Gasolina 87 octanas IAD/AKI. E.U.A. pode! Brasil não!???


Thiagocs

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Esse debate sobre octanagem (podium vs comum) acontece a muitos anos inclusive em vários forums (htforum, bmw forum, a3 clube..). Eu vou deixar aqui meu testumunho como experiência própria,

já tive carros que precisavam de gasolina premium 98 RON ( A3 2.0, BMW 335i reprogramada), como tenho agora um GTI que necessita 95 RON.

 

Como o amigo acima falou, por lei nossa gasolina precisa ter o mínimo de 87 octanas e 82 MON. Não existe regulamentação sobre RON. Fazendo conta (RON+MON/2), o mínimo que a nossa

gasolina tem é 93 RON. RON é bem mais alto pela adição do Etanol, por isso que a gasolina de 87 octanas AKI nos EUA, não pode ser comparada com a nossa de 87, pois a nossa possui maior RON.

O GTI (assim como TSI) foi desenvolvido para funcionar plenamente (100%) com gasolina 95 RON. Infelizmente é impossivel saber se nossa gasolina comum tem 93 RON, 94 ou 95. Por alguns testes que vi

na net, ficou em torno de 94-95 RON. Então a tabela é a seguinte:

 

A gasolina Comum possui:

Octanagem MON = 82 octanas
Octanagem IAD >  87 octanas
Octanagem RON > 94 octanas

A gasolina Premium (ipiranga/shell vpower racing) possui:
Octanagem MON = 85 octanas
Octanagem IAD > 91 octanas
Octanagem RON > 98 octanas

A gasolina Podium possui:
Octanagem MON = não especificada
Octanagem IAD > 95 octanas
Octanagem RON > 100 octanas (105 aproximadamente)

 

Pela minha experiência:

Os carros que dirigi que precisam de 98 RON (premium) funcionavam muito bem com premium, quando colocava comum notava uma ligeira queda na performance, erá nitido.

Agora no caso do GTI (95 RON), na prática não percebo nenhuma diferença (considerável) usando comum, premium e podium. As vezes, tenha a 'impressão" de ele ficar pouquíssimo mais solto com podium, mas pode ser efeito placebo.

Devido a diferença de preço (pago 3,75 na Vpower X 5 podium), para mim o investimento não compensa de maneira nenhuma usar podium/premium, pois a comum já atende as especificações de octanageme tenho um ótimo desempenho.

Quanto ao consumo, já fiz uma infinidade de testes com todos carros que tive em diversas situação, e em nenhum momento a diferença passou de 1 ou 2% então cheguei a conclusão que o consumo não muda considerando comum/premium/podium.

 

 

 

 

 

 

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Isso que você falou é verdade. A questão é que a injeção direta por ser dentro do cilindro permite o uso de gasolina até com menor octanagem. Tenho JB4 e por ele da pra logar o carro. O log utilizando gasolina comum se for em baixa carga e com temperatura amena não altera muito. Se o carro tiver algum upgrade ou em temperaturas muito altas que a IAT aumenta, não tem jeito, ele irá atrasar o ponto de injeção.

O ideal seria colocar nossa premium que são as V power Racing ou Ipiranga, mas realmente o preço proibitivo impede. Nos EUA, a diferença por galão fica em torno de 50 a 7o centavos de dolar, o que dá uma média de 4 a 5 dolares por tanque. Pra eles é um valor irrisório entre a regular e a premium. No brasil o valor já fica proibitivo

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  • 2 months later...

Amigos sou de guarapari espirito santo.A gasolina aqui ainda da pra se fazer graca.Tenho abastecido so com aditivada e o desempenho da minha mosca branca e muito bom.

A media esta acima do esperado.So afundo o pe em situacoes criticas mas penso na danada da bomba que abasteci e na proxima que vou parar eh eh eh

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  • 1 month later...

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