comprar um golf highline zero, não tenho certeza se manual ou automático.

vocês tem relatos sobre ele ser fraco em retomadas do tipo: saindo de lombadas, cruzamentos, esquinas....situações onde você quase para o carro, mas não chega na inercia, e mantendo a segunda marcha para arrancar novamente ele sofre um pouco ate chegar no giro ideal e disparar?

obrigado.

Meu veículo anterior era um G5 1.6L Manual, e ele possuía o mesmo comportamento do Golf TSi (também manual) ao sair de algumas lombadas: era necessário reduzir para a primeira marcha para o motor não engasgar. Curiosamente, todos os veículos com motor 1.0L que pude dirigir, não percebi esse comportamento estranho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, to querendo comprar um golf highline zero, não tenho certeza se manual ou automático.
vocês tem relatos sobre ele ser fraco em retomadas do tipo: saindo de lombadas, cruzamentos, esquinas....situações onde você quase para o carro, mas não chega na inercia, e mantendo a segunda marcha para arrancar novamente ele sofre um pouco ate chegar no giro ideal e disparar?
obrigado.

Meu veículo anterior era um G5 1.6L Manual, e ele possuía o mesmo comportamento do Golf TSi (também manual) ao sair de algumas lombadas: era necessário reduzir para a primeira marcha para o motor não engasgar. Curiosamente, todos os veículos com motor 1.0L que pude dirigir, não percebi esse comportamento estranho. 

É o lag, associado a um escalonamento de marchas mais longo, que privilegia o consumo e a condução tranquila e a um ajuste da ECU que visa cumprir com normas de poluentes. Abaixo de uns 1500 rpm o seu golf 1.4 tsi é uma carroça mesmo. No caso do 1.0 a turbina enche com 2000 rpm, o que pode até piorar a sensação. Com o tempo você acostuma e aprende a conviver com isso.

Sobre os 1.0 aspirados: normalmente aqui no BR eles encurtam o diferencial para evitar a sensação de falta de força. Com isso, a sua 2a marcha fica mais curta, quase que como uma "primeira e meia", e você sente menos a falta de força. Em compensação, vai berrar a 4000 rpm a 120 km/h.

Lembremos que, nos EUA e na Europa, quebra-molas é mais raro que cabeça de bacalhau.

Abraço

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu já tive 2 golf tsi , um DSG mexicano e agora estou com um manual alemão , esse turbo lag é minusculo no DSG porque tem a marchar mais curta , a segunda marcha do DSG é a primeira do manual , então tem mais força e você sente menos , agora no manual em saída de lombadas (elefantes) , realmente sai xoxo de segunda marcha , mas se botar a primeira vai de boa rs , acostuma ! eu já vivi nos 2 mundos e curti os dois , eu gostava de brincar com o dsg de acelerar tudo no modo manual e soltar com uns 5500 giros e ouvir o barulinho da turbina kkkk , mas no manual é bem difícil de fazer !

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, to querendo comprar um golf highline zero, não tenho certeza se manual ou automático.
vocês tem relatos sobre ele ser fraco em retomadas do tipo: saindo de lombadas, cruzamentos, esquinas....situações onde você quase para o carro, mas não chega na inercia, e mantendo a segunda marcha para arrancar novamente ele sofre um pouco ate chegar no giro ideal e disparar?
obrigado.


Não sei dizer sobre o câmbio dinotronic mas o TSI DSG é bem esperto nas saídas. Não sinto mto esse lag. Da última vez que levei o carro, fizeram alguma atualização que não me informei direito e percebi que ela ajudou tbm nessa saída. Mas diria que é irrisório esse lag, logo aos 1500 giros ele já está patinando nesse asfalto nosso irregular. No Peugeot THP que tenho em casa, manual, esse lag é muito maior.

Vai comprar um zero? Quando está o preço do highline automático? Não pensou num alemão usado? Pensa na economia que vai fazer comprando um usado (e melhor). A manutenção vc paga tranquilo com essa diferença entre novo e usado.

Hoje em dia eu descarto totalmente comprar um auto novo. Preços absurdos.

Enviado de meu ZUK Z2131 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, fercavanha disse:

eu já tive 2 golf tsi , um DSG mexicano e agora estou com um manual alemão , esse turbo lag é minusculo no DSG porque tem a marchar mais curta , a segunda marcha do DSG é a primeira do manual , então tem mais força e você sente menos , agora no manual em saída de lombadas (elefantes) , realmente sai xoxo de segunda marcha , mas se botar a primeira vai de boa rs , acostuma ! eu já vivi nos 2 mundos e curti os dois , eu gostava de brincar com o dsg de acelerar tudo no modo manual e soltar com uns 5500 giros e ouvir o barulinho da turbina kkkk , mas no manual é bem difícil de fazer !

 

abraços

Será que com Aisin tiptronic o lag também é menor?? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, evertonlfo disse:

 


Não sei dizer sobre o câmbio dinotronic mas o TSI DSG é bem esperto nas saídas. Não sinto mto esse lag. Da última vez que levei o carro, fizeram alguma atualização que não me informei direito e percebi que ela ajudou tbm nessa saída. Mas diria que é irrisório esse lag, logo aos 1500 giros ele já está patinando nesse asfalto nosso irregular. No Peugeot THP que tenho em casa, manual, esse lag é muito maior.

Vai comprar um zero? Quando está o preço do highline automático? Não pensou num alemão usado? Pensa na economia que vai fazer comprando um usado (e melhor). A manutenção vc paga tranquilo com essa diferença entre novo e usado.

Hoje em dia eu descarto totalmente comprar um auto novo. Preços absurdos.

Enviado de meu ZUK Z2131 usando Tapatalk
 

 

Verdade, a gente quer pegar 0 por ser novinho, mas é verdade que esta muito caro e o pior (tem que ficar pensando nos cambios), se fosse DSG, comprava sem pensar 2x o automatizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não compraria um DSG7 zero hoje, muito menos usado rsrs. Por desconhecimento acabei me abraçando em um e já fora de garantia, o jeito agora é rezar rsrs.

Se pudesse investir 100k num carro hoje, e fosse fã do Golf, compraria um GTI semi-novo pela caixa DSG6 banhada a óleo. Ou Jetta 2.0 TSI, Cruze ou Civic turbo. Mas definitivamente um motor turbo, independente se câmbio AT normal ou CVT, porque o torque em baixa realmente é outra experiência de agilidade e economia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, awmonteiro disse:

Será que com Aisin tiptronic o lag também é menor?? 

Cara , ele sendo de 6 marchas eu acho que deve ser bem igual ao manual , eu nunca dirigi um desses , se esse cambio jogar a primeira marcha na lombada eu acho que não vai sentir muito , mas se ele ficar na segunda marcha vai sentir sim , o DSG só poe a primeira marcha em uma subida muito ingrime se vc estiver devagar ou quando liga o carro hahaha , é que não quero mais gastar dinheiro com carro por enquanto se não te vendia meu alemão manual com 15mil km

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, RicardoCWB disse:

Eu não compraria um DSG7 zero hoje, muito menos usado rsrs. Por desconhecimento acabei me abraçando em um e já fora de garantia, o jeito agora é rezar rsrs.

Se pudesse investir 100k num carro hoje, e fosse fã do Golf, compraria um GTI semi-novo pela caixa DSG6 banhada a óleo. Ou Jetta 2.0 TSI, Cruze ou Civic turbo. Mas definitivamente um motor turbo, independente se câmbio AT normal ou CVT, porque o torque em baixa realmente é outra experiência de agilidade e economia.

Acho que se for analizar tecnicamente o Jetta é uma otima opção..ja que tem a melhor mecanica....problema é que as vezes a gente gosta de uma coisa, eu por ex acho o golf muito bonito, me atrai muito mais que o jetta (que parece mais tiozao)....ai isso pega na hora da decisao...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, awmonteiro disse:

Acho que se for analizar tecnicamente o Jetta é uma otima opção..ja que tem a melhor mecanica....problema é que as vezes a gente gosta de uma coisa, eu por ex acho o golf muito bonito, me atrai muito mais que o jetta (que parece mais tiozao)....ai isso pega na hora da decisao...

Entendendo perfeitamente, apesar dos 37 anos to numa fase mais "meninão" ultimamente e gosto de hatch.
E sao poucas opções de hatch que prestam atualmente. O Golf tinha tudo pra dar certo, mas a nacionalização tirou boa parte do difirencial (dupla embreagem, freio de mão eletronico, auto hold e a suspensão multilink). Comprei um highline alemão por ainda ter esses itens, mas sem saber dos problemas dessa caixa DSG seca.
O GTI e Jetta não têm esse problema e obviamente ganham em performance, mas pecam no consumo elevado. 
Pro meu modo de dirigir e uso no transito dia-a-dia, considero o 1.4 uma opção muito mais equilibrada pois tem performance de um 2.5 aspirado e consumo ate melhor que muito 1.0. Indescritivel a alegria de pegar uma Estrada pro litoral e fazer 18km/l :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, fercavanha disse:

Cara , ele sendo de 6 marchas eu acho que deve ser bem igual ao manual , eu nunca dirigi um desses , se esse cambio jogar a primeira marcha na lombada eu acho que não vai sentir muito , mas se ele ficar na segunda marcha vai sentir sim , o DSG só poe a primeira marcha em uma subida muito ingrime se vc estiver devagar ou quando liga o carro hahaha , é que não quero mais gastar dinheiro com carro por enquanto se não te vendia meu alemão manual com 15mil km

abraços

Fico em duvida..ate eatou procurando mas ainda nao encontrei dados sobre a relação das marchas no manual e aisin para ver se de repente a primeira do aisin é mais curta que no manual

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se é pra pegar um Golf Highline, só 0km. Tudo bem que foi empobrecido em suspensão e câmbio, mas em compensação, tu não vai ter que embarcar no DSG-7 que sabemos que no Brasil não vingou e deu bastante problema. Eu não arriscaria o carro justamente porque pode dar merda, e a dor de cabeça que vai dar pra consertar um câmbio desses é grande. Ou pega o GTI que tem o DSG6 que é mais robusto, ou o Tiptronic Aisin (Que apesar de mais lento, não dá problem), ou fica no manualzão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, ikemaroneze disse:

Cara, se é pra pegar um Golf Highline, só 0km. Tudo bem que foi empobrecido em suspensão e câmbio, mas em compensação, tu não vai ter que embarcar no DSG-7 que sabemos que no Brasil não vingou e deu bastante problema. Eu não arriscaria o carro justamente porque pode dar merda, e a dor de cabeça que vai dar pra consertar um câmbio desses é grande. Ou pega o GTI que tem o DSG6 que é mais robusto, ou o Tiptronic Aisin (Que apesar de mais lento, não dá problem), ou fica no manualzão.

Em partes....... Não temos relatos de Mexicanos 15/15 com problemas no DSG. Se tivesse DSG hoje em dia no 1.4 pegava tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/04/2017 at 9:23 AM, fercavanha disse:

eu já tive 2 golf tsi , um DSG mexicano e agora estou com um manual alemão , esse turbo lag é minusculo no DSG porque tem a marchar mais curta , a segunda marcha do DSG é a primeira do manual , então tem mais força e você sente menos , agora no manual em saída de lombadas (elefantes) , realmente sai xoxo de segunda marcha , mas se botar a primeira vai de boa rs , acostuma ! eu já vivi nos 2 mundos e curti os dois , eu gostava de brincar com o dsg de acelerar tudo no modo manual e soltar com uns 5500 giros e ouvir o barulinho da turbina kkkk , mas no manual é bem difícil de fazer !

 

abraços

Tem outra coisa a favor do DSG. Ele interrompe a aceleração durante um tempo muito menor na troca de marcha, a rotação da turbina praticamente não diminui.

No manual, se você pisar em 2ª abaixo de 1500rpm tem um lag considerável, mas depois que atingir a pressão vai sair com tudo. Não é igual a um aspirado em que o torque simplesmente não vêm e você precisa reduzir.

No feriado viajamos em 3 pessoas e bagagem e mesmo assim da pra sair de lombadas normais em subida usando a 2ª. Acima de 18km/h dá pra fazer isso, abaixo eu prefiro colocar a primeira mesmo, no caso dessas lombadas "montanha". Se a 2ª ficar abaixo de 1350 eu vou de 1ª.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, ikemaroneze disse:

Não sei, eu não pagaria pra ver. Se for premiado, é uma dor de cabeça imensa. E o risco de ser premiado é bem significativo. Não é a toa que a VW tirou esse câmbio. 

Concordo contigo que existe uma desconfiança. Entretanto aqui mesmo no fórum vc encontra vários confrades que deixaram de comprar o Golf Nacional pela ausência do dsg (me incluo entre eles). Não tem como saber o motivo da VW ter retirado este câmbio, ela nunca se manifestou de forma oficial sobre esta decisão mas o mais certo é que foi para cortar custos mesmo. Se este câmbio fosse tão ruim assim a VW retiraria ele de todos os Golfs, e este mesmo raciocínio seria utilizado pra justificar a retirada da multilink? 

Aquele argumento de que o câmbio não é adaptado às estradas brasileiras só vai me convencer quando os mexicanos começarem a quebrar ou se a VW se manifestar.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-4-28 at 11:11 PM, Brunomri disse:

Tem outra coisa a favor do DSG. Ele interrompe a aceleração durante um tempo muito menor na troca de marcha, a rotação da turbina praticamente não diminui.

No manual, se você pisar em 2ª abaixo de 1500rpm tem um lag considerável, mas depois que atingir a pressão vai sair com tudo. Não é igual a um aspirado em que o torque simplesmente não vêm e você precisa reduzir.

No feriado viajamos em 3 pessoas e bagagem e mesmo assim da pra sair de lombadas normais em subida usando a 2ª. Acima de 18km/h dá pra fazer isso, abaixo eu prefiro colocar a primeira mesmo, no caso dessas lombadas "montanha". Se a 2ª ficar abaixo de 1350 eu vou de 1ª.

Sim , é bem diferente o comportamento do carro de acordo com o cambio , dirijo no mesmo esquema que você disse

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...