BOBINAS: COMO REMOVER?


iCardeX

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1 hora atrás, anghinoni1982 disse:

 

É tio @iCardeX alguma bobina sua foi parar no caxaprego...

Tem um equipamento que o Alexandre mostrou, que coloca em cima da bobina e ele consegue averiguar a situação.

Como você já disse que acendeu a luz da injeção, com certeza ficou algo gravado na memória, se passar o scanner vai saber também qual está com falha!

Boa sorte jovem.

Abraços.

Estou no concessionário agora Daqui a pouco serei atendido. Vou pedir para passarem o scanner, e verificarem qual foi a falha registrada. Se for constatada que alguma das bobinas foi danificada, terei que voltar para a High Torque e registrar uma reclamação. Nada contra o atendimento, ou contra o profissional que tentou manipulá-la, mas um problema foi criado e possivelmente um prejuízo foi gerado.  Vamos ver qual será a política deles para essa questão. 

Fui alertado que devo comprar 4 bobinas, porque as outras 3 que ainda estão íntegras correm o risco de serem rasgadas quando forem tentar retirá-las. Eles aqui possuem uma ferramenta para retirar as bobinas, mas não serviu de nada. Estão bem coladas mesmo.

Cada bobina custa R$ 720,98. Vou ter que comprar 4 bobinas. E o pior é que só um concessionário do DF é que as tem em estoque por aqui.

Puta que pariu! Caralho! Porra!

Onde é que se gasta R$ 3.200,00 (velas e bobinas) para realizar uma simples troca de vela? Estou perplexo de tanta raiva.

 

 

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43 minutos atrás, iCardeX disse:

 


A falha registrado diz que ocorreram problemas no terceiro cilindro. O mecânico da VW me mostrou que a borracha foi avariada. Fomos direto para a terceira bobina! Há um rasgo na borracha dela, e foi causado por alguma ferramenta. O problema foi causado na High Torque.

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Também disse que não consegue remover nenhuma delas é que chance de danos será enorme.


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Putz!

Cara, você está no sal! Sinto muito! Logo você que vejo que trata o carro com extremo cuidado!

Lá na High Torque, você viu se o mecânico tinha alguma ferramenta para tirar a bobina? Tipo essa, https://www.ecstuning.com/b-schwaben-parts/ignition-coil-pack-remover-priced-each/ic-01/  postada pelo @Thiagocs e lembrada pelo @anghinoni1982!

A css creio que deva ter, é o mínimo!

Imagino que a High Torque não vai de ressarcir, mas se eu fosse você iria lá mostrar a cagada que o cara fez e ver se ele tem a hombridade de assumir o que fez! Já é um termômetro para você ver a idoneidade desta oficina, pois tem uma galera aqui que baba ela! Aproveitaria o momento e aconselharia eles a reverem o procedimento de retirada dessas bobinas, para evitar que outros, ou mesmo você num futuro passe por isso novamente!

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6 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Putz!

Cara, você está no sal! Sinto muito! Logo você que vejo que trata o carro com extremo cuidado!

Lá na High Torque, você viu se o mecânico tinha alguma ferramenta para tirar a bobina? Tipo essa, https://www.ecstuning.com/b-schwaben-parts/ignition-coil-pack-remover-priced-each/ic-01/  postada pelo @Thiagocs e lembrada pelo @anghinoni1982!

A css creio que deva ter, é o mínimo!

Imagino que a High Torque não vai de ressarcir, mas se eu fosse você iria lá mostrar a cagada que o cara fez e ver se ele tem a hombridade de assumir o que fez! Já é um termômetro para você ver a idoneidade desta oficina, pois tem uma galera aqui que baba ela! Aproveitaria o momento e aconselharia eles a reverem o procedimento de retirada dessas bobinas, para evitar que outros, ou mesmo você num futuro passe por isso novamente!

Vc leu o relato do Alan, descrevendo o quão complicado foi a tentativa de retirada das bobinas de ignição né! Suou mais do que tampa de marmita.

Ele não possuía esse ferramental postado aqui em fotos. Com certeza ele apoiou(alavanca) com uma chave de fenda

O interessante é que ele pediu para o Alan, se podia tentar na força(ele se eximindo) da culpa. Mas já tinha feito káka.

Não tô aqui fazendo um possível advogado do sete peles. Mas essa situação tá complicada.

O correto "era" a High Torque ter esse ferramental postado aqui, não consegui. Adeus, abraço, deixa quieto. E caso o dono "otorizasse", partiria para o telequete.

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2 minutos atrás, Sobrinho disse:

Vc leu o relato do Alan, descrevendo o quão complicado foi a tentativa de retirada das bobinas de ignição né! Suou mais do que tampa de marmita.

Ele não possuía esse ferramental postado aqui em fotos. Com certeza ele apoiou(alavanca) com uma chave de fenda

O interessante é que ele pediu para o Alan, se podia tentar na força(ele se eximindo) da culpa. Mas já tinha feito káka.

Não tô aqui fazendo um possível advogado do sete peles. Mas essa situação tá complicada.

O correto "era" a High Torque ter esse ferramental postado aqui, não consegui. Adeus, abraço, deixa quieto. E caso o dono "otorizasse", partiria para o telequete.

Entendi... já pensou o cara que roda pouco, como eu, esperar os 60.000 km ao invés de dos 3 anos do plano de garantia? Acho que ficaria mais difícil ainda a retirada! Dá medo!

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13 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Entendi... já pensou o cara que roda pouco, como eu, esperar os 60.000 km ao invés de dos 3 anos do plano de garantia? Acho que ficaria mais difícil ainda a retirada! Dá medo!

O interessante @Jorge Jox, é que essa lebre veio à tona agora. E porque isso agora tá acontecendo?

Muitos aqui já trocaram as velas, eu inclusive. Foram trocadas com mais de 70Kkm e as bobinas sairam na manteiga. As próprias primeira troca de velas do carro do Alan, também sairam na maciota. E porque isso aqui agora?

Taí um fato novo para  tentarmos buscar o que tá acontecendo.

P.s. Estava me esquecendo! O Saulo também tentou tirar as bobinas com o carro dele com menos de 40kkm. E as danadinhas não querem sair por bem.

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26 minutos atrás, Sobrinho disse:

O interessante @Jorge Jox, é que essa lebre veio à tona agora. E porque isso agora tá acontecendo?

Muitos aqui já trocaram as velas, eu inclusive. Foram trocadas com mais de 70Kkm e as bobinas sairam na manteiga. As próprias primeira troca de velas do carro do Alan, também sairam na maciota. E porque isso aqui agora?

Taí um fato novo para nós debruçarmos e tentar buscar o que tá acontecendo.

P.s. Estava me esquecendo o Saulo também tentou tirar as bobinas com o carro dele com menos de 40kkm. E as danadinhas não querem sair por bem.

Humm, interessante... Umas saírem com facilidade e outras não!

Você sabe dizer se são do mesmo fabricante? Talvez esteja aí o X da questão!

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Acho que descobri porque as bobinas colaram ou ao menos imagino que tenha deduzido isso corretamente.

O Jorge tem razão: há mais de um fornecedor de bobinas, e pode ter alguma influência nessa colagem.

Existem um meio termo para não perder a bobina por inteiro. Mais tarde explico tudo.

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As bobinas do@iCardex saíram de boa na primeira troca de velas. As MESMAS bobinas ficaram emperradas agora. Não deve ser uma questão de fornecedor, portanto, visto que as situações diferentes aconteceram com o mesmo conjunto.

Apostaria mais em imperícia ou negligência, seja na reinstalação das bobinas após a troca anterior das velas ou na nova tentativa de retirada.
@iCardex, uma pergunta: na concessionária, o mecânico consultou o manual técnico da VW para realizar a operação ou foi só na base da "experiência" mesmo?

Abraço

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6 minutos atrás, RicW disse:


As bobinas do@iCardex saíram de boa na primeira troca de velas. As MESMAS bobinas ficaram emperradas agora. Não deve ser uma questão de fornecedor, portanto, visto que as situações diferentes aconteceram com o mesmo conjunto.

Apostaria mais em imperícia ou negligência, seja na reinstalação das bobinas após a troca anterior das velas ou na nova tentativa de retirada.
@iCardex, uma pergunta: na concessionária, o mecânico consultou o manual técnico da VW para realizar a operação ou foi só na base da "experiência" mesmo?

Abraço

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Tudo bem Ricardo!

E os quase 25Kkm além do recomendado para troca das velas, teria alguma influência?

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Pelo que conheço há uma pasta lubrificante que deve ser usada neste tubete (assim ele vai deslizar facilmente pela cerâmica da vela), e ele é como um cabo de vela (pode ser substituido sem a troca do transformador), pede para ver porque tenho quase certeza que o transformador (bobina) e o tubete (se encaixa na vela) tem numeros distintos e podem ser comprados separados.

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Estava aqui verificando o pai-dos-burros de manutenção da VW.

O procedimento é bunda:

- Remover o duto de ar de admissão

- Desconectar os conectores elétricos

- Afrouxar os parafusos que prendem as bobinas

- Puxar as bobinas para remover. Com a mão mesmo. O manual europeu menciona ainda a ferramenta que o @iCardeX mostrou (T10530), que deve ser usada para puxar a bobina.

- Remover as velas com uma chave de tubo e extensão (VAS 3122B)

- Instalar as velas novas. Torque: 22 N*m 

- Alinhar e inserir LEVEMENTE as bobinas nos dutos das velas 

- Pressionar uniformemente COM AS MÃOS. NÃO USE FERRAMENTAS (o manual é enfático aqui...)

- Recoloque o parafuso de fixação. Torque: 8 N*m

- Religue os conectores elétricos

- Reinstale o duto de ar.

Em fóruns gringos, vi gente reclamando da dificuldade de remover essas bobinas também. A recomendação é de retirá-las com o motor quente, em temperatura de trabalho (uns 90°C). Só morno não ajuda muito. 

Abraço

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Pelo que conheço há uma pasta lubrificante que deve ser usada neste tubete (assim ele vai deslizar facilmente pela cerâmica da vela), e ele é como um cabo de vela (pode ser substituido sem a troca do transformador), pede para ver porque tenho quase certeza que o transformador (bobina) e o tubete (se encaixa na vela) tem numeros distintos e podem ser comprados separados.
Boa. O prejuízo seria bem menor.

Outra coisa: acabei de mostrar o relato para meu sobrinho (que é mecanico) ele disse que antigamente se trocavam o conjunto de cabos pois não eram integrados com as bobinas pois se houvesse falha em um deles poderia danificar a bobina, além do que era mais barato trocar os cabos que a bobina. Esse modelo de bobina integrado com o canal condutivo NÃO REQUER TROCA DO CONJUNTO (fiz questão de deixar em maiúsculas para enfatizar), pois trabalham cada um individualmente por controle da ECU. Se as outras se danificaram durante o procedimento de remoção, ok. Mas essa informação de ter que trocar as 4 porque estragou 1 trata-se de empurrologia. Não caia nessa...

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16 minutos atrás, RicW disse:

Estava aqui verificando o pai-dos-burros de manutenção da VW.

O procedimento é bunda:

- Remover o duto de ar de admissão

- Desconectar os conectores elétricos

- Afrouxar os parafusos que prendem as bobinas

- Puxar as bobinas para remover. Com a mão mesmo. O manual europeu menciona ainda a ferramenta que o @iCardeX mostrou (T10530), que deve ser usada para puxar a bobina.

- Remover as velas com uma chave de tubo e extensão (VAS 3122B)

- Instalar as velas novas. Torque: 22 N*m 

- Alinhar e inserir LEVEMENTE as bobinas nos dutos das velas 

- Pressionar uniformemente COM AS MÃOS. NÃO USE FERRAMENTAS (o manual é enfático aqui...)

- Recoloque o parafuso de fixação. Torque: 8 N*m

- Religue os conectores elétricos

- Reinstale o duto de ar.

Em fóruns gringos, vi gente reclamando da dificuldade de remover essas bobinas também. A recomendação é de retirá-las com o motor quente, em temperatura de trabalho (uns 90°C). Só morno não ajuda muito. 

Abraço

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Você disse que a orientação é para tirar com a mão, mas nos desenhos mostra uma ferramenta!

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Você disse que a orientação é para tirar com a mão, mas nos desenhos mostra uma ferramenta!
Tenho dois manuais: um é genérico de manutenção do Golf 7 e esse não menciona a ferramenta. O outro é específico das tarefas do motor. Neste, a ferramenta aparece. Minha interpretação pessoal é de que a ferramenta ajuda, mas não deve ser obrigatória. Mas "interpretação" é uma daquelas coisas à qual se aplica o princípio da bunda, então entenda o que quiser.
@Sobrinho, o Jorge se diverte com isso [emoji6]

Abraço

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4 minutos atrás, RicW disse:

Tenho dois manuais: um é genérico de manutenção do Golf 7 e esse não menciona a ferramenta. O outro é específico das tarefas do motor. Neste, a ferramenta aparece. Minha interpretação pessoal é de que a ferramenta ajuda, mas não deve ser obrigatória. Mas "interpretação" é uma daquelas coisas à qual se aplica o princípio da bunda, então entenda o que quiser.
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Abraço

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O Jorge é igual o Silvio Santos! Única diferença deles dois é a conta bancária. Já na idade ambos romperam a barreira dos oitenta anos.  Estão gágás! Não se deve levar ao pé da letra o que eles dizem.

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