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Brunomri

Buchas de bandeja trincadas

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Boa noite amigos

Durante a revisão de 60k km pedi ao consultor que investigassem o rangido clássico da suspensão dianteira ao passar por lombadas.

Quando fui buscar o carro ele me informou que as buchas das bandejas da suspensão dianteira começaram a trincar e que provavelmente essa é a causa do rangido. Quando eu questionei se ele tinha certeza absoluta disso, ele respondeu que não, mas que seria ideal trocar as buchas independente de serem a causa do rangido. Com o passar do tempo elas prejudicariam o alinhamento do carro, ele disse. Ele não tem as buchas em estoque e me passou o valor de 900 reais pelo par.

Segue a foto que consultor tirou da bucha:

7ACPAlV.jpg

Queria pedir a opinião de vocês, será que realmente são essas buchas que causam o rangido? Tem fundamento a sugestão do consultor de trocar as buchas mesmo assim?

Agradeço desde já

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Boa noite amigos
Durante a revisão de 60k km pedi ao consultor que investigassem o rangido clássico da suspensão dianteira ao passar por lombadas.
Quando fui buscar o carro ele me informou que as buchas das bandejas da suspensão dianteira começaram a trincar e que provavelmente essa é a causa do rangido. Quando eu questionei se ele tinha certeza absoluta disso, ele respondeu que não, mas que seria ideal trocar as buchas independente de serem a causa do rangido. Com o passar do tempo elas prejudicariam o alinhamento do carro, ele disse. Ele não tem as buchas em estoque e me passou o valor de 900 reais pelo par.
Segue a foto que consultor tirou da bucha:
7ACPAlV.jpg
Queria pedir a opinião de vocês, será que realmente são essas buchas que causam o rangido? Tem fundamento a sugestão do consultor de trocar as buchas mesmo assim?
Agradeço desde já

Amigo. Pelo valor, todo cuidado é pouco. Consulte outro mecanico antes. Sugestão, coloque uma câmera embaixo do carro e com o seu peso tente reproduzir o barulho da suspensão. Acho que uma go pro seria ideal. Mas como é muito cara. Tente com o celular mesmo. Os microfones são bons. Pagar 900 pau pelo achismo é arriscado demais eu acho. Abraço e boa sorte.

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  O Fato de as buchas estar um pouco trincada não da 100 % de certeza de estarem fazendo rangido na suspensão, pode ser também pivo, bilheta, mas já e um indicio de que ela deve durar até aos 100.000 km, pelo preço que a concessionaria cobra e um absurdo, no site da ALLPARTS para se ter uma ideia custa R$ 89,06 à vista a bucha, com este preço que a concessionaria cobra da para troca todos os componentes como bilheta, bandeja da supensão(que já vai inclusas as buchas, pivo). Na minha opinião pagar 900,00 Temer por uma bucha na concessionaria e melhor comprar todas as peças por fora e trocar tudo para pelo menos ter certeza de que ficaria 100% por 900 Temer.

  Segue o Link Abaixo da ALLPARTS

http://www.allpartsnet.com.br/todos-produtos/2015/Volkswagen/Golf?map=c,specificationFilter_46,specificationFilter_47,specificationFilter_48&PS=20&&O=OrderByNameASC

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13 minutos atrás, André disse:

  O Fato de as buchas estar um pouco trincada não da 100 % de certeza de estarem fazendo rangido na suspensão, pode ser também pivo, bilheta, mas já e um indicio de que ela deve durar até aos 100.000 km, pelo preço que a concessionaria cobra e um absurdo, no site da ALLPARTS para se ter uma ideia custa R$ 89,06 à vista a bucha, com este preço que a concessionaria cobra da para troca todos os componentes como bilheta, bandeja da supensão(que já vai inclusas as buchas, pivo). Na minha opinião pagar 900,00 Temer por uma bucha na concessionaria e melhor comprar todas as peças por fora e trocar tudo para pelo menos ter certeza de que ficaria 100% por 900 Temer.

  Segue o Link Abaixo da ALLPARTS

http://www.allpartsnet.com.br/todos-produtos/2015/Volkswagen/Golf?map=c,specificationFilter_46,specificationFilter_47,specificationFilter_48&PS=20&&O=OrderByNameASC

As peças desse site são OEM ou paralelas, você sabe?

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Cara q preço absurdo. Buxas são itens simples de manutenção. O meu apresentoi o barulho quando passa em lombadas mas era simplesmente o aperto nas ponteiras/terminais da barra estabilizadora e bieletas... Como sempre os carro gringos não são dimensionados pro BR.

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Em 02/06/2017 at 7:14 PM, Brunomri disse:

Boa noite amigos

Durante a revisão de 60k km pedi ao consultor que investigassem o rangido clássico da suspensão dianteira ao passar por lombadas.

Quando fui buscar o carro ele me informou que as buchas das bandejas da suspensão dianteira começaram a trincar e que provavelmente essa é a causa do rangido. Quando eu questionei se ele tinha certeza absoluta disso, ele respondeu que não, mas que seria ideal trocar as buchas independente de serem a causa do rangido. Com o passar do tempo elas prejudicariam o alinhamento do carro, ele disse. Ele não tem as buchas em estoque e me passou o valor de 900 reais pelo par.

Segue a foto que consultor tirou da bucha:

7ACPAlV.jpg

Queria pedir a opinião de vocês, será que realmente são essas buchas que causam o rangido? Tem fundamento a sugestão do consultor de trocar as buchas mesmo assim?

Agradeço desde já

Acho complicado rodar com essas buchas ressecadas desse jeito, pois podem arrebentar, mas não sei se é a fonte do barulho. O meu também faz um rangido, e as minhas estão "zero bala". O ruído acontece especialmente em desníveis assimétricos, o que me faz pensar nos casquilhos das bieletas...

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14 minutos atrás, RicW disse:

Acho complicado rodar com essas buchas ressecadas desse jeito, pois podem arrebentar, mas não sei se é a fonte do barulho. O meu também faz um rangido, e as minhas estão "zero bala". O ruído acontece especialmente em desníveis assimétricos, o que me faz pensar nos casquilhos das bieletas...

Fala Nobre Engenheiro!

Entendi esse post só na base do Pai Dos Burros a tiracolo....Esses Engenheiros e seus linguajares.

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amigos sobre buchas posso falar o que aconteceu comigo, minhas buchas tbm tavam ressecadas e rachando como a sua, um alto barulho de rangido e Nhec Nhec em pisos com desníveis, solução troca das buchas e lubrificação na instalação das novas, com uma graxa especial Part number: G-052-150-A2. Abraço 

não compre com a Cs e nem faça o serviço lá, não compensa.

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Em 07/06/2017 at 0:29 PM, Werison.Olive disse:

amigos sobre buchas posso falar o que aconteceu comigo, minhas buchas tbm tavam ressecadas e rachando como a sua, um alto barulho de rangido e Nhec Nhec em pisos com desníveis, solução troca das buchas e lubrificação na instalação das novas, com uma graxa especial Part number: G-052-150-A2. Abraço 

não compre com a Cs e nem faça o serviço lá, não compensa.

Muito obrigado, iria justamente perguntar o part number pra pesquisar fora da css! Esse part number é o par ou a unidade? Quanto você pagou?

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Meu carro estava com um barulho somente com ele esterçado fazia um tec, levei na css e primeiramente falaram que era aperto na suspensão, sai da css dei a volta no quarteirão e voltei, o barulho permanecia. Depois de 4 dias vieram com o papo que as buchas tem que ser trocada, como esta na garantia ficarei aguardando. Para os nobres foristas experientes, seria esse realmente a origem do barulho?

 

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Estou agora com problema semelhante no meu carro. O que era um barulho baixo e que ocorria de vez em quando, desde que o carro era zero, virou um barulho alto e bastante frequente, sempre que passo em desníveis. Um tec bem forte vindo do lado direito dianteiro

Irei verificar buchas, bieletas e todo o resto da suspensão. Atualmente  meu carro está com 98.500km rodados, então não dá pra reclamar da robustez da suspensão..

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4 horas atrás, Willy disse:

Estou agora com problema semelhante no meu carro. O que era um barulho baixo e que ocorria de vez em quando, desde que o carro era zero, virou um barulho alto e bastante frequente, sempre que passo em desníveis. Um tec bem forte vindo do lado direito dianteiro

Irei verificar buchas, bieletas e todo o resto da suspensão. Atualmente  meu carro está com 98.500km rodados, então não dá pra reclamar da robustez da suspensão..

O barulho que o meu carro faz desde zero km é um rangido ao descer lombadas. Já reclamei disso inúmeras vezes durante as revisões, cada vez a css respondia uma coisa e nunca resolveu o problema.

Em outra oficina, o mecânico que trabalhou na minha suspensão disse que as bieletas tem folga na fixação e poderiam fazer barulho. Isso sem eu ter comentado qualquer coisa sobre os rangidos.

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Não sei se foi o caso, mas produtos químicos com derivados de petróleo ressecam e estragam as borrachas, especialmente as buchas de suspensão (que trabalham sob tensão).

Essa pratica é muito comum em lava jatos e sei que em Concessionárias eles "lubrificam" a suspensão em revisões, especialmente quando o cliente reclama de barulho. Um simples WD40 pode estragar, pois além dos tais derivados de petróleo na composição também acaba acumulando pó e sujeira que vão promover atrito e desgaste nesses elementos.

Evitem!

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Em 07/07/2017 at 6:12 PM, mauanjo disse:

Meu carro estava com um barulho somente com ele esterçado fazia um tec, levei na css e primeiramente falaram que era aperto na suspensão, sai da css dei a volta no quarteirão e voltei, o barulho permanecia. Depois de 4 dias vieram com o papo que as buchas tem que ser trocada, como esta na garantia ficarei aguardando. Para os nobres foristas experientes, seria esse realmente a origem do barulho?

 

Ainda não tive o problema resolvido uma vez que na css não tem as tais buchas. Tem que esperar vir da fábrica. Assim que subsistituirem aviso aqui se o barulho cessou. 

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Boa tarde! Meu Golf 14/14 alemão também apresentou barulhos (rangidos e depois uma batida seca na suspensão dianteira) quando passava em algum desnível um pouco maior ou pisos irreguladores. O problema era a folga da haste do amortecedor. Mandei recondicionar pelo fato do carro estar fora da garantia e também por estar com 100.00 km. Posteriormente apareceu um rangindo muito alto. Era o coxim. Sempre que esterçava vinha o barulho. O barulho apareceu simplesmente porque foi montado errado o coxim. Nesse projeto o coxim tem uma posição certa de encaixe na bucha da suspensão. Contei essa historia toda pela seguinte conclusão: se já fez alguma manutenção no amortecedor é bom conferir se a montagem foi feita corretamente. Se foi montado errado (fora de posição o coxim) vai fazer barulho.

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Esses rangidos de carroça na dianteira me tiram do sério.... 
Tá com cara de falha de projeto/produção, não é possivel tantos carros com o mesmo problema...
Ja levei em duas oficinas por fora e duas concessionárias, troquei as bieletas e continou. 
Não pago mais se não me garantirem que vai ser resolvido, se não arrisca trocar a suspensão toda. 

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Por experiência que eu tenho em outros carros da VW, buchas rasgadas ou estouradas fazem barulhos tipo  "clocks" e não rangidos.

Sejam buchas das balanças, calços do motor ou de caixa de transmissão.

Mas talvez o jogo maior de movimento que alguma bucha rasgada ou estourada permite fazer, possa produzir rangido em algum outro componente da suspensão. Isso é uma teoria. 

Buchas existem para absorver impactos e atenuar a transmissão deles e de vibração também e por características construtivas, permitem um jogo, movimento limitado, que quando danificadas, este movimento passa ser exagerado, o que culmina em ruídos produzidos diretamente por elas.

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Pessoal, voltei a tratar dessa questão. Importei essas buchas da Alemanha por um preço bem camarada. O problema agora é que um mecânico de oficina especializada me disse que o mais correto é trocar a bandeja inteira e não apenas as buchas. Segundo ele, no processo de desmontar as buchas da bandeja é preciso forçar bastante o encaixe, com a bandeja fixada numa prensa. Por isso, ao colocar as buchas novas o resultado pode não ser bom em virtude de alguma folga gerada durante o desmonte. Inclusive, por conta desse procedimento, a mão de obra pra trocar as buchas é bem maior do que pra trocar a bandeja. Disse também que ao trocar a bandeja inteira substituímos outros componentes de desgaste além das buchas.

Alguém saberia me dizer se isso procede? Obrigado!

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Pessoal, voltei a tratar dessa questão. Importei essas buchas da Alemanha por um preço bem camarada. O problema agora é que um mecânico de oficina especializada me disse que o mais correto é trocar a bandeja inteira e não apenas as buchas. Segundo ele, no processo de desmontar as buchas da bandeja é preciso forçar bastante o encaixe, com a bandeja fixada numa prensa. Por isso, ao colocar as buchas novas o resultado pode não ser bom em virtude de alguma folga gerada durante o desmonte. Inclusive, por conta desse procedimento, a mão de obra pra trocar as buchas é bem maior do que pra trocar a bandeja. Disse também que ao trocar a bandeja inteira substituímos outros componentes de desgaste além das buchas.
Alguém saberia me dizer se isso procede? Obrigado!
Se procede eu não sei, mas é uma explicação plausível sim. Esses coxins podem sim ser montados por interferência na fábrica, o que tornaria a troca complexa. Mas não sei, no entanto, se os do Golf são assim.

Abraço

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17 horas atrás, RicW disse:

Se procede eu não sei, mas é uma explicação plausível sim. Esses coxins podem sim ser montados por interferência na fábrica, o que tornaria a troca complexa. Mas não sei, no entanto, se os do Golf são assim.

Abraço

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Obrigado pela resposta RicW.

O mecânico falou isso sem inspecionar o carro. Por outro lado, alguns colegas aqui neste tópico fizeram a troca apenas das buchas. Então sigo na dúvida.

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Obrigado pela resposta RicW.
O mecânico falou isso sem inspecionar o carro. Por outro lado, alguns colegas aqui neste tópico fizeram a troca apenas das buchas. Então sigo na dúvida.
Essas buchas são as que conectam a bandeja ao subframe ou a do pivô (que prende na torre do amortecedor)?
Eu vi o Golf por baixo apenas uma vez, tive a impressão que essas buchas eram bem reforçadas para aguentarem o reggae do nosso asfalto lunar.

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      O carro ficou um Tesão...parou o barulho e de andar ficou muito muito bom, mesmo com as molas.

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      Já levei no mecânico, inverteram os batentes de lugar, os rolamentos, as molas, troquei as bieletas...NADA...barulho continua
      Alguém tem alguma sugestão do que pode ser, ou de qual peça...não sei mais o que fazer, já gastei uns 500 reais de mão de obra, fora as bieletas e não descobrem..
      Olhei alguns tópicos que relatam problemas de caixa de direção, mas ninguém colocou nenhum vídeo para eu tirar referência do barulho..
      Tem este vídeo de um gringo que é exatamente o mesmo barulho que estou encontrando: 

       
          Citar   Editar
    • Por Brunomri
      Solução: A troca pelo aditivo de arrefecimento correto foi realizada na quarta-feira passada dia 22/08/2018 na High Torque de Vinhedo, conforme proposto pelo ADG. Mais detalhes foram explicados numa postagem em destaque na página 2.
      Boa noite, amigos!
      Neste tópico venho contar a vocês a grande decepção que tive com a oficina High Torque de Campinas - SP, na qual realizei vários serviços desde o ano passado e estava bastante satisfeito com o atendimento até o acontecimento que venho a relatar. Antes disso, vou descrever o meu histórico de serviço com eles, explicando os pontos positivos e negativos que observei no serviço. Como a empresa em questão é muito procurada por quem busca um serviço melhor que a concessionária, espero que o tópico ajude aqueles que pensam em fazer manutenção com eles avaliar se a oficina atende às expectativas ou não. Sem mais delongas, para dar credibilidade ao tópico, agora vou enumerar os serviços que fiz com eles.
      Instalação de molas esportivas (Junho 2017) Quem acompanhou minha saga em suspensão esportiva deve se lembrar que em junho do ano passado comprei um jogo de H&R Sport para substituir as VW Driver Gear. Como não gostaria de ir até São Paulo para fazer a instalação, e tinha a informação de que uma franquia da High Torque tinha aberto há pouco tempo em Campinas, decidi ligar para fazer um orçamento. O valor inicial que me passaram foi de R$650, achei muito caro e chegamos num acordo de R$450 reais à vista. Então assim ficou combinado, e no dia seguinte fui acompanhar o serviço pessoalmente. Fiquei muito satisfeito com o nível técnico, calma e atenção dos dois mecânicos que estavam trabalhando no meu carro. Durante o desmonte das molas a serem retiradas, um deles me chamou para alertar que o instalador anterior havia colocado os calços das molas traseiras na posição errada. Instalação essa que tinha sido feita na famosa oficina e preparadora "Premium" AvantGarde, no Morumbi, por R$350 reais. Além disso, na High Torque eles usaram torquímetro digital e seguiram os valores de torque e ângulo que havia fornecido para a fixação dos amortecedores. Resumindo, saí de feliz com a certeza de um dinheiro bem gasto em um serviço bem feito.
      Troca das pastilhas dianteiras (Outubro 2017) No segundo semestre do ano passado, acendeu o aviso no painel de que as pastilhas dianteiras estavam acabando. Então eu comprei as pastilhas originais online e combinei de fazer a troca na High Torque, por R$ 100. Logo após desmontar as rodas, o mecânico me mostrou os discos tinham ondulações e que o mais correto seria fazer a retífica antes de instalar as pastilhas novas. Recusei por ser uma despesa adicional de 200 reais. A troca das pastilhas entçao foi feita e o freio estava muito bom em seguida, mesmo sem a retífica.
      Diagnóstico e resolução de falha eletrônica (Março 2018) Logo após a primeira instalação de molas esportivas, ainda em 2016, meu carro acendia intermitentemente luzes de painel e vários sistemas eletrônicos ficavam desativados. Não funcionavam:
      ABS ESP Controle de tração Assistência de direção Sensores de estacionamento Auto Hold Depois de pedir para a concessionária resolver o problema durante as revisões, sem sucesso, resolvi consultar a High Torque para investigar o problema. Então um dia liguei para conversar com o gerente, expliquei o que acontecia e enviei fotos das luzes de painel acessas. Ele me disse que era muito difícil fazer um orçamento preciso para este tipo de problema, pois não se sabe quantas horas trabalhadas o diagnósticos vai demandar e nem quais compenentes precisarão de troca ou reparo. Disse que compreendia o ponto dele, mas por outro lado não posso simplesmente entregar o carro lá sem ter a mínima ideia de quanto vai custar o valor final. Chegamos a um meio termo, eu pagaria um máximo de R$800 de diagnóstico e ao final seria informado exatamente qual a solução e seu custo.
      Aí começaram os problemas, após deixar o carro na oficina, perguntava ao diariamente ao gerente sobre novidades no diagnóstico. Havia deixado o carro lá numa segunda-feira, na quinta-fiera eu perguntei sobre o progresso do diagnóstico, pois gostaria passar na oficina no final da tarde para retirar o carro e usá-lo no fim de semana. Após alguns instantes de silêncio, o gerente me disse que o meu carro não estava na oficina. Ele havia levado o carro a um "parceiro" especialista em falhas eletrônicas para realizar alguns testes com peças de um Golf idêntico ao meu. Então perdi a paciência e disse que em nenhum momento eu autorizei a saída do carro da oficina High Torque! Disse que era dever dele me ligar para pedir autorização! Em seguida ele me pediu desculpas e alegou não existe oficina especializada em tudo, em algumas ocasiões específicas ele tem de recorrer a algum terceiro. Enfim, eu disse para seguir o diagnóstico e se isso for necessário novamente, que me informe com antecedência.
      Desta forma, busquei o carro na sexta, passei o fim de semana com ele e na segunda entreguei ele mais uma vez na oficina. Pois bem, na quarta feira da segunda semana de serviço, o gerente me liga dizendo que o problema está resolvido. Não havia nenhum componente danificado, mas alguns módulos estavam desconfigurados. Fizeram a reprogramação com os parâmetros de fábrica os defeitos foram corrigido e as falhas desapareceram. Porém, o combinado não foi cumprido por parte do gerente. Eu não fui previamente informado do diagnóstico, o reparo foi realizado sem o meu consentimento. O orçamento não me foi fornecido, então após receber o carro consertado ele me informou que o valor do serviço era R$2000. Fiquei bastante contrariado, argumentei que o combinado não era esse, e a resposta do gerente foi que "Às vezes a gente precisa tomar a frente, pra garantir que o reparo será feito. Se toda hora eu parar pra te ligar pedindo autorização, o reparo não prossegue". Não achei razoável essa resposta, mas mesmo assim concordei em pagar pelo serviço. Mesmo com esse incidente, ainda considerei a oficina para uma manutenção futura dada a competência técnica que tiveram até o momento.
      Troca das pastilhas traseiras, fluído de freio, líquido de arrefecimento, investigação de buchas e ruído de rolamento (Agosto 2018) Enfim, chegamos ao serviço em questão. As pastilhas e as buchas eu já tinha comprado anteriormente. Liguei para a High Torque Campinas para fazermos um orçamento de:
      Troca das pastilhas dianteiras Investigação das buchas da bandeja dianteira Investigação de ruído de rolamento Antes de deixar o carro lá, já tinham me informado que a troca das pastilhas era R$100 e a troca do fluído era R$160 (fluído R$60 e R$100 de mão de obra). Após subir o carro no elevador, me informaram que os diagnósticos pedidos requeriam desmontar peças e dirgir o carro, seu custo combinado seria de R$150. Esses serviços então totalizavam $410 reais.
      Porém, na terça-feira o gerente me ligou dizendo que o aditivo de arrefecimento estava com baixa concentração, cerca de 25%, e que o reservatório estava sujo. Ele me informou os valores, a limpeza do sistema de arrefecimento era R$250, o aditivo fornecido por ele era R$100 e a água destilada era R$20, totalizando R$370 para este serviço. E o total de todos os serviços ficou em R$780.
      No entanto, antes de concordar com esse serviço de limpeza do sistema de arrefecimento. Eu perguntei qual era a especificação do aditivo que ele tinha disponível, ele me disse que era um Havoline Xtended Life G12+ que atende à norma VW/Audi TL 774 Type F. Acontece que eu não estou familiarizado com a troca do líquido de arrefecimento da mesma maneira que a troca de óleo. As especificações são desconhecidas por mim, não tenho experiência no assunto. Como o carro estava na oficina, pedi ao gerente que verificasse no manual qual era a especificação homologada. Então ele consultou o manual e me disse "No manual é G13 ou G12++". Ou seja, o aditivo que ele tem não é homologado, não é o correto para o Golf.
      Só que, por conta dessa nomenclatura confusa, eu não me atentei que existem dois tipos de aditivo G12: G12+ e G12++. Então acidentalmente eu concordei em adicionar o G12+, pensando que existia apenas um G12. Desculpem a minha ignorância, mas quando vi G12++ pensei até que fosse erro de digitação. Na minha visão, estavam colocando um G12 homologado no manual quando na verdade não era. O gerente sabia que eu estava enganado, que não tinha entendido a nomenclatura, e deixou seguir a aplicação do aditivo errado. Como vocês podem perceber lendo acima, eu já tinha feito vários serviços anteriores na High Torque, o gerente me conhece e sabe que eu sigo à risca o manual, somente levo peças originais para as manutenções. Eu nunca compraria um aditivo incorreto se eu posso ir até a concessionária e comprar um G13 e levar para ele aplicar. Afinal, quem pede para consultar o manual e depois aceita a aplicação de um aditivo errado? Não faz sentido nenhum! Na minha visão, o gerente foi propositalmente omisso para me vender o aditivo que ele tinha disponível. Pela própria confiança que a High Torque me transmitiu nos serviços anteriores, nunca passou pela minha cabeça que o gerente aceitaria colocar um aditivo fora da especificação. A grande falha na minha opinião, foi o gerente não ter explicitamente me informado que aquele aditivo não atende à especificação. E a seguir vem a parte na qual discordo profundamente de como o gerente conduziu a situação.
      No dia seguinte, sem desconfiar de nada, busquei o carro na oficina e paguei os R$780 reais. Quando cheguei em casa, abri o manual para ler a seção de arrefecimento e verificar qual a especificação correta do aditivo. Para a minha surpresa, vejo lá que aditivo correto é o G13, inclusive o G12++ é indicado apenas para completar. O G12+ é somente mencionado que não deve ser misturado ao G12++ ou G13 podendo causar corrosão. Inclusive tem uma ressalva dizendo que no caso de ser preenchido um aditivo incorreto, este deve ser imediatamente substiuído para evitar danos graves ao motor. Agora munido desta informação, liguei para o gerente em busca de uma solução.
      Quando questionei a especificação errada, ele alegou que respondeu às minhas perguntas e aplicou o aditivo pois eu tinha concordado. Eu argumentei que não sou eu que tenho que dar a palavra final em especificações de produtos, o manual estava com ele e o carro sob sua responsabilidade. Disse que eu não tenho familiaridade com essas especificações, que se na hora eu tivesse entendido que o produto dele não atendia à especificação, eu não teria feito o serviço. Disse também que pelo histórico de serviços que realizei e pela reputação da oficina, nunca imaginei que o gerente concordaria em utilizar um produto incorreto. Ele se limitava a responder para eu reler as mensagens que ele me mandou informando a especificação que estava no manual e a especificação do aditivo que ele tinha. Continuei minha argumentação dizendo que ele não foi transparente, como ele vai me garantir que isso não traz problemas pro meu carro no longo prazo? Dei um exemplo, se um cliente chegar lá pra trocar o óleo e não tiver a especificação correta, ele iria trocar? Por último, disse que se eu me contentasse com uma oficina que não desse nenhum tipo de orientação, eu levava na concessionária. Quando terminei de falar, ele disse "Bruno, já foi". Aí eu perdi a paciência e levantei a voz ao telefone "Já foi não! Você só fala isso porque o carro não é seu".
      Por fim, propus a minha solução, que seria eu levar pra ele o aditivo G13 e ele refazer o serviço com mão de obra gratuita e me pagando o valor do aditivo. Ele recusou, disse que o máximo que ele poderia fazer era me dar a mão de obra de graça caso eu comprasse o aditivo pra ele refazer o processo. Terminei a ligação dizendo que iria pensar.
      Depois, trocamos algumas mensagens, na qual eu perguntei sobre o que poderia acontecer com o carro rodando nesse aditivo errado, se ele me garante que vou ter algum problema. Ele disse que acha muito difícil causar algum problema, mas que garantir ele não pode. Falou que todos os serviços da High Torque têm no mínimo 3 meses de garantia. Também se o líquido de arrefecimento ficar escuro ele refaz o serviço sem custo nesse período. Como ele não aceitou a minha proposta de solução, lamentei e disso que isso foge muito à política de combater "empurroterapia" que a marca divulga, pois parece uma concessionária nesse aspecto. Também falei que não levarei meu carro lá novamente, e que a minha opinião sobre a High Torque será negativa no meu círculo de amigos, familiares, no fórum do Golf MK7 Brasil no qual sou usuário avançado com mais de 900 posts e em qualquer outra comunidada automotiva em que faço parte.
      Espero que este aditivo fora da especificação não me cause problemas, mas o que me incomoda mais é a omissão e o oportunismo.
      Encerro assim a minha resenha com uma recomendação para o leitor. Só leve o seu carro nesta oficina se você já souber exatamente os serviços que deseja fazer, já possua as produtos necessários ao reparo ou então tenha conhecimento amplo sobre as especificações e procedimentos de manutenção do seu carro. No aspecto de transparência e atendimento ao consumidor, não é muito diferente de uma concessionária. Não deixa o renome da empresa baixar sua guarda, esteja vigilante e desconfie de tudo. Se este não for seu perfil, apenas entregue o carro lá e não questione nada para evitar aborrecimentos. Na retirada, pague a conta, saia dirigindo e seja feliz!
      PS: Se alguém entender de arrefecimento, me informe se eu posso continuar usando esse G12+ ou não. Obrigado!
       
       
       
    • Por Ocimarjunior
      bom dia a todos meus amigos do fórum gostaria de pedir ajuda a vocês pois tenho um golf mk7 1.4 tsi 2013/2014 alemão estou com ele a 4 meses e agora começo a fazer um barulho de estalo quando passo na lombada  na hora que ele desce do lado direito alguém ja passou por isso é um barulho forte as vezes parece que é ferro com ferro obrigado....