Recommended Posts

Postado

Amigos, como todos sabem comprei o meu veículo em novembro de 2013. De lá para cá, ou seja, depois de 3 anos e 8 meses, tenho pensando em modificar o período de troca dos componentes de revisão básica, em virtude que o meu veículo não é utilizado em condição severa muito embora complete 10.000km a cada 3 meses, rodando exclusivamente no DF. 

Que riscos estou acometendo ao motor se:

1 - Óleo - Troca a cada 15.000Km  (sugestão da VW 10.000km)

2 - Velas - Troca a cada 80.000Km (sugestão da VW 60.000km)

3 - Correias de comandos - 200.000Km ( sugestão da VW 120.000km)

4 - Filtro de ar do motor - 100.000km (sugestão da vw 90.000km)

5 - filtro do ar-condicionado 40.000km (sugestão da VW 30.000km)

As últimas 40 revisões eu realizei junto ao concessionário autorizado da VW, mas o que fazem nada mais é que trocar o óleo do carro. Até agora só fiz essas supostas "revisões" no concessionário autorizado, inclusive o serviço de troca de pastilha, disco, e fluído de freio.

Tenho monitorado (sem paranoias!) o nível de óleo, de arrefecimento (tem que substituir também?), a data de validade do fluído de freio, o estado dos pneus, o desgaste das pastilhas, enfim, o básico de uma inspeção visual, e não tenho observado nada de alarmante. Apesar de morar no DF, dificilmente estou preso em algum engarrafamento.

No momento, o único problema a resolver está com a embreagem. Faz de 1 ano que ela foi para o inferno. Meu modus operandi de dirigir é que tem segurado as pontas. Creio que ela ficará definitivamente comprometida em cerca de 20.000Km. 

.

Postado

Creio que o óleo do motor e correias são riscos desnecessários de se correr, pois os fabricantes de cada um indicam a vida útil, então não arriscaria.

Todos os outros creio que podem ser acompanhados e trocados conforme necessidade.

Faço uma observação com relação ao filtro de ar do motor. A VW recomenda 90k, no entanto, eu que nunca andei em estrada de terra e uso meu Highline 13/14 90% na estrada (castelo Branco)

na ultima troca de óleo e primeira fora da CCS pedi para tirar e verificar e qual não foi minha surpresa.

Estava inservível com 45k rodados.

Coloquei um novo.

Foto do filtro tá muito pesada pra colocar aqui, mas se quiser dar uma olhada mando por WhatsApp.

abs.

Postado
6 minutos atrás, Gustavo nascimento disse:

Creio que o óleo do motor e correias são riscos desnecessários de se correr, pois os fabricantes de cada um indicam a vida útil, então não arriscaria.

Vida útil existe mas eu acho que esse fator é apenas um denominador comum de uma complexa equação sabido, por exemplo, que não dá para prever as variáveis de modos de condução e cenários de tráfego. No passado a VW já havia sugerido a troca do óleo de motor dos EA111, para a  faixa dos 15.000Km. Os motores 1.0 tiveram problemas, inclusive, fundindo. Problemas relacionados a especificação do óleo, não ao tempo de troca do óleo. Os motores 1.6L praticamente não se ouviram reclamações. Na época ela reeditou o manual e reduziu a sugestão de troca de óleo para 10.000Km, além de mudar a especificação do óleo para os motores 1.0L. E se livrou do maior recall da história automobilística brasileira pois haviam 400.000 motores ea111 rodando com o óleo incorreto. Em relação às correias, tenho observado o canal do ADG e ele tem criticado bastante a fabricante Contitech por quebras e desgastes inesperados para produtos zerados e originais. O laudo da Contitech tem ido em desfavor do cliente, sempre. Comprei uma correia dentada no concessionário autorizado (fabricada no brasil), mas estou pensando seriamente em importar essa correia da Europa, e descartar essa que tenho aqui.

17 minutos atrás, Gustavo nascimento disse:

Faço uma observação com relação ao filtro de ar do motor. A VW recomenda 90k, no entanto, eu que nunca andei em estrada de terra e uso meu Highline 13/14 90% na estrada (castelo Branco)

Troquei o último filtro de ar na revisão dos 90k, e não fiquei impressionado. Aí ,sei lá, de repente é a qualidade do ar no DF que deve ser melhor pela ausência de industrias. 

------------------------

No plano de manutenção pelo site, a VW retirou as velas  de ignição e o filtro de ar do motor das revisões obrigatórias, de 10.000km aos 100.000km. Colocaram velas e o filtro de ar do motor apenas como "manutenção complementar" sugerindo 60k (ou 2 anos) para as velas, e 30k (ou 2 anos) para o filtro de ar do motor.

Postado

Eu concordo com o amigo acima, mas baseado na sua experiência de uso recomendo ser um pouco mais conservador na extensão dos prazos de troca de alguns itens. Ao invés de aumentar em 50%, tente 20% para as 2 ou 3 próximas trocas e vá monitorando o resultado.
Isso ocorre com uma relativa frequência na indústria e se chama manutenção preditiva (de previsão).
Mas na indústria antes de justificar essa mudança são conduzidos ensaios de modo de falha, análises de peças e componentes, etc. coisa que se torna um pouco difícil para pessoas "civis".
Só recomendo que vcnão confie puramente no check visual, vc precisa pelo menos de uma análise mais aprofundada para ter plena convicção que vá valer a pena.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Postado

olha..eu discordo sobre a troca de oleo e o filtro do oleo..ainda mais se o motor for turbinado.. no maximo troco com 5.000... ( experiencia propria, ja que trabalhamos com turbinas a 70 anos.) caso contrario o oleo vai perder muito a viscosidade.. mas se quiser pode trocar com 10.000..mas a vida da turbina cai pela metade..

Enviado de meu ASUS_Z00UD usando Tapatalk

Postado
Em 22/07/2017 at 0:47 PM, arvani1 disse:

olha..eu discordo sobre a troca de oleo e o filtro do oleo..ainda mais se o motor for turbinado.. no maximo troco com 5.000... ( experiencia propria, ja que trabalhamos com turbinas a 70 anos.) caso contrario o oleo vai perder muito a viscosidade.. mas se quiser pode trocar com 10.000..mas a vida da turbina cai pela metade..

Meu veículo dificilmente é submetido há algum stress mecânico.

Dirijo, na medida do possível, de forma absolutamente defensiva e tenho a vantagem de conviver com condições de trânsito bastante favoráveis.

Mas faço jus à etiqueta "bluemotion".

Na verdade, até me esqueço que o motor do Golf é turbo. Não ouço nada de dentro da cabine.

Isso me permite rodar pelo DF com uma autonomia de combustível até a casa dos 22km/L, em alguns percursos. A média está na casa dos 17km/L. Para um motor de 135.000km (que nunca recebeu tratamento especial algum), é algo quase inacreditável.

Então, no meu ponto de vista, o que está prevalecendo é o quanto de tempo (em horas) o óleo está cozinhando dentro do meu motor porque eu percorro 10.000Km em um intervalo de tempo (em horas) muito inferior que a maioria dos veículos (de outras realidades de tráfego) sabido que o trânsito no DF possui condições formidáveis. 

Já li relatos de turbina do TSi que abriram o bico. E qual é seria vida útil estimada para uma turbina?

Postado

Vida util de uma turbina , por padrao de fabrica eh de 100.000 km... isso trocando regularmente o oleo.. Filtros.. agora se fez o motor do carro a chance de ter problema eh praticamente certeiro tera problemas em breve por causa da limalha.. agora tem outros que passam dos 200.000 e a turbina esta boa..

Postado
15 horas atrás, arvani1 disse:

Vida util de uma turbina , por padrao de fabrica eh de 100.000 km... isso trocando regularmente o oleo.. Filtros.. agora se fez o motor do carro a chance de ter problema eh praticamente certeiro tera problemas em breve por causa da limalha.. agora tem outros que passam dos 200.000 e a turbina esta boa..

100.000 km é pouco demais, de onde tirou essa informação?

Postado

tirei dos fabricantes.. No caso do Golf, trabalham com turbinas da IHI e depois trocaram para Mitsubishi.. lembre-se que em marcha lenta a turbina ja esta girando em torno dos 10.000 rpm.. toda carregada ela gira em torno dos 150.000 rpm ou mais.. por isso que a vida dela eh bem mais curta que muitas outras pecas no motor..

Postado
tirei dos fabricantes.. No caso do Golf, trabalham com turbinas da IHI e depois trocaram para Mitsubishi.. lembre-se que em marcha lenta a turbina ja esta girando em torno dos 10.000 rpm.. toda carregada ela gira em torno dos 150.000 rpm ou mais.. por isso que a vida dela eh bem mais curta que muitas outras pecas no motor..

Sei que você trabalha com turbina, etc e tals, mas acho muito estranha essa informação. O fato dela estar a 10.000 rpm em marcha lenta não significa muita coisa. Ela foi projetada para, em suas condições normais de trabalho, acompanhar a vida útil do motor. Para fins de projeto, os fabricantes costumam trabalhar com não menos que 200.000 km para motores a gasolina e 300.000 km nos Diesel.

Obviamente que não se espera que todas as peças do motor durem isso. Certos componentes exigirão troca periódica (como filtros e velas) e outras troca após inspeção, como bombas e correias. Mas a turbina certamente não é um deles, tanto que nem sequer consta dos planos de inspeção do carro.

Há inúmeros Golfs que já passaram dos 100.000 km, alguns aqui no fórum inclusive, e são raríssimos os casos de quebra, pelo menos em carros que não foram "mexidos" pelos donos ou que não tiveram a manutenção negligenciada. No exterior, em que dezenas de modelos do grupo VAG usam esse motor TSI, não há nenhum histórico que justifique a sua afirmação.

Meu pai só anda em carros turbodiesel já tem uns 20 anos. Normalmente passa dos 120.000 km com seus carros. O atual está com 260.000 km e está funcionando perfeitamente bem.

Não quero dizer que seja impossível quebrar, só acho que a chance de ter um problema com a sua turbina não é diferente de ter um problema com qualquer outro componente de longa vida do motor. Digo isso apenas porque acho que já temos "neuras" em quantidade suficiente neste fórum e não precisamos de mais uma.

Abraço.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Postado
9 horas atrás, arvani1 disse:

Existe alguma documentação diponível na internet a esse respeito. Você poderia fornecer os links?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora