Falha ou calibragem errada do ESC?


Hammed

Recommended Posts

Eu penso que numa situação de aquaplanagem, os dois sistemas, ASR e ESP, podem atuar. 

Se o motorista tenta acelerar pra buscar tração, e o carro não acha por falta de atrito, creio quo ASR atue.

Se o motorista esterça o volante, numa curva, por exemplo, ou pra desviar de algo, como um buraco, aí o "cérebro" do carro tenta evitar a perda de controle nessa situação crítica com a atuação do ESP.

Creio também que o ASR atue apenas nas rodas do eixo dianteiro, freando e/ou cortando giro.

Já o ESP pode atuar nas quatros rodas, sendo que nas rodas traseiras apenas freando, é claro, além de atuar também no sistema de direção propriamente, e fazer um uso mais acentuado de sensores, como o de inclinação da carroceria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, iCardeX disse:

ESP (ESC, como queiram) essencialmente é software. Software coletando, interpretando, calculando e recalculando todos os dados obtidos a partir dos hardwares (sensores, e acelerômetros, etc) do veículo.O ESP determina o que, como, e quando cada solução (ou conjunto delas) vai atuar. Atrito (pneu e asfalto), essencialmente, é a condição fundamental  para a atuação correta do controle de estabilidade, mas não é a única disponível. O corte do giro do motor, a exemplo, é clara atuação do ESP (inteligência). Eventualmente qualquer software pode conter falhas de programação assim como qualquer hardware pode fornecer informações imprecisas ou até possuir defeitos de fabricação. Consertar/corrgir um software defeituoso é até  possível, consertar um hardware defeituoso não necessriamente.

Boa noite, 

Abs ,esp, bas , ebd, eds, xds, vsa tudo isso  são software , programas, que necessitam de sensores e atuadores,  por que a fé sem ação é morta! o processamento sem atuação nada adianta, e para adiantar há que necessariamente atuar no mundo fisico regido pelas leis da fisica,  e para atuação desses dispositivos sempre contará com ação propriamente dita, portanto são compostos tambem por hardware, quer seja: acelerar, desacelerar, travar , enrijecer, frear... conserto de um ou de outro vai depender n variaveis! e sim nem todos os fatores envolvidos são passiveis de serem calculados, dai acontece o " esperniandi", ou seja o sistema atuará , se esperneará, mas de nada resolverá, é o "jus esperniandi" , mais ou menos igual  qdo a pessoa não reza na vida e quer rezar na morte, daí já é tarde: o encontro com o capeta, o tinhoso, o chifrudo já estará marcado!

ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, saulo coelho disse:

Bom dia, 

tenho uma teoria para não entrada do ESC,  ele atua principalmente pela freangem seletiva de uma ou mais roda e tambem pela "desaceleração", por exemplo saida de dianteira: ele irá frear a roda traseira que descreve a trajetória interna  da curva; saída de traseira: ele irá frear a roda dianteira que descreve a trajetória externa da curva. Veja bem, pra que ele faça a sua função são necessarias algumas condições, vamos as que interessam: 

força motriz, no momento que voce freou  impediu ou anulou a atuação do Esc por desaceleração, voce já fez isso freando!   

frenagem seletiva de uma ou mais roda para correção da trajetória: nesse casso tambem voce impede o Esc de atuar freando seletivamente  uma ou mais roda apenas para correção de trajetoria, exatamente porque freou, e quando se freia a intenção é parar ou diminuir a velocidade, se não do carro mas pelo menos das rodas. e nessa condição os assitentes serão outros como ABS , BAS, EBD... 

Dessa forma acredito que para testar a atuação do Esc voce teria que fazer o teste forçando a saida de frente ou de traseira apenas pelo excesso de velocidade, que está intrinsecamente ligado ao raio da curva, creio que ele foi concebido para atuar nessa condição!

Creio que o que voce viu  piscar  no painel, conforme descreveu,  foi aquele icone que serve pra identificar a atuação de varios desses assistentes, na verdade são tantas siglas com tantas funções que ficaria dificil um icone pra cada uma delas !

 

 

Abs! Esp! Vsa! Bas ! Ebd!

 

é, faz total sentido isso mesmo! muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu penso que numa situação de aquaplanagem, os dois sistemas, ASR e ESP, podem atuar. 
Se o motorista tenta acelerar pra buscar tração, e o carro não acha por falta de atrito, creio quo ASR atue.
Se o motorista esterça o volante, numa curva, por exemplo, ou pra desviar de algo, como um buraco, aí o "cérebro" do carro tenta evitar a perda de controle nessa situação crítica com a atuação do ESP.
Creio também que o ASR atue apenas nas rodas do eixo dianteiro, freando e/ou cortando giro.
Já o ESP pode atuar nas quatros rodas, sendo que nas rodas traseiras apenas freando, é claro, além de atuar também no sistema de direção propriamente, e fazer um uso mais acentuado de sensores, como o de inclinação da carroceria.


O ASR está subordinado ao ESP. Tanto que se o ESP for desativado o ASR também perde a sua função. Não existe ASR (eletrônico) sem o ESP, e está no manual. Quem decide se o ASR entra ou não para resolver uma questão momentânea relacionada à estabilidade é o ESP.


Enviado do meu iPhone 8 usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Vocês chegaram a ver esses videos:

Alguns estão com pneus Pirelli e outros Michelin

Golf 2018 com pneus Michelin, velocidade maxima de 76km/h:

Golf GTI Clubsport 2013 com Pirelli e velo maxima de 76km/h:

Golf GTI 2017 com Pirelli, velo maxima de 73km/h:

Golf Alltrack com Goodyear velo maxima de 74km/h:

Só para comparação um Focus RS com pneus Michelin, faz o teste a 78km/h:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês chegaram a ver esses videos:

Alguns estão com pneus Pirelli e outros Michelin

Golf 2018 com pneus Michelin, velocidade maxima de 76km/h:

[/url] Golf GTI Clubsport 2013 com Pirelli e velo maxima de 76km/h:

Golf GTI 2017 com Pirelli, velo maxima de 73km/h:

Golf Alltrack com Goodyear velo maxima de 74km/h:

Só para comparação um Focus RS com pneus Michelin, faz o teste a 78km/h:

 

 

 

Eu vi. Mas o próprio narrador desse canal destaca que mais importante do que a velocidade máxima pra se realizar o teste é o controle que os sistemas auxiliares à estabilidade proporcionam ao reagir a uma manobra de esquiva emergencial, o que faz mais sentido na minha opinião.

 

Vc viu o resultado do Honda Fit? Fiquei positivamente surpreso.[/url]

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, concordo na mesma maneira que o narrador.

Do fit eu vi agora que vc disse. Muito bem estável. O@icardex vai amar...

Procure nesse mesmo canal o Dacia Sandero Stepway.
Tem um outro vídeo do Renegade que em frenagens a mais de 100km/h ele começa a fazer RL, igual de moto...

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, concordo na mesma maneira que o narrador.

 

Do fit eu vi agora que vc disse. Muito bem estável. O[mention=2057]icardex[/mention] vai amar...

 

Procure nesse mesmo canal o Dacia Sandero Stepway.

Tem um outro vídeo do Renegade que em frenagens a mais de 100km/h ele começa a fazer RL, igual de moto...

 

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

 

 

Aprecio com moderação.

 

 

Enviado do meu iPhone 8 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Pessoal, gostaria de compartilhar o que está acontecendo com o meu Golf 1.4 TSi ano 2015, alemão, cambio manual, tem comportamento contrário ao do criador desse post. No meu caso o controle de estabilidade tem entrado sem necessidade.

Eu entrava em curvas muito mais rápido antes de aparecer esse problema, e que agora, numa velocidade muito menor, o controle entra, freiando o carro. Nisso a luz no painel acende mostrando que o controle está entrando; E se eu pisar no freio (fiz pra testar), o ABS entra, pq é cada porrada que tomo no pé.

Já tentei ir no computador de bordo e desligar os controles (não lembro se no meu bordo só desliga-se o ASR), não adianta nada, continua atuando desnecessariamente, acendendo a luz no painel.

Já levei na concessionária, passaram o aparelho e nada foi diagnosticado. Fizeram uma espécie de "cadastro" da bateria (pq eu troquei por uma heliar que não é AGM), mas continuou com o problema. Lembrando que depois que a bateria foi trocada o carro não apresentou nenhum problema relativo ao controle de estabilidade. O problema só veio aparecer mais de ano depois.

Alguém sugeriria ser algo? Pq está complicado andar com o carro na estrada, tenho que diminuir bastante a velocidade nas curvas. 

Obrigado e um abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...