Golf GTI - Misfire P0302


dph

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Colegas, se puderem me ajudar:

A 1 mês atras estava andando com o GTI a 100 km/h quando o carro começou a tremer e acendeu a luz EPC, o carro de repente desligou, ainda bem que consegui levar ele até o acostamento. Ele não ligava de maneira nenhuma. Pluguei o adaptar OBD2 e deu Cylinder 2 misfire (P0302). Limpei o código, esperei uns 5 minutos e o carro funcionou perfeitamente. Imaginei que foi problema de gasolina, pois o ultimo posto não era o que eu costumava colocar, então completei com Podium e coloquei um bardahl clean gas. Depois de rodar uma semana (+- 500km) a luz acendeu novamente, o carro não chegou a apagar mas ficou com o motor falhando. Dessa vez deu codigo P0304(misfire no 4 cilindro). Suspeitei das velas, pois meu carro está com 77 mil km e não haviam sido trocadas as velas (achei que a troca fosse com 90k), mas depois vi que o manual recomenda 60k. Fiz as troca das 4 e pedi para trocarem as bobinas de posição para caso voltar eu saberia que poderia ser bobina.

Depois disso, rodei 1 mês (+-1500km) e ontem numa arrancada acendeu a luz EPC novamente e o motor começou a falhar, código P0302. Falei hoje com o mecânico e ele suspeita ser as bobinas, pediu para deixar o carro um dia inteiro para testes mas provavelmente teria que trocar as 4.

O que acho estranho, porque se fosse a bobina não deveria falhar sempre em acelaração? Porque só falharia apenas 1 mês depois mesmo andando de tudo que é tipo de maneira. Também se fosse bobina, o erro teria alterado para os outros cilindros, e acho pouco provável falhar as 4 bobinas.

Algum problema no combustivel (tipo gasolina adulterada) poderia ter criado alguma espécia de sujeira que pode estar causando isso? Pelo troubleshooting do error, pode ser as seguintes causas:

 

A code P0302 may mean that one or more of the following has happened:

Defective ignition coil(s)

Bad spark plug(s), spark plug wires, or spark plug boots

Faulty fuel injector(s)

Malfunctioning fuel delivery system (fuel pump, fuel pump relay, fuel injectors, or fuel filter)

Major engine vacuum leak EGR valve stuck in the wide open position

Clogged EGR ports
 

 

Coloquei hoje um frasco de ATP fuel injector e fiz um log: no App torque:

 

MID:$a2 TID:$0b
EWMA Misfire counts (average) for last 10 drive cycles - Misfire Cylinder 1 Data
Max: 65.535Count   Min: 0Count
Test result value: 0Count
PASS
----
MID:$a2 TID:$0c
Misfire counts for last/current driving cycles(calculated) - Misfire Cylinder 1 Data
Max: 65.535Count   Min: 0Count
Test result value: 11Count
PASS
----
MID:$a3 TID:$0b
EWMA Misfire counts (average) for last 10 drive cycles - Misfire Cylinder 2 Data
Max: 65.535Count   Min: 0Count
Test result value: 2Count
PASS
----
MID:$a3 TID:$0c
Misfire counts for last/current driving cycles(calculated) - Misfire Cylinder 2 Data
Max: 65.535Count   Min: 0Count
Test result value: 7Count
PASS
----
MID:$a4 TID:$0b
EWMA Misfire counts (average) for last 10 drive cycles - Misfire Cylinder 3 Data
Max: 65.535Count   Min: 0Count
Test result value: 0Count
PASS
----
MID:$a4 TID:$0c
Misfire counts for last/current driving cycles(calculated) - Misfire Cylinder 3 Data
Max: 65.535Count   Min: 0Count
Test result value: 5Count
PASS
----
MID:$a5 TID:$0b
EWMA Misfire counts (average) for last 10 drive cycles - Misfire Cylinder 4 Data
Max: 65.535Count   Min: 0Count
Test result value: 0Count
PASS
----
MID:$a5 TID:$0c
Misfire counts for last/current driving cycles(calculated) - Misfire Cylinder 4 Data
Max: 65.535Count   Min: 0Count
Test result value: 10Count
PASS

 

 

Como podemos ver, deu misfire em TODOS os cilindros, a luz EPC não acendeu (nenhum codigo de falha) também não notei qualquer falha no carro, vim no modo S andando por uns 40km.

Eu estou com um pé atrás em gastar mais de 1K para trocar as 4 bobinas e não resolver o problema.

 

 

 

 

 

 

 

 

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2 horas atrás, dph disse:

Colegas, se puderem me ajudar:

A 1 mês atras estava andando com o GTI a 100 km/h quando o carro começou a tremer e acendeu a luz EPC, o carro de repente desligou, ainda bem que consegui levar ele até o acostamento. Ele não ligava de maneira nenhuma. Pluguei o adaptar OBD2 e deu Cylinder 2 misfire (P0302). Limpei o código, esperei uns 5 minutos e o carro funcionou perfeitamente. Imaginei que foi problema de gasolina, pois o ultimo posto não era o que eu costumava colocar, então completei com Podium e coloquei um bardahl clean gas. Depois de rodar uma semana (+- 500km) a luz acendeu novamente, o carro não chegou a apagar mas ficou com o motor falhando. Dessa vez deu codigo P0304(misfire no 4 cilindro). Suspeitei das velas, pois meu carro está com 77 mil km e não haviam sido trocadas as velas (achei que a troca fosse com 90k), mas depois vi que o manual recomenda 60k. Fiz as troca das 4 e pedi para trocarem as bobinas de posição para caso voltar eu saberia que poderia ser bobina.

Depois disso, rodei 1 mês (+-1500km) e ontem numa arrancada acendeu a luz EPC novamente e o motor começou a falhar, código P0302. Falei hoje com o mecânico e ele suspeita ser as bobinas, pediu para deixar o carro um dia inteiro para testes mas provavelmente teria que trocar as 4.

O que acho estranho, porque se fosse a bobina não deveria falhar sempre em acelaração? Porque só falharia apenas 1 mês depois mesmo andando de tudo que é tipo de maneira. Também se fosse bobina, o erro teria alterado para os outros cilindros, e acho pouco provável falhar as 4 bobinas.

Algum problema no combustivel (tipo gasolina adulterada) poderia ter criado alguma espécia de sujeira que pode estar causando isso? Pelo troubleshooting do error, pode ser as seguintes causas:

 

A code P0302 may mean that one or more of the following has happened:

Defective ignition coil(s)

Bad spark plug(s), spark plug wires, or spark plug boots

Faulty fuel injector(s)

Malfunctioning fuel delivery system (fuel pump, fuel pump relay, fuel injectors, or fuel filter)

Major engine vacuum leak EGR valve stuck in the wide open position

Clogged EGR ports
 

 

Coloquei hoje um frasco de ATP fuel injector e fiz um log: no App torque:

 


MID:$a2 TID:$0b
EWMA Misfire counts (average) for last 10 drive cycles - Misfire Cylinder 1 Data
Max: 65.535Count   Min: 0Count
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Misfire counts for last/current driving cycles(calculated) - Misfire Cylinder 1 Data
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EWMA Misfire counts (average) for last 10 drive cycles - Misfire Cylinder 2 Data
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Misfire counts for last/current driving cycles(calculated) - Misfire Cylinder 2 Data
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EWMA Misfire counts (average) for last 10 drive cycles - Misfire Cylinder 3 Data
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Misfire counts for last/current driving cycles(calculated) - Misfire Cylinder 3 Data
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EWMA Misfire counts (average) for last 10 drive cycles - Misfire Cylinder 4 Data
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Misfire counts for last/current driving cycles(calculated) - Misfire Cylinder 4 Data
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Como podemos ver, deu misfire em TODOS os cilindros, a luz EPC não acendeu (nenhum codigo de falha) também não notei qualquer falha no carro, vim no modo S andando por uns 40km.

Eu estou com um pé atrás em gastar mais de 1K para trocar as 4 bobinas e não resolver o problema.

 

 

 

 

 

 

 

 

Boa  tarde amigo, tive  exatamente o mesmo  problema  com  um  tsi  q  tive , fiz  todos os  testes  possiveis  pra  descobrir e  cheguei  a  conclusao que  era  bico.....o  carro  tremia  em  lenta ,  desmontei  tudo  em  casa  ,tirei os  bicos  e  um  deles  estava com  problema na  estanqueidade.....troquei  e  ficou  zero......qq   duvida  estou a  disposição.

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8 minutos atrás, ronaldo disse:

Boa  tarde amigo, tive  exatamente o mesmo  problema  com  um  tsi  q  tive , fiz  todos os  testes  possiveis  pra  descobrir e  cheguei  a  conclusao que  era  bico.....o  carro  tremia  em  lenta ,  desmontei  tudo  em  casa  ,tirei os  bicos  e  um  deles  estava com  problema na  estanqueidade.....troquei  e  ficou  zero......qq   duvida  estou a  disposição.

Boa tarde,

para retirada dos bicos ha necessidade de ferramenta especial? 

grato.

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Colegas, se puderem me ajudar:
A 1 mês atras estava andando com o GTI a 100 km/h quando o carro começou a tremer e acendeu a luz EPC, o carro de repente desligou, ainda bem que consegui levar ele até o acostamento. Ele não ligava de maneira nenhuma. Pluguei o adaptar OBD2 e deu Cylinder 2 misfire (P0302). Limpei o código, esperei uns 5 minutos e o carro funcionou perfeitamente. Imaginei que foi problema de gasolina, pois o ultimo posto não era o que eu costumava colocar, então completei com Podium e coloquei um bardahl clean gas. Depois de rodar uma semana (+- 500km) a luz acendeu novamente, o carro não chegou a apagar mas ficou com o motor falhando. Dessa vez deu codigo P0304(misfire no 4 cilindro). Suspeitei das velas, pois meu carro está com 77 mil km e não haviam sido trocadas as velas (achei que a troca fosse com 90k), mas depois vi que o manual recomenda 60k. Fiz as troca das 4 e pedi para trocarem as bobinas de posição para caso voltar eu saberia que poderia ser bobina.
Depois disso, rodei 1 mês (+-1500km) e ontem numa arrancada acendeu a luz EPC novamente e o motor começou a falhar, código P0302. Falei hoje com o mecânico e ele suspeita ser as bobinas, pediu para deixar o carro um dia inteiro para testes mas provavelmente teria que trocar as 4.
O que acho estranho, porque se fosse a bobina não deveria falhar sempre em acelaração? Porque só falharia apenas 1 mês depois mesmo andando de tudo que é tipo de maneira. Também se fosse bobina, o erro teria alterado para os outros cilindros, e acho pouco provável falhar as 4 bobinas.
Algum problema no combustivel (tipo gasolina adulterada) poderia ter criado alguma espécia de sujeira que pode estar causando isso? Pelo troubleshooting do error, pode ser as seguintes causas:
 
A code P0302 may mean that one or more of the following has happened:
Defective ignition coil(s)
Bad spark plug(s), spark plug wires, or spark plug boots
Faulty fuel injector(s)
Malfunctioning fuel delivery system (fuel pump, fuel pump relay, fuel injectors, or fuel filter)
Major engine vacuum leak EGR valve stuck in the wide open position
Clogged EGR ports
 
 
Coloquei hoje um frasco de ATP fuel injector e fiz um log: no App torque:
 
MID:$a2 TID:$0bEWMA Misfire counts (average) for last 10 drive cycles - Misfire Cylinder 1 DataMax: 65.535Count   Min: 0CountTest result value: 0CountPASS----MID:$a2 TID:$0cMisfire counts for last/current driving cycles(calculated) - Misfire Cylinder 1 DataMax: 65.535Count   Min: 0CountTest result value: 11CountPASS----MID:$a3 TID:$0bEWMA Misfire counts (average) for last 10 drive cycles - Misfire Cylinder 2 DataMax: 65.535Count   Min: 0CountTest result value: 2CountPASS----MID:$a3 TID:$0cMisfire counts for last/current driving cycles(calculated) - Misfire Cylinder 2 DataMax: 65.535Count   Min: 0CountTest result value: 7CountPASS----MID:$a4 TID:$0bEWMA Misfire counts (average) for last 10 drive cycles - Misfire Cylinder 3 DataMax: 65.535Count   Min: 0CountTest result value: 0CountPASS----MID:$a4 TID:$0cMisfire counts for last/current driving cycles(calculated) - Misfire Cylinder 3 DataMax: 65.535Count   Min: 0CountTest result value: 5CountPASS----MID:$a5 TID:$0bEWMA Misfire counts (average) for last 10 drive cycles - Misfire Cylinder 4 DataMax: 65.535Count   Min: 0CountTest result value: 0CountPASS----MID:$a5 TID:$0cMisfire counts for last/current driving cycles(calculated) - Misfire Cylinder 4 DataMax: 65.535Count   Min: 0CountTest result value: 10CountPASS

 
 
Como podemos ver, deu misfire em TODOS os cilindros, a luz EPC não acendeu (nenhum codigo de falha) também não notei qualquer falha no carro, vim no modo S andando por uns 40km.
Eu estou com um pé atrás em gastar mais de 1K para trocar as 4 bobinas e não resolver o problema.
 
 
 
 
 
 
 
 

Eu levaria em uma boa oficina, daquelas com scanners modernos e técnicos capacitados, e gastaria R$ 150 pra fazer um diagnóstico profissional. Depois eu pensaria em quanto gastar pra resolver de fato o problema.

O ELM327 ajuda, mas o código de erro que você encontrou tem muitas causas prováveis. Os bons profissionais têm protocolos de troubleshooting que permitem isolar bem a causa específica do seu problema.

Em tese a CCS tem condições de avaliar bem também, pois o VAS (assim como o VCDS e o OBDELEVEN) consegue acessar códigos bem mais específicos de falha do que esses padrões do protocolo OBD2 e eles têm manuais de manutenção apropriados. Mas a confiança na CCS é algo muito particular.

Abraço

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45 minutos atrás, ronaldo disse:

Boa  tarde amigo, tive  exatamente o mesmo  problema  com  um  tsi  q  tive , fiz  todos os  testes  possiveis  pra  descobrir e  cheguei  a  conclusao que  era  bico.....o  carro  tremia  em  lenta ,  desmontei  tudo  em  casa  ,tirei os  bicos  e  um  deles  estava com  problema na  estanqueidade.....troquei  e  ficou  zero......qq   duvida  estou a  disposição.

Obrigado pelas informações Ronaldo, mas acredito se fosse problema nos bicos o carro estaria falhando constantamente, não esperaria 1500km para dar uma falha, minha lenta está redonda. Também acredito que não daria problema em todos os bicos (deu misfire em todos os cilindros)

12 minutos atrás, RicW disse:

Eu levaria em uma boa oficina, daquelas com scanners modernos e técnicos capacitados, e gastaria R$ 150 pra fazer um diagnóstico profissional. Depois eu pensaria em quanto gastar pra resolver de fato o problema.

O ELM327 ajuda, mas o código de erro que você encontrou tem muitas causas prováveis. Os bons profissionais têm protocolos de troubleshooting que permitem isolar bem a causa específica do seu problema.

Em tese a CCS tem condições de avaliar bem também, pois o VAS (assim como o VCDS e o OBDELEVEN) consegue acessar códigos bem mais específicos de falha do que esses padrões do protocolo OBD2 e eles têm manuais de manutenção apropriados. Mas a confiança na CCS é algo muito particular.

Abraço

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Valeu pelas dicas RicW, a oficina estava lotada, eles tem scanner mais modernos, vou ver se consigo um tempo para deixar o carro lá. Enquanto isso vou pesquisando a respeito, talvez seja bobina mesmo, pois pelo que eu li, quando ela está começando a falhar, as falhas sao bem esporádicas mesmo. Abraço

 

 

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19 minutos atrás, dph disse:

Obrigado pelas informações Ronaldo, mas acredito se fosse problema nos bicos o carro estaria falhando constantamente, não esperaria 1500km para dar uma falha, minha lenta está redonda. Também acredito que não daria problema em todos os bicos (deu misfire em todos os cilindros)

Valeu pelas dicas RicW, a oficina estava lotada, eles tem scanner mais modernos, vou ver se consigo um tempo para deixar o carro lá. Enquanto isso vou pesquisando a respeito, talvez seja bobina mesmo, pois pelo que eu li, quando ela está começando a falhar, as falhas sao bem esporádicas mesmo. Abraço

 

 

Mas  deixa eu  entender ,  ele  falha  do  tipo "falta  potencia" ???  nossos  carros  tem  duas injeções de  combustivel certo , a convencional  e  de  alta pressão ,  em  q  situações  ele  falha ?

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Mas  deixa eu  entender ,  ele  falha  do  tipo "falta  potencia" ???  nossos  carros  tem  duas injeções de  combustivel certo , a convencional  e  de  alta pressão ,  em  q  situações  ele  falha ?
Não. Tem dois sistemas em série e ambos precisam funcionar simultaneamente. Se um estiver com problemas, o carro falha.

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Acho que consegui reproduzir um padrão para a falha. O erro só acontece em 1 marcha com aceleração total, nas outras marchas não acontece, mesmo com kickdown. Como a 1 marcha é mais curta, não esta conseguindo dar a ignição correta no 2 cilindro, então ou é a bobina ou algum problema em algum dos 2 injetores ( Golf gti tem dupla injeçao (MPI e FSI).

Estranho que a 1 vez que aconteceu eu estava em velocidade constante, a falha foi tao grande que apagou o motor.

 

 

 

 

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1 hora atrás, dph disse:

Acho que consegui reproduzir um padrão para a falha. O erro só acontece em 1 marcha com aceleração total, nas outras marchas não acontece, mesmo com kickdown. Como a 1 marcha é mais curta, não esta conseguindo dar a ignição correta no 2 cilindro, então ou é a bobina ou algum problema em algum dos 2 injetores ( Golf gti tem dupla injeçao (MPI e FSI).

Estranho que a 1 vez que aconteceu eu estava em velocidade constante, a falha foi tao grande que apagou o motor.

 

 

 

 

Caramba....bom  eu  continuo  apostando  nos  injetores pq  a  bobina   vc  pode  alternar  as  posiçoes  para  fazer  um  teste  né.....imagino que  vc tenha  o  vcds  e  ja  tenha  visualizado na  tela  de  grafico  o  comportamento  do motor  em  funcionamento ,  se  pider  ajudar  em  alguma  coisa  é  só chamar ,  espero  q  resolva  logo o  problema  do  gteco ,  grande  abraço!!!

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  • 1 month later...

Pessoal, levei meu GTI na oficina e passaram o scanner. Olharam todos os parametros de alimentação e está tudo ok. Também apenas 1 cilindro (2) apontou falha de ignição (misfire) o qual foi responsavel por acender a luz de injeção. 

Foi mudada de posição a bobina do cilindro 2 para o cilindro 1 e feito um reset nos códigos de erros. Caso desse um misfire no cil 1 estaria diagnosticado o problema na bobina. 

Depois de rodados 300km tentanto reproduzir, finalmente voltou a acendar a luz, na mesma situação, 1 marcha acima de 6.000 rpm. Misfire deu no mesmo cilindro então

significa que velas e bobina não é. então só sobrou o injetor.

Pelo que vi, quando o injetor está com problema, a falha seria constante e no meu caso acontece esporadicamente e só nessa situação. Será que pode ser que alguma "sujeira" pode estar impedindo o funcionamento 100% do injetor numa faixa especifica de RPM?  Estou pensando em colocar mais alguns aditivos de limpeza, porque tenho notado que o problema a falha tem acontecido com cada vez menos frequência.

 

 

 

 

 

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  • 2 weeks later...

Estou tendo um problema semelhante. Já faz muito tempo, o motor do meu 1.4 TSI dá uns soquinhos quando dou partida a frio pela manhã enquanto está na marcha lenta alta. A medida que vai caindo pra marcha lenta baixa, os soquinhos vão diminuindo até parar ou praticamente parar. Sinto que está ocorrendo misfire. As vezes em situação de trânsito (principalmente com o ar-condicionado ligado), sinto esses soquinhos, porém não com tanta intensidade quanto de manhã.

Hoje estava no trânsito, e quando parei o carro, o motor começou a vibrar com mais força, como se estivesse ocorrendo mais misfire. A luz de catalisador avariado (que inicialmente pensei que se trava da Check Engine Light). Ela ficou piscando por um tempo e sumiu. Voltou a piscar por mais um tempo e sumiu novamente. Voltei a andar com o carro logo em seguida e a luz sumiu, e o motor não apresentou mais essa condição. Apesar disso, ele continua vibrando de vez enquando ao parar o carro e deixar em marcha lenta (e agora to noiado do problema voltar).

image.png.e0bca1615ccb3bb4610d456430bff707.png

Usei o meu scanner OBD e não encontrei nenhum código de falha registrado, porém pude ver que houve um pico de misfire no cilindro 4. Alguém já passou por essa situação? O motor de alguém aqui fica vibrando um pouco mais ao ficar em marcha lenta?

O interessante é que justamente esse tanque eu enchi com Podium, e o motor ficou muito melhor depois disso. Já havia rodado uns 440 Km (em estrada e um pouco em cidade) com esse tanque antes do problema aparecer. Coloquei no posto em que sempre abasteço com gasolina comum. Não acredito que seja problema do posto, porque já abasteci em outros que são confiáveis e essa condição de misfire pela manhã e vibração durante a marcha lenta está há muito tempo. Sei que o que devo fazer é levar para uma oficina, porém agradeço se alguém tiver algum comentário a fazer a respeito.

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Estou tendo um problema semelhante. Já faz muito tempo, o motor do meu 1.4 TSI dá uns soquinhos quando dou partida a frio pela manhã enquanto está na marcha lenta alta. A medida que vai caindo pra marcha lenta baixa, os soquinhos vão diminuindo até parar ou praticamente parar. Sinto que está ocorrendo misfire. As vezes em situação de trânsito (principalmente com o ar-condicionado ligado), sinto esses soquinhos, porém não com tanta intensidade quanto de manhã.
Hoje estava no trânsito, e quando parei o carro, o motor começou a vibrar com mais força, como se estivesse ocorrendo mais misfire. A luz de catalisador avariado (que inicialmente pensei que se trava da Check Engine Light). Ela ficou piscando por um tempo e sumiu. Voltou a piscar por mais um tempo e sumiu novamente. Voltei a andar com o carro logo em seguida e a luz sumiu, e o motor não apresentou mais essa condição. Apesar disso, ele continua vibrando de vez enquando ao parar o carro e deixar em marcha lenta (e agora to noiado do problema voltar).
image.png.e0bca1615ccb3bb4610d456430bff707.png
Usei o meu scanner OBD e não encontrei nenhum código de falha registrado, porém pude ver que houve um pico de misfire no cilindro 4. Alguém já passou por essa situação? O motor de alguém aqui fica vibrando um pouco mais ao ficar em marcha lenta?
O interessante é que justamente esse tanque eu enchi com Podium, e o motor ficou muito melhor depois disso. Já havia rodado uns 440 Km (em estrada e um pouco em cidade) com esse tanque antes do problema aparecer. Coloquei no posto em que sempre abasteço com gasolina comum. Não acredito que seja problema do posto, porque já abasteci em outros que são confiáveis e essa condição de misfire pela manhã e vibração durante a marcha lenta está há muito tempo. Sei que o que devo fazer é levar para uma oficina, porém agradeço se alguém tiver algum comentário a fazer a respeito.
Esse sintoma está com jeito de ser velas. Não estaria na hora de troca-la?

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10 horas atrás, Spielwurfel disse:

Já faz muito tempo, o motor do meu 1.4 TSI dá uns soquinhos quando dou partida a frio pela manhã enquanto está na marcha lenta alta

O meu sempre fez isso.

Algumas vezes mais forte os trancos, outras não.

Com o VCDS dá pra ver quantos misfire está ocorrendo em tempo real.

Testar depois...

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O video acima é do VCDS, é necessario ter um cabo VAG-COM. Pelo que andei lendo no forum VW-VORTEX, pequenos misfires na fase de aquecimento são normais nos motores FSI, fiquei monitorando no meu torque APP depois de ligar o carro.

Quanto ao meu problema (luz EPC acende com error P0302) acredito estar perto do diagnóstico. Em médias e altas rotações, o EA888 do golf GTI usa apenas a injeção direta, então caso meu bico injetor de injeção direta do 2 cilindro não esteja com 100% de eficiência, isso explicaria pq o misfire só ocorre em alta rotação (quantidade de combustivel insuficiente) e quanto ao fato de acontecer apenas em 1 marcha, talvez se deva pelo fato de relação ser mais curta causando um aumento de RPM mais rápido.

Outro fato que esta colaborando com esta minha tese , e cada vez mais o misfire é esporadico, a primeira vez aconteceu com o carro em RPM constante, depois acontecia algumas vezes em qualquer marcha, depois apenas em 1 marcha, e agora acontece em 1 marcha,a cima de 5500 rpm e bem esporadico, tipo 1 em 10). Então acredito que a "sujeira" esteja sendo eliminada pouco a pouco.

Achei um boletim tecnico da Vw https://www.carmd.com/Tsb/Download/114538/V001602, ali explica que sporadic misifres podem ocorrer devido a gasolina de má qualidade.

Bom encomendei o aditivo Koube Perfect clean especifico para injeção direta, assim que colocalo vou rodar só no modo S e com pé embaixo por alguns KM.

Depois disso, se não surgir mais misfires, vai estar solucionado....

 

 

 

 

 

 

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41 minutos atrás, dph disse:

O video acima é do VCDS, é necessario ter um cabo VAG-COM. Pelo que andei lendo no forum VW-VORTEX, pequenos misfires na fase de aquecimento são normais nos motores FSI, fiquei monitorando no meu torque APP depois de ligar o carro.

Quanto ao meu problema (luz EPC acende com error P0302) acredito estar perto do diagnóstico. Em médias e altas rotações, o EA888 do golf GTI usa apenas a injeção direta, então caso meu bico injetor de injeção direta do 2 cilindro não esteja com 100% de eficiência, isso explicaria pq o misfire só ocorre em alta rotação (quantidade de combustivel insuficiente) e quanto ao fato de acontecer apenas em 1 marcha, talvez se deva pelo fato de relação ser mais curta causando um aumento de RPM mais rápido.

Outro fato que esta colaborando com esta minha tese , e cada vez mais o misfire é esporadico, a primeira vez aconteceu com o carro em RPM constante, depois acontecia algumas vezes em qualquer marcha, depois apenas em 1 marcha, e agora acontece em 1 marcha,a cima de 5500 rpm e bem esporadico, tipo 1 em 10). Então acredito que a "sujeira" esteja sendo eliminada pouco a pouco.

Achei um boletim tecnico da Vw https://www.carmd.com/Tsb/Download/114538/V001602, ali explica que sporadic misifres podem ocorrer devido a gasolina de má qualidade.

Bom encomendei o aditivo Koube Perfect clean especifico para injeção direta, assim que colocalo vou rodar só no modo S e com pé embaixo por alguns KM.

Depois disso, se não surgir mais misfires, vai estar solucionado....

 

 

 

 

 

 

Como você monitora os misfires pelo Torque? Até onde eu sei, só é possível ver uma "contagem calculada" para o último e atual ciclo de direção, e para os últimos 10.

Depois avise se o Koube funcionou. Sempre vejo gente falando que ele faz maravilhas.

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@Spielwurfel e @RicW

Segue 2 videos que fiz com o VCDS, não é a mesma pagina que mostra no video do gringo, pois no meu, ele não dá a opção de abrir, mas tem essa outra janela, que você seleciona os parâmetros que quer monitorar

Procurei por misfire e selecionei os 4 cilindros, isso com o motor desligado.

Na hora, já apareceu aqueles valores altos de misfire, provavelmente fica armazenado. Mas antes, fiz um scan no motor e não tinha qualquer erro.

Ao ligar o carro, começou a incrementar os contadores, foi no máximo 2 ou 3 por cilindro, entre a rotação que ele liga, até os 800 rpm em marcha lenta. Ao ligar o Status de misfire fica em Blocked e ao chegar em 800 rpm ele muda pra activated e aí não incrementa mais. (Infelizmente não fiz o video desse, mas consigo fazer amanhã, pois o carro ja esta quente).

Adicionei alguns contadores a mais, conforme o video 2.

O interessante é que o status de misfire sempre muda ao acelerar.

Outro fato curioso é que tem muita informação nesse local do VCDS, até a altura em mm do oleo. No meu está em 55.419mm, ao acelerar, ele diminuia e depois aumentava. E o aviso está definido em 45mm

 

 

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[mention=375]Spielwurfel[/mention] e [mention=2091]RicW[/mention]
Segue 2 videos que fiz com o VCDS, não é a mesma pagina que mostra no video do gringo, pois no meu, ele não dá a opção de abrir, mas tem essa outra janela, que você seleciona os parâmetros que quer monitorar
Procurei por misfire e selecionei os 4 cilindros, isso com o motor desligado.
Na hora, já apareceu aqueles valores altos de misfire, provavelmente fica armazenado. Mas antes, fiz um scan no motor e não tinha qualquer erro.
Ao ligar o carro, começou a incrementar os contadores, foi no máximo 2 ou 3 por cilindro, entre a rotação que ele liga, até os 800 rpm em marcha lenta. Ao ligar o Status de misfire fica em Blocked e ao chegar em 800 rpm ele muda pra activated e aí não incrementa mais. (Infelizmente não fiz o video desse, mas consigo fazer amanhã, pois o carro ja esta quente).
Adicionei alguns contadores a mais, conforme o video 2.
O interessante é que o status de misfire sempre muda ao acelerar.
Outro fato curioso é que tem muita informação nesse local do VCDS, até a altura em mm do oleo. No meu está em 55.419mm, ao acelerar, ele diminuia e depois aumentava. E o aviso está definido em 45mm
[/url]  
 
Não sou especialista mas, pelo que eu achei na internet, esse status "blocked" ocorre quando a ECU ignora propositalmente a ocorrência das falhas de ignição. Isso acontece toda vez que a ECU comanda uma mistura mais rica de combustível, como na partida e na hora em que você acelera. Quando ele estabiliza o RPM o status volta para "enabled" e ele registra os misfires.

Está sentindo o motor falhar? A marcha lenta está irregular? Pergunto porque não acho que alguma ocorrência disso imediatamente quando você liga o carro e antes de estabilizar o RPM seja preocupante. A ECU fica contando eles mas, a rigor, o que interessa não é o número de ocorrências, mas a quantidade deles por unidade de tempo. A ECU fica controlando isso e, se passar de algum patamar, vai te acender a "engine check light".

Abraço!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

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Não sou especialista mas, pelo que eu achei na internet, esse status "blocked" ocorre quando a ECU ignora propositalmente a ocorrência das falhas de ignição. Isso acontece toda vez que a ECU comanda uma mistura mais rica de combustível, como na partida e na hora em que você acelera. Quando ele estabiliza o RPM o status volta para "enabled" e ele registra os misfires. Está sentindo o motor falhar? A marcha lenta está irregular? Pergunto porque não acho que alguma ocorrência disso imediatamente quando você liga o carro e antes de estabilizar o RPM seja preocupante. A ECU fica contando eles mas, a rigor, o que interessa não é o número de ocorrências, mas a quantidade deles por unidade de tempo. A ECU fica controlando isso e, se passar de algum patamar, vai te acender a "engine check light".



Então Xerif, irregular o meu carro não esta. Só estou tentando ajudar o amigo@Spielwurfel
Quando ligo ele, na primeira partida de manhã, ele fica no modo "vibrante" (@sobrinho gostou disso) até regularizar em marcha lenta em +- 800 rpm.
Depois ficar normal.
Pelo VCDS nesse momento peguei umas +-3 falhas de detonacao por cilindro e depois que estabiliza a marcha lenta, para de incrementar os contadores.

Alguém aqui mesmo comentou que na partida ele ignora mesmo essas falhas de detonação.

Agora o que está chato no meu é a vibração em marcha ré. Mas ai é um outro problema... [emoji23][emoji23][emoji23]

Abraços.

Enviado de meu Atari 2600

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Bota esse carro para rodar no modo bengador!
Para de deixar esse carro com gasolina apodrecendo no tanque. Coloca o Flecha De Prata no modo S e bota para derreter essa Goma-Arábica nos bicos injetores.
Ta dificil viu...
Chega final de semana tenho vontade de fazer nada...

23a234551f6d8120365206350ee9ad7d.jpg

Enviado de meu Atari 2600

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