Líquido de arrefecimento - Teste de corrosão galvânica


Jorge Jox

Recommended Posts

 

Pessoal, não encontrei esse assunto nos tópicos. Mas como achei interessante e de fácil execução, resolvi criar esse tópico.

 

Tenho encontrado muitos vídeos no YouTube com pessoas substituindo o líquidos de arrefecimento, na minha opinião, desnecessariamente, pois o substituem por tempo ou quilometragem.

 

Quando podemos monitorar um componente, podemos utilizá-lo o máximo de tempo possível, sem prejuízo para a sua função.

 

Quando o líquido de arrefecimento apresenta boa aparência e o nível de PH adequado, não há o porquê da sua substituição.

 

Seguem dois vídeos, que selecionei, sendo o primeiro uma aula e o segundo ajudando na execução da verificação do objetivo do assunto.

 

No meu TSI encontrei por volta de 130mV, para aqueles menos familiarizados, quer dizer o mesmo que 0,13V.

 

Valor abaixo de 0,3V, o qual informam nível máximo para evitar a corrosão galvânica.

 

 https://youtu.be/Ze-_ZNb-Ff8

 

 https://youtu.be/-cfNp2kSQow

 

 

Boa sorte!

 

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima iniciativa @Jorge Jox , sigo da mesma premissa de não sair trocando as coisas sem antes de fato confirmar que perdeu a capacidade de cumprir sua função a contento. Vide fluido de freio, que não há tanta necessidade de troca em locais secos, quanto há em locais úmidos, fatores de uso também contam. Por isso é sempre bom avaliar a estado.

só uma coisa, pra mim os videos não apareceram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima iniciativa [mention=1118]Jorge Jox[/mention] , sigo da mesma premissa de não sair trocando as coisas sem antes de fato confirmar que perdeu a capacidade de cumprir sua função a contento. Vide fluido de freio, que não há tanta necessidade de troca em locais secos, quanto há em locais úmidos, fatores de uso também contam. Por isso é sempre bom avaliar a estado.
só uma coisa, pra mim os videos não apareceram.
Coloquei os vídeos que citei lá, pois esqueci. Kkkk

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Jorge Jox disse:

 

Pessoal, não encontrei esse assunto nos tópicos. Mas como achei interessante e de fácil execução, resolvi criar esse tópico.

 

Tenho encontrado muitos vídeos no YouTube com pessoas substituindo o líquidos de arrefecimento, na minha opinião, desnecessariamente, pois o substituem por tempo ou quilometragem.

 

Quando podemos monitorar um componente, podemos utilizá-lo o máximo de tempo possível, sem prejuízo para a sua função.

 

Quando o líquido de arrefecimento apresenta boa aparência e o nível de PH adequado, não há o porquê da sua substituição.

 

Seguem dois vídeos, que selecionei, sendo o primeiro uma aula e o segundo ajudando na execução da verificação do objetivo do assunto.

 

No meu TSI encontrei por volta de 130mV, para aqueles menos familiarizados, quer dizer o mesmo que 0,13V.

 

Valor abaixo de 0,3V, o qual informam nível máximo para evitar a corrosão galvânica.

 

https://youtu.be/Ze-_ZNb-Ff8

 

https://youtu.be/-cfNp2kSQow

 

 

Boa sorte!

 

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

 

Olha, permita-me discordar totalmente. Isso é mais um episódio da série "economia porca". Um carro turbo que trabalha em altas temperaturas, a última coisa que você deve economizar e no arrefecimento.

trocar um liquido de arrefecimento não passa de 300 reais. 

Trocar fluido de freio também não passa de 200. 200 reais a cada dois anos e a galera ainda quer economizar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 
Vai de cada um.
A engenharia de manutenção está aí pra otimizar os equipamentos.

Manutenção corretiva.
O próprio nome a define - correção, em geral, ajuste ou substituiçãodo componente, quando não há mais serventia (perda da função ou quebra).

Manutenção preventiva.
Estipula-se uma vida para o componente e assim é programada a sua substituição, independente do seu estado de conservação. Em alguns casos, o componente ainda se encontra em ótimo estado, podendo servir por muito mais tempo.

Manutenção preditiva (que é o caso aqui).
Monitora-se o componente e assim ele poderá servir por toda a sua vida, permitindo economia e paradas programadas mais seguras.


Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Aí você leva o carro para uma manutenção rotineira e o mecânico pōe água da torneira como sempre. Ou seja, satura o líquido de arrefecimento em questão de meses. Esse método de verificação de saturação do líquido de arrefecimento com o multímetro é claro e evidente. O Golf tem a mesma manutenção de qualquer carro comum. Não tem absolutamente nada de especial. Precisa de viadagem nenhuma para o motor se manter íntegro. Falo com propriedade de uso de um TSi com mais de 200.000km.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Aí você leva o carro para uma manutenção rotineira e o mecânico pōe água da torneira como sempre. Ou seja, satura o líquido de arrefecimento em questão de meses. Esse método de verificação de saturação do líquido de arrefecimento com o multímetro é claro e evidente. O Golf tem a mesma manutenção de qualquer carro comum. Não tem absolutamente nada de especial. Precisa de viadagem nenhuma para o motor se manter íntegro. Falo com propriedade de uso de um TSi com mais de 200.000km.
Água da torneira, uma única vez, não é o ideal, mas não vai ser o suficiente para dar um fatality na solução rsrs. Mas não deve se tornar corriqueiro... Dá para corrigir depois.

A engenharia, não importa a especialidade, tem suas especificações, que devem ser respeitadas, pois caso contrário, viram um bandalelê de maus resultafos com reclamações e críticas.

Já pensou se vira moda negligenciar especificações técnica e tratá-las como frescura?

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive um Gol G5, que realizou 100% das revisões no concessionário autorizado. Foi dos OKm até os 180.000km. Foram 18 revisões (e extras) em 4 anos. Eles sempre completavam o reservatório do líquido de arrefecimento com água da torneira. Nenhum mecânico jamais havia recomendado o fluido homologado. Era sempre água da torneira. Resultado: saturou e oxidou tudo em pouco tempo. Em 2 anos de uso, mais ou menos, tive que fazer a troca completo do líquido de arrefecimento (e limpeza do sistema) porque os mexânicos ajudaram a apodrece-la com água torneiral. Parecia até que havia terra misturada, de tão escroto que ficou o estado do reservatório. Nessa época e nem me importava com a questão da manutenção porque, como disse, ficava sempre na responsabilidade da autorizada. O carro estava lá a cada 2,5 meses, que era tempo necessário para percorrer 10.000km. E eu só me lasquei confiando nos serviços e profissionais da concessionária autorizada.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive um Gol G5, que realizou 100% das revisões no concessionário autorizado. Foi dos OKm até os 180.000km. Foram 18 revisões (e extras) em 4 anos. Eles sempre completavam o reservatório do líquido de arrefecimento com água da torneira. Nenhum mecânico jamais havia recomendado o fluido homologado. Era sempre água da torneira. Resultado: saturou e oxidou tudo em pouco tempo. Em 2 anos de uso, mais ou menos, tive que fazer a troca completo do líquido de arrefecimento (e limpeza do sistema) porque os mexânicos ajudaram a apodrece-la com água torneiral. Parecia até que havia terra misturada, de tão escroto que ficou o estado do reservatório. Nessa época e nem me importava com a questão da manutenção porque, como disse, ficava sempre na responsabilidade da autorizada. O carro estava lá a cada 2,5 meses, que era tempo necessário para percorrer 10.000km. E eu só me lasquei confiando nos serviços e profissionais da concessionária autorizada.
 
 
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Triste ver um tratamento assim, no lugar que deveria ser a excelência.

O consumidor pagando muito caro, acreditando que estão fazendo o melhor.

Algumas concessionárias não praticavam o protocolo. Hoje, acredito que esse número tenha diminuído, mas ainda assim, deve ter algumas que ainda não praticam.

Hoje é muito fácil dar um treinamento, pois há muitos canais com vídeos de fácil acesso. Sem contar, que a VW, não sei as outras montadoras, tem um acervo de vídeos muito vasto e são atualizados constantemente. Mas vai da importância que é dado em cada concessionária, pois vejo tratamentos diferentes entre elas.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/04/2021 at 7:24 PM, iCardeX disse:


Aí você leva o carro para uma manutenção rotineira e o mecânico pōe água da torneira como sempre. Ou seja, satura o líquido de arrefecimento em questão de meses. Esse método de verificação de saturação do líquido de arrefecimento com o multímetro é claro e evidente. O Golf tem a mesma manutenção de qualquer carro comum. Não tem absolutamente nada de especial. Precisa de viadagem nenhuma para o motor se manter íntegro. Falo com propriedade de uso de um TSi com mais de 200.000km.

o fato de você usar o carro há 200 mil km anula toda a  recomendação de engenharia da VW? bichão brabo você mesmo. manda um email para VW e vira presidente lá.

Eu não sei qual é o problema que as pessoas tem em seguir especificações de fábrica. Parece que cada brasileiro quando nasce recebe um diploma de engenheiro mecânico . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu não nasci com um diploma de engenheiro mecânico, mas consegui um de forma muito suada, e vou te dizer se tem algo que a engenharia de manutenção prega é não gastar a toa, independente do valor. Em qualquer empresa do mundo monitorar condições de fluidos é algo básico, tanto de oleo como fluidos de arrefecimento(inclusive, as grandes tem laboratórios só pra isso). Monitoramento continuo, principio basico de uma boa manutenção preditiva visa justamente se antecipar a quaisquer problemas, mitigar risco de maquina parada e redução de custo de manutenção, identificando inconformidades entre o pressuposto pelo fabricante do equipamento e a realidade de operação, fora que um acompanhamento continuo pode mostrar inclusive que o fabricante foi otimista demais em algum tipo de recomendação, coisa que já vi no campo. Até pelo falo do projeto não levar em conta fatores como humidade e variação de temperatura a qual o equipamento mecanico é submetido. Tais analises já fizeram a multinacional que trabalhei mudar vaaarias vezes os protocolos de manutenção de certas maquinas, do que a fabricante pressupunha para o que a gente viu na pratica, gerando menos tempo de maquina parada (maior disponibilidade). Alias, se eu tivesse tempo e grana sobrando, mandaria facil meu óleo para análise, só pra ver os resultados a cada troca.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, caio cartaxo disse:

Então, eu não nasci com um diploma de engenheiro mecânico, mas consegui um de forma muito suada, e vou te dizer se tem algo que a engenharia de manutenção prega é não gastar a toa, independente do valor. Em qualquer empresa do mundo monitorar condições de fluidos é algo básico, tanto de oleo como fluidos de arrefecimento(inclusive, as grandes tem laboratórios só pra isso). Monitoramento continuo, principio basico de uma boa manutenção preditiva visa justamente se antecipar a quaisquer problemas, mitigar risco de maquina parada e redução de custo de manutenção, identificando inconformidades entre o pressuposto pelo fabricante do equipamento e a realidade de operação, fora que um acompanhamento continuo pode mostrar inclusive que o fabricante foi otimista demais em algum tipo de recomendação, coisa que já vi no campo. Até pelo falo do projeto não levar em conta fatores como humidade e variação de temperatura a qual o equipamento mecanico é submetido. Tais analises já fizeram a multinacional que trabalhei mudar vaaarias vezes os protocolos de manutenção de certas maquinas, do que a fabricante pressupunha para o que a gente viu na pratica, gerando menos tempo de maquina parada (maior disponibilidade). Alias, se eu tivesse tempo e grana sobrando, mandaria facil meu óleo para análise, só pra ver os resultados a cada troca.


 

O que você está dizendo vai totalmente de encontro ao que o ICARDEX disse. Você diz monitorar para ver se a troca tem que ser antecipada. O que o ICARDEX falou é monitorar para postergar a troca.

Enfim, eu sigo as previsões da fábrica e confio na VW. Se vocês acham que vão descobrir a pólvora postergando gasto de 200 reias, legal, vai lá. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GUGA disse:

O que você está dizendo vai totalmente de encontro ao que o ICARDEX disse. Você diz monitorar para ver se a troca tem que ser antecipada. O que o ICARDEX falou é monitorar para postergar a troca.

Enfim, eu sigo as previsões da fábrica e confio na VW. Se vocês acham que vão descobrir a pólvora postergando gasto de 200 reias, legal, vai lá. 

Você está muito doido com uma dica básica! É só um dica, não é uma determinação para ser seguida. Se não quer seguir a simples dica do colega engenheiro, não siga, e continue confiando cegamente no atendimento e manutenções da VW. Aliás, a VW, desde de sempre é símbolo de confiabilidade e referência aqui no Brasil, não é? Claro que eu estou sendo irônico nessa comentário. Eu não faço manutenções na VW desde o mês passado não. Até onde me lembro, é desde 2009, em ao menos 3 concessionários diferentes, algo em torno de 40 revisões obrigatórias e consecutivas.  O Golf fez, nada mais e nada menos, que 15 revisões seguidas com eles, e posso te afirmar que foi tão decepcionante que abandonei a autorizada de vez. Criaram problemas para o meu carro. Quem acompanha o fórum sabe disso, porque já postei as experiências vivida junto ao concessionário autorizado.

Fique com algumas verdades inescapáveis:

Dizem que um sistema novo de suspensão e amortecedores dura 80.000Km.... O meu sistema tem 200.000Km, e vai muito bem.

Dizem que o óleo de motor deve ser trocada a cada 5.000Km ou 10.000Km.... Troco a cada 10.500Km e 12.000Km, e o meu motor continua trabalhando muito bem.

Dizem que bobinas de ignição costumam durar 100.000Km..... As minhas continuam perfeitas aos 200.000Km.

Dizem que velas de ignição duram entre 30.000Km e 60.000km. Uso elas por 100.000Km continúos, e continuam funcionando muito bem.

Dizem que pneus duram 50.000Km.... Troco o jogo a cada 100.000Km, e com direito a TWI em margem de segurança.

Dizem que você deve usar militec no seu motor. Eu não uso, e o motor de 200.000Km, vai muito bem sim senhor.

Dizem que você precisa vai limpeza de bico a cada 100.000Km. Eu nunca fiz em carro nenhum. E o Golf rodou 200.000Km sem qualquer problema nos bicos injetores.

Dizem que gasolina aditivada estraga o motor TSI. Eu queimei 12.500L de gasolina aditivada e não enfrentei problema nenhum no motor do Golf.

Dizem uma turbina não dura 100.000Km de trabalho. Tenho aqui um Golf de 200.000Km, e com a mesma turbina, e a mesma força dos 0Km.

Dizem que a correia dentada só duram 60.000Km, no máximo, 90.000Km. Tenho aqui um Golf com 200.000Km e a mesma correia dentada. Eu assumo o risco.

Dizem que não se pode usar bateria comum no Golf, apenas EFB. Tô aqui usando o Golf com bateria comum há uns 5 anos.... e sem problemas.

Dizem que filtro de ar do motor dura 30.000Km. Eu costumo trocar a cada 90.000Km (é o que está, inclusive, no manual) e nunca senti problema algum.

-----------------------

Mas é claro que o meu Golf é uma bomba ambulante..... kkkk


A bomba de 200.000Km, que fazia 18Km/L quando zero, e continua fazendo os mesmos 18Km/L aos 200.000Km.

E sem maiores viadagens com a manutenção corretiva e preditiva.

Aliás, sem maiores viadagens, inclusive, com o uso do veículo também.

c454459082595f53b71f9183bddfe774.gif

f51602a46dfb541a556335b8c1e6ba49.gif

35bab86e5108e6c62b8516c8a87daf99.gif

 

Ah.... e eu ia me esquecendo.... e também nunca fez descarbonização de nada não.... e aí? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você está dizendo vai totalmente de encontro ao que o ICARDEX disse. Você diz monitorar para ver se a troca tem que ser antecipada. O que o ICARDEX falou é monitorar para postergar a troca.
Enfim, eu sigo as previsões da fábrica e confio na VW. Se vocês acham que vão descobrir a pólvora postergando gasto de 200 reias, legal, vai lá. 
Meu caro, ninguém está descobrindo a pólvora. Corrosão galvânica é alvo de estudo na engenharia mecânica, naval e outras afins, passando pela química, há muitos anos...
A prática da verificação através da diferença de potencial (voltímetro) em solução do sistema de arrefecimento dos carros já tem mais de dez anos. Porém, está ganhamos ênfase neste momento em que há grande divulgação de conhecimentos através das redes sociais e outros veículos de informação. Isto é fato.

Por mais que uma montadora tenha estudos avançados sobre seus produtos, quando se trata de um produto mundial, poderá haver algumas brechas, que só serão vistas na prática, no uso do dia dia. Daí vem boa parte dos "recalls", alguns até regionais (relacionados ao clima).

Quando não se tem o conhecimento de um produto ou uma base sólida no assunto, reconheço que devemos seguir cegamente as recomendações das montadoras, embora muitas delas tenham o intuito do fortalecimento financeiro delas e não só o "bem estar" do produto.

Sou engenheiro mecânico. Não costumo tomar ações de "orelhada", seja no meu carro ou no meu trabalho.

Muitas peças de carros são substituídas devido as vidas previstas para elas. Em geral, a previsão de vida de uma peça é levando em consideração uma boa margem de segurança. Mas há muitas variáveis que influenciam nesse resultado. Substituir é mais interessante ($) do que monitorar. Muitos ganham mais substituindo, menos o consumidor.

Aí te pergunto: pra que vou perder tempo e dinheiro com o meu carro, se eu tenho condições de monitorá-lo e tirar melhor proveito, sem risco?
Isso é fazer engenharia.

A concessionária recomenda alinhamento e balanceamento dos pneus em média a cada 7.000/10.000km. Já estou com uns 14.000km rodados sem balanceamento...
Em geral, costumo balancear com 10.000km. Quanto ao alinhamento, só é feito se o carro puxar para algum lado, volante "torto" ou se os pneus apresentarem desgastes irregulares. Meu carro, dinamicamente está redondo com 51.000km.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Jorge Jox disse:

A prática da verificação através da diferença de potencial (voltímetro) em solução do sistema de arrefecimento dos carros já tem mais de dez anos. Porém, está ganhamos ênfase neste momento em que há grande divulgação de conhecimentos através das redes sociais e outros veículos de informação. Isto é fato.

Aliás, os próprios engenheiros da indústria que fabrica o líquido de arrefecimento para a VW, a Tirreno, recomendam publicamente, no Youtube, o uso do multimetro para testar a condutividade do líquido de arrefecimento. Vi essa dica do múltimetro lá no Canal da Peça, no Youtube. Depois pausando o video, consegui descobrir o canal Youtube da fabricante do líquido de arrefecimento, a Tirreno. Aliás, quando se compra o líquido de arrefecimento para substituição ou reposição, não se deve basear unicamente em valor monetário do produto para determinar a sua qualidade! Vídeo no final demonstra que o nosso mercado está inundado de fabricantes piratas, atropelando todas as normas.

 

 

 



E aí vem a surpresinha.....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aliás, os próprios engenheiros da indústria que fabrica o líquido de arrefecimento para a VW, a Tirreno, recomendam publicamente, no Youtube, o uso do multimetro para testar a condutividade do líquido de arrefecimento. Vi essa dica do múltimetro lá no Canal da Peça, no Youtube. Depois pausando o video, consegui descobrir o canal Youtube da fabricante do líquido de arrefecimento, a Tirreno. Aliás, quando se compra o líquido de arrefecimento para substituição ou reposição, não se deve basear unicamente em valor monetário do produto para determinar a sua qualidade! Vídeo no final demonstra que o nosso mercado está inundado de fabricantes piratas, atropelando todas as normas.
 
[/url]  
 


E aí vem a surpresinha.....
 
Assisti recentemente esses vídeos, menos o terceiro, que não conhecia.
Não lembro dele falar no teste da solução com voltímetro.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Como você mesmo disse, esse dica não é de hoje, nem de ontem, nem do ano passado.... ou seja, ninguém inventou e reinventou nenhum método novo de verificação do líquido de arrefecimento. Esse método está sendo usado de longa data já, e divulgada por vários engenheiros em ensaios laboratoriais.  Só mais recentemente alguns mecânicos aderiram, também, a esse método de verificação, como uma espécie de prova dos 9.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A partir do 08:11, a dica do multímetro entra:
 
 
Sim, lembrei.
Já usei um refratômetro muito parecido com o do vídeo, para verificar a solução de água gelada de um sistema de ar condicionado em que era composta de água com etileno glicol.
Um sistema de termoacumulação. Durante o dia fluía para os condicionadores a 7°C e retornava com 12,5°C. Durante a noite, esse mesmo sistema fazia gelo, fluindo por volta de -7°C. Se a solução não estivesse na proporção certa, congelaria e romperia a tubulação dos evaporadores dos chillers.

Não sei se você sabe, a solução de etileno glicol tem uma proporção limite para baixas temperaturas. Nesse ponto limite, tanto aumentar, como diminuir a proporção, o ponto de solidificação (congelamento) da solução, será em temperatura mais altas. Essa mistura limite é por volta de 40% de etileno glicol, para 60% de água.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...
 
Pessoal, não encontrei esse assunto nos tópicos. Mas como achei interessante e de fácil execução, resolvi criar esse tópico.
 
Tenho encontrado muitos vídeos no YouTube com pessoas substituindo o líquidos de arrefecimento, na minha opinião, desnecessariamente, pois o substituem por tempo ou quilometragem.
 
Quando podemos monitorar um componente, podemos utilizá-lo o máximo de tempo possível, sem prejuízo para a sua função.
 
Quando o líquido de arrefecimento apresenta boa aparência e o nível de PH adequado, não há o porquê da sua substituição.
 
Seguem dois vídeos, que selecionei, sendo o primeiro uma aula e o segundo ajudando na execução da verificação do objetivo do assunto.
 
No meu TSI encontrei por volta de 130mV, para aqueles menos familiarizados, quer dizer o mesmo que 0,13V.
 
Valor abaixo de 0,3V, o qual informam nível máximo para evitar a corrosão galvânica.
 
 https://youtu.be/Ze-_ZNb-Ff8
 
 https://youtu.be/-cfNp2kSQow
 
 
Boa sorte!
 
Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Apenas atualizando.
Quando realizei o serviço na mecatrônica em dezembro de 2021, para retirá-la é necessário soltar uma mangueira de grande diâmetro ligada ao radiador. Com isso se perde bastante fluido de arrefecimento. O responsável pelo atendimento da oficina é um declarado amante do Golf, inclusive tem um TSI alemão, incrementado, e já teve vários outros Golf de outras gerações e não troca o dele por nenhum carro. Mostrando o cuidado para mim, informou que completou o fluido com o original VW diluído. A aparência no reservatório estava ótima. Digo, a cor e total falta e turbidez.
Semana passada refiz o teste com o voltímetro e encontrei 0,074V. Uma boa queda em relação ao valor encontrado anteriormente.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...