Óleo Militec


GiovanniH

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Estando dentro da norma, pode sim!
O seu carro é flex, norma 505 ou 508, confere?
Já carros somente gasolina, norma 502!
De verdade eu não sei, pois deixei o carro pela manhã e peguei as 16h30. Mas na NF menciona o seguinte código de peça: G/ 053553/R2 que em consulta ao Santo Google me aponta para esse óleo da figura.
Aí não sei se é Motul, Castrol, ... A única coisa que sei é que a etiqueta afixada no parabrisas é da Motul e prevê próxima troca para daqui 6 meses.


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É esse mesmo! Tem Ccs que usam outras marcas. O que manda é estar de acordo com a norma.

Uáì, a partir de Outubro de 2016 todos os carros faturados tem revisão de 10.000km ou 01 ou o que ocorrer primeiro.

Mas pelo visto vc nem precisa se preocupar com isso, seu caso pelo vai ser sempre por km. Vc roda bem!

Então tem gente que tá levando a rasteira nesse quesito de revisão. Essas Ccs é uma caso a serem estudadas.

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47 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

De verdade eu não sei, pois deixei o carro pela manhã e peguei as 16h30. Mas na NF menciona o seguinte código de peça: G/ 053553/R2 que em consulta ao Santo Google me aponta para esse óleo da figura.
Aí não sei se é Motul, Castrol, ... A única coisa que sei é que a etiqueta afixada no parabrisas é da Motul e prevê próxima troca para daqui 6 meses.


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Esse óleo é da Castrol do Brasil

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Esse óleo é da Castrol do Brasil
Esse é o ponto da minha dúvida, Jorge.
Talvez seja só uma desconfiança infundada, usaram a etiqueta da Motul pq não tinha mais a da VW e eu fiquei encucado. Mas pelo histórico deste grupo de concessionários (Carrera) que tive com outra marca - Chevrolet - fiquei com a pulga atrás da orelha. Serve de lição, não levo mais lá, apesar de estar a 1 quarteirão de distância do meu trabalho.

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4 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Esse é o ponto da minha dúvida, Jorge.
Talvez seja só uma desconfiança infundada, usaram a etiqueta da Motul pq não tinha mais a da VW e eu fiquei encucado. Mas pelo histórico deste grupo de concessionários (Carrera) que tive com outra marca - Chevrolet - fiquei com a pulga atrás da orelha. Serve de lição, não levo mais lá, apesar de estar a 1 quarteirão de distância do meu trabalho.

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Tenho quase um litro desse óleo em casa, por isso digo com  propriedade que é da Castrol!

Na penúltima revisão colocaram errado e como eles forneciam 5 litros deram o vasilhame que sobrou, pois foram utilizados uns 200 ml pra ficar cravado na marca da vareta! E na substituição para o óleo certo me deram o vasilhame de sobra também. 

Tenho o 502 e o 508, ambos são Castrol!

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16 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Esse é o ponto da minha dúvida, Jorge.
Talvez seja só uma desconfiança infundada, usaram a etiqueta da Motul pq não tinha mais a da VW e eu fiquei encucado. Mas pelo histórico deste grupo de concessionários (Carrera) que tive com outra marca - Chevrolet - fiquei com a pulga atrás da orelha. Serve de lição, não levo mais lá, apesar de estar a 1 quarteirão de distância do meu trabalho.

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E pode ficar de antenas ligado mesmo!

Pelo mesmos serviços que vc pagou de M.O. na segunda revisão tá muito fora de base. R$ 320 contos. Aquele dia não quis teclar nada não, mas já que citou, pode pular o corguinho de muletas e abandonar o barco. Troca de óleo nesse Ccs, JAMÉ!

Só para efeito de ilustração, a hora trabalhada aqui onde faço, aqui onde o Saci perdeu o gorro. É 120/130 reais a hora trabalhada. Claro, que varia de região para região. Agora! Trezentos e Vinte Lascas a hora. AGUENTO NÃO!

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1 hora atrás, RodrigoSP2 disse:

Ah outro fato curioso que descobri:
O motor 3 cilindros 1.0 usa a mesma quantidade de óleo lubrificante que o 4 cilindros 1.4 TSI: 4 Litros. Imaginava que a quantidade fosse proporcionalmente menor.

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Acredito que o 1.0 use a mesma quantidade do 1.4, devido a ele ter uma potência específica maior entre 17% e 25%, dependendo da versão dos nossos 1.4

Talvez o 1.0 tenha um radiador de óleo maior, devido a essa maior potência específica!

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O Carcará fez algo bem interessante, ele cozinhou algumas amostras de óleo de motor para mostrar que as propriedades  de viscosidade deles se alteravam a medida que eles aqueciam. Coisa que, obviamente, os fabricantes de motores conhecem. O que será que acontece com o Militec quando é aquecido até bem próximo dos 100Cº? 

 

 

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2 horas atrás, iCardeX disse:

O Carcará fez algo bem interessante, ele cozinhou algumas amostras de óleo de motor para mostrar que as propriedades  de viscosidade deles se alteravam a medida que eles aqueciam. Coisa que, obviamente, os fabricantes de motores conhecem. O que será que acontece com o Militec quando é aquecido até bem próximo dos 100Cº? 

 

 

iCardex, muito legal o vídeo do cara, principalmente para aqueles que não são da área e não entende do assunto!

As orientações dele são muito boas, seguir o que o fabricante determina e ponto final!

Apenas para sua informação, uma vez que vc citou temperatura próxima de 100ºC, um motor em regime normal de funcionamento em ambiente de 30ºc ou mais, tranquilamente ultrapassa os 100ºC na temperatura do óleo! Subindo uma serra então a temperatura sobe mais ainda!

Pra vc ter uma ideia, no meu TSI 1.4 subindo a serra de Petrópolis com o pé pesado e num dia que estava relativamente quente para aquela região, o meu óleo bateu em 117ºC!

Quando se anda pianinho em temperatura ambiente abaixo de 30ºC o óleo fica na casa dos 90ºC

Enfim, conforme ele falou, o óleo que deve ser usado é o que o fabricante recomenda, a não ser com uma ressalva: carros que tiveram sua potência muito aumentada e/ou são usados com frequência em track days, convêm verificar um óleo mais adequado ou aumentar a frequência de troca pelo determinado pelo fabricante! Mas essa condição é aplicada mais quando se castiga o motor com frequência, conforme citei!

Ahh, a bomba de óleo vai sempre bombear o mesmo volume de óleo, independente do tipo dele ou viscosidade, pois a bomba é de deslocamento positivo! Ele escorregou nessa, mas não é a área dele e isso não denigre em nada a qualidade do vídeo dele, que foi muito legal!

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53 minutos atrás, Jorge Jox disse:

iCardex, muito legal o vídeo do cara, principalmente para aqueles que não são da área e não entende do assunto!

As orientações dele são muito boas, seguir o que o fabricante determina e ponto final!

Apenas para sua informação, uma vez que vc citou temperatura próxima de 100ºC, um motor em regime normal de funcionamento em ambiente de 30ºc ou mais, tranquilamente ultrapassa os 100ºC na temperatura do óleo! Subindo uma serra então a temperatura sobe mais ainda!

Pra vc ter uma ideia, no meu TSI 1.4 subindo a serra de Petrópolis com o pé pesado e num dia que estava relativamente quente para aquela região, o meu óleo bateu em 117ºC!

Quando se anda pianinho em temperatura ambiente abaixo de 30ºC o óleo fica na casa dos 90ºC

Enfim, conforme ele falou, o óleo que deve ser usado é o que o fabricante recomenda, a não ser com uma ressalva: carros que tiveram sua potência muito aumentada e/ou são usados com frequência em track days, convêm verificar um óleo mais adequado ou aumentar a frequência de troca pelo determinado pelo fabricante! Mas essa condição é aplicada mais quando se castiga o motor com frequência, conforme citei!

Ahh, a bomba de óleo vai sempre bombear o mesmo volume de óleo, independente do tipo dele ou viscosidade, pois a bomba é de deslocamento positivo! Ele escorregou nessa, mas não é a área dele e isso não denigre em nada a qualidade do vídeo dele, que foi muito legal!

Uma coisa interessante, e que eu realmente desconhecia, era que a viscosidade do óleo poderia causar problemas ou até  mesmo incorrer de vazamentos se as juntas do motor não tivessem devidamente preparadas para receber óleos com viscosidades diferentes (mais finos) que as indicadas pelo fabricante do motor. Fato que observei no Fit Ex 2008 da minha namorada que oficialmente deveria ser tratado com óleo mineral. Ao menos é esse o óleo que Honda tem mantido e indicado para todos os Fits de primeira geração. Os FITs de segunda e terceira geração utilizam óleo sintético ou semi-sintético. O antigo proprietário utilizava óleo 100% sintético, e isso ao que me relatou começou aos 150.000Km. O carro está hoje com 210.000km (20.000km conosco). Observei que o selamento das juntas havido sido completamente refeito para evitar possíveis vazamentos, porém passei a utilizar o óleo semi-sintético em vez de 100% sintético. Mineral, no caso desse Fit, 60.000km depois não mais convém. Vistoriei visualmente o motor: nenhuma gota de óleo vazou. Funcionamento, níveis de ruídos, consumo e outros parâmetros estão em conformidade com o esperado. Vou continuar com o semi-sintético em detrimento a indicação da Honda.

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Uma coisa interessante, e que eu realmente desconhecia, era que a viscosidade do óleo poderia causar problemas ou até  mesmo incorrer de vazamentos se as juntas do motor não tivessem devidamente preparadas para receber óleos com viscosidades diferentes (mais finos) que as indicadas pelo fabricante do motor. Fato que observei no Fit Ex 2008 da minha namorada que oficialmente deveria ser tratado com óleo mineral. Ao menos é esse o óleo que Honda tem mantido e indicado para todos os Fits de primeira geração. Os FITs de segunda e terceira geração utilizam óleo sintético ou semi-sintético. O antigo proprietário utilizava óleo 100% sintético, e isso ao que me relatou começou aos 150.000Km. O carro está hoje com 210.000km (20.000km conosco). Observei que o selamento das juntas havido sido completamente refeito para evitar possíveis vazamentos, porém passei a utilizar o óleo semi-sintético em vez de 100% sintético. Mineral, no caso desse Fit, 60.000km depois não mais convém. Vistoriei visualmente o motor: nenhuma gota de óleo vazou. Funcionamento, níveis de ruídos, consumo e outros parâmetros estão em conformidade com o esperado. Vou continuar com o semi-sintético em detrimento a indicação da Honda.
Não assisti esse vídeo do Carcará mas o seu Décio, naquele vídeo do APC, explica: o risco é algum composto do óleo sintético degradar plásticos e borrachas no motor, se este não for preparado pra usar óleo sintético. Se você está usando há anos e nunca vazou nada, provavelmente os polímeros do motor são compatíveis e você nunca vai ter problema. Mas é bom sempre ficar de olho, porque a degradação pode ser lenta e qualquer dia uma junta, mangueira ou anel de vedação "abre o bico".

Sobre viscosidade: se você respeitou a especificação SAE do fabricante tanto faz se o óleo é mineral, sintético ou até mágico. Vai funcionar igual e não vai vazar.

Abraço

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46 minutos atrás, iCardeX disse:

Uma coisa interessante, e que eu realmente desconhecia, era que a viscosidade do óleo poderia causar problemas ou até  mesmo incorrer de vazamentos se as juntas do motor não tivessem devidamente preparadas para receber óleos com viscosidades diferentes (mais finos) que as indicadas pelo fabricante do motor. Fato que observei no Fit Ex 2008 da minha namorada que oficialmente deveria ser tratado com óleo mineral. Ao menos é esse o óleo que Honda tem mantido e indicado para todos os Fits de primeira geração. Os FITs de segunda e terceira geração utilizam óleo sintético ou semi-sintético. O antigo proprietário utilizava óleo 100% sintético, e isso ao que me relatou começou aos 150.000Km. O carro está hoje com 210.000km (20.000km conosco). Observei que o selamento das juntas havido sido completamente refeito para evitar possíveis vazamentos, porém passei a utilizar o óleo semi-sintético em vez de 100% sintético. Mineral, no caso desse Fit, 60.000km depois não mais convém. Vistoriei visualmente o motor: nenhuma gota de óleo vazou. Funcionamento, níveis de ruídos, consumo e outros parâmetros estão em conformidade com o esperado. Vou continuar com o semi-sintético em detrimento a indicação da Honda.

iCardex, sim a viscosidade errada pode implicar em diminuir a vida útil do motor, mas quanto as juntas, se tiverem devidamente assentadas e com os torque dos parafusos corretos, os óleos não vazarão, independente do tipo e viscosidade deles.

Te dou como exemplo a água do arrefecimento, que possui uma viscosidade bem mais baixa que o óleo e passam em circuitos próximos a eles e pela mesmas juntas!

Viscosidade é uma propriedade dos fluídos em que concerne na sua dificuldade de escoamento. Quanto mais viscoso, mais difícil o seu escoamento. Fino e grosso é um termo errado amplamente utilizado para definir viscosidade.

Um óleo mais viscoso tende a suportar maior carga de esforço, por outro lado ele tem dificuldade em penetrar em espaços pequenos (décimos ou centésimos de milímetros) e necessita de maior energia para o bombeamento.  

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  • 3 weeks later...
Em 29/06/2016 at 3:53 PM, KingMan disse:

Concordo, mas que o motor ficou MUUUUITO mais silencioso e com o funcionamento MUUUITO mais suave, ficou! E não foi uma leve impressão não; foi muito nítido. Mas tenho que concordar com você que é desnecessário. Do jeito que estava o funcionamento do motor antes, já estava bom e muito provavelmente irei vender o carro antes de qualquer problema no motor - usando ou não militec.

Boa noite !

hoje fiz a troca de óleo na css com 34.500, o consultor de revisão disse que o militec é muito bom, porem acha muito novo o motor para colocar esse tipo de condicionador de metais. 

Eis a questão, coloco ou não? 

Pensei em colocar pelo carro ser turbo e melhorar a temperatura,mesmo sabendo que é pra reduzir o atrito entre metais.

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1 hora atrás, Matheus puga disse:

Boa noite !

hoje fiz a troca de óleo na css com 34.500, o consultor de revisão disse que o militec é muito bom, porem acha muito novo o motor para colocar esse tipo de condicionador de metais. 

Eis a questão, coloco ou não? 

Pensei em colocar pelo carro ser turbo e melhorar a temperatura,mesmo sabendo que é pra reduzir o atrito entre metais.

Pergunta ao consultor pq ele acha o Militec bom!

Engraçado, ele acha bom, mas não diz pra colocar agora no carro!

Que bom é esse?

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