BOBINAS: COMO REMOVER?


iCardeX

Recommended Posts

2 horas atrás, RicW disse:

Tenho dois manuais: um é genérico de manutenção do Golf 7 e esse não menciona a ferramenta. O outro é específico das tarefas do motor. Neste, a ferramenta aparece. Minha interpretação pessoal é de que a ferramenta ajuda, mas não deve ser obrigatória. Mas "interpretação" é uma daquelas coisas à qual se aplica o princípio da bunda, então entenda o que quiser.
@Sobrinho, o Jorge se diverte com isso emoji6.png

Abraço

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

Boa noite, 

tambem estou convencido que a ferramenta é opcional, pois tentei retirar a bobina do primeiro cilindro do golf 1.4 tsi e ela esta colada, mas percebi que é perfeitamente possivel forcar a retirada até estourá-la usando  somente  as mãos!

também observei que há mais de um tipo de bobina, pelo menos apareceu no google!

deduzi que acontece com elas o mesmo que acontece com  as expremidades dos cabos de velas que se fixam nas bobinas de alguns veiculos, por exemplo o fiat Uno vivace: há poucos dias fui trocar a bobina do mesmo e os cabos estavam colados da mesma forma  das bobinas, somente consegui soltá-los pois nesse caso tem como introduzir uma chave de fenda entre a borracha da extremidade e a ponta da bobina, do contrario poderia  forçar o qto quisesse que não soltaria,  com certeza estouraria os cabos de velas! 

observei que as bobinas, tanto do meu golf 1.4 qto as  do Alan,  que estão coladas, são  do mesmo modelo, parece que não há uma parte rigida entre a "cabeça' da bobina e sua haste de borracha  que se conecta a vela !  tal qual o cabo conecta a bobina, no caso do Uno, como não há rigidez os movimentos torcionais para tentar soltá-la não chegam a extremidade! diferentemente das bobinas mostradas no video "como trocar bobinas" postado pelo Alan, lá elas tem a haste rígida!

Minha tese, que colam da mesma forma dos cabos de vela do Uno, foi reforçada  pelo fato de eu ter lubrificado ,  conforme dito antes, e não ter surtido efeito: é que no local onde ocorre a "colagem" não tem como, convencionalmente, introduzir o WD 40.

"resta uma esperança"  tentar retirá-las com o motor bastante quente,  conforme postado,  nesse caso a ferramenta especial, aludida anteriormente, poderia ser util!  

e por ultimo a tentativa desesperada:  literalmente injetarei , com uma seringa de agulha bem resistente,  WD40  entre a haste de borracha e a vela propriamente dita! 

já foi levantada a hipotese de lubrificar preventivamente a extremidade da bobina, não creio que surtiria efeito, haja vista a alta temperatura do local e o tempo longínquo  entre uma troca e outra: esse lubrificante ressecaria inevitavelmente!

Sds.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sobrinho disse:

O Jorge é igual o Silvio Santos! Única diferença deles dois é a conta bancária. Já na idade ambos romperam a barreira dos oitenta anos.  Estão gágás! Não se deve levar ao pé da letra o que eles dizem.

Pra vocês que são novinhos, um grande passo para nós podermos ter o Golf MK7 aqui e outros carros, foi dado pelo presidente "Canalha" Collor de Mello, quando abriu as portas para importações, devido a nós comercializarmos aqui, com as palavras dele, "carroças"!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Pra vocês que são novinhos, um grande passo para nós podermos ter o Golf MK7 aqui e outros carros, foi dado pelo presidente "Canalha" Collor de Mello, quando abriu as portas para importações, devido a nós comercializarmos aqui, com as palavras dele, "carroças"!

Eu sou véi de guerra também! Só que vc ganha. Diferença de duas Copas Do Mundo.

Esse F.D.P. citado por você(votei nessa carniça) foi a última vez que votei na minha vida. Fiquei desacorçoado de eleições.......NUNCA + votei! Nem justifico. De tempos em tempos vou lá e pago a "enorme" multa, que nunca passa de quinze reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui olhar as bobinas do meu carro e achei-as bem parecidas com a do carro do@iCardex. Consegui tirar uma foto da parte de cima com o Part Number. Vocês conseguiriam checar se é o mesmo?
Se for é fabricada no Brasil e talvez a do 1.0 TSI seja intercambiável com o 1.4.
ab05cb1ff45841f9ce631642c96de9d8.jpg

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

Ixi, vai morrer com 4k Temers?

Tenso... :(

Ainda não! O prejuízo certamente vai diminuir. 

Uma bobina apenas, a do terceiro cilindro, tive que comprar porque foi danificada. Comigo não tem isso de quase bom ou quase funciona. Motor é 8 ou 80.

As outras 3 bobinas, mantive no veículo. Para essa questão, o comentário @Valdecir ainda é o mais importante.

Depois explico tudo, e também porque elas colaram. E porque eu acredito que as bobinas do veículo de vocês certamente vão colar. 

Por enquanto, só posso adiantar que "todos" vocês acertaram em algum ponto, nos comentários.

Todas as informações conjuntas se complementam.

Adianto que o motor está funcionando perfeitamente. Levei até uma multa para variar....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, iCardeX disse:

Adianto que o motor está funcionando perfeitamente. Levei até uma multa para variar....

Não é aquela multa que perde a carta né?

Bom, sobre o carro, menos mal...

Mas creio que isso de colar, também deve acontecer com outros carros, inclusive os que usam cabo de vela (Mas com certeza, muito mais barato)

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, iCardeX disse:

Depois explico tudo, e também porque elas colaram. E porque eu acredito que as bobinas do veículo de vocês certamente vão colar. 

:(

Vou fazer a última revisão com as trocas das velas pela garantia! Se eles quebrarem as bobinas, fica na conta deles!

Depois da garantia, se ainda estiver com o carro, só com os 60.000 km das velas novas, pois ignorarei os 3 anos de limite! Não estragam com facilidade, borrachas que apresentam problemas com o tempo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não! O prejuízo certamente vai diminuir. 
Uma bobina apenas, a do terceiro cilindro, tive que comprar porque foi danificada. Comigo não tem isso de quase bom ou quase funciona. Motor é 8 ou 80.
As outras 3 bobinas, mantive no veículo. Para essa questão, o comentário [mention=1891]Valdecir[/mention] ainda é o mais importante.
Depois explico tudo, e também porque elas colaram. E porque eu acredito que as bobinas do veículo de vocês certamente vão colar. 
Por enquanto, só posso adiantar que "todos" vocês acertaram em algum ponto, nos comentários.
Todas as informações conjuntas se complementam.
Adianto que o motor está funcionando perfeitamente. Levei até uma multa para variar....
 
Conta logo esse milagre!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

Não é aquela multa que perde a carta né?

Bom, sobre o carro, menos mal...

Mas creio que isso de colar, também deve acontecer com outros carros, inclusive os que usam cabo de vela (Mas com certeza, muito mais barato)

Abraços!

 Você havia acertado com precisão que uma das bobinas havia sido danificada "mizerarvi". A multa, recebi depois que troquei a bobina. Chumbei o pé no acelerador para testar, e subi de 40km/h para 80km/h, bem em cima de um pardal de 60km/h. O resultado é que o motor respondeu prontamente à solicitação de aceleração (vigoroso!)  e o pardal do DETRAN também agradeceu a minha colaboração com os cofres públicos. Eu estava focado no motor, infelizmente.

 

22 minutos atrás, RicW disse:

Conta logo esse milagre!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

Rapaz, antes eu vou à High Torque para levantar uns esclarecimentos.

O @Jorge Jox tem razão: o procedimento deles precisa ser revisto. 

Tudo bem que não seria possível retirar as bobinas sem causar qualquer estrago, mas eles poderiam ter desistido antes de gerar o prejuízo mais grave. 

Eles causaram o estrago antecipadamente à visita do concessionário autorizado, e o meu prejuízo que deveria ser de R$ 100,00 (não há para onde correr) por bobina pulou para quase R$ 720,00, porque acabou me obrigando a comprar uma bobina inteiramente nova para recuperar o funcionamento do meu motor.

Tanto que estou usando, as mesmas velas, com 3 bobinas antigas, e apenas 1 bobina nova. 

Esse prejuízo poderia ter sido evitado, e eu poderia ter me preparado melhor para o baque. Porque se eles soubessem de algumas peculiaridades dessa bobina o prejuízo no conjunto inteiro (4 bobinas) seria de R$ 400,00 apenas. 

De qualquer forma o fórum ajudou a reduzir de R$ 3.200,00 para R$ 400,00 o prejuízo total. Isso é muito gratificante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, iCardeX disse:

Você havia acertado com precisão que uma das bobinas havia sido danificada "mizerarvi"

Foi simples Jovem Dinâmico, primeiro os caras com alto nivel de conhecimento fizeram mais força do que o necessário para tirar a bobina do seu cabeção, ops, cabeçote.

Depois você reclamou de falhas e quando acelerou, aquela luz que vive acesa nos Celta Preto, apareceu no seu painel.

Aí o diagnostico era simples, mas precisava saber qual bobina era. O Scanner entra nessa hora e ajuda todos.

Infelizmente aprendi isso vendo os vídeos deles mesmo (HT).

Agora você tem uma decisão na sua frente. Continuar assim, até as velas entrarem em colapso, ou arcar com mais 3 bobinas novas...

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

Foi simples Jovem Dinâmico, primeiro os caras com alto nivel de conhecimento fizeram mais força do que o necessário para tirar a bobina do seu cabeção, ops, cabeçote.

Depois você reclamou de falhas e quando acelerou, aquela luz que vive acesa nos Celta Preto, apareceu no seu painel.

Aí o diagnostico era simples, mas precisava saber qual bobina era. O Scanner entra nessa hora e ajuda todos.

Infelizmente aprendi isso vendo os vídeos deles mesmo (HT).

Agora você tem uma decisão na sua frente. Continuar assim, até as velas entrarem em colapso, ou arcar com mais 3 bobinas novas...

Boa sorte!

Se ele fizer o serviço de troca das velas numa css, se quebrarem as bobinas ficam na conta deles!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jorge Jox disse:

Se ele fizer o serviço de troca das velas numa css, se quebrarem as bobinas ficam na conta deles!

Ninguém se responsabilizará. O que acho que vai ocorrer noutras situações (com vocês)é que eles falarão que não é possível remover. Bobina colada/quebrada é um problema do cliente, a menos que o veículo esteja em garantia, e seguindo o plano de revisão obrigatório, ainda dentro da garantia. Ou você acha que eles vão tirar do próprio bolso o possível prejuízo sabendo o valor monetário de cada uma delas? O meu veículo não está mais em garantia porque completou 4 anos. Na verdade, não tenho garantia de mais nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, iCardeX disse:

Ninguém se responsabilizará. O que acho que vai ocorrer noutras situações (com vocês)é que eles falarão que não é possível remover. Bobina colada/quebrada é um problema do cliente, a menos que o veículo esteja em garantia, e seguindo o plano de revisão obrigatório, ainda dentro da garantia. Ou você acha que eles vão tirar do próprio bolso o possível prejuízo sabendo o valor monetário de cada uma delas? O meu veículo não está mais em garantia porque completou 4 anos. Na verdade, não tenho garantia de mais nada.

Na minha opinião é uma questão de interpretação.

Se eu faço todas as revisões em garantia e não foi detectado nenhum problema e fora da revisão eu for substituir as velas numa css e as bobinas, que não deveriam estar coladas, estiverem coladas, a css tem que se virar para retirá-las. Eu não estou fazendo nenhum serviço nas bobinas, pois as mesmas possuem funcionamento perfeito. Estou apenas apenas substituindo as velas, como manutenção preventiva.

Se a css me disser que danificou as bobinas ao retirá-las, vou dizer que o problema é dela e não meu, pois ela quem está realizando o serviço.

Não estou dando isso como uma razão total, mas sim como algo a discutir! Quem sabe um consenso, conforme o problema for apresentado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Jorge Jox disse:

Na minha opinião é uma questão de interpretação.

Se eu faço todas as revisões em garantia e não foi detectado nenhum problema e fora da revisão eu for substituir as velas numa css e as bobinas, que não deveriam estar coladas, estiverem coladas, a css tem que se virar para retirá-las. Eu não estou fazendo nenhum serviço nas bobinas, pois as mesmas possuem funcionamento perfeito. Estou apenas apenas substituindo as velas, como manutenção preventiva.

Se a css me disser que danificou as bobinas ao retirá-las, vou dizer que o problema é dela e não meu, pois ela quem está realizando o serviço.

Não estou dando isso como uma razão total, mas sim como algo a discutir! Quem sabe um consenso, conforme o problema for apresentado!

Isso vai longe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alan,

Vc descobriu se existe algum paliativo, ou até mesmo alguma recomendação, depois desse fato que possa ser feito para que isso não ocorra?

Me recordo de uma nota que a Honda soltou, depois que as velas de ignição quando iam ser feito a troca das mesmas, elas vinham(na retirada) e traziam juntas as roscas do cabeçote. Isso em motores flex. Ela recomendou fazer de X em X tempos(isso antes da recomendação de trocas), a retirada das mesmas e inspecioná-las e limpá-las e retornarem para o cabeçote. Elas estavam oxidando devido o álcool.

Só falta agora termos que de, tempos em tempos averiguar essas bobinas de ignição.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Na minha opinião é uma questão de interpretação.

Se eu faço todas as revisões em garantia e não foi detectado nenhum problema e fora da revisão eu for substituir as velas numa css e as bobinas, que não deveriam estar coladas, estiverem coladas, a css tem que se virar para retirá-las. Eu não estou fazendo nenhum serviço nas bobinas, pois as mesmas possuem funcionamento perfeito. Estou apenas apenas substituindo as velas, como manutenção preventiva.

Se a css me disser que danificou as bobinas ao retirá-las, vou dizer que o problema é dela e não meu, pois ela quem está realizando o serviço.

Não estou dando isso como uma razão total, mas sim como algo a discutir! Quem sabe um consenso, conforme o problema for apresentado!

Lá em cima o @Saulo falou que um proprietário do GTi ficou no prejuízo. Simplesmente se lascou, tal qual aconteceu comigo.  Eu não tenho um argumento técnico ou mesmo jurídico para me resguardar nessa situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Sobrinho disse:

Alan,

Vc descobriu se existe algum paliativo, ou até mesmo alguma recomendação, depois desse fato que possa ser feito para que isso não ocorra?

Me recordo de uma nota que a Honda soltou, depois que as velas de ignição quando iam ser feito a troca das mesmas, elas vinham(na retirada) e traziam juntas as roscas do cabeçote. Isso em motores flex. Ela recomendou fazer de X em X tempos(isso antes da recomendação de trocas), a retirada das mesmas e inspecioná-las e limpá-las e retornarem para o cabeçote. Elas estavam oxidando devido o álcool.

Só falta agora termos que de, tempos em tempos averiguar essas bobinas de ignição.

 

Semana que vem explico. Lá para Sexta ou Domingo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, iCardeX disse:

Lá em cima o @Saulo falou que um proprietário do GTi ficou no prejuízo. Simplesmente se lascou, tal qual aconteceu comigo.  Eu não tenho um argumento técnico ou mesmo jurídico para me resguardar nessa situação.

iCardex, tudo vai depender da postura de trabalho da css. Assim como tem css que lavam o carro e outras não, quando das revisões de garantia, assim como também aquelas que permitem negociação no valor de serviços e peças e outras não.

Onde estou fazendo revisão, tenho o carro entregue lavado. Numa outra css, que infelizmente fechou, negociei o preço de uma segunda chave presencial, conseguindo o melhor valor dentre 04 consultadas (a mais alta por volta de 1.800,00 e lá foi 1.100)

A css tem ampla liberdade para pedir para montadora ceder peças. Na ultima revisão que fiz, a moça que me atendeu me disse que um cliente, com um Fox com câmbio Imotion, teve problema no câmbio e embreagem dentro do período da garantia. Mas este cliente pulou uma revisão e consequentemente a perda dela. A css pediu a montadora que o atendesse. A montadora cedeu as peças e a mão de obra com 50% de desconto. Ainda assim ficou caríssimo. O cliente aceitou, realizou o serviço e hoje está processando a css e a montadora! A atendente estava chateada porque viu o empenho da css junto a montadora, pois foram necessários vários contatos até a montadora ceder e no final foram processados. Provavelmente o palhaço vai perder, pois deixou de fazer uma das revisões, que conforme os termos por escrito, a cancelaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Jorge Jox disse:

iCardex, tudo vai depender da postura de trabalho da css. Assim como tem css que lavam o carro e outras não, quando das revisões de garantia, assim como também aquelas que permitem negociação no valor de serviços e peças e outras não.

Onde estou fazendo revisão, tenho o carro entregue lavado. Numa outra css, que infelizmente fechou, negociei o preço de uma segunda chave presencial, conseguindo o melhor valor dentre 04 consultadas (a mais alta por volta de 1.800,00 e lá foi 1.100)

A css tem ampla liberdade para pedir para montadora ceder peças. Na ultima revisão que fiz, a moça que me atendeu me disse que um cliente, com um Fox com câmbio Imotion, teve problema no câmbio e embreagem dentro do período da garantia. Mas este cliente pulou uma revisão e consequentemente a perda dela. A css pediu a montadora que o atendesse. A montadora cedeu as peças e a mão de obra com 50% de desconto. Ainda assim ficou caríssimo. O cliente aceitou, realizou o serviço e hoje está processando a css e a montadora! A atendente estava chateada porque viu o empenho da css junto a montadora, pois foram necessários vários contatos até a montadora ceder e no final foram processados. Provavelmente o palhaço vai perder, pois deixou de fazer uma das revisões, que conforme os termos por escrito, a cancelaria.

7 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Provavelmente o palhaço vai perder, pois deixou de fazer uma das revisões, que conforme os termos por escrito, a cancelaria.

Esse camarada é uma topeira! Para ser um asno só falta as asas!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...