BOBINAS: COMO REMOVER?


iCardeX

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Avexe não Delegado do Vale Do Paraíba, antes das trocas das suas velas(próxima revisão), o Perninhas De Kiwi irá narrar todos os fatos......Bem, assim espero.
Abraçaço.

Eu também! Mas não esqueço daquele relatório de 100.000 km que demorou 140.000 km pra sair...


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Rapaz, antes eu vou à High Torque para levantar uns esclarecimentos.
O [mention=1118]Jorge Jox[/mention] tem razão: o procedimento deles precisa ser revisto. 
Tudo bem que não seria possível retirar as bobinas sem causar qualquer estrago, mas eles poderiam ter desistido antes de gerar o prejuízo mais grave. 
Eles causaram o estrago antecipadamente à visita do concessionário autorizado, e o meu prejuízo que deveria ser de R$ 100,00 (não há para onde correr) por bobina pulou para quase R$ 720,00, porque acabou me obrigando a comprar uma bobina inteiramente nova para recuperar o funcionamento do meu motor.
Tanto que estou usando, as mesmas velas, com 3 bobinas antigas, e apenas 1 bobina nova. 
Esse prejuízo poderia ter sido evitado, e eu poderia ter me preparado melhor para o baque. Porque se eles soubessem de algumas peculiaridades dessa bobina o prejuízo no conjunto inteiro (4 bobinas) seria de R$ 400,00 apenas. 
De qualquer forma o fórum ajudou a reduzir de R$ 3.200,00 para R$ 400,00 o prejuízo total. Isso é muito gratificante.
Se a Concessionária te cobrou R$400 apenas pela bobina então não ficou tão fora da realidade. Na Bosch essa bobina sai por cerca de R$310 + frete.
E é a mesma do modelo MSI 1.6 e TSI 1.0 (pela lista de aplicações).

https://m.canaldapeca.com.br/#!/produto/1772755/detalhe

Pelo que entendi o código dela é 04E 905 110 M (Para o 1.0), 04E 905 110 A (para o 1.4) e 04E 905 110 G (para o 1.6 aspirado). Todos estes PNs remetem a um só código Bosch - 0986221057

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1 hora atrás, RodrigoSP2 disse:

Se a Concessionária te cobrou R$400 apenas pela bobina então não ficou tão fora da realidade. Na Bosch essa bobina sai por cerca de R$310 + frete.
E é a mesma do modelo MSI 1.6 e TSI 1.0 (pela lista de aplicações).

https://m.canaldapeca.com.br/#!/produto/1772755/detalhe

Pelo que entendi o código dela é 04E 905 110 M (Para o 1.0), 04E 905 110 A (para o 1.4) e 04E 905 110 G (para o 1.6 aspirado). Todos estes PNs remetem a um só código Bosch - 0986221057

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Nesse post seu, o Jhonny Bravo de Brasília dá a entender que ele terá que trocar tão somente os transformadores das bobinas, os tubbets vão aproveitar. Isso foi dito pelo Valdecir aqui no clube. Ele com certeza teve que morrer na bobina completa porque ele necessita do carro para trabalho e o Ccs não vende separado.

Certeza que ele já encomendou os outros três transformadores. Deva que tá só no aguardo para matar o serviço. E dar um Game Over nessas trocas de velas.

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Nesse post seu, o Jhonny Bravo de Brasília dá a entender que ele terá que trocar tão somente os transformadores das bobinas, os tubbets vão aproveitar. Isso foi dito pelo Valdecir aqui no clube. Ele com certeza teve que morrer na bobina completa porque ele necessita do carro para trabalho e o Ccs não vende separado.
Certeza que ele já encomendou os outros três transformadores. Deva que tá só no aguardo para matar o serviço. E dar um Game Over nessas trocas de velas.
Esse código, ou melhor esses códigos, é do conjunto completo (bobina + condutor). Não sei dizer se há um código separado para cada (tanto VW como Bosch). Por precaução eu trocaria tudo (até pela alta km do carro do colega). Em um outro site gringo (UK) achei os PNs equivalentes de outros fabricantes - nenhum deles conhecido por mim. Então a alternativa mais próxima da "original VW" sem perder (tanto?) em qualidade seria a Bosch mesmo.

O ponto é: a diferença de R$90 entre uma bobina VWAG para uma Bosch é muito pequena (melhor comprar a VWAG) agora se for trocar todas as 4, já são uns 20% de economia. Pra quem não tem mais garantia vale a pena tentar.cb47829ca09f6fbe05d2c23730db5be2.jpg

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Estou com preguiça de escrever. Muita preguiça. Acho que vou postar em áudio.

Vocês cês são curiosos pra caceta!

Temos 1 problema mas 2 soluções:

Bobina completa: 04E905110K

uPDobeJ.png

ou

Terminal de Ignição: 04E905199H

3CesyJX.png

O terminal de ignição é que colou na vela. Não há como retirar nenhuma das bobinas (do meu veículo) sem danificar o terminal de ignição. Colou, já era. Se forçar, o terminal simplesmente rasga.

@Sobrinho confundiu, em parte, os bagos. Realmente eu comprei uma bobina (vem completa) porque não encontrei nenhum concessionário para fornecer o terminal de ignição. Meu veículo é ferramenta de trabalho, por isso ele possui 142kkm. O terminal de ignição custa R$ 100,00 (04E905199H,) a bobina completa custa, aqui no DF, R$ 720,00.

As bobinas do meu veículo não possuem problema algum.  Não há sequer um nanômetro de oxidação no terminal de contato. As velas trocarei por mera precaução.

p.S: A ECU acertou com precisão a bobina que foi danificada. E olha que ela havia sofrido apenas um minúsculo e quase imperceptível rasgo. Se quaisquer das bobinas tivesse sofrido um dano sem a intervenção humana, eu trocaria o grupo inteiro sem pestanejar.

 

 

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7 minutos atrás, iCardeX disse:

Estou com preguiça de escrever. Muita preguiça. Acho que vou postar em áudio.

Mas vocês são curiosos pra caceta, meu Deus.

Temos 1 problema mas 2 soluções:

Bobina completa: 04E905110K

uPDobeJ.png

ou

Terminal de Ignição: 04E905199H

3CesyJX.png

O terminal de ignição é que colou na vela. Não há como retirar nenhuma das bobinas (do meu veículo) sem danificar o terminal de ignição. Colou, já era. Se forçar, o terminal simplesmente rasga.

@Sobrinho confundiu, em parte, os bagos. Realmente eu comprei uma bobina (vem completa) porque não encontrei nenhum concessionário para fornecer o terminal de ignição. O terminal de ignição custa R$ 100,00 (04E905199H,) a bobina completa custa, aqui no DF, R$ 720,00.As bobinas do meu veículo não possuem problema algum. Não há sequer um nanômetro de oxidação no terminal de contato. As velas trocarei por mera precaução.

 

Esse Roger Moreira(vocalista do Ultraje a Rigor, vejam se não é igualzinho no nick) é um figura!

Forte abraçaço.

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10 horas atrás, RodrigoSP2 disse:

@iCardex você chegou a ver o código / part Number da bobina? Pode compartilhar conosco?

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Bobina completa: 04E905110K

Terminal de Ignição: 04E905199H

Vela: 042 905 612c

 

G2HRiz9.png

 

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Em 14/12/2017 at 10:20 PM, RodrigoSP2 disse:

Fui olhar as bobinas do meu carro e achei-as bem parecidas com a do carro do@iCardex. Consegui tirar uma foto da parte de cima com o Part Number. Vocês conseguiriam checar se é o mesmo?
Se for é fabricada no Brasil e talvez a do 1.0 TSI seja intercambiável com o 1.4.
ab05cb1ff45841f9ce631642c96de9d8.jpg

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O part number da minha bobina é diferente: 04E905110K. Inclusive, essa bobina aí do TSi 1.0L é 3,5 vezes mais barata! O valor é perfeitamente acessível! Agora precisamos de mais detalhes técnicos dessa bobina que equipa o seu veículo, porque, de repente, ela pode ser compatível com o o 1.4L. Há que se confrontar as especificações. Lembrando que a VW compartilha algumas peças entre os seus veículos, por exemplo, aqui já descobriram que a bomba d'agua do Polo MSi 1.6L é exatamente igual ( (cagada e cuspida!) a do Golf 1.4L (mudaram apenas part number), e o valor dela também é 3X menor. Temos que acabar com esse "terrorismo financeiro" que ela anda praticando com o valor das peças do Golf 1.4L e do GTi, aqui no Brasil.

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Se a Concessionária te cobrou R$400 apenas pela bobina então não ficou tão fora da realidade. Na Bosch essa bobina sai por cerca de R$310 + frete.
E é a mesma do modelo MSI 1.6 e TSI 1.0 (pela lista de aplicações).

https://m.canaldapeca.com.br/#!/produto/1772755/detalhe

Pelo que entendi o código dela é 04E 905 110 M (Para o 1.0), 04E 905 110 A (para o 1.4) e 04E 905 110 G (para o 1.6 aspirado). Todos estes PNs remetem a um só código Bosch - 0986221057

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O part number da minha bobina é diferente: 04E905110K. Inclusive, essa bobina aí do TSi 1.0L é 3,5 vezes mais barata! O valor é perfeitamente acessível! Agora precisamos de mais detalhes técnicos dessa bobina que equipa o seu veículo, porque, de repente, ela pode ser compatível com o o 1.4L. Há que se confrontar as especificações. Lembrando que a VW compartilha algumas peças entre os seus veículos, por exemplo, aqui já descobriram que a bomba d'agua do Polo MSi 1.6L é exatamente igual ( (cagada e cuspida!) a do Golf 1.4L (mudaram apenas part number), e o valor dela também é 3X menor. Temos que acabar com esse "terrorismo financeiro" que ela anda praticando com o valor das peças do Golf 1.4L e do GTi, aqui no Brasil.
Oi@iCardeX:
Logo acima eu postei uma rápida pesquisa que fiz sobre esse código e tenho a impressão que a última letra refere-se apenas ao motor em que a peça é aplicada. Talvez seja o jeito maroto que a VW encontrou para cobrar mais de um modelo pra outro (a Ford adota prática similar). Mas todas elas referem-se à mesma peça no catálogo da Bosch e de outras fabricantes.
Se é mesmo barata a esse ponto acho interessante alguém que tenha acesso ao manual de Serviços ver se essa informação que postei acima confere (suspeito que sim) e partir pra intercambialidade. Afinal de contas dinheiro não nasce em malas - pra muito de nós - e qualquer economia é bem-vinda...

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1 minuto atrás, RodrigoSP2 disse:

Oi@iCardeX:
Logo acima eu postei uma rápida pesquisa que fiz sobre esse código e tenho a impressão que a última letra refere-se apenas ao motor em que a peça é aplicada. Talvez seja o jeito maroto que a VW encontrou para cobrar mais de um modelo pra outro (a Ford adota prática similar). Mas todas elas referem-se à mesma peça no catálogo da Bosch e de outras fabricantes.
Se é mesmo barata a esse ponto acho interessante alguém que tenha acesso ao manual de Serviços ver se essa informação que postei acima confere (suspeito que sim) e partir pra intercambialidade. Afinal de contas dinheiro não nasce em malas - pra muito de nós - e qualquer economia é bem-vinda...

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@RodrigoSP2 eu já ia te invocar para dar mais uma auxiliada nesse tópico aqui!

Andei "googlando" e caí no https://www.canaldapeca.com.br/p/1772755/bobina-de-ignicao-bosch-0986221057-unitario

ol57Mqx.png

 

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[mention=5719]RodrigoSP2[/mention] eu já ia te invocar para dar mais uma auxiliada nesse tópico aqui!
Andei "googlando" e caí no https://www.canaldapeca.com.br/p/1772755/bobina-de-ignicao-bosch-0986221057-unitario
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Minha única dúvida é que a vela dos 1.0 TSI são de Iridium e a do 1.4 é de platina, como vc já afirmou. Não sei se isso faz alguma diferença para a bobina.
Vamos invocar a consultoria técnica dos engenheiros Ricardo e Jorge!

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9 horas atrás, RodrigoSP2 disse:

Minha única dúvida é que a vela dos 1.0 TSI são de Iridium e a do 1.4 é de platina, como vc já afirmou. Não sei se isso faz alguma diferença para a bobina.
Vamos invocar a consultoria técnica dos engenheiros Ricardo e Jorge!

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Hahaha, consultoria técnica?!

RodrigoSP2, no meu entendimento, o material do eletrodo da vela não interfere no desempenho da bobina! Claro, com certeza materiais diferentes terão resistência ohmicas diferentes, mas não acredito que interfira na bobina.

O material do eletrodo da vela está mais relacionado com a durabilidade do que o desempenho!

No passado, quando começaram a surgir velas de eletrodos de 3 e 4 pontas, elas substituíam as convencionais, sem a necessidade de troca das bobinas. Cito isto apenas como exemplo.

Mas vela é o seguinte: motor original, vela determinada pelo fabricante e ponto final.

Motor preparado: vela de acordo com a preparação (combustível, taxa de compressão e regime de utilização do motor).

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  • 2 weeks later...
  • 4 weeks later...
2 horas atrás, iCardeX disse:

Será que ainda dá para salvar essa bobina?

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Se o problema for a somente na deformação do plástico indicado na foto com as setas, não vejo problema na utilização dela.

Acabamento danificado apenas.

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  • 3 months later...

Galera, li todo o tópico e aparentemente estou com um problema parecido (talvez)....

Seguinte, eu uso o carro todo o dia para trabalhar e viajo a cada 2 semanas. Neste ultimo final de semana, estava na estrada e eis que acendem simultaneamente a luz EPC e da ignição, e ambas ficaram piscando. Após uns 2 minutos, veio um alerta de erro no Start Stop. Encostei o carro, esperei alguns minutos e retomei a viagem. As luzes haviam se apagado e apenas a mensagem de erro do start stop permanecia. Desabilitei a função e segui viagem. Porém durante o percurso notei que o motor dava umas falhadas, especialmente na faixa de rotação próxima dos 2 mil rpm.

Ontem deixei meu carro na concessionaria VW da cidade onde estou esta semana e o consultor me passou o diagnóstico de que havia uma mensagem no scanner dizendo que havia problema em um dos cilindros e que o causador seria a "quebra de uma das velas" (palavras dele). Ele não mencionou bobina nem nada do tipo, mas acho que ele usou o termo velas para se referir genericamente.

Meu carro está atualmente com 70 mil km. Com cerca de 56 mil km eu havia trocado as velas na própria concessionaria VW de minha cidade natal (sim, eu sei que é com 60 mil, mas é que quis aproveitar a revisão). Segundo me disseram, esta troca pode ter causado o problema por excesso de torque.

O que me deixou preocupado é que o consultor disse que a quebra poderia de deixado resíduos no cilindro, e que se fosse constatado algo do tipo, seria necessário abrir o cabeçote (algo que eu não autorizei).

Minha pergunta é: faz sentido o que estão falando ? O problema pode ter relação com o apresentado no decorrer deste tópico ? Como proceder?

Meu carro ainda está na ccs aguardando um parecer do técnico pra dizer se está com vestígio no cilindro ou não, mas sinceramente, não sei o que fazer e a quem recorrer. Não queria autorizar para mexerem no cabeçote (só em ultimo caso)....

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Voltando ao capítulo final, finalmente as velas foram substituídas. Aliás foi a 15ª revisão consecutiva, e o Gofl já estava com pouco mais de 152.000Km quando visitou a High Torque de Brasília.  As velas (todas elas) evidentemente estavam coladas e não havia mais o que fazer se não amargar o possível prejuízo. Decidi, por mero e livre arbítrio, submeter o uso delas ao stress máximo de sua teórica vida de útil. Em vez de 60.000Km de trabalho recomendado pelo manual manutenção da VW, trabalharam por mais de 92.000Km. Não foi observado qualquer sinal de problemas com o funcionamento regular do motor. Nenhuma falha foi registrada pela central. Na revisão, fui precavido já com todos os terminais de ignição para a substituição completa. Pedi ao mecânico que removesse sem dó nem piedade, usando as mãos, porque os terminais de ignição certamente iriam danificar (e eu estava ciente disso), mas que o cuidado dele deveria ficar focado com as bobinas. Uma da bobinas foi removida com relativa facilidade porque era exatamente a que eu havia adquirido anteriormente. Das 3 restantes, ao tentar removê-las, 2 delas se separam dos respectivos terminais de ignição. A outro bobina saiu com tudo. Os terminais que estavam colados tiveram que ser puxados com alicate ocasionando um dano permanente mas que já estava previsto que aconteceria. A questão importante é aceitar que um terminal de R$ 70,00 danificado dói muito menos que perder uma bobina completa que custa até R$ 800,00. A bobina que estava nova, e saiu com relativa facilidade, guardei-a. Pedi que retornasse a bobina anterior, agora com um terminal de ignição novo. Velas substituídas e corretamente torqueadas, bobinas instaladas, óleo trocado,  e todas as conexões fechadas. Voilá: Motor rodando liso novamente e sem registros de falhas. Subi o giro ao máximo, e realizei todos os teste de aceleração e retomada: igual como sempre foi. Nenhum problema reportado. Nenhuma falha perceptível.  O que me levou a concluir que anteriormente o que havia sido danificado na tentativa de remoção das bobinas foi exatamente o terminal de ignição,, e não a bobina em si que foi substituída.  

4 Litros de Óleo + Serviço de Troca das Velas + Serviço de Substituição de Pastilhas de freio traseiro: R$ 450,00.

Eis a surpresa com calibrador de lâminas para velas:

3 velas com 0,65mm e 1 vela com 0,70mm. 

 

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Os terminais danificados...

 

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O sistema de suspensão não parece ter sofrido qualquer abalo mesmo com os 4 anos, ou 153.000KM, de uso intenso....

O motor do freio eletrônico continua a pleno funcionamento....

 

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