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18 meses sem higienização do cockpit

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Falar em cuidados e conservação do próprio veículo, ontem completava 1 ano e meio, que o habitáculo do meu carro não era higienizado.

 

Nem pano, nem aspiração, nem nada. Adiando, adiando, adiando e o resulta já estava ficando estranho.

 

Em compensação ele sofreu uma espécie de  "auto-esterilização", resultante da soma de baixa umidade e das altas temperaturas (do período de estiagem. Parece que surtiram efeito efeito dentro do cockpit. Taí uma das poucas vantagens  de ter o carro preto.

 

Não encontrei sinais de mofo ou qualquer proliferação bacteriana que fosse visível aos olhos.

 

Utilizei de ferramentas profissionais para jateamento de ar e sucção/aspiração para a limpeza. Sujeira extrema exige medidas extremas. Fora isso: Cera Paste WAX na pintura, Espuma mágica no estofamento, spray de limpeza para o ar-condicionado,  e uma limpeza rigorosa em todos os controles físicos.

 

A brincadeira me consumiu quase 3 horas, e o resultado final enganaria até os olhos mais atentos.

 

Chamei a rainha da chatice para inspecioná-lo e emitir uma opnião. O veredicto:  "Irreconhecível! Parece que acabou de sair da concessionária!"

-------------------

Em tempo: após 1 hora e meia de trabalho, o som foi automaticamente desligado e surgiu uma mensagem no computador de bordo: "Bateria fraca! Favor dar a partida imediatamente." Quando girei a chave, o motor de partida deu aquela famosa engasgadinha da morte, mas a tempo de conseguir ligar o motor. Deixei ele ligado por 40 minutos, em ponto morto.  O SOC foi para 60%. Acho que a bateria vai arriar a qualquer momento....

-------------------

 

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Muito bem!

Eu normalmente mando lavar fora para remover "o grosso" da sujeira e se estou disponível faço o ajuste fino.

Falando em higienização, acho que descobri a fonte do cheiro fétido / abafado do ar condicionado. Mesmo após ter passado por higienização na CSS (e ter pago 150 dinheiros por isso), resolvi eu mesmo trocar o filtro do AC que tinha algo como 10 mil km rodados desde a troca e voilà: o cheiro parou.
Como havia experimentado isso logo quando comprei o carro só me resta concluir que o filtro anti-polen fornecido pela VW (com carvão ativado e tudo) é um meio de cultura em potencial. Troquei por um genérico, marca Wega e estou monitorando. A princípio o cheiro cessou.

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Rapaz, que bacana! Até que enfim o cascão deu um trato no ninho de guacho. Ficou reluzente, até eu que não gosto de muita lambeção gostei do resultado. Agora, esses bancos em alcantara, lindos. Aproveita em, seu mela zorba, outros desses, só na próxima  reencarnação.

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Rapaz, que bacana! Até que enfim o cascão deu um trato no ninho de guacho. Ficou reluzente, até eu que não gosto de muita lambeção gostei do resultado. Agora, esses bancos em alcantara, lindos. Aproveita em, seu mela zorba, outros desses, só na próxima  reencarnação.


Alcântara é vida...


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Muito bem!

 

Eu normalmente mando lavar fora para remover "o grosso" da sujeira e se estou disponível faço o ajuste fino.

 

Falando em higienização, acho que descobri a fonte do cheiro fétido / abafado do ar condicionado. Mesmo após ter passado por higienização na CSS (e ter pago 150 dinheiros por isso), resolvi eu mesmo trocar o filtro do AC que tinha algo como 10 mil km rodados desde a troca e voilà: o cheiro parou.

Como havia experimentado isso logo quando comprei o carro só me resta concluir que o filtro anti-polen fornecido pela VW (com carvão ativado e tudo) é um meio de cultura em potencial. Troquei por um genérico, marca Wega e estou monitorando. A princípio o cheiro cessou.

 

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Já experimentei 2 filtros de marca diferentes (fiz relato anterior). Com filtro de carvão ativado, os OEM, são Valeo (França) ou MAN FILTER (Alemanha). O MAN FILTER dá uma surra feia no Valeo: acabamento firme, qualidade construtiva, embalagem, apresentação, peso, etc. Quando vi que estava disponível novamente, comprei foi 3 de uma vez. Troco a cada 30.000km, e nunca tive problemas relacionado a odor no sistema de ar-condicionado. A qualidade é indiscutível, e eu recomendo. É o caro que vale cada centavo!

 

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p.s: O Spray para o ar-condicionado (R$ 18,00) só usei por mera viadagem. Meu carro nunca precisou.

 

 

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Já experimentei 2 filtros de marca diferentes (fiz relato anterior). Com filtro de carvão ativado, os OEM, são Valeo (França) ou MAN FILTER (Alemanha). O MAN FILTER dá uma surra feia no Valeo: acabamento firme, qualidade construtiva, embalagem, apresentação, peso, etc. Quando vi que estava disponível novamente, comprei foi 3 de uma vez. Troco a cada 30.000km, e nunca tive problemas relacionado a odor no sistema de ar-condicionado. A qualidade é indiscutível, e eu recomendo. É o caro que vale cada centavo!
 
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Interessante. O original que veio no meu carro não lembro a marca, era bem parecido com este da sua foto (lembro bem do feltro nas extremidades), com menos de 5 mil km já exalava odores estranhos (semelhante a dióxido de enxofre, vulgo ovo podre). Daí com aproximadamente 10 mil comprei um genérico marca Wega e parou.
Ocorre que na revisão dos 20 mil km está prevista a troca do filtro, tive que pagar pois estava embutido no preço do site da VW, mas não deixei trocarem (levei pra casa pra instalar depois). Com cerca de 28 mil km (o filtro Wega ainda alí) solicitei a limpeza do AC com a máquina de Oxisanitização e a troca do filtro com o que eu tinha em casa (revisão de 20 mil km), menos de 3 mil km depois novamente o odor ruim. Comprei o Wega novamente, troquei, acabou o cheiro.
Detalhe: o Wega paguei R$39 e esse VW é mais de R$100 (preciso olhar o valor na NF). Pelo menos pra mim esse filtro original não presta.

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Eu normalmente mando lavar fora para remover "o grosso" da sujeira e se estou disponível faço o ajuste fino.

Falando em higienização, acho que descobri a fonte do cheiro fétido / abafado do ar condicionado. Mesmo após ter passado por higienização na CSS (e ter pago 150 dinheiros por isso), resolvi eu mesmo trocar o filtro do AC que tinha algo como 10 mil km rodados desde a troca e voilà: o cheiro parou.
Como havia experimentado isso logo quando comprei o carro só me resta concluir que o filtro anti-polen fornecido pela VW (com carvão ativado e tudo) é um meio de cultura em potencial. Troquei por um genérico, marca Wega e estou monitorando. A princípio o cheiro cessou.

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Interessante vc dizer do cheio no ar condicionado. O meu com 7k e esse maldito cheio, retirei o filtro e vou trocar. Não presta mesmo!


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Interessante vc dizer do cheio no ar condicionado. O meu com 7k e esse maldito cheio, retirei o filtro e vou trocar. Não presta mesmo!


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Pra confirmar faz o teste: ande sempre que possível com a recirculação ligada. Se o cheiro cessar é o filtro.

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Pra confirmar faz o teste: ande sempre que possível com a recirculação ligada. Se o cheiro cessar é o filtro.

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Só pode ser aquela droga!! Vc colocou qual marca de filtro, vc lembra?


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Só pode ser aquela droga!! Vc colocou qual marca de filtro, vc lembra?


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Marca Wega. Ele tem carvão ativado mas a aparência dele é bem menos elaborada que o filtro original. Mas também custa 1/4 do valor.

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Interessante. O original que veio no meu carro não lembro a marca, era bem parecido com este da sua foto (lembro bem do feltro nas extremidades), com menos de 5 mil km já exalava odores estranhos (semelhante a dióxido de enxofre, vulgo ovo podre). Daí com aproximadamente 10 mil comprei um genérico marca Wega e parou.
Ocorre que na revisão dos 20 mil km está prevista a troca do filtro, tive que pagar pois estava embutido no preço do site da VW, mas não deixei trocarem (levei pra casa pra instalar depois). Com cerca de 28 mil km (o filtro Wega ainda alí) solicitei a limpeza do AC com a máquina de Oxisanitização e a troca do filtro com o que eu tinha em casa (revisão de 20 mil km), menos de 3 mil km depois novamente o odor ruim. Comprei o Wega novamente, troquei, acabou o cheiro.
Detalhe: o Wega paguei R$39 e esse VW é mais de R$100 (preciso olhar o valor na NF). Pelo menos pra mim esse filtro original não presta.

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Mas a função do carvão é justamente a anulação de odores. Na verdade, retenção. O que me leva a desconfiar que esse produto que você adquiriu, ainda que em concessionário autorizado, pode não ser necessariamente o original. Os Man Filter são fabricados na Alemanha, vem lacrados em saco vedado, e depois são acomodados em embalagem de papelão firme. Ainda assim eu consideraria verificar o sistema de dreno da água do ar condicionado do seu veículo. Pode estar acumulando água em algum ponto do sistema e virando colônia para proliferação bactérias. Porque o odor de enxofre provavelmente é resultante da decomposição de material orgânico.


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Mas a função do carvão é justamente a anulação de odores. Na verdade, retenção. O que me leva a desconfiar que esse produto que você adquiriu, ainda que em concessionário autorizado, pode não ser necessariamente o original. Os Man Filter são fabricados na Alemanha, vem lacrados em saco vedado, e depois são acomodados em embalagem de papelão firme. Ainda assim eu consideraria verificar o sistema de dreno da água do ar condicionado do seu veículo. Pode estar acumulando água em algum ponto do sistema e virando colônia para proliferação bactérias. Porque o odor de enxofre provavelmente é resultante da decomposição de material orgânico.


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Esse que fui obrigado a comprar na revisão dos 20k tinha exatamente a mesma aparência desse da foto, etiqueta Made in Germany, saco plástico lacrado e embalagem secundaria de papelão. Só não posso afirmar que era o Man pq realmente não lembro. Acho pouco provável ser um item falsificado, primeiro pq foi adquirido na CSS, segundo pq o original que veio de fábrica no carro era idêntico. Ambos apresentaram essa característica do odor.
A questão que me levou a essa associação do odor x filtro original foi justamente o fato de, ao trocar pelo modelo genérico, acabou o cheiro. Da mesma forma que não poderia ser dreno entupido já que normalmente nesses casos ou gotejaria muito pouco pra fora do carro e mais no carpete do lado do passageiro, sintoma que não ocorreu.
Na revisão dos 40 mil km, onde está prevista uma nova troca, vou querer ver os modelos de filtro disponíveis pra tentar identificar o fabricante e tirar a prova dos 9.

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Esse que fui obrigado a comprar na revisão dos 20k tinha exatamente a mesma aparência desse da foto, etiqueta Made in Germany, saco plástico lacrado e embalagem secundaria de papelão. Só não posso afirmar que era o Man pq realmente não lembro. Acho pouco provável ser um item falsificado, primeiro pq foi adquirido na CSS, segundo pq o original que veio de fábrica no carro era idêntico. Ambos apresentaram essa característica do odor.
A questão que me levou a essa associação do odor x filtro original foi justamente o fato de, ao trocar pelo modelo genérico, acabou o cheiro. Da mesma forma que não poderia ser dreno entupido já que normalmente nesses casos ou gotejaria muito pouco pra fora do carro e mais no carpete do lado do passageiro, sintoma que não ocorreu.
Na revisão dos 40 mil km, onde está prevista uma nova troca, vou querer ver os modelos de filtro disponíveis pra tentar identificar o fabricante e tirar a prova dos 9.

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Quando pensamos em carvão ativado é inevitável não imaginar a atuação das Forças de Van der Waals. Se o filtro reteve e/ou impregnou-se cheiro ruim, ele adsorveu moléculas que se fixaram definitivamente. Eu investigaria a fundo esse problema.

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36 minutos atrás, Sobrinho disse:

Você que foi protagonista do filme, Kingsman: O Círculo Dourado?

Há uns 4 anos, saindo em viagem, por um equívoco desliguei o disjuntor da cozinha antes de me ausentar. Fiquei fora 15 dias. Havia um frango no congelador. Quando retornei de viagem, religuei os disjuntores e percebi meu erro. Quando abri a geladeira, senti o cheiro mais terrível do planeta: carne de frango podre é pior que ovo podre.  A ânsia de vômito e repulsa era intensa e incontrolável. A única coisa que me vinha à mente era sair imediatamente de lá. Fechei a geladeira, lacrei a cozinha e assim ficou até o dia seguinte. Havia chegado de viagem, e tive que dormir em um hotel. Era impossível ficar dentro de casa. Só de imaginar aquele cheiro eu passava mal. Gastei umas boas horas elaborando um plano mirabolante para me livrar da geladeira. Era um problema para qual eu não imaginava haver qualquer solução. No dia seguinte, teimoso, após me livrar de toda o lixo apodrecido na geladeira, testei tudo quanto foi produto químico e de limpeza pesada. Não adiantava! Nada! Gastei um rio de dinheiro, e nada anulava aquele cheiro de carniça impregnado. Nada! Até que um amigo (químico) me recomendou usar o tal carvão ativado. Foi tiro e queda. Em 2 dias a geladeira se livrou daquele cheiro ruim. Os blocos de carvão ficaram com o cheiro terrível. Aqui explico: O carvão ativado possui uma infinidade de poros microscópicos que podem reter uma quantidade imensa de moléculas. Para resolver o problema comprei uns 20 blocos (mais ou menos) porque nem eu acreditava que funcionaria. Quando citei as forças de Forças de Van der Waals, apenas quis enfatizar que o carvão ativado não iria atrair nada para lugar nenhum. Então, é uma propriedade física, uma vez que os gases entram em contato com ele, as moléculas são adsorvidas. O cheiro ruim fica preso ali.

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Forca de Van der Waals salvo engano é sempre repulsão, e num nível atômico, mas sempre muito fracas, quase não se percebe interação intermolecular.
Apesar de ter formado em matemática, acabei pesquisando na área de física teórica na faculdade e neste trabalho tive que considerar Van der waals pois mexia com átomos de Hélio.


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49 minutos atrás, sighup disse:

Forca de Van der Waals salvo engano é sempre repulsão, e num nível atômico, mas sempre muito fracas, quase não se percebe interação intermolecular.
Apesar de ter formado em matemática, acabei pesquisando na área de física teórica na faculdade e neste trabalho tive que considerar Van der waals pois mexia com átomos de Hélio.


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Na verdade é uma questão pura de interação intermolecular. Apresenta-se na forma de repulsão ou de atração. Me lembro muito bem dessa matéria. É química. Há ligações do tipo dipolo-dipolo, dipolo-dipolo induzido e a dipolo instantâneo/dipolo induzido. Esqueça as ligações covalentes e iônicas. Van der Waals se propôs a estudar a interação das formas gasosas e líquidas.Concluiu que o tamanho da molécula e a força que atua entre elas afetam o seu comportamento. As forças intermoleculares mais fracas são as de dispersão de London. No caso do carvão ativado do filtro de ar-condicionado estamos falando de adsorção física que acontece por meio de interações intermoleculares do tipo Van der Waals, como a força de dipolo induzido e a de dipolo permanente. Carvão ativado é basicamente carbono. Carbono possui uma incrível capacidade de reter moléculas de gases e líquidos.

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Falar em cuidados e conservação do próprio veículo, ontem completava 1 ano e meio, que o habitáculo do meu carro não era higienizado.
 
Nem pano, nem aspiração, nem nada. Adiando, adiando, adiando e o resulta já estava ficando estranho.
 
Em compensação ele sofreu uma espécie de  "auto-esterilização", resultante da soma de baixa umidade e das altas temperaturas (do período de estiagem. Parece que surtiram efeito efeito dentro do cockpit. Taí uma das poucas vantagens  de ter o carro preto.
 
Não encontrei sinais de mofo ou qualquer proliferação bacteriana que fosse visível aos olhos.
 
Utilizei de ferramentas profissionais para jateamento de ar e sucção/aspiração para a limpeza. Sujeira extrema exige medidas extremas. Fora isso: Cera Paste WAX na pintura, Espuma mágica no estofamento, spray de limpeza para o ar-condicionado,  e uma limpeza rigorosa em todos os controles físicos.
 
A brincadeira me consumiu quase 3 horas, e o resultado final enganaria até os olhos mais atentos.
 
Chamei a rainha da chatice para inspecioná-lo e emitir uma opnião. O veredicto:  "Irreconhecível! Parece que acabou de sair da concessionária!"
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Em tempo: após 1 hora e meia de trabalho, o som foi automaticamente desligado e surgiu uma mensagem no computador de bordo: "Bateria fraca! Favor dar a partida imediatamente." Quando girei a chave, o motor de partida deu aquela famosa engasgadinha da morte, mas a tempo de conseguir ligar o motor. Deixei ele ligado por 40 minutos, em ponto morto.  O SOC foi para 60%. Acho que a bateria vai arriar a qualquer momento....
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Fiquei até emocionado com o seu relato. Finalmente, a despoluição de um dos lugares mais imundos da terra. Como desafio, sugiro que dê um jeito naquele tanto de lixo acumulado lá no Atlântico Norte, rs...

Nota sobre o SoC: ele não tem relação direta com a saúde da sua bateria. Já discutimos isso em outros tópicos. Um SOC baixo pode significar qualquer coisa, inclusive nada.

Abraço

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Na verdade é uma questão pura de interação intermolecular. Apresenta-se na forma de repulsão ou de atração. Me lembro muito bem dessa matéria. É química. Há ligações do tipo dipolo-dipolo, dipolo-dipolo induzido e a dipolo instantâneo/dipolo induzido. Esqueça as ligações covalentes e iônicas. Van der Waals se propôs a estudar a interação das formas gasosas e líquidas.Concluiu que o tamanho da molécula e a força que atua entre elas afetam o seu comportamento. As forças intermoleculares mais fracas são as de dispersão de London. No caso do carvão ativado do filtro de ar-condicionado estamos falando de adsorção física que acontece por meio de interações intermoleculares do tipo Van der Waals, como a força de dipolo induzido e a de dipolo permanente. Carvão ativado é basicamente carbono. Carbono possui uma incrível capacidade de reter moléculas de gases e líquidos.
Carvão ativado é inclusive utilizado na prática clínica como medida de reversão para intoxicação medicamentosa, envenamento químico e até mesmo tratamento profilático de flatos (vulgo peido) em casos extremos. Sempre bom ter umas cápsulas destas em casa.
Sobre forças de interação moleculares, lembro que as Forças de Van Der Walls tinham bastante influencia em interações de moléculas polares, sobretudo moléculas orgânicas, mas me falta memória e interesse em pesquisar mais profundamente o tema nos meus materiais de estudo das aulas de físico-quimica, orgânica e bioquímica. Mas sua teoria tem fundamento no sentido que pode haver proliferação microbiana em alguma parte do AC cujo subproduto de sua atividade biológica seja retido no filtro.
Vou observar e tentar entender se há relação ou não com o filtro VW.

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17 horas atrás, iCardeX disse:

 

Com filtro de carvão ativado, os OEM, são Valeo (França) ou MAN FILTER (Alemanha). O MAN FILTER dá uma surra feia no Valeo:

O meu veio com um filtro DENSO e na revisão colocaram um VALEO. O DENSO aparentava ter uma qualidade muito superior a esse VALEO.

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Esse final de semana amanheci com a criatividade aguçada. Essa história de ter deixado o meu veículo por um longo prazo sem a devida higienização interna, o problema do filtro de carvão ativado do amigo ali, as forças de Van Der Walls, racionamento de água pelo mundo, lixo no atlântico norte. Tudo isso misturado com a foto que eu tirei do Golf com aquela plantinha florescendo dentro de uma bota. Sei lá, sei lá. Muita coisa passou pela minha cabeça. Ontem acordei e depois que tomei daquela droga preta, sinapses novas aconteceram. Choques no meu cérebro me deixaram bem ativo. Não estou falando das capsulas de carvão ativado que o @RodrigoSP2 citou. Café, adoro café. Ao primeiro gole, meus circuitos cerebrais começam a funcionar de verdade. No dia anterior desperdicei um tempo enorme, ainda de madrugada, para resolver um bug no servidor de um cliente. Erro conhecido como bug 80070005X. Antes de tentar dormir com esse código infernal na cabeça, tive o meu momento filosofal: é mergulhado na escuridão do monitor que eu consigo enxergar as possíveis soluções para os problemas da vida. Black Mirror, diria @RicW? Não senhor! Meus monitores são de tecnologia anti-reflexo. Me conectei remotamente e resolvi a questão para, então, conseguir dormir em paz. Na verdade, eu não dormi. É preciso formular as perguntas certas para obter os resultados esperados. Talvez fosse a hora dar um novo reboot na vida. É o que plantinha da foto estava fazendo lá na fazenda minha sogra. Incorporei a ideia de sustentabilidade. Uma cidade "verde " passa por pessoas que se tornem humanos e logo , menos porcos, menos fabricantes de bobagens, de lixo, mais comunitários, participativos de ações cidadãs, menos criadores de problemas, e por aí vai. Já dei os primeiros passos tornando a minha residência inteligente: estou consumindo menos água e energia elétrica. A separação do lixo já é seletiva aqui em casa. Optei por um apartamento com janelas para aproveitar, ao máximo, a luz do sol e resfriar o ambiente sem depender do ar condicionado. Numa época de crise hídrica e energética, as cidades precisam ser cada vez mais verdes. No momento, estou estudando uma forma sustentável de coletar água para eu mesmo lavar o meu próprio carro. Espero que os vizinhos se inspirem. Realizar a coleta e reaproveitamento da água da chuva será reativamente simples: o telhado e a calha coletora da minha vaga de garagem falam por si só. O desafio do momento, nesse período de estiagem, será gerar água para reuso de forma sustentável. Estou pensando em comprar uma placa de energia solar para trabalhar com 2 desumidificadores que abastecerão outro reservatório. Vou utilizar o telhado da minha vaga de garagem, sensores específicos, e alguma adaptação para esse experimento. Cidades " verdes " são para humanos. Mas no momento eu estou afim de preparar um café ao meu jeito: Melitta Extra-Forte no coador, em dose dupla de pó. As sinapses fazendo conexão e provocando novos choques no meu cérebro.

 

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