REMAP DE ECU


renato gomes

Recommended Posts

Olá colegas 

Quantos whp ( cv na roda ) chegaram o estagio 2 de voces ? Onde fizeram ? qual a gasolina que voces utilizam ? além do remap , o que mais tem no carro de voces ? 

Vou falar um pouco do meu GTI 2015 , fiz um remap de ECU em nov/2017 na armada performace , foi estagio 2 , trocaram o donwpipe e instalaram o K&N in box ( eu disse que queria algo mais conservador e que rodaria com gasolina aditivada tb ) no dino deles , deu 272 whp ( roda ) algo proximo de 315 cv no motor ... 

Depois dessa preparação foi notável que o carro estava mais rapido e esperto 

Fiz essa semana o catback na Novaracing  em campinas e instalei o intake da apr carbonio ( filtro da apr ) , vou medir no dino sexta que vem e vamos ver no que da .... 

quem puder expor alterações , agradeço ... 

abraços 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, renato gomes disse:

Olá colegas 

Quantos whp ( cv na roda ) chegaram o estagio 2 de voces ? Onde fizeram ? qual a gasolina que voces utilizam ? além do remap , o que mais tem no carro de voces ? 

Vou falar um pouco do meu GTI 2015 , fiz um remap de ECU em nov/2017 na armada performace , foi estagio 2 , trocaram o donwpipe e instalaram o K&N in box ( eu disse que queria algo mais conservador e que rodaria com gasolina aditivada tb ) no dino deles , deu 272 whp ( roda ) algo proximo de 315 cv no motor ... 

Depois dessa preparação foi notável que o carro estava mais rapido e esperto 

Fiz essa semana o catback na Novaracing  em campinas e instalei o intake da apr carbonio ( filtro da apr ) , vou medir no dino sexta que vem e vamos ver no que da .... 

quem puder expor alterações , agradeço ... 

abraços 

Bom dia Renato!

Vc passou ele no dino estando todo original?

A minha pergunta é para saber o quanto de ganho que vc conseguiu na realidade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, renato gomes disse:

Olá colegas 

Quantos whp ( cv na roda ) chegaram o estagio 2 de voces ? Onde fizeram ? qual a gasolina que voces utilizam ? além do remap , o que mais tem no carro de voces ? 

Vou falar um pouco do meu GTI 2015 , fiz um remap de ECU em nov/2017 na armada performace , foi estagio 2 , trocaram o donwpipe e instalaram o K&N in box ( eu disse que queria algo mais conservador e que rodaria com gasolina aditivada tb ) no dino deles , deu 272 whp ( roda ) algo proximo de 315 cv no motor ... 

Depois dessa preparação foi notável que o carro estava mais rapido e esperto 

Fiz essa semana o catback na Novaracing  em campinas e instalei o intake da apr carbonio ( filtro da apr ) , vou medir no dino sexta que vem e vamos ver no que da .... 

quem puder expor alterações , agradeço ... 

abraços 

Renato, vc não acha um exagero 42 HP de perda na transmissão, digo, entre o motor e as rodas?

Acredito que seja um valor bem mais baixo que isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Vc disse, "deu 272 whp ( roda ) algo proximo de 315 cv no motor ... ", isso dá uma diferença de uns 42 HP, que seria a perda em toda transmissão.

Calculando ao pé da letra seria 38,7 HP de perda!

Sim .... 

Talvez um remap de cambio melhore 

Original meu carro deu 219 e 217 cv na rodas , nas 2 puxadas 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, renato gomes disse:

 

Sim .... 

Talvez um remap de cambio melhore 

Original meu carro deu 219 e 217 cv na rodas , nas 2 puxadas 

Ok!

Mas o que seria um remap de câmbio?

Quando falamos em perda, falamos de perdas em componentes mecânicos, que tem os seus valores fixos! Para diminuir a perda de um câmbio, só alterando-o fisicamente, trocando componentes mecânicos ou então substituí-lo por outro câmbio de engenharia diferente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Jorge Jox disse:

Ok!

Mas o que seria um remap de câmbio?

Quando falamos em perda, falamos de perdas em componentes mecânicos, que tem os seus valores fixos! Para diminuir a perda de um câmbio, só alterando-o fisicamente, trocando componentes mecânicos ou então substituí-lo por outro câmbio de engenharia diferente!

Seria um remapeamento da central do cambio DSG , assim se faz na Central eletronica do carro . 

O remapeamento de cambio corrigi perdas . 

Por ex , meu caso 

A linha de para eu nao perder a potência max disponível , tenho que teocar em até 6.400 as marchas 

Meu carro pode trocar até 7.200 , mas perco potência 

O pessoal da preparadora me disse para sempre que tiver ( dando a esticadinha ) trocar em 6.400 , para aproveitar toda potência do carro . 

 

Se eu trocar depois disso , perco potencia . 

 

Se eu fizer o remap do cambio , diminui as perdas , possa trocar em giro mais alto e aproveitar melhor a potencia do motor 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, renato gomes disse:

Seria um remapeamento da central do cambio DSG , assim se faz na Central eletronica do carro . 

O remapeamento de cambio corrigi perdas . 

Por ex , meu caso 

A linha de para eu nao perder a potência max disponível , tenho que teocar em até 6.400 as marchas 

Meu carro pode trocar até 7.200 , mas perco potência 

O pessoal da preparadora me disse para sempre que tiver ( dando a esticadinha ) trocar em 6.400 , para aproveitar toda potência do carro . 

 

Se eu trocar depois disso , perco potencia . 

 

Se eu fizer o remap do cambio , diminui as perdas , possa trocar em giro mais alto e aproveitar melhor a potencia do motor 

Ok!

Entendi o que vc quis dizer sobre a rotação do motor em troca de marchas, aproveitar a curva de potência dele (o momento em que vc trocar de marcha , a marcha seguinte cairá numa rotação de bom aproveitamento da curva de potência do motor), perfeito!

Mas ainda não entendi onde entra o remap do câmbio, onde se diminui a perda dele! Como isso acontece!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Jorge Jox disse:

Ok!

Entendi o que vc quis dizer sobre a rotação do motor em troca de marchas, aproveitar a curva de potência dele (o momento em que vc trocar de marcha , a marcha seguinte cairá numa rotação de bom aproveitamento da curva de potência do motor), perfeito!

Mas ainda não entendi onde entra o remap do câmbio, onde se diminui a perda dele! Como isso acontece!

Vish , ai eu ja nao sei ... foge na minha alçada de conhecimento ... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, renato gomes disse:

Vish , ai eu ja nao sei ... foge na minha alçada de conhecimento ... 

Se pode fazer um remap para alterar a rotação de troca das marchas no modo "S" ou outro modo se interessar. Remap para segurar a potência do motor na 1a e 2a marcha, como o intuito de preservar as embreagens e até evitar do carro patinar que nem um louco, que é um problema fácil de acontecer em tração dianteira, quando se aumenta a potência exageradamente. Existem ouras coisas para fazer também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Jorge Jox disse:

Se pode fazer um remap para alterar a rotação de troca das marchas no modo "S" ou outro modo se interessar. Remap para segurar a potência do motor na 1a e 2a marcha, como o intuito de preservar as embreagens e até evitar do carro patinar que nem um louco, que é um problema fácil de acontecer em tração dianteira, quando se aumenta a potência exageradamente. Existem ouras coisas para fazer também!

Meu remap tem pressão por marcha 

O GTI trabalha com 1,2 kgf

Fiz o estagio 2 

Esta com 1,5 

Na primeira marcha e na segunda , a turbina trabalha mais baixa ( nao se te dizer quanto ) , na 3 vem com tudo 

A 3 marcha do meu carro ta bem forte 

Mesmo fazendo essa acerto de pressão por marcha , ele lerde um pouco de saida ... se fosse 4x4 era outra história . 

 

Se voce quiser dar uma olhada nessa lance de pressao por marcha etc 

Coloca no youtube “ armada performace “ eles tem um canal la , é bem legal , eles falam dos remaps que ja fizeram ... tem bastante GTI .... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A eficiência do câmbio é dado pelo projeto dele, portanto remap nenhum resolve isso. A perda "normal" de mercado entre tuners para esse carro está entre 10 e 20%, pra ter certeza disso só tirando o motor e colocando-o num dinamometro de bancada. Lembrando que existem outras perdas na transmissão de potencia como um todo, pois existe inércia e atrito dos elementos como semi-eixos e pneu/rodas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, renato gomes disse:

Alguem aqui do grupo esta andando com a IS38 , carro de dia a dia ? 

To pensando em trocar a turbina do meu , mas dizem que se for fazer uso diário não é recomendado , procede ? 

Tudo depende do que é bom pra você. Uma turbina maior aumenta o threshold e o turbo lag, portanto o motor vai perdendo sua linearidade, ficando "bipolar". Cada vez mais fraco em baixa rotação e mais forte em alta. Se você não se importa com isso, vai fundo!

Veja como a IS38 até 2500 RPM é PIOR que a original.

 

20_tsi_gen3_mqb_s0_vs_is38_in_91_cw.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, LeandroSA disse:

A eficiência do câmbio é dado pelo projeto dele, portanto remap nenhum resolve isso. A perda "normal" de mercado entre tuners para esse carro está entre 10 e 20%, pra ter certeza disso só tirando o motor e colocando-o num dinamometro de bancada. Lembrando que existem outras perdas na transmissão de potencia como um todo, pois existe inércia e atrito dos elementos como semi-eixos e pneu/rodas.

 

4 horas atrás, LeandroSA disse:

Tudo depende do que é bom pra você. Uma turbina maior aumenta o threshold e o turbo lag, portanto o motor vai perdendo sua linearidade, ficando "bipolar". Cada vez mais fraco em baixa rotação e mais forte em alta. Se você não se importa com isso, vai fundo!

Veja como a IS38 até 2500 RPM é PIOR que a original.

 

20_tsi_gen3_mqb_s0_vs_is38_in_91_cw.png

LeandroSA, não entendi a perda de 10% a 20% que vc escreveu aí! Se vc estava falando do câmbio, eu não entendo algumas matérias que postam perdas em percentual, pois elas são fixas e se aumentar a potência do motor, sem alterar nada na transmissão, digo entre o volante do motor e as rodas, a perda da transmissão continuará exatamente a mesma!

LeandroSA, muito bom vc postar esse gráfico aí, pois ele é muito útil pra pessoas que ficam "mexendo" no carro sem ter a mínima noção do que está alterando! Só veem números de resultados finais, aqueles que promovem a venda desse acessórios, quando o mais importante muitas vezes é a curva de comportamento e não o seu pico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É percentual a perda, pois é uma questão de eficiência. Nenhuma máquina feita pelo ser humano é 100% eficiente. Portanto, se entram 200CV de um lado saem 180CV do outro se existe 10% de perda. Da mesma maneira se entram 1000CV, saem 900CV do outro lado. A eficiência é a relação entre a quantidade de energia que entra na máquina/quantidade de energia que sai. Por isso o percentual. Lembrando que isso tudo é uma estimativa, só a VW ou a BorgWarner sabem verdadeira eficiência dessa transmissão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, LeandroSA disse:

É percentual a perda, pois é uma questão de eficiência. Nenhuma máquina feita pelo ser humano é 100% eficiente. Portanto, se entram 200CV de um lado saem 180CV do outro se existe 10% de perda. Da mesma maneira se entram 1000CV, saem 900CV do outro lado. A eficiência é a relação entre a quantidade de energia que entra na máquina/quantidade de energia que sai. Por isso o percentual. Lembrando que isso tudo é uma estimativa, só a VW ou a BorgWarner sabem verdadeira eficiência dessa transmissão.

LeandroSA, sistema de transmissão (vai da embreagem ou conversor de torque ou mesmo ambos até as rodas, passando pela caixa de marchas, diferencial e também quando se tem o eixo cardã, caixa de transferência, caixa de redução e talvez algo mais que não lembre no momento, até aos semi-eixos que chegam as rodas) tem perda fixa, não é variável, por isso não dever ser dito como percentual.

Exemplo: se um motor gera 200 CV (dinamômetro de bancada, utilizado nas montadoras, onde a potência é medida no volante do motor) e nas rodas se consegue 180 CV, se tem 20 CV de perda na transmissão! Se este mesmo motor for alterado para dar 240 CV e o sistema de transmissão for exatamente o mesmo, se conseguira nas rodas 220 CV!

Entendeu? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa Jorge, mas isso não é verdade. Vamos supor que eu entre com uma potência de 10CV na transmissão, do outro lado ela não vai rodar?

E se eu entrar com 100.000CV, ela vai consumir 20CV e tudo bem? Não ela vai quebrar! Por que? Excesso de calor! Por que? Por causa da eficiencia ser abaixo de 100%, ela precisa dissipar essa energia e não consegue. Veja carros altamente modificados: são instalados radiadores cada vez maiores no óleo da transmissão e do diferencial. Por quê? Porque quanto mais potência de entrada, mais energia tem que ser dissipada.

Veja essa loja

https://www.pegasusautoracing.com/group.asp?GroupID=TRANSCOOL

rdc1.jpg

 

E te digo mais, a potência consumida pelo sistema é influenciada por diversos fatores, sendo um deles RPM. E isso não é nem de longe linear. Cada temperatura, em cada rotação, tem uma eficiência.

 

Por fim, se a potência consumida fosse fixa, o pessoal não instalaria esse sistema aí da foto.

 

1 hora atrás, Jorge Jox disse:

LeandroSA, sistema de transmissão (vai da embreagem ou conversor de torque ou mesmo ambos até as rodas, passando pela caixa de marchas, diferencial e também quando se tem o eixo cardã, caixa de transferência, caixa de redução e talvez algo mais que não lembre no momento, até aos semi-eixos que chegam as rodas) tem perda fixa, não é variável, por isso não dever ser dito como percentual.

Exemplo: se um motor gera 200 CV (dinamômetro de bancada, utilizado nas montadoras, onde a potência é medida no volante do motor) e nas rodas se consegue 180 CV, se tem 20 CV de perda na transmissão! Se este mesmo motor for alterado para dar 240 CV e o sistema de transmissão for exatamente o mesmo, se conseguira nas rodas 220 CV!

Entendeu? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/02/2018 at 7:33 PM, Jorge Jox disse:

Renato, vc não acha um exagero 42 HP de perda na transmissão, digo, entre o motor e as rodas?

Acredito que seja um valor bem mais baixo que isso!

É muito sim. São 15%. Essa é uma "regra de bolso" antiga, inventada pelos americanos, mas é válida apenas para carros com tração traseira. Isso é uma perda que os caras aplicam quando não tem a menor ideia do que se passa entre o virabrequim e as rodas.

Em 11/02/2018 at 10:58 AM, LeandroSA disse:

A eficiência do câmbio é dado pelo projeto dele, portanto remap nenhum resolve isso. A perda "normal" de mercado entre tuners para esse carro está entre 10 e 20%, pra ter certeza disso só tirando o motor e colocando-o num dinamometro de bancada. Lembrando que existem outras perdas na transmissão de potencia como um todo, pois existe inércia e atrito dos elementos como semi-eixos e pneu/rodas.

Pela regra dos americanos, convenciona-se o seguinte:

- Tração dianteira: -10%

- Tração traseira: -15%

- Tração integral: -20%

Eu diria que em  câmbios modernos, que usam lubrificantes sintéticos, essa perda diminui 1 ou 2%.

Essa informação só evidencia o que eu já disse aqui várias vezes: esses "operadores de dinamômetro" não sabem muito bem com o que estão lidando.

Em 10/02/2018 at 8:16 PM, Jorge Jox disse:

Ok!

Entendi o que vc quis dizer sobre a rotação do motor em troca de marchas, aproveitar a curva de potência dele (o momento em que vc trocar de marcha , a marcha seguinte cairá numa rotação de bom aproveitamento da curva de potência do motor), perfeito!

Mas ainda não entendi onde entra o remap do câmbio, onde se diminui a perda dele! Como isso acontece!

 

Em 10/02/2018 at 8:18 PM, renato gomes disse:

Vish , ai eu ja nao sei ... foge na minha alçada de conhecimento ... 

Não diminui. Como bem citado pelo @LeandroSA, essa eficiência é uma característica mecânica desse ou de qualquer câmbio, e nenhum software muda isso. Pra mudar teria que mudar o lubrificante, mudar o passo das engrenagens (que são helicoidais), reduzir o número de peças em movimento, etc. Em fim, seria outro câmbio.

3 horas atrás, Jorge Jox disse:

LeandroSA, sistema de transmissão (vai da embreagem ou conversor de torque ou mesmo ambos até as rodas, passando pela caixa de marchas, diferencial e também quando se tem o eixo cardã, caixa de transferência, caixa de redução e talvez algo mais que não lembre no momento, até aos semi-eixos que chegam as rodas) tem perda fixa, não é variável, por isso não dever ser dito como percentual.

Exemplo: se um motor gera 200 CV (dinamômetro de bancada, utilizado nas montadoras, onde a potência é medida no volante do motor) e nas rodas se consegue 180 CV, se tem 20 CV de perda na transmissão! Se este mesmo motor for alterado para dar 240 CV e o sistema de transmissão for exatamente o mesmo, se conseguira nas rodas 220 CV!

Entendeu? 

 

2 horas atrás, LeandroSA disse:

Desculpa Jorge, mas isso não é verdade. Vamos supor que eu entre com uma potência de 10CV na transmissão, do outro lado ela não vai rodar?

E se eu entrar com 100.000CV, ela vai consumir 20CV e tudo bem? Não ela vai quebrar! Por que? Excesso de calor! Por que? Por causa da eficiencia ser abaixo de 100%, ela precisa dissipar essa energia e não consegue. Veja carros altamente modificados: são instalados radiadores cada vez maiores no óleo da transmissão e do diferencial. Por quê? Porque quanto mais potência de entrada, mais energia tem que ser dissipada.

Veja essa loja

https://www.pegasusautoracing.com/group.asp?GroupID=TRANSCOOL

E te digo mais, a potência consumida pelo sistema é influenciada por diversos fatores, sendo um deles RPM. E isso não é nem de longe linear. Cada temperatura, em cada rotação, tem uma eficiência.

Por fim, se a potência consumida fosse fixa, o pessoal não instalaria esse sistema aí da foto.

Os dois poderiam estar certos (ou errados...). Depende de como você aumenta a potência.

Vamos olhar para a equação simplificada da tensão de cisalhamento em fluidos newtonianos de filme fino (disso você manja, @Jorge Jox):

IbBnBF3p.png

O atrito de cisalhamento (tau), que é quem dissipa energia na forma de calor, depende da velocidade entre as superfícies que estão separadas pelo filme de óleo (V0) e da espessura do filme (épsilon). Trocando em miúdos, a energia dissipada na forma de calor depende do RPM. Quanto maior o RPM (e portanto maior a diferença de velocidade entre as superfícies dos mancais e dos eixos...), mais calor será dissipado.

Potência é o que se obtém ao multiplicar o torque pela velocidade de rotação. Se o aumento de potência viesse de um aumento de torque somente, sem mudar RPM, então não aumentariam as perdas. Mas, na prática, não é o que acontece. Veja aquele gráfico que o @LeandroSA postou: o pico de potência passa de 4600 para uns 5600 RPM. Ou seja: há um aumento de 1000 RPM e com isso aumentam as perdas também. E esse treco não é nada linear, pois a viscosidade do fluido (o mü, na equação...) muda com a temperatura e ele não é exatamente "newtoniano", então o percentual, seja ele qual for, é uma simplificação que funciona na média de uma série de condições de funcionamento, mas não reflete o que acontece em cada uma delas. Mas é uma abstração mais correta do que uma perda absoluta e constante.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Stage 2 com piggyback tá dando em media 290/300whp e 45kgfm de roda em dinamometro servitec (que é o mesmo da Armada eu acho)... meu carro deu 294whp com speedbuster, downpipe e K&N inbox, agora vou colocar o intake e deve vir mais alguma coisa.

Na Reiko aonde eu passei o carro no dinamometro, o remap stage 2 tava rendendo 300whp em media, mas com 47kgfm em media... comparamos os graficos speedbuster x remap e o remap tem uma curva melhor, a potencia entra um pouco antes em baixa... só não faço remap pela garantia do carro...

 

Agora duas duvidas, esse catback da Nova Racing é aço carbono né? Será que com o tempo não vai enferrujar?

Intake da APR, pelo que eu vi na internet é o que menos dá potencia (não sei se procede)... por isso preferi o K&N, já que é pra gastar uma baba que renda alguma coisa a mais rsrs 

 

 

PS: no dia que passei no dino tava com podium, agora to rodando com V Power Racing.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...