Suspensão dura


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Boa tarde, eu estou no meu segundo GTI, ambos 2014.

Enfim, estou achando esse GTI atual muito duro, está chacoalhando muito na cidade e na pista, sem contar que da muitos socos nas costas quando passa em buracos, o fato é que não me recordo do outro GTI ser tão duro quanto esse e esses dias eu andei em um mexicano e achei muuuito mais macio.

Por acaso a suspensão do  Mexicano é diferente do alemão?

Estou perguntando pq nunca me incomodei com isso, tive até cooper S e nesse caso está me incomodando.

Edit: Já troquei os amortecedores traseiros pq um estava travado e melhorou pouca coisa, os pneus sao primacy 3

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14 horas atrás, Desbravador disse:

Cara, sei lá, o meu é brasileiro, bem macio, mais do que o meu antigo tsi mexicano. Já tinha ouvido falar de que o alemão é duro, pelo jeito mudou.

O nacional realmente é mais macio, ele é 15mm mais alto, já o mexicano eu gostaria de saber se tem alguma diferença.

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O nacional realmente é mais macio, ele é 15mm mais alto, já o mexicano eu gostaria de saber se tem alguma diferença.
A altura do mexicano é 15mm maior que a do alemão. No entanto, além da altura, a suspensão do nacional é difernete (mais simples) e portanto não me surpreenderia se tiverem optado por uma calibração mais macia mesmo.

Abraço

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15 minutos atrás, RicW disse:

A altura do mexicano é 15mm maior que a do alemão. No entanto, além da altura, a suspensão do nacional é difernete (mais simples) e portanto não me surpreenderia se tiverem optado por uma calibração mais macia mesmo.

Abraço

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E aí Ricardo,

Como assim suspensão mais simples, vc notou que eles estão comentando do GTI TSi 2.0 né?

Abraçaço.

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Vou me meter na conversa mesmo possuindo highline.

Meu antigo confortline 2015 era muito mais macio do que o highline paranaense que "briga com os buracos".

Por falar nisso, Bob Sharp no autoentusiastas comentou da diferença de ajuste do alemão/mexicano para o paranense quanto ao nível de carga dos amortecedores.

Achou bastante exagerada a carga.

 

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4 horas atrás, Camarotti disse:

O nacional realmente é mais macio, ele é 15mm mais alto, já o mexicano eu gostaria de saber se tem alguma diferença.

O GTI nacional é 15mm mais alto?  Acho que tem alguma confusão nesta informação, mas posso estar errado também. Ontem coloquei ao lado de um Mexicano, me parecia igual em termos de altura.

Até onde sabia todos os modelos, exceto o gti,  comercializados aqui ganharam 15mm a mais, seja mexicano ou alemão.. o nacional parece que ganhou ainda mais altura (não sei quanto).

Ah, sobre o Highline com eixo de torção, ele está, ao meu ver, mais desconfortável em relação aos com multilink, senti esta diferença, principalmente se anda atrás. Além do Test Drive, a concessionária onde eu levava para fazer as revisões me dava carona em um Highline manual nacional. Não é algo de outro mundo, mas acho que a suspensão independente ajudava a filtrar melhor as imperfeições. Claro que podem ter algumas variáveis que mudariam minha percepção, não sei se o modelo nacional que testei estava devidamente calibrado conforme manda a portinhola, tem a questão da marca do pneu, e o efeito placebo também... 

Abraços

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Sim perfeito, entendo! Calibração e ajustes de suspensão existe. A tal da "tropicalização".

Mais tô curioso na questão do GTI ter havido(ou sempre ouve) mudanças nos componentes ou peças  da suspensão, do Nacional em relação ao Alemão/Mexicano.

Já os TSi's 1.4 de Multilink passou para eixo de torção. Isso é fato.

 

 

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Sim, eu já vi muita gente comentando que o GTI é muito duro, e acredito que se tratava da versão alemã. Inclusive achei reviews na internet dizendo que o carro não servia para uso diário, sendo este um dos meus receios.

E depois começou a surgir relatos contrários, falando que o gti é mais macio que o tsi, fato que confirmei. 

Enfim, pode realmente ter tido uma mudança nos componentes. Visualmente falando, eu não consegui identificar nenhuma mudança de altura.

A minha teoria é que na versão GTI tem diferença no conforto da suspensão nos modelos mexicanos para a frente. No TSI eu já andei no alemão, e era exatamente igual ao modelo mexicano em conforto.

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E aí Ricardo,
Como assim suspensão mais simples, vc notou que eles estão comentando do GTI TSi 2.0 né?
Abraçaço.
Sei lá! Tem tanta gente reclamando de tanta coisa que eu devo ter me enrolado aqui. O nacional não era pra ser diferente do mexicano.

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2 horas atrás, Willy disse:

Todos os GTIs comercializados aqui, alemão inclusive, são 15mm mais altos que os GTIs europeus... Os TSIs também seguem esse mesmo esquema

Acho que há alguma confusão aqui...

Agora o nacional ter ficado mais macio ou mais duro que o alemão e o mexicano é a primeira vez que vejo alguém falar.

Se é mais macio ou mais duro que o alemão, eu não sei, o que eu sei é que o gti nacional é mais macio que o meu antigo tsi mexicano original.

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Diferença tem, quando fui comprar os amortecedores a numeração é diferente dos alemaes para os mexicanos.

Mas o problema é que esse meu alemão está mais duro do que o outro alemão que ja tive e bem mais duro que o mexicano, no nacional eu nunca andei.

Será que se colocar os amortecedores do mexicano melhora?

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Desculpa me intrometer no assunto, mas andei no Golf 1.4 Highline na ocasião do lançamento (2013 acho) e comparado ao meu, era bem mais firme. Mas atribuo isso ao fato dele ter suspensão independente em ambos eixos, além do que normalmente carro importado (europeu principalmente) ser mais duro mesmo. Ah e se não me falha a memória os pneus da unidade que fiz o testdrive eram Continental. Mas é fato que eram mais firmes sim, mas nada muito pior em relação ao meu que tem eixo de torção atrás. Quanto ao GTI, nunca dirigi ou andei de carona. Mas em teoria não deveria haver diferenças significativas já que é a mesma configuração de suspensão que os modelos importados. Normalmente ao fabricar um modelo aqui qualquer montadora prefere adotar buchas e borrachas mais macias, molas maiores e amortecedores mais firmes e com batente hidráulico (o que muitos importados até hoje não tem, especialmente europeus). Talvez seja essa a diferença que traz essa percepção.

 

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Esta discussão é totalmente subjetiva. A percepção varia em função de inúmeros fatores: pressão dos pneus, marca dos pneus, desgaste dos pneus, temperatura do dia, estado do pavimento, o fato de você estar conduzindo o carro ou andando de carona, etc.

 

Combine todas essas variáveis e dá pra concluir qualquer coisa. A única forma de dizer se há algo diferente, assertivamente, é consultando os PNs dos componentes de suspensão no ETKA.CC. E nem assim dá pra falar se ficou mais mole ou mais dura, apenas que é diferente.

 

Pra avaliar isso de forma factual, só instrumentando o chassis com acelerômetros, excitando a suspensão em um equipamento apropriado e analisando a resposta em frequência resultante.

 

Obviamente, ninguém aqui vai fazer isso. Então teremos sempre somente um monte de opiniões!

 

Aliás, eu prefiro azul.

 

Abraço

 

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Em 01/12/2017 at 6:59 AM, RicW disse:

Esta discussão é totalmente subjetiva. A percepção varia em função de inúmeros fatores: pressão dos pneus, marca dos pneus, desgaste dos pneus, temperatura do dia, estado do pavimento, o fato de você estar conduzindo o carro ou andando de carona, etc.

 

Combine todas essas variáveis e dá pra concluir qualquer coisa. A única forma de dizer se há algo diferente, assertivamente, é consultando os PNs dos componentes de suspensão no ETKA.CC. E nem assim dá pra falar se ficou mais mole ou mais dura, apenas que é diferente.

 

Pra avaliar isso de forma factual, só instrumentando o chassis com acelerômetros, excitando a suspensão em um equipamento apropriado e analisando a resposta em frequência resultante.

 

Obviamente, ninguém aqui vai fazer isso. Então teremos sempre somente um monte de opiniões!

 

Aliás, eu prefiro azul.

 

Abraço

 

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Não quero entrar em nenhuma parte tecnica, o que estou perguntando é se alguem alem de mim andou no alemão e após no mexicano, e se sim notou alguma diferença!

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Tenho o TSi Highline alemão aqui em casa e depois que instalei as molas do GTi europeu percebi que o carro ficou bem mais macio. Está quicando um pouquinho, mas nada comparado aos carros dos manolos que cortam as molas - amortecedor levemente incompatível com as molas do GTi, provavelmente.

Já o Gti é nacional e veio com as rodas Austin. A suspensão é firme, porém não compromete o conforto, mesmo com pneus aro 18. Visualmente a única coisa que difere em relação aos importados são os amortecedores, que inclusive apresentam uma pintura diferente - preto fosco. Não vi diferença alguma em relação aos demais componentes da suspensão.

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Tem muito mimimi de suspensão dura, mole entre os TSI e os GTI, sejam nacionais ou importados.

Na realidade não passam de muitos sentimentos subjetivos, sem nenhum critério plausível de comparação entre os carros.

Já vi gente dizer que colocou aro de 19" e o carro não ficou duro!

Sem contar que pneus de mesmas medidas, porém fabricantes diferentes, apresentam notáveis diferenças no rodar, não esquecendo as calibragens diferentes!

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então vamos lá, tive por 2 anos o tsi confortline original é muito confortável molengão mas com uma ótima estabilidade - foi trocada as molas deles pelo pro-kit eibach do gti o carro ficou firme e a traseira um pouco seca porem o carro ficou muito mais muito estável e depois coloquei rodas bbs 18x8 o que melhorou mais ainda a performance! ( confortável eu acho) 

e esse carro foi roubado a exatos 31 dias.

e acabei embarcando em um gti realmente o carro é duro na real firme, mais que o tsi com o jogo de molas! e tem menos estabilidade com o tsi com as molas.

já comprei jogo de aro 19 e molas esportivas pro kit eibach e assim que montar mando fotos e passo as impressões.

espero eu que fique tão bom quanto era o tsi! 

 

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9 minutos atrás, Glauco Bezerra disse:

então vamos lá, tive por 2 anos o tsi confortline original é muito confortável molengão mas com uma ótima estabilidade - foi trocada as molas deles pelo pro-kit eibach do gti o carro ficou firme e a traseira um pouco seca porem o carro ficou muito mais muito estável e depois coloquei rodas bbs 18x8 o que melhorou mais ainda a performance! ( confortável eu acho) 

e esse carro foi roubado a exatos 31 dias.

e acabei embarcando em um gti realmente o carro é duro na real firme, mais que o tsi com o jogo de molas! e tem menos estabilidade com o tsi com as molas.

já comprei jogo de aro 19 e molas esportivas pro kit eibach e assim que montar mando fotos e passo as impressões.

espero eu que fique tão bom quanto era o tsi! 

 

Fazendo um bom trabalho de suspensão no TSI, provavelmente ele fará mais curva que um GTI, por um simples motivo: a dianteira do TSI é quase 80kg mais leve que a do GTI. As traseiras de ambos são praticamente identicas em peso.

O DQ250 e o bloco do motor em ferro fundido são os principais motivos desse peso extra do GTI.

80kg a mais sobre um eixo dianteiro, num carro de tração dianteira, na faixa de 1240/1320kg é muita coisa!

Essa diferença é pra ambos com DSG.

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Fazendo um bom trabalho de suspensão no TSI, provavelmente ele fará mais curva que um GTI, por um simples motivo: a dianteira do TSI é quase 80kg mais leve que a do GTI. As traseiras de ambos são praticamente identicas em peso.
O DQ250 e o bloco do motor em ferro fundido são os principais motivos desse peso extra do GTI.
80kg a mais sobre um eixo dianteiro, num carro de tração dianteira, na faixa de 1240/1320kg é muita coisa!
Essa diferença é pra ambos com DSG.
Isso mesmo.

Uma vez me dei ao trabalho de procurar, na internet, dados factuais de teste de aceleração lateral máxima. É um teste padronizado no qual o carro, em uma pista circular e plana, é progressivamente acelerado com o volante fixo em uma dada posição, até o raio da trajetória começar a aumentar.

Os resultados eram sempre muito parecidos: a aceleração lateral máxima fica entre 0.95g e 0.98g de um teste pra outro. O interessante é que em todos os casos em que o GTI e o TSI tinham sido comparados, o TSI sempre fazia a curva com 0.01 ou 0.02g a mais que o GTI (eu, pessoalmente, acho que isso esteja dentro da margem de erro desse tipo de teste, mas parece ser um viés consistente).

Em todos os casos ambos são bastante neutros no limite, não tendendo a sair de frente, que seria o mais comum na categoria.

Abraço

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O peso realmente importa muito em um teste de aceleração lateral. Mas não podemos esquecer dos pneus, centro de gravidade e rigidez da suspensão.

Um resultado como este é bem impressionante, porque além de ter suspensão maus amarrada, com maior carga de molas e amortecedores e barras estabilizadoras mais espessas, e ser 15mm mais baixo, geralmente o GTI ainda vem equipado com pneus de especificação mais esportiva do que o TSI..

Ainda no tema, lembro que na época do lançamento houve um teste de um site ou revista em que foi testado um GTI e depois um TSI manual e depois o piloto/jornalista comentou essa diferença de peso e como a tocada com o TSI podia ser mais limpa e equilibrada e já com o GTI era mais bruta, mas mais rápida e emocionante.

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1 hora atrás, RicW disse:

Isso mesmo.

Uma vez me dei ao trabalho de procurar, na internet, dados factuais de teste de aceleração lateral máxima. É um teste padronizado no qual o carro, em uma pista circular e plana, é progressivamente acelerado com o volante fixo em uma dada posição, até o raio da trajetória começar a aumentar.

Os resultados eram sempre muito parecidos: a aceleração lateral máxima fica entre 0.95g e 0.98g de um teste pra outro. O interessante é que em todos os casos em que o GTI e o TSI tinham sido comparados, o TSI sempre fazia a curva com 0.01 ou 0.02g a mais que o GTI (eu, pessoalmente, acho que isso esteja dentro da margem de erro desse tipo de teste, mas parece ser um viés consistente).

Em todos os casos ambos são bastante neutros no limite, não tendendo a sair de frente, que seria o mais comum na categoria.

Abraço

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RicW, essa diferença entre o TSI e o GTI foi pouca, porque a suspensão esportiva do GTI acaba compensando essa desvantagem do maior peso que ele tem. na frente.

Mas se colocar uma suspensão esportiva no TSI, essa diferença vai aumentar.

Mas ambos os carros, quando passam do limite de aderência, tende a sair de frente, que acaba sendo natural em carros com motor e tração dianteira e também com tração nas 4 rodas, mas que possui motor dianteiro.

É uma regra que pode ser quase anulada através de ajustes de suspensão e ajuda eletrônica. O problema é que a ajuda eletrônica acaba "roubando alguns cavalos do motor"!

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