Desgaste Irregular nos pneus


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Bom dia,

Tive um problema com um pneu e acabei tendo que trocar 2 Michelin Primacy HP por 2 Michelin Primacy 3, na troca notamos que está com desgaste irregular na lateral externa.

O carro em questão é um Golf MK7 14/15 Mexicano, com rodas 17", o carro foi todo revisado em CC inclusive feito os alinhamentos e balanceamento na mesma, e sempre pedi para realizarem os rodízios.

Segue as fotos:

OqBNfNw.jpg

LtWfpbT.jpg

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11 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

Esses pneus da Michelin não tem sentido de rotação?

Se inverteu a parte interna com a externa, ele está virando no sentido errado!

Abraços!

Acredito que tenha lado de montagem, agora fiquei na dúvida, de qualquer forma vou levar na CC mês que vem e pedir para verificar se está tudo correto, mas achei estranho o desgaste.

Postei mais para saber se alguém teve algum problema do tipo, lembrando que eu fiz tudo na CC.

Confirmei aqui e está correto, falei besteira, está na lateral correta de acordo com a montagem e o desgaste foi na lateral externa conforme na foto.

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Esses pneus Primacy 03 da Michelin de aro 16, 17 e 18 tem lado de montagem. São pneus assimétricos. Nas laterais dos pneus tem escrito o lado correto de montagem; inside(lado de dentro) e outside(lado de fora).

NUNCA(nesse caso) se deve inverter o lado de montagem! Já tentaram aqui por essas paragens esse método, neguei veementemente. Já teclei em outros post's que tive um levezinho desarranjo de desgaste mais acentuado do lado de dentro dos pneus. O profissa queria inverter o lado de montagem, para "compensar" o desgaste....Ficou querendo!

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3 minutos atrás, RacerX disse:

Amigos, alguém teve problemas com pneus (deformidades) que levaram a acreditar serem rolamentos ruins pelo barulho de rodagem? Conseguiram garantia? Ou já tiveram problemas com rolamento pensando ser isso?

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Meus Dunlop's(vieram no carro) começaram a apresentar leve desgaste com 60kkm em diante. Já esse Michelin primacy 03 estão me apresentando desgaste da mesma porção(parte de dentro), comom apenas 10.000km. Daqui uns dias faço rodízio novamente e vou ver como estão. Meu aro é 16. Fiquei um tanto quanto decepcionado. Só lembrando que esses michelins é beeeem mais macios do que os Dunlop's. Muito mais silencioso, tenho também que levar em conta que meu carro tá quase virando a casa dos 06 dígitos no hodômetro. Molas e amortecedores devam estar um tiquinho "cansados". A geometria está tudo dentro das tolerâncias. Estou monitorando esses Michelin"s no pé do eito.

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1 minuto atrás, Sobrinho disse:

Meus Dunlop's(vieram no carro) começaram a apresentar leve desgaste com 60kkm em diante. Já esse Michelin primacy 03 estão me apresentando desgaste da mesma porção(parte de dentro), comom apenas 10.000km. Daqui uns dias faço rodízio novamente e vou ver como estão. Meu aro é 16. Fiquei um tanto quanto decepcionado. Só lembrando que esses michelins é beeeem mais macios do que os Dunlop's. Muito mais silencioso, tenho também que levar em conta que meu carro tá quase virando a casa dos 06 dígitos no hodômetro. Molas e amortecedores devam estar um tiquinho "cansados". A geometria está tudo dentro das tolerâncias. Estou monitorando esses Michelin"s no pé do eito.

Acho melhor vc mandar la no ADG e fazer uma cambagem aí nessa suspensão! :lol::lol::lol:

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Devido eles serem muito mais macios, tô pensando seriamente em colocar de 03 a cinco psi's acima do recomendado. Do modo mais usual(meus modus) a portinhola me recomenda usar 29 psi's. É o que eu venho fazendo. Tô matutando em colocar 33 psi's nas quatro sapatas, para ver no que dá. Não fiquei nenhum um pouco contente no primeiro rodízio de pneus e esses Michelin's me dar esse desgaste irregular de brinde. Daqui três mil km eles completam 21Kkm, tô curioso para ver com estão.

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Bom dia,
Tive um problema com um pneu e acabei tendo que trocar 2 Michelin Primacy HP por 2 Michelin Primacy 3, na troca notamos que está com desgaste irregular na lateral externa.
O carro em questão é um Golf MK7 14/15 Mexicano, com rodas 17", o carro foi todo revisado em CC inclusive feito os alinhamentos e balanceamento na mesma, e sempre pedi para realizarem os rodízios.
Segue as fotos:
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Olá,@sirmagus

Você olhou os lados interno e externo dos pneus? De uns tempos para cá o meu carro começou a fazer um barulho estranho, achei até que fosse problema de rolamento. Consegui isolar a causa em um pneu que apresentava desgaste irregular. À primeira vista, parecia problema de câmber. Mas olhando com mais atenção percebi que o problema era que a banda estava mais gasta nos ombros do que no Centro, tanto do lado interno quanto externo. Apenas um fazia ruído mas, em menor grau, isso estava assim nos 4 pneus.

Esse é um sintoma clássico de rodar com pressão abaixo da ideal, que eu só percebi quando já era meio tarde. De fato, eu sempre rodava no limite mínimo da pressão permitida (29 psi) porque acho que faz uma diferenças danada no conforto. Pelos relatos, parece que esses pneus Michelin são meio sensíveis a isso. Pra eliminar o ruído eu passei a andar com 33 psi e já decidi: quando trocar os pneus, daqui há uns 20.000 km, vou tentar andar sempre com 31 psi.
@Sobrinho, acho que o seu caso deve ser parecido com o meu.

Abraço!


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Galera, li os relatos de pneus acima. Vou passar a minha experiência!

Meu TSI 1.4 DSG mexicano 15/15 está com 26.000 Km rodados, sendo os pneus Dunlop Direzza DZ101 (fora de linha) com 2 pneus com 25.000 km rodados e outros 2 com uns 15.000 km rodados.

A etiqueta colada na portinhola de combustível determina 29 PSI para os 4 pneus até meia carga. Coloco 30 PSI e verifico a cada duas semanas em média. Coloco 30 PSI para ter uma margem de 1 PSI a mais, para caso a pressão caia 1 ou 2 PSI, ainda estar próximo ao padrão em duas ou três semanas, caso não calibre.

Os pneus apresentam desgaste perfeito!

Nunca fiz alinhamento, pois o carro continua "redondo" (solto o volante em reta plana e ele vai bonito) e já caí em buracos!

Aos 18.000 km rodados do carro tive um pneu furado, realizei o conserto padrão, aproveitei fiz os 4 balanceamentos e rodízio. Resultado: a 190 km/h, velocidade atingida recentemente, o carro se comportava como um neném dormido serenamente!

Em nenhuma velocidade detecto comportamento anormal do carro!

Já disse e digo novamente, a suspensão do TSI com multilink é forte, tanto a dianteira quanto a traseira, pois já tive diversos carros, sendo um com multilink e nunca consegui rodar tal distância sem a necessidade de fazer alinhamento! Meu carro já encarou buracos e estradas de terra com pedras como todos os outros encararam!

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Usei 31 PSi até os 100.000Km. Dos 100.000Km até os 135.000Km, aumentei para 35 PSI. Troquei-os por uma questão de segurança. Quando os substitui, eles estavam assim:

b7cac0b70bc17a2bee330a00f72f6a14.jpg

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Realmente existe algo diferente na suspensão do Golf. Eu não sei se é o multilink que agrega alguma coisa ao conjunto. No geral o sistema de suspensão é muito robusto. Já tive rodas amassados mas o alinhamento se manteve íntegro.

Rodízio e balanceamento realizo a cada 20.000km.  Alinhamento, ainda nunca.

Gostei demais desses Hankooks. Os 4 novos também mantive Hankook Ventus Prime2.

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20 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Eu sempre coloco 32 ou 33 psi porque moro longe do posto e invariavelmente os pneus estão quentes quando vou calibrar.
Por enquanto nada a reclamar dos pneus Dunlop.1830135425694c61d300a6b46c94be79.jpg

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Acompanhando o desgaste dos pneus e estando uniformes, está OK!

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Sempre coloco 33 pois é o que diz para pneus 17 na tampa do tanque..
Troquei os pneus com 26mil km e sem puxar e nem tremer volante até acima de 200km/h. Só que eram os originais, os Pirelli que troquei, nacionais, só estão me dando dor de cabeça. Um já está deformado e fazendo barulho de rodagem que não consigo distinguir se é pneu ou rolamentos. Pois são muito parecidos...

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Aproveitando o ensejo, quem já trocou os pneus sabe dizer se é requerido algum procedimento especial por causa dos sensores de pressão?
Pergunto pois já ouvi de quase tudo: ter que recalibra-los usando uma ferramenta especial, ou que ao trocar os pneus é recomendável também trocar os bicos e os sensores vão junto, enfim... como é meu primeiro carro com isso fiquei na dúvida.

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Aproveitando o ensejo, quem já trocou os pneus sabe dizer se é requerido algum procedimento especial por causa dos sensores de pressão?
Pergunto pois já ouvi de quase tudo: ter que recalibra-los usando uma ferramenta especial, ou que ao trocar os pneus é recomendável também trocar os bicos e os sensores vão junto, enfim... como é meu primeiro carro com isso fiquei na dúvida.

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Não tem sensor de pressão nos pneus. Basta trocar, calibrar e fazer o 'set' lá no menu 'car'.

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7 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Aproveitando o ensejo, quem já trocou os pneus sabe dizer se é requerido algum procedimento especial por causa dos sensores de pressão?
Pergunto pois já ouvi de quase tudo: ter que recalibra-los usando uma ferramenta especial, ou que ao trocar os pneus é recomendável também trocar os bicos e os sensores vão junto, enfim... como é meu primeiro carro com isso fiquei na dúvida.

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O sensor de pressão, na verdade, não existe. A função é baseada em dados que são coletados (e interpretados) através do sistema ABS. O que sistema faz nada mais é do que calcular qual dos pneus gira em velocidade diferente dos demais. Tanto que se você mantiver os 4 pneus com 22 PSI o sistema não detectará  perda alguma de pressão. 

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Não tem sensor de pressão nos pneus. Basta trocar, calibrar e fazer o 'set' lá no menu 'car'.

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O sensor de pressão, na verdade, não existe. A função é baseada em dados que são coletados (e interpretados) através do sistema ABS. O que sistema faz nada mais é do que calcular qual dos pneus gira em velocidade diferente dos demais. Tanto que se você mantiver os 4 pneus com 22 PSI o sistema não detectará  perda alguma de pressão. 
Puxa que ótimo e que moderno. Realmente achava que tinha aqueles sensores acoplados aos bicos. Obrigado pelos esclarecimentos!

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40 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Puxa que ótimo e que moderno. Realmente achava que tinha aqueles sensores acoplados aos bicos. Obrigado pelos esclarecimentos!

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Rodrigo, não fique contente! rsrs Esse sistema do Golf TSI é impreciso! Tem que haver grande diferença de pressão pra ele acusar!

O melhor seria os sensores que se tem no bico dos pneus, pois alguns como os do Porsche 911, indicam exatamente a pressão que há em cada pneu!

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15 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Rodrigo, não fique contente! rsrs Esse sistema do Golf TSI é impreciso! Tem que haver grande diferença de pressão pra ele acusar!

O melhor seria os sensores que se tem no bico dos pneus, pois alguns como os do Porsche 911, indicam exatamente a pressão que há em cada pneu!

Jorge, não precisa chegar ao Porsche 911, a Creta do meu pai indica a pressão individual de cada pneu.

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Estou pensando em tirar o STEP de R16, e colocar um R14 para ganhar mais espaço no porta-malas. Vou descer um pavimento.  Tive um único pneu furado nesses quase 5 anos,, e usei da gosma de emergência  para chegar ao borracheiro. O STEP ficou inútil 99,99% do tempo. 

A questão da roda possuir 5 furos: Serve qualquer uma? Encontro de ferro mesmo?

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8 minutos atrás, iCardeX disse:

Estou pensando em tirar o STEP de R16, e colocar um R14 para ganhar mais espaço no porta-malas. Vou descer um pavimento.  Tive um único pneu furado nesses quase 5 anos,, e usei da gosma de emergência  para chegar ao borracheiro. O STEP ficou inútil 99,99% do tempo. 

A questão da roda possuir 5 furos: Serve qualquer uma? Encontro de ferro mesmo?

iCardex, não sei se o seu é mexicano, pois o meu é e já vi que não dá para descer um degrau no tampão do porta-malas.

Atrás (fundos do porta-malas) até dá, mas no apoio da frente, próxima a porta de acesso, não há um segundo apoio mais baixo.

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Levo meu carro (GOLF 15/15 mexicano DSG - roda 17) para fazer rodízio e balanceamento na revendedora da fabricante dos pneus (Michelin) aqui em Brasília...

Lá fui informado que os psi ideais são 32 em todos os pneus. Ainda, me informaram que por orientação da fabricante é feito o rodízio cruzado dos pneus.

Não reparei como está o desgaste (carro com 22.000 km), vou dar uma olhada ...

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iCardex, não sei se o seu é mexicano, pois o meu é e já vi que não dá para descer um degrau no tampão do porta-malas.

Atrás (fundos do porta-malas) até dá, mas no apoio da frente, próxima a porta de acesso, não há um segundo apoio mais baixo.

É que no "degrau mais baixo" ele fica ligeiramente inclinado. Veja imagens No link abaixo. No modelo vendido na Europa acho que usa um kit de reparo rápido com compressor (por isso da tomada 12V no porta-malas) abolindo o estepe, então fica mais evidente essa praticidade:

 

http://www.carbuyer.co.uk/reviews/volkswagen/golf/hatchback/practicality

 

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