Estatística: falhas câmbio DSG7


RicW

Recommended Posts

Bom dia, Galera!

A pedido da Comunidade, estou lançando uma pesquisa para saber quantas falhas ocorreram com os câmbios DSG dos participantes do fórum.

Para facilitar o preenchimento e garantir que todos fornecerão as mesmas informações, criei esta pesquisa utilizando o "Google Forms"

Peço aos confrades que já tiveram problemas que preencham este questionário no link abaixo:

http://goo.gl/forms/2MknvwGnNQ

Pode preencher do celular também, funciona bem e é muito fácil.

Peço a paciência dos respondentes porque a pesquisa pode ser meio longa, mas é importante que entendamos os fatores que podem influenciar nos problemas mencionados.

Basicamente, a pesquisa pergunta o seguinte:

- Dados do seu carro (DSG6 ou DSG7, procedência, ano de fabricação, modelo, etc)

- Dados do problema (o que aconteceu, com quantos km, qual foi a solução dada, se foi coberto em garantia, quanto tempo ficou sem o carro, etc)

- Pesquisa de hábitos de condução (enfrenta muito engarrafamento? como você dirige? fez algum mod/up no carro? etc)

 

Algumas regras deverão ser seguidas. Caso contrário, as respostas serão excluidas:

- Relatem somente problemas confirmados e resolvidos. Suspeitas e problemas ainda em processo de solução serão ignorados.

- Ruídos e retenções de marcha, a princípio, não são problemas, e sim esquisitices "normais" do DSG. Se estes fatores não resultarem em algum reparo ou troca de componentes do câmbio, os relatos serão ignorados.

- Supostos problemas resolvidos somente via atualização de software serão ignorados.

O objetivo destas regras é garantir que estamos computando apenas problemas e não estamos distorcendo as estatísticas com medos, receios e fantasmas.

 

Vou divulgando aqui as estatísticas e os relatos, à medida que o pessoal for respondendo.

Peço também que usemos este tópico também para discutir os resultados desta pesquisa e os problemas do DSG, atuais ou futuros. Vamos evitar multiplicar ainda mais os tópicos sobre o assunto aqui no fórum.

ATENÇÃO:

1) SOMENTE AS RESPOSTAS DE MEMBROS DO FÓRUM SERÃO CONSIDERADAS! POR FAVOR, IDENTIFIQUE-SE COM O SEU NICKNAME EXATO NA PESQUISA, PARA QUE CONSIGAMOS VERIFICAR O CONFRADE QUE TEVE O PROBLEMA.

2) ESTA PESQUISA É APENAS INFORMATIVA, POIS NÃO É POSSÍVEL VERIFICAR A AUTENTICIDADE DOS RELATOS, QUE FORAM FORNECIDOS VOLUNTARIAMENTE E SEM NENHUMA IDENTIFICAÇÃO DOS PARTICIPANTES ALÉM DAQUELA FORNECIDA, PRESUMIVELMENTE DE BOA FÉ, PELOS MESMOS.

[========================================]

Amigos, permitam-me discorrer um pouco a respeito da validade estatística deste levantamento. É comprido e chato, mas acho importante que leiam até o final.

Em primeiro lugar, é importante deixar claro que esta pesquisa não pretende estabelecer a "verdade absoluta", e sim fornecer dados com algum lastro na realidade sobre o assunto, desmistificando assim a questão das falhas do DSG, para o bem ou para o mal.

Outro ponto relevante são as premissas que devemos adotar para fazer quaisquer análises sobre estes números. Estas premissas são requeridas, simultaneamente, para interpretar os resultados dos tópicos de estatísticas que criei aqui no fórum ("Quantos mk7 temos...", "Opinião sobre a pesquisa de falhas..."  e este aqui, de falhas do DSG), e que estão indissociavelmente relacionados neste momento:

  1. Premissa de honestidade: todas as pessoas que preenchem as pesquisas fornecem informações verdadeiras e precisas. Isso vale para os dados dos carros, das falhas, de tudo. Ou seja: estou desconsiderando a existência de haters, mentirosos compulsivos, desocupados que querem apenas "causar", etc.
  2. Premissa de espontaneidade: a resposta às enquetes é espontânea e, obviamente, não teremos a adesão de 100% do grupo. Por exemplo, se tivermos 100 carros cadastrados no fórum, provavelmente temos muito mais proprietários do que isso, talvez 200, 300, ou até mais. Não há como garantir os 100% e não queremos garantir os 100%. E isso não é importante! O importante aqui é o seguinte: espontaneidade. Responde quem quiser, quem achar importante, quem não tiver restrições morais ou religiosas, etc. A importância disso fica clara na próxima premissa.
  3. Premissa de proporcionalidade (esta é a mais polêmica): a proporção de respondentes das enquetes é sempre semelhante. Explico: se 50% dos proprietários cadastraram seu carros no fórum, também algo em torno de 50% dos proprietários que tiveram problemas relatarão as falhas. Ou seja: a espontaneidade é semelhante em todas as pesquisas. A premissa 2 é importante para aumentar as chances da premissa 3 ser verdadeira.

Se estas 3 premissas não forem verdadeiras, há grandes chances de introduzir distorções nas estatísticas.

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[Atualizado em 04/11/2018]

Pessoal,

Vou publicar sempre neste post os resultados já coletados na pesquisa de falhas do DSG.

Os relatos completos, com todos os detalhes e requintes de crueldade, vocês podem acessar neste link.

Com a contribuição do @Mário Crispim, atualizei os gráficos com uma estimativa das margens de erro, com probabilidade de 95%.

Separei também as falhas relatadas apenas em carros que estão cadastrados aqui no fórum. Pelos motivos citados no post inicial, acho este valor mais representativo.

Abraço!

pubchart?oid=772278674&format=imagepubchart?oid=2026473933&format=imagepubchart?oid=1009093023&format=imagepubchart?oid=1846023761&format=imagepubchart?oid=355049847&format=imagepubchart?oid=1591612350&format=imagepubchart?oid=2138339105&format=imagepubchart?oid=1008244981&format=imagepubchart?oid=980233270&format=imagepubchart?oid=962840313&format=imagepubchart?oid=334012355&format=image

Problemas DSG7:

Aos confrades que ainda não relataram os problemas na pesquisa, peço que o façam neste link:

http://goo.gl/forms/2MknvwGnNQ

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • RicW pinned this topic

Pessoal, após alguns problemas enfrentados por foristas para visualizar os dados e como o tópico estava ficando bastante longo e disperso, dividi ele em 3 partes:

1) Este aqui, só com as estatísticas. Não será possível postar mais nele, mas manterei os dados atualizados, dentro do possível.

2) Tópico antigo de discussão. Vou criar já fechado, pra registrar o histórico, com quase 3 anos, 72 páginas e 1800 posts de informação!

3) Tópico novo, um recomeço para que a discussão seja mais focada:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.