Direção torta (Veículo 0km)


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Em 1/12/2018 at 7:21 PM, Jorge Jox disse:

Caramba, ficção científica! 3D!

Como é essa máquina 3D?

O que ela tem de bom e de melhor?

Conta pra mim que pq eu estou totalmente por fora dela!

Veja hoje a noite, no Globo Repórter! rsrs

É o que existe de melhor, como o ricw explicou, e ainda um pouco difícil de encontrar, pois o investimento ainda é alto. Mas depois que achei uma oficina que tem e não cobra uma fortuna, nunca mais tive problema com alongamento mal feito, tentativa de empurrar cambagem e etc...

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Aí o sujeito coloca o seu veículo na alinhadora, e sobe os parâmetros de geometria do modelo e versões incorretas.
Porque os parâmetros do Golf MK4 são diferentes do MK6, que são diferentes do MK5, que são diferentes do MK7, e que são diferentes do GTi, e assim sucessivamente.
Meu veículo é de 2013, mas ainda em 2015 eu não havia encontrado nenhuma alinhadora com os parâmetros do Golf MK7. Havia outras versões do Golf, MK7 não.
Se não ficar com o olho em cima, e analisar junto, mexânico caga e anda para o modelo do seu carro. Por conseguinte, a máquina ainda aponta problema que nunca existiu.
Já tentaram colocar os parâmetros do FIT G2 no veículo da minha namorada, que é o FIT G1, e com a alegação de que era tudo igual.
Ainda bem que o meu veículo ainda não precisou realizar esses ajustes.
Isso é a mais pura verdade!

Certa vez fui realizar a revisão do meu Civic em uma outra Concessionária Honda perto do meu trabalho (normalmente levava onde eu comprei, perto de casa). Pois não é que o carro ficou puxando para um dos lados (coisa que não estava quando levei para a revisão, fazia o alinhamento por recomendação, não necessidade). Daí levei lá de novo, acompanhei o serviço de perto, não tinha as configurações do Civic LXR 2.0 2015/16. Só do EXR 2014 e do LXL 1.8.
Conclusão: peguei meu dinheiro de volta e levei na Concessionária de costume.
De nada adianta ter um equipamento super moderno se não atualiza o software...

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Isso é a mais pura verdade!

Certa vez fui realizar a revisão do meu Civic em uma outra Concessionária Honda perto do meu trabalho (normalmente levava onde eu comprei, perto de casa). Pois não é que o carro ficou puxando para um dos lados (coisa que não estava quando levei para a revisão, fazia o alinhamento por recomendação, não necessidade). Daí levei lá de novo, acompanhei o serviço de perto, não tinha as configurações do Civic LXR 2.0 2015/16. Só do EXR 2014 e do LXL 1.8.
Conclusão: peguei meu dinheiro de volta e levei na Concessionária de costume.
De nada adianta ter um equipamento super moderno se não atualiza o software...

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Isso era numa dessas máquinas 3d?
Abraço

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Isso era numa dessas máquinas 3d?

Abraço

 

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Nao sei dizer exatamente se era o 3D. Era uma máquina elevada, vc subia com o carro, o alinhador colocava um aparelho em cada roda ligado por fios ao chassis do elevador, acessava o banco de dados do carro e começava o processo: gira roda pra cá, gira pra lá, mede angulação, etc. Demorava uns 20 min. Lembrando que no Civic alinha-se as rodas dianteiras e traseiras (no Golf com multilink acho que é assim também, não).

 

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Vale dizer também que mesmo para o alinhamento convencional, por meio dos lasers, os parâmetros de cada carro também devem ser consultados e respeitados.

Em muitos lugares o alinhador só trás tudo para o centro e está errado muitas vezes. Pelo que lembro, nosso golf mesmo anda com certo ângulo de abertura (divergência?) nas rodas dianteiras

E isso afeta diretamente o comportamento dinâmico do carro

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1 hora atrás, RodrigoSP2 disse:

Nao sei dizer exatamente se era o 3D. Era uma máquina elevada, vc subia com o carro, o alinhador colocava um aparelho em cada roda ligado por fios ao chassis do elevador, acessava o banco de dados do carro e começava o processo: gira roda pra cá, gira pra lá, mede angulação, etc. Demorava uns 20 min. Lembrando que no Civic alinha-se as rodas dianteiras e traseiras (no Golf com multilink acho que é assim também, não).

 

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Bom dia, 

no golf multi link faz algumas correçoes nas rodas traseiras, diferente  do eixo de torção! 

Abs.

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11 minutos atrás, saulo coelho disse:

Bom dia, 

no golf multi link faz algumas correçoes nas rodas traseiras, diferente  do eixo de torção! 

Abs.

Carros com eixo de torção e eixo rígido na traseira não tem ajuste de alinhamento.

Carros com multi braços na suspensão traseira tem ajuste de alinhamento.

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2 horas atrás, Jorge Jox disse:

Carros com eixo de torção e eixo rígido na traseira não tem ajuste de alinhamento.

Carros com multi braços na suspensão traseira tem ajuste de alinhamento.

Boa tarde 

Jorge, não cravaria esta afirmação assim categoricamente, eu seria mais cauto: existem alguns veiculos equipados com  eixo de torção e eixo rigido na traseira que faz algum(ns) ajuste(s) usando calços em determinadas locais  entre outras traquinagens!  cuidado  com as generalizações! 

Abs. 

PS na verdade até o que disse sobre eixo de torção e eixo rigido no meu primeiro comentário merece correção, mecanica é muito versatil a qualquer momento podemos errar, ou melhor, cometer imprecisões!

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Boa tarde 
Jorge, não cravaria esta afirmação assim categoricamente, eu seria mais cauto: existem alguns veiculos equipados com  eixo de torção e eixo rigido na traseira que faz algum(ns) ajuste(s) usando calços em determinadas locais  entre outras traquinagens!  cuidado  com as generalizações! 
Abs. 
PS na verdade até o que disse sobre eixo de torção e eixo rigido no meu primeiro comentário merece correção, mecanica é muito versatil a qualquer momento podemos errar, ou melhor, cometer imprecisões!
Saulo,

É bem o que você disse: traquinagem.
Acho que o que o Jorge quis dizer é o seguinte: Nenhum fabricante prevê ajustes ou regulagens em suspensão com eixo de torção ou rígido, além de algo feito em linha de produção.

Agora, se o cara consegue a proeza e empenar a suspensão em uma batida, atropelando uma guia ou caindo em um buraco bruto, daí são outros quinhentos. Nessa hora, toda a "flexibilidade" e a "criatividade" da mecânica vem à tona, normalmente para evitar o custo de trocar componentes de suspensão.

Em tempo: ninguém deveria mexer em nada na suspensão que não fosse convergência da dianteira. Os outros ângulos geométricos não deveriam necessitar de ajustes, a menos que se sofra alguma batida maior, que cause dano. Ajustar cambagem, por exemplo, não é previsto pelo fabricante do carro e normalmente é feito danificando componentes da suspensão. Na maioria das vezes esse ajuste só é feito porque um mecânico inepto não soube identificar uma convergência errada.

Abraço!

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2 horas atrás, saulo coelho disse:

Boa tarde 

Jorge, não cravaria esta afirmação assim categoricamente, eu seria mais cauto: existem alguns veiculos equipados com  eixo de torção e eixo rigido na traseira que faz algum(ns) ajuste(s) usando calços em determinadas locais  entre outras traquinagens!  cuidado  com as generalizações! 

Abs. 

PS na verdade até o que disse sobre eixo de torção e eixo rigido no meu primeiro comentário merece correção, mecanica é muito versatil a qualquer momento podemos errar, ou melhor, cometer imprecisões!

Entendo o que vc falou. Calços!

Isso são artimanhas usadas, como equipamentos hidráulicos e pneumáticos para corrigir ângulos com empeno.

A boa engenharia manda substituir peças que foram deformadas e não conformá-las as suas formas originais.

Mas a substituição de um componente deste, por ser grande, pois geralmente são formados por uma única peça é cara.

Quando o ângulo de empeno é pouco, geralmente são ignorados os erros, quando são expressivos, geralmente procuram a "solução" mais barata.

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Entendo o que vc falou. Calços!
Isso são artimanhas usadas, como equipamentos hidráulicos e pneumáticos para corrigir ângulos com empeno.
A boa engenharia manda substituir peças que foram deformadas e não conformá-las as suas formas originais.
Mas a substituição de um componente deste, por ser grande, pois geralmente são formados por uma única peça é cara.
Quando o ângulo de empeno é pouco, geralmente são ignorados os erros, quando são expressivos, geralmente procuram a "solução" mais barata.
Eu nem diria que suspensão traseira por eixo de torção não demanda ajustes, cito como exemplo 3 carros que já tivemos em casa e que faziam ajustes de alinhamento: o Fiat Uno de primeira geração, o Citroen Xsara e um Renault Scenic. O Uno tenho dúvidas se era mesmo eixo de torção mas os outros dois tenho certeza, isso porque eles tinham um sistema onde as rodas traseiras convergiam alguns graus em curvas mais rápidas para melhorar a estabilidade.

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Eu nem diria que suspensão traseira por eixo de torção não demanda ajustes, cito como exemplo 3 carros que já tivemos em casa e que faziam ajustes de alinhamento: o Fiat Uno de primeira geração, o Citroen Xsara e um Renault Scenic. O Uno tenho dúvidas se era mesmo eixo de torção mas os outros dois tenho certeza, isso porque eles tinham um sistema onde as rodas traseiras convergiam alguns graus em curvas mais rápidas para melhorar a estabilidade.

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O Uno tem suspensão traseira independente. O Xsara, como todo Citroen daquela época, tinha uma suspensão toda esquisita. O Scenic eu confesso que é uma surpresa. Pelo que sei, é uma carro totalmente convencional. Aqui tivemos uma. Tenho contato com o dono atual e o carro, que já rodou uns 200.000 km, só tem duas trocas de amortecedores no currículo.
Abraço

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O Uno tem suspensão traseira independente. O Xsara, como todo Citroen daquela época, tinha uma suspensão toda esquisita. O Scenic eu confesso que é uma surpresa. Pelo que sei, é uma carro totalmente convencional. Aqui tivemos uma. Tenho contato com o dono atual e o carro, que já rodou uns 200.000 km, só tem duas trocas de amortecedores no currículo. Abraço

 

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A Scenic da minha mãe era o modelo francês, 2008, igual a este da foto. O nome oficial era Scenic Grand. Foi o carro mais confortável que eu já dirigi. Os carros da Renault, quando eram baseados em modelos genuinamente franceses, eram otimos. Dos atualmente vendidos eu só teria o Captur.

Abraço

 

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A Scenic da minha mãe era o modelo francês, 2008, igual a este da foto. O nome oficial era Scenic Grand. Foi o carro mais confortável que eu já dirigi. Os carros da Renault, quando eram baseados em modelos genuinamente franceses, eram otimos. Dos atualmente vendidos eu só teria o Captur.Abraço
 
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Muito interessante. Eu tive um Megáne sedã dessa geração, que compartilhava a plataforma e, a princípio, a mecânica também.

Era um carrão, suspensão excelente. Balanceava conforto e estabilidade como poucas, mas era um eixo de torção absolutamente convencional.

Desconheço diferenças de suspensão entre o nacional e o francês. Procurei "de leve" na internet e não encontrei nada também. Só encontrei referência a um eixo traseiro esterçante no Megáne 4, versão RS.

Se tiver mais informação, agradeço.

Abraço!

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A Scenic da minha mãe era o modelo francês, 2008, igual a este da foto. O nome oficial era Scenic Grand. Foi o carro mais confortável que eu já dirigi. Os carros da Renault, quando eram baseados em modelos genuinamente franceses, eram otimos. Dos atualmente vendidos eu só teria o Captur.Abraço
 
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Mas a captur nada mais é que uma duster melhorada, até a base é do logan.
Nenhum renault vendido aqui é igual a nenhum renault francês, os últimos foram os Megane e scenic mesmo, até o fluence saiu de linha.
A verdade é que carro francês não pegou aqui, mesmo sendo melhor que os brasileiros, sempre rolou preconceito, pos venda merda e caro. A renault hoje em dia vende o lixo que brasileiro aprecia, carro barato com carcaça bonitinha e peças baratas.
Quer lembrar um carro com suspensão excepcional? Eram os xantia e c5 com suspensão ativa, muito à frente do seu tempo.


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4 horas atrás, RodrigoSP2 disse:

Eu nem diria que suspensão traseira por eixo de torção não demanda ajustes, cito como exemplo 3 carros que já tivemos em casa e que faziam ajustes de alinhamento: o Fiat Uno de primeira geração, o Citroen Xsara e um Renault Scenic. O Uno tenho dúvidas se era mesmo eixo de torção mas os outros dois tenho certeza, isso porque eles tinham um sistema onde as rodas traseiras convergiam alguns graus em curvas mais rápidas para melhorar a estabilidade.

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Uno eu lembro que não era eixo de torção. Lembro até que tinha um único feixe de mola semi elíptico, ligado a cada ponta dos eixos das rodas.

Xsara e Scenic eu não tenho ideia da suspensão traseira. 

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Pessoal, só atualizando aqui meu caso.

 

Fui na CSS sábado e o vendedor novamente me encaminhou pra oficina, só que desta vez, disse que a CSS iria pagar, então era pra eles fazerem o que fosse pro carro ficar bom, eles então marcaram horário pra sábado que vem às 09:20.

Vamos ver no que dá...

A VW me ligou pra fazer a pesquisa da compra do carro 0km e eu desci lenha... tudo péssimo/horrível!

 

A minha vontade era de trocar o veículo, que decepção!

 

Uma dúvida, eu peguei o carro "0km" com 14km rodados, isso é normal? O rapaz que faz a entrega disse que é a fábrica que anda isso tudo pra aplicar aqueles testes do parabrisa aqueles OK OK OK sabem?

Sempre vi vídeos na net da montagem, e a volta que dão é só dentro de um pátio, não sei se chega a 14km... mas ok, penso se não foi um manobrista que não ta nem ai que passou com o carro a toda em algum desnível tipo meio fio pra manobrar o carro...

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Pessoal, só atualizando aqui meu caso.
 
Fui na CSS sábado e o vendedor novamente me encaminhou pra oficina, só que desta vez, disse que a CSS iria pagar, então era pra eles fazerem o que fosse pro carro ficar bom, eles então marcaram horário pra sábado que vem às 09:20.
Vamos ver no que dá...
A VW me ligou pra fazer a pesquisa da compra do carro 0km e eu desci lenha... tudo péssimo/horrível!
 
A minha vontade era de trocar o veículo, que decepção!
 
Uma dúvida, eu peguei o carro "0km" com 14km rodados, isso é normal? O rapaz que faz a entrega disse que é a fábrica que anda isso tudo pra aplicar aqueles testes do parabrisa aqueles OK OK OK sabem?
Sempre vi vídeos na net da montagem, e a volta que dão é só dentro de um pátio, não sei se chega a 14km... mas ok, penso se não foi um manobrista que não ta nem ai que passou com o carro a toda em algum desnível tipo meio fio pra manobrar o carro...
Vamos por partes, como diria o Jack...

Alinhamento e balanceamento quem costuma fazer é a CSS durante a revisão para entrega do veículo. Obviamente que já vem com um pré-ajuste de fábrica mas digamos que o ajuste fino é feito na revenda.

Quanto aos 14 km no carro novo, acho dentro da tolerância: além dos testes de CQ, há de se levar em conta o deslocamento da fábrica até o pátio, do pátio até a cegonha, da cegonha até o pátio da CSS e por aí vai.
Aqui perto de casa tem um pátio de uma CSS GM e vira e mexe vejo os funcionários indo levar os carros dirigindo. Logicamente os mais baratos (Onix e Prisma), os mais caros vão de guincho. A distância desse pátio até a CSS da algo entre 3 e 5 km.

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1 minuto atrás, Sobrinho disse:

Dá tempo ainda!

Corolla agora tem controle de tração e de estabilidade. Cai dentro!

Eu nem sei como seria pra desfazer isso... na verdade eu queria apenas a troca do meu golf por outro golf... eu tenho em minha mente que esse carro era usado na fábrica por alguém e quando deu saída resetaram a km sei la

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Mas a captur nada mais é que uma duster melhorada, até a base é do logan.
Nenhum renault vendido aqui é igual a nenhum renault francês, os últimos foram os Megane e scenic mesmo, até o fluence saiu de linha.
A verdade é que carro francês não pegou aqui, mesmo sendo melhor que os brasileiros, sempre rolou preconceito, pos venda merda e caro. A renault hoje em dia vende o lixo que brasileiro aprecia, carro barato com carcaça bonitinha e peças baratas.
Quer lembrar um carro com suspensão excepcional? Eram os xantia e c5 com suspensão ativa, muito à frente do seu tempo.


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Eu dirigi por um longo trecho o Captur, sei que ele se diferencia bastante do modelo francês, mas dessa Gama atual vendida no BR é o único que se salva. Digamos que é um Duster mais refinado.
Parece que o Fluence já não é mais produzido...

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14 minutos atrás, Domingos211 disse:

Eu nem sei como seria pra desfazer isso... na verdade eu queria apenas a troca do meu golf por outro golf... eu tenho em minha mente que esse carro era usado na fábrica por alguém e quando deu saída resetaram a km sei la

Mas o que tem de tão ruim nesse seu carro?

Não é só alinhar? :mellow:

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40 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Eu dirigi por um longo trecho o Captur, sei que ele se diferencia bastante do modelo francês, mas dessa Gama atual vendida no BR é o único que se salva. Digamos que é um Duster mais refinado.
Parece que o Fluence já não é mais produzido...

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Mas continua com o interior igual o do Logan com algumas melhorias, mas acho que é o único modelo que vendem na França pela Renault, o restante é só via Dacia.

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