Nível arrefecimento Golf 1.0 TSI


hboratto

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Boa tarde pessoal!

Tenho um Golf 1.0 TSI adquirido em Setembro de 2017. Meu carro está com 3.500km e no mês passado, ao ligar o carro, ascendeu uma luz vermelha no painel e a central do carro acusou nível baixo do líquido do arrefecimento. Parei o carro, abri o capô e o reservatório de expansão estava totalmente vazio. Ao abrir a tampa, deu um barulho de descompressão e o reservatório se encheu voltando ao nível mínimo. Completei com uma quantidade bem pequena de água só para ficar entre o nivel máximo e mínimo e fiquei observando por alguns dias e tudo ok, sem problemas.
Passadas 2 semanas, novamente ao ligar o carro o mesmo aviso, e a mesma situação do reservatório vazio. Abri novamente a tampa e voltou ao nível acima do máximo. Não me preocupei, fechei novamente e continuei o uso, verificando que com o uso ele voltava ao nível normal. Já aconteceu por 3 vezes o aviso de nível do arrefecimento baixo, e todas as vezes ao abrir a tampa havia a descompressão com o retorno do líquido.

Pesquisando na internet, encontrei um tópico no VW Up! clube discutindo a mesma questão nos motores TSI, com vários casos semelhantes, e inclusive um proprietário de A3 2.0 TFSI nacional comentando por lá a mesma experiência. Pelo que andei lendo por lá, parece que se trata de ar no sistema e que com o tempo a situação irá se normalizar, como aconteceu com alguns em relatos. Alguém aqui, seja de 1.0 TSI, 1.4 TSI, 1.6 MSI ou GTI já passou pela mesma situação?

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Boa tarde pessoal!

Tenho um Golf 1.0 TSI adquirido em Setembro de 2017. Meu carro está com 3.500km e no mês passado, ao ligar o carro, ascendeu uma luz vermelha no painel e a central do carro acusou nível baixo do líquido do arrefecimento. Parei o carro, abri o capô e o reservatório de expansão estava totalmente vazio. Ao abrir a tampa, deu um barulho de descompressão e o reservatório se encheu voltando ao nível mínimo. Completei com uma quantidade bem pequena de água só para ficar entre o nivel máximo e mínimo e fiquei observando por alguns dias e tudo ok, sem problemas.
Passadas 2 semanas, novamente ao ligar o carro o mesmo aviso, e a mesma situação do reservatório vazio. Abri novamente a tampa e voltou ao nível acima do máximo. Não me preocupei, fechei novamente e continuei o uso, verificando que com o uso ele voltava ao nível normal. Já aconteceu por 3 vezes o aviso de nível do arrefecimento baixo, e todas as vezes ao abrir a tampa havia a descompressão com o retorno do líquido.
Pesquisando na internet, encontrei um tópico no VW Up! clube discutindo a mesma questão nos motores TSI, com vários casos semelhantes, e inclusive um proprietário de A3 2.0 TFSI nacional comentando por lá a mesma experiência. Pelo que andei lendo por lá, parece que se trata de ar no sistema e que com o tempo a situação irá se normalizar, como aconteceu com alguns em relatos. Alguém aqui, seja de 1.0 TSI, 1.4 TSI, 1.6 MSI ou GTI já passou pela mesma situação?
Colega

Tenho um 1.0 TSI também que já está com 16 mil km e isso não aconteceu até o momento. Com refrigeração do motor não se brinca, eu levaria o carro na CSS e exigiria um diagnóstico completo. Ar no sistema de arrefecimento não some tão facilmente, não sei no Golf mas em outros modelos existe uma válvula de purga próximo ao radiador para remover o ar do sistema, mas isso deve ser feito por um mecânico.

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3 horas atrás, hboratto disse:

Boa tarde pessoal!

Tenho um Golf 1.0 TSI adquirido em Setembro de 2017. Meu carro está com 3.500km e no mês passado, ao ligar o carro, ascendeu uma luz vermelha no painel e a central do carro acusou nível baixo do líquido do arrefecimento. Parei o carro, abri o capô e o reservatório de expansão estava totalmente vazio. Ao abrir a tampa, deu um barulho de descompressão e o reservatório se encheu voltando ao nível mínimo. Completei com uma quantidade bem pequena de água só para ficar entre o nivel máximo e mínimo e fiquei observando por alguns dias e tudo ok, sem problemas.
Passadas 2 semanas, novamente ao ligar o carro o mesmo aviso, e a mesma situação do reservatório vazio. Abri novamente a tampa e voltou ao nível acima do máximo. Não me preocupei, fechei novamente e continuei o uso, verificando que com o uso ele voltava ao nível normal. Já aconteceu por 3 vezes o aviso de nível do arrefecimento baixo, e todas as vezes ao abrir a tampa havia a descompressão com o retorno do líquido.

Pesquisando na internet, encontrei um tópico no VW Up! clube discutindo a mesma questão nos motores TSI, com vários casos semelhantes, e inclusive um proprietário de A3 2.0 TFSI nacional comentando por lá a mesma experiência. Pelo que andei lendo por lá, parece que se trata de ar no sistema e que com o tempo a situação irá se normalizar, como aconteceu com alguns em relatos. Alguém aqui, seja de 1.0 TSI, 1.4 TSI, 1.6 MSI ou GTI já passou pela mesma situação?

Amigo, use a sua garantia! Com arrefecimento não se brinca!

Parece que o seu reservatório de expansão está com uma pressão excessiva, que não permite a entrada da água aquecida que vai para o radiador do motor (uma pequeníssima parcela dela circula pelo reservatório de expansão, quando o motor está quente). Mas pela sua informação isso é intermitente. Quando você abre o reservatório de expansão a pressão baixa e permite a entrada de água.

A saída que tem embaixo do reservatório de expansão é ligada tanto a abomba de circulação de água do intercooler, quanto a bomba de circulação de água de arrefecimento do motor. Parece que ambas as bombas estão "sugando" a água do reservatório de expansão, que está correto, porém, nem sempre ela está sendo reposta.

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  • 2 weeks later...

Levei na concessionária onde adquiri o carro e confirmaram que já ocorreram casos semelhantes e que se tratava de ar no sistema de arrefecimento. Fizeram a drenagem e troca de todo o fluido do arrefecimento na garantia. Agora é acompanhar para ver se resolve. Disseram que não é bom ficar abrindo a tampa do reservatório de expansão, e que se ocorrer de novo é para levar o carro novamente.

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4 horas atrás, hboratto disse:

Levei na concessionária onde adquiri o carro e confirmaram que já ocorreram casos semelhantes e que se tratava de ar no sistema de arrefecimento. Fizeram a drenagem e troca de todo o fluido do arrefecimento na garantia. Agora é acompanhar para ver se resolve. Disseram que não é bom ficar abrindo a tampa do reservatório de expansão, e que se ocorrer de novo é para levar o carro novamente.

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Se já é considerado um problema recorrente, pode ser que seja passível de alguma simples correção no futuro. Terão que descobrir a causa!

Eles te informaram que vc não deveria abrir o reservatório de expansão por dois motivos: primeiro para não mascarar o problema, pois quando vc o abre o fluido se estabiliza e eles perdem a chance de descobrir a causa e em segundo, nunca abra o reservatório com o motor quente, pois a pressão baixa em demasia e com isso pode formar bolhas de ar dentro do sistema de arrefecimento. Bolhas de ar são um verdadeiro perigo para a bomba d'água, pois pode fazê-la cavitar e o sistema falhar no bombeamento, sem contar a perda de transmissão de calor que ocorrerá onde as bolhas se formarem. Alta temperatura pode queimar a junta do cabeçote. O risco não é grande em motores modernos, mas existe.

O motor 1.0 TSI é fantástico, pois utiliza a toda tecnologia de ponta que foi experimentada no EA211 TSI 1.4

Ele completo pesa em torno de 92 kg, contra 106 kg do 1.4

É um motor muito leve de alto rendimento em ampla faixa de giro

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Se já é considerado um problema recorrente, pode ser que seja passível de alguma simples correção no futuro. Terão que descobrir a causa!
Eles te informaram que vc não deveria abrir o reservatório de expansão por dois motivos: primeiro para não mascarar o problema, pois quando vc o abre o fluido se estabiliza e eles perdem a chance de descobrir a causa e em segundo, nunca abra o reservatório com o motor quente, pois a pressão baixa em demasia e com isso pode formar bolhas de ar dentro do sistema de arrefecimento. Bolhas de ar são um verdadeiro perigo para a bomba d'água, pois pode fazê-la cavitar e o sistema falhar no bombeamento, sem contar a perda de transmissão de calor que ocorrerá onde as bolhas se formarem. Alta temperatura pode queimar a junta do cabeçote. O risco não é grande em motores modernos, mas existe.
O motor 1.0 TSI é fantástico, pois utiliza a toda tecnologia de ponta que foi experimentada no EA211 TSI 1.4
Ele completo pesa em torno de 92 kg, contra 106 kg do 1.4
É um motor muito leve de alto rendimento em ampla faixa de giro
Ótimas explicações, obrigado. Segundo o consultor técnico, todos os veículos que apresentaram esse problema foram solucionados pelo procedimento, então estou otimista.
Realmente o motor 1.0 TSI é surpreendente, principalmente pelo alto torque em baixas rotações e economia de combustível inacreditável. Nunca tive a oportunidade de dirigir um 1.4, mas imagino que seja ainda melhor, porém, pelo menos pelo meu estilo de direção mais voltado para a economia que para altas velocidades, seria desnecessário mais potência. A única coisa que cairia muito bem seria um DSG.

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7 minutos atrás, hboratto disse:

Ótimas explicações, obrigado. Segundo o consultor técnico, todos os veículos que apresentaram esse problema foram solucionados pelo procedimento, então estou otimista.
Realmente o motor 1.0 TSI é surpreendente, principalmente pelo alto torque em baixas rotações e economia de combustível inacreditável. Nunca tive a oportunidade de dirigir um 1.4, mas imagino que seja ainda melhor, porém, pelo menos pelo meu estilo de direção mais voltado para a economia que para altas velocidades, seria desnecessário mais potência. A única coisa que cairia muito bem seria um DSG.

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Se o seu estilo é economia, está com motor certo, pois consegue ser super econômico e não deixa a desejar quando precisa de desempenho.

Acho que um DSG cairia muito bem nele sim, concordo!

Se vc tiver a oportunidade de pilotar um 1.4 sentirá com certeza um desempenho melhor em todas as condições, mas tudo tem seu preço, não conseguirás os números obtidos em consumo como neste 1.0

Esse 1.0 T foi tão bem desenvolvido, que ele no Up fez o carro bem mais econômico que o 1.0 aspirado, tanto na cidade como na estrada.

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Se o seu estilo é economia, está com motor certo, pois consegue ser super econômico e não deixa a desejar quando precisa de desempenho.
Acho que um DSG cairia muito bem nele sim, concordo!
Se vc tiver a oportunidade de pilotar um 1.4 sentirá com certeza um desempenho melhor em todas as condições, mas tudo tem seu preço, não conseguirás os números obtidos em consumo como neste 1.0
Esse 1.0 T foi tão bem desenvolvido, que ele no Up fez o carro bem mais econômico que o 1.0 aspirado, tanto na cidade como na estrada.

Fiz 20,5km/l no cpu de bordo num trecho de 100km outro dia no up tsi da minha avó.
Minha mãe já conseguiu a façanha de 22km/l. Aquele carro é absurdamente econômico, pena que a posição de dirigir seja tão ruim, me deu uma dor nas costas do caramba .


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3 minutos atrás, sighup disse:


Fiz 20,5km/l no cpu de bordo num trecho de 100km outro dia no up tsi da minha avó.
Minha mãe já conseguiu a façanha de 22km/l. Aquele carro é absurdamente econômico, pena que a posição de dirigir seja tão ruim, me deu uma dor nas costas do caramba .


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Posição de dirigir ruim?

Vc é muito alto?

Vc é o primeiro que vejo fazer essa queixa.

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Posição de dirigir ruim?

Vc é muito alto?

Vc é o primeiro que vejo fazer essa queixa.

Não sou alto, tenho 1,80m. Mas o banco é uma merda, o encosto fixo parece empurrar a cabeça pra frente e a lombar não acomoda direito, fora o fato do carro ser baixo e ter suspensão dura, mais que o golf .

Já sentou naquele banco?

 

 

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  • 2 weeks later...
Em 05/01/2018 at 5:48 PM, hboratto disse:

Boa tarde pessoal!

Tenho um Golf 1.0 TSI adquirido em Setembro de 2017. Meu carro está com 3.500km e no mês passado, ao ligar o carro, ascendeu uma luz vermelha no painel e a central do carro acusou nível baixo do líquido do arrefecimento. Parei o carro, abri o capô e o reservatório de expansão estava totalmente vazio. Ao abrir a tampa, deu um barulho de descompressão e o reservatório se encheu voltando ao nível mínimo. Completei com uma quantidade bem pequena de água só para ficar entre o nivel máximo e mínimo e fiquei observando por alguns dias e tudo ok, sem problemas.
Passadas 2 semanas, novamente ao ligar o carro o mesmo aviso, e a mesma situação do reservatório vazio. Abri novamente a tampa e voltou ao nível acima do máximo. Não me preocupei, fechei novamente e continuei o uso, verificando que com o uso ele voltava ao nível normal. Já aconteceu por 3 vezes o aviso de nível do arrefecimento baixo, e todas as vezes ao abrir a tampa havia a descompressão com o retorno do líquido.

Pesquisando na internet, encontrei um tópico no VW Up! clube discutindo a mesma questão nos motores TSI, com vários casos semelhantes, e inclusive um proprietário de A3 2.0 TFSI nacional comentando por lá a mesma experiência. Pelo que andei lendo por lá, parece que se trata de ar no sistema e que com o tempo a situação irá se normalizar, como aconteceu com alguns em relatos. Alguém aqui, seja de 1.0 TSI, 1.4 TSI, 1.6 MSI ou GTI já passou pela mesma situação?

Caramba, acabou de acontecer comigo exatamente a mesma coisa aqui. Já marquei o serviço na css. Que merda, sou completamente apaixonado pelo carro, isso acontecer foi foda! Depois que eles fizeram o procedimento está tudo ok? Quanto tempo já?

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Caramba, acabou de acontecer comigo exatamente a mesma coisa aqui. Já marquei o serviço na css. Que merda, sou completamente apaixonado pelo carro, isso acontecer foi foda! Depois que eles fizeram o procedimento está tudo ok? Quanto tempo já?
Levei na Carbel em BH e eles fizeram uma drenagem do sistema. Demorou aproximadamente 3 horas do momento em que deixei o carro até o momento em que busquei o carro. Já fazem aprox. 3 semanas que fizeram o procedimento e parece que resolveu! Não é nada com o que se preocupar ou que desabone o carro. Continuo apaixonado com o meu.

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22 horas atrás, hboratto disse:

Levei na Carbel em BH e eles fizeram uma drenagem do sistema. Demorou aproximadamente 3 horas do momento em que deixei o carro até o momento em que busquei o carro. Já fazem aprox. 3 semanas que fizeram o procedimento e parece que resolveu! Não é nada com o que se preocupar ou que desabone o carro. Continuo apaixonado com o meu.

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Pois é, acho que vai ser coisa simples mesmo, drenar e colocar corretamente. Mas só vou deixar o carro lá dia 31. Mas vai dar tudo certo! O carro é bom demais!

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  • 2 weeks later...

 

Em 24/01/2018 at 1:11 PM, hboratto disse:
Levei na Carbel em BH e eles fizeram uma drenagem do sistema. Demorou aproximadamente 3 horas do momento em que deixei o carro até o momento em que busquei o carro. Já fazem aprox. 3 semanas que fizeram o procedimento e parece que resolveu! Não é nada com o que se preocupar ou que desabone o carro. Continuo apaixonado com o meu.

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Opa, dando um feedback do caso. Finalmente levei o meu golf 1.0 na css, para minha surpresa fui muito bem atendido, até lavaram o carro ao final do procedimento, Panambra em Porto Alegre. Fizeram a drenagem do sistema e completaram corretamente. Acho que o problema foi resolvido. Acompanhar agora. O responsável pela oficina citou que ocorreu com alguns já a mesma situação, também com os ups tsi. É isso!
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Em 14/01/2018 at 11:08 PM, sighup disse:

Não sou alto, tenho 1,80m. Mas o banco é uma merda, o encosto fixo parece empurrar a cabeça pra frente e a lombar não acomoda direito, fora o fato do carro ser baixo e ter suspensão dura, mais que o golf .

Já sentou naquele banco?

 

 

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Tbm tenho 1,80 de altura. O banco do do meu TSI Highline é de longe o melhor banco que já tive em um carro. É ergonômico, parecendo sobre medida pra mim. Os ajustes que ele possui são ótimos, principalmente o lombar, pois possuo hérnia de disco, não é braba mas incomodava quando saia dos outros carros após 2 ou 3 horas de direção. Com este saio praticamente inteiro! E eles ainda seguram muito bem em curvas fortes!

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  Opa, dando um feedback do caso. Finalmente levei o meu golf 1.0 na css, para minha surpresa fui muito bem atendido, até lavaram o carro ao final do procedimento, Panambra em Porto Alegre. Fizeram a drenagem do sistema e completaram corretamente. Acho que o problema foi resolvido. Acompanhar agora. O responsável pela oficina citou que ocorreu com alguns já a mesma situação, também com os ups tsi. É isso!
O meu também já faz mais de 1 mês que fizeram o procedimento é o nível do arrefecimento está perfeito. Acho que resolveu de vez! Realmente existem muitos casos semelhantes, conforme comentaram aqui em BH também. Algo precisa ser ajustado na fábrica, e não deve ser nada muito complicado.

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No meu golf 1.4 tsi eu consegui 19km/l andando entre 90 a 100km/h na estrada, o grande problema é conseguir manter essa velocidade com esse motor pedindo para andar.

Agora o Up eu consegui os 20km/l andando a 130km/h, que no golf não consigo baixar de 13km/l nessa velocidade.

@hboratto, já ouvi tanta gente falar mal da carbel em BH que só levo o meu golf na Mila Pampulha, onde comprei o carro, atendimento excelente, nunca questionaram nada para acionar a garantia. Mesmo trabalhando no funcionários eu dou a volta na cidade para levar lá. Estou indo pra sexta revisão em junho e muito satisfeito. Sinceramente achei o serviço melhor que da honda banzai que comprei o carro da minha esposa.

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1 hora atrás, Jorge Jox disse:

Tbm tenho 1,80 de altura. O banco do do meu TSI Highline é de longe o melhor banco que já tive em um carro. É ergonômico, parecendo sobre medida pra mim. Os ajustes que ele possui são ótimos, principalmente o lombar, pois possuo hérnia de disco, não é braba mas incomodava quando saia dos outros carros após 2 ou 3 horas de direção. Com este saio praticamente inteiro! E eles ainda seguram muito bem em curvas fortes!

O golf é ótimo o banco, falei mal do banco do Up TSI, pouquíssimo ergonômico, o apoio de cabeça empurra sua cabeça pra frente, o apoio lombar me dá dor nas costas, e por aí vai. Nem achar uma posição boa de dirigir consegui.

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Em 03/02/2018 at 8:08 AM, hboratto disse:

O meu também já faz mais de 1 mês que fizeram o procedimento é o nível do arrefecimento está perfeito. Acho que resolveu de vez! Realmente existem muitos casos semelhantes, conforme comentaram aqui em BH também. Algo precisa ser ajustado na fábrica, e não deve ser nada muito complicado.

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Puts, cara. Hoje fui abrir o capô para acompanhar o líquido, e tinha baixado um pouco, abri a tampa e saiu ar. To ficando preocupado, o mecânico falou que poderia sair mais ar e eu fosse completando que era normal até estabilizar. Vou fazer algumas vezes e ver no que vai dar, que chato isso! To achando estranho.

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Puts, cara. Hoje fui abrir o capô para acompanhar o líquido, e tinha baixado um pouco, abri a tampa e saiu ar. To ficando preocupado, o mecânico falou que poderia sair mais ar e eu fosse completando que era normal até estabilizar. Vou fazer algumas vezes e ver no que vai dar, que chato isso! To achando estranho.
Cara, se saiu algo ao abrir a tampa é porque você fez isso com o motor quente. É normal isso. Com o motor quente o sistema vai ficar pressurizado, então ao abrir um pouco do vapor vai sair, até equalizar essa pressão. Mas o que saiu não foi ar, e sim vapor d'água.

Por isso, você NUNCA deve verificar o nível do líquido de arrefecimento com o motor quente. Isso só vai apressar a diminuição do volume de líquido de arrefecimento. O correto é acompanhar o nível com o motor frio, antes de dar a partida de manhã cedo, por exemplo.

Abraço.

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11 horas atrás, RicW disse:

Cara, se saiu algo ao abrir a tampa é porque você fez isso com o motor quente. É normal isso. Com o motor quente o sistema vai ficar pressurizado, então ao abrir um pouco do vapor vai sair, até equalizar essa pressão. Mas o que saiu não foi ar, e sim vapor d'água.

Por isso, você NUNCA deve verificar o nível do líquido de arrefecimento com o motor quente. Isso só vai apressar a diminuição do volume de líquido de arrefecimento. O correto é acompanhar o nível com o motor frio, antes de dar a partida de manhã cedo, por exemplo.

Abraço.

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12 horas atrás, belchiormedeiros disse:

 

Puts, cara. Hoje fui abrir o capô para acompanhar o líquido, e tinha baixado um pouco, abri a tampa e saiu ar. To ficando preocupado, o mecânico falou que poderia sair mais ar e eu fosse completando que era normal até estabilizar. Vou fazer algumas vezes e ver no que vai dar, que chato isso! To achando estranho.

Boa noite, 

embora não se deva abrir o reservatorio de expansão com o motor quente, acredito que a quantidade de vapor que sai ao abrir o reservatorio seja insignificante devido a inumeros fatores que inibem a evaparação: area de contato com o ar,  pouco espaço , pressão do sistema, inibidor de ebulição...    então acredito que o que sai seja basicamente  ar devido ao aumento de volume gerado pela temperatura de trabalho do motor! bom isso tem pouca relevancia para o momento!

Ao que interessa: o nivel do liquido de arrefecimento deve ser verificado tanto com o motor quente qto frio,  por isso o reservatório de expansão é transparente, normalmente  são dotados de duas marcas: minimo com o motor frio e maximo com o motor quente, o  que não se deve é abri-lo sob alta temperatura, para prevenir isso ha, inclusive, etiquetas de aviso junto do sistema!  tambem não é recomendado abastecer acima do máximo, hábito comum nas autorizadas,  mas caso isso ocorra a tampa é dotada de valvula de alivio.

para um acompanhamento  mais preciso o ideal seria fazer a verificação com o veiculo em lugar plano e nivelado, caso não for possivel, fazer sempre no mesmo lugar por exemplo na garagem e  nas mesmas condições.

interessante, no caso em tela, seria verificar se não há sobrepressão com o motor frio,  seria indicio de problema maior.

Abs!vsa!bas!

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3 horas atrás, belchiormedeiros disse:

 

Puts, cara. Hoje fui abrir o capô para acompanhar o líquido, e tinha baixado um pouco, abri a tampa e saiu ar. To ficando preocupado, o mecânico falou que poderia sair mais ar e eu fosse completando que era normal até estabilizar. Vou fazer algumas vezes e ver no que vai dar, que chato isso! To achando estranho.

Boa noite, 

qdo voce abriu o a tampa o motor estava quente ou frio?  se estava quente é normal, se estava frio é indicio de problema mais serio!

Abs!

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Puts, cara. Hoje fui abrir o capô para acompanhar o líquido, e tinha baixado um pouco, abri a tampa e saiu ar. To ficando preocupado, o mecânico falou que poderia sair mais ar e eu fosse completando que era normal até estabilizar. Vou fazer algumas vezes e ver no que vai dar, que chato isso! To achando estranho.
Sair ar ao abrir a tampa com o motor quente sempre vai ocorrer, pois a temperatura do motor aumenta a pressão do sistema. Uma pequena variação do nível da água ao longo do dia é comum, pois ao amanhecer com o carro frio, a água não está circulando e volta para o reservatório de expansão. Já com o carro quente, parte da água ainda está no motor e isso pode gerar uma variação no nível do reservatório de expansão. Para um acompanhamento correto, faça sempre de manhã cedo antes de ligar o carro em local nivelado. Não fique abrindo o reservatório de expansão e nem completando o nível. Se notar qualquer alteração do nível nas mesmas condições, aí sim leve na concessionária para uma avaliação.

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12 horas atrás, RicW disse:

Cara, se saiu algo ao abrir a tampa é porque você fez isso com o motor quente. É normal isso. Com o motor quente o sistema vai ficar pressurizado, então ao abrir um pouco do vapor vai sair, até equalizar essa pressão. Mas o que saiu não foi ar, e sim vapor d'água.

Por isso, você NUNCA deve verificar o nível do líquido de arrefecimento com o motor quente. Isso só vai apressar a diminuição do volume de líquido de arrefecimento. O correto é acompanhar o nível com o motor frio, antes de dar a partida de manhã cedo, por exemplo.

Abraço.

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Sim, cara! Sempre olho de manhã cedo, hoje a mesma coisa. Nunca abro o compartimento com o motor quente. 

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