Recommended Posts

meu pai tem o azera de 265 cavalos..  a menos que 100 o TSI anda mais, mas na estrada ACHO que nem o GTI stock acompanha, e é pelo comportamento do motor V6. Que é bom para estrada mas péssimo na cidade.

Quando comparei o Azera com o Golf, estava falando do TSI. Acho que na estrada deve ser muito mais legal comparar o Azera contra o GTI! Mesmo o Azera sendo muito bruto, nesse caso apostaria no GTI pelo câmbio melhor. O que mata o Azera pra mim é aquele câmbio lerdo...

 

Se for comparar ficha técnica, o GTI dá mais final que o Azera! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um Volvo C30 T5 R Desgin, automatico, chipado. Claro, o benchmark dele é o GTI e mesmo com cerca de 220 whp no meu, respeito muito um GTI stock que deve ter no uns 200 whp. Agradecam o peso e a esse cambio DSG que é do capeta! Abs

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Me lembro quando a Volvo começou a vender o C30 no Brasil. Chamou muito a atenção por ser o único carro que ameaçava o Audi A3 e BMW Série 1 num momento em que o segmento de hatches premium era muito restrito, como um sonho distante. O C30 chegou bem atual, visual esportivo, bons motores! Certamente uma bela máquina! Uma pena que foi descontinuado. O seu substituto V40 não me agradou tanto  :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brunomri, o cambio do Azera de 265 cavalos não é o mesmo do de 245 que você dirigiu, é outro bem melhor, de 6 marchas em vez de 5, eu quando dirigi não senti lerdeza, lerdo é o cambio do cruze que consegue ser pior que o cambio de 4 marchas da Tucson hehe

 

Como eu não dirijo o Azera faz tempo nem dirigi o GTI tenho a duvida, ainda não dou certeza que o GTI segura o Azera numa esticada, em curvas/arrancadas/retomadas certeza, ai ate o meu TSI encara, mas num retao/estrada eu não ponho a mão no fogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade @anghinoni, esqueci de falar. O Azera que eu dirigi tem câmbio de 5 marchas. Quando fiz o test drive no Cruze também não gostei do câmbio. Seria um bom teste colocar o GTI pra acelerar junto com o Azera e outros sedãs com motor V6. Considerando que muita gente ainda desconfia de motores turbo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a cavalaria, acho que de 211 cv para 265 é muita diferença. O Azera pesa 1620 kg enquanto o Jetta 1376, isso dá uma relação peso/potência muito parecida de 6,19 kg/cv para o Azera e de 6,52 para o Jetta. Teoricamente o peso do Azera é compensado pela maior potência.

 

Se for analisar a relação peso/torque, aí o Jetta humilha. Azera tem 31 kgfm e o Jetta 28,6, fazendo a divisão fica 52,90 kg/kgfm pro Azera e 48,11 pro Jetta. Sem contar que o torque do Azera tem pico em 3500 rpm e no Jetta em 2000 rpm (suponho que o Jetta tem um plano de torque que começa em 2000 rpm, mas não achei essa informação ou um gráfico para confirmar). Isso permite o Jetta desenvolver mais potência em rotações baixas, resultando em uma potência média bem melhor que a do Azera. A potência do Azera deve ficar maior que a do Jetta numa estreita faixa de rotações muito altas, não contribuindo muito na potência média.

 

Acho que essa hipótese faz sentido se a gente comparar o 0 a 100 km/h e a velocidade máxima dos dois, verificando que o Jetta tem números melhores. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Costumo andar no transito super de boa, mesmo com o Golf, rodo muito com o carro e não posso sair por ai esbanjando gasolina, do contrário ficaria pobre e ficaria de saco cheio de tanto abastecer no posto...

 

Mas uma coisa eu tenho que dizer... Quando eu enfio o pé no acelerador, é uma delicia sentir o torque do carro e o disparo que ele dá. Pena que na minha opinião a performance dele em alta rotação não condiz com o esperado, mesmo assim ainda é ótimo! Da uma pau em muuuuuitos carros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brunomri, tenho o c30 desde 2011, uma alternativa ao GTI, Civic SI, A3, Serie 1, Wrx, seus concorrentes da epoca.

Digo que ele envelheceu bem, apenas o cambio mostra idade. O R Design faz toda diferença.

De volta ao tópico: contra um GTI MK7 DSG stock fico um carro atras ate 70, meio carro atras ate uns 105, quando entra a terceira marcha do cambio automatico e sai o limitador de torque do meu C30. A 160 fico um carro na frente e vai abrindo, mas sempre lentamente.

Atribuo a proximidade a dois efeitos: Mesmo com mais motor, meu c30 pesa 10% a mais e o geatronic do Volvo eh muito ineficiente roubando uns 20% do motor para as rodas. O DSG do Golf deve perder uns 12%. Juntando esses fatores, um limitador de boost na 1 e 2 marcha, o Golf é um pareo duro..

Ps: volvo c30 com elevate tune, cerca de 265 cv no motor. Stock vs stock fico para tras... Mas é um carro antigo... :)

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Costumo andar no transito super de boa, mesmo com o Golf, rodo muito com o carro e não posso sair por ai esbanjando gasolina, do contrário ficaria pobre e ficaria de saco cheio de tanto abastecer no posto...

 

Mas uma coisa eu tenho que dizer... Quando eu enfio o pé no acelerador, é uma delicia sentir o torque do carro e o disparo que ele dá. Pena que na minha opinião a performance dele em alta rotação não condiz com o esperado, mesmo assim ainda é ótimo! Da uma pau em muuuuuitos carros

De vez em quando não dá pra resistir ao acelerador!

 

Acontece que nessas arrancadas em velocidade mais baixa, situação urbana, o torque disponível cedo permite uma potência relativamente alta. Lembro que fazendo a continha, o 1.4 TSI já produz 53,4 cv a 1500 rpm e a 3500 faz 124,6, considerando o torque plano 25,5 kgfm entre essas duas rotações. Depois de 3500 rpm, o torque começa uma queda brusca. Por isso que chegando em 4500 rpm já temos a potência máxima de 140 cv (será mesmo??) que se mantém plana até 6000. Esse plano é que causa a impressão de que "acabou o fôlego" do motor em alta rotação, mas só sentimos isso em altas velocidades onde é preciso muita energia para aumentar a velocidade. Usar 140 cv para arrancar partindo de 40 km/h é muito bom, mas partindo de 120 km/h não é a mesma coisa.  

 

Não acho esse comportamento ruim, mas como a arrancada em baixa é muito forte você chega com muita expectativa achando que no alto giro vai ser proporcional. Quando na verdade não é. Quem está acostumado com motor aspirado grande vai entender. O do Azera é o contrário do Golf, não impressiona em baixa rotação mas cresce muito conforma o giro aumenta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brunomri, tenho o c30 desde 2011, uma alternativa ao GTI, Civic SI, A3, Serie 1, Wrx, seus concorrentes da epoca.

Digo que ele envelheceu bem, apenas o cambio mostra idade. O R Design faz toda diferença.

De volta ao tópico: contra um GTI MK7 DSG stock fico um carro atras ate 70, meio carro atras ate uns 105, quando entra a terceira marcha do cambio automatico e sai o limitador de torque do meu C30. A 160 fico um carro na frente e vai abrindo, mas sempre lentamente.

Atribuo a proximidade a dois efeitos: Mesmo com mais motor, meu c30 pesa 10% a mais e o geatronic do Volvo eh muito ineficiente roubando uns 20% do motor para as rodas. O DSG do Golf deve perder uns 12%. Juntando esses fatores, um limitador de boost na 1 e 2 marcha, o Golf é um pareo duro..

Ps: volvo c30 com elevate tune, cerca de 265 cv no motor. Stock vs stock fico para tras... Mas é um carro antigo... :)

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

O C30 T5 stock com certeza já é bem rápido, o motor de 5 cilindros é uma raridade! Com essas modificações deve assustar os donos de GTI, certos de que iriam levar fácil!

 

Esses câmbios AT mais antigos sofrem um pouco com a idade, conversor de torque é um negócio chato mesmo. Deve roubar bem mais do motor em relação ao automatizado ou manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por isso que acho que o Azera numa esticada anda mais que o GTI, aquela puxada que sentimos a quando aceleramos a 40 km/h, no Azera se sente quando aceleramos a 120, é animal. ou seja, o golf sobe mais rápido de velocidade ate um patamar ai o Azera inverte e continua subindo porque o torque máximo esta em 5500 rpm e a potencia máxima em 6500. Até pode não andar mais mas é subestimado e ai a cobra fuma, porque o velho diz que cansou de dar pau em audi A3, A4, A5, Mercedes e BMW, que chegou dando luz alta (a situação em que tem carro na frente dele e chega um babaca pedindo passagem) e quando ele acelerou sumiu do retrovisor hehe ele ate diz que não tinha certeza o modelo pois não viu a traseira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com você, muitos não imaginam que o Azera tem um V6 bem forte. Principalmente quando lançaram o carro e ninguém conhecia. Com o tempo perceberam que é muito difícil ultrapassar um Azera! Essas BMW aspiradas da geração anterior não tem a menor chance. Talvez o A3 2.0 turbo dê trabalho.

 

Agora, se o Azera anda mais que o GTI na estrada, é um bom teste pra alguém fazer. Eu acho que o GTI leva!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Tive uma 116i 14/14 ano passado e agora esse ano por destino acabei pegando o Golf TSI Highline pacote Exclusive.

  Comparando os dois:

  Estou a menos de uma semana com o Golf então minha comparação não vai ser das melhores.

Sinceramente acho que a 116i anda mais do que o Golf, não muito mas acho que anda, principalmente em retomadas mais violentas, vejo isso pelo coice do turbo. entrando. Isso se dá principalmente pela relação motor cambio da BMW, não acho que a relação do Golf fique atras em qualidade, mas de um lado você tem um 1.6T com cambio 8 marchas na 116i e do outro 1.4T com cambio 7 marchas DSG, acho as duas relações ótimas mas acho tambem natural a 116i andar mais, um pouco mais, não acho que tenha tanta diferença, pelo menos não notei ainda em meu pouco tempo de uso.

  O seguro eu paguei 4900 na 116 ano passado e no Golf paguei 7600 esse ano,(Puta que pariu falta de segurança no Brasil fode com os cidadãos).

  Em termos de equipamentos a 116i é o carro de entrada da BMW por isso vem "pelada", não tinha banco de couro nem sensor de ré( A concessionária me ligou depois oferecendo um sensor de ré simples por quase 2000 reais que eu quase mandei a criatura para aquele lugar). Pelo modelo e o pacote do meu Golf vocês já sabem que poucos carros vem tão equipados assim e o preço saiu praticamente o mesmo da 116i.

  E quero deixar minha revolta aqui que em minha primeira revisão na BMW paguei 1500 reais para eles trocarem o óleo e passarem dois aparelhos de análise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso que eu venho falando da BMW, é extorsão o que fazem com os donos nas revisões, 1500, 2000 reais só pra trocar o óleo, e ate algum tempo atrás era revisão a cada 6.000 km, não sei se mudou, e é um fator a considerar antes de comprar uma :-)

 

Quando eu estava procurando carro eu entrei nos fóruns e no da BMW o descontentamento com o prazo e preço das revisões é geral, eles se vangloriam de conseguir revisão por menos que 1.000 (e alguns viajavam 400 km so para ir nesta CSS).

 

Isso era assim na Hyundai ate 2011, ai a montadora impôs uma tabela com preços fixos nas revisões (e baratos por sinal). as revisões que eram em media 2.000 reais caíram para 230,00. Quando meu pai pegou o Azera e eu a Tucson o vendedor entregou a tabela e disse: deixa junto com o manual e não aceite pagar mais ou fazer qualquer coisa a mais, porque a garantia é TOTAL por 5 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Tive uma 116i 14/14 ano passado e agora esse ano por destino acabei pegando o Golf TSI Highline pacote Exclusive.

  Comparando os dois:

  Estou a menos de uma semana com o Golf então minha comparação não vai ser das melhores.

Sinceramente acho que a 116i anda mais do que o Golf, não muito mas acho que anda, principalmente em retomadas mais violentas, vejo isso pelo coice do turbo. entrando. Isso se dá principalmente pela relação motor cambio da BMW, não acho que a relação do Golf fique atras em qualidade, mas de um lado você tem um 1.6T com cambio 8 marchas na 116i e do outro 1.4T com cambio 7 marchas DSG, acho as duas relações ótimas mas acho tambem natural a 116i andar mais, um pouco mais, não acho que tenha tanta diferença, pelo menos não notei ainda em meu pouco tempo de uso.

  O seguro eu paguei 4900 na 116 ano passado e no Golf paguei 7600 esse ano,(Puta que pariu falta de segurança no Brasil fode com os cidadãos).

  Em termos de equipamentos a 116i é o carro de entrada da BMW por isso vem "pelada", não tinha banco de couro nem sensor de ré( A concessionária me ligou depois oferecendo um sensor de ré simples por quase 2000 reais que eu quase mandei a criatura para aquele lugar). Pelo modelo e o pacote do meu Golf vocês já sabem que poucos carros vem tão equipados assim e o preço saiu praticamente o mesmo da 116i.

  E quero deixar minha revolta aqui que em minha primeira revisão na BMW paguei 1500 reais para eles trocarem o óleo e passarem dois aparelhos de análise.

Você acha que a tração traseira da BMW pode fazer a diferença na arrancanda? Seu Golf ainda está pouco rodado, a tendência é o desempenho melhorar com o uso.

 

Quando vi a 116i na concessionária, acho que foi em 2013, o preço até que era bom. Custava 89 mil, mas vinha muito mal equipada, como você falou. Não tinha sensor de estacionamento, não tinha farol de neblina, o iDrive era opcional... Mas eu gostava do carro. Triste saber que o pós venda não está de acordo com a reputação da marca. Na VW a gente já espera por serviço ruim (embora não tive problemas até o momento), pensei que na BMW fosse diferente. Muito relevante o seu depoimento!

 

Estranhei o preço do seu seguro, o mais alto que vi até o momento. É um seguro "especial" ou algo do tipo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você acha que a tração traseira da BMW pode fazer a diferença na arrancanda? Seu Golf ainda está pouco rodado, a tendência é o desempenho melhorar com o uso.

 

Quando vi a 116i na concessionária, acho que foi em 2013, o preço até que era bom. Custava 89 mil, mas vinha muito mal equipada, como você falou. Não tinha sensor de estacionamento, não tinha farol de neblina, o iDrive era opcional... Mas eu gostava do carro. Triste saber que o pós venda não está de acordo com a reputação da marca. Na VW a gente já espera por serviço ruim (embora não tive problemas até o momento), pensei que na BMW fosse diferente. Muito relevante o seu depoimento!

 

Estranhei o preço do seu seguro, o mais alto que vi até o momento. É um seguro "especial" ou algo do tipo?

 

- Talvez, em um outro tópico aqui vi um colega dizendo sobre a diferença entre ser empurrado e ser puxado, em compensação me sinto mais seguro entrando nas curvas de asfalto ruim buraco e etc com a tração dianteira do que com a traseira, apesar da traseira você poder entrar mais rápido a dianteira segura melhor.

- Penso a mesma coisa, de qualquer jeito estou adorando o carro

- No caso da minha 116i vinha com iDrive e farol de neblina, mas tudo normal sem ser de Led/Xenon.

- O pós venda da BMW não é ruim tirando os preços das revisões.

O preço do meu seguro é por que dei perda total na 116i, época de muita chuva aqui, acabou alagando vários lugares e na situação acabou que meu carro parou na água e deu calço hidraulico. O outro motivo provavelmente é meu perfil: menos de 5 anos de carteira, menos de 25 anos, homem, solteiro, sem filhos e com um PT nas costas. Achei uma cotação mais barata por uns 5700 mas achei a cobertura n tão boa e não cobria as lindas lanternas e farois de Xenon/Led que custam 3 mil reais. Ai você junta isso tudo a um seguro sem bonus totalmente novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faz sentido sem classe bônus pois o meu é classe 10, mas se der PT so perde uma classe de bônus, não interfere em nada a cotação pois no questionário não se pergunta "já deu PT?". Pelo menos comigo não teve nenhuma mudança de valores, so perdi uma classe de bônus, dei PT numa Tucson a 3 anos atrás. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Talvez, em um outro tópico aqui vi um colega dizendo sobre a diferença entre ser empurrado e ser puxado, em compensação me sinto mais seguro entrando nas curvas de asfalto ruim buraco e etc com a tração dianteira do que com a traseira, apesar da traseira você poder entrar mais rápido a dianteira segura melhor.

- Penso a mesma coisa, de qualquer jeito estou adorando o carro

- No caso da minha 116i vinha com iDrive e farol de neblina, mas tudo normal sem ser de Led/Xenon.

- O pós venda da BMW não é ruim tirando os preços das revisões.

O preço do meu seguro é por que dei perda total na 116i, época de muita chuva aqui, acabou alagando vários lugares e na situação acabou que meu carro parou na água e deu calço hidraulico. O outro motivo provavelmente é meu perfil: menos de 5 anos de carteira, menos de 25 anos, homem, solteiro, sem filhos e com um PT nas costas. Achei uma cotação mais barata por uns 5700 mas achei a cobertura n tão boa e não cobria as lindas lanternas e farois de Xenon/Led que custam 3 mil reais. Ai você junta isso tudo a um seguro sem bonus totalmente novo

LED e Xenon só vinha na 118i Full. Agora que estão vendendo a 120i não sei como ficou.

 

Eu fui várias vezes numa mesma concessionária da BMW conhecer modelos, 118i, 116i, 320i e a nova Série 2. As vezes fui bem atendido, as vezes nem tanto, por isso fiquei desconfiado. Mas se você diz que o pós venda é bom eu acredito!

 

Certamente o PT que fez subir o preço do seu seguro.

 

Já que o carro tem peças caras, concordo com você que é muito arriscado ficar sem cobertura de faróis e lanternas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De vez em quando não dá pra resistir ao acelerador!

 

Acontece que nessas arrancadas em velocidade mais baixa, situação urbana, o torque disponível cedo permite uma potência relativamente alta. Lembro que fazendo a continha, o 1.4 TSI já produz 53,4 cv a 1500 rpm e a 3500 faz 124,6, considerando o torque plano 25,5 kgfm entre essas duas rotações. Depois de 3500 rpm, o torque começa uma queda brusca. Por isso que chegando em 4500 rpm já temos a potência máxima de 140 cv (será mesmo??) que se mantém plana até 6000. Esse plano é que causa a impressão de que "acabou o fôlego" do motor em alta rotação, mas só sentimos isso em altas velocidades onde é preciso muita energia para aumentar a velocidade. Usar 140 cv para arrancar partindo de 40 km/h é muito bom, mas partindo de 120 km/h não é a mesma coisa.  

 

Não acho esse comportamento ruim, mas como a arrancada em baixa é muito forte você chega com muita expectativa achando que no alto giro vai ser proporcional. Quando na verdade não é. Quem está acostumado com motor aspirado grande vai entender. O do Azera é o contrário do Golf, não impressiona em baixa rotação mas cresce muito conforma o giro aumenta!

Você acha que o torque se mantem até 6000 rpm ou seu carro está com alguma modificação? Eu sinto que o meu da uma pequena queda depois dos 4.000 rpm, principalmente quando viajo, em ultrapassagens vejo que da uma queda quando passa dos 4.000 giros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...