Octapro vs Podium


fstenaglia

Recommended Posts

Meu gti mexicano, sempre usei Podium, desde de zero. Agora desde essa greve dos caminhoneiros, na busca por gasolina, acabei colocando comum e depois aditivada. Parei de usar podium devido ao preco tambem. Mas nao sei nao... parece que quando nao usei podium, o consumo aumentou um pouco. Teria que andar mais para ver... mas sei la....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alt2000 disse:

Meu gti mexicano, sempre usei Podium, desde de zero. Agora desde essa greve dos caminhoneiros, na busca por gasolina, acabei colocando comum e depois aditivada. Parei de usar podium devido ao preco tambem. Mas nao sei nao... parece que quando nao usei podium, o consumo aumentou um pouco. Teria que andar mais para ver... mas sei la....

Idem, venho usando V-Power Max agora, o consumo com Podium é um pouco melhor, mas não sei se chega a 5%.

Seu veículo está 0, o meu foi melhorando com o tempo, depois dos 1500km iniciais vc vai perceber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/06/2018 at 5:55 PM, Desbravador disse:

Idem, venho usando V-Power Max agora, o consumo com Podium é um pouco melhor, mas não sei se chega a 5%.

Seu veículo está 0, o meu foi melhorando com o tempo, depois dos 1500km iniciais vc vai perceber.

Peguei um gti nacional na "liquidação" kkkkk ... como o carro esta novo... voltei a usar podium. Problema que ele esta bem gastão. Normal ne... esta amaciando. Mas so por curiosidade... faço uma vez por semana um trecho de 30 km, pista dupla. No mexicano, andando a 100 km/h, ia fazendo 14 a 15, ate mais... no nacional foi fazendo 12, 13... ate menos ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, já fiz vários testes com Podium nos carros que tive (reprogramados, originais que precisavam de gasolina Premium), usar podium NÃO altera o consumo em nada, por ter 2% a menos de alcool na teoria seria 0,66% mais econômico, como diferenças de até 5% no consumo dificilmente conseguimos sentir na prática (pois é quase impossivel replicarmos exatemente as mesmas condições) podemos concluir que não há diferença no consumo.

Acho que achei uma fórmula mágica para aproveitarmos melhor potência dos nossos motores TSI. Pesquisei bastante sobre misturar gasolinas de diferentes octanagens e vi que nos EUA os próprios postos misturam os blends apra obter o mid-grade (que seria a gasolina intermediária) então a mistura é praticamente linear.

Considerando que a devemos chegar a 91 octanas IAD, a podium tendo 97IAD e a comum 87 a proporção fica 40% Podium 60% Comum.

Num tanque de 50L daria:

30L Comum  (R$ 4,50) = 135

20L Podium (R$ 6,00) =  120

 

Custo total: R$  255 para encher o tanque contra R$ 300,00 da podium.

 

Estou testando desde o  último tanque e tenho gostando bastante do resultado no meu GTI.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alt2000 disse:

Peguei um gti nacional na "liquidação" kkkkk ... como o carro esta novo... voltei a usar podium. Problema que ele esta bem gastão. Normal ne... esta amaciando. Mas so por curiosidade... faço uma vez por semana um trecho de 30 km, pista dupla. No mexicano, andando a 100 km/h, ia fazendo 14 a 15, ate mais... no nacional foi fazendo 12, 13... ate menos ...

O meu está com 6500km ainda está fazendo 12,5Km/L com podium, nessas condições. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lobin disse:

O meu está com 6500km ainda está fazendo 12,5Km/L com podium, nessas condições. 

Vou esperar para ver... mas em tese... os motores são iguais, assim como o cambio. Não sei se é porque aro 18... mas como comentei num outro lugar, do aro 17 para o 18... acho que não muda o diamentro total da roda ne?!. Visto que se aumenta o aro e diminui o pneui. Enfim, espera que melhore no consumo... senão não vou entender o porque do nacional gastar mais que o mexicano sendo iguais.

Uma coisa que notei... no mexicano, em DRIVE normal, quando passa da 2 para a 3, o conta giros ia a 2000 rpm. No nacional vai a 2100, 2200, retem um pouco mais a marcha. Agora se colocar no modo ECO no nacional, a troca da 2 para 3 marcha é como no NORMAL do mexicano.

Nacional acho que mudaram um pouco a programacao do cambio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, alt2000 disse:

Vou esperar para ver... mas em tese... os motores são iguais, assim como o cambio. Não sei se é porque aro 18... mas como comentei num outro lugar, do aro 17 para o 18... acho que não muda o diamentro total da roda ne?!. Visto que se aumenta o aro e diminui o pneui. Enfim, espera que melhore no consumo... senão não vou entender o porque do nacional gastar mais que o mexicano sendo iguais.

Uma coisa que notei... no mexicano, em DRIVE normal, quando passa da 2 para a 3, o conta giros ia a 2000 rpm. No nacional vai a 2100, 2200, retem um pouco mais a marcha. Agora se colocar no modo ECO no nacional, a troca da 2 para 3 marcha é como no NORMAL do mexicano.

Nacional acho que mudaram um pouco a programacao do cambio.

Vou descobrir na prática se muda o consumo do 17 para o 18, semana que vem estou colocando o aro 18 e já saindo viajar.

Isto que vc comentou sobre trocar a marcha acima de 2000 rpm me incomodava no início, bom saber que o Mexicano não fazia isto, vou tentar algum tipo de reprogramação junto a CSS. 

Só em tempo, o meu é nacional e tem se portado muito economicamente. 

Até vou deixar as fotos:

Viajando a 100km/h (com média menor devido ao tráfego) fazendo 19km/l - http://prntscr.com/k0jxul

Pequeno percurso rodoviário tendo que andar bem devagar devido ao trânsito fazendo 16.2km/l - http://prntscr.com/k0jwfm

Apesar do GTI ser um esportivo, eu ando bem na maciota, deixo pra brincar somente quando estou sozinho na rodovia. Se for tentar fazer média no GTI dando aceleradas mais fortes nas ultrapassagens... vai ser 12/14 km/l mesmo.  As ultrapassagens eu realizo na casquinha do acelerador, as vezes puxo pra S quando é necessário. Dica: usem piloto automático sempre que possível, ajuda consideravelmente no consumo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Desbravador disse:

Vou descobrir na prática se muda o consumo do 17 para o 18, semana que vem estou colocando o aro 18 e já saindo viajar.

Isto que vc comentou sobre trocar a marcha acima de 2000 rpm me incomodava no início, bom saber que o Mexicano não fazia isto, vou tentar algum tipo de reprogramação junto a CSS. 

Só em tempo, o meu é nacional e tem se portado muito economicamente. 

Até vou deixar as fotos:

Viajando a 100km/h (com média menor devido ao tráfego) fazendo 19km/l - http://prntscr.com/k0jxul

Pequeno percurso rodoviário tendo que andar bem devagar devido ao trânsito fazendo 16.2km/l - http://prntscr.com/k0jwfm

Apesar do GTI ser um esportivo, eu ando bem na maciota, deixo pra brincar somente quando estou sozinho na rodovia. Se for tentar fazer média no GTI dando aceleradas mais fortes nas ultrapassagens... vai ser 12/14 km/l mesmo.  As ultrapassagens eu realizo na casquinha do acelerador, as vezes puxo pra S quando é necessário. Dica: usem piloto automático sempre que possível, ajuda consideravelmente no consumo.

 

 

Excelentes medias... Mas o meu imagino porque esta em fase de amaciamento... Nao lembro... mas acho que em 2015, quando comprei o meu mexicano... tambem cheguei a me queixar do consumo no inicio. Vamos esperar para ver...

Quanto a mudanca de marcha acima de 2 mil...acho que me acostumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Eu acho que deve mudar do 17 para o 18. Talvez pouca coisa, mas muda. Deve subir um pouco a massa do material da roda (alumínio) que mesmo sendo mais leve ainda assim deve pesar mais.
Sabe se a tala continua 225 ou aumenta também?

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk
 

Acho que mesmo aumentando um pouco o peso... acho que nao deve mudar muito nao no consumo. Como disse no post acima... respondeu ao amigo, esta na fase de amaciamento.

Quanto a medida do pneu... o meu antigo era o 225/45 r17, usava original um michelin primacy HP, depois de 62 mil km... troquei por uma michelin primacy 3 na mesma medida.

O atual com aro 18, veio com o pneu Bridgestone Potenza S001 na medida 225/40 R 18.

Amigos... no inicio fiquei com receio de pegar com pacote SPORT, por vir com esse perfil baixo. Porque moramos no brasil ne... cheio de buraco.

Mas fiquei com medo dos gti em liquidacao sumirem e eu ficar sem.

Problema é o preco do pneu.. quando troquei os 17... cada michelin paguei 409 reais.

So por curiosidade, liguei para algumas lojas.... e esse bridgestone potenza S001 custa 1200 CADA

To f..

kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Coloquei a merda da gasolina DT Clean (Ipiranga) no meu carro e desde então o motor fica "borbulhando" na primeira partida. Já estou no segundo tanque de álcool desde o abastecimento e ainda acontece isso, acompanhado de um forte cheiro de gasolina saindo do escapamento (novamente, 2o tanque com álcool). O que venho notando é que essa condição vem diminuindo e se eu desligar e ligar novamente a ignição, ele normaliza. İnteressante também é que não acende absolutamente nenhuma luz no painel.
O que será que pode ser isso?

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Coloquei a merda da gasolina DT Clean (Ipiranga) no meu carro e desde então o motor fica "borbulhando" na primeira partida. Já estou no segundo tanque de álcool desde o abastecimento e ainda acontece isso, acompanhado de um forte cheiro de gasolina saindo do escapamento (novamente, 2o tanque com álcool). O que venho notando é que essa condição vem diminuindo e se eu desligar e ligar novamente a ignição, ele normaliza. İnteressante também é que não acende absolutamente nenhuma luz no painel.
O que será que pode ser isso?

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
 

Particularmente só uso a aditivada da Ipiranga e nunca tive problemas. Mas há que se tomar cuidado com a adoção da gasolina aditivada de qualquer bandeira. O aditivo, como tu bem deve saber, nada mais é que um detergente. Se o teu motor já estiver com algum nível de contaminação lá dentro do tanque de combustível (resíduos depositados), esse detergente da gasolina vai é criar sérios problemas com o funcionamento do motor do Golf, ainda mais quando sabemos que a tecnologia da injeção é a direta. O certo seria você tentar adaptar lentamente o motor para usar o combustível aditivado, misturando proporções baixas a cada tanque completado. Já rodei bem mais que 500.000Km (gasolina aditivada) sem jamais ter realizado qualquer tipo de limpeza no motor. Mas com o meu antigo Gol G5, enquanto eu abastecia-o com 100% álcool, o motor, embora não sofresse perda de desempenho, ficava com ruídos bem escroto. Borbulhava e parecia motor de carro velho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente só uso a aditivada da Ipiranga e nunca tive problemas. Mas há que se tomar cuidado com a adoção da gasolina aditivada de qualquer bandeira. O aditivo, como tu bem deve saber, nada mais é que um detergente. Se o teu motor já estiver com algum nível de contaminação lá dentro do tanque de combustível (resíduos depositados), esse detergente da gasolina vai é criar sérios problemas com o funcionamento do motor do Golf, ainda mais quando sabemos que a tecnologia da injeção é a direta. O certo seria você tentar adaptar lentamente o motor para usar o combustível aditivado, misturando proporções baixas a cada tanque completado. Já rodei bem mais que 500.000Km (gasolina aditivada) sem jamais ter realizado qualquer tipo de limpeza no motor. Mas com o meu antigo Gol G5, enquanto eu abastecia-o com 100% álcool, o motor, embora não sofresse perda de desempenho, ficava com ruídos bem escroto. Borbulhava e parecia motor de carro velho.
Talvez eu tenha errado em encher o tanque com ela sem antes testar. Mas isso sequer me passou pela cabeça uma vez que já havia feito isso com gasolinas de outras marcas (em especial a Grid e a V-Power). No manual dos flex há a recomendação de, a cada 3 ou 4 tanques de etanol abastecer com gasolina - o que particularmente eu respeito. Normalmente o que faço é colocar gasolina comum e um frasco de aditivo Octanebooster da STP (ainda que pareça inócuo, percebo uma ligeira melhora de rendimento em relação ao só gasolina). Dessa vez, devido ao preço atrativo da DT Clean, resolvi arriscar. Talvez estivesse adulterada ou batizada, o fato é que se tem uma coisa que me preocupo muito é com a saúde do motor, se tiver algum depósito ou incrustações deve ser mínimo e totalmente compatível com a idade /km do carro.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloquei a merda da gasolina DT Clean (Ipiranga) no meu carro e desde então o motor fica "borbulhando" na primeira partida. Já estou no segundo tanque de álcool desde o abastecimento e ainda acontece isso, acompanhado de um forte cheiro de gasolina saindo do escapamento (novamente, 2o tanque com álcool). O que venho notando é que essa condição vem diminuindo e se eu desligar e ligar novamente a ignição, ele normaliza. İnteressante também é que não acende absolutamente nenhuma luz no painel.
O que será que pode ser isso?

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk



Usei a DT Clean por alguns anos, sem qualquer tipo de problema. Eu apostaria no batismo.

Abraço

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Usei a DT Clean por alguns anos, sem qualquer tipo de problema. Eu apostaria no batismo.

Abraço

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Também estou achando que foi isso... Ontem fui gravar um vídeo pra mostrar o sintoma e ele desapareceu. Lamentável que abasteci num posto ligado ao Pão de Açúcar próximo a casa da minha cunhada. Não dá mais pra confiar...
Abraço e Feliz 2019!

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Octapro eu nunca experimentei, sempre faço uma espécie de rodízio com Podium, DTClean e V-Power da Shell...nunca tive problema com nenhuma das gasolinas e quando vou encher sempre são ao menos 30 litros e o carro não chega a estranhar nenhuma delas.

O que noto é que o consumo com a Podium fica ligeiramente maior, talvez de forma inconsciente eu dirijo pisando mais no acelerador :)

Já que citaram consumo, no meu carro que está com 8600km rodados, o computador indica 14,9km/L num trajeto de 84km de estrada com velocidade média de 90km/h, isso foi de Sorocaba pra SP pela Castelo Branco.  Já tentei usar o piloto automático e a impressão que dá é que ele consome mais pra manter a velocidade que eu "seto"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Octapro eu nunca experimentei, sempre faço uma espécie de rodízio com Podium, DTClean e V-Power da Shell...nunca tive problema com nenhuma das gasolinas e quando vou encher sempre são ao menos 30 litros e o carro não chega a estranhar nenhuma delas.

O que noto é que o consumo com a Podium fica ligeiramente maior, talvez de forma inconsciente eu dirijo pisando mais no acelerador [emoji4]

Já que citaram consumo, no meu carro que está com 8600km rodados, o computador indica 14,9km/L num trajeto de 84km de estrada com velocidade média de 90km/h, isso foi de Sorocaba pra SP pela Castelo Branco.  Já tentei usar o piloto automático e a impressão que dá é que ele consome mais pra manter a velocidade que eu "seto"...
Edson,

Seu carro tem seleção de modos de condução?

No meu, percebo o seguinte: no modo normal ele mantém a velocidade "cravada" no ponto em que eu setei, variando 1 ou 2 km/h. O consumo aumenta sim um pouco em comparação com a condução sem cruise control. Já no modo eco ele permite uma variação maior em torno do ponto de ajuste (não é incomum perder uns 5 a 7 km/h em uma subida, por exemplo), mas o consumo é até um pouco menor do que quando mantenho a velocidade manualmente.

Em todo caso, essas variações para mais ou para menos não passam de 1 km/l. Outros fatores, como a velocidade mantida em si, a realização de pequenos trechos de aceleração para ultrapassagens e a "vontade" com que retomo a velocidade após uma saída de pedágio afetam o consumo muito mais.

Abraço!

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 1/2/2019 at 5:24 PM, RicW disse:

Edson,

Seu carro tem seleção de modos de condução?

No meu, percebo o seguinte: no modo normal ele mantém a velocidade "cravada" no ponto em que eu setei, variando 1 ou 2 km/h. O consumo aumenta sim um pouco em comparação com a condução sem cruise control. Já no modo eco ele permite uma variação maior em torno do ponto de ajuste (não é incomum perder uns 5 a 7 km/h em uma subida, por exemplo), mas o consumo é até um pouco menor do que quando mantenho a velocidade manualmente.

Em todo caso, essas variações para mais ou para menos não passam de 1 km/l. Outros fatores, como a velocidade mantida em si, a realização de pequenos trechos de aceleração para ultrapassagens e a "vontade" com que retomo a velocidade após uma saída de pedágio afetam o consumo muito mais.

Abraço!

Sent from my SM-G935F using Tapatalk
 

Ah, meu carro como já disseram em algum tópico é o PE (pobre edition) sem modos de condução, o cruise control atua da forma que você descreveu no modo normal do seu carro.  Aí muitas vezes prefiro ir na raça mesmo fazendo essas variações pra menos na velocidade pra tentar manter um bom consumo...

Acabei de encher de podium, vou tentar prestar mais atenção.

Alguns podem pensar: "o cara tem um GTi e está preocupado com consumo?!".  Quando o carro é daily drive, só bebe (com vontade) gasolina e as ruas e estradas estão cheias de radares não dá pra ficar acelerando toda hora, infelizmente :)  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, meu carro como já disseram em algum tópico é o PE (pobre edition) sem modos de condução, o cruise control atua da forma que você descreveu no modo normal do seu carro.  Aí muitas vezes prefiro ir na raça mesmo fazendo essas variações pra menos na velocidade pra tentar manter um bom consumo...

Acabei de encher de podium, vou tentar prestar mais atenção.

Alguns podem pensar: "o cara tem um GTi e está preocupado com consumo?!".  Quando o carro é daily drive, só bebe (com vontade) gasolina e as ruas e estradas estão cheias de radares não dá pra ficar acelerando toda hora, infelizmente [emoji4]  
Edson,

Quem pensa assim é burro mesmo. Já dizia o pai de um amigo meu: "o sujeito não enriquece porque ganha muito dinheiro, mas sim porque sabe viver gastando pouco".

Brincadeiras à parte, além da questão financeira há outros motivos para economizar suco de dinossauro. Ou não teríamos carros premium a cada dia mais eficientes.

Abraço!

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RicW disse:

Edson,

Quem pensa assim é burro mesmo. Já dizia o pai de um amigo meu: "o sujeito não enriquece porque ganha muito dinheiro, mas sim porque sabe viver gastando pouco".

Brincadeiras à parte, além da questão financeira há outros motivos para economizar suco de dinossauro. Ou não teríamos carros premium a cada dia mais eficientes.

Abraço!

Sent from my SM-G935F using Tapatalk
 

Ricardo,

Tem como vc projetar um vórtex para o meu Borão, e melhorar com isso o arrasto induzido do bagual?

Tô conseguindo umas melhoras significativas, fechei recente um ciclo de 7.0000Km e o lazarento deu média(95% estrada e 5% cidade) de 13.3Km/L. Já tá no limite, näo tem como melhorar, tá na rapa do tacho.

Já tà com mais de 13KKm, agora na segunda quinzena de Janeiro farei um tour pelo nosso estado natal. Iremos em Castro, Carambéi, Vila Velha, Ponta Grossa(O Comedor De Fast Food e O Chefe Da Papuda Do Distrito Federal, chegam até a revirar o olhinhos) e de la desceremos para Foz Do Iguaçu.

Já no retorno passaremos lá na terra onde até as minhocas tem medo, Don Pedrito(Ponta Porã).  Vou ficar no trecho 15 dias, devo rodar uns + ou - 6.000Km. Verei se com o vórtex projetado por vc, somado as vias duplicadas e gasosa PY eu consiga boas médias.

Forte abraçaço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
Resumindo:

+7 cv em carro comum

+15 cv em carro esportivo

E no caso do Golf Tsi, que não chega a ser um motor comum tampouco esportivo? Na única vez que eu testei a gasolina Podium (e cheio de expectativas), a única coisa que ficou nítido para mim foi o custo na bomba. De resto, não percebi absolutamente nada de diferente....

 

 

Aliás, tirando os 50L da premium, meu motor não se desintegrou ao rodar 172.000km com gasolina acrescida de detergente.

 

3f6170cea4f4324d9507d0922ccdd617.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...