Embreagem Golf 1.0 TSI


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1 hora atrás, saulo coelho disse:

Bom dia, 

condenaram as tres principais peças: disco (visivelmente estragado); plato: aparentemente bom; volante aparentemente bom;  disseram o qual o problema dessas duas ultimas peças?   por que não reutilizá-las?

Abs!

O volante está com umas marcas azuis e eles falaram que podem até reaproveitar, mas não recomendam...

Um mecânico de confiança viu a foto da peça e disse que é possível ser reaproveitada, mas ele precisaria ver de perto. Caso eu opte por tirar o carro da concessionária, vou levar para ele avaliar.

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Em 21/03/2018 at 1:18 PM, CaUtz disse:

há o lag, mas já ali nas 1300 rpm +/- o torque já vem com força, e despeja tudo nas 1500 rpm

CaUtz, lag é um atraso do turbo que acontece em qualquer rotação do motor.

É um efeito que acontece quando o turbo não está com pressão suficiente. Para entender melhor: turbocompressor, este é o nome correto (turbina + compressor) A turbina recebe os gazes do motor e com um eixo ligado diretamente gira o compressor, que comprime o ar que vai para o motor.

Quando se está em baixa rotação ou se tira totalmente o pé do acelerador, por não haver queima, praticamente não há gases do motor pra "encher" a turbina, ela está somente sob inércia e quando se pisa no acelerador, há um atraso "lag" entre encher a turbina com os gases da queima e assim se ter pressão suficiente no compressor.

Daí a expressão "turbo lag", que vai haver em qualquer motor turbocomprimido, sendo maior ou menor, conforme a tecnologia empregada.

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1 hora atrás, Jorge Jox disse:

CaUtz, lag é um atraso do turbo que acontece em qualquer rotação do motor.

É um efeito que acontece quando o turbo não está com pressão suficiente. Para entender melhor: turbocompressor, este é o nome correto (turbina + compressor) A turbina recebe os gazes do motor e com um eixo ligado diretamente gira o compressor, que comprime o ar que vai para o motor.

Quando se está em baixa rotação ou se tira totalmente o pé do acelerador, por não haver queima, praticamente não há gases do motor pra "encher" a turbina, ela está somente sob inércia e quando se pisa no acelerador, há um atraso "lag" entre encher a turbina com os gases da queima e assim se ter pressão suficiente no compressor.

Daí a expressão "turbo lag", que vai haver em qualquer motor turbocomprimido, sendo maior ou menor, conforme a tecnologia empregada.

Jorge, tu mesmo citou "Quando se está em baixa rotação ou se tira totalmente o pé do acelerador, por não haver queima, praticamente não há gases do motor pra "encher" a turbina, ela está somente sob inércia e quando se pisa no acelerador, há um atraso "lag"".

Ou seja, a "zona" de lag, no caso desse motor 1.4T, está ali, um pouco acima da lenta, até os 1200 rpm +/-. Quando se deixa o giro cair pra dentro dessa zona, sente-se o lag, que rapidamente (1300 rpm +/-) dá lugar ao torque abundante, momento em que o carro dá uma disparada. Aquela típica situação em que o carro perde força, aí a gente dá uma pisada no acelerador e quando o giro sai dessa zona, o bicho "acorda" bem esperto.

Abraço

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4 minutos atrás, CaUtz disse:

Jorge, tu mesmo citou "Quando se está em baixa rotação ou se tira totalmente o pé do acelerador, por não haver queima, praticamente não há gases do motor pra "encher" a turbina, ela está somente sob inércia e quando se pisa no acelerador, há um atraso "lag"".

Ou seja, a "zona" de lag, no caso desse motor 1.4T, está ali, um pouco acima da lenta, até os 1200 rpm +/-. Quando se deixa o giro cair pra dentro dessa zona, sente-se o lag, que rapidamente (1300 rpm +/-) dá lugar ao torque abundante, momento em que o carro dá uma disparada. Aquela típica situação em que o carro perde força, aí a gente dá uma pisada no acelerador e quando o giro sai dessa zona, o bicho "acorda" bem esperto.

Abraço

CaUtz, "turbo lag" acontece em qualquer rotação, basta estar na condição que citei anteriormente.

É mais notório em rotações baixas porque nesta faixa de giro o motor 1.4, por ser de baixo deslocamento volumétrico é fraco por natureza e somado ao lag do turbo fica evidenciado.

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1 minuto atrás, Jorge Jox disse:

CaUtz, "turbo lag" acontece em qualquer rotação, basta estar na condição que citei anteriormente.

É mais notório em rotações baixas porque nesta faixa de giro o motor 1.4, por ser de baixo deslocamento volumétrico é fraco por natureza e somado ao lag do turbo fica evidenciado.

Jorge, não consigo imaginar uma situação de turbo lag nesse motor a 2500 rpm, por exemplo. E já tive ele em 3 configurações diferentes: com DSG, MT e AT.

Pra mim, o enchimento da turbina depende da rotação do motor exclusivamente, não interessando a marcha que se encontra o câmbio, nem a velocidade, e nem se está em aclive. Lógico que esses outros aspectos influenciam no desempenho geral do motor em determinada situação, mas não no enchimento da turbina;

Mas, se eu estou errado, obrigado pela informação corretiva.

Abraço

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55 minutos atrás, CaUtz disse:

Jorge, não consigo imaginar uma situação de turbo lag nesse motor a 2500 rpm, por exemplo. E já tive ele em 3 configurações diferentes: com DSG, MT e AT.

Pra mim, o enchimento da turbina depende da rotação do motor exclusivamente, não interessando a marcha que se encontra o câmbio, nem a velocidade, e nem se está em aclive. Lógico que esses outros aspectos influenciam no desempenho geral do motor em determinada situação, mas não no enchimento da turbina;

Mas, se eu estou errado, obrigado pela informação corretiva.

Abraço

O que o Jorge comentou está correto. O lag do turbo pode ocorrer em qualquer rotação.

Vamos supor que você está a 3000 RPM, porém sem pisar no acelerador. A turbina reduz seu giro por haver menos gases de escape e a pressões menores ajudando a sua rotação (lembre-se, o corpo de boroboleta está praticamente fechado e injeção de combustível bem reduzida). Quando você volta a pisar no acelerador, o lag ainda existe na forma de retomar a rotação da turbina, porém o lag é menos aparente devido ao motor estar em um ponto mais "otimo" de rotação pra vencer a inérica da turbina.

Em rotações mais baixas a mesma situação é válida, porém é mais difícil para o motor vencer a inérica da turbina por não estar no ponto ótimo de rotação para isso.

A marcha em si não influência o lag no sentido de ser mais fácil ou difícil de girar a turbina, porém uma marcha mais alta dificulta o ganho de velocidade do motor, deixando o lag mais aparente do que em marcha baixa.

Espero que tenha conseguido explicar direito.

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58 minutos atrás, CaUtz disse:

Jorge, não consigo imaginar uma situação de turbo lag nesse motor a 2500 rpm, por exemplo. E já tive ele em 3 configurações diferentes: com DSG, MT e AT.

Pra mim, o enchimento da turbina depende da rotação do motor exclusivamente, não interessando a marcha que se encontra o câmbio, nem a velocidade, e nem se está em aclive. Lógico que esses outros aspectos influenciam no desempenho geral do motor em determinada situação, mas não no enchimento da turbina;

Mas, se eu estou errado, obrigado pela informação corretiva.

Abraço

Ele tem um turbo lag sim, pequeno mais existe!

Faz o seguinte: em qualquer rotação tire o pé do acelerador por alguns segundos (pelo menos uns 3) e logo em seguida pise fundo e verás um pequeno turbo lag. É pequeno mas está lá, nada que incomode num carro de rua.

Ele tem um turbocompressor pequeno e de baixa inércia, o que ajuda a minimizar isso. Mas tudo tem seu preço, pois por ser pequeno, a mais ou menos 5000 RPM pra cima ele já não enche o motor com tanto vigor que se apresenta entre 2500 e 4000 RPM.

"Não existe almoço grátis!"

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Ele tem um turbo lag sim, pequeno mais existe!
Faz o seguinte: em qualquer rotação tire o pé do acelerador por alguns segundos (pelo menos uns 3) e logo em seguida pise fundo e verás um pequeno turbo lag. É pequeno mas está lá, nada que incomode num carro de rua.
Ele tem um turbocompressor pequeno e de baixa inércia, o que ajuda a minimizar isso. Mas tudo tem seu preço, pois por ser pequeno, a mais ou menos 5000 RPM pra cima ele já não enche o motor com tanto vigor que se apresenta entre 2500 e 4000 RPM.
"Não existe almoço grátis!"
Essa queda de torque em alto giro é bem visível no 1.4 TSI.

Achei interessante que o novo 1.5 tem uma curva mais plana

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7 minutos atrás, belotto disse:

Essa queda de torque em alto giro é bem visível no 1.4 TSI.

Achei interessante que o novo 1.5 tem uma curva mais plana

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O 1.5 é um motor totalmente novo, claro, agrega as vantagens já experimentada no 1.4, mas é voltado mais para maior economia e baixas emissões.

Não confio nas curvas de desempenho de torque e potência apresentadas pelas fábricas, uma vez que pelos seus formatos estão bem claras que são de cunhos puramente comerciais, são diferentes de curvas reais, ainda mais quando comparadas as de passagem em dinamômetro que fazemos.

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21 minutos atrás, belotto disse:

Essa queda de torque em alto giro é bem visível no 1.4 TSI.

Achei interessante que o novo 1.5 tem uma curva mais plana

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A curva do 1.5 não é igual? Torque máximo, faixa de torque máximo e potência máxima seguem sendo as mesmas do 1.4, não?
Onde você arranjou essa curva, queria ver!

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2 minutos atrás, belotto disse:

Veja os gráficos de torque do novo 1.5 x 1.4 TSI 9b9192b7610a7ac0be5fdb57b30fe08f.jpge0d497f7139270be61a06b691ec765ba.jpg

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Legal!

Note que a curva que você mandou do 1.4 é o que tem 140 hp. Há a versão de 150 hp, e que o torque máximo vai até 4000 RPM, da mesma forma que no 1.5 de 150 hp. O que dá pra ver é que o torque a 1000 RPM já é realmente bem maior que no motor 1.4, e isso deve melhorar muito a resposta do motor!

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Legal!
Note que a curva que você mandou do 1.4 é o que tem 140 hp. Há a versão de 150 hp, e que o torque máximo vai até 4000 RPM, da mesma forma que no 1.5 de 150 hp. O que dá pra ver é que o torque a 1000 RPM já é realmente bem maior que no motor 1.4, e isso deve melhorar muito a resposta do motor!
É a curva do carro a gasolina, da mesma forma do 1.5 (que só tem na Europa).



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4 horas atrás, belotto disse:

Veja os gráficos de torque do novo 1.5 x 1.4 TSI 9b9192b7610a7ac0be5fdb57b30fe08f.jpge0d497f7139270be61a06b691ec765ba.jpg]

Estranho... no primeiro gráfico, que seria o do 1.5, o torque máximo chega a 200 Nm? Não seria 250Nm o torque máximo de ambos motores?

Outra coisa, ao contrário do que citou o @Spielwurfel, o torque do segundo gráfico (o do 1.4) é que é maior a 1000 rpm, algo em torno de 145 Nm, diante dos aproximadamente 135 Nm do primeiro gráfico.

Ou eu que tô pirando?

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5 horas atrás, Spielwurfel disse:

O que o Jorge comentou está correto. O lag do turbo pode ocorrer em qualquer rotação.

Vamos supor que você está a 3000 RPM, porém sem pisar no acelerador. A turbina reduz seu giro por haver menos gases de escape e a pressões menores ajudando a sua rotação (lembre-se, o corpo de boroboleta está praticamente fechado e injeção de combustível bem reduzida). Quando você volta a pisar no acelerador, o lag ainda existe na forma de retomar a rotação da turbina, porém o lag é menos aparente devido ao motor estar em um ponto mais "otimo" de rotação pra vencer a inérica da turbina.

Em rotações mais baixas a mesma situação é válida, porém é mais difícil para o motor vencer a inérica da turbina por não estar no ponto ótimo de rotação para isso.

A marcha em si não influência o lag no sentido de ser mais fácil ou difícil de girar a turbina, porém uma marcha mais alta dificulta o ganho de velocidade do motor, deixando o lag mais aparente do que em marcha baixa.

Espero que tenha conseguido explicar direito.

Hum, acho que entendi, sim. Seria no momento do "cut off"... faz sentido.

Grato aos colegas pela explicação. Aqui a gente tá sempre aprendendo mais um pouco.

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5 horas atrás, Jorge Jox disse:

Caramba, vc está bastante experimentado!

Todos 1.4?

Diz aí pra gente as vantagens e desvantagens que vc percebeu em cada transmissão!

Jorge, respondendo tua pergunta: todos 1.4T

DSG7: melhor experiência de performance, trocas rápidas e praticamente sem desperdício de energia... tudo aquilo que tu já conhece do teu Golf. Como desvantagem em relação aos outros eu citaria uma tendência a fadiga do conjunto em situação de congestionamento em dias quentes (pelo menos eu senti isso)

MT6: com um câmbio de relações longas, ele passa a impressão de ser mais girador (mas é só impressão), é outro tipo de condução, a 4ª marcha parece que não tem fim, dá mais de 190 km/h. Como desvantagem eu cito a perda de tempo nas trocas, que é maior até do que no AT (surpreenda-se)

AT6: esse conjunto me surpreendeu bastante no acerto de câmbio. Embora perca, se comparado ao DSG, que é o suprassumo nesse aspecto, as trocas numa tocada mais enérgica são rápidas e com pouco deslizamento do conversor, blocam muito bem, e dá até pra curtir um "empilhamento" de marchas de 1ª a 5ª. Andando na maciota, quase não se percebe as trocas, que acontecem de 2000 rpm pra baixo. É muito confortável em trânsito pesado, e não passa aquela impressão de estar maltratando o câmbio como no DSG7. Como desvantagem eu só posso citar que em performance ele ainda é inferior ao DSG.

É isso.

 

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Veja os gráficos de torque do novo 1.5 x 1.4 TSI [mention=375]Spielwurfel[/mention], o torque do segundo gráfico (o do 1.4) é que é maior a 1000 rpm, algo em torno de 145 Nm, diante dos aproximadamente 135 Nm do primeiro gráfico.
Ou eu que tô pirando?
Acho que parecem iguais ou a diferença é muito sutil. O que eu estranhei é que no gráfico do 1.5 ele vai até 200nm e no 1.4 vai até 250 nm

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1 hora atrás, CaUtz disse:

Estranho... no primeiro gráfico, que seria o do 1.5, o torque máximo chega a 200 Nm? Não seria 250Nm o torque máximo de ambos motores?

Outra coisa, ao contrário do que citou o @Spielwurfel, o torque do segundo gráfico (o do 1.4) é que é maior a 1000 rpm, algo em torno de 145 Nm, diante dos aproximadamente 135 Nm do primeiro gráfico.

Ou eu que tô pirando?

Tem razão, não tinha notado que no do 1.5 o torque só vai até 200 Nm... Tem boi na linha ai

E no gráfico do 1.4 eu viajei... Olhei a escala da potência no lugar da de torque... dur... :unsure:

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Embora a fonte seja um blog de merda controverso, a noticia é verdadeira. Menos uma opçao para quem curte manuais.

 

https://www.car.blog.br/2018/03/volkswagen-golf-10-tsi-manual-deixa-de.html

 

 

Ainda bem que já garanti o meu!

Andei no Polo TSI Comfortline por 5 minutos e já senti saudade do câmbio manual do Golf. Fico imaginando (ou melhor, nem quero) como vai ser esse conjunto no Golf - mais pesado.

Como tem gente que ainda compra carro "pensando no mercado" que vivam essa ilusão.

Pra f*der tudo de vez a VW poderia ter colocado o combo geriatrico: motor 2.0 aspirado + CVT, quem sabe assim retomaria as vendas do Golf. Os donos de Corolla e Civic iriam amar.

 

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31 minutos atrás, Spielwurfel disse:

Tem razão, não tinha notado que no do 1.5 o torque só vai até 200 Nm... Tem boi na linha ai

E no gráfico do 1.4 eu viajei... Olhei a escala da potência no lugar da de torque... dur... :unsure:

Esse primeiro gráfico poderia ser do 1.0 TSI, esse sim tem 200Nm de torque. Porém, o torque máximo no 1.0 TSI aparece nos 2000 rpm, e no gráfico ele aparece antes dos 1500 rpm... não consigo imaginar de qual motor seria esse gráfico.

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Esse primeiro gráfico poderia ser do 1.0 TSI, esse sim tem 200Nm de torque. Porém, o torque máximo no 1.0 TSI aparece nos 2000 rpm, e no gráfico ele aparece antes dos 1500 rpm... não consigo imaginar de qual motor seria esse gráfico.
Peguei esse gráfico do carrosnaweb

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4 horas atrás, CaUtz disse:

Jorge, respondendo tua pergunta: todos 1.4T

DSG7: melhor experiência de performance, trocas rápidas e praticamente sem desperdício de energia... tudo aquilo que tu já conhece do teu Golf. Como desvantagem em relação aos outros eu citaria uma tendência a fadiga do conjunto em situação de congestionamento em dias quentes (pelo menos eu senti isso)

MT6: com um câmbio de relações longas, ele passa a impressão de ser mais girador (mas é só impressão), é outro tipo de condução, a 4ª marcha parece que não tem fim, dá mais de 190 km/h. Como desvantagem eu cito a perda de tempo nas trocas, que é maior até do que no AT (surpreenda-se)

AT6: esse conjunto me surpreendeu bastante no acerto de câmbio. Embora perca, se comparado ao DSG, que é o suprassumo nesse aspecto, as trocas numa tocada mais enérgica são rápidas e com pouco deslizamento do conversor, blocam muito bem, e dá até pra curtir um "empilhamento" de marchas de 1ª a 5ª. Andando na maciota, quase não se percebe as trocas, que acontecem de 2000 rpm pra baixo. É muito confortável em trânsito pesado, e não passa aquela impressão de estar maltratando o câmbio como no DSG7. Como desvantagem eu só posso citar que em performance ele ainda é inferior ao DSG.

É isso.

 

Ok!

Blz, obrigado!

Mas que fadiga é essa no DSG em dias quentes? Moro no Rio de Janeiro! Não percebi alteração no comportamento no calor!

O MT6 realmente tem as marchas longas, pra desempenho não é legal!

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