Freio de Estacionamento Elétrico do Golf (Guia de Manutenção)


iCardeX

Recommended Posts

Notas interessantes:

1 - Apenas 1 de 32 parafusos segredos pode tirar a roda do Golf. Quem perder o parafuso segredo está lascado! Quem tentar roubar a roda também!

2 - O freio de estacionamento eletrônico também funciona como freio de emergência porque é controlado a partir da central ABS. A partir de 7km/h, se o freio de mão eletrônico for acionado em situação de emergência, a central ABS controlará as 4 quatro rodas e atuará com eficiência máxima. Quando a velocidade for inferior a 7km/h o "motor" do freio de estacionamento elétrico irá, então, assumir o comando de frenagem.

3  - O sistema do freio de estacionamento eletrônico é escravo do sistema ABS/ESP, bem diferente da Tiguan e do Passat que tem um sistema independente e exclusivo de administração do freio de estacionamento eletrônico.

4 - Para acionar o sistema de frenagem de emergência é necessário "puxar" o botão, manter puxado até o final da frenagem.

 

 

 

 

 

 

 

A 4 RODAS puxou o freio de mão eletrônico do Q3 para descobrir o que acontecia:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, iCardeX disse:

Notas interessantes:

1 - Apenas 1 de 32 parafusos segredos pode tirar a roda do Golf. Quem perder o parafuso segredo está lascado! Quem tentar roubar a roda também!

2 - O freio de estacionamento eletrônico também funciona como freio de emergência porque é controlado a partir da central ABS. A partir de 7km/h, se o freio de mão eletrônico for acionado em situação de emergência, a central ABS controlará as 4 quatro rodas e atuará com eficiência máxima. Quando a velocidade for inferior a 7km/h o "motor" do freio de estacionamento elétrico irá, então, assumir o comando de frenagem.

3  - O sistema do freio de estacionamento eletrônico é escravo do sistema ABS/ESP, bem diferente da Tiguan e do Passat que tem um sistema independente e exclusivo de administração do freio de estacionamento eletrônico.

4 - Para acionar o sistema de frenagem de emergência é necessário "puxar" o botão, manter puxado até o final da frenagem.

 

 

 

 

 

 

 

A 4 RODAS puxou o freio de mão eletrônico do Q3 para descobrir o que acontecia:

 

Bom dia!

Resume pra mim: quem tem Golf alemão só pode trocar as pastilhas de freio traseiras através de um "VAG" (via software), caso contrário isso não será possível?

Diga que estou errado.....PQP!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!
Resume pra mim: quem tem Golf alemão só pode trocar as pastilhas de freio traseiras através de um "VAG" (via software), caso contrário isso não será possível?
Diga que estou errado.....PQP!

VCDS e OBDeleven funcionam também, kkkkkk....
Há quem faça "gambiarra", forçando as pastilhas. Obviamente, não é uma boa idéia...

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, RicW disse:


VCDS e OBDeleven funcionam também, kkkkkk....
Há quem faça "gambiarra", forçando as pastilhas. Obviamente, não é uma boa idéia...

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

Caramba! Q M!

A pessoa vai ficar presa a alguém que tenha um software, para fazer um serviço tão simples!

Eu mesmo já troquei as pastilhas de freio de um Gol que eu tive! Claro, não recomendo à curiosos!

Isso só encarece o serviço, pq não vai poder trocar as pastilhas em uma oficina simples!

E não sabia que não podia dar cavalo de pau com este freio eletrônico do Golf!

O lado bom, que ameniza, é que as pastilhas de freio traseira duram bastante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, RicW disse:


VCDS e OBDeleven funcionam também, kkkkkk....
Há quem faça "gambiarra", forçando as pastilhas. Obviamente, não é uma boa idéia...

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

Exatamente! Inclusive, fui alertado pelo mecânico da VW que já haviam recebido um veículo com o sistema de freio eletrônico danificado porque os putos tentaram liberar as pastilhas sem utilizar o comando de liberação via software. Seja lá que empresa foi, aqui no DF, forçaram com ferramentas a abertura e conseguiram empenar alguma coisa ali, não lembro o quê.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Caramba! Q M!

A pessoa vai ficar presa a alguém que tenha um software, para fazer um serviço tão simples!

Eu mesmo já troquei as pastilhas de freio de um Gol que eu tive! Claro, não recomendo à curiosos!

Isso só encarece o serviço, pq não vai poder trocar as pastilhas em uma oficina simples!

E não sabia que não podia dar cavalo de pau com este freio eletrônico do Golf!

O lado bom, que ameniza, é que as pastilhas de freio traseira duram bastante!

Pois é. Sem o software não é qualquer zé mexânico que consegue trocar as pastilhas. Há que se seguir o resto das orientações também. Ainda assim, na época em que eu cotei( há uns 2 anos) o serviço de troca das pastilhas traseiras no concessionário autorizado custava R$ 195,00. Meu veículo está com 132k, e  os discos traseiros ainda não perderam nem 1mm direito em desgaste, isso mensurado com o micrômetro do concessionário autorizado na revisão dos 110k. As pastilhas ainda são as originais, e creio que rodem cerca de 20.000Km. O autohold fica ligado, 99,99% do tempo ativado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, iCardeX disse:

Pois é. Sem o software não é qualquer zé mexânico que consegue trocar as pastilhas. Há que se seguir o resto das orientações também. Ainda assim, na época em que eu cotei( há uns 2 anos) o serviço de troca das pastilhas traseiras no concessionário autorizado custava R$ 195,00. Meu veículo está com 132k, e  os discos traseiros ainda não perderam nem 1mm direito em desgaste, isso mensurado com o micrômetro do concessionário autorizado na revisão dos 110k. As pastilhas ainda são as originais, e creio que rodem cerca de 20.000Km. O autohold fica ligado, 99,99% do tempo ativado.

Show de bola a durabilidade!

Vc sabe qual é a espessura do disco original e até quanto ele é aceitável?

Suas pastilhas traseiras estão com 132k? Maravilha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Show de bola a durabilidade!

Vc sabe qual é a espessura do disco original e até quanto ele é aceitável?

Suas pastilhas traseiras estão com 132k? Maravilha!

Do disco dianteiro a epopeia foi narrada aqui:

Os discos traseiros, não tenho certeza, mas creio que o padrão TH seja 22mm, e a espessura mínima 20mm. Na próxima revisão, confirmo com certeza. No site da FREMAX o modelo BD4271, tem o TH padrão em 20mm, e o mínimo em 18mm. De qualquer forma são apenas 2mm de material para degaste. O dianteiro são 3mm.

f4896610b3d785a372b5f06b78fe3a4a.jpg

4fa8201ea8cd8a2df4e4abd2bbd38df7.jpg

nnVnHi1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jorge Jox disse:

Show de bola a durabilidade!

Vc sabe qual é a espessura do disco original e até quanto ele é aceitável?

Suas pastilhas traseiras estão com 132k? Maravilha!

Uso o Golf exatamente da mesma forma que eu utilizava o Golf G5, a única diferença é que o Gol G5 eu trocava de marchas com bastante frequência e o Golf pelo torque absurdo roda mais em 6ª marca . Para mim está está muito óbvio que os componentes críticos tem outro padrão de qualidade e construção. A essa altura eu lembro do meu antigo G5, revisado de forma religiosa, e considerando 132k.

Gol G5:

1 - As 2 juntas homocinéticas foram par ao espaço na ordem dos 100k. A diferença de estágio de dano, da junta homocinética direita para a esquerda foi de 3.000Km, ou seja, na faixa dos 97k e 100k.
2 - 13 alinhamentos e balanceamentos haviam sido concluídos e os pneus mal duraram os 100k de trabalho. Eram os Pirelli P7, a época.

3 - O cabo de aço de todas as máquinas de vidro haviam rompido. Tomei banho de chuva numa certa ocasião!

4 - Pastilhas dianteiras e traseira já haviam sido trocadas.

5 - Discos dianteiro idem.

6 - O botão de regulagem dos retrovisores "auto-quebrou" na pontinha do meu dedo. 

7 - 3 trocas de palheta de limpeza do vidro haviam sido concluídas.

8 - Os cabos de vela haviam sido substituídos na revisão dos 100k. 

9 - Correia dentada havia sido substituída na revisão dos 90k.

10 - 2 intervenções de ckeckup haviam sido pagas para verifica o estado de desgaste das lonas de disco. Pedi o checkup por conta própria, mas as lonas estavam inteiras.

11 - O motor foi submetido a uma limpeza completa do sistema de arrefecimento para melhor o aspecto do líquido de arrefecimento. O líquido estava "podre" porque sempre completavam com água da torneira. 30.000km depois, estava oxidado novamente.

 12 - A conduíte que levava água do reservatório do para-brisa furou do nada.

13 - 4 pneus já haviam sido substituídos.

14 - 3 trocas de lâmpadas de faróis e freio já haviam sido concluídas.

E o Golf em 132k?

1 - 1 troca de lâmpadas dos faróis.

2 - 1 troca de pastilha dianteira.

3 - 1 substituição do par de discos dianteiros.

O resto foi o de praxe o sugerido pela manutenção preventiva do concessionário autorizado, seguindo o plano de revisão da VW. Basicamente só trocaram o óleo do veículo. Acompanhei todas as revisões. 

O único porém é que com 178.000km o Gol estava com a embreagem funcionando plane e perfeitamente, e desde os 90k\100K a embreagem do Golf está ruim. Isso me dá até muita raiva porque eu não sou retardado e sei operar o sistema da maneira mais adequada e sinuosa possível. Muita sacanagem morrer em R$ 6.000,00 com uma peça que danificou-se prematuramente.

E os pneus que não querem acabar....? E aí que porra é essa???

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, iCardeX disse:

Uso o Golf exatamente da mesma forma que eu utilizava o Golf G5, a única diferença é que o Gol G5 eu trocava de marchas com bastante frequência e o Golf pelo torque absurdo roda mais em 6ª marca . Para mim está está muito óbvio que os componentes críticos tem outro padrão de qualidade e construção. A essa altura eu lembro do meu antigo G5, revisado de forma religiosa, e considerando 132k.

Gol G5:

1 - As 2 juntas homocinéticas foram par ao espaço na ordem dos 100k. A diferença de estágio de dano, da junta homocinética direita para a esquerda foi de 3.000Km, ou seja, na faixa dos 97k e 100k.
2 - 13 alinhamentos e balanceamentos haviam sido concluídos e os pneus mal duraram os 100k de trabalho. Eram os Pirelli P7, a época.

3 - O cabo de aço de todas as máquinas de vidro haviam rompido. Tomei banho de chuva numa certa ocasião!

4 - Pastilhas dianteiras e traseira já haviam sido trocadas.

5 - Discos dianteiro idem.

6 - O botão de regulagem dos retrovisores "auto-quebrou" na pontinha do meu dedo. 

7 - 3 trocas de palheta de limpeza do vidro haviam sido concluídas.

8 - Os cabos de vela haviam sido substituídos na revisão dos 100k. 

9 - Correia dentada havia sido substituída na revisão dos 90k.

10 - 2 intervenções de ckeckup haviam sido pagas para verifica o estado de desgaste das lonas de disco. Pedi o checkup por conta própria, mas as lonas estavam inteiras.

11 - O motor foi submetido a uma limpeza completa do sistema de arrefecimento para melhor o aspecto do líquido de arrefecimento. O líquido estava "podre" porque sempre completavam com água da torneira. 30.000km depois, estava oxidado novamente.

 12 - A conduíte que levava água do reservatório do para-brisa furou do nada.

13 - 4 pneus já haviam sido substituídos.

14 - 3 trocas de lâmpadas de faróis e freio já haviam sido concluídas.

E o Golf em 132k?

1 - 1 troca de lâmpadas dos faróis.

2 - 1 troca de pastilha dianteira.

3 - 1 substituição do par de discos dianteiros.

O resto foi o de praxe o sugerido pela manutenção preventiva do concessionário autorizado, seguindo o plano de revisão da VW. Basicamente só trocaram o óleo do veículo. Acompanhei todas as revisões. 

O único porém é que com 178.000km o Gol estava com a embreagem funcionando plane e perfeitamente, e desde os 90k\100K a embreagem do Golf está ruim. Isso me dá até muita raiva porque eu não sou retardado e sei operar o sistema da maneira mais adequada e sinuosa possível. Muita sacanagem morrer em R$ 6.000,00 com uma peça que danificou-se prematuramente.

E os pneus que não querem acabar....? E aí que porra é essa???

 

Vejo pelo seu relato e resultados, que vc sabe tratar muito bem um carro, o que o coloca num grupo muito seleto e pequeno de pessoas!

Uma embreagem durar 90/100k não é comum para a maioria das pessoas e sim somente para aqueles que sabem utilizá-las, que é o seu caso!

Você não é cupim de ferro! rsrsrs

Mas nem tudo é perfeito!

A substituição desta embreagem está caríssima a esse valor de 6000! Ela poderia ser realmente um pouco mais forte e ir perfeita, contigo, até uns 120k, no meu entendimento!

Acredito que os discos do DSG sejam mais fracos ainda e durem menos!

Imagina trocá-los! :wacko:

Mas você está de parabéns! No geral, seu carro está ótimo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Vejo pelo seu relato e resultados, que vc sabe tratar muito bem um carro, o que o coloca num grupo muito seleto e pequeno de pessoas!

Uma embreagem durar 90/100k não é comum para a maioria das pessoas e sim somente para aqueles que sabem utilizá-las, que é o seu caso!

Você não é cupim de ferro! rsrsrs

Mas nem tudo é perfeito!

A substituição desta embreagem está caríssima a esse valor de 6000! Ela poderia ser realmente um pouco mais forte e ir perfeita, contigo, até uns 120k, no meu entendimento!

Acredito que os discos do DSG sejam mais fracos ainda e durem menos!

Imagina trocá-los! :wacko:

Mas você está de parabéns! No geral, seu carro está ótimo!

Só um porém.... no dia em que vier uma manutenção séria para o Golf estamos todos lascados! No orçamento abaixo, não coloquei os 4 amortecedores e as bandejas. Deve chegar perto dos R$ 20.000,00, sem brincadeiras. 

Entrará em xeque a questão de um aumento considerável de roubos do Golf MK7 justamente para alimentar o mercado de manolos que será carente de peças de reposição. Praticamente não existem peças paralelas no nosso mercado.. Até hoje não encontrei o Kit de embreagem compatível para o MK7 no Brasil. O carro não é considerado Premium segundo a VW, mas as peças..... em fim....

Sorte de quem conseguir vender... azar de quem for comprar.... ou não....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Jorge Jox disse:

A substituição desta embreagem está caríssima a esse valor de 6000! Ela poderia ser realmente um pouco mais forte e ir perfeita, contigo, até uns 120k, no meu entendimento!

Eu ainda estou utilizando o mesmo conjunto de embreagem! Não foi substituída. Me adaptei, sinergicamente falando, ao atual estágio de funcionamento dela. Sei "conversar" perfeitamente com esse motor TSi.  Dá para rodar mais uns 20.000km, na minha realidade trânsito e modos de condução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, iCardeX disse:

Só um porém.... no dia em que vier uma manutenção séria para o Golf estamos todos lascados! No orçamento abaixo, não coloquei os 4 amortecedores e as bandejas. Deve chegar perto dos R$ 20.000,00, sem brincadeiras. 

Entrará em xeque a questão de um aumento considerável de roubos do Golf MK7 justamente para alimentar o mercado de manolos que será carente de peças de reposição. Praticamente não existem peças paralelas no nosso mercado.. Até hoje não encontrei o Kit de embreagem compatível para o MK7 no Brasil. O carro não é considerado Premium segundo a VW, mas as peças..... em fim....

Sorte de quem conseguir vender... azar de quem for comprar.... ou não....

Vi num site da VW, acho que essa semana mesmo, colocando o Golf como um Premium! Só não me lembro de qual país! Neste site inclusive se encontrava o "Atlas", não sei se você conhece, é um SUV maior que o Tuareg!

Mas de qualquer forma, ser Premium não justifica preços altos!

Sem contar os "problemas internos", bomba d'água elétrica, por exemplo, ser a mesma entre o Fox e o Golf  e ser bem mais cara no Golf (não tenho certeza se realmente há diferença entre elas), o código das duas são diferentes, pelo o que andei vendo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Jorge Jox disse:

Vi num site da VW, acho que essa semana mesmo, colocando o Golf como um Premium! Só não me lembro de qual país! Neste site inclusive se encontrava o "Atlas", não sei se você conhece, é um SUV maior que o Tuareg!

Mas de qualquer forma, ser Premium não justifica preços altos!

Sem contar os "problemas internos", bomba d'água elétrica, por exemplo, ser a mesma entre o Fox e o Golf  e ser bem mais cara no Golf (não tenho certeza se realmente há diferença entre elas), o código das duas são diferentes, pelo o que andei vendo!

A galera tem que se empenhar em descobrir quais o restantes das peças compatíveis com o Golf MK7. Olhe isso e veja se não é uma afronta a inteligência do consumidor?

RH7gkJh.png

Me inscrevi no site reparadorvw.com.br só para saber o que é que estava rolando nos bastidores do treinamento.

Em tempo: Quando o botão de controle dos retrovisores do meu antigo G5 quebrou, a autorizada me cobrou, apenas pelo botão, uma bagatela de R$ 400,00 (R$ 400,00, em 2010 era muita grana!!), fora que ainda tinha uns R$ 250,00 de mão de obra. Morrer em R$ 750,00, em 2010, por conta um ridículo botão de um carro popular? Não! Depois de um tempo, o Golf 4,5 de um amigo sofreu acidente e ele acabou dando PT. Meu amigo me vendeu o botão de controle dos retrovisores do carro dele por R$ 40,00. Desmontei a porta toda, e instalei cuidadosamente o botão. Apesar de ser exatamente idêntico, e inclusive o chicote de conexão, não funcionou! Eu não sabia, até então, que existia a tal proteção de componente. Sabe o que fiz? Desmontei toda a engrenagem do botão do Golf, tudo mesmo, e remontei o botão utilizando a plaquinha controladora do botão quebrado do G5, e, voilá, funcionou!!!! Na hora eu falei 50 palavrões seguidos! Também foi um cagaço de quase 3 horas principalmente por conta de micro esferas que tiveram que ser transplantadas de um botão para o outro. A engenhosidade mecânica de trabalho do botão era bem interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, iCardeX disse:

A galera tem que se empenhar em descobrir quais o restantes das peças compatíveis com o Golf MK7. Olhe isso e veja se não é uma afronta a inteligência do consumidor?

RH7gkJh.png

Me inscrevi no site reparadorvw.com.br só para saber o que é que estava rolando nos bastidores do treinamento.

Em tempo: Quando o botão de controle dos retrovisores do meu antigo G5 quebrou, a autorizada me cobrou, apenas pelo botão, uma bagatela de R$ 400,00 (R$ 400,00, em 2010 era muita grana!!), fora que ainda tinha uns R$ 250,00 de mão de obra. Morrer em R$ 750,00, em 2010, por conta um ridículo botão de um carro popular? Não! Depois de um tempo, o Golf 4,5 de um amigo sofreu acidente e ele acabou dando PT. Meu amigo me vendeu o botão de controle dos retrovisores do carro dele por R$ 40,00. Desmontei a porta toda, e instalei cuidadosamente o botão. Apesar de ser exatamente idêntico, e inclusive o chicote de conexão, não funcionou! Eu não sabia, até então, que existia a tal proteção de componente. Sabe o que fiz? Desmontei toda a engrenagem do botão do Golf, tudo mesmo, e remontei o botão utilizando a plaquinha controladora do botão quebrado do G5, e, voilá, funcionou!!!! Na hora eu falei 50 palavrões seguidos! Também foi um cagaço de quase 3 horas principalmente por conta de micro esferas que tiveram que ser transplantadas de um botão para o outro. A engenhosidade mecânica de trabalho do botão era bem interessante.

A bomba d'água que falei é uma elétrica! Essa daí, acho que é a mecânica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jorge Jox disse:

Sem contar os "problemas internos", bomba d'água elétrica, por exemplo, ser a mesma entre o Fox e o Golf  e ser bem mais cara no Golf (não tenho certeza se realmente há diferença entre elas), o código das duas são diferentes, pelo o que andei vendo!

Jorjão, velho companheiro de guerra...

Que eu saiba o Fox não tem bomba de agua elétrica, apenas o Golf, para refrigerar a turbina, nos momentos em que o motor entra no start/stop!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, anghinoni1982 disse:

Jorjão, velho companheiro de guerra...

Que eu saiba o Fox não tem bomba de agua elétrica, apenas o Golf, para refrigerar a turbina, nos momentos em que o motor entra no start/stop!

Abraços!

Muito bem observado e lembrado!

Pensava que a "bomba fortuna" fosse a elétrica e soube que ela resfria a turbina nas paradas do motor nos "start stops" e quando se desliga o carro! Já a ouvi funcionando durante minutos após desligar o carro. Um assovio muiiiito baixo!

Mas não imaginava que ela estivesse alí só por causa do turbo. Imaginei que circulasse água em algum outro componente e por isso existir tbm no Fox!

Mas vc esclareceu tudo!

Então a "bomba fortuna" é a mecânica mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Muito bem observado e lembrado!

Pensava que a "bomba fortuna" fosse a elétrica e soube que ela resfria a turbina nas paradas do motor nos "start stops" e quando se desliga o carro! Já a ouvi funcionando durante minutos após desligar o carro. Um assovio muiiiito baixo!

Mas não imaginava que ela estivesse alí só por causa do turbo. Imaginei que circulasse água em algum outro componente e por isso existir tbm no Fox!

Mas vc esclareceu tudo!

Então a "bomba fortuna" é a mecânica mesmo!

Por falar nisso, não sei se no UP TSI tenha, mas eu acho que não.

Alias, alguém, já viu essa bomba elétrica?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, iCardeX disse:

Pois é. Sem o software não é qualquer zé mexânico que consegue trocar as pastilhas. Há que se seguir o resto das orientações também. Ainda assim, na época em que eu cotei( há uns 2 anos) o serviço de troca das pastilhas traseiras no concessionário autorizado custava R$ 195,00. Meu veículo está com 132k, e  os discos traseiros ainda não perderam nem 1mm direito em desgaste, isso mensurado com o micrômetro do concessionário autorizado na revisão dos 110k. As pastilhas ainda são as originais, e creio que rodem cerca de 20.000Km. O autohold fica ligado, 99,99% do tempo ativado.

Boa noite amigo. Deixa eu ver se entendi bem, sei Golf está com 132.000 kms??? Seu carro é um laboratório. Posso fazer algumas perguntas? Já teve ploblemas com a mecatrônica? Trocou a embreagem?? Alguma outra coisa que ache importante dividir com o grupo??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Blackbird disse:

Boa noite amigo. Deixa eu ver se entendi bem, sei Golf está com 132.000 kms??? Seu carro é um laboratório. Posso fazer algumas perguntas? Já teve ploblemas com a mecatrônica? Trocou a embreagem?? Alguma outra coisa que ache importante dividir com o grupo??

Amigo, o carro do cara é mecânico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...