Velas - Golf TSI


ThalesR

Recommended Posts

6 horas atrás, iCardeX disse:

As velas que tenho aqui, código VW 042 905 612c possuem a referência da Bosh, na mesma embalagem, que é o código 0 241 145 519.

As velas são DUPLA PLATINA. 

Está no site do fabricante.

Não tem para onde correr.

qtnGQSl.png

KQgypHE.png

 

d89b0617e8cacccf319670b075622911.jpg

 

7a5e06386ad79160518489fbd8c03aea.jpg

 

j1zBHOi.png

iCardex, as velas apresentadas no post do @saulo coelho são de códigos: 04E 905 602A, que são aplicadas no TSI 1.4 Flex. Pela foto do post, se trata do manual do Golf nacional.

Não sei se os Golfs mexicanos e alemães utilizam a mesma vela do nacional. Não acredito que isso ocorra, tendo em vista que um motor flex pode trabalhar com 100% de álcool.

Velas para motores a álcool possuem grau térmico maior (dissipam o calor mais rapidamente), enquanto para motores a a gasolina acontece o inverso.

Há muitos fatores que são considerados na escolha da vela, dentre eles destaco o combustível e a taxa de compressão. Mas como se trata de motores turbos com injeção direta e um é flex e o outro não é, confusão total!

Somente os universitário "Volkswagenianos" podem responder! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

iCardex, as velas apresentadas no post do@saulo coelho são de códigos: 04E 905 602A, que são aplicadas no TSI 1.4 Flex. Pela foto do post, se trata do manual do Golf nacional.
Não sei se os Golfs mexicanos e alemães utilizam a mesma vela do nacional. Não acredito que isso ocorra, tendo em vista que um motor flex pode trabalhar com 100% de álcool.
Velas para motores a álcool possuem grau térmico maior (dissipam o calor mais rapidamente), enquanto para motores a a gasolina acontece o inverso.
Há muitos fatores que são considerados na escolha da vela, dentre eles destaco o combustível e a taxa de compressão. Mas como se trata de motores turbos com injeção direta e um é flex e o outro não é, confusão total!
Somente os universitário "Volkswagenianos" podem responder! 
Eu que postei a foto do Manual. Na verdade um suplemento que veio junto do Manual que é edição 08.2016 e não fala nada do motor 1.0 TSI. Curiosamente apresenta dados de 4 motores: 1.4 TSI Bluemotion 101 kW, 1.4 TSI 110 kW, 1.6 MSI 82 kW e a 2.0 TSI. Em nenhum canto deste manual (que é o livreto mais grosso) fala sobre as especificações ou mesmo código das velas. Só nesse suplemento que fotografei. Estranho a VW não divulgar essa informação no manual.
Em todos esses anos nessa indústria vital é a primeira vez que vejo isso.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Eu que postei a foto do Manual. Na verdade um suplemento que veio junto do Manual que é edição 08.2016 e não fala nada do motor 1.0 TSI. Curiosamente apresenta dados de 4 motores: 1.4 TSI Bluemotion 101 kW, 1.4 TSI 110 kW, 1.6 MSI 82 kW e a 2.0 TSI. Em nenhum canto deste manual (que é o livreto mais grosso) fala sobre as especificações ou mesmo código das velas. Só nesse suplemento que fotografei. Estranho a VW não divulgar essa informação no manual.
Em todos esses anos nessa indústria vital é a primeira vez que vejo isso.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

RodrigoSP2, desculpa a confusão em trocar o nome do autor da postagem do manual!

Geralmente esses suplementos são para atenderem as modificações que os carros sofrem, conforme a região de comercialização, no nosso caso, creio que a "tropicalização", Europa para Brasil. O manual geralmente é um só que é traduzido, junto é adicionado o complemento para as modificações para o Brasil, acho que fui redundante, rsrs. Muito provável as velas utilizadas nos nossos carros serem diferentes das utilizadas na Europa, devido principalmente as diferenças de combustível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RodrigoSP2, desculpa a confusão em trocar o nome do autor da postagem do manual!
Geralmente esses suplementos são para atenderem as modificações que os carros sofrem, conforme a região de comercialização, no nosso caso, creio que a "tropicalização", Europa para Brasil. O manual geralmente é um só que é traduzido, junto é adicionado o complemento para as modificações para o Brasil, acho que fui redundante, rsrs. Muito provável as velas utilizadas nos nossos carros serem diferentes das utilizadas na Europa, devido principalmente as diferenças de combustível.
Oi Jorge. Sem problemas...
Desculpe acho que não fui claro: não achei estranho o suplemento em si mas sim o fato do Manual não trazer as especificações corretas das velas. No suplemento traz só os códigos dos modelos Flex e GTI (que presumo ser da VW) enquanto que no manual mesmo não traz nada... Nos outros carros que tive os manuais mencionavam claramente fabricante, diâmetro, tipo, espessura e número de eletrodos, grau térmico, etc.
Outro fato que me chamou a atenção é que há 2 códigos de motores TSI Bluemotion só a gasolina: 1 com 101 kW (aprox. 140 cv) e outro com 110 kW (aprox. 150 cv) e este último não é o Flex, pois o código do motor Flex é diferente também.
Será que houveram ajustes diferentes para esse mesmo motor só a gasolina?
Vou mandar fotos...

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, escrevi 101 kW mas na verdade é 103 kW:
São 3 códigos de motor 1.4
CHPA - 103 KW - câmbio manual ou DSG7
CZDA - 110 kW - câmbio manual ou DSG7
CWLA - Flex - 110 kW - câmbio manual ou automático de 6 marchas.

Imagino que pra cada um deles as velas sejam diferentes, o que só complica a vida. Talvez isso case com a informação de que tem que buscar pelo número do VIN.129805df0aadab63c8d5f385b62493d4.jpg479961709bfbaed430736906dbc8b184.jpg3117102e5c0a9963ed169eb6d0924d19.jpg0266d5b6349a5ad5385579ecb104f588.jpg

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Oi Jorge. Sem problemas...
Desculpe acho que não fui claro: não achei estranho o suplemento em si mas sim o fato do Manual não trazer as especificações corretas das velas. No suplemento traz só os códigos dos modelos Flex e GTI (que presumo ser da VW) enquanto que no manual mesmo não traz nada... Nos outros carros que tive os manuais mencionavam claramente fabricante, diâmetro, tipo, espessura e número de eletrodos, grau térmico, etc.
Outro fato que me chamou a atenção é que há 2 códigos de motores TSI Bluemotion só a gasolina: 1 com 101 kW (aprox. 140 cv) e outro com 110 kW (aprox. 150 cv) e este último não é o Flex, pois o código do motor Flex é diferente também.
Será que houveram ajustes diferentes para esse mesmo motor só a gasolina?
Vou mandar fotos...

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

Acho muito preciosismo da montadora nessas informações de 140CV e 150CV num mesmo motor turboalimentado, em que não é mencionada nenhuma alteração.

Controlar a pressão com precisão num turbo é muito difícil. Se tem vários artifícios para isso, mas com precisão não é fácil e essa pressão interfere diretamente na potência!

Acredito mais em marketing da VW perante a concorrência!

Começa pelos resultados desses carros em dinamômetros. totalmente discrepantes do informado pela montadora. Já os aspirados não diferem muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Jorge Jox disse:

iCardex, as velas apresentadas no post do @saulo coelho são de códigos: 04E 905 602A, que são aplicadas no TSI 1.4 Flex. Pela foto do post, se trata do manual do Golf nacional.

Não sei se os Golfs mexicanos e alemães utilizam a mesma vela do nacional. Não acredito que isso ocorra, tendo em vista que um motor flex pode trabalhar com 100% de álcool.

Velas para motores a álcool possuem grau térmico maior (dissipam o calor mais rapidamente), enquanto para motores a a gasolina acontece o inverso.

Há muitos fatores que são considerados na escolha da vela, dentre eles destaco o combustível e a taxa de compressão. Mas como se trata de motores turbos com injeção direta e um é flex e o outro não é, confusão total!

Somente os universitário "Volkswagenianos" podem responder! 

O criador desse tópico possui o Golf Mexicano e, para descobrir o modelo da vela de ignição correta para o veículo dele , fez exatamente igual a mim: dirigiu-se  à concessionária autorizada  e forneceu o número do chassi para a decodificação correta da peça. Isso é deixar de especular para confrontar uma informação factível. Tanto para o Golf Mexicano dele quanto para o meu (que é Alemão) o modelo da vela indicado é o mesmo: VW 042 905 612c ou, no catálogo da Bosh, 0 241 145 519, que é de tecnologia platina dupla.  Mas até então estávamos discutindo (e levando em consideração) apenas os motores alimentados exclusivamente por gasolina. O Golf de tecnologia Flex, ou mesmo o GTi, podem mudar o rumo dessa discussão porque são motores que trabalham com tecnologias diferentes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, iCardeX disse:

Até onde consegui pesquisar, o código da velas NGK  supostamente compatível com o Golf TSi é o PZKER7A8EGS. A vela também é de platina. No catálogo NGK do Brasil nem consta o Golf MK7 quanto menos o Golf GTi 2.0 Mk7. Na verdade, não consta o TSI para nenhum país da América do Sul.

Bom dia, 

 as velas tanto de iridium qto as de platina são  premium, longe das comuns,  ambas  com excelente duração!  

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, saulo coelho disse:

Bom dia, 

 as velas tanto de iridium qto as de platina são  premium, longe das comuns,  ambas  com excelente duração!  

abs.

Contradiz materiais que pude conferir na internet, e resumidamente diz  que velas de irídio ou  platina funcionam em um nível mais baixo do que as velas de cobre porque são menos condutoras e tendem a superaquecer. Cada fabricante de velas possui a sua estratégia tecnológica para evitar o ponto de fusão e entregar o máximo de desempenho. É consenso que a longevidade geral destes dois tipos de metal é melhor do que das velas de cobre. Os custos dos 2 metais nobres são elevados por isso elas custam mais caro. Mas em contrapartida também é relatado que o cobre tem o melhor desempenho de todos os três tipos de velas e a pior longevidade, girando na casa dos 30.000km. Velas de platina tem uma boa longevidade mas não possuem o melhor desempenho. Velas de irídio terão uma boa longevidade e um desempenho que seja tão desejável quanto seria com o cobre, uma das razões para as velas de irídio ser mais caras do que as outras. A preocupação das montadoras (além da performance geral) também gira em torno da resistência à oxidações. As velas de cobre, resistem menos. Ainda assim, a diferença entre todas elas, em termos de qualidade geral, é mínima. Resumindo: é uma faca de 2 gumes já que há uma desvantagem para cada uma. Também li que o material ideal para a confecção do eletrodo das velas de veículos de alta performance seria a prata. A BOSCH deixa claro que de todos os metais nobres a platina é o mais caro, portanto usam o núcleo de cobre e apenas o eletrodo de platina ou irídio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contradiz materiais que pude conferir na internet, e resumidamente diz  que velas de irídio ou  platina funcionam em um nível mais baixo do que as velas de cobre porque são menos condutoras e tendem a superaquecer. Cada fabricante de velas possui a sua estratégia tecnológica para evitar o ponto de fusão e entregar o máximo de desempenho. É consenso que a longevidade geral destes dois tipos de metal é melhor do que das velas de cobre. Os custos dos 2 metais nobres são elevados por isso elas custam mais caro. Mas em contrapartida também é relatado que o cobre tem o melhor desempenho de todos os três tipos de velas e a pior longevidade, girando na casa dos 30.000km. Velas de platina tem uma boa longevidade mas não possuem o melhor desempenho. Velas de irídio terão uma boa longevidade e um desempenho que seja tão desejável quanto seria com o cobre, uma das razões para as velas de irídio ser mais caras do que as outras. A preocupação das montadoras (além da performance geral) também gira em torno da resistência à oxidações. As velas de cobre, resistem menos. Ainda assim, a diferença entre todas elas, em termos de qualidade geral, é mínima. Resumindo: é uma faca de 2 gumes já que há uma desvantagem para cada uma. Também li que o material ideal para a confecção do eletrodo das velas de veículos de alta performance seria a prata. A BOSCH deixa claro que de todos os metais nobres a platina é o mais caro, portanto usam o núcleo de cobre e apenas o eletrodo de platina ou irídio.
Isso ate que o Bolsonaro vire presidente, quando inventar a vela de Nióbio: duração infinita, conduz até pensamento, resistência térmica de mil sóis,... vai falir a Bosch, a NGK, a poha toda.
(Contém sarcasmo)

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jorge Jox disse:

Resumindo esse papo todo sobre velas!

O ideal é usar o que o fabricante recomenda, pois ele tem incontáveis razões que desconhecemos, fundadas em conhecimento, experiências e testes de quem faz carros há décadas!

Exatamente! Por isso estou usando as velas com a especificação oficial até que se prove o contrário. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta para o pessoal: Porque tanto blá blá blá, não seria melhor fazer o que o fabricante manda e trocar as velas? Afinal um jogo de velas não vai deixar ninguém mais pobre, afinal o preço é pau a pau com um tanque cheio de gasolina.

Temos (na minha humilde opinião) que aprender a respeitar o que o Fabricante recomenda e não ficar bolando ideias mirabolantes e depois pagar por isso. Pra mim é simples assim.

Não se ofendam, por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Valdecir disse:

Pergunta para o pessoal: Porque tanto blá blá blá, não seria melhor fazer o que o fabricante manda e trocar as velas? Afinal um jogo de velas não vai deixar ninguém mais pobre, afinal o preço é pau a pau com um tanque cheio de gasolina.

Eu respondo. O preço médio praticado no concessionário autorizado é de mais ou menos R$ 120,00 por vela. Eu paguei R$ 109,00 por cada uma. A questão interessante é saber qual é a a especificação da vela original e comprar por fora ao valor mais justo, inclusive para o serviço de instalação. Pegue os R$ 436,00 e some mais R$ 225,00 (serviço do concessionário)? Temos agora o valor R$ 661,00 (seiscentos e sessenta e um reais). Ah, mas porque eu, que já tenho as velas originais compradas, não realizei o serviço no concessionário autorizado já que isso não me deixaria mais pobre? Porque os mecânicos do concessionário autorizado são uns mal suínas, que não usam torquímetro, e deixam de respeitar o procedimento técnico correto. Não fazem por merecer o meu dinheiro que, aliás, é bem suado e dá muito bem para abastecer mais que 3 tanques de combustível!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, iCardeX disse:

Eu respondo. O preço médio praticado no concessionário autorizado é de mais ou menos R$ 120,00 por vela. Eu paguei R$ 109,00 por cada uma. A questão interessante é saber qual é a a especificação da vela original e comprar por fora ao valor mais justo, inclusive para o serviço de instalação. Pegue os R$ 436,00 e some mais R$ 225,00 (serviço do concessionário)? Temos agora o valor R$ 661,00 (seiscentos e sessenta e um reais). Ah, mas porque eu, que já tenho as velas originais compradas, não realizei o serviço no concessionário autorizado já que isso não me deixaria mais pobre? Porque os mecânicos do concessionário autorizado são uns mal suínas, que não usam torquímetro, e deixam de respeitar o procedimento técnico correto. Não fazem por merecer o meu dinheiro que, aliás, é bem suado e dá muito bem para abastecer mais que 3 tanques de combustível!

Esse é meu pupilo!

Oh sobrancelha de taturana! O hallowenn foi em Outubro. Eita foto feia do caramba. Filhote de Cruz Credo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Sobrinho disse:

Esse é meu pupilo!

Oh sobrancelha de taturana! O hallowenn foi em Outubro. Eita foto feia do caramba. Filhote de Cruz Credo.

Sou do time do @RicW, vou parafraseá-lo sem pedir licença:

"Mas de fato me sinto aliviado de você me achar feio. Se fosse o contrário, seria preocupante."

E para o seu governo, se eu ganhasse R$ 1,00 de cada mulher desse planeta que me acha bonito eu já teria acumulado R$ 1,00. Minha mãe é prova disso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, iCardeX disse:

Sou do time do @RicW, vou parafraseá-lo sem pedir licença:

"Mas de fato me sinto aliviado de você me achar feio. Se fosse o contrário, seria preocupante."

E para o seu governo, se eu ganhasse R$ 1,00 de cada mulher desse planeta que me acha bonito eu já teria acumulado R$ 1,00. Minha mãe é prova disso!

Ué! Sua namorada está com vc por caridade?

E o casamento, sai em 2018?

Vida de casado e boa mermão......

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Jorge Jox disse:

Resumindo esse papo todo sobre velas!

O ideal é usar o que o fabricante recomenda, pois ele tem incontáveis razões que desconhecemos, fundadas em conhecimento, experiências e testes de quem faz carros há décadas!

Boa tarde, 

com certeza essa é a opção! problema é que  ambas as velas satisfaz  a aplicação, pelo codigo tanto uma qto a outra são indicadas!  o que o Alan encontrou foi no catalogo bosch!  e por acaso a autorizada vende a bosch de platina..   Porem a  de iridium traz vantagens  tecnicas sobre a de platina!  

Abs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Valdecir disse:

Pergunta para o pessoal: Porque tanto blá blá blá, não seria melhor fazer o que o fabricante manda e trocar as velas? Afinal um jogo de velas não vai deixar ninguém mais pobre, afinal o preço é pau a pau com um tanque cheio de gasolina.

Temos (na minha humilde opinião) que aprender a respeitar o que o Fabricante recomenda e não ficar bolando ideias mirabolantes e depois pagar por isso. Pra mim é simples assim.

Não se ofendam, por favor.

Boa noite, 

estamos tentando dirimir exatamente isso: qual ou quais velas são indicadas, ocorre que são vários fabricantes com algumas tecnologias , algumas até patenteadas  o que impede a concorrencia de oferecer um produto do mesmo nivel!  tenho em mente o seguinte: fazer um uso racional dos meus recursos, e as vezes o fabricante quer mais é vender , até desnecessariamente !

acredito que esse espaço aqui é o forum apropriado para troca de informações, evidentemente que as vezes envolve o ego, ai a conversa fica acirrada!  seria até um honra se estivesse em condiçoes de ficar bolando ideias mirabolantes, mas não é o caso: estamos falando de marcas conceituadas como Bosch , NGK  e Denso, empresas que vendem produtos aprovados nos padroes rigorossissimos para os mercados mais desenvolvidos, cujos componentes são indicados para os nossos veiculos ,  estou  afim de fazer um uso consciente, sabendo detalhes  que na maioria das vezes são omitidos propositalmente!

se for pra seguir cegamente o manual acredito que esse Clube estaria sendo subutilizado!

e fica tranquilo que não me sinto ofendido, até porque ofensas são pra quem não tem argumentos!

Abs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/12/2017 at 1:34 PM, iCardeX disse:

Contradiz materiais que pude conferir na internet, e resumidamente diz  que velas de irídio ou  platina funcionam em um nível mais baixo do que as velas de cobre porque são menos condutoras e tendem a superaquecer. Cada fabricante de velas possui a sua estratégia tecnológica para evitar o ponto de fusão e entregar o máximo de desempenho. É consenso que a longevidade geral destes dois tipos de metal é melhor do que das velas de cobre. Os custos dos 2 metais nobres são elevados por isso elas custam mais caro. Mas em contrapartida também é relatado que o cobre tem o melhor desempenho de todos os três tipos de velas e a pior longevidade, girando na casa dos 30.000km. Velas de platina tem uma boa longevidade mas não possuem o melhor desempenho. Velas de irídio terão uma boa longevidade e um desempenho que seja tão desejável quanto seria com o cobre, uma das razões para as velas de irídio ser mais caras do que as outras. A preocupação das montadoras (além da performance geral) também gira em torno da resistência à oxidações. As velas de cobre, resistem menos. Ainda assim, a diferença entre todas elas, em termos de qualidade geral, é mínima. Resumindo: é uma faca de 2 gumes já que há uma desvantagem para cada uma. Também li que o material ideal para a confecção do eletrodo das velas de veículos de alta performance seria a prata. A BOSCH deixa claro que de todos os metais nobres a platina é o mais caro, portanto usam o núcleo de cobre e apenas o eletrodo de platina ou irídio.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Alguém me tira uma dúvida... no plano de revisão do 1.0 TSI é prevista a troca das velas aos 60 mil km (ou 4 anos. O que ocorrer primeiro, presumo).

Mas se a vela é de Iridium não seria demasiado prematura essa troca nessa quilometragem?

Pois em outros carros que tive (com velas de iridium também) essa troca ocorria ao redor dos 90 mil km. Ou será que por ser turbo isso abreviaria a vida útil desse tipo de vela? E que preço salgado esse.

O interessante é que tem a ressalva "conforme necessidade" o que me deixa ainda mais em dúvida. Será que eles retiram, verificam e recolocam caso não tenha necessidade de troca?

Confuso esse plano de manutenção da VW...eb403038d37258072a0fc9380814894a.jpg

 

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Mas se a vela é de Iridium não seria demasiado prematura essa troca nessa quilometragem?

Sim, concordo! Como as velas de Platina Dupla dos TSi's 1.4 monocombustível.

26 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

O interessante é que tem a ressalva "conforme necessidade"

Nos planos de manutenção dos TSi's 1.4 mono, também é assim.

 

27 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Será que eles retiram, verificam e recolocam caso não tenha necessidade de troca?

Verificam nada! Deu o prazo ou km, vão lá e trocam.

28 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

E que preço salgado esse.

Sério? Vc achou? Eu também! Para vc não ficar tão triste, as minhas de Platina Dupla, saiu a bagatela de 110 lascas cada no Ccs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...