Como funciona o sensor crepuscular em relação o painel ?

Hida

Recommended Posts

Boa tarde pessoal ;

Quando peguei o golf mk7 a luminosidade do painel mesmo na posição " 0 " era constante ou melhor acesso ; porém devido um alerta de troca de óleo antecipada me fez retornar a CC para eles passarem o scanner (VAS) para arrumar o problema . 

Pois bem , depois disso o meu painel fica totalmente escuro com o botão do farol na posição " 0 " e apenas ligando o farol que o painel acende por completo , estranho pois quando mantinha na posição " 0 " com os vidros fechados o painel ficava apagado mas quando abria a janela ele acendia lentamente. 

Bem , primeiramente pensei que fosse um problema que ocorreu por terem mexido na parte eletronica do carro mas ai lembrei do sensor crepuscular (que imaginava que só funcionasse em relação ao acendimento ds faróis) ; e levando na CC novamente o tecnico disse que é normal por causa do sensor mas o correto não seria se estivesse de vidro fechado (escuro) o painel não devia acender e quando estivesse com a janela aberta (claro) devia apagar ? 

Então gostaria de saber dos amigos se essa informação é correta ou não . E se há possibilidade de manter acesso o painel mesmo na posição " 0 " como era antes . 

Obrigado pela ajuda ., 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hida, da minha experiência não há como o cluster ficar aceso todo o tempo na posição 0, ele sempre apagará quando a iluminação externa ficar abaixo de um certo patamar. Faz isso para lembrar o motorista da necessidade de acender o farol. Meu A3 anterior ao Golf funcionava da mesma maneira.

Meu chute é que você no começo dirigiu majoritariamente de dia, quando o painel ficava sempre aceso, e achou que era 100% do tempo assim. Acho que seu carro está normal.

P.S. o sensor crepuscular analisa a iluminação EXTERNA, desconheço a existência de sensores de iluminação interna no Golf

Talvez algum tweak de VCDS coloque o cluster aceso o tempo todo, tem que pesquisar.

Abs..

Link para o comentário

Realmente é o normal do veículo ; o tecnico disse que pelo fato de passar o VAS resetou todas as configurações e ficou original de fábrica . Mas vou acostumando com o sensor !  Valeu Truc pelo esclarecimento . !! 

Abraço 

Link para o comentário

lendo esse relato eu entendi uma charada, eu não tinha notado que ele apagava a luz do painel de instrumentos quando ficava escuro, na verdade eu não tinha notado que ele ficava aceso de dia.

so que quando escurece o painel fica completamente escuro e eu tenho que acender o farol pra ele acender :-)

agora vem a duvida, como ele faz isso se teiricamente meu golf não tem sensor crepuscular

UPDATE - o sensor é interno, pois o meu golf tem película G5, ao abrir os vidros e deixar o interior claro a iluminação do painel acende. fechando e deixando escuro ela apaga :-)

Link para o comentário

Também não tinha notado este controle automático de luminosidade do painel !  Hoje efetuei o mesmo procedimento do Anghinoni na garagem de casa.

O meu golf possui pélicula mais clara G20  mas ocorre também . Ao abrir apenas o vidro do motorista , oque aumenta a claridade interna a luminação do painel fica mais intensa e ao fechar a luminação praticamente desaparece.

Abs !

Link para o comentário