Recommended Posts

Postado

Bom dia galera , td bem? 

Devido ao alto custo das peças e com esse dólar nesse valor absurdo , fiz varias analises , pesquisei em fóruns gringos, estudei um pouco e decidi fazer eu msm um intake para meu carro , considerando como base o WR racing R600 (que eu acho um dos melhores) e mais um Filtro K&N inbox. Comprei a peça usada no ML (para não estragar a minha original) e comecei a cortar e colar com a ideia de reduzir o delta P interno e melhorando o fluxo e direcionando o ar para dentro do da caixa filtro. 

Montei tudo no carro (fotos abaixo) e ainda estou testando, mas de primeira parece que o carro ficou melhor em alta, na estrada e com giro alto. Por exemplo, com uma velocidade de 120km/h e vc acelera um pouco o carro já responde e a velocidade aumenta mais rápido do que antes. 

Bom , gostaria de compartilhar essa minha experiência com vcs e podem mandar comentários com experiências de vcs tbm, o que acham ?? 

Valew galera e abraços !!! 

Postado
5 horas atrás, sandrozalla disse:

Intake Modificado + Filtro K&N Inbox: 

IMG_2832.PNG

IMG_2830.PNG

IMG_2826.PNG

Sandro, 

Com as fotografias é que entendi o seu "intake doméstico".  Fez uma improvisação bacana. Direcionou o fluxo de ar todo para caixa. Creio que foi uma boa ideia. 

Agora, se vai funcionar, você é que tem que nos contar..rs.  Como havia lhe falado no outro post, não boto muita fé nos intakes....

Abraço!

Postado
15 horas atrás, Thiagocs disse:

Sandro, 

Com as fotografias é que entendi o seu "intake doméstico".  Fez uma improvisação bacana. Direcionou o fluxo de ar todo para caixa. Creio que foi uma boa ideia. 

Agora, se vai funcionar, você é que tem que nos contar..rs.  Como havia lhe falado no outro post, não boto muita fé nos intakes....

Abraço!

Opa meu amigo Thiago, bom dia td bem? 

Realmente depois de mtas pesquisas e estudos , acredito que esse design de intake seja o melhor para captação de ar para dentro do filtro , visto que , para melhorar a eficiência dos nossos motores, a admissão de ar frio seja melhor para garantir isso, mesmo com o intercooler, que nada mais faz que diminuir a temperatura que está entrando no motor. 

Bom , como disse, estou testando ainda mas pelo que percebi obteve uma melhora durante retomadas de velocidade em alto giro e na estrada , que é o objetivo e tbm o que nos mostra em curva de ganhos de performance do intake WR Racing R600, porém, tbm acredito que esses ganhos nos carros originais como o meu (sem reprogramação) não sejam tão significativo, qt nos carros reprogramados. 

Mas, como ainda nao tenho coragem de fazer a reprogramação devido a perda da garantia , embora eu queria mto fazer, porq aí sim vem uma cavalaria alta !!!!

Valew amigo , vamos nos falando e trocando experiência !! Gde abraços 

Postado

Comentário no site BestCars sobre o assunto, em uma matéria sobre as novas tecnologias nos motores:

Bruno  um mês atrás

Que matéria fantástica. Simplesmente sensacional. Mas ainda tenho uma dúvida, a respeito dos chamados filtros esportivos. 
Algumas marcas utilizam filtros inbox (na mesma caixa do filtro original, ou seja, não mudam o ponto de admissão) e com óleos especiais que em tese aumentariam a quantidade de ar admitido, sem diminuir a eficácia filtrante comparado ao filtro original (o óleo seria o responsável por isso). Inclusive esses mesmos fabricantes apregoam tempos enormes para realizar a manutenção (limpeza e reaplicação do óleo) do filtro (chegam até a valores na casa dos 100.000 km!). Minha dúvida é: é realmente possível que esses filtros esportivos tenham a mesma capacidade filtrante do filtro original? Se realizarmos a limpeza e reaplicação do óleo em prazos mais razoáveis (10.000 km, ou menos), é possível manter o filtro esportivo com a mesma capacidade filtrante do original? Obrigado.

•  
  • Responder
  • Compartilhar ›
    •  
    •  
    •  
  •  
  •  

•  
      •  
      •  

Felipe Hoffmann Bruno  um mês atrás

Bruno, é difícil responder sua pergunta, pois pode variar de caso a caso. Minha opinião de quem trabalha na área é: cada veículo teve vários engenheiros trabalhando durante 3 ou 4 anos para achar o melhor rendimento possível do filtro e da admissão de ar, mantendo toda a capacidade de filtragem necessária. Além disso, há também a engenharia dos fornecedores envolvidos.

Já trabalhei e fiz vários testes nesta área. Cheguei a "brincar" de tirar todo o sistema de admissão até o corpo de borboleta, deixando-a exposta no dinamômetro de bancada. A diferença de potência não chegou a 1%. Isso em motor aspirado: em motor turbo não muda nada, uma vez que o turbo sempre busca (girando mais ou menos) manter a pressão no coletor de admissão. Num caso extremo de filtro entupido, o turbo teria um pouco mais de tempo de resposta e poderia atingir sua capacidade de gerar mais pressão.

Minha opinião quanto a isso é manter o sistema original e pronto. Até quando se aplica turbo a um motor aspirado, recomendo a preparadores tentar usar o sistema de filtro e captação de ar original. Não se esqueça do efeito "placebo" que este tipo de "melhoria" traz: o motorista ouve o ar sendo sugado com o filtro esportivo e por consequência já tem impressão de que está mais rápido.

Postado
    11 horas atrás, Bereba disse:

Comentário no site BestCars sobre o assunto, em uma matéria sobre as novas tecnologias nos motores:

Bruno  um mês atrás

Que matéria fantástica. Simplesmente sensacional. Mas ainda tenho uma dúvida, a respeito dos chamados filtros esportivos. 
    Algumas marcas utilizam filtros inbox (na mesma caixa do filtro original, ou seja, não mudam o ponto de admissão) e com óleos especiais que em tese aumentariam a quantidade de ar admitido, sem diminuir a eficácia filtrante comparado ao filtro original (o óleo seria o responsável por isso). Inclusive esses mesmos fabricantes apregoam tempos enormes para realizar a manutenção (limpeza e reaplicação do óleo) do filtro (chegam até a valores na casa dos 100.000 km!). Minha dúvida é: é realmente possível que esses filtros esportivos tenham a mesma capacidade filtrante do filtro original? Se realizarmos a limpeza e reaplicação do óleo em prazos mais razoáveis (10.000 km, ou menos), é possível manter o filtro esportivo com a mesma capacidade filtrante do original? Obrigado.

•  
  • Responder
  • Compartilhar ›
    •  
    •  
    •  
  •  
  •  

•  
      •  
      •  

Felipe Hoffmann Bruno  um mês atrás

Bruno, é difícil responder sua pergunta, pois pode variar de caso a caso. Minha opinião de quem trabalha na área é: cada veículo teve vários engenheiros trabalhando durante 3 ou 4 anos para achar o melhor rendimento possível do filtro e da admissão de ar, mantendo toda a capacidade de filtragem necessária. Além disso, há também a engenharia dos fornecedores envolvidos.

Já trabalhei e fiz vários testes nesta área. Cheguei a "brincar" de tirar todo o sistema de admissão até o corpo de borboleta, deixando-a exposta no dinamômetro de bancada. A diferença de potência não chegou a 1%. Isso em motor aspirado: em motor turbo não muda nada, uma vez que o turbo sempre busca (girando mais ou menos) manter a pressão no coletor de admissão. Num caso extremo de filtro entupido, o turbo teria um pouco mais de tempo de resposta e poderia atingir sua capacidade de gerar mais pressão.

Minha opinião quanto a isso é manter o sistema original e pronto. Até quando se aplica turbo a um motor aspirado, recomendo a preparadores tentar usar o sistema de filtro e captação de ar original. Não se esqueça do efeito "placebo" que este tipo de "melhoria" traz: o motorista ouve o ar sendo sugado com o filtro esportivo e por consequência já tem impressão de que está mais rápido.

Boa noite meu amigo, td bem? Obrigado pelo seu comentário e pela sua atenção !!!

No meu humilde ponto de vista, como Eng. de Desenvolvimento de produto de ar condicionado automotivo. Concordo e discordo um pouco da opinião acima, mas como já disse, eu não fiz o teste em dinamômetro para saber a real diferença no meu caso, e sei tbm que esse tema é de longe já bem discutido e batido por mta gente por ai, como podemos ver inúmeros tópicos Brasileiros e tbm gringos abortando esse ponto.

Vamos lá, mais falando do meu caso, (minha opinião) concordo qd ele diz que retirando todo sistema de admissão e captação de ar não faz diferença e para mim deve até perder performance e eficiência, visto que, será coletado ar quente do cofre do motor e sem direcionamento de ar, um exemplo claro de que o direcionamento de ar é mto importante, é as carenagens dos F1 e de outros carros de corrida, qd retira a carenagens dos carros e mantém os radiadores no mesmo local , os carros fervem e tem que parar devido ao alto aquecimento dos motores, isto ocorre , porq o ar está la mesmo andando a mais de 300km/h está sem direcionamento para os trocadores de calor não adianta nada . E os turbos compressores realmente impulsionam o ar para dentro do motor com pressão controlada (eletronicamente ou manual), porém a turbina é acionada pelo ar do escape e tbm da admissão.

Discordo, quando diz que filtro de ar entupido fará a turbina gerar maior pressão , pois existem sistemas de controle eletrônico no veículo para isso não acontecer, senão essas empresas (filhas das montadoras) de alta performance , por exemplo, AMG, Ottinger, M Performance, Audi Sport GmbH, etc.... iriam optar por utilizar filtros com saturação elevada para aumento de potência. E se forçar a turbina a somente utilizar o ar com temperaturas altas do escape sem utilizar ar externo frio irá gerar uma diminuição da performance.

Bom, me desculpe tudo isso ai, mas devido aos meus estudos e trabalho são os meus pontos de vista a respeito.

Minha ideia , foi exatamente coletar e direcionar a maior quantidade de ar frio para a admissão da turbina que posteriormente irá enviar para o IC (diminuindo a temperatura ainda mais) e depois para câmara de combustão, porq quanto mais frio o ar chegar na câmara de combustão vai nos dar maior eficiência do sistema e maior performance, devido as moléculas do ar frio serem mais densas e compactadas.

Obrigado a todos ! e me desculpem esse falatório !! rsrsrsr

Abraços !!!

• 4 weeks later...
    Postado
    Em 19/06/2017 at 10:54 AM, sandrozalla disse:

Intake Modificado + Filtro K&N Inbox: 

IMG_2832.PNG

IMG_2830.PNG

IMG_2826.PNG

COMO VOCE FEZ ISSO???????? 
    Já fiz a abertura frontal, mas como que voce conseguiu fechar a parte aberta que tem atras?!?! 
    Quero muito fazer!!!! 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora