Travar carro externamente com o motor ligado


vhfontana

Recommended Posts

Boa tarde galera!

Estou com uma dúvida há algum tempo e não encontrei nada sobre isso nas pesquisas do fórum.

Antes do Golf eu tinha um Cruze LTZ com chave presencial. Nos dias de sol forte, costumava ligar o carro e deixar por alguns minutos com o ar no talo pra resfriar o interior, antes de sair rodando. No cruze, se eu saísse com a chave no bolso, os botões de travamento da maçaneta permitiam travar o carro, mesmo com o motor ligado. Desta forma eu podia deixar ele ligado e travado na frente de casa, por exemplo, antes de sair.

Há poucos dias, verifiquei que no Golf isso não é possível. Pelos meus testes, com o motor ligado o carro só pode ser travado pelo botão de travamento interno da porta. Procede? Existe outra maneira de deixar o carro com o motor ligado e fazer o travamento pelo lado de fora?

Obrigado pela ajuda, um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, vhfontana disse:

Boa tarde galera!

Estou com uma dúvida há algum tempo e não encontrei nada sobre isso nas pesquisas do fórum.

Antes do Golf eu tinha um Cruze LTZ com chave presencial. Nos dias de sol forte, costumava ligar o carro e deixar por alguns minutos com o ar no talo pra resfriar o interior, antes de sair rodando. No cruze, se eu saísse com a chave no bolso, os botões de travamento da maçaneta permitiam travar o carro, mesmo com o motor ligado. Desta forma eu podia deixar ele ligado e travado na frente de casa, por exemplo, antes de sair.

Há poucos dias, verifiquei que no Golf isso não é possível. Pelos meus testes, com o motor ligado o carro só pode ser travado pelo botão de travamento interno da porta. Procede? Existe outra maneira de deixar o carro com o motor ligado e fazer o travamento pelo lado de fora?

Obrigado pela ajuda, um abraço!

Procede. Com a chave presencial só é possível travar o carro por fora com o motor desligado e a chave estando fora do veículo.

Com a chave no interior do veículo não é possível travá-lo externamente.

São procedimentos de segurança, que o alemão pensou e o americano não pensou. rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Jorge Jox disse:

Procede. Com a chave presencial só é possível travar o carro por fora com o motor desligado e a chave estando fora do veículo.

Com a chave no interior do veículo não é possível travá-lo externamente.

São procedimentos de segurança, que o alemão pensou e o americano não pensou. rsrs

Bom dia Jorge!

Pois é, uma pena. Não vejo motivos pra não poder deixar o carro travado em P com o motor ligado. Existem vários carros com partida remota, que ficam exatamente nessa condição. Ainda mais com o freio de mão elétrico do Golf, que poderia, por exemplo, ficar bloqueado até o carro ser destravado.

Enfim, nenhum carro é perfeito, mas nesse ponto eu vou mais com os americanos da GM do que com os Alemães da nossa Folks.

Valeu, abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, vhfontana disse:

Bom dia Jorge!

Pois é, uma pena. Não vejo motivos pra não poder deixar o carro travado em P com o motor ligado. Existem vários carros com partida remota, que ficam exatamente nessa condição. Ainda mais com o freio de mão elétrico do Golf, que poderia, por exemplo, ficar bloqueado até o carro ser destravado.

Enfim, nenhum carro é perfeito, mas nesse ponto eu vou mais com os americanos da GM do que com os Alemães da nossa Folks.

Valeu, abraço

vhfontana, bom dia!

Sobre a questão de não poder deixar o carro ligado e travado com a chave presencial do lado de fora, eu vejo como uma medida de segurança e não vejo como uma imperfeição.

Imagina que ele possa estar em uma garagem fechada, ou mesmo apresentar algum problema de funcionamento, seja no motor ou elétrico e você esquecer a chave em algum lugar, ou quem sabe, perdê-la? Com ele destrancado, qualquer um poderia entrar desligá-lo a qualquer momento.

Sobre partida remota, é outra condição, pois a  pessoa está com a chave na mão. Isso sim, eu acho que seria algo legal dele fazer. Por exemplo, quando o carro fica sob o sol e poder ligá-lo antes para resfriá-lo com o ar condicionado.

Faz alguns anos, não lembro qual foi o carro, mas era um GM nacional automático, que permitia a retirada da chave de ignição com o câmbio em ponto morto. Resultado: o motorista distraído estacionou o carro num local com uma inclinação pouco perceptível, não puxou o freio de mão, trancou o carro e saiu. Em pouco tempo o carro dele se deslocou e foi parar dentro do rio, submergindo totalmente. Se o carro tivesse a tradicional trava de segurança na chave, que o impedisse de retirá-la, quando não estivesse com o câmbio em "P", isso não teria acontecido.

Acho a inteligência do Golf bem desenvolvida, mas claro, nem sempre vai satisfazer a todos, mas o objetivo dela é promover o conforto, com a segurança em primeiro lugar.

Tem um aqui no fórum que reclamou do aviso do cinto de segurança do carro e tem um outro que recentemente comprou um Golf usado, em que não há aviso para colocar os cintos de segurança. Obviamente o dono anterior não o utilizava e ainda o desabilitou via VCDS. Acredito que você consiga fazer o mesmo e ter o seu carro com motor ligado e trancado externamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jorge Jox

Realmente é uma questão de ponto de vista. 

Essa questão de tirar a chave ou travar o carro com a alavanca no N, é possível em diversos carros. Não é o ideal, mas se o motorista não tiver o mínimo de cuidado com o que está fazendo, sempre há margem pra acontecer esse tipo de besteira que você descreveu.

Mesma coisa é a questão do cinto. Eu utilizo desde criança, quando andava no Monza do meu pai, mas vejo que quem não tem a noção de que é um equipamento para a garantir a segurança dele e dos outros que estão ao redor, não vai adquirir esta noção apenas pela luzinha do painel... Sempre encontrará uma maneira de burlar o sistema.

Resumindo, os engenheiros podem bolar milhões de funções e linhas de códigos, mas se o "operador" da máquina não tiver consciência e cuidado ao utilizá-la, sempre haverá margem pra muita porcaria.

Independente disso, dentro de um mundo normal e não se atendo ao 0,0001% de possibilidades de dar tudo errado, não vejo problema em deixar o carro ligado pra resfriar seu interior, e travado pelo lado de fora. Continuo achando uma falha do carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acredito que isto seja uma falha. Consiga um cabo VCDS e faça o que o Jorge recomendou.

Mas se trancar o carro ligado e por algum motivo perder a chave... vc vai tet uma boa dor de cabeça.  Difícil? Pode ser, mas longe de ser impossível.

Uma curiosidade minha.. no Golf é impossível fechar o carro com a chave dentro. No Cruze o que acontece se esquece a chave dentro do veículo e depois tentar trancar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Desbravador disse:

Não acredito que isto seja uma falha. Consiga um cabo VCDS e faça o que o Jorge recomendou.

Mas se trancar o carro ligado e por algum motivo perder a chave... vc vai tet uma boa dor de cabeça.  Difícil? Pode ser, mas nem perto do impossível.

Uma curiosidade minha.. no Golf é impossível fechar o carro com a chave dentro. No Cruze o que acontece se esquece a chave dentro do veículo e depois tentar trancar?

Obrigado pela sugestão, mas não sou muito familiarizado com esse tipo de modificação. Vamos manter original. 

Acredito que se eu perder a chave será uma dor de cabeça de qualquer jeito... Kkkk

O Cruze não trancava por fora com a chave dentro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, vhfontana disse:

Obrigado pela sugestão, mas não sou muito familiarizado com esse tipo de modificação. Vamos manter original. 

Acredito que se eu perder a chave será uma dor de cabeça de qualquer jeito... Kkkk

O Cruze não trancava por fora com a chave dentro. 

vhfontana, não sei se você sabe, mas pode programar, via painel central do carro, para você destravar o carro e abrir os 4 vidros simultaneamente, mantendo o botão pressionado do controle. Faço isso quando o carro está sob o sol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Jorge Jox disse:

vhfontana, não sei se você sabe, mas pode programar, via painel central do carro, para você destravar o carro e abrir os 4 vidros simultaneamente, mantendo o botão pressionado do controle. Faço isso quando o carro está sob o sol.

Obrigado pela sugestão Jorge! Já sabia dessa função, e utilizo com frequência! 

Inclusive está aí um ponto a favor do Golf, pois o Cruze não tinha esta função. Senti falta quando fui do Focus pro Cruze, pois o Ford também tinha a função, como no Golf. A diferença é que o Focus abria o teto, ao invés de bascular como o Golf. Nesse ponto também, ponto pro nosso VW.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera!

Estou com uma dúvida há algum tempo e não encontrei nada sobre isso nas pesquisas do fórum.

Antes do Golf eu tinha um Cruze LTZ com chave presencial. Nos dias de sol forte, costumava ligar o carro e deixar por alguns minutos com o ar no talo pra resfriar o interior, antes de sair rodando. No cruze, se eu saísse com a chave no bolso, os botões de travamento da maçaneta permitiam travar o carro, mesmo com o motor ligado. Desta forma eu podia deixar ele ligado e travado na frente de casa, por exemplo, antes de sair.

Há poucos dias, verifiquei que no Golf isso não é possível. Pelos meus testes, com o motor ligado o carro só pode ser travado pelo botão de travamento interno da porta. Procede? Existe outra maneira de deixar o carro com o motor ligado e fazer o travamento pelo lado de fora?

Obrigado pela ajuda, um abraço!

Meu carro não tem a chave presencial, mas me ocorreu uma forma de vc tentar driblar esse sistema.

Com alguém dentro do carro pra abrir depois:

1. Ligue o carro e o AC, com a janela do motorista aberta.

2. Saia do carro com a chave e feche a janela (rapidamente da um toque no botão da porta)

3. Deixe o ar funcionando o tempo que vc achar adequado e vá fazer suas coisas.

4. Quando voltar vai ver se o carro desligou pela ausência da chave ou se continua funcionando. Tente destravar - por fora ou pelo botão da chave). Se não consegui, a pessoa dentro vai poder te ajudar.

 

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Meu carro não tem a chave presencial, mas me ocorreu uma forma de vc tentar driblar esse sistema.

Com alguém dentro do carro pra abrir depois:

1. Ligue o carro e o AC, com a janela do motorista aberta.

2. Saia do carro com a chave e feche a janela (rapidamente da um toque no botão da porta)

3. Deixe o ar funcionando o tempo que vc achar adequado e vá fazer suas coisas.

4. Quando voltar vai ver se o carro desligou pela ausência da chave ou se continua funcionando. Tente destravar - por fora ou pelo botão da chave). Se não consegui, a pessoa dentro vai poder te ajudar.

 

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

 

 

 

Eu tentei algo parecido. Deixei o carro ligado e o vidro do motorista aberto. Saí e tranquei a porta pelo botão interno, da porta do motorista. Antes de fechar o vidro eu tentei, e o carro não destranca por fora e nem pelos botões da chave!! Ainda bem que eu não tinha fechado o vidro... Kkkk

Valeu, Abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, vhfontana disse:

Eu tentei algo parecido. Deixei o carro ligado e o vidro do motorista aberto. Saí e tranquei a porta pelo botão interno, da porta do motorista. Antes de fechar o vidro eu tentei, e o carro não destranca por fora e nem pelos botões da chave!! Ainda bem que eu não tinha fechado o vidro... Kkkk

Valeu, Abraço 

kkkk, Estou vendo que você quer isto a todo custo e o Golf está te dando um banho!

Vamos lá: no manual do proprietário, no meu, pag 44  no assunto, destravar ou travar o veículo com Keyless Access diz:

"Procedimento ao travar o veículo com a segunda chave. Se uma chave do veículo se encontrar no interior do veículo e o veículo for travado por fora com uma segunda chave válida, a chave do veículo, que está dentro, será bloqueada para a partida do motor. Para a liberação para a partida do motor acionar o botão (cadeado aberto) na chave do veículo que está dentro".

Você pode tentar com o motor ligado...

Divirta-se e boa sorte rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, vhfontana disse:

Obrigado pela sugestão Jorge! Já sabia dessa função, e utilizo com frequência! 

Inclusive está aí um ponto a favor do Golf, pois o Cruze não tinha esta função. Senti falta quando fui do Focus pro Cruze, pois o Ford também tinha a função, como no Golf. A diferença é que o Focus abria o teto, ao invés de bascular como o Golf. Nesse ponto também, ponto pro nosso VW.

 

O Golf tb abre o teto completamente na abertura de conforto se vc ficar pressionando  o botao na chave

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Golf tb abre o teto completamente na abertura de conforto se vc ficar pressionando  o botao na chave
Estranho, vou reparar melhor, mas no meu abrem-se todas as janelas e o teto só bascula também. Tem que continuar pressionando depois de abertos todos os vidros?

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/12/2017 at 4:25 PM, Jorge Jox disse:

kkkk, Estou vendo que você quer isto a todo custo e o Golf está te dando um banho!

Vamos lá: no manual do proprietário, no meu, pag 44  no assunto, destravar ou travar o veículo com Keyless Access diz:

"Procedimento ao travar o veículo com a segunda chave. Se uma chave do veículo se encontrar no interior do veículo e o veículo for travado por fora com uma segunda chave válida, a chave do veículo, que está dentro, será bloqueada para a partida do motor. Para a liberação para a partida do motor acionar o botão (cadeado aberto) na chave do veículo que está dentro".

Você pode tentar com o motor ligado...

Divirta-se e boa sorte rsrs

hehe... pois é, quando sobra tempo vamos tentando as possibilidades... hoje estou com o carro da mulher, mas assim que sobrar um tempinho vou tentar desta forma!

Falando em carro da mulher, tentei fazer o mesmo procedimento no dela (Mit ASX), que também tem chave presencial, e pra minha decepção constatei que ele funciona igual ao Golf, não deixando travar o carro por fora com o motor ligado. Pelo jeito os Japa da Mitsubishi pensam parecido com os nossos alemães. kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehe... pois é, quando sobra tempo vamos tentando as possibilidades... hoje estou com o carro da mulher, mas assim que sobrar um tempinho vou tentar desta forma!
Falando em carro da mulher, tentei fazer o mesmo procedimento no dela (Mit ASX), que também tem chave presencial, e pra minha decepção constatei que ele funciona igual ao Golf, não deixando travar o carro por fora com o motor ligado. Pelo jeito os Japa da Mitsubishi pensam parecido com os nossos alemães. kkkk
Os japas são ainda mais egoístas, hehehe. Faz o teste: aciona aquele botão de bloquear as janelas traseiras, vc vai ver que bloqueia todos os passageiros inclusive o da frente. Na Honda, Toyota e Mit são assim (só não sei Suzuki e Nissan, pois nunca tivemos em casa).

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/01/2018 at 11:19 PM, RodrigoSP2 disse:

Os japas são ainda mais egoístas, hehehe. Faz o teste: aciona aquele botão de bloquear as janelas traseiras, vc vai ver que bloqueia todos os passageiros inclusive o da frente. Na Honda, Toyota e Mit são assim (só não sei Suzuki e Nissan, pois nunca tivemos em casa).

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

Verdade Rodrigo, testei hoje e na ASX o botão de bloquear os vidros traseiros desativa inclusive a tecla do vidro do carona, inclusive na porta do motorista! kkkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...