Recommended Posts

Interessante a discussão.

Sempre tenho dúvidas referente a calibrar com o pneu semi-quente. 

Ja que preciso rodar aproximadamente 1km até o posto mais próximo. Os 29 psi que irei calibrar vão  se manter? Ou esta kilometagem não é suficiente longa para esquentar o pneu?

E se precisar calibrar o pneu depois de ter rodado bastante? Coloca uns 3 psi a mais?

Já que o manual manda colocar XX, tem alguma margem aceitável para que o pneu não desgaste as bordas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Desbravador disse:

Interessante a discussão.

Sempre tenho dúvidas referente a calibrar com o pneu semi-quente. 

Ja que preciso rodar aproximadamente 1km até o posto mais próximo. Os 29 psi que irei calibrar vai se manter? Ou esta kilometagem não é suficiente longa para esquentar o pneu?

E se precisar calibrar o pneu depois de ter rodado bastante? Coloca uns 3 psi a mais?

Já que o manual manda colocar XX, tem alguma margem aceitável para que o pneu não desgaste as bordas?

Desbravador, 1km de rodagem de um pneu não é nada. Não interfere na pressão

Vc teria que rodar bem mais que isso pra aquecer um pneu. Claro, num sol de verão num Rio de Janeiro o aquecimento vem mais rápido

Eu suponho que para interferir numa calibragem tenhamos que rodar de uns 5km pra mais e ainda assim vai depender da temperatura do asfalto e a "pressão" no acelerador e freio

Pq se for um dia frio e pisando leve, acredito que tenhamos que rodar bem mais que esses 5km

Olha, isso é uma suposição minha, não li isso em lugar algum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RicW disse:

Tenho acompanhado esta discussão de longe. O Anghinoni está corretíssimo naquela explicação sobre mangueira, assunto do qual, aparentemente, ele manja muito emoji23.png.

Moderassaum, olha ele me caçoando... :lol::lol::lol:

45 minutos atrás, Jorge Jox disse:

RicW, quando recomendei manômetro digital, não foi pela acuracidade, que pode ser a mesma de um analógico tbm

Foi para evitar erro de paralaxe, que pode ocorrer em um analógico

Acredito que aqui muitos não saibam o que é isso e muito menos teriam obrigação de saber

Acredito que somente manômetros analógicos de qualidade, que são caros, tenha o fundo com espelho, para evitar o erro de paralaxe

Resumindo:

Digital, qualquer um lê, tem uma leitura rápida e se pode ter exatamente a pressão igual para todos os pneus

Analógico, precisa de uma técnica para leitura correta e dependendo da escala e tamanho do mostrador, não dá boa precisão na leitura. Sem contar que vc precisa de um local com iluminação adequada

Pratiquei tiro esportivo de carabina, sei bem o que é essa porcaria de paralaxe.

Pelo menos na parte de tiro, tem que treinar muito para não ter erros...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bereba disse:

Existe um projeto de lei que está aguardando aprovação que obriga a manutenção e regulagem dos calibradores de pneu.

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=491830

Uia!!!

Será que vai rolar isso ou vai virar a máfia da pressão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Bereba disse:

Existe um projeto de lei que está aguardando aprovação que obriga a manutenção e regulagem dos calibradores de pneu.

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=491830

Se começarem a colocar muitas firulas para os calibradores de pressão dos pneus nos postos de combustível, o q gera custo, corremos o risco de só liberarem a calibragem dos carros que colocarem combustível

Hoje é 0800 e está bom. Acredito que muito poucos sejam ruins. Pelo menos por aqui, zona sul do Rio de Janeiro

No momento que algum órgão do governo exigir aferição dos calibradores através de lei, o posto vai passar a ser responsável pela pressão do pneu que foi colocado no seu carro. Então corremos o risco de perdemos esse serviço 0800

Não sei se é viagem minha, mas é a minha opinião

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Se começarem a colocar muitas firulas para os calibradores de pressão dos pneus nos postos de combustível, o q gera custo, corremos o risco de só liberarem a calibragem dos carros que colocarem combustível

Hoje é 0800 e está bom. Acredito que muito poucos sejam ruins. Pelo menos por aqui, zona sul do Rio de Janeiro

No momento que algum órgão do governo exigir aferição dos calibradores através de lei, o posto vai passar a ser responsável pela pressão do pneu que foi colocado no seu carro. Então corremos o risco de perdemos esse serviço 0800

Não sei se é viagem minha, mas é a minha opinião

E para cidades pequenas onde tem pouca concorrência ou monopólio, ainda tem chance de retirarem os calibradores para não ter o custo de manutenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 8/21/2016 at 9:31 AM, Jorge Jox disse:

Desbravador, 1km de rodagem de um pneu não é nada. Não interfere na pressão

Vc teria que rodar bem mais que isso pra aquecer um pneu. Claro, num sol de verão num Rio de Janeiro o aquecimento vem mais rápido

Eu suponho que para interferir numa calibragem tenhamos que rodar de uns 5km pra mais e ainda assim vai depender da temperatura do asfalto e a "pressão" no acelerador e freio

Pq se for um dia frio e pisando leve, acredito que tenhamos que rodar bem mais que esses 5km

Olha, isso é uma suposição minha, não li isso em lugar algum

Sei que na Califórnia há uma lei que exige que os postos tenham calibradores e que sejam de utilização grátis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Os valores que vem na tampa de combustivel sao impraticaveis aqui no Brasil, em especial no Rio de Janeiro.

O carro fica muito duro,intoleravel.

Costumo colocar 31 lbs e calibro com frequencia, entao minha media deve estar bem perto dos 31. Me parece melhor do que colocar 34 e voltar a encher quando estiver com 28. 

Conforto razoável e pneu não parece chocho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/08/2016 at 4:09 PM, Spielwurfel disse:

Sim, fora que acho que uma das maiores preocupações deles é em relação ao consumo de combustível e emissão de poluentes.

...

E manter a pressão correta não é frescura. Existe uma grande diferença no comportamento do veículo se os pneus estiverem murchos (com menos pressão) ou mais rígidos (com mais pressão). Linus De Paoli, supervisor de engenharia de veículos da Ford, explica que antes de o fabricante determinar a pressão do pneu vários fatores são estudados até alcançar um equilíbrio. Por isso, é importante que a calibragem dos pneus esteja dentro dos parâmetros estabelecidos pelo manual do proprietário.

De acordo com Linus, os principais fatores observados no projeto de um carro em relação à pressão dos pneus são: o peso que terão que suportar; a medida (se for de perfil baixo, a pressão deve ser maior); o conforto para os ocupantes; a economia de combustível; a durabilidade dos componentes do veículo; e a segurança, já que esse fator pode alterar o comportamento dinâmico do carro.

http://www.vrum.com.br/app/701,22/2009/12/01/interna_servicos,33654/calibragem-na-medida-exata.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, RAHHZZ disse:

Os valores que vem na tampa de combustivel sao impraticaveis aqui no Brasil, em especial no Rio de Janeiro.

O carro fica muito duro,intoleravel.

Costumo colocar 31 lbs e calibro com frequencia, entao minha media deve estar bem perto dos 31. Me parece melhor do que colocar 34 e voltar a encher quando estiver com 28. 

Conforto razoável e pneu não parece chocho.

 

Manter o pneu com a pressão correta melhora o desempenho do carro e economiza combustível

Você calibra os pneus do seu carro toda semana? Se a resposta é não, saiba que andar com os pneus com pressão cerca de 20% abaixo da especificada no manual do veículo pode reduzir a vida útil do seu pneu em até 30%. Além disso, pneus murchos também acarretam um maior consumo de combustível, podendo variar de 18% a 25% a mais, segundo informações da Bridgestone, maior fabricante mundial de pneus.

...

José Carlos Quadrelli, Gerente Geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone, explica que rodar com o pneu abaixo da pressão indicada aumenta o contato dos ombros do pneu com o piso e o desgaste nessas regiões do pneu, aumentando o consumo de combustível e comprometendo a eficiência do componente. Além disso, exige mais esforço do motor. “A calibragem dos pneus, além de fundamental para a segurança, é item essencial tanto para a boa condição de rodagem, para um menor desgaste, boa dirigibilidade e é um dos principais influenciadores do consumo de combustível e, consequentemente, na emissão de poluentes”, alerta.

 

http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,482924,A_importancia_da_calibragem,482924,10.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, RAHHZZ disse:

Os valores que vem na tampa de combustivel sao impraticaveis aqui no Brasil, em especial no Rio de Janeiro.

O carro fica muito duro,intoleravel.

Costumo colocar 31 lbs e calibro com frequencia, entao minha media deve estar bem perto dos 31. Me parece melhor do que colocar 34 e voltar a encher quando estiver com 28. 

Conforto razoável e pneu não parece chocho.

Amigo, acho que estou pegando o bonde andando.....

Meu carro indica até meia carga 29PSI nos 4

Meus pneus são 225 45 17 não são pneus confortáveis, mas aceita essa pressão, sem problema.

Realmente há dureza do rodar, mas não me incomoda, pois é mais duro mas prima pela estabilidade, que pra mim está em primeiro lugar!

Calibro a cada 15 dias com 30PSI, mas a VW manda 29PSI.

Calibro com 30 porque conforme o rodar haverá perda de pressão, chegando aos 29 nos 15 dias e as vezes em 28, ainda mais se por algum motivo eu passar de 15 dias. Esta é uma forma que eu vejo de mantê-los o mais próximo possível dos 29PSI indicados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jorge Jox disse:

Amigo, acho que estou pegando o bonde andando.....

Meu carro indica até meia carga 29PSI nos 4

Meus pneus são 225 45 17 não são pneus confortáveis, mas aceita essa pressão, sem problema.

Realmente há dureza do rodar, mas não me incomoda, pois é mais duro mas prima pela estabilidade, que pra mim está em primeiro lugar!

Calibro a cada 15 dias com 30PSI, mas a VW manda 29PSI.

Calibro com 30 porque conforme o rodar haverá perda de pressão, chegando aos 29 nos 15 dias e as vezes em 28, ainda mais se por algum motivo eu passar de 15 dias. Esta é uma forma que eu vejo de mantê-los o mais próximo possível dos 29PSI indicados.

Faz certo tempo postei um tópico comentando sobre um desgaste estranho que notei no meu pnue. Pois bem, levei num representante Pirelli, eles analisaram o motor e chegaram a conclusão de que não havia defeito de fabricação. Apesar de afirmarem que esse desgaste estranho não representava nenhum risco a segurança e a durabilidade do pneu, notaram que a pressão do meu pneu estava abaixo do especificado. Estava com 26 PSI, enquanto o certo são 29 PSI. A maldita bomba do posto está descalibrada, e eu devia saber disso...

Pela máquina deles, notaram que a convergência das minhas rodas na traseira está fora do especificado também, sendo que havia levado o carro na CSS pra revisão e alinhamento 1.000 Km antes. O relatório da CSS indicou não só que a convergência não estava fora do especificado antes, como obviamente depois do alinhamento seguia dentro do especificado.

Portanto tenho duas divergências, a pressão do pneu (que me fez comprar um medidor de pressão e uma bomba 12V compacta), e a convergência que em que a CSS diz uma coisa e a Pirelli diz outra.

O que me estranhou, e achei meio "errado" por parte do consultor da Pirelli que me atendeu (muito bem, por sinal) é de que eles recomendavam encher esse pneu com 32 PSI, e não 29 como a VW informa. Ele só falou que 32 PSI é "ideal para esse pneu", porém acho errado um fornecedor contrariar a especificação do fabricante para o qual ele vende seus produtos.

Enfim, mas fiquei feliz porque aparentemente esse pneu deve durar até un 60k ou 70k Km!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Spielwurfel disse:

Faz certo tempo postei um tópico comentando sobre um desgaste estranho que notei no meu pnue. Pois bem, levei num representante Pirelli, eles analisaram o motor e chegaram a conclusão de que não havia defeito de fabricação. Apesar de afirmarem que esse desgaste estranho não representava nenhum risco a segurança e a durabilidade do pneu, notaram que a pressão do meu pneu estava abaixo do especificado. Estava com 26 PSI, enquanto o certo são 29 PSI. A maldita bomba do posto está descalibrada, e eu devia saber disso...

Pela máquina deles, notaram que a convergência das minhas rodas na traseira está fora do especificado também, sendo que havia levado o carro na CSS pra revisão e alinhamento 1.000 Km antes. O relatório da CSS indicou não só que a convergência não estava fora do especificado antes, como obviamente depois do alinhamento seguia dentro do especificado.

Portanto tenho duas divergências, a pressão do pneu (que me fez comprar um medidor de pressão e uma bomba 12V compacta), e a convergência que em que a CSS diz uma coisa e a Pirelli diz outra.

O que me estranhou, e achei meio "errado" por parte do consultor da Pirelli que me atendeu (muito bem, por sinal) é de que eles recomendavam encher esse pneu com 32 PSI, e não 29 como a VW informa. Ele só falou que 32 PSI é "ideal para esse pneu", porém acho errado um fornecedor contrariar a especificação do fabricante para o qual ele vende seus produtos.

Enfim, mas fiquei feliz porque aparentemente esse pneu deve durar até un 60k ou 70k Km!

Acho que vc deveria pedir essa confirmação ou explicação para essa pressão de 32PSI, formalmente para Pirelli, através de email. 

Será que eles sustentariam essa indicação ou declinariam? ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Jorge Jox disse:

Acho que vc deveria pedir essa confirmação ou explicação para essa pressão de 32PSI, formalmente para Pirelli, através de email. 

Será que eles sustentariam essa indicação ou declinariam? ??

Pois é, acredito que dariam pra trás. Mesmo assim vou solicitar uma confirmação por escrito deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, acho que estou pegando o bonde andando.....

Meu carro indica até meia carga 29PSI nos 4

Meus pneus são 225 45 17 não são pneus confortáveis, mas aceita essa pressão, sem problema.

Realmente há dureza do rodar, mas não me incomoda, pois é mais duro mas prima pela estabilidade, que pra mim está em primeiro lugar!

Calibro a cada 15 dias com 30PSI, mas a VW manda 29PSI.

Calibro com 30 porque conforme o rodar haverá perda de pressão, chegando aos 29 nos 15 dias e as vezes em 28, ainda mais se por algum motivo eu passar de 15 dias. Esta é uma forma que eu vejo de mantê-los o mais próximo possível dos 29PSI indicados.


Tenho feito como você. Coloco 29 no calibrador do posto perto de casa, que aferi como sendo 30 psi reais. Apenas verifico semanalmente, mas sei que não seria absolutamente necessário.
Abraço!

Enviado de meu XT1095 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Pra quem quer um produto sofisticado, barato e luxuoso, sem nunca mais se preocupar com calibração dos pneus:

https://pt.aliexpress.com/item/Profession-Auto-Wireless-Universal-Solar-TPMS-Tire-Pressure-Sensor-4-Internal-External-Sensors-Tire-Pressure/32730931757.html

 


Ninguém garante que esteja bem calibrado...

Enviado de meu XT1095 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava brincando....

À primeira vista, parece bem interessante.

Ao analisar um pouco mais, percebe-se que pode ter vários problemas, como a calibragem/precisão, possíveis problemas de vazamento de ar do pneu, estética ruim do mostrador, problemas com baterias de alimentação dos sensores, roubos das tampinhas na versão que tem o sensor externo, bateria de lítio xingling que pode explodir com o calor, etc

Mais problemas: durabilidade do produto, tanto normal, como na necessidade de trocar um pneu, quando teria que deixar instalado o sensor já usado há muito tempo, ao invés de trocar a válvula por uma nova (versão com sensor interno).

Outra questão é o preço, achei meio caro.

Tem alguns modelos mais caros ainda, como este, onde explica detalhadamente como funciona e como instalar:
https://pt.aliexpress.com/item/Steelmate-Tyre-Pressure-Monitoring-SystemTP-05E-1-DIY-TPMS-for-In-dash-A-V-Monitor-External/32310237889.html?s=p

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...
Em 06/02/2016 at 7:14 PM, RCC disse:

Comprei um medidor de PSI de qualidade por 50.00 ( certificado de aferição ) e sempre que vou calibrar percebo que o equipto do posto esta desregulado.

Prezados....

Alguns colegas da area de instrumentação me falaram que é um pouco dificil um manometro descalibrar......
De qualquer forma, comprei esse calibrador (STEULA-MS27) na Loja do Mecanico (R$50,00) e fui verificar
sua aferição.....

O que eu comprei está extremamente CALIBRADO..... (ver fotos em anexo)

Ha paralaxe nas fotos, dai pode parecer que o mesmo não está tão bem calibrado - nao consegui fotos sem paralaxe!!!!!!!!!
No acompamhamento da verificação da aferição eu diria que este aparelho está 98% calibrado

2nvtedi.jpg29lmq05.jpg205plz7.jpg20tovif.jpg

calibracao0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 months later...

Comprei um gti com pacote sport. Entao vem com aro 18. Ocorre que na indicacao da pressao, nao faz referencia ao aro 18. Vi aqui que tem carro que tem o adesivo com a indicacao para o aro 18. Tambem vi em outros lugares. So que a indicacao para o aro 18, em um lugar diz x pressao, em outro diz Y pressao. Entao estou na duvida

O gti com aro 18, quanto que vai de pressao?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, alt2000 disse:

Comprei um gti com pacote sport. Entao vem com aro 18. Ocorre que na indicacao da pressao, nao faz referencia ao aro 18. Vi aqui que tem carro que tem o adesivo com a indicacao para o aro 18. Tambem vi em outros lugares. So que a indicacao para o aro 18, em um lugar diz x pressao, em outro diz Y pressao. Entao estou na duvida

O gti com aro 18, quanto que vai de pressao?

 

34psi.

Mas vc pode colocar até 38psi. Depende do peso do carro. 

Eu uso 34psi sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...