Solução de falhas eletrônicas após instalação de molas esportivas


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Olá pessoal

Há muito tempo comentei em um tópico que após a instalação de molas esportivas, luzes do painel do meu carro se acenderam indicando falhas de muitos sistemas. Logo quando liguei o carro para sair da oficina naquela ocasião, as luzes acenderam. Após algum tempo andando com o carro elas apagavam, depois voltavam a acender, de maneira intermitente. E quando o problema se manifestava, os sistemas do ABS, ESP, assistência de direção, auto-hold, piloto automático, sensores de estacionamento e monitoramento de pressão dos pneus deixavam de funcionar.

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O mais intrigante no começo era que por serem falhas intermitentes, eu descartei a hipótese de que alguma peça foi danificada. Na minha imaginação, se algo estivesse danificado as falhas seriam permanentes. Como as luzes não acendiam com tanta frequência, adiei a solução do problema numa frustrada expectativa de que o carro se adaptaria sozinho ao novo conjunto de suspensão e que as falhas desapareceriam após algum tempo. Inclusive pedi para a concessionária investigar o problema durante uma revisão, mas eles se limitaram a resetar as falhas via scanner, sem procurar pela causa do problema.

Porém, nos últimos meses as falhas aconteciam diariamente, durante quase toda a distância dos meus trajetos. Maioria das vezes essas luzes acendiam ao manobrar pra sair da garagem e continuavam até desligar o carro na próxima parada. Então decidi procurar numa solução definitiva (espero) para o problema. Deixei o carro para análise em uma oficina de confiança, lá encontraram muitos códigos de erros ao escanear o carro.

AVVkxpi.jpg

A partir desses códigos, a principal suspeita era o módulo ABS. Em seguida eles buscaram um outro Golf para fazer experimentos com a peça. Se entendi corretamente, colocaram o meu módulo de ABS no outro carro para verificar se as falhas também apareceriam nele.

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Como não apareceram, isso indica que o módulo ABS não está com defeito. Com essa informação eles decidiram fazer a reprogramação deste módulo e dos outros que estavam envolvidos com os erros. E isto funcionou, após a reprogramação as falhas sumiram o carro voltou ao estado anterior aos problemas.

Todo este serviço demorou quase duas semanas, principalmente pelo fato de buscarem um outro carro para experimentar a minha peça. Minha opinião de leigo, seria mais fácil reprogramar primeiro e ver se desapareceram as falhas? Caso não desse certo, aí sim fazer os experimentos num outro carro. Não sei se vale a pena pensar nisso agora que o problema está resolvido e o serviço pago.

Espero que seja útil caso alguém tenha um problema parecido. Não consegui encontrar casos similares aqui nem no outro fórum internacional que participo.

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3 horas atrás, CaUtz disse:

Resta questionar: como a instalação de molas, esportivas ou não, pode resultar na falha de sistemas tão distintos, e mais curioso, com uma reprogramação feita, as falhas desapareceram?

Por que a instalação das molas desprogramou esses módulos?

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Por que a instalação das molas desprogramou esses módulos?
Justamente. Como saber se essa "reprogramação" não foi apenas desabilitar as funções do carro que estavam dando erro? São funções de segurança importantes, como o ABS e o ESC...

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Justamente. Como saber se essa "reprogramação" não foi apenas desabilitar as funções do carro que estavam dando erro? São funções de segurança importantes, como o ABS e o ESC...

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Isso é bem fácil de testar, se tiver algo desativado acho que eu vou perceber logo. Prefiro não crer que a oficina pense que vai me enganar até este nível, de comprometer a segurança.

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Isso é bem fácil de testar, se tiver algo desativado acho que eu vou perceber logo. Prefiro não crer que a oficina pense que vai me enganar até este nível, de comprometer a segurança.

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Quero concordar com você. Só não consigo vislumbrar um motivo lógico e razoável pra perder alguma programação durante uma troca de molas, e isso me incomoda muito.

Abraço

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São carros totalmente diferentes mas acho que pode haver alguma relação.
Quando tive o Civic e fui trocar os jogos de pastilhas dianteiro e traseiro, ao sair da oficina percebi o aviso de falha de ABS e VSA acesos, na Central do PC de Bordo avisando múltiplos erros eletronicos. Foi dar a volta no quarteirão da oficina pra testar e eles foram desaparecendo. Por via das dúvidas também zerou a memória de falhas.
A explicação que meu sobrinho deu: em carros mais novos qualquer intervenção em rodas, suspensão e sistemas agregados deve-se remover o polo negativo da bateria, pois o sistema acusa, mesmo com a ignição desligada, se algum sensor for removido e re-colocado por exemplo. A explicação me soou razoável só não sei como um sistema desses continuaria apresentando erros mesmo após ter passado por tantos km após a intervenção (conforme teu relato). Chegou a ver se não tem algum sensor de roda do ABS danificado?

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Quero concordar com você. Só não consigo vislumbrar um motivo lógico e razoável pra perder alguma programação durante uma troca de molas, e isso me incomoda muito.

Abraço

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Hoje pude ver o controle de tração em funcionando numa arrancada em primeira marcha. A luz dele piscou no painel e o carro deu aqueles trancos, de fato parece estar ativo.

Também me incomoda não saber a causa desse problema. Fica difícil entender por que uma reprogramação dos módulos foi necessária.

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São carros totalmente diferentes mas acho que pode haver alguma relação.
Quando tive o Civic e fui trocar os jogos de pastilhas dianteiro e traseiro, ao sair da oficina percebi o aviso de falha de ABS e VSA acesos, na Central do PC de Bordo avisando múltiplos erros eletronicos. Foi dar a volta no quarteirão da oficina pra testar e eles foram desaparecendo. Por via das dúvidas também zerou a memória de falhas.
A explicação que meu sobrinho deu: em carros mais novos qualquer intervenção em rodas, suspensão e sistemas agregados deve-se remover o polo negativo da bateria, pois o sistema acusa, mesmo com a ignição desligada, se algum sensor for removido e re-colocado por exemplo. A explicação me soou razoável só não sei como um sistema desses continuaria apresentando erros mesmo após ter passado por tantos km após a intervenção (conforme teu relato). Chegou a ver se não tem algum sensor de roda do ABS danificado?

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Interessante essa observação sobre o polo negativo da bateria, acho improvável que o instalador tenha se atentado a isso.

Outra coisa que me lembrei, no manual de instalação que veio com as molas, tem uma observação dizendo que talvez o ABS precise ser reprogramado após a instalação. Vou procurar uma foto dele e mandar pra vocês.

No caso do sensor, a oficina testou o meu módulo de ABS e possivelmente mais alguns componentes num outro Golf. Como a falha não apareceu no outro carro, eles concluíram que não tinha um componente com defeito. Agora, eu não sei dizer especificamente se testaram o sensor.

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São carros totalmente diferentes mas acho que pode haver alguma relação.
Quando tive o Civic e fui trocar os jogos de pastilhas dianteiro e traseiro, ao sair da oficina percebi o aviso de falha de ABS e VSA acesos, na Central do PC de Bordo avisando múltiplos erros eletronicos. Foi dar a volta no quarteirão da oficina pra testar e eles foram desaparecendo. Por via das dúvidas também zerou a memória de falhas.
A explicação que meu sobrinho deu: em carros mais novos qualquer intervenção em rodas, suspensão e sistemas agregados deve-se remover o polo negativo da bateria, pois o sistema acusa, mesmo com a ignição desligada, se algum sensor for removido e re-colocado por exemplo. A explicação me soou razoável só não sei como um sistema desses continuaria apresentando erros mesmo após ter passado por tantos km após a intervenção (conforme teu relato). Chegou a ver se não tem algum sensor de roda do ABS danificado?

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Inclusive até vi no YouTube alguns vídeos de carro da Volks com luzes de painel por causa de sensor de rotação sujo ou danificado.

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Inclusive até vi no YouTube alguns vídeos de carro da Volks com luzes de painel por causa de sensor de rotação sujo ou danificado.

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Lembrei de outro fato, dessa vez com o Golf. Certo dia fui lavar o carro em casa mesmo e mandei ver com a Wap nas caixas de rodas (pois estavam bem sujas de barro). Quando fui ligar o carro começou aparecer um monte de erro: ABS, ESP, direção elétrica, etc. O coração até parou na hora. Mas deixei o carro secando ao sol e depois eles sumiram.
Se apenas com água o sistema reage dessa forma, será que durante o processo de desmontagem / remontagem da suspensão não tenha sido danificado algum sensor? Ou apenas um mal contato? Pode até ser que não tenha sido intencional mas dado o valor e complexidade das peças desse carro, talvez a oficina esteja encobrindo o erro para não ter que arcar com a reparação.

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Lembrei de outro fato, dessa vez com o Golf. Certo dia fui lavar o carro em casa mesmo e mandei ver com a Wap nas caixas de rodas (pois estavam bem sujas de barro). Quando fui ligar o carro começou aparecer um monte de erro: ABS, ESP, direção elétrica, etc. O coração até parou na hora. Mas deixei o carro secando ao sol e depois eles sumiram.
Se apenas com água o sistema reage dessa forma, será que durante o processo de desmontagem / remontagem da suspensão não tenha sido danificado algum sensor? Ou apenas um mal contato? Pode até ser que não tenha sido intencional mas dado o valor e complexidade das peças desse carro, talvez a oficina esteja encobrindo o erro para não ter que arcar com a reparação.

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Eu acho que se tiver algum componente danificado, as falhas deveriam aparecer permanentemente. O que acontecia é que elas eram intermitentes. Talvez, se houver algum sensor danificado as falhas voltem a aparecer.

No momento todas as funcionalidades que estavam com problema voltaram a funcionar. Só o ABS não consegui verificar ainda, vou ver se acho uma pista suja e vazia pra frear forte.

Sobre a oficina ter prejuízo com a troca de peças, ficou combinado que eles me fariam um orçamento depois do diagnóstico, com o valor das peças que precisassem ser trocadas.

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  • 1 year later...
Em 03/04/2018 at 3:02 AM, RodrigoSP2 disse:

São carros totalmente diferentes mas acho que pode haver alguma relação.
Quando tive o Civic e fui trocar os jogos de pastilhas dianteiro e traseiro, ao sair da oficina percebi o aviso de falha de ABS e VSA acesos, na Central do PC de Bordo avisando múltiplos erros eletronicos. Foi dar a volta no quarteirão da oficina pra testar e eles foram desaparecendo. Por via das dúvidas também zerou a memória de falhas.
A explicação que meu sobrinho deu: em carros mais novos qualquer intervenção em rodas, suspensão e sistemas agregados deve-se remover o polo negativo da bateria, pois o sistema acusa, mesmo com a ignição desligada, se algum sensor for removido e re-colocado por exemplo. A explicação me soou razoável só não sei como um sistema desses continuaria apresentando erros mesmo após ter passado por tantos km após a intervenção (conforme teu relato). Chegou a ver se não tem algum sensor de roda do ABS danificado?

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É verdade pode ser algum tipo de mal contato em algum conector o meu deu esses erros, das 3 vezes eu parei o carro desliguei e volto tudo ao normal funcionando tudo, acho que por causa de algum sensor faz todo esse transtorno na hora q aconteceu passou na minha cabeça vou vender o carro vou vender kkkk, mais se fosse problema os avisos iriam ficar permanente. Deve ser algum mal contato, e outra se o módulo ABS tiver danificado ele para de vez de funcionar perde a função, carro continua freiando normal mais sem função ABS. 

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