Suspensão dura


Recommended Posts

3 horas atrás, RicW disse:

Isso mesmo.

Uma vez me dei ao trabalho de procurar, na internet, dados factuais de teste de aceleração lateral máxima. É um teste padronizado no qual o carro, em uma pista circular e plana, é progressivamente acelerado com o volante fixo em uma dada posição, até o raio da trajetória começar a aumentar.

Os resultados eram sempre muito parecidos: a aceleração lateral máxima fica entre 0.95g e 0.98g de um teste pra outro. O interessante é que em todos os casos em que o GTI e o TSI tinham sido comparados, o TSI sempre fazia a curva com 0.01 ou 0.02g a mais que o GTI (eu, pessoalmente, acho que isso esteja dentro da margem de erro desse tipo de teste, mas parece ser um viés consistente).

Em todos os casos ambos são bastante neutros no limite, não tendendo a sair de frente, que seria o mais comum na categoria.

Abraço

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

Acho que o melhor desempenho do TSi é real... Vejam esses vídeos.

 

 

Golf TSi fazendo mais bonito  que o GTi Clubsport  no teste de desvio de alce!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Sobrinho disse:

E aí @Lobin, tudo 100% meu camarada!

Vi esses vídeos que vc postou lá na concorrência, bem legais.

Mas esses dois aí em cima leva chinelada desse Fiat 126, olha só que bichinho encapetado.....

 

 

Tudo tranquilo, camarada!!!! 

Esse daí é o famoso FITORA!!!! O miseravi faz curva com três rodas, quicando, sem perder o traçado!!!!

:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Lobin disse:

Tudo tranquilo, camarada!!!! 

Esse daí é o famoso FITORA!!!! O miseravi faz curva com três rodas, quicando, sem perder o traçado!!!!

:lol:

Descobri por esses dias esse danadinho, foi em uma reportagem no Flat Out.

Dela para cá xônei nesse Fiat, ô bichinho encardido de tração traseira encapetado para fazer curva!

Abraçaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RicW, essa diferença entre o TSI e o GTI foi pouca, porque a suspensão esportiva do GTI acaba compensando essa desvantagem do maior peso que ele tem. na frente.
Mas se colocar uma suspensão esportiva no TSI, essa diferença vai aumentar.
Mas ambos os carros, quando passam do limite de aderência, tende a sair de frente, que acaba sendo natural em carros com motor e tração dianteira e também com tração nas 4 rodas, mas que possui motor dianteiro.
É uma regra que pode ser quase anulada através de ajustes de suspensão e ajuda eletrônica. O problema é que a ajuda eletrônica acaba "roubando alguns cavalos do motor"!
Segundo os vídeos que o@Lobin compartilhou na verdade a tendência é levemente traseira. Essa relação entre tração e a tendência de saída é uma meia-verdade.

Abraço

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu realmente sinto que o Golf é bem mais estável que meu anterior Civic (além de mais confortável). Nunca cheguei ao limite dele mas percebo que deve ser mais fácil sair de frente do que de traseira. Para uso "civil" está mais do que bom.
Se na teoria a suspensão traseira multilink é mais estável que a por eixo de torção, nem quero imaginar o quanto os Golfs importados são grudados no chão.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí [mention=723]Lobin[/mention], tudo 100% meu camarada!
Vi esses vídeos que vc postou lá na concorrência, bem legais.
Mas esses dois aí em cima leva chinelada desse Fiat 126, olha só que bichinho encapetado.....
 
 
Se algum dia vc tiver a chance de dirigir um (se ainda achar) experimente o Peugeot 205 (pode ser até o 1.4). Esse carro é literalmente um kart! Acho que nem Subaru WRX faz mais curva que aquele carrinho. Não à toa ganhou trocentos rally.
Eu fazia o trecho São Paulo-Campinas em 40 minutos pela Anhanguera só parando nos pedágios.




Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala @RodrigoSP2, só na tranquilidade!

Esses dias em viagem lembrei de ti. Um Sonic 1.4 ltz! Aquele bichinho é andadorzinho viu!!!. Por incrível que pareça, era uma véia  que tava no manche. Era um sedã, deduzo que seja automático(não sei se tem cãmbio manual) , ela estava sozinha no Mexicano. Mas nota-se claramente que ele ganha certa desenvoltura  e tem certa agilidade no ganho de velocidade. Deduzo que o "casamento" câmbio motor é bom. Eu andei por muitos km"s só observando a ancião no comando, ela é pé de chumbo nas ultrapassagens.

Garanto que na sua mão o Mexicano piava fino nas velocidades de cruzeiro.

Abraçaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala [mention=5719]RodrigoSP2[/mention], só na tranquilidade!
Esses dias em viagem lembrei de ti. Um Sonic 1.4 ltz! Aquele bichinho é andadorzinho viu!!!. Por incrível que pareça, era uma véia  que tava no manche. Era um sedã, deduzo que seja automático(não sei se tem cãmbio manual) , ela estava sozinha no Mexicano. Mas nota-se claramente que ele ganha certa desenvoltura  e tem certa agilidade no ganho de velocidade. Deduzo que o "casamento" câmbio motor é bom. Eu andei por muitos km"s só observando a ancião no comando, ela é pé de chumbo nas ultrapassagens.
Garanto que na sua mão o Mexicano piava fino nas velocidades de cruzeiro.
Abraçaço.
O Sonic anda bem, mas bebe na mesma proporção hehehe. E só uma correção: provável que tenha sido um sedã 1.6 Ecotec. Existe o motor 1.4 Turbo (o mesmo do Cruze) no Sonic RS mas acho que nunca foi vendido aqui no Brasil... Sei que na Argentina era vendido, mas só vi um quando estive por lá.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, RicW disse:

Segundo os vídeos que o@Lobin compartilhou na verdade a tendência é levemente traseira. Essa relação entre tração e a tendência de saída é uma meia-verdade.

Abraço

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

Não encaro isso como uma meia verdade.

Em todos os vídeos de programas estrangeiros que assisti, os carros de tração dianteira escapam de frente quando ultrapassam o limite de aderência. Ocorre também com os de tração 4x4 derivados dos de tração dianteira.

Isso é facilmente entendível, pois são carros que tem 60% e as vezes até mais que esse percentual sobre o eixo dianteiro.

A própria Audi já usou no passado pneus mais largos na dianteira em alguns RS3 e está voltando a fazer isso no último modelo lançado! Ação para minimizar essa característica.

Já vi pilotos de stock declararem que o estilo de pilotagem em carros de competição com tração dianteira tem ser diferente, justamente por esta característica. Antes de fazer a curva eles tem que provocar uma escapada da traseira, para contornar a curva na maior velocidade possível.

Eu fazendo curvas acima do limite com os carros que tive de tração dianteira, todos escapavam a frente, sendo necessário aliviar o acelerador para manter o raio da curva. Com este TSI, ele se apresenta mais neutro, mas se vê claramente o controle de estabilidade atuando algumas vezes, provavelmente junto com o XDS. Sem eles, provavelmente perderia a frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jorge Jox disse:

Não encaro isso como uma meia verdade.

Em todos os vídeos de programas estrangeiros que assisti, os carros de tração dianteira escapam de frente quando ultrapassam o limite de aderência. Ocorre também com os de tração 4x4 derivados dos de tração dianteira.

Isso é facilmente entendível, pois são carros que tem 60% e as vezes até mais que esse percentual sobre o eixo dianteiro.

A própria Audi já usou no passado pneus mais largos na dianteira em alguns RS3 e está voltando a fazer isso no último modelo lançado! Ação para minimizar essa característica.

Já vi pilotos de stock declararem que o estilo de pilotagem em carros de competição com tração dianteira tem ser diferente, justamente por esta característica. Antes de fazer a curva eles tem que provocar uma escapada da traseira, para contornar a curva na maior velocidade possível.

Eu fazendo curvas acima do limite com os carros que tive de tração dianteira, todos escapavam a frente, sendo necessário aliviar o acelerador para manter o raio da curva. Com este TSI, ele se apresenta mais neutro, mas se vê claramente o controle de estabilidade atuando algumas vezes, provavelmente junto com o XDS. Sem eles, provavelmente perderia a frente.

RicW, complementando a informação acima, o novo RS3 sedan  (2.5l, 5cil, 48,9kgm e 400CV) está vindo com 255/35R19 na dianteira e 235/30R19 na traseira. Lembro que a Audi já fez isso no passado. Não esqueçamos que ela é a marca mais desenvolvida em carros com tração dianteira e 4x4, com alto desempenho.

Claro, não é uma regra rígida, pois pode haver situações que este tipo de carro se apresente neutro ou mesmo solte um pouco a traseira, mas são raros momentos, acredito mais que esteja relacionado as características do piso.

Um condição que mostra bem a tendência em sair de frente: fazer curva acima do limite, em que o raio dela diminui, ou seja, jogar mais o volante pra dentro da curva. É escapada certa da dianteira. Mas os novos carros colocarão os seus processadores freneticamente trabalhado pra corrigir a trajetória: freia aqui, solta ali, corta aceleração, segura o diferencial... e por aí vai, rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, RodrigoSP2 disse:

Se algum dia vc tiver a chance de dirigir um (se ainda achar) experimente o Peugeot 205 (pode ser até o 1.4). Esse carro é literalmente um kart! Acho que nem Subaru WRX faz mais curva que aquele carrinho. Não à toa ganhou trocentos rally.
Eu fazia o trecho São Paulo-Campinas em 40 minutos pela Anhanguera só parando nos pedágios.

 

 


Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

 

Cara, um antigo patrão meu comprou um 205 1.4 velho pra gente andar na empresa... Falou que queria ver a gente tirar um barato com aquele carro ali (é que nós andávamos com o Vectra dele)

O que ele não sabia é que o 205 era um foguete! Andava mais que o Vectra, era gostoso de acelerar, tinha um ronco da hora!

Fiquei coisa de uns 2 meses andando com o carro, um dos mais divertidos que já dirigi!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não encaro isso como uma meia verdade.
Em todos os vídeos de programas estrangeiros que assisti, os carros de tração dianteira escapam de frente quando ultrapassam o limite de aderência. Ocorre também com os de tração 4x4 derivados dos de tração dianteira.
Isso é facilmente entendível, pois são carros que tem 60% e as vezes até mais que esse percentual sobre o eixo dianteiro.
A própria Audi já usou no passado pneus mais largos na dianteira em alguns RS3 e está voltando a fazer isso no último modelo lançado! Ação para minimizar essa característica.
Já vi pilotos de stock declararem que o estilo de pilotagem em carros de competição com tração dianteira tem ser diferente, justamente por esta característica. Antes de fazer a curva eles tem que provocar uma escapada da traseira, para contornar a curva na maior velocidade possível.
Eu fazendo curvas acima do limite com os carros que tive de tração dianteira, todos escapavam a frente, sendo necessário aliviar o acelerador para manter o raio da curva. Com este TSI, ele se apresenta mais neutro, mas se vê claramente o controle de estabilidade atuando algumas vezes, provavelmente junto com o XDS. Sem eles, provavelmente perderia a frente.
Oi Jorge,

Eu acho que fui muito sintético em minha afirmação. Tecnicamente você está 100% correto. Permita-me explicar.

O que eu quis dizer é que, mesmo com tração dianteira, o fabricante consegue um chassis de comportamento final praticamente neutro, a depender das escolhas que faz de suspensão e de distribuição do peso. O que acontece é que normalmente o fabricante prefere um carro mais dianteiro, pois isso é mais fácil de controlar no limite do que um carro que sai de traseira, como no exemplo que você mencionou.

Isso fica bem claro no Golf: a VW acertou o chassis mais neutro que ela conseguiu e, em algumas situações o carro até sai meio de traseira, como no teste do alce do vídeo que o@Lobin postou. E isso não é um problema porque a eletrônica embarcada garante o carro seguro.

Já no caso do Polo, que compartilha a plataforma, a VW claramente optou por um carro bem mais dianteiro que o Golf, e essa é uma diferença apontada pela imprensa que avaliou o carro. E isso faz sentido, porque temos versões desse carro sem controle de estabilidade.

Abraço

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, RodrigoSP2 disse:

Se algum dia vc tiver a chance de dirigir um (se ainda achar) experimente o Peugeot 205 (pode ser até o 1.4). Esse carro é literalmente um kart! Acho que nem Subaru WRX faz mais curva que aquele carrinho. Não à toa ganhou trocentos rally.
Eu fazia o trecho São Paulo-Campinas em 40 minutos pela Anhanguera só parando nos pedágios.

 

 


Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

 

Esse carro no rally?

Rubinho deve ter fumado nesse dia! O Peugeot que o Ari Vatanen pilotou, de igual com esse carro, só o nome! Já de começo, o carro do Ari era 4x4, o motor tinha varias vezes a potência desse carrinho! Suspensão e chassi, sem comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, um antigo patrão meu comprou um 205 1.4 velho pra gente andar na empresa... Falou que queria ver a gente tirar um barato com aquele carro ali (é que nós andávamos com o Vectra dele)
O que ele não sabia é que o 205 era um foguete! Andava mais que o Vectra, era gostoso de acelerar, tinha um ronco da hora!
Fiquei coisa de uns 2 meses andando com o carro, um dos mais divertidos que já dirigi!
Esse 205 era de um amigo meu, mas fiquei um tempo dirigindo pra ele enquanto ele ainda não tinha CNH. Boas lembranças desse carro. Era tipo um Gol francês: resistente, barato de manter e ótimo de guiar.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse carro no rally?
Rubinho deve ter fumado nesse dia! O Peugeot que o Ari Vatanen pilotou, de igual com esse carro, só o nome! Já de começo, o carro do Ari era 4x4, o motor tinha varias vezes a potência desse carrinho! Suspensão e chassi, sem comentário!
Não esse exatamente era de rally (esse do vídeo era o GTI - esportivo para a época). Mas na década de 90 o 205 era referência nessa prova - obviamente com as modificações citadas por ti.
O 205 que eu guiava era um 1.4 8V que se não me engano era o XRi ou XSi. Menos potência que esse do vídeo mas fazia curva como nenhum outro, mesmo com pneus 185/50R14. Pra quem curte comprar carro baratinho pra mexer e brincar em um trackday esse é o modelo!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, RicW disse:

Oi Jorge,

Eu acho que fui muito sintético em minha afirmação. Tecnicamente você está 100% correto. Permita-me explicar.

O que eu quis dizer é que, mesmo com tração dianteira, o fabricante consegue um chassis de comportamento final praticamente neutro, a depender das escolhas que faz de suspensão e de distribuição do peso. O que acontece é que normalmente o fabricante prefere um carro mais dianteiro, pois isso é mais fácil de controlar no limite do que um carro que sai de traseira, como no exemplo que você mencionou.

Isso fica bem claro no Golf: a VW acertou o chassis mais neutro que ela conseguiu e, em algumas situações o carro até sai meio de traseira, como no teste do alce do vídeo que o@Lobin postou. E isso não é um problema porque a eletrônica embarcada garante o carro seguro.

Já no caso do Polo, que compartilha a plataforma, a VW claramente optou por um carro bem mais dianteiro que o Golf, e essa é uma diferença apontada pela imprensa que avaliou o carro. E isso faz sentido, porque temos versões desse carro sem controle de estabilidade.

Abraço

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

RicW, a escapada de traseira que se vê do Golf no "teste do alce" é feita pelo controle de estabilidade, para garantir que ele faça o contorno da curva. Preste atenção no vídeo e você verá o carro indo reto com as rodas viradas, fora da trajetória requerida, então o ESP entra em ação e solta a traseira pro carro fazer a trajetória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Não esse exatamente era de rally (esse do vídeo era o GTI - esportivo para a época). Mas na década de 90 o 205 era referência nessa prova - obviamente com as modificações citadas por ti.
O 205 que eu guiava era um 1.4 8V que se não me engano era o XRi ou XSi. Menos potência que esse do vídeo mas fazia curva como nenhum outro, mesmo com pneus 185/50R14. Pra quem curte comprar carro baratinho pra mexer e brincar em um trackday esse é o modelo!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

Os carros dos anos 90 eram totalmente diferentes dos de hoje e a diferença pros de competição não eram tão grandes como as de hoje!

Os carros oficiais de rally dos útimos anos só tem o nome dos de rua, só isso, mais nada!

Entenda, não estou querendo dizer que o carro não é bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/12/2017 at 9:21 AM, Jorge Jox disse:

Os carros dos anos 90 eram totalmente diferentes dos de hoje e a diferença pros de competição não eram tão grandes como as de hoje!

Os carros oficiais de rally dos útimos anos só tem o nome dos de rua, só isso, mais nada!

Entenda, não estou querendo dizer que o carro não é bom!

tumblr_mp0pzw7lKa1rnxn7co1_500.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/8/2017 at 9:15 AM, Jorge Jox disse:

RicW, a escapada de traseira que se vê do Golf no "teste do alce" é feita pelo controle de estabilidade, para garantir que ele faça o contorno da curva. Preste atenção no vídeo e você verá o carro indo reto com as rodas viradas, fora da trajetória requerida, então o ESP entra em ação e solta a traseira pro carro fazer a trajetória.

Acredito que o ESP não tenha essa funcionalidade de soltar a traseira, vai contra o seu princípio de funcionamento.

Ali a traseira soltou pela transferência lateral de peso. O ESP entra para trazer a traseira de volta à trajetória e fazer o carro ir reto, de acordo com a direção do volante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Willy disse:

Acredito que o ESP não tenha essa funcionalidade de soltar a traseira, vai contra o seu princípio de funcionamento.

Ali a traseira soltou pela transferência lateral de peso. O ESP entra para trazer a traseira de volta à trajetória e fazer o carro ir reto, de acordo com a direção do volante.

Não estou dizendo que você esteja errado, mas o princípio do ESP é colocar o carro na trajetória determinada pelo volante. Pra isso ele freia rodas independentes, para fazer a transferência de peso e em alguns casos acaba ocorrendo um escorregamento do eixo traseiro, ao frear uma ou duas rodas traseiras.

Uma situação diferente desta de escorregada, procurei no youtube, mas infelizmente não encontrei, mas um Porsche Macan, não lembro o ano e nem o modelo, no teste do Alce, no momento da segunda manobra, que é a mais crítica, onde os "carros se entregam", ele dava uma rápida brecada na roda dianteira externa da curva, Essa manobra era para dar uma rápida escorregada na dianteira e assim e evitar uma forte transferência de peso de um lado para o outro, o que poderia colocá-lo em situação de risco. Isso era notório e comentado no vídeo (estrangeiro). Confesso que não curti isso! Mas o Macan não nasceu na Porsche. Acredito que os modelos de hoje talvez não façam mais isso.

Como disse anteriormente, não achei o tal vídeo, mas achei esse que dá para perceber tal comportamento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Sobre o Gti em questão, faz um mes que comprei um alemão 13/14 e achei a suspensão dele bem firme, venho de um Jetta TSI 2012 com molas HR e acreditem, parece que o jetta mesmo com molas eram mais confortáveis. Já ouvi relatos que o GTI alemão tem ajuste de suspensão diferenciados dos mexicanos e nacionais, não se se procede a informação. Alguem sabe? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.
Compartilho da mesma sensação de que o GTI alemão é duro, tinha um TSI Comfortline mexicano que era muito mais confortável. Fora que tinha um barulho na suspensão traseira que me incomodava muito, troquei os amortecedores e parou o barulho, comprei Bilstein, muito bons, futuramente quero trocar os dianteiros.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...