Luz de Injeção acesa e Erro Start Stop


Recommended Posts

Pessoal, bom dia!

Fiz algumas pesquisas no forum e não achei nenhum problema parecido com o meu. Veja se conseguem me ajudar.

Tenho um MK7 TSI alemão 2013/2014 com 50k rodados. A cerca de um ano ele está dando problemas ficando com a luz da injeção acessa e dando erro no start-stop assim que ligo o carro. Já levei na concersionária várias vezes e toda vez que passam o scanner a luz da injeção apaga e o star-stop volta a funcionar normalmente por alguns dias, mas depois voltam a dar erro.
Na última vez o diagnóstico que fizeram foi que a luz da injeção estava acessa devido a um desgaste na válvula do calister e o star-stop era devido à necessidade de troca da bateria. Fiz a troca do calister R$1.000,00 e a troca da bateria por uma Heliar de 69A.
Depois das trocas o problema voltou depois de alguns dias, tanto a luz da injeção acessa quanto o erro do start stop.

O mais interessante é que não noto nenhum mal funcionamento no carro, pelo contrário, estou convivendo com esse problema a mais de um ano e o funcionamento do carro está completamente normal com relação à potência e resposta. Mas me incomoda muito esses erros.

Alguém tem ideia do que pode ser? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Flávio.

Dá próxima vez que levar o carro para a concessionária com a luz acessa, peça para passarem o scanner e anote os códigos dos erros.
Compartilhe aqui conosco, talvez alguém possa te ajudar.

Abraço

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RicW

Levei o carro na concessionária no sábado. Segue anexa a imagem do erro que gerou após passar o scanner.

 

Alguém sabe o que pode ser? O consultor me informou que esse erro costuma dar quando abastecemos o carro, porém tirei o carro da concessionária no dia 12/05 sem a luz acessa e como podem ver na foto o erro aconteceu no dia 14/05 e eu só abasteci no dia 18/05. Ou seja, o problema não é o abastecimento.

Apenas relembrando que eu já troquei a válvula do calister para tentar resolver esse problema e não adiantou......

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[mention=2091]RicW[/mention]
Levei o carro na concessionária no sábado. Segue anexa a imagem do erro que gerou após passar o scanner.
 
Alguém sabe o que pode ser? O consultor me informou que esse erro costuma dar quando abastecemos o carro, porém tirei o carro da concessionária no dia 12/05 sem a luz acessa e como podem ver na foto o erro aconteceu no dia 14/05 e eu só abasteci no dia 18/05. Ou seja, o problema não é o abastecimento.
Apenas relembrando que eu já troquei a válvula do calister para tentar resolver esse problema e não adiantou......
5b27fc8b357ba_Semttulo.png.0886dff9dff805ca0a5fabcefd5a2a51.png
Flávio,

Segundo a internet, esse erro está relacionado ao sistema de retorno evaporativo do tanque de combustível, vulgarmente conhecida como "linha do cânister".

Significa que, possivelmente, os vapores de combustível que deveriam ir parar no seu sistema de injeção não estão fazendo isso, seja porque o sistema está bloqueado ou com vazamentos. As causas mais comuns seriam:
- Falha da válvula do cânister
- Falha do solenóide que aciona essa válvula
- Mangueira que vai do tanque ao cânister bloqueada
- Vazamento por fissura ou desconexão física da mangueira
- Vazamento em alguma vedação do cânister

Com uma falha dessas você não teria perda de desempenho, apenas algum aumento do consumo e das emissões, além do incômodo da luz acendendo. Pode ser intermitente, que parece ser seu caso, e numa hora dessas eu apostaria na válvula solenóide.

Fica claro que seu mecânico da CCS é um preguiçoso, que não se deu nem ao trabalho de pesquisar isso na internet. Sugiro que leve o carro para diagnóstico em uma boa oficina especializada e volte na concessionária com o laudo, para obrigá-los a consertar se seu carro estiver em garantia.

Abraço!

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RicW disse:

Flávio,

Segundo a internet, esse erro está relacionado ao sistema de retorno evaporativo do tanque de combustível, vulgarmente conhecida como "linha do cânister".

Significa que, possivelmente, os vapores de combustível que deveriam ir parar no seu sistema de injeção não estão fazendo isso, seja porque o sistema está bloqueado ou com vazamentos. As causas mais comuns seriam:
- Falha da válvula do cânister
- Falha do solenóide que aciona essa válvula
- Mangueira que vai do tanque ao cânister bloqueada
- Vazamento por fissura ou desconexão física da mangueira
- Vazamento em alguma vedação do cânister

Com uma falha dessas você não teria perda de desempenho, apenas algum aumento do consumo e das emissões, além do incômodo da luz acendendo. Pode ser intermitente, que parece ser seu caso, e numa hora dessas eu apostaria na válvula solenóide.

Fica claro que seu mecânico da CCS é um preguiçoso, que não se deu nem ao trabalho de pesquisar isso na internet. Sugiro que leve o carro para diagnóstico em uma boa oficina especializada e volte na concessionária com o laudo, para obrigá-los a consertar se seu carro estiver em garantia.

Abraço!

Sent from my SM-G935F using Tapatalk
 

Obrigado pela ajuda RicW. Sou de Belo Horizonte. Conhece alguma oficina especializada por aqui ou sabe de alguém do fórum que possa me indicar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda RicW. Sou de Belo Horizonte. Conhece alguma oficina especializada por aqui ou sabe de alguém do fórum que possa me indicar?
Uma oficina bem conhecida e conceituada daí de BH é a High Torque. Busque no Google, que eles têm site com endereço, telefone, etc.

Abraço!

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@flaviombicalho, meu Golf 2014 já deu esse erro também, era esporádico, e se não me engano ocorreu apenas uma vez, o erro mais persistente foi o "P217700 - Banco 1 Sistema de doseamento do combust. Sist. muito pobre a partir da rotação de marcha lenta", não levei na CSS pois o meu já está fora da garantia, mas cheguei a trocar sonda lambda e não resolveu, na última mecânica fizeram limpeza do sistema de injeção, TBI, descarbonização, filtro, etc. e resolveu, não tive mais problema. Você percebeu alguma irregularidade em marcha lenta? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, bom dia!
Fiz algumas pesquisas no forum e não achei nenhum problema parecido com o meu. Veja se conseguem me ajudar.
Tenho um MK7 TSI alemão 2013/2014 com 50k rodados. A cerca de um ano ele está dando problemas ficando com a luz da injeção acessa e dando erro no start-stop assim que ligo o carro. Já levei na concersionária várias vezes e toda vez que passam o scanner a luz da injeção apaga e o star-stop volta a funcionar normalmente por alguns dias, mas depois voltam a dar erro.
Na última vez o diagnóstico que fizeram foi que a luz da injeção estava acessa devido a um desgaste na válvula do calister e o star-stop era devido à necessidade de troca da bateria. Fiz a troca do calister R$1.000,00 e a troca da bateria por uma Heliar de 69A.
Depois das trocas o problema voltou depois de alguns dias, tanto a luz da injeção acessa quanto o erro do start stop.
O mais interessante é que não noto nenhum mal funcionamento no carro, pelo contrário, estou convivendo com esse problema a mais de um ano e o funcionamento do carro está completamente normal com relação à potência e resposta. Mas me incomoda muito esses erros.
Alguém tem ideia do que pode ser? 



Meu velho o meu dava isto tbem, era um dos sensores de rotacao!!!! 100 e resolvido!!!!!


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/06/2018 at 12:15 PM, fhirakawa disse:

@flaviombicalho, meu Golf 2014 já deu esse erro também, era esporádico, e se não me engano ocorreu apenas uma vez, o erro mais persistente foi o "P217700 - Banco 1 Sistema de doseamento do combust. Sist. muito pobre a partir da rotação de marcha lenta", não levei na CSS pois o meu já está fora da garantia, mas cheguei a trocar sonda lambda e não resolveu, na última mecânica fizeram limpeza do sistema de injeção, TBI, descarbonização, filtro, etc. e resolveu, não tive mais problema. Você percebeu alguma irregularidade em marcha lenta? 

Não vejo nenhuma irregularidade em marcha lenta, o carro funciona perfeitamente.

Retirei da concessionária, eles apenas limparam o histórico de erros e ainda não apareceu nada de erro... vamos ver quanto tempo vai ficar sem dar problema novamente.

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
1 hora atrás, NARIGA44 disse:

E os erros voltaram? Cara estou bem desanimado, o meu agora apareceu isso, realmente  esse carro só vira mesmo na garantia , toda semana apetece algo novo pior que esse é novinho, foi o mais conservado que já tive, desanima em e aqui no interior a Volks mais próxima é uns 150 km e é uma porcaria. 

Sim, voltaram.

Vou fazer a revisão de 4 anos e meio em novembro e vou pedir para verificarem esse sensor de rotação.

Se mesmo assim os erros voltarem vou levar na oficina aqui em BH que me indicaram.

Mas qual o problema do seu? Luz da injeção acessa ou erro do start stop?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Flávio, Ontem pela manhã começou, fez 10 dias que troquei a bateria original por uma Moura de 72amperes, ao sair da garagem a luz da injeção ficou piscando eu achei estranho mas logo parou, andei normal não apareceu nada do start, nem a luz, atarde não usei o carro, ao sair de noite apareceu erro do start stop, porém ele liga/desliga normal quando aciona o botão , mas nao desliga no semáforo, aí aparece aquele "A" cortado no painel  como se estivesse desligado no botão o start ,  a luz da injeção não acendeu mais . Ao sair apos meia hora não apareceu mais nada, nem da luz injecao , nem do start , parece que nunca apareceu nada , andei ele desligou no semáforo normal, liguei desliguei umas par de vez nada...e tbm não apareceu a luz da injeção, hoje se repetiu tbm porem a luz da injecao não acendeu mais , a mensagem do start apareceu uma vez,  .., falei com um amigo meu de sp ele disse que as vezes pode ser combustível, filtrode comb ou óleo, compensa aguardar, antes de limpar bico e descarbonizar oq eu havia pensado em fazer, devo verificar vela, óleo filtros ,veio a nota, carimbo, acredito que não houve nada errado pq era a mesma agência e o mesmo consultor técnico desde a primeira.. Estou aguardando os relatos desse caso no grupo ainda são poucos. Abraços 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, NARIGA44 disse:

Boa noite Flávio, Ontem pela manhã começou, fez 10 dias que troquei a bateria original por uma Moura de 72amperes, ao sair da garagem a luz da injeção ficou piscando eu achei estranho mas logo parou, andei normal não apareceu nada do start, nem a luz, atarde não usei o carro, ao sair de noite apareceu erro do start stop, porém ele liga/desliga normal quando aciona o botão , mas nao desliga no semáforo, aí aparece aquele "A" cortado no painel  como se estivesse desligado no botão o start ,  a luz da injeção não acendeu mais . Ao sair do consultorio apos meia hora não apareceu mais nada, nem da luz injecao , nem do start , parece que nunca apareceu nada , andei ele desligou no semáforo normal, liguei desliguei umas par de vez nada...e tbm não apareceu a luz da injeção, hoje se repetiu tbm porem a luz da injecao não acendeu mais , a mensagem do start apareceu uma vez, mas percebi que quando vc para ele e aperta o botão do freio de mão  e joga em P, ele não desliga, tem que apertar o botao do start ... Antes ele desligava sem a necessidade de apertar.  Estou com o carro faz pouco tempo 2 meses. Já tive outros 2 conhecimento o carro, quando comprei fiz uma viagem de Minas até campinas e depois até minha cidade. Uns 800km ele fez 18 na pista, na cidade estava fazendo 10, otimo , abasteci em Campinas com a podium da BR,l.....chegando aqui coloquei uma gás comum misturando com os ainda tinha , vi que começou a fazer pouca média 7 a 8 cidade 14 a 15 estrada..esse posto é o melhor da cidade não tenho oq reclamar quando abastecia outros carros. Achei estranho esperei acabar esse tanque, fui na cidade ao lado e coloquei a vpower, continua igual ou pior de média , desde q comprei percebo que no modo E ele está um pouco mais lerdo que o antigo que eu tinha, mas não sei é pq estou ressabiado , mas parece que o meu antigo em E andava mais ..bom pra mim sem problemas, achei que era amaciamento né, agora Em S é o cão ,mas não canta pneu o outro cantava  quando saia mais forte em S, A marcha lenta apenas um dia dos 60 dias que estou com ele apresentou algo notável  meio que quis morrer ao deixar funcionando mas isso a 15 dias  depois nao se repetiu ... Não sei se pode ser falta de compressao, falei com um amigo meu de sp ele disse que as vezes pode ser combustível, filtrode comb ou óleo, compensa aguardar, antes de limpar bico e descarbonizar oq eu havia pensado em fazer, devo verificar vela, mas ele fez a sexta revisão no dia 6 de setembro quando comprei ele ...trocou o basico, eu não vi, o ex dono deixou na agência pra fazer , e me entregou com ela feita, trocou tudo que eu pedi(basico) óleo filtros ,veio a nota, carimbo, acredito que não houve nada errado pq era a mesma agência e o mesmo consultor técnico desde a primeira... Recreio de Macaé. Estou aguardando , mas confesso que estou preocupado pq por aqui ninguém vai saber oq relemente está acontecendo, os relatos desse caso no grupo ainda são poucos. Abraços 

Vamos nos falando, de fato para ligar não dá problema. Apenas no semáforo que ele não desliga, mas não aparece nem o A riscado.

Se tiver alguma evolução por aqui eu te falo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu deu um problema parecido cerca de uns 5 meses atrás, acendeu a luz da injeção e deu erro no start-stop.

 

Levei na ccs e verificaram que uma das velas havia quebrado e possivelmente parte da cerâmica se despedaçou dentro da câmara. Detalhe que eu havia trocado essas velas na última revisão que eu havia feito uns meses antes do acontecido. Trocaram por uma vela nova, o problema permaneceu durante um tempo nos testes da ccs e depois sumiu (suponho que se houve algum resto da ceramica quebrada tenha sido pulverizada e expelida, pois não consigo encontrar outra explicação). Todos os testes de taxa de compressão e demais estavam normais, e o erro não voltou mais.

 

Não sei se é o teu caso, pois no meu pela vela quebrada eu sentia uma falha/perda de potência em algumas situações. Mas de repente pode ter relação com a "contaminação" na câmara de combustão e/ou sistema de injeção, sei lá, não sei se estou falando besteira....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/11/2018 at 4:06 PM, high_tension disse:

O meu deu um problema parecido cerca de uns 5 meses atrás, acendeu a luz da injeção e deu erro no start-stop.

 

Levei na ccs e verificaram que uma das velas havia quebrado e possivelmente parte da cerâmica se despedaçou dentro da câmara. Detalhe que eu havia trocado essas velas na última revisão que eu havia feito uns meses antes do acontecido. Trocaram por uma vela nova, o problema permaneceu durante um tempo nos testes da ccs e depois sumiu (suponho que se houve algum resto da ceramica quebrada tenha sido pulverizada e expelida, pois não consigo encontrar outra explicação). Todos os testes de taxa de compressão e demais estavam normais, e o erro não voltou mais.

 

Não sei se é o teu caso, pois no meu pela vela quebrada eu sentia uma falha/perda de potência em algumas situações. Mas de repente pode ter relação com a "contaminação" na câmara de combustão e/ou sistema de injeção, sei lá, não sei se estou falando besteira....

Acho que não, já tem mais de ano que convivo com esse problema.  Vou levar na oficina que me indicaram aqui e se resolver posto aqui.

 

Em 11/11/2018 at 6:15 PM, NARIGA44 disse:

Troquei o posto de novo nunca mais apareceu, já andei mil km.... Abasteci com Shell v Power....esses dias não estava desligando, mas era pq estava acionado o auto hold. Agora está tudo maravilha....

Já me falaram que podia ser isso, passei a abastecer só com aditivada e troquei de posto, mas nada adiantou para mim 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Em 13/11/2018 at 5:08 PM, flaviombicalho disse:

Acho que não, já tem mais de ano que convivo com esse problema.  Vou levar na oficina que me indicaram aqui e se resolver posto aqui.

 

Já me falaram que podia ser isso, passei a abastecer só com aditivada e troquei de posto, mas nada adiantou para mim 

O meu deu certo, não sei se era bateria , mas uma coisa é fato eu troquei a bateria dele o carro ficou diferente... componentes eletrônicos  sei lá, eu reparo que o meu antes não precisa apertar o pedal do freio tão forte antes de sair, não sei se é amperagem , sei lá.. é estranho mas falhas nada mais, apenas esses dias na pista quando sai em um trevo a marcha em E3 o carro parou de acelerar ficou acelerado como neutro sem puxar...tive que ir pro acostamento levei na agência nada de estranho, vai saber imagina falahar quando joga o S pra ultrapassagem tá Loko, mas não sei se o seu acontece esse carroparado em uma vaga íngreme se tiver uma moto colada derruba o meu desce muito de N pra D ou de R pra D ... Cara a marcha já está engatada.. no painel mostra D1 e ele ainda desce.... ele não eh igual os outros automático que vc engata ele já para sozinho , as vezes é perigoso em desce demais  .. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, NARIGA44 disse:

O meu deu certo, não sei se era bateria , mas uma coisa é fato eu troquei a bateria dele o carro ficou diferente... componentes eletrônicos  sei lá, eu reparo que o meu antes não precisa apertar o pedal do freio tão forte antes de sair, não sei se é amperagem , sei lá.. é estranho mas falhas nada mais, apenas esses dias na pista quando sai em um trevo a marcha em E3 o carro parou de acelerar ficou acelerado como neutro sem puxar...tive que ir pro acostamento levei na agência nada de estranho, vai saber imagina falahar quando joga o S pra ultrapassagem tá Loko, mas não sei se o seu acontece esse carroparado em uma vaga íngreme se tiver uma moto colada derruba o meu desce muito de N pra D ou de R pra D ... Cara a marcha já está engatada.. no painel mostra D1 e ele ainda desce.... ele não eh igual os outros automático que vc engata ele já para sozinho , as vezes é perigoso em desce demais  .. Abraços

Cada vez fico mais encucado com o carro. Ainda não tive tempo de levar na oficina, mas há uma semana ele não mostra mais erro no painel, primeiro foi o star stop que normalizou e há uma semana foi a luz da injeção que não fica mais acessa. Depois de quase 4 meses com ela ligada todos os dias, simplesmente apaga.

A única coisa que fiz diferente foi abastecer em um posto que nunca havia ido, será que todos os outros postos que abasteço estão com gasolina batizada? Acho pouco provável pois só abasteço em Shell e Petrobrás e de vez em quando coloco aditivada.

Com relação ao carro descer antes de arrancar não acontece comigo por conta do auto hold, eu deixo ele acionado então fica travado até sair, se usar ele desligado não sei se irá descer.

Daqui umas semanas eu volto para atualizar se a luz de injeção acendeu novamente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, flaviombicalho disse:

Cada vez fico mais encucado com o carro. Ainda não tive tempo de levar na oficina, mas há uma semana ele não mostra mais erro no painel, primeiro foi o star stop que normalizou e há uma semana foi a luz da injeção que não fica mais acessa. Depois de quase 4 meses com ela ligada todos os dias, simplesmente apaga.

A única coisa que fiz diferente foi abastecer em um posto que nunca havia ido, será que todos os outros postos que abasteço estão com gasolina batizada? Acho pouco provável pois só abasteço em Shell e Petrobrás e de vez em quando coloco aditivada.

Com relação ao carro descer antes de arrancar não acontece comigo por conta do auto hold, eu deixo ele acionado então fica travado até sair, se usar ele desligado não sei se irá descer.

Daqui umas semanas eu volto para atualizar se a luz de injeção acendeu novamente.

 

Boa  tarde , se  quiser fazer  um  diagnostico a  domicilio me  manda MP ok .....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...
  • 1 month later...

Recentemente levei na concessionária novamente, disseram que o erro do start stop era a bateria que não era original (quando a original ficou ruim troquei por uma Heliar com tecnologia de start stop), fizeram um procedimento para o carro “reconhecer” a bateria, mas não funcionou, continua dando erro de start stop.

A luz de injeção eles diagnosticaram com um defeito no cilindro 2. Me orientaram trocar o bico injetor. Realizei a troca  do bico e a luz ainda não acendeu. De fato notei que a marcha lenta do carro está mais “firme” do que antes. Tomara que tenha resolvido esse problema. 

O próximo será o star stop, posto aqui se tiver evolução nele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...

Boa tarde, sou um membro novo aqui no fórum e estou desde ontem procurando todos os tópicos sobre esse problema. Não achei nenhuma solução para meu caso. E gostaria de saber se podem me ajudar. 

Tenho um golf Variant TSI 2016/2017. Atualmente está com 28.000 km rodados. Carro sem modificação nenhuma, tudo original, somente instalado o aparelho que tira o delay do pedal sistema plug and play. Peguei ele faz 2 meses e já rodei 4mil km. Mas a primeira viagem que fiz, quando estava comigo há 10 dias, me surge uma luz de "erro" com a sigla EPC. Logo com 100km de viagem, fiquei preocupado pois o carro não andava de forma normal, ele não subia o giro e pipocava o motor, isso na estrada a 100. 120 por hora. O carro é super conservado, mas o antigo dono nunca levou na CSS. Deixei na oficina na volta da viagem, passaram o Scanner e o erro acusava problema na bomba de combustível de alta pressão. O mecânico me disse que seria uns 2 mil a peça. O problema poderia ser realmente esse. Só que o erro aparece quando você acelera de uma vez. Eu disse a ele que poderia ser por ter colocado combustível adulterado. O estranho que a luz acende e ele começa a falhar de vez em quando. Aí quando você para, desliga o carro e liga novamente, some. E no painel de instrumento aparece o erro de START STOP.

Li em alguns tópicos falando em limpeza de bicos e troca de velas. 

O que me dizem?

Valeu pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...