Relato sobre Upgrade TSI -> GTI


Recommended Posts

Pessoal, não encontrei um tópico falando sobre a comparação entre o 1.4 TSI e GTI.

Acredito que muitos dos usuário de Golfs TSI pensam em fazer o upgrade para o GTI, então vou postar aqui o meu relato.
E quero aproveitar para dizer que estou muito feliz de regressar ao Fórum, novamente como um usuário de um MK7!

Veículos que irei comparar...

1 - TSI 1.4 Highline Básico 2015 + Teto + DSG7

2 - GTI Básico 2017 + Teto

O MK7 é um modelo que arrisco dizer ser um dos mais acertados da história automobilística. Segurança, mecânica, dirigibilidade e design incríveis!
A VW Brasil trata o veículo como se fosse da categoria Premium, o que não é... mas ao meu ver está muito perto de ser! 
Mesmo considerando os diversos e até abusivos aumentos de preço e os downgrades, o carro ainda é a melhor compra na faixa de preço, do 1.0 ao 2.0.

 

1 - Acabamento

A qualidade dos materiais é a mesma, com exceção do porta luvas que agora é de plástico. Pretendo revesti-lo em breve, se eu conseguir vou postar um tutorial, assim como fez o nosso xerife RicW quando revestiu a gaveta do motorista.
O meu TSI veio sem nenhum ruído, já no meu GTI veio ruído em ambos quebra-sol, pretendo resolver isto amanhã com calma... nada demais.

O banco xadrez do GTI é um show a parte, ao vivo é muito mais bonito! É de um material de muito boa qualidade, e a porta é forrada com este mesmo material. Diferente do TSI em alcântara, que é o mesmo material do apoio de braço. Não sei qual dos dois bancos eu gostei mais... mas a título de curiosidade... existe um GTI que foi vendido com o melhor de todos os mundos.. o banco xadrez, com alcântara e couro...

segue o link para quem quiser conferir

As outras diferenças são: teto preto, direção, pedaleiras esportivas e visor do cockpit colorido. Aqui sem muitos comentários, tudo top!)

 

2 - Suspensão

Aqui eu me surpreendi, tenho absoluta certeza de que o GTI é mais confortável! O meu TSI já era muito bom, mas batia seco em buracos maiores. Apesar de eu não ter andando tanto ainda no GTI (só 600km) percebi que ele é mais macio, inclusive em algumas lombadas que tem aqui perto de casa... que são meio "quadradas", no TSI eu tinha que passar mto devagar e ainda dava uma batidinha, já no GTI passei mais rápido e foi tranquilo.

Outro ponto é que o GTI gruda muito nas curvas, o TSI já era bom, o gti ficou ainda melhor.

3 - Câmbio

Outra surpresa... as principais diferenças são estas.
O dsg-7 dá menos trancos e tem trocas mais rápidas e suaves, quando eu fazia as trocas nas borboletas a resposta era imediata. Já o DSG-6 não tem retenção em situação nenhuma, nem os ruídos, porém as trocas são um pouco mais lentas (ainda sim rápidas) e quando troca nas borboletas sinto um micro-lag (0.3 segundos talvez).. Não sei se este lag é pq o dsg6 tem 1 marcha a menos e ele precisa ajustar melhor o giro do motor... Outro ponto que me chamou a atenção é que no dsg7 as trocas vinham um pouco mais cedo andando no D.. algo entre 1800/2000.. no GTI não sei pq em segunda ele segura sempre até 2100, as vezes até tenho vontade de passar na borboleta... nas outras marchas o comportamento parece semelhante ao dsg7. Mais alguém que tenha gti e acontece isto? Lembrando que meu GTI não possui o "modo de condução".

4 - Motor

Aqui a diferença é maior.. o GTI é bruto! É incrível como vc chega a 200 km/h brincando, ele não para de mandar força, este carro é um perigo na mão de doido!

O 1.4 TSI é incrível também, alia perfeitamente ótimo desempenho com ótimo consumo... mas o GTI é estúpido! 

Sobre o consumo, andando com pé de fada consegui fazer 15,5 km/l, quando resolvi dar umas esticadas o consumo rapidamente caiu para 13.3km/l no CB... .
No 1.4 TSI eu conseguia direto médias de 18/20 km/l. na estrada.

 

Estas foram as minhas primeiras impressões, achei melhor postar hoje, pq ainda estou na pilha! hehe

Outras novidades eu atualizado aqui.

Espero que minhas impressões possam ajudar aos interessados em adquirir um GTI, este carro, assim como o TSI, vale cada centavo!

 

Abraços

 


 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente iniciativa de criar esse tópico @Desbravador. Sentia falta disso aqui, pois as citações dos proprietários ficam muito pulverizados no clube.

Sentia que a galera que faz tal up, fica meio "desconcertado" para emitir opiniões sobre o GTI.

Mais uma vez, parabéns.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Desbravador disse:

Valeu @Sobrinho! Meu objetivo é ajudar a galera e também dar uma movimentada no fórum :) 

E vc na tá de olho na próxima máquina? Sei que é chegado num jetta de patrão 2.0 turbo alimentado! Estão saindo com uns belos descontos.  

Vontade a gente sempre tem né, mas cadê o $$$.

Vc já tá aceitando perguntas? Se já, aqui vai.....E os famosos pipocos tanto subindo marcha ou descendo no carro stock, existe mesmo, ou é só lenda?

Só de teclar e pensar nesses pipocos eu me arrepio. O verdadeiro entusiasta vai entender o que quero dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora está chegando o verão e os Jettas vão continuar com bons descontos. Com o calor forte o sorvete vai vender que é uma beleza aí, já pensou em fazer um site/app? Clicksorvete!

sobre os pipocos, escutei sim. Não muito forte. Mas não exagerei também , diz que o manual manda baixar a bola até completar 1,5 mil km. 

Amanha vou estudar com calma e fazer mais uns testes. 

Agora o ronco é lindo! Uma pena que ao colocar no modo s não muda o som, assim como acontece nos gti com pacote de modo de condução. 

Absss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre essa questão da maciez ao rodar. Já tinha lido sobre isso, mas não estava muito crente. Aí, o @Rapts, narrou que realmente é bem macio o rodar do GTI e agora vc também confirmou. Outra coisa que fiquei surpreso foi com o seu consumo no primeiro tanque. Claro que, vc tá só no totozinho e pé de lã, mas tá EXCELENTE.

Agora a pergunta.....Foi de PHODIUM, as aditivadas ou GasoURINA Comum a qual sou adepto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desbravador, muito maneiro o comparativo. Estou com um GTi 17/17 e com o TSi alemão 2014 MT, o qual recentemente coloquei as molas do GTi europeu. Rapaz, por incrível que pareça, o TSi ficou bem mais macio com essas molas. A única diferença que percebo ao entrar no GTi é que o Highline está quicando um pouco mais - os amortecedores são muito macios para as molas que estão no TSi. Acredito que os caras vacilaram na tropicalização do Golf, pois as molas maiores realmente deixam a suspensão muito dura.

No que diz respeito ao DSG6, percebo que ele fica anestesiado demais no modo ECO e muito áspero no SPORT. Como não gosto de câmbio automático, estou rodando somente no NORMAL, pois considero esse modo de condução o que promove um comportamento mais condizente com meu padrão de tolerância. Não posso comparar com o DSG7 porque o TSi é manual... Oh VW, porque não disponibiliza o GTi manual aqui no Brasil?!

Com relação ao consumo, consegui fazer uma média de 17km/L no GTi, andando igual a uma véia e no modo ECO. O trajeto era curto, praticamente plano, e de aproximadamente 25km. Foi a única vez que usei o modo ECO, pois como mencionei, achei o câmbio muito anestesiado. Esse modo deve realizar alguma bruxaria, pois nem no TSi consigo tamanha economia.

Por fim, não posso deixar de mencionar a questão do acabamento. O Golf alemão é pouca coisa mais bem acabado, sendo aceitável a perda de qualidade com a nacionalização.

Parabéns pela iniciativa... Me encorajou a relatar aqui alguns pontos da experiência que estou tendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Sobrinho disse:

Sobre essa questão da maciez ao rodar. Já tinha lido sobre isso, mas não estava muito crente. Aí, o @Rapts, narrou que realmente é bem macio o rodar do GTI e agora vc também confirmou. Outra coisa que fiquei surpreso foi com o seu consumo no primeiro tanque. Claro que, vc tá só no totozinho e pé de lã, mas tá EXCELENTE.

Agora a pergunta.....Foi de PHODIUM, as aditivadas ou GasoURINA Comum a qual sou adepto?

Eu queria colocar podium, mas sabe como é.  Com o preço que negociei a concessionária me entregou o golfo com 5 gotas de gasolina. No primeiro posto que parei só tinha aditivada é comum. Fui de mijolona aditivada. Agora no próximo tanque vou dar tratamento vip, vamos de podium. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Lobin disse:

Desbravador, muito maneiro o comparativo. Estou com um GTi 17/17 e com o TSi alemão 2014 MT, o qual recentemente coloquei as molas do GTi europeu. Rapaz, por incrível que pareça, o TSi ficou bem mais macio com essas molas. A única diferença que percebo ao entrar no GTi é que o Highline está quicando um pouco mais - os amortecedores são muito macios para as molas que estão no TSi. Acredito que os caras vacilaram na tropicalização do Golf, pois as molas maiores realmente deixam a suspensão muito dura.

No que diz respeito ao DSG6, percebo que ele fica anestesiado demais no modo ECO e muito áspero no SPORT. Como não gosto de câmbio automático, estou rodando somente no NORMAL, pois considero esse modo de condução o que promove um comportamento mais condizente com meu padrão de tolerância. Não posso comparar com o DSG7 porque o TSi é manual... Oh VW, porque não disponibiliza o GTi manual aqui no Brasil?!

Com relação ao consumo, consegui fazer uma média de 17km/L no GTi, andando igual a uma véia e no modo ECO. O trajeto era curto, praticamente plano, e de aproximadamente 25km. Foi a única vez que usei o modo ECO, pois como mencionei, achei o câmbio muito anestesiado. Esse modo deve realizar alguma bruxaria, pois nem no TSi consigo tamanha economia.

Por fim, não posso deixar de mencionar a questão do acabamento. O Golf alemão é pouca coisa mais bem acabado, sendo aceitável a perda de qualidade com a nacionalização.

Parabéns pela iniciativa... Me encorajou a relatar aqui alguns pontos da experiência que estou tendo.

O seu GTI tem as rodas 18 Austin né? Sabe, pelo conforto das rodas 17, acho que até mesmo as rodas 18 ficariam bem confortáveis, quem sabe faço o upgrade no futuro, acho lindas demais estas rodas!

O meu não tem modo ECO, mas se tivesse acho que não usaria muito. O seu tem a função roda livre?

Outra coisa que percebi é que o GTI é muito mais arisco que o TSI, logo que comecei a andar percebi que se não tratar o pedal com muita sensibilidade ele já quer mostrar que tem bala na agulha, é uma questão de proposta.

Acho que os 17km/l realmente é uma média possível no GTI, andei como véia também e fiz 15.5 usando mijolina aditivada, mas num trajeto cheio de retomadas subidas e descidas. Assim que meu tanque chegar na reserva vou de podium e aí vou ver se vai dar muita diferença.

O Gti me pareceu unir perfeitamente a proposta de ser um esportivo muito versátil, em termos de conforto a surpresa foi extremamente positiva. Seria esta uma calibram apenas do modelo Nacional? Já ouvi relatos de que os Alemães eram bem duros.

Outro ponto que notei é que os faróis halógenos não iluminam tão bem, eu já tinha esta impressão com o TSi, e agora ao pegar o GTI confirmou, tanto que quando ligo os faróis de milha (em led) dá uma diferença bem significativa. Vou estudar colocar um Winpower. 

O último detalhe que esqueci de comentar, o acabamento do interior que no Highline é black piano, no GTI é uma imitação de fibra de carbono, a vantagem é que aparentemente os riscos não vão aparecer tão facilmente além de não ficar marcas de digitais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Outra coisa que percebi é que o GTI é muito mais arisco que o TSI, logo que comecei a andar percebi que se não tratar o pedal com muita sensibilidade ele já quer mostrar que tem bala na agulha, é uma questão de proposta."

Isso incomodou um bocado no início, pois ficou parecendo uma parada meio que binária: pé no acelerador vem tudo, daí te obriga a tirar o pé. Quer ver arisco é no modo SPORT...

Quando dirijo o TSi à noite, principalmente depois que me acostumei com o GTi no Xenon,  percebo que o farol halógeno deixa a desejar - nada que comprometa a segurança, vale frisar. Lembro que logo após pegar o Golf TSi fiquei incomodado com isso, pois estava acostumado com o do Cruze, que apesar de halógeno, ilumina demais.

O único erro com relação ao GTi foi ter demorado tanto para encarar essa máquina. Dei mole na época do lançamento, ouvi demais pessoas que não gostam de carro e daí fui convencido que o TSi bastava - o que  não deixa de ser verdade. Vacilei porque sempre sonhei com o GTi na minha garagem, e por isso deveria ter agido com mais emoção na época, priorizando esse desejo. Enfim, hesitei demais e paguei um preço alto, literalmente...

Agradeço a Deus por poder desfrutar dos dois mundos do Golf, principalmente pelo fato do Highline ser manual. Se não der dor de cabeça, vai ficar um bom tempo aqui em casa. Se o Gteco fosse manual e duas portas... rapaz... chance grande de ficar com ele por uma década, no mínimo.

Parabéns pela nave!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Lobin disse:

"Outra coisa que percebi é que o GTI é muito mais arisco que o TSI, logo que comecei a andar percebi que se não tratar o pedal com muita sensibilidade ele já quer mostrar que tem bala na agulha, é uma questão de proposta."

Isso incomodou um bocado no início, pois ficou parecendo uma parada meio que binária: pé no acelerador vem tudo, daí te obriga a tirar o pé. Quer ver arisco é no modo SPORT...

Quando dirijo o TSi à noite, principalmente depois que me acostumei com o GTi no Xenon,  percebo que o farol halógeno deixa a desejar - nada que comprometa a segurança, vale frisar. Lembro que logo após pegar o Golf TSi fiquei incomodado com isso, pois estava acostumado com o do Cruze, que apesar de halógeno, ilumina demais.

O único erro com relação ao GTi foi ter demorado tanto para encarar essa máquina. Dei mole na época do lançamento, ouvi demais pessoas que não gostam de carro e daí fui convencido que o TSi bastava - o que  não deixa de ser verdade. Vacilei porque sempre sonhei com o GTi na minha garagem, e por isso deveria ter agido com mais emoção na época, priorizando esse desejo. Enfim, hesitei demais e paguei um preço alto, literalmente...

Agradeço a Deus por poder desfrutar dos dois mundos do Golf, principalmente pelo fato do Highline ser manual. Se não der dor de cabeça, vai ficar um bom tempo aqui em casa. Se o Gteco fosse manual e duas portas... rapaz... chance grande de ficar com ele por uma década, no mínimo.

Parabéns pela nave!

Os dois carros são sensacionais, parabéns!

Dei umas voltas hoje, o dsg-7 (tirando o problema de retenção em alguns) realmente faz um trabalho melhor. As trocas são mais rápidas e precisas, parece trabalhar de forma mais inteligente. O dsg-6 também é mto bom, mas senti esta diferença. Na vdd a única coisa que nao estou gostando é que ele retém um pouco a segunda desnecessariamente.

O consumo foi de 7,4 andando na "maciota", sem mto trânsito mas com bastante retomadas (cidade do interior é foda, tem que parar em cada esquina), no TSI fazia uns 9/10 nas mesmas condições.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sobrinho disse:

E aí @Desbravador, firmeza!

As abas dos bancos do seu ex TSi eram mais pronunciados do que os meus(versão confort).

As abas laterais do GTi, são mais protuberantes do que as do TSi hig.?

O seu GTI veio calçado com qual marca de pneus e o índice de carga, qual é?

Obrigado.

Fala Sobrinho, blz? Camarada, não sei se o Desbravador vai concordar... tenho a impressão que as abas do GTi são um pouco maiores que a do Highline - tem que olhar com atenção para perceber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Lobin disse:

Fala Sobrinho, blz? Camarada, não sei se o Desbravador vai concordar... tenho a impressão que as abas do GTi são um pouco maiores que a do Highline - tem que olhar com atenção para perceber.

100%, espero que contigo também @Lobin.

Obrigado pelo feedback. E vê se para um pouco de amealhar o real, para de ficar rastelando os cobres para a guaiaca. Some não meu camarada, vc é sempre bem vindo por aqui.

Abraçaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sobrinho, é como o Lobin falou... Particularmente acho que as abas são maiores sim, mas é quase imperceptível.

Veio calçado em pneus Good Year F1 225/45 R 17 91 W

É curioso, pois eu tinha pedido para vir com Michelin e ficaram de conseguir, mas na hora estavam estes aí, como não eram pneus chineses aceitei de boa.

Se estiver com mais dúvidas fique à vontade :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Sobrinho disse:

Vontade a gente sempre tem né, mas cadê o $$$.

Vc já tá aceitando perguntas? Se já, aqui vai.....E os famosos pipocos tanto subindo marcha ou descendo no carro stock, existe mesmo, ou é só lenda?

Só de teclar e pensar nesses pipocos eu me arrepio. O verdadeiro entusiasta vai entender o que quero dizer.

Nosso amigo do car.bosta fez um vídeo onde aparecem os pipocos do gti original ;)

tem este aqui que é bacana também

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Desbravador disse:

@Sobrinho, é como o Lobin falou... Particularmente acho que as abas são maiores sim, mas é quase imperceptível.

Veio calçado em pneus Good Year F1 225/45 R 17 91 W

É curioso, pois eu tinha pedido para vir com Michelin e ficaram de conseguir, mas na hora estavam estes aí, como não eram pneus chineses aceitei de boa.

Se estiver com mais dúvidas fique à vontade :D

Legal!

Interessante aquele seU relato que o GTI é super arisco no pedal da direita. Com certeza vc já deva ter lido por aqui que, quando a galera(nisso eu me incluo) comprou o TSi, quando ia acelerar, saídas de semáforos e cruzamentos, conforme a pressão exercida no acelerador o "bicho" sai igual uma mula desembestada, um cavalo desenfreado. E agora com o GTI vc tem que "reaprender" tudo de novo(risos)....Massa!

Hein vem cá! Quando vc cita que o GTI é mais "centrado" colado no chão, principalmente em curvas de alta. A minha curiosidade é a seguinte; Teria como mensurar isso em relação ao TSi?

Pois o TSi já é capeta em curvas, o GTI então, deva ser o cão de zorba chupando manga!

E os freios... O GTI é afinado, conforme ele acelera ele para também? Verdadeira ancoragem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Sobrinho disse:

Legal!

Interessante aquele seU relato que o GTI é super arisco no pedal da direita. Com certeza vc já deva ter lido por aqui que, quando a galera(nisso eu me incluo) comprou o TSi, quando ia acelerar, saídas de semáforos e cruzamentos, conforme a pressão exercida no acelerador o "bicho" sai igual uma mula desembestada, um cavalo desenfreado. E agora com o GTI vc tem que "reaprender" tudo de novo(risos)....Massa!

Hein vem cá! Quando vc cita que o GTI é mais "centrado" colado no chão, principalmente em curvas de alta. A minha curiosidade é a seguinte; Teria como mensurar isso em relação ao TSi?

Pois o TSi já é capeta em curvas, o GTI então, deva ser o cão de zorba chupando manga!

E os freios... O GTI é afinado, conforme ele acelera ele para também? Verdadeira ancoragem!

Sim, logo que comprei o TSi  as vezes saia destracionando! hahha mas geralmente era por causa do Turbo lag, aí eu pisava mais, dando uns 30% de pedal, e o carro saia com tudo. Depois peguei o jeito.

No Gti é menos perceptível o turbo lag.. a diferença é que com o GTI eu to sempre andando na casquinha, se vc começar a dar muito pedal ele já quer mostrar a cavalaria, e isto andando no modo D, em S ele fica ainda mais arisco.

Sobre as curvas, o tsi já era um monstro! nunca nem perto ficou de perder o controle ou rolar demais. Mas no GTI dá uma sensação maior de estar grudado, estava subindo uma serra a 170 com curvas relativamente acentuadas, não sei se no TSI conseguiria acompanhar... nao estou me referindo ao motor, mas à suspensão mesmo. A diferença não é uma coisa de outro mundo, em velocidades até 140 km/h seria até bem sutil. Acima disto é que dá pra notar que o GTI é mais agarrado.

Os freios eu não precisei exigir muito, mas é forte! O tamanho dos discos da frente impressionam. O Rubinho se impressionou com a força do freio quando fez a volta rápida.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Desbravador,

Vc citou a questão do pedal.....Eu nunca possui carro com controlador de velocidade de cruzeiro, mas o Golf que tenho parece que tem.....Explico.

Nos carros que tive é muito trabalhoso, ou requer certo afinco, para manter o carro "setado" em uma velocidade. Já o Golf é extremamente de fácil "aceitação" o pé direito no acelerador para manter por exemplo, velocidade de 110km/H. O pedal não requer maiores malabarismos, e isso independe da velocidade que vc quiser tocar. Isso é um fator que me gera grande satisfação, pois nos outros carros que possuí a sensação e certeza que tenho é que o pedal ficava oscilando, era muito difícil vc memorizar no pé(risos) uma velocidade fixa.

O GTI em sexta marcha 110km/H, o motor ronrona a quantos RPM's?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também sinto isto, mesmo com o controle de velocidade desligado, é fácil manter uma velocidade de cruzeiro fixa. Deve ser alguma configuração eletrônica do acelerador que foi muito bem feita aliada ao torque fortíssimo.

A 100km/h fica aproximadamente uns 1900RPM, super de boa! Em algumas partes do trecho setei 140km/h no piloto automático e acho que ficava próximo dos 2500 giros.. nao me recordo direito. O silêncio a bordo é muito bom, as viagens cansam muito menos.

Com o onix era tanto barulho de rolamento que mal dava pra escutar música baixo, mesmo viagens de 50km eram cansativas. Aquele revestimento de carpete sobre as caixas de rodas do Golf é um capricho que ajuda muito no isolamento acústico. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sente um pouco mais em reduções abruptas de segunda pra primeira, vc consegue contornar isto no pedal de freio liberando a carga no momento final da frenagem, mas não é sempre que acontece. No dsg-7 acontecia o mesmo, só que acho que era mais leve.

O que eu sei é que as trocas do dsg-7 são mais suaves, quase imperceptíveis, no dsg-6 já é mais perceptível. Não sei lhe dizer o motivo, mas talvez seja porque o dsg-7 tenha as relações das marchas mais próximas uma das outras. Um dos nossos engenheiros talvez saiba nos explicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...