Kick Down acende luz EPC quando o giro aumenta muito e limita velocidade


Recommended Posts

Pessoal,

Meu TSI 1.4 2013/2014, nos últimos 2 meses apresenta um comportamento estranho onde quando estou no modo Sport e uso o kick down ou uma aceleração bem forte, após alguns segundos ele acende a luz EPC e perigosamente limita a rotação/velocidade do veículo, onde claro em estradas, nas ultrapassagens se torna um ponto muito crítico. Logo após ele até atingi velocidades altas, porém preciso ir moderadamente no pedal para que ele consiga ir elevando sua rotação. Também como consequência ele aparece erro no Start/Stop do motor desativando a mesma durante aquela última condução.

Quando eu desligo e ligo o carro ele volta a sua condição normal, sem EPC, acelera bem no E, N e Sport e habilita o Start Stop de Motor (*).

Levei na CSS e realmente eles precisam ficar com o carro lá uns 2 dias pra um diagnóstico mas o técnico não descartou ser a turbina.

(*) Eu também tenho tido uma questão de "alta demanda de Energia" que não tem permitido que o Start Stop se acione, a função fica ligada mas com essa mensagem ele não ativa quando paro veículo, uma vez ou outra a mensagem some, mas atualmente tem se mantido em quase todas as conduções e devo testar a bateria. Não sei se pode estar impactando nisso... acho que esse carro tem que trabalhar com sua parte elétrica 100% e pode ser que ele esteja operando em modo de proteção e essa pode ser uma ação de proteção dele.

Enfim, agradeço se alguém já tiver alguma referência sobre o assunto do EPM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto à luz do EPC, pode até ser algum vazamento na pressurização. 

Quanto à mensagem de alta demanda de energia, passei por isso a poucos dias e ao fazer o teste a bateria estava ruim. Eu troquei antes de ficar na mão, até porque nesses carros cheios de módulos eletrônicos, a saúde do acumulador  é essencial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
Em 31/05/2018 at 11:05 AM, drodarte disse:

Pessoal,

Meu TSI 1.4 2013/2014, nos últimos 2 meses apresenta um comportamento estranho onde quando estou no modo Sport e uso o kick down ou uma aceleração bem forte, após alguns segundos ele acende a luz EPC e perigosamente limita a rotação/velocidade do veículo, onde claro em estradas, nas ultrapassagens se torna um ponto muito crítico. Logo após ele até atingi velocidades altas, porém preciso ir moderadamente no pedal para que ele consiga ir elevando sua rotação. Também como consequência ele aparece erro no Start/Stop do motor desativando a mesma durante aquela última condução.

Quando eu desligo e ligo o carro ele volta a sua condição normal, sem EPC, acelera bem no E, N e Sport e habilita o Start Stop de Motor (*).

Levei na CSS e realmente eles precisam ficar com o carro lá uns 2 dias pra um diagnóstico mas o técnico não descartou ser a turbina.

(*) Eu também tenho tido uma questão de "alta demanda de Energia" que não tem permitido que o Start Stop se acione, a função fica ligada mas com essa mensagem ele não ativa quando paro veículo, uma vez ou outra a mensagem some, mas atualmente tem se mantido em quase todas as conduções e devo testar a bateria. Não sei se pode estar impactando nisso... acho que esse carro tem que trabalhar com sua parte elétrica 100% e pode ser que ele esteja operando em modo de proteção e essa pode ser uma ação de proteção dele.

Enfim, agradeço se alguém já tiver alguma referência sobre o assunto do EPM.

Provavelmente ficou alguma falha gravada no modulo do carro.

Tem que passar o scanner pra saber o que é!

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, EmersonDF disse:

Olá Drodarte, vc conseguir um diagnóstico pro acendimento do EPC  do seu golf?

Emerson, não consegui. Fui em um cara muito bom em BH que mexe com turbo, chegamos a fazer diversos testes, inclusive trocando um sensor de temperature do óleo, pois esta é a mensagem que insisti em aparecer quando forço e estouro o turbo do carro no modo SPORT e mesmo assim não resolveu.

Estou buscando alguém com dinamômetro em BSB pra poder fazer mais testes.

A única boa notícia que tive com um cara da concessionária é que parece que caso seja o turbo, pode ser algo no sensor e atualmente a VW está trocando apenas o sensor... Antigamente qualquer problema no Turbo levava a troca do componente complete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, anghinoni1982 disse:

Provavelmente ficou alguma falha gravada no modulo do carro.

Tem que passar o scanner pra saber o que é!

Boa sorte!

Fui em um cara muito bom em BH que mexe com turbo, chegamos a fazer diversos testes, inclusive trocando um sensor de temperature do óleo, pois esta é a mensagem que insisti em aparecer quando forço e estouro o turbo do carro no modo SPORT e mesmo assim não resolveu.

Estou buscando alguém com dinamômetro em BSB pra poder fazer mais testes.

A única boa notícia que tive com um cara da concessionária é que parece que caso seja o turbo, pode ser algo no sensor e atualmente a VW está trocando apenas o sensor... Antigamente qualquer problema no Turbo levava a troca do componente complete.

Resumindo, uso muito pouco o modo Sport do carro atualmente…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎6‎/‎1‎/‎2018 at 9:12 AM, RED883 disse:

Quanto à luz do EPC, pode até ser algum vazamento na pressurização. 

Quanto à mensagem de alta demanda de energia, passei por isso a poucos dias e ao fazer o teste a bateria estava ruim. Eu troquei antes de ficar na mão, até porque nesses carros cheios de módulos eletrônicos, a saúde do acumulador  é essencial.

Imagino que possa ser também… Fui em um cara muito bom em BH que mexe com turbo, chegamos a fazer diversos testes, inclusive trocando um sensor de temperature do óleo, pois esta é a mensagem que insisti em aparecer quando forço e estouro o turbo do carro no modo SPORT e mesmo assim não resolveu.

Estou buscando alguém com dinamômetro em BSB pra poder fazer mais testes.

A única boa notícia que tive com um cara da concessionária é que parece que caso seja o turbo, pode ser algo no sensor e atualmente a VW está trocando apenas o sensor... Antigamente qualquer problema no Turbo levava a troca do componente complete.

Mas o "buraco" parece ser mais embaixo, quando tiver a solução com certeza postarei aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, EmersonDF disse:

Após acender a luz do APC pela primeira vez e voltar ao normal vc notou que o carro está mais "anestesiado" em baixa?

Farei 6 anos com o carro agora no final deste mês e neste sentido já sinto que uma perda ou outra está mais relacionada ao tempo de uso, velas, cabos, baterias, etc... Quando o modo Sport está ativo ele "acende" na hora e realmente explode, porém atualmente ocorre esse estouro que de certa forma é até perigoso pois ele gera limitação da velocidade na hora e o carro não acelera, a não ser que vc vá aos poucos em menor rotação...

 

Uma demora ou outra pra iniciar a rotação as vezes acontece sim mas não consigo ver associação ainda neste caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 months later...

Opa, tudo bom, li seu relato sobre o problema com a luz EPC e estou com um problema bem semelhante, se não for o mesmo. Estou com um Jetta 2018, com 22 mil km, e já aconteceu comigo 2x o esse mesmo problema que vc relatou. Só que a minha percepção da estratégia da central foi que ela tbm deixou o câmbio lento, tipo, era pra estar engatado a 3 marcha e ainda estava de 5° marcha, e se o giro caísse muito dava até uns trancos de leve pq a marcha estava incompativel com a velocidade. Quando desligava e livaga novamente a luz do EPC apagava e voltava ao normal.

Vc conseguiu resolver o seu? Fez mais algum outro teste diferente desses que vc mencionou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
Pessoal,
Meu TSI 1.4 2013/2014, nos últimos 2 meses apresenta um comportamento estranho onde quando estou no modo Sport e uso o kick down ou uma aceleração bem forte, após alguns segundos ele acende a luz EPC e perigosamente limita a rotação/velocidade do veículo, onde claro em estradas, nas ultrapassagens se torna um ponto muito crítico. Logo após ele até atingi velocidades altas, porém preciso ir moderadamente no pedal para que ele consiga ir elevando sua rotação. Também como consequência ele aparece erro no Start/Stop do motor desativando a mesma durante aquela última condução.
Quando eu desligo e ligo o carro ele volta a sua condição normal, sem EPC, acelera bem no E, N e Sport e habilita o Start Stop de Motor (*).
Levei na CSS e realmente eles precisam ficar com o carro lá uns 2 dias pra um diagnóstico mas o técnico não descartou ser a turbina.
(*) Eu também tenho tido uma questão de "alta demanda de Energia" que não tem permitido que o Start Stop se acione, a função fica ligada mas com essa mensagem ele não ativa quando paro veículo, uma vez ou outra a mensagem some, mas atualmente tem se mantido em quase todas as conduções e devo testar a bateria. Não sei se pode estar impactando nisso... acho que esse carro tem que trabalhar com sua parte elétrica 100% e pode ser que ele esteja operando em modo de proteção e essa pode ser uma ação de proteção dele.
Enfim, agradeço se alguém já tiver alguma referência sobre o assunto do EPM.
@drodarte, sou novo no fórum.
Por ventura vc descobriu qual o defeito?
Eu tenho um golf tsi 1.4 2013/2014, também, e estou tendo o mesmo diagrama.
Alguns vão falar: "tem que passar scanner". Porém, infelizmente, minha região é bem precária em tecnologia automotiva.
Se mais alguém tiver alguma solução, serei muito agradecido.

Vale salientar que já efetuei alguns serviços:
*Troca de velas
*Troca de bobinas
*Limpeza no sistema de injeção.
*Verificação de pressurização


Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...
  • 1 year later...

Boa noite! Estou com um Golf Tsi alemão 2013/14 com esse mesmo problema, Luz do EPc  e algum ligação com o star stop pois sempre que o EPc acende da algum erro no stard stop e descobri que só da essa seguencia de erro se ar condicionado estiver ligado, se estiver com ar desligado não dá o erro, uma ligação entre stard stop, ar condicionado e EPc (vazamento de ar do sistema de admissão) se alguém descobriu o pode ser nos avise aqui. Essa semana farei testes no compressor do ar-condicionado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Paulo Fonseca disse:

Boa noite! Estou com um Golf Tsi alemão 2013/14 com esse mesmo problema, Luz do EPc  e algum ligação com o star stop pois sempre que o EPc acende da algum erro no stard stop e descobri que só da essa seguencia de erro se ar condicionado estiver ligado, se estiver com ar desligado não dá o erro, uma ligação entre stard stop, ar condicionado e EPc (vazamento de ar do sistema de admissão) se alguém descobriu o pode ser nos avise aqui. Essa semana farei testes no compressor do ar-condicionado 

O start stop da erro, pois a central do motor encontrou alguma falha e desativa ele.

Bem estranho isso de dar erro de epc somente com o ar condicionado ligado, teria que levar num mecanico e passar scanner pra saber o que esta gerando esse erro de epc.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Eu tenho um problema parecido no meu GTI 2013,
Vou ver se consigo deixar o video aqui em baixo, mas explicando a situação:

Basicamente o carro está normal, e as vezes quando resolvo puxar com ele, sinto-o bem fraco, dai já tenho um macete pra descobrir se ele está com algum erro, que ligo o piloto automático e o piloto automático da erro, fica laranja, já sei que se desligar e ligar o carro outra vez, ele volta ao normal…

Não sei ao certo o motivo disso, mas em janeiro foi feita a troca da turbina por uma nova e original, já que aconteceu o problema crônico dos GTI’s que dão problema na turbina…
Mas ouvi dizer que depois que se troca o turbo, teria que fazer uma atualização eletrônica pra ele reconhecer que tem a nova peça, não sei se isso é verdade, quem souber agradeço se informar… mas na semana que vem, deixarei o carro na CSS pra fazer a descarbonização do motor, troca do óleo do DSG e fazer um diagnóstico sobre isso e ver qual a situação…

Bom, não consigo postar o video, mas tirei print de algumas partes para verem o problema…
Mesmo pisando fundo, ele continua fraco… depois só religando e o piloto automático volta ao normal, já sei que o carro está normal…8ab1656121fd18fd743c9656a1a2fd8c.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale ressaltar que o meu carro está com um problema no sensor da abertura do Capo, mesmo com ele aberto, não aparece que está aberto no painel… diz sempre para controlar o nível de óleo do motor… não sei se isso também pode influenciar tudo isso…


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Musk4 disse:

Vale ressaltar que o meu carro está com um problema no sensor da abertura do Capo, mesmo com ele aberto, não aparece que está aberto no painel… diz sempre para controlar o nível de óleo do motor… não sei se isso também pode influenciar tudo isso…


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Sim, esse sensor de abertura do capo, influencia na mensagem de verificação do oleo do motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, esse sensor de abertura do capo, influencia na mensagem de verificação do oleo do motor.

Mas acha que isso também pode influenciar no relato que disse antes? Do carro ficar fraco e entrar em algum modo de segurança por causa do óleo ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Prezados, depois de mais de anos convivendo com o problema consegui resolver no 1o semestre deste ano. Foram muitos testes em uma mecânica especializada em turbo em BH/MG. Cheguei a trocar no início do problema um sensor de pressão/temperatura de óleo,  mas não resolveu. Porém descobrimos depois que o carro tem 3 sensores e um deles estava com problemas e após a troca tudo certo.

Somou-se a isso o fato de um problema na mecatrônica, perigoso inclusive pois o carro perdia o a marcha em movimento o que numa rodovia é muito crítico mas conseguimos reparar.  Além disso a luz do "engine" passou a acender e por isso como meu carro tem 182.000 KM rodados, em quase 10 anos de uso, troquei também a bobina e o carro retornou com sua perfeição. Como referência, atualmente o meu GOLF tem feito 12.5 em média da consumo (gasolina) na cidade.

Obrigado a todos pela participação na conversa e espero ter ajudado com esse retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/06/2021 at 6:42 PM, wilineto disse:

Pessoal tudo bem ? Vcs descobriram o qual era o problema ? 
meu TSI 13/14 está fazendo exatamente isto.

obrigado.

Prezados, depois de mais de anos convivendo com o problema consegui resolver no 1o semestre deste ano. Foram muitos testes em uma mecânica especializada em turbo em BH/MG. Cheguei a trocar no início do problema um sensor de pressão/temperatura de óleo,  mas não resolveu. Porém descobrimos depois que o carro tem 3 sensores e um deles estava com problemas e após a troca tudo certo.

Somou-se a isso o fato de um problema na mecatrônica, perigoso inclusive pois o carro perdia o a marcha em movimento o que numa rodovia é muito crítico mas conseguimos reparar.  Além disso a luz do "engine" passou a acender e por isso como meu carro tem 182.000 KM rodados, em quase 10 anos de uso, troquei também a bobina e o carro retornou com sua perfeição. Como referência, atualmente o meu GOLF tem feito 12.5 em média da consumo (gasolina) na cidade.

Obrigado a todos pela participação na conversa e espero ter ajudado com esse retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/11/2020 at 11:48 PM, cleitonnbs disse:

@drodarte, sou novo no fórum.
Por ventura vc descobriu qual o defeito?
Eu tenho um golf tsi 1.4 2013/2014, também, e estou tendo o mesmo diagrama.
Alguns vão falar: "tem que passar scanner". Porém, infelizmente, minha região é bem precária em tecnologia automotiva.


Se mais alguém tiver alguma solução, serei muito agradecido.

Vale salientar que já efetuei alguns serviços:
*Troca de velas
*Troca de bobinas
*Limpeza no sistema de injeção.
*Verificação de pressurização


Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk
 

Prezados, depois de mais de anos convivendo com o problema consegui resolver no 1o semestre deste ano. Foram muitos testes em uma mecânica especializada em turbo em BH/MG. Cheguei a trocar no início do problema um sensor de pressão/temperatura de óleo,  mas não resolveu. Porém descobrimos depois que o carro tem 3 sensores e um deles estava com problemas e após a troca tudo certo.

Somou-se a isso o fato de um problema na mecatrônica, perigoso inclusive pois o carro perdia o a marcha em movimento o que numa rodovia é muito crítico mas conseguimos reparar.  Além disso a luz do "engine" passou a acender e por isso como meu carro tem 182.000 KM rodados, em quase 10 anos de uso, troquei também a bobina e o carro retornou com sua perfeição. Como referência, atualmente o meu GOLF tem feito 12.5 em média da consumo (gasolina) na cidade.

Obrigado a todos pela participação na conversa e espero ter ajudado com esse retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...
Em 08/08/2022 at 8:52 AM, drodarte disse:

Prezados, depois de mais de anos convivendo com o problema consegui resolver no 1o semestre deste ano. Foram muitos testes em uma mecânica especializada em turbo em BH/MG. Cheguei a trocar no início do problema um sensor de pressão/temperatura de óleo,  mas não resolveu. Porém descobrimos depois que o carro tem 3 sensores e um deles estava com problemas e após a troca tudo certo.

Somou-se a isso o fato de um problema na mecatrônica, perigoso inclusive pois o carro perdia o a marcha em movimento o que numa rodovia é muito crítico mas conseguimos reparar.  Além disso a luz do "engine" passou a acender e por isso como meu carro tem 182.000 KM rodados, em quase 10 anos de uso, troquei também a bobina e o carro retornou com sua perfeição. Como referência, atualmente o meu GOLF tem feito 12.5 em média da consumo (gasolina) na cidade.

Obrigado a todos pela participação na conversa e espero ter ajudado com esse retorno.

Sou de bh, qual o nome da oficina, e mal lhe pergunte, gastou quanto nessa manutenção? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...