MOTOR DE VENTILAÇÃO INTERNA DO AR-CONDICIONADO


iCardeX

Recommended Posts

 

Há cerca de 20 dias o motor de ventilação do Golf começou a apresentar falhas. Funcionava quando queria. As vezes funcionava por 40 minutos, depois ficava travado até o dia seguinte. Havia dia que ele não acionava nem por reza brava. Deduzi que era o motor interno pelo ruído perceptível que ele costumava fazer antes de travar. Enfim, ia encomendar na concessionária mas fiquei pasmo com o preço: R$ 2.350,00 o motor e R$ 2.650,00 o controlador de potência. Com os descontos, R$ 1850,00 cada peça. Além de +R$ 550,00 de mão de obra. No meu caso, era bem evidente de que seria apenas um problema de motor. Nisso verifiquei que as três concessionárias na qual cotei as pecas, estavam atuando também no Mercado Livre, inclusive, vendendo peças até com margens menores que as do balcão. Acabei comprando o motor no Mercado Livre, porém remanufaturada. Veio com nota fiscal e 6 meses de garantia. Aparentemente uma carcaça usada porém com o motor novo. Também veio o controlador de comando de velocidade, que nesse caso, era da Valeo.

Valor total l: R$ 449,00.

Voltando ao papo da concessionária VW, me pediram 1 dia inteiro para fazer a troca desse motor. Deixaria o carro de manhã, e pegaria no final do dia. Fiz o orçamento só de curioso mesmo. O serviço a ser executado chega a ser ridículo, de tão simples. Era basicamente um plug and play.

Usei esse vídeo como referência:

 

Grau de dificuldade: 3

Ferramentas necessárias: 0

Tempo total: 5 minutos

Brasil realmente não é para amadores!

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Há cerca de 20 dias o motor de ventilação do Golf começou a apresentar falhas. Funcionava quando queria. As vezes funcionava por 40 minutos, depois ficava travado até o dia seguinte. Havia dia que ele não acionava nem por reza brava. Deduzi que era o motor interno pelo ruído perceptível que ele costumava fazer antes de travar. Enfim, ia encomendar na concessionária mas fiquei pasmo com o preço: R$ 2.350,00 o motor e R$ 2.650,00 o controlador de potência. Com os descontos, R$ 1850,00 cada peça. Além de +R$ 550,00 de mão de obra. No meu caso, era bem evidente de que seria apenas um problema de motor. Nisso verifiquei que as três concessionárias na qual cotei as pecas, estavam atuando também no Mercado Livre, incluindo vendendo peças até c margens menores que o balcão. Acabei comprando o motor no Mercado Livre, porém remanufaturada. Veio com nota fiscal e 6 meses de garantia. Aparentemente uma carcaça usada porém com o motor novo. Também veio o controlador de comando de velocidade, que nesse caso, era da Valeo. Valor total l: R$ 449,00.
 
Voltando ao papo da concessionária VW, me pediram 1 dia inteiro para fazer a troca desse motor. Deixaria o carro de manhã, e pegaria no final do dia. Fiz o orçamento só de curioso mesmo. O serviço a ser executado chega a ser ridículo, de tão simples.
 
 
Usei esse vídeo como referência:
 

 
Grau de dificuldade: 3
Ferramentas necessárias: 0
Tempo total: 5 minutos
 
Brasil realmente não é para amadores!
 
 
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Pois é, ele fica embaixo do porta-luvas.
Temos a visão dele quando substituímos o filtro de ar.

O defeito constatado foi nas duas peças?
Pergunto porque vendi um Fox para um amigo, que meses antes da venda teve o sensor de estacionamento queimado, segundo a VW, foi um módulo que fica dentro do parachoque dianteiro. Sei que tem um embaixo do banco do motorista. Enfim, por volta de R$ 600 a peça, sem a mão de obra. Deixei pra lá.

Essa semana o meu amigo fuçando embaixo do painel descobriu que a campainha dianteira havia queimado um filamento. Ele soldou e está funcionando. Uma campainha nova custa menos de R$40,00 no ME.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Pois é, ele fica embaixo do porta-luvas.
Temos a visão dele quando substituímos o filtro de ar.

Isso. Mas o acesso, deitado ali no assoalho. Questão é que tem dar um torque braçal estilo alemão para destravar a peça. Enquanto se mantém um contato de plastico fora do ponto de travamento da peça. Gastei mais tempo encontrando uma posição para deitar as costas no assoalhado do carro, do que para dar o giro de desengate da peça.

 

13 minutos atrás, Jorge Jox disse:

O defeito constatado foi nas duas peças?

Então, eu ainda não sei. Suspeito que seja o motor, porque tenho ciência que elas escovas magnéticas podem perder eficiência com o tempo. Além do mais, os ruídos antes das paradas, meio que lembravam algo atritando/travando enquanto girava. Deduzi que era o motor. Depois vou retirar o controlador de um e ligar no outro, para ter mais evidência da minha conclusão.

 

13 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Essa semana o meu amigo fuçando embaixo do painel descobriu que a campainha dianteira havia queimado um filamento. Ele soldou e está funcionando. Uma campainha nova custa menos de R$40,00 no ME.

Sou a favor de recuperação de peças quando não envolvem questões de segurança. Esse motor do ar-condicionado, depois vou tentar desmontar com um amigo para entender porque ele parou, e qual foi o defeito. De repente, dá para recuperar e vender. O planeta já tem lixo demais. O plástico da carcaça (abs extremamente reforçado) deve levar uns 1000 anos para se destruir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A peça é questão é essa aqui:

4c3350886de0ec39519326b7adecd72e.jpg


712548843e65b815e56134e967b2dfd3.jpg


Usada exaustivamente desde de 2013.

O carro estava indo para os 220.000km.

1b21e619b525a295f5b4f3fce3501ae5.jpg


Temos aí: uma barra estabilizadora, um botão de comandos de volante, e um motor de ar-condicionado substituídos.

O resto foi manutenção comum.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A peça é questão é essa aqui:

4c3350886de0ec39519326b7adecd72e.jpg


712548843e65b815e56134e967b2dfd3.jpg


Usada exaustivamente desde de 2013.

O carro estava indo para os 220.000km.

1b21e619b525a295f5b4f3fce3501ae5.jpg


Temos aí: uma barra estabilizadora, um botão de comandos de volante, e um motor de ar-condicionado substituídos.

O resto foi manutenção comum.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Pois é, parabéns!!!
Não tem o difamado DQ200, vulgo, "DSG7 seco". Essa é a chave do sucesso!

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A peça é questão é essa aqui:

4c3350886de0ec39519326b7adecd72e.jpg


712548843e65b815e56134e967b2dfd3.jpg


Usada exaustivamente desde de 2013.

O carro estava indo para os 220.000km.

1b21e619b525a295f5b4f3fce3501ae5.jpg


Temos aí: uma barra estabilizadora, um botão de comandos de volante, e um motor de ar-condicionado substituídos.

O resto foi manutenção comum.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
E a correia dentada, trocou?

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E a correia dentada, trocou?

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk


Troquei ainda não.

Continuo sem me preocupar com ela.

Amanhã devo abrir a caixa cofre para inspeciona-la.

De qualquer forma, já vou providenciar o kit de substituição da correia dentada.

Para mim está muito evidente de que, provavelmente, ela ( e anexos congêneres) aguentam os 240.000Km de trabalho.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, iCardeX disse:


Troquei ainda não.

Continuo sem me preocupar com ela.

Amanhã devo abrir a caixa cofre para inspeciona-la.

De qualquer forma, já vou providenciar o kit de substituição da correia dentada.

Para mim está muito evidente de que, provavelmente, ela ( e anexos congêneres) aguentam os 240.000Km de trabalho.

A do meu tem quase oito anos e 81k km. Inspecionei ha uns 10k km atras e ainda estava bem integra.

E as minhas pastilhas de freio ainda sao originais

DSG continua firme e forte ainda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A do meu tem quase oito anos e 81k km. Inspecionei ha uns 10k km atras e ainda estava bem integra.
E as minhas pastilhas de freio ainda sao originais
DSG continua firme e forte ainda
O meu tb por enquanto só foi manutenção normal.
Porém agora as borrachas da suspensão estão me enchendo o saco de tanto ranger.

Acho q vou encostar e fazer uma troca geral delas.
@Jorge Jox voltando o assunto do dsg7, até hoje o que escuto falar é que tanto a meca quanto o câmbio eram hermeticamente fechados, correto?

Mas vi um vídeo no youtube que não é assim não, ha um respiro em ambos, ou seja, pode haver contato do ar externo com o óleo, gerando oxidação, ou estou errado?



Abraços

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu tb por enquanto só foi manutenção normal.
Porém agora as borrachas da suspensão estão me enchendo o saco de tanto ranger.

Acho q vou encostar e fazer uma troca geral delas.
[mention=622]Jorge[/mention] Jox voltando o assunto do dsg7, até hoje o que escuto falar é que tanto a meca quanto o câmbio eram hermeticamente fechados, correto?

Mas vi um vídeo no youtube que não é assim não, ha um respiro em ambos, ou seja, pode haver contato do ar externo com o óleo, gerando oxidação, ou estou errado?



Abraços

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

anghinoni, boa noite!
Blz?

Assisti o vídeo e não corroboro com o pensamento do profissional.

1o - A VW não cita em nenhum momento a substituição de nenhum dos fluídos citados.

2o - Ambos os respiros citados estavam com tampas. Se está tampado, não pode respirar. Na mecânica, um respiro nunca poderá estar obstruído (tampado), pois é um acessório necessário ao fluxo de ar para se manter a pressão equalizada. "Mas a tampa é plástica e não tem rosca", creio ser dimensionada para uma condição difícil de acontecer, que seria um possível aumento de pressão sutil, por isso não ter rosca. Mas como disse, creio.

3o - Cita as caixas de marchas e câmbios automáticos com a necessidade da substituição dos fluídos.
As engrenagens de um DSG não tem nada de especial ou diferente, comparado as caixas de marchas comuns. Há apenas uma montagem diferente do tradicional, mas com os mesmos componentes das caixas comuns. As caixas da VW não trocam o óleo, são chamadas, ou eram chamadas de "full life", ou seja, substituição do fluído somente em reparo (necessidade de abertura da caixa). São caixas de pouquíssimo desgaste por atrito, que geram pouco aumento de temperatura e pouquíssimo material particulado.
Caixas automáticas possuem discos de embreagem em seu interior, por isso da substituição do fluído. Os discos sofrem desgastes originando material particulado e consequentemente aumento de temperatura, principalmente quando exigido a fundo (fluído contaminado e propriedade química alterada). Aproveitando o gancho, o DSG com embreagem úmida, também gera material particulado e aumento de temperatura.

Com base no que citei, eu não substituirei nenhum dos fluídos.

Alguns aqui deve fazer parte do grupo de WhatsApp, "Golf Mk7 Brasil". Alguém lá substituiu o fluído de uma mecatronica, que estava redonda e em pouquíssimo tempo deu pau nela. Entendo ser um mecanismo complexo e sensível, que ao "mexer", corre o risco de criar "bolha de ar", alterar o volume de fluído (algum que possa ficar retido ao drenar) ou mesmo um outro problema causado devido ao ambiente onde feito o serviço (não vai ser um local com as mesmas características de montagem da original).
Tem um cara lá no grupo, que os discos foram pro pau agora com 130k km. Não é o ideal e nem o previsto conforme os 200k km (vi num material da LUK). Mas o dono desse carro, como muitos outros brasileiros, encaram o TSI como um esportivo, então, de vez em quando é bem mais exigido, além dos nossos engarrafamentos, presentes principalmente no Rio e em Sampa, que levam os discos mais cedo. Mas 130k km não vejo como queixa nessa condição.

Não sou o dono da razão, apenas expus a minha linha de raciocínio.

Desculpa o texto longo. Kkkkkk

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



anghinoni, boa noite!
Blz?

Assisti o vídeo e não corroboro com o pensamento do profissional.

1o - A VW não cita em nenhum momento a substituição de nenhum dos fluídos citados.

2o - Ambos os respiros citados estavam com tampas. Se está tampado, não pode respirar. Na mecânica, um respiro nunca poderá estar obstruído (tampado), pois é um acessório necessário ao fluxo de ar para se manter a pressão equalizada. "Mas a tampa é plástica e não tem rosca", creio ser dimensionada para uma condição difícil de acontecer, que seria um possível aumento de pressão sutil, por isso não ter rosca. Mas como disse, creio.

3o - Cita as caixas de marchas e câmbios automáticos com a necessidade da substituição dos fluídos.
As engrenagens de um DSG não tem nada de especial ou diferente, comparado as caixas de marchas comuns. Há apenas uma montagem diferente do tradicional, mas com os mesmos componentes das caixas comuns. As caixas da VW não trocam o óleo, são chamadas, ou eram chamadas de "full life", ou seja, substituição do fluído somente em reparo (necessidade de abertura da caixa). São caixas de pouquíssimo desgaste por atrito, que geram pouco aumento de temperatura e pouquíssimo material particulado.
Caixas automáticas possuem discos de embreagem em seu interior, por isso da substituição do fluído. Os discos sofrem desgastes originando material particulado e consequentemente aumento de temperatura, principalmente quando exigido a fundo (fluído contaminado e propriedade química alterada). Aproveitando o gancho, o DSG com embreagem úmida, também gera material particulado e aumento de temperatura.

Com base no que citei, eu não substituirei nenhum dos fluídos.

Alguns aqui deve fazer parte do grupo de WhatsApp, "Golf Mk7 Brasil". Alguém lá substituiu o fluído de uma mecatronica, que estava redonda e em pouquíssimo tempo deu pau nela. Entendo ser um mecanismo complexo e sensível, que ao "mexer", corre o risco de criar "bolha de ar", alterar o volume de fluído (algum que possa ficar retido ao drenar) ou mesmo um outro problema causado devido ao ambiente onde feito o serviço (não vai ser um local com as mesmas características de montagem da original).
Tem um cara lá no grupo, que os discos foram pro pau agora com 130k km. Não é o ideal e nem o previsto conforme os 200k km (vi num material da LUK). Mas o dono desse carro, como muitos outros brasileiros, encaram o TSI como um esportivo, então, de vez em quando é bem mais exigido, além dos nossos engarrafamentos, presentes principalmente no Rio e em Sampa, que levam os discos mais cedo. Mas 130k km não vejo como queixa nessa condição.

Não sou o dono da razão, apenas expus a minha linha de raciocínio.

Desculpa o texto longo. Kkkkkk

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk



Grande Jorge! To meio sumido por aqui, pois agora tenho um pacotinho que não me deixa mais dormir (e não é o dsg7) com o nome de Alex Takashi de 55cm de altura e 4kg que pede mamadeira a cada 2hs e haja troca de fralda!!!

Sem problemas do texto longo! Se tiver que explicar é assim mesmo!

Ponto 1: Isso é verdade, a VW sempre falou que nunca se troca nada, apenas quando ela é aberta!

2: Achei bem estranho aqueles respiros, o da mecatrônica, ele tirou como uma facilidade. Bom, vai saber se ele ja não tinha mexido antes...
Bem complicado isso!

3: Concordo que nunca vi ninguém trocar óleo da caixa de marchas, meu pai teve um Gol CL 1.8 ano 94 que rodou mais de 400k km, e nunca fez a troca do óleo do câmbio!

Ja vi varios casos disso no facebook, o cara vai lá, troca os óleos e depois da problema!

To usando aquela máxima: Um dia vai dar problema e quando der, troca tudo! É o jeito! [emoji28]

Como disse, 130k km não seria ainda desgaste prematuro, tudo bem que tem gente que usa o carro como carro de corrida, outros pegam muito engarrafamento e alguns forçam o carro logo quando ligam sem ao menos aguardar chegar numa temperatura adequada!

Por enquanto o meu vai de boa aos 39k km...

Abraços.

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites






Grande Jorge! To meio sumido por aqui, pois agora tenho um pacotinho que não me deixa mais dormir (e não é o dsg7) com o nome de Alex Takashi de 55cm de altura e 4kg que pede mamadeira a cada 2hs e haja troca de fralda!!!

Sem problemas do texto longo! Se tiver que explicar é assim mesmo!

Ponto 1: Isso é verdade, a VW sempre falou que nunca se troca nada, apenas quando ela é aberta!

2: Achei bem estranho aqueles respiros, o da mecatrônica, ele tirou como uma facilidade. Bom, vai saber se ele ja não tinha mexido antes...
Bem complicado isso!

3: Concordo que nunca vi ninguém trocar óleo da caixa de marchas, meu pai teve um Gol CL 1.8 ano 94 que rodou mais de 400k km, e nunca fez a troca do óleo do câmbio!

Ja vi varios casos disso no facebook, o cara vai lá, troca os óleos e depois da problema!

To usando aquela máxima: Um dia vai dar problema e quando der, troca tudo! É o jeito! [emoji28]

Como disse, 130k km não seria ainda desgaste prematuro, tudo bem que tem gente que usa o carro como carro de corrida, outros pegam muito engarrafamento e alguns forçam o carro logo quando ligam sem ao menos aguardar chegar numa temperatura adequada!

Por enquanto o meu vai de boa aos 39k km...

Abraços.

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Blz, anghinoni, parabéns!!!
Felicidades com o aumento da família!

Essas empresas ganham dinheiro com isso...
Vou de boa também no meu com 57k km. [emoji1488]

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...