Highline 13/14 Alemao - Variacao de Rotacao na 5ª e 7ª Marchas


Paulo_Boo

Recommended Posts

Srs., boa noite.

Ha mais ou menos uns 2 ou 3 meses comecei a perceber um comportamento estranho no meu Golf Highline. O carro esta agora com 67k rodados e notei que em algumas situacoes na faixa entre 2k e 3k RPM, estando o carro na 5º ou na 7º marcha a rotacao fica oscilando entre 200 e 400 RPM, sem motivo aparente. Inicialmente pensei que fosse algum problema humano (no caso eu pressionando o acelerador de modo que ele ficasse em um ponto que causasse a variacao), contudo percebi que o mesmo comportamento acontecia quando eu estava com o cruise control ligado.

A variacao acontece somente na 5ª e na 7ª marchas, nao ocorre em nenhuma outra. Alguem ja teve algum problema parecido?

VI aqui no forum esse topico:

 O relato dele eh muito semelhante ao que acontece com o meu carro, a diferenca sendo que ele nao restringiu a ocorrencia a marchas especificas. No meu caso ocorre tanto em subidas quanto em retas.

Alguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Srs., boa noite.
Ha mais ou menos uns 2 ou 3 meses comecei a perceber um comportamento estranho no meu Golf Highline. O carro esta agora com 67k rodados e notei que em algumas situacoes na faixa entre 2k e 3k RPM, estando o carro na 5º ou na 7º marcha a rotacao fica oscilando entre 200 e 400 RPM, sem motivo aparente. Inicialmente pensei que fosse algum problema humano (no caso eu pressionando o acelerador de modo que ele ficasse em um ponto que causasse a variacao), contudo percebi que o mesmo comportamento acontecia quando eu estava com o cruise control ligado.
A variacao acontece somente na 5ª e na 7ª marchas, nao ocorre em nenhuma outra. Alguem ja teve algum problema parecido?
VI aqui no forum esse topico:
 O relato dele eh muito semelhante ao que acontece com o meu carro, a diferenca sendo que ele nao restringiu a ocorrencia a marchas especificas. No meu caso ocorre tanto em subidas quanto em retas.
Alguma ideia?
Tenta fazer o teste de embreagem.
Deixe o carro em 6° marcha no modo manual e em 1000rpm acelere tudo sem ativar o kickdown. O ponteiro de rotação nao deve oscilar.

Fazer o mesmo procedimento acima para a 7° marcha.

Se tiver oscilação de mais de 200 rpm sua embreagem ja esta no final da vida util.

Abraços.

Enviado de meu Atari 2600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, anghinoni1982 disse:

Tenta fazer o teste de embreagem.
Deixe o carro em 6° marcha no modo manual e em 1000rpm acelere tudo sem ativar o kickdown. O ponteiro de rotação nao deve oscilar.

Fazer o mesmo procedimento acima para a 7° marcha.

Se tiver oscilação de mais de 200 rpm sua embreagem ja esta no final da vida util.

Abraços.

Enviado de meu Atari 2600
 

Realizei o teste agora pela manha em uma estrada. Fiz o procedimento 3x, tanto na 6a quanto na 7a marchas. Nao houve variacao de RPM durante o procedimento, eu afundava o pe, antes do kickdown, e o carro ficava com a resposta bem lenta, a RPM praticamente a mesma ateh que ia ganhando algum folego.

Aproveitei e coloquei o carro em 5a, na RPM em que ele costuma variar, e a rotacao nao variou, detalhe: o cambio estava no manual. Parece que as variacoes ocorrem somente quando o cambio esta no comando. Seria problema de software entao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Paulo_Boo disse:

Realizei o teste agora pela manha em uma estrada. Fiz o procedimento 3x, tanto na 6a quanto na 7a marchas. Nao houve variacao de RPM durante o procedimento, eu afundava o pe, antes do kickdown, e o carro ficava com a resposta bem lenta, a RPM praticamente a mesma ateh que ia ganhando algum folego.

Aproveitei e coloquei o carro em 5a, na RPM em que ele costuma variar, e a rotacao nao variou, detalhe: o cambio estava no manual. Parece que as variacoes ocorrem somente quando o cambio esta no comando. Seria problema de software entao?

O carro nessa marcha e nessa rotação, não consegue desenvolver muito, e de acordo com o que você informou, sua embreagem está ok

Entretanto seria legal você fazer uma gravação do que ocorre no seu carro e mostrar para a CSS, alguma intervenção eles terão que fazer!

Abraços e vai nos informando das próximas ocorrências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...