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Olá,

Vou tentar resumir:
Estou com numa "briga" com o para-brisa dianteiro embaçando e a ventilação do carro.
Dirijo muito a noite (atualmente com temperaturas externas variando entre 18 e 13 graus) e desde que comprei o GOLF novo tenho sofrido com embaçamentos recorrentes no vidro. O meu antigo eventualmente ocorria isso e eu ligava o ar quente e rapidamente ele retirava todo o embaçamento. O atual não, as vezes até embaça mais com o ar quente, além de demorar começar a fazer efeito (sendo que o carro já está até quente internamente).

A opção "mais simples" é deixar o sistema que liga automaticamente o ar-condicionado ao colocar a ventilação "para o vidro" ficar acionado, mas ocorre que o ar externo já está frio, com o tempo o carro fica gelado demais e claro é desnecessário usar ar-condicionado a noite, para além do consumo de gasolina. Somado ao fato de que com o ar ligado com o tempo ocorre a formação de gotículas  de água na parte externa do vidro (onde o ar frio bate). Bom, ficou claro que não gostaria de usar o ar-condicionado. Tenho ligado (pois obrigatoriamente ele faz isso ao mudar a saída do ar para o vidro dianteiro) uns segundos e desligado depois, mas logo volta a ocorrer o embaçamento.

Já tentei deixar a ventilação forçada ligada, mas mesmo assim ocorreu embaçamento. O vidro já foi limpo com limpa-vidros e nada. Passo mais tempo "ligando o ar, virando a ventilação para cima, para a frente, desligando o ar, etc do que dirigindo..,exagero à parte, é perigoso o embaçamento, mesmo que ocorra lentamente.

Assim, pergunto: Alguém mais sofre com isso, embaçamento do carro quando o ar-condicionado não está ligado e a temperatura externa é "baixa"? E as vezes mesmo com a ventilação ligada (nível 1 e virada para o vidro - já tendo desligado o ar-condicionado que sempre aciona quando se vira a saída de ar para o vidro)!

Momento piadinha: será que aquele porta copos no meio do carro já foi pensando para deixar um potinho de removedor de umidade??

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Olá @AndreQS,

Essa matéria vem a calhar, ela é bem explicativa...

http://www.autoentusiastas.com.br/2016/04/nao-embace-3/

Creio, que vc está "pecando" no manuseio do A.C. Se atente ao final da leitura, um" P.S." do autor da matéria, referente aos Golf"s, sobre ao "fatídico" embaçamento.

Felicidades.

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52 minutos atrás, Sobrinho disse:

Olá @AndreQS,

Essa matéria vem a calhar, ela é bem explicativa...

http://www.autoentusiastas.com.br/2016/04/nao-embace-3/

Creio, que vc está "pecando" no manuseio do A.C. Se atente ao final da leitura um P.S. do autor da matéria, referente aos Golf"s.

Felicidades.

Já vinha lendo algumas coisas antes e logo depois de escrever  esse post tinha encontrado essa matéria, bem explicativa! Me fez lembrar de um detalhe, rodo em serra e lá tem muita umidade do ambiente! Mas... o antigo GOLF sapão que tive e rodava na mesma estrada não tinha tanto esse comportamento, esse aqui é só embaçamento. No antigo embaça "de uma vez" e com ar quente tirava. Esse aqui embaça mais vezes e lentamente, num primeiro momento se tento o ar quente piora, o que leva ao uso do ar (afinal estou dirigindo em estrada!).

Em resumo, não tem jeito... é ligar o ar e deixar ele trabalhar até desembaçar, desligar (afinal a temperatura externa já é baixa e apesar de gostar de frio não quero congelar e não vou ajustar para entrar ar quente junto - afinal ar = mais gasto e menos potência, o meu é 1.6 aspirado e uso em serra), embaçar, ligar e assim vai... claro, ao ler essa e outras matérias percebi uma questão, a região que rodo é muito úmida!

É estrutural.  Acho que tenho que me resignar e lembrar de manter o vidro sempre limpo (com detergente e etc) e aproveitar o automatismo do ar condicionando, que liga ao direcionar a ventilação para o vidro, mas não desliga ao voltar para outras posições (parcialmente "inteligente", heheh).

O que queria, talvez, com esse post, é perceber a impressão de outros usuários.

 

Obrigado Sobrinho!

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30 minutos atrás, AndreQS disse:

O que queria, talvez, com esse post, é perceber a impressão de outros usuários.

Sim, todos estão aqui nesse intuito.

Aliás, voltando ao tema..... Sempre viajo com o A.C. ligado, não é frescura, mas, no carro priorizo. Para vc ter uma ideia, nem em casa tem A.C. Aqui onde moro, a cidade tem temperatura noturna na casa dos 22/25Celsius, na maioria do ano. Já quando estou no carro, o A.C. é 100% acionado, no máximo até velocidade 03. Quando estou em estradas ou até mesmo dentro de cidades e a temperatura externa é muito baixa, eu vou que "temperando" o A.C. Mantenho ele na ventilação(velocidade) que desejo e vou subindo para a faixinha vermelha (quente). Faço isso até encontrar uma temperatura bacana interna. Eu tenho um TSi da terra das paletas. O meu A.C. é manual, mas me entendo bem com ele.

Já viajei para regiões serranas também, inclusive nos trechos que mais trafego, também possuí muitas serras. Já viajei com duas, três, quatro pessoas embarcada no possante e os vidros não embaçarem, aliás nunca embaçaram. Embaça sim, nessas questões de baixadas e banhados à beira da estrada, aí o vidro externo dá uma embaçada cabulosa. Mais ao toque de duas"varridas" com as palhetas, eles se vão.

Mais um detalhe; Sou adepto da  recirculação, eu sempre mantenho fechada. Somente de tempos em tempos, dou uma abridinha para troca de ares.

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Não seria o caso de manter o ar condicionado ligado e regular a temperatura dele para 22º, por exemplo?

Viajo bastante a noite também e sempre tento evitar o uso do ar condicionado, mantendo a ventilação externa ligada (vidros sempre fechados). Mas quando pego chuva ou neblina ou qqr outra coisa que faça o vidro embaçar, mantenho o ar ligado com a temperatura regulada para 21] ou 22º. Não fica gelado e não embaça.

Caso seu ar seja manual, poderá fazer o ajuste da temperatura normalmente também, só não será tão preciso, mas com o tempo vc vai achar o ponto certo do seletor...

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Sobrinho, Willy e demais,

O meu é da terra da banana, pelo menos o motor e acho que lataria (os tapetes vem da terra da paleta, por exemplo), hehe. Logo manter o ar ligado rouba a "pouca" potência que o MSI 1.6 tem. E ao subir regular para o vermelho ele só "coloca" ar quente no sistema, misturando com o ar gelado do ar-condicionado.  Assim como o Willy, também não curto ar-condicionado direto, principalmente a noite quando é completamente desnecessário (dia e calor ligo mesmo!).  Alguém sabe se o ar "desarma" (desliga o compressor, como nos de casa) quando atinge uma temperatura? Ou somente quando puxamos "potência" do motor?

Eu priorizo a ventilação (só ventilador) ao ar, mas mesmo fazendo isso notei esse embaçamento. E o que acho realmente chato (por não querer usar o ar) é o automatismo do carro de ao colocar na posição virada para o parabrisa ele liga o ar e, e ao mesmo tempo a burrice dele de ao tirar desta posição de não desligar! Então imagino que a "técnica"  da VW já tenha percebido que o carro embaça bonito, kkk, é já deixaram o ar ligando sempre (dai, possivelmente, o elogio do link que o Sobrinho enviou). Se for para elogiar, eu tenho um corsinha que o sistema realmente é bom (tanto ventilação natural, que no GOLF tem tanto filtro que você nem entra ar se não ligar o ventilador) e o ar quando gela é uniforme e rápido também, veja o ar do golf é bom, mas a ventilação natural dele não (tanto que embaça horrores! hehe).

 

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Quando o ar é voltado para o para-brisa e o ar condicionado automaticamente se liga, a intenção não é gelar o ar, mas sim baixar a umidade. Todos sabemos que o ar fica seco com o condicionador ligado.
Então, o correto, ao dirigir na chuva ou em situação de umidade alta, é ligar a ventilação pra cima, ar condicionado ligado, e ajustar a temperatura. O vidro não vai embaçar e a temperatura vai ficar agradável.
Quanto a perder potência.... paciência...

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Também não curto muito este automatismo dele em ligar o ar ao colocar para cima e ao ligar a circulação... Isso é especialmente ruim porque uma vez ligado o ar condicionado numa viagem, se você desligar vai embaçar muito mais rápido, tendo que ficar um pouco com os vidros abertos para parar de embaçar..

Ar condicionado perde potencia e gasta um pouco mais de gasolina, mas tudo tem um preço neh... 

 

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Perfeito! Cada um prioriza o que mais lhe convém. Minhas viagens são muito longevas, aqui é igual o Reino Tão Tão Distante. Tem vezes que são lances de mais de 500km sem "despregar" a bunda do cockpit. Lembrando que com o A.C. ligado, as viagens se tornam menos cansativas e estressantes, some-se a isso o detalhe que eu possuo um bambino de 09 anos.

Mas peraí, esse "roubo" de potência(caso aja), não é o fim do mundo! Em carros de duas décadas atrás, até que concordaria. Hj em dia esses A.C. ditos "inteligentes" o consumo é baixo e com isso tornando a condução, mais prazerosa. Eu também não saberia dizer se em uma acelerada mais nervosa(nossos Golf"s) o compressor do A.C. desarma.

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Brother, vou tentar te explicar algo que eu ACHO que acontece.. Posso estar falando uma besteira enorme, mas eu já percebi muito esse embaçamento (AC digital) e tenho a sensação de que ele ocorre justamente por conta da entrada de ar quente (do motor):

Então, pra começar, seu AC é digital? Se sim..

Nos AC analógicos, vc não escolhe a temperatura, apenas coloca no frio ou no quente. Ou vai regulando entre eles.. Certo? Então, quando a temperatura do ar está totalmente virada para o lado frio, ocorre menos embaçamento, pois não está vindo ar quente do motor.

No AC digital, porém, vc tem a possibilidade de escolher a temperatura interna que deseja. Sendo ela, entre 16º e 26º se não me engano (esse número exato não importa). Tenho a sensação de que,  a mesma "portinha" que existe no AC analógico para regular a passagem de ar quente do motor, também existe para o AC digital. Logo, quando vc coloca a temperatura interna para 21º C (a metade entre 16 e 26 graus), enquanto o ar condicionado estiver ligado, o ambiente estará sendo condicionado à essa temperatura, mas a partir do momento em que o ar condicionado se desliga, parece que o ar que entra está "metade quente", entende?

Para testar, faça o seguinte.. todas as vezes que vc for desligar o ar condicionado, abaixe a temperatura para 16º, acione o modo de recirculação e só depois clique no OFF. Lembrando que, tudo isso que eu tô falando, está mais relacionado ao AC digital.

Caso o ar seja analógico, basta deixar sempre virado totalmente pro lado frio e com recirculação do ar interno..

Como eu falei, posso estar falando uma besteira escrota (kkkkkkk).. mas é uma teoria que eu mesmo criei sobre esses embaçamentos e que aparentemente diminuiu depois que passei a deixar a temperatura sempre na mínima.

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Pessoal,
Ao resfriar o ar, a umidade que estava em suspensão nele condensa e pinga, logo após o evaporador. É por isso que, no ar condicionado da sua casa, tem aquele dreno que cospe água. Em um ambiente fechado, como o carro, a principal fonte de vapor d'água em suspensão é a sua respiração. Você fica saturando o ar com os fluidos do seu corpo e o ar condicionado fica secando esse ar, condensando essa umidade continuamente.

Se você ligar só a ventilação, esse processo de secagem não acontece e o ar fica saturado de umidade, que vai se condensar nos vidros e em outras superfícies mais frias. Assim sendo, em qualquer carro fechado só com a ventilação ligada, você terá condensação (ou embaçamento...) nos vidros, mais cedo ou mais tarde dependendo de uma série de fatores.

É a física.

Abraço.

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