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Polo 200 TSI AT


Yuri_RL

Pergunta

http://g1.globo.com/carros/noticia/volkswagen-polo-tera-painel-100-digital-nas-versoes-mais-caras.ghtml

Enquanto não saem informações mais detalhadas de sites mais técnicos (Flatout, Autoentusiastas...), envio o link da matéria que considerei a mais completa.

Já deve ser de ciência de todos, pois em todos os cantos ontem se divulgou essa matéria. E através dela podemos elaborar perspectivas mercadológicas da linha VW: Gol, Up, Polo e MK7,5.

Gol:

Permanecerá no EA-111 e no 1.0 3 cil. Sem perspectiva de renovação ou adequação tecnológica por um longo tempo. Voltará a ser carro de frota, lugar que nunca deveria ter saído.

Up:

Uma provável nova geração daqui 2 anos, afastando completamente do modelo europeu. Será maior, mais altinha, mais porta-malas, central multimídia, teto solar opcional bem ao gosto brasileiro. Plataforma será a mesma NSF, com mesma motorização e inclusão da opção tiptronic no TSI.

Arrisco a dizer que terá versões sedã e pickup, substituindo Voyage e Saveiro respectivamente.

Polo:

Únicas certezas: 1.0 TSI 128cv com cambio tiptronic e uma versão mais barata com motor aspirado. Com relação ao motor aspirado levantaram a bola de upgrade do 1.0 3 cil para 90cv. Faria sentido para bater de frente com Argo 1.0 com preço abaixo dos 50k. Porém canibalizaria com o Up.

Por outro lado temos o EA-211 em estoque, pouco aproveitado. Justificaria seu uso, uma vez que a VW deixará de usar deslocamento cúbico como referência de nomeclatura, e usará torque em N.m.

1.4 TSI 99% de chance de não acontecer.

MK7,5:

Preço de Premium. A VW vai sim encarecer ele mais para afastar do Polo. MSI vai para as cucuias. Arrisco dizer que o 1.4T manual seguirá o mesmo caminho. Teremos 1.0 TSI MT, 1.0 TSI AT, 1.4 TSI AT e 2.0 TSI AT. Tiptronic e eixo de torção seguem o jogo. Tela TFT e comando por gestos nos pacotes Premium de Highline e GTI como novidades.

Nova nomeclatura:

"O Polo será o primeiro a estampar o nome “200 TSI” para o motor 1.0 turbo de 3 cilindros, de 128 cv. Neste caso, o 200 representa o torque máximo em Nm (Newton-metro). O Nm não é a métrica mais usada no Brasil, que normalmente adota o kgfm para informar o torque.

A escolha foi feita porque o Nm dá um número mais “bonito” para o marketing – 200 Nm é a mesma coisa que 20,4 kgfm, por exemplo."

200-tsi-automatic-high-res.jpg

Eu gostei. Achei perfeito essa jogada da VW. O Brasileiro tem o estigma da cilindrada enraizado. Os TSIs são notadamente reverenciados pelo torque. Então nada melhor que utilizar seu melhor atributo como nomeclatura. Lembra a padronização de nomes das Mecs e BMs de 10 anos atrás. Mas em vez de cilindrada, torque. Vai dar nó na cabeça de muito sabichão aí. Imaginem a linha:

- Up 160 TSI

- Polo 200 TSI

- Golf 200 TSI

- Golf 250 TSI

Caso fosse aplicado ao GTI seria 350 TSI. E no Jetta seriam Jetta 250 TSI e Jetta 280 TSI.

Off: Não entendi porque a categoria "Mundo VW' está setada como perguntas rs.

Saudações:

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5 horas atrás, Willy disse:

Difícil encontrar pessoas que gostem de carro e defendam tanto a QR como o Jorge... rsrsrs

Ta aí uma reportagem boa:

https://www.flatout.com.br/testamos-o-novo-polo-200-tsi-na-estrada-dos-romeiros-avaliacao-detalhada/

Willy, talvez não tenha sido claro ou detalhado o suficiente!

Defendo a QR como revista impressa!

Ela já errou diversas vezes! Eu até já escrevi pra ela relatando, mas ela não me respondeu! :D

Mas outras revistas erram também! Eu também erro! Quem não erra?

A QR existe desde 1960 e foi pioneira diversas vezes com equipamentos de medição para teste em veículos, que na época só tinha em umas poucas revistas americanas e algumas europeias! Um deles se chamava Correvit, era um show de aparelho!

Mas acho a metodologia de teste dela muito boa! Não mostra interesse em exaltar os tempos obtido pelos carros!

Por exemplo, teste de aceleração: ela faz 6 passagens, sendo 3 em cada sentido e depois descarta o melhor e o pior resultado, fazendo uma média aritmética dos 4 resultados considerados! Isto tudo com ar condicionado desligado e vidros fechados!

No final você tem um resultado bem próximo do real alcançável na rua! Podendo talvez até fazer melhor!

Acredito que esteja aí, o porque dos tempos de aceleração da revista QR serem sempre maior que os tempos da revista Car And Drive! Não sei como a C&D faz!

Sem contar que a QR faz os testes em Limeira, algumas centenas de metros acima do nível do mar! Antigamente ela testava a velocidade máxima dos carros na pista circular, chamada de "reta infinita" de propriedade da GM! 

A revista Car And Drive também acho legal, inclusive tem uma linguagem muito mais jovial e interessante que a da QR, prende mais a leitura

Uma vez escrivei para ela relatando um erro! Ela me respondeu! :D

Tem revistas que escondem "podres'! A QR contou que ao fazer teste de aceleração do Nissan GTR, o que eles deixaram pro final da bateria de testes realizados, só puderam executar uma única vez, porque o câmbio DCT do carango superaqueceu! Micou!

Um Porsche 911 não faz um mico deste!

Já assisti o mesmo ocorrer com esse carro, num vídeo de uma revista de Portugal! O piloto de teste alegou que ao levar o carro ao extremo em um circuito, luzes e sinais de advertência no paine acusavam pane no carro e assim era obrigado a reduzir a velocidade!

Esses são alguns dos motivos que gosto da QR! Tenho muitos outros também!

Aproveito pra informar que o novo Porsche 911 GT2 RS acaba de ser o carro de serie mais rápido a dar uma volta em Nurburgring, recorde com 6:47,3 minutos!

Enjoy it! :D

 

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Não sei se repararam, mas a frente e a traseira mudaram também.

Na frente colocaram um parachoque com um bocão gigantesco e cheio de vincos, bem deselegante comparado ao do europeu. Mas dizem que é uma "melhoria", para ficar mais "agressivo".

Na Europa há faróis halogenos e full LED, porém SEMPRE com projetores e SEMPRE com DRLs em LED (uma linha ondulada por baixo dos projetores). Por aqui, simplificaram bruto com a opção única com dupla parábola, sem DRLs. Apenas no Highline, um arremedo de DRL nos neblinas. Igual ao vendido na África do Sul.

Na Europa as lanternas traseiras são em LED. Em Banânia? Fizeram aquela mesma malandragem do Up: lâmpadas incandescentes imitando LED.

Na Europa, há gente questionando se ainda vale a pena comprar um Golf, de tão bom que ficou esse polo. Por aqui, a VW não vai ter esse "problema".

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6 minutos atrás, RicW disse:

Não sei se repararam, mas a frente e a traseira mudaram também.

Na frente colocaram um parachoque com um bocão gigantesco e cheio de vincos, bem deselegante comparado ao do europeu. Mas dizem que é uma "melhoria", para ficar mais "agressivo".

Na Europa há faróis halogenos e full LED, porém SEMPRE com projetores e SEMPRE com DRLs em LED (uma linha ondulada por baixo dos projetores). Por aqui, simplificaram bruto com a opção única com dupla parábola, sem DRLs. Apenas no Highline, um arremedo de DRL nos neblinas. Igual ao vendido na África do Sul.

Na Europa as lanternas traseiras são em LED. Em Banânia? Fizeram aquela mesma malandragem do Up: lâmpadas incandescentes imitando LED.

Na Europa, há gente questionando se ainda vale a pena comprar um Golf, de tão bom que ficou esse polo. Por aqui, a VW não vai ter esse "problema".

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Achei o parachoque dianteiro europeu mais elegante, mas por outro lado, achei o brasileiro mais esportivo, com aquela tarja preta de 4 cm de altura e as  limhas laterais que sobem!

Quanto as lampadas de LED ou incandescente, não há o que discutir, LED são bem mais bonitas, sem comparação!

Mas a reposição de um LED é muitíssimo mais caro que uma incandescente! Talvez preocupação pelo nosso mercado ser muito caro para tudo!

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Achei o parachoque dianteiro europeu mais elegante, mas por outro lado, achei o brasileiro mais esportivo, com aquela tarja preta de 4 cm de altura e as  limhas laterais que sobem!
Quanto as lampadas de LED ou incandescente, não há o que discutir, LED são bem mais bonitas, sem comparação!
Mas a reposição de um LED é muitíssimo mais caro que uma incandescente! Talvez preocupação pelo nosso mercado ser muito caro para tudo!
Verdade, Jorge. Mas a menos de uma colisão, as lâmpadas de LED são praticamente eternas. Já as halógenas vão perdendo o brilho e até queimam com certa facilidade.

Não acho que o LED deveria ser a regra, mas poderia ser ao menos um opcional. Assim como os xénon do Golf. Quanto à ausência dos projetores, foi economia de custo mesmo. Pura e simples.

Abraço!

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Não sei se repararam, mas a frente e a traseira mudaram também.

Na frente colocaram um parachoque com um bocão gigantesco e cheio de vincos, bem deselegante comparado ao do europeu. Mas dizem que é uma "melhoria", para ficar mais "agressivo".

Na Europa há faróis halogenos e full LED, porém SEMPRE com projetores e SEMPRE com DRLs em LED (uma linha ondulada por baixo dos projetores). Por aqui, simplificaram bruto com a opção única com dupla parábola, sem DRLs. Apenas no Highline, um arremedo de DRL nos neblinas. Igual ao vendido na África do Sul.

Na Europa as lanternas traseiras são em LED. Em Banânia? Fizeram aquela mesma malandragem do Up: lâmpadas incandescentes imitando LED.

Na Europa, há gente questionando se ainda vale a pena comprar um Golf, de tão bom que ficou esse polo. Por aqui, a VW não vai ter esse "problema".

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Por mais que concorde com vc ainda vejo uma "vantagem" nas lanternas e faróis em LED não figurarem no Polo brasileiro: essa tecnologia ainda é muito cara para equipar um modelo que, segundo a própria VW, tem a missão de retomar os áureos tempos de Best seller. As vezes menos é mais... uma lanterna ou farol em LED não apenas encarecem o preço de venda como também o do seguro.
E sim, na Europa também tem Polo pelado... abaixo imagens das versões Trendline (1.0 aspirada) e Comfortline (1.0 TSI) diretamente do configurador da VW Alemanha.
Achei bastante parecido com o daqui.92d277b846d376f81934e0c9d3afd8dd.jpg4b8f77f6d26ac79007b4181816d62830.jpg368b65d733a52b086fb43c10d290348b.jpg

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Verdade. Inclusive os faróis. Mas seria legal poder equipar o brasileiro com faróis melhores, ao menos em opção.

Abraço

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Eu ainda acho que estão preparando algo nesse sentido no Virtus (Polo sedā), para destaca-lo numa faixa de preço entre R$75 e R$85 mil e poder brigar com City e o futuro Yaris sedã. Quem sabe até num Polo GT / GTI.
İnclusive tem uma imagem de uma suposta versão topo de linha dele que, me parece, apresenta um projetor. A foto tem baixa definição então pode ser que eu esteja vendo coisas... :)a0e212e556dde8046af78812f4d4e132.jpg

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16 minutos atrás, RicW disse:

Verdade, Jorge. Mas a menos de uma colisão, as lâmpadas de LED são praticamente eternas. Já as halógenas vão perdendo o brilho e até queimam com certa facilidade.

Não acho que o LED deveria ser a regra, mas poderia ser ao menos um opcional. Assim como os xénon do Golf. Quanto à ausência dos projetores, foi economia de custo mesmo. Pura e simples.

Abraço!

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Concordo contigo e torço para que a teoria se materialize na prática, quanto a durabilidade dos LED!

Digo isso porque quando lançaram o CD, disseram que seria praticamente eterno e a realidade foi completamente diferente!

Lampadas eletrônicas deveriam durar 8x mais que as incandescentes! Mas na realidade, duram um pouco mais e perdem muito o brilho com o passar dos anos!

Xenon custam os olhos da cara, mas já tem gente de GTI e TSI com brilhos amarelados e o carro começou a vender em no 2013/2014!

Na minha renovação de seguro, agora pela Sulamerica, veio diferenciações absurdas para franquias de lanternas e faróis de LED e faróis de Xenon! Farol comum 300,00 de LED/Xenon 1.700,00 ; lanterna comum 250,00 de LED 700,00

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Concordo contigo e torço para que a teoria se materialize na prática, quanto a durabilidade dos LED!
Digo isso porque quando lançaram o CD, disseram que seria praticamente eterno e a realidade foi completamente diferente!
Lampadas eletrônicas deveriam durar 8x mais que as incandescentes! Mas na realidade, duram um pouco mais e perdem muito o brilho com o passar dos anos!
Xenon custam os olhos da cara, mas já tem gente de GTI e TSI com brilhos amarelados e o carro começou a vender em no 2013/2014!
Na minha renovação de seguro, agora pela Sulamerica, veio diferenciações absurdas para franquias de lanternas e faróis de LED e faróis de Xenon! Farol comum 300,00 de LED/Xenon 1.700,00 ; lanterna comum 250,00 de LED 700,00
Então, há uma certa confusão quanto à durabilidade dos faróis de xénon. Tendemos a acreditar que eles sejam eternos mas não é bem assim.

Não sou especialista no assunto mas, pelo pouco que li, entendo que a durabilidade deles está muito relacionada ao número de ciclos, e menos ao tempo de uso. Ou seja: o que degrada as lâmpadas é ligar e desligar, mais até do que deixá-las ligadas.

Quem apenas liga os faróis quando necessário terá xénon bom por um bom tempo. Quem tem mania de piscar farol no retrovisor dos outros, vai ter que trocar bem antes. Há um certo consenso de que, bem usado, o xénon deve durar ao menos uns 2 ou 3 anos. Passou disso, é bom ficar atento às mudanças de coloração. E trocar, lâmpadas e reatores.

Abraço!

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Então, há uma certa confusão quanto à durabilidade dos faróis de xénon. Tendemos a acreditar que eles sejam eternos mas não é bem assim.

Não sou especialista no assunto mas, pelo pouco que li, entendo que a durabilidade deles está muito relacionada ao número de ciclos, e menos ao tempo de uso. Ou seja: o que degrada as lâmpadas é ligar e desligar, mais até do que deixá-las ligadas.

Quem apenas liga os faróis quando necessário terá xénon bom por um bom tempo. Quem tem mania de piscar farol no retrovisor dos outros, vai ter que trocar bem antes. Há um certo consenso de que, bem usado, o xénon deve durar ao menos uns 2 ou 3 anos. Passou disso, é bom ficar atento às mudanças de coloração. E trocar, lâmpadas e reatores.

Abraço!

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Nessas horas prefiro meus faróis pé de boi, se queimarem amanhã eu vou ali na esquina e compro uma lâmpada de boa qualidade por 20 reais e tá resolvido. Vai trocar xênon e reator de boa qualidade pra ver o estrago.


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2 horas atrás, RicW disse:

Então, há uma certa confusão quanto à durabilidade dos faróis de xénon. Tendemos a acreditar que eles sejam eternos mas não é bem assim.

Não sou especialista no assunto mas, pelo pouco que li, entendo que a durabilidade deles está muito relacionada ao número de ciclos, e menos ao tempo de uso. Ou seja: o que degrada as lâmpadas é ligar e desligar, mais até do que deixá-las ligadas.

Quem apenas liga os faróis quando necessário terá xénon bom por um bom tempo. Quem tem mania de piscar farol no retrovisor dos outros, vai ter que trocar bem antes. Há um certo consenso de que, bem usado, o xénon deve durar ao menos uns 2 ou 3 anos. Passou disso, é bom ficar atento às mudanças de coloração. E trocar, lâmpadas e reatores.

Abraço!

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Um colega engenheiro eletricista já me falou dessa questão de ligar e desligar lâmpadas diminuir a durabilidade. Se bem me lembro, a complicação está nas lampadas de necessitam de reator.

Eu podendo escolher, vou de LED! Me passa mais firmeza que a complexa lâmpada de xênon, que necessita até de lavador de farol, além dos ajustes automáticos que elas realizam!

LED tem construção mais simples e acho mais confiável! Pode ser que tenham até menor alcance que as de xênon! Na realidade não sei sobre isso! Mas estou vendo que o mundo automotivo está sendo direcionado para ela!

Acho que o xênon vai morrer!

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Em 29/09/2017 at 1:49 PM, chrisarec disse:

E olha que esse fuscão parece que só tem tração traseira.....Porsche é Porsche

Sim, somente tração traseira!

Mas nesse tipo de pista e seca, o alívio de peso por não ter tração dianteira é mais vantajoso que a tração nas 4!

Agora são só dois Porsches e dois Lamborghinis que conseguiram andar abaixo de 7 minutos lá!

O Golf Clubsport S perdeu em abril o título de tração dianteira mais rápido de lá!

O Golf tem um tempo de 7:47,19 min, mas o Honda Civic Type R comeu ele com 7:43,80 min!

 

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22 horas atrás, sighup disse:


Nessas horas prefiro meus faróis pé de boi, se queimarem amanhã eu vou ali na esquina e compro uma lâmpada de boa qualidade por 20 reais e tá resolvido. Vai trocar xênon e reator de boa qualidade pra ver o estrago.


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As minhas halógenas estão amarelinhas, igual o Registro de Nascimento do @Jorge Jox.

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Nessas horas prefiro meus faróis pé de boi, se queimarem amanhã eu vou ali na esquina e compro uma lâmpada de boa qualidade por 20 reais e tá resolvido. Vai trocar xênon e reator de boa qualidade pra ver o estrago.

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Os últimos halogenos que comprei já beiravam uns 120 Temers, e não eram muito especiais: aqueles Osram Cool Blue simples ou os Philips equivalentes.

Mas concordo com você: comparados os preços, é uma disparidade bizarra.

No entanto eu os considero um investimento. Dirijo muito e, em viagens longas, prefiro pegar a estrada após o por-do-sol. Antes de comprar o Golf não ligava para isso, achava até de certa forma frescura, mas hoje estou convencido de que estes faróis são o acessório mais interessante do meu carro. Pelo aumento de segurança que proporcionam, valem cada centavo.

Em carros simples, gostaria de tê-los em opção. Eu escolheria eles em detrimento de rodas grandes, pintura especial, bancos de couro, etc. Com absoluta certeza.

Abraço

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Eu viajo 250km por semana, sempre a noite. Farol bom, pra mim, é fundamental. Ontem mesmo, tinha um cadáver de um cachorrão branco na pista, parecia um carneiro, vi meio em cima (estava chovendo), e quase deu tempo de desviar. Acabei passando sobre a perna dele. O Xenon da Winpower pra mim é muito top, será difícil eu ter outro carro que não tenha projetor + xenônio (ou led).

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Aliás, isso, pra mim, seria um problema, se quisesse comprar um novo Cruze...

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Esse é um que, pelo preço, deveria oferecer algo ao menos na versão top. Toda a concorrência séria oferece. Achei imperdoável.

Abraço

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5 horas atrás, RicW disse:

Os últimos halogenos que comprei já beiravam uns 120 Temers, e não eram muito especiais: aqueles Osram Cool Blue simples ou os Philips equivalentes.

Mas concordo com você: comparados os preços, é uma disparidade bizarra.

No entanto eu os considero um investimento. Dirijo muito e, em viagens longas, prefiro pegar a estrada após o por-do-sol. Antes de comprar o Golf não ligava para isso, achava até de certa forma frescura, mas hoje estou convencido de que estes faróis são o acessório mais interessante do meu carro. Pelo aumento de segurança que proporcionam, valem cada centavo.

Em carros simples, gostaria de tê-los em opção. Eu escolheria eles em detrimento de rodas grandes, pintura especial, bancos de couro, etc. Com absoluta certeza.

Abraço

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1 hora atrás, Barbosa51 disse:

Eu viajo 250km por semana, sempre a noite. Farol bom, pra mim, é fundamental. Ontem mesmo, tinha um cadáver de um cachorrão branco na pista, parecia um carneiro, vi meio em cima (estava chovendo), e quase deu tempo de desviar. Acabei passando sobre a perna dele. O Xenon da Winpower pra mim é muito top, será difícil eu ter outro carro que não tenha projetor + xenônio (ou led).

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Já ouviram falar da descoberta revolucionária para proteção dos olhos? São lentes produzidas com CR39. Aqui segue link...

 

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Existem 2 tipos de faróis em LED: os de matriz de LEDs, exemplo os da Honda (Civic Touring e agora o Fit EXL) e os de LED com projetor (Toyota Corolla Altis e Prius).

O primeiro tipo além de dar um aspecto visual legal, também é o mais eficiente e o mais caro. Já o segundo usa uma lâmpada em LED muito similar aos modelos oferecidos no mercado de tuning (os tais LED CREE). São menos eficiente porém mais barato pra repor.

Comparados ao xenon, a vantagem é que consomem menos energia elétrica (e consequentemente menos combustível), além de durarem mais. Em termos de facho, iluminam tão bem como o xenon para curtas distâncias, sem ofuscar tanto, pois a linha de corte da luz é baixa. Porém como tem alcance baixo, iluminam pouco em distâncias maiores - mesmo o farol alto.

Eu prefiro os LEDs nos faróis de neblina.

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Fazendo uma analogia grotesca....Seriam como a evolução dos televisores; Tubo, Plasma, LCD, Led....Eu particularmente nunca dirigi ou andei como carona em carro que possui Xénon ou Led originais de fábrica. Pelo que vcs dizem devem ser bom mesmo. Sempre observo carros que possuem tal recurso o facho de luz clareia uma barbaridade.

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