18 meses sem higienização do cockpit


iCardeX

Recommended Posts

Esse final de semana amanheci com a criatividade aguçada. Essa história de ter deixado o meu veículo por um longo prazo sem a devida higienização interna, o problema do filtro de carvão ativado do amigo ali, as forças de Van Der Walls, racionamento de água pelo mundo, lixo no atlântico norte. Tudo isso misturado com a foto que eu tirei do Golf com aquela plantinha florescendo dentro de uma bota. Sei lá, sei lá. Muita coisa passou pela minha cabeça. Ontem acordei e depois que tomei daquela droga preta, sinapses aconteceram. Choques no meu cérebro me deixaram bem ativo. Não estou falando das capsulas de carvão ativado que o [mention=5719]RodrigoSP2[/mention] citou. Adoro café. Ao primeiro gole, meus circuitos cerebrais começam a funcionar de verdade. No dia anterior desperdicei um tempo enorme, ainda de madrugada, para resolver um bug no servidor de um cliente. Erro conhecido como bug 80070005X. Antes de tentar dormir com esse código infernal na cabeça, tive o meu momento filosofal.: é mergulhado na escuridão do monitor que eu consigo enxergar as possíveis soluções para os problemas da vida. Black Mirror, diria [mention=2091]RicW[/mention]? Não senhor! Me conectei remotamente e resolvi a questão para, então, conseguir dormir em paz. Na verdade, eu não dormi. É preciso formular as perguntas certas para obter os resultados esperados. Talvez fosse a hora dar um novo reboot na vida. É o que plantinha da foto estava fazendo lá na fazenda minha sogra. Incorporei a ideia de sustentabilidade. Uma cidade "verde " passa por pessoas que se tornem humanos e logo , menos porcos, menos fabricantes de bobagens, de lixo, mais comunitários, participativos de ações cidadãs, menos criadores de problemas, e por aí vai. Já dei os primeiros passos tornando a minha residência inteligente: estou consumindo menos água e energia elétrica. A separação do lixo já seletiva aqui em casa. Optei por um apartamento com janelas para aproveitar ao máximo a luz do sol e resfriar o ambiente sem depender do ar condicionado. Numa época de crise hídrica e energética, as cidades precisam ser cada vez mais verdes. No momento, estou estudando uma forma sustentável de coletar água para eu mesmo lavar o meu próprio carro. Espero que os vizinhos se inspirem. Realizar a coleta e reaproveitamento da água da chuva será reativamente simples: o telhado e a calha coletora da minha vaga de garagem  falam por si só. O desafio do momento, nesse período de estiagem, será gerar água para reuso de forma sustentável. Estou pensando em comprar uma placa de energia solar para trabalhar com 2 desumidificadores que abastecerão outro reservatório. Vou utilizar o telhado da minha vaga de garagem, sensores específicos, e alguma adaptação para esse experimento. cidades " verdes " são para humanos. Mas no momento eu estou afim de preparar um café ao meu jeito: Melitta Extra-Forte no coador, em dose dupla de pó. As sinapses fazendo conexão e provocando novos choques no meu cérebro.
 
509591c80e23c15b90f260d37d18a938.jpg
Não sei se procede mas, reza a lenda: no coador, é mais forte.

Abraço

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro dia estava reparando a quantidade de lixo plástico que uma pessoa gera. A maior parte dele nem reciclado pode ser.
Quando o Radard implementou a lei para padronizar (e cobrar) pelas sacolinhas plásticas nos mercados muita gente chiou (eu inclusive), mas depois as pessoas se adaptaram e atualmente (eu pelo menos) sempre deixo uma ou duas sacolas grandes no carro pra ir ao mercado. E, chuto, isso deve poupar nem 5% do total de plásticos que vão parar em lixões, rios, aterros, etc.
Infelizmente evoluímos em tantos aspectos mas em outros continuamos atrasados no quesito geração de resíduos. Mas,@iCardex , enxergo uma luz no fim do túnel: percebo que a geração Y e algumas sociedades estao muito comprometidas em reduzir, reutilizar e reciclar (os 3 Rs da sustentabilidade).

Nesse aspecto, e só neste, admiro os franceses que incorporam essa cultura desde os anos 70.

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse final de semana amanheci com a criatividade aguçada. Essa história de ter deixado o meu veículo por um longo prazo sem a devida higienização interna, o problema do filtro de carvão ativado do amigo ali, as forças de Van Der Walls, racionamento de água pelo mundo, lixo no atlântico norte. Tudo isso misturado com a foto que eu tirei do Golf com aquela plantinha florescendo dentro de uma bota. Sei lá, sei lá. Muita coisa passou pela minha cabeça. Ontem acordei e depois que tomei daquela droga preta, sinapses novas aconteceram. Choques no meu cérebro me deixaram bem ativo. Não estou falando das capsulas de carvão ativado que o [mention=5719]RodrigoSP2[/mention] citou. Café, adoro café. Ao primeiro gole, meus circuitos cerebrais começam a funcionar de verdade. No dia anterior desperdicei um tempo enorme, ainda de madrugada, para resolver um bug no servidor de um cliente. Erro conhecido como bug 80070005X. Antes de tentar dormir com esse código infernal na cabeça, tive o meu momento filosofal: é mergulhado na escuridão do monitor que eu consigo enxergar as possíveis soluções para os problemas da vida. Black Mirror, diria [mention=2091]RicW[/mention]? Não senhor! Meus monitores são de tecnologia anti-reflexo. Me conectei remotamente e resolvi a questão para, então, conseguir dormir em paz. Na verdade, eu não dormi. É preciso formular as perguntas certas para obter os resultados esperados. Talvez fosse a hora dar um novo reboot na vida. É o que plantinha da foto estava fazendo lá na fazenda minha sogra. Incorporei a ideia de sustentabilidade. Uma cidade "verde " passa por pessoas que se tornem humanos e logo , menos porcos, menos fabricantes de bobagens, de lixo, mais comunitários, participativos de ações cidadãs, menos criadores de problemas, e por aí vai. Já dei os primeiros passos tornando a minha residência inteligente: estou consumindo menos água e energia elétrica. A separação do lixo já é seletiva aqui em casa. Optei por um apartamento com janelas para aproveitar, ao máximo, a luz do sol e resfriar o ambiente sem depender do ar condicionado. Numa época de crise hídrica e energética, as cidades precisam ser cada vez mais verdes. No momento, estou estudando uma forma sustentável de coletar água para eu mesmo lavar o meu próprio carro. Espero que os vizinhos se inspirem. Realizar a coleta e reaproveitamento da água da chuva será reativamente simples: o telhado e a calha coletora da minha vaga de garagem falam por si só. O desafio do momento, nesse período de estiagem, será gerar água para reuso de forma sustentável. Estou pensando em comprar uma placa de energia solar para trabalhar com 2 desumidificadores que abastecerão outro reservatório. Vou utilizar o telhado da minha vaga de garagem, sensores específicos, e alguma adaptação para esse experimento. Cidades " verdes " são para humanos. Mas no momento eu estou afim de preparar um café ao meu jeito: Melitta Extra-Forte no coador, em dose dupla de pó. As sinapses fazendo conexão e provocando novos choques no meu cérebro.
 
509591c80e23c15b90f260d37d18a938.jpg
Vc não terminou de contar sobre a automatização da sua casa...

Aqui na minha, ja gastei uma pequena nota com interruptores, sensores de movimento, luz, umidade e temperatura, e também com tomadas para saber o consumo de cada dispositivo.

Ainda falta colocar um na entrada do qdc pra medir o consumo da casa como um todo, mas o roteador novo que trouxe da ultima viagem me deixou na mao em menos de 3 meses. Partir pra algo mais profissional, pensando nos produtos ubiquiti...

Da pra fazer várias programações: se houver luz do sol, e as janelas estão abertas, não é permitido ligar nenhuma luz na casa, se houver luz do sol e as janelas fechadas, seto as lampadas em 50% de luminosidade e quando esta de noite, fica no máximo a 80%.

Meu dashboard atual:

474b588a6313400077da6a395a6702bb.jpg7b87b7832cfa53069b2a840a81cd9157.jpg9477c4b98fa589ca00025d54d9e95ddd.jpg9ecf3f1f3366c4d89ef7d640a5e69ae1.jpg

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra confirmar faz o teste: ande sempre que possível com a recirculação ligada. Se o cheiro cessar é o filtro.

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk



Pois é cara, troquei a droga do filtro original pelo Wega e o cheiro foi embora. O Wega, aparentemente, tem boa qualidade.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na revisão realizada no dia 26/07, a 6ª revisão do meu Golf que está no alto dos seus 28mil e poucos km, como estava eu de férias, resolvi acompanhar os serviços. 

O filtro do AC, de substituição programada, foi substituido por um Mann. 

O que estava no carro estava bem sujo, mas uma característica que me chamou atenção foi que estava pesado de umidade e quando ligava o AC, um leve odor de mofo entrava no habitáculo.

Aqui no RS tem chovido bastante, então acredito que essa umidade que fica no filtro acarreta o cheiro desagradável narrado pelos confrades.

Aguem mais percebeu se o filtro estava pesado de umidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na revisão realizada no dia 26/07, a 6ª revisão do meu Golf que está no alto dos seus 28mil e poucos km, como estava eu de férias, resolvi acompanhar os serviços. 
O filtro do AC, de substituição programada, foi substituido por um Mann. 
O que estava no carro estava bem sujo, mas uma característica que me chamou atenção foi que estava pesado de umidade e quando ligava o AC, um leve odor de mofo entrava no habitáculo.
Aqui no RS tem chovido bastante, então acredito que essa umidade que fica no filtro acarreta o cheiro desagradável narrado pelos confrades.
Aguem mais percebeu se o filtro estava pesado de umidade?


O meu estava seco e limpo, mas o cheio péssimo. Eu mesmo fiz a troca.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc não terminou de contar sobre a automatização da sua casa...  Aqui na minha, ja gastei uma pequena nota com interruptores, sensores de movimento, luz, umidade e temperatura, e também com tomadas para saber o consumo de cada dispositivo.   Ainda falta colocar um na entrada do qdc pra medir o consumo da casa como um todo, mas o roteador novo que trouxe da ultima viagem me deixou na mao em menos de 3 meses. Partir pra algo mais profissional, pensando nos produtos ubiquiti...

 

Da pra fazer várias programações: se houver luz do sol, e as janelas estão abertas, não é permitido ligar nenhuma luz na casa, se houver luz do sol e as janelas fechadas, seto as lampadas em 50% de luminosidade e quando esta de noite, fica no máximo a 80%.

 

Meu dashboard atual:

 

 

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

 

 

 

 

Muito bom! Meus parabéns! Do lado de cá adotei o sistema HomeKit, da Apple. Adquiri e instalei sensores e dispositivos de 3 fabricantes diferentes: Da Koogeek, chinesa, adotei: a) apagadores fixo (kh01): https://www.koogeek.com/p-kh01.html

b.) Apagadores dimerizáveis (kh03): https://www.koogeek.com/p-kh03.html

c)  Sensores de contato (p-dw1): https://www.koogeek.com/p-dw1.html

d) Réguas Inteligentes (p-o1us-1): https://www.koogeek.com/p-o1us-1.html

e.) Tomada inteligente (p2 plug): https://www.koogeek.com/p-p2.html

f) Tira de Led dimetrizável com 16 milhões de cores (p-ls1):  https://www.koogeek.com/p-ls1.html

obs: Os dispositivos da Koogeek possuem o design agradável, são muito bem construídos, além de serem perfeitamente responsivos. A velocidade impressiona. O suporte do fabricante, embora apenas dentro da china, funcionou muito bem. A primeira leva de dispositivos que comprei para realizar testes foram os apagadores KH01. Dos 5 dispositivos adquiridos, 3 não passaram no meu controle pessoal de qualidade (liga-desliga, sequencialmente, 100x seguidas sem travar). Reclamei com o fabricante, e eles apenas me pediram um vídeo demonstrando a falha do produto. Enviei. Me pediram desculpas e remeteram imediatamente 3 dispositivos zerados com frete expresso. Os novos swithers passaram no teste, mas eu levei uma facada com o valor dos encargos da DHL. A maioria dos hosts comercializados por eles trabalham com o protocolo de rede 80211.n, operando em 2.4Ghz. Um diferencial muito interessante da Koogeek é que os dispositivos que lidam diretamente com energia, todos eles, possuem mensurador interno de consumo elétrico instantâneo e cumulativo. Aliás, esse dispositivos trocam essas informação com o app do smartphone para gerar gráficos para análises.

Da EVE, alemã, adotei:

a) Sensor Externo de Temperatura, Umidade, e Pressão (Eve Weather): https://www.evehome.com/en/eve-motion

b.) Sensor interno de Temperatura, umidade e pressão (Eve Room): https://www.evehome.com/en/eve-room

c.) Sensores de movimento (Eve Motion): https://www.evehome.com/en/eve-motion

Os dispositivos da EVE possuem uma boa qualidade construtiva, porém pecam em seu funcionamento por não trabalharem com a conexão direta wireless. A EVE adotou o protocolo Bluetooth 4.0 para comunicação, que eu não considero tão responsivo, abrangente e eficiente quanto o wifi. Percebe-se, por vezes, um certo delay com as respostas dos sensores de presença. Lançaram 2 atualizações de firmware nos últimos 6 meses, mas não consegui perceber a melhora com relação a velocidade de resposta. Resumindo, as vezes a resposta do dispositivo é instantânea, as vezes não. Dá para conviver, mas se eu pudesse voltar no tempo não compraria esses sensores. A Koogeek, por exemplo, quando não adota o procolo 80211n, em seus produtos, embaca-os com bluetooth 5.0 que é simplesmente 2 vezes mais rápido que o bluetooth 4.0 ao tempo que possui 5x mais alcance. Outro fato curioso é que o Eve Weather gastou apenas 30% de energia, coletando informações de temperatura, umidade e pressão.  Enquanto isso as pilhas do EVE ROM, duraram apenas 3 meses de trabalho. O Eve Sense ainda estão com as mesmas pilhas, mas quase em estado terminal, 4 meses de trabalho. Gostei da maneira como ele organiza e permite análieses dos logs coletados através dos dispositivos.

Da Nanoleaf, canadense, adotei:

a) Painel Led Dimerizável (Nanoleaf Light Panels): https://nanoleaf.me/en/consumer-led-lighting/products/smarter-series/nanoleaf-light-panels-smarter-kit/

b.) Sensor de Audio e Luz (Nanoleaf Rhythm): https://int-shop.nanoleaf.me/products/nanoleaf-rhythm-upgrade-module

O Nanoleaf é composto de vários painéis triangulares, com 16 milhões de cores, e que podem ser unidos por pontes eletrônicas para formar esculturas em paredes ou sistemas de iluminação personalizados. Os painéis possuem uma série de efeitos de transição para que se possa criar cenas para aplicações específicas. Com esses painéis, por exemplo, eu consigo simular efeitos de "rajadas de fogo", que refletem-se nas parede da sala de estaqr, e com isso consigo afastar insetos em épocas de proliferação. É a minha principal aplicação para ele, mas as possibilidades, em processos de automação são praticamente infinitas. Recentemente me avisaram por e-mail que os Rhythm, possuia um sensor de luminosidade embutido, e que eu conseguiria testá-lo se eu entrasse par ao programa beta-tester. Declinei, mas fiquei curioso para saber como é que o sensor de luminosidade trabalharia porque eu não consegui identificá-lo em lugar algum da Nanoleaf.

----

A automação com HomeKit é muito simples. Porém, adicionar muitas variáveis automatizadas pode tornar a experiência desastrosa. Por exemplo, eu testei a automação para fazer café automaticamente, e esqueci, por 2 vezes, de alimentar a cafeteira.  Resultado: energia elétrica desperdiçada. Tudo bem que 40 minutos de energia desperdiçada não será um desastre catastrófico na conta de energia, mas é preciso repensar toda a programação para evitar problemas que não existiam antes. Uma outra experiência desagradável foi com a luz do corredor, fiz um automatização com sensor de movimento que se mostrou simplesmente inútil para ele: atrapalhava mais que ajudava. É uma questão de projeção, tentativa e erro ou acerto. A parte boa é que você consegue corrigir esses problemas, simplesmente reprogramando mais variáveis.  Outra vantagem do sistema Home Kit é que qualquer App com certificação MFI da Apple, tem autoridade sobre os dispositivos sem maiores burocracias, sendo que o iPhone tem a autoridade máxima. Tenho um total de 36 hosts HomeKit.  27 deles já estão com função determinada e operando de forma completamente automatizada. No momento estou utilizando os dispositivos para criarem cenários de iluminação, bloquear a força dos eletrodomésticos que operam a maior parte do tempo stand-by, e gerenciar a climatização orientado pelos sensores de temperatura e umidade.

Dou-me por satisfeito, até o momento.

----

Essa é a minha atual DashBoard:

 

 

Rodando em 3G

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, iCardeX disse:

Muito bom! Meus parabéns! Do lado de cá adotei o sistema HomeKit, da Apple. Adquiri e instalei sensores e dispositivos de 3 fabricantes diferentes: Da Koogeek, chinesa, adotei: a) apagadores fixo (kh01): https://www.koogeek.com/p-kh01.html

b.) Apagadores dimerizáveis (kh03): https://www.koogeek.com/p-kh03.html

c)  Sensores de contato (p-dw1): https://www.koogeek.com/p-dw1.html

d) Réguas Inteligentes (p-o1us-1): https://www.koogeek.com/p-o1us-1.html

e.) Tomada inteligente (p2 plug): https://www.koogeek.com/p-p2.html

f) Tira de Led dimetrizável com 16 milhões de cores (p-ls1):  https://www.koogeek.com/p-ls1.html

obs: Os dispositivos da Koogeek possuem o design agradável, são muito bem construídos, além de serem perfeitamente responsivos. A velocidade impressiona. O suporte do fabricante, embora apenas dentro da china, funcionou muito bem. A primeira leva de dispositivos que comprei para realizar testes foram os apagadores KH01. Dos 5 dispositivos adquiridos, 3 não passaram no meu controle pessoal de qualidade (liga-desliga, sequencialmente, 100x seguidas sem travar). Reclamei com o fabricante, e eles apenas me pediram um vídeo demonstrando a falha do produto. Enviei. Me pediram desculpas e remeteram imediatamente 3 dispositivos zerados com frete expresso. Os novos swithers passaram no teste, mas eu levei uma facada com o valor dos encargos da DHL. A maioria dos hosts comercializados por eles trabalham com o protocolo de rede 80211.n, operando em 2.4Ghz. Um diferencial muito interessante da Koogeek é que os dispositivos que lidam diretamente com energia, todos eles, possuem mensurador interno de consumo elétrico instantâneo e cumulativo. Aliás, esse dispositivos trocam essas informação com o app do smartphone para gerar gráficos para análises.

Da EVE, alemã, adotei:

a) Sensor Externo de Temperatura, Umidade, e Pressão (Eve Weather): https://www.evehome.com/en/eve-motion

b.) Sensor interno de Temperatura, umidade e pressão (Eve Room): https://www.evehome.com/en/eve-room

c.) Sensores de movimento (Eve Motion): https://www.evehome.com/en/eve-motion

Os dispositivos da EVE possuem uma boa qualidade construtiva, porém pecam em seu funcionamento por não trabalharem com a conexão direta wireless. A EVE adotou o protocolo Bluetooth 4.0 para comunicação, que eu não considero tão responsivo, abrangente e eficiente quanto o wifi. Percebe-se, por vezes, um certo delay com as respostas dos sensores de presença. Lançaram 2 atualizações de firmware nos últimos 6 meses, mas não consegui perceber a melhora com relação a velocidade de resposta. Resumindo, as vezes a resposta do dispositivo é instantânea, as vezes não. Dá para conviver, mas se eu pudesse voltar no tempo não compraria esses sensores. A Koogeek, por exemplo, quando não adota o procolo 80211n, em seus produtos, embaca-os com bluetooth 5.0 que é simplesmente 2 vezes mais rápido que o bluetooth 4.0 ao tempo que possui 5x mais alcance. Outro fato curioso é que o Eve Weather gastou apenas 30% de energia, coletando informações de temperatura, umidade e pressão.  Enquanto isso as pilhas do EVE ROM, duraram apenas 3 meses de trabalho. O Eve Sense ainda estão com as mesmas pilhas, mas quase em estado terminal, 4 meses de trabalho. Gostei da maneira como ele organiza e permite análieses dos logs coletados através dos dispositivos.

Da Nanoleaf, canadense, adotei:

a) Painel Led Dimerizável (Nanoleaf Light Panels): https://nanoleaf.me/en/consumer-led-lighting/products/smarter-series/nanoleaf-light-panels-smarter-kit/

b.) Sensor de Audio e Luz (Nanoleaf Rhythm): https://int-shop.nanoleaf.me/products/nanoleaf-rhythm-upgrade-module

O Nanoleaf é composto de vários painéis triangulares, com 16 milhões de cores, e que podem ser unidos por pontes eletrônicas para formar esculturas em paredes ou sistemas de iluminação personalizados. Os painéis possuem uma série de efeitos de transição para que se possa criar cenas para aplicações específicas. Com esses painéis, por exemplo, eu consigo simular efeitos de "rajadas de fogo", que refletem-se nas parede da sala de estaqr, e com isso consigo afastar insetos em épocas de proliferação. É a minha principal aplicação para ele, mas as possibilidades, em processos de automação são praticamente infinitas. Recentemente me avisaram por e-mail que os Rhythm, possuia um sensor de luminosidade embutido, e que eu conseguiria testá-lo se eu entrasse par ao programa beta-tester. Declinei, mas fiquei curioso para saber como é que o sensor de luminosidade trabalharia porque eu não consegui identificá-lo em lugar algum da Nanoleaf.

----

A automação com HomeKit é muito simples. Porém, adicionar muitas variáveis automatizadas pode tornar a experiência desastrosa. Por exemplo, eu testei a automação para fazer café automaticamente, e esqueci, por 2 vezes, de alimentar a cafeteira.  Resultado: energia elétrica desperdiçada. Tudo bem que 40 minutos de energia desperdiçada não será um desastre catastrófico na conta de energia, mas é preciso repensar toda a programação para evitar problemas que não existiam antes. Uma outra experiência desagradável foi com a luz do corredor, fiz um automatização com sensor de movimento que se mostrou simplesmente inútil para ele: atrapalhava mais que ajudava. É uma questão de projeção, tentativa e erro ou acerto. A parte boa é que você consegue corrigir esses problemas, simplesmente reprogramando mais variáveis.  Outra vantagem do sistema Home Kit é que qualquer App com certificação MFI da Apple, tem autoridade sobre os dispositivos sem maiores burocracias, sendo que o iPhone tem a autoridade máxima. Tenho um total de 36 hosts HomeKit.  27 deles já estão com função determinada e operando de forma completamente automatizada. No momento estou utilizando os dispositivos para criarem cenários de iluminação, bloquear a força dos eletrodomésticos que operam a maior parte do tempo stand-by, e gerenciar a climatização orientado pelos sensores de temperatura e umidade.

Dou-me por satisfeito, até o momento.

----

Essa é a minha atual DashBoard:

 

 

 

Rodando em 3G

 

 

 

Faço de suas palavras, as minhas: Muito bom! Meus Parabéns!

Como não sou muito fã da Apple, parti para o lado negra da força. No seu caso, é tudo integrado direto com o HomeKit, correto?

Em casa eu adotei o Samsung Smartthings, é um hub que funciona com 2 protocolos: Z-wave (90x.xMhz) e Zigbee (2.4Ghz):

https://www.amazon.com/Samsung-SmartThings-Smart-Home-Hub/dp/B010NZV0GE/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1533039970&sr=8-3&keywords=smartthings

Nos interruptores, foram dimmers e switches da Homeseer, um pouco caro, comparado aos outros, mas com ele, posso criar até 10 cenas (1 toque pra cima, ligo a luz, com 2 toques pra cima, ligo todas as luzes e TV, com 2 toques pra baixo, desligo todas as luzes e tv) e assim por diante, do jeito que eu quiser.

Fora isso, que cada interruptor tem um LED RGB, aí posso também configurar a cor para cada evento que ocorra em casa.

No caso, que configurei até agora, foi um sensor de umidade que fica na caixa da minha camera, o ideal é manter essa umidade entre 35 a 45%, enquanto está nessa umidade, o led fica verde, se abaixo fica vermelho e acima azul. Quando entro em casa, pelo sensor da porta e ou movimento na sala, ele ativa o led, e sei o percentual aproximado da umidade dentro da caixa.

Interruptores:

https://www.amazon.com/HomeSeer-HS-WS200-Z-Wave-Scene-Capable-indicator/dp/B079F5W7V6/ref=sr_1_1?s=hi&ie=UTF8&qid=1533040108&sr=1-1&keywords=hs-ws200%2B

O que era antes nas luzes da sala:

VPzEvG6.jpg

CYeuYKm.jpg

Colocado a caixa de passagem nova:

DbbwV1b.jpg

Semi finalizado:

FZfWXOr.jpg

Ficou faltando a foto da massa e depois pronto...

Sensor da porta:

zb2EZPH.jpg

 

Espalhei 3 sensores pela casa que medem: Luz, UV, Umidade, Temperatura, Movimento e Vibração, 1 externo, outro na sala e um na caixa camera:

https://www.amazon.com/dp/B0773FWJ2Y?aaxitk=XHa-7WXCUR07pCY.nU-1PQ&pd_rd_i=B0773FWJ2Y&pf_rd_m=ATVPDKIKX0DER&pf_rd_p=3930100107420870094&pf_rd_s=desktop-sx-top-slot&pf_rd_t=301&pf_rd_i=aeotec+sensor&hsa_cr_id=2618038220601

Nos eletrodomésticos, coloquei tomadas para medirem consumo, o ruim é que tive que jogar fora o padrão dilma e colocar o padrão trump

oRT7Zj7.jpg

https://www.amazon.com/Charging-Wireless-Control-Security-Automation/dp/B00VQISOCG/ref=sr_1_4?s=hi&ie=UTF8&qid=1533041195&sr=1-4&keywords=aeotec+switch

No Ar condicionado, coloquei um interruptor para até 40A, com medição de consumo também.

j7UIdiD.jpg

https://www.amazon.com/Aeotec-Security-controller-electricity-consumption/dp/B00MBIRF5W/ref=sr_1_1_sspa?s=hi&ie=UTF8&qid=1533041031&sr=1-1-spons&keywords=aeotec+heavy+duty+switch&psc=1&smid=A2RDTQKX07GN6W

Para a TV tenho o logitech harmony e para as lampadas coloquei algumas Lifx na sala e quartos.

Tudo isso é integrado diretamente no aplicativo do Samsung SmartThings:

acx64sn.jpg

9iLBPTp.jpg

LJaP5Uu.jpg

Tem alguns dispositivos que não estão conectados, que é o caso das lampadas e do logitech, meu roteador deve ter pifado o radio de 2.4Ghz, então só está funcionando o de 5Ghz. Logo isso muda.

Consumo desse mes da minha geladeira:

BVfr0bp.jpg

Sensor externo hoje dia 31/07:

haSQdMZ.jpg

Para automatizar tudo isso, eu integro ele ao Webcore, é um aplicativo que alguém fez para automatizar as rotinas.

Tenho varias, inclusive de segurança. Quando não estou em casa e a porta da sala é aberta, recebo SMS.

Um que fiz especialmente para a minha esposa é que quando a maquina de lavar termina o ciclo, ela manda um SMS diretamente pra ela:

qtI3uIL.jpg

Quem sabe de programação é facil, quem não sabe, tipo o @Sobrinho vou dar uma leve explicação:

Criei uma variavel com o nome de Power do tipo boleana: ou é 0 ou é 1, ou é verdadeiro ou é falso.

Aí inicia a logica:

Se a tomada da maquina de lavar tiver o consumo menor que 8w por 5 minutos e a variavel Power estiver como verdadeira, minha esposa e eu recebemos a msg: Ciclo de lavar concluido.

E depois define a variavel power para falso

(Isso para eu não receber falso positivo, pois no meio da lavagem, a maquina enche de agua e gasta muita pouca energia)

E por ultimo:

Então se o consumo da maquina for maior que 100W (Isso quando esta centrifugando)

Ele muda a variavel Power para verdadeira e fazer a condição acima.

Enfim, fico brincando em casa, com esses if then else da vida, onde cada dispositivo dependendo da sua informação, faz outro dispositivo fazer outra coisa.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, iCardeX disse:

E os comandos de voz podem ser informados tanto pelo telefone, quanto pelo controle da AppleTv ou através do Apple HomePod. Alguns dispositivos já aceitam comandos via Alexa e também Google Assistant.
 

 

 


Enviado do meu iPhone 8 usando Tapatalk

Isso aí ficou muito legal.

O bom da Siri é que você pode falar em português mesmo.

Eu com a alexa, tenho que ativa-la usando o comando: Alexa e depois: turn on, turn off dispositivo

Mudar a cor: Alexa, change the lights to blue e assim por diante.

Pergunta: Procurei diversos dispositivos para saber se a janela está aberta/fechada. Em casa todas as janelas são 3 folhas que correm. Na sua também é assim, como fez?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei um pouco da discussão sobre os filtros de cabine e pesquisando pelo código 5Q0819653 achei estas opções:

original mas não fala a marca e nem se é de carvão ativado (deve ser) http://itacuapecas.com.br/5q0819653-elem-filtr-195252.html

marca Micronair ou o que tiver em estoque com carvão ativado https://www.autolonautopecas.com.br/products/FILTRO-CABINE-CARVAO-ATIVADO-NOVO-GOLF-13{47}...-MC-937.html

No fórum de MK7 gringo vi indicando os filtros Mann, código CUK26009 (carvão ativado) https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1010950533-filtro-de-ar-condicionado-mann-cuk26009-_JM

E um outro Mann que parece ser top, anti mofo, anti alérgico, anti tudo, código FP26009 https://pt.aliexpress.com/item/MANNFILTERtimes-clear-core-multi-function-air-conditioning-filter-FP26009-anti-PM2-5-for-Golf-7-A3/32817151151.html

Pela explicação o de carvão ativado deveria ser superior em neutralizar odores:
 

Citar

Diferença do Filtro comum para o Filtro de Carvão Ativado:
Os filtros de cabine Comum absorvem o pólen e ácaros, partículas de pó e contaminantes do 
ar. O filtro de cabine com carvão ativado é igual ao filtro de cabine comum, porém tem Uma 
camada adicional de carvão que absorve os gases nocivos e o mau cheiro, como o ozônio, 
óxido de nitrogênio, dióxido de enxofre e hidrocarbonetos. Resumindo o Filtro Ativado oferece 
proteção adicional contra gases de escape dos automóveis e indústrias, odores desagradáveis 
de lixões, fumaça negra de caminhões, monóxido de carbono, entre outros.

Seguindo o plano de revisão tenho que trocar esse filtro de cabine a cada dois anos, mas dependendo do estado do filtro vou encurtar essa troca e escolher alguma dessas opções, estou pensando em experimentar esse FP26009.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí ficou muito legal. O bom da Siri é que você pode falar em português mesmo.

 

Não é bem assim. Funcionar, funciona. Mas a Siri tem as sua limitações. Por exemplo, sou obrigado a chamar o meu "rack" de qualquer coisa, menos rack. Ela sempre entende Hulk, e não interpreta o comando. Assim, tive que nomear o Rack para "Estante". Na língua inglesa, a Siri se torna 80% mais eficiente

Eu com a alexa, tenho que ativa-la usando o comando: Alexa e depois: turn on, turn off dispositivo

Testei o Google Assistant e fiquei impressionado com a velocidade de comunicação com a Nanoleaf. Também só entende em inglés, mas é sematicamente mais inteligente que a Siri. Sem contar que o Google Assistant entende o contexto da conversa. A Siri é muito limitada em várias questões, por exemplo, quando se mistura idiomas dentro da solicitação: Nessa sentido o Google dá uma surra na Siri."Toque Had Hot Chili Peppers, no Spotify", não saia nem com reza brava no iPhone.

Pergunta: Procurei diversos dispositivos para saber se a janela está aberta/fechada. Em casa todas as janelas são 3 folhas que correm. Na sua também é assim, como fez?

A Janela da Sala do meu apartamento possui 4 Folhas. Elas podem ser recolhidas completamente, tanto para a direita quanto para a esquerda. O suposto parapeito foi projetado bem baixo do centro de gravidade do corpo humano. Erro grotesco de projeto desse prédio. É bonito de ver, mas potencialmente perigoso. Fui obrigado a instalar uma rede para evitar um possível acidente, inclusive com a minha diarista. Nessa janela instalei 2 sensores: um do lado direito e outro do lado esquerdo. Ambos sensores ativam cenas específicas durante a noite. Quando qualquer um deles é aberto, uma cena simula rajadas de fogo via Nanoleaf. Essas rajadas são refletidas nas paredes, e vão contra a janela também. Meu apartamento é todo pintado de branco por questões técnicas.. O pulo do gato é que posso manter as folhas em recolhimento total sem ser incomodado por mosquitos e outros insetos voadores. O insetos são ludibriados pelas rajadas e frequência da luz, portanto, não irão querer mergulhar no "fogo virtual". Uma cliente que viajou para a África me disse que lá eles só utilizam luz amarela, daí tive a ideia de adaptar o Nanoleaf para simular fogo. Funcionou. Em posição de fechamento, outra cena ativa, na Nanoleaf, porém mais suave a agradável para simular uma decoração. O vão da janela é tão avantajado que esconde inclusive um sistema de persianas negras, mas que passam a maior parte do tempo recolhidas. Não pretendo automatizá-las. 

 

b310d18df16f9a383451fac220d13ce8.jpg

 

e709603920b83f2b0cb699dd2bd4a690.jpg

 

Daí é uma mera questão de “técnica” para realizar uma troca inteligente de calor. Aboli o uso de ar condicionado. Os sensores de temperatura foram instados justamente para validar essa certeza.

 

5d3901b0f9912c00c2ddc0ffa6c0daad.jpg

 

1953c3098bf8db70880608bd7e8e73c1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, iCardeX disse:

Não é bem assim. Funcionar, funciona. Mas a Siri tem as sua limitações. Por exemplo, sou obrigado a chamar o meu "rack" de qualquer coisa, menos rack. Ela sempre entende Hulk, e não interpreta o comando. Assim, tive que nomear o Rack para "Estante". Na língua inglesa, a Siri se torna 80% mais eficiente

 

Testei o Google Assistant e fiquei impressionado com a velocidade de comunicação com a Nanoleaf. Também só entende em inglés, mas é sematicamente mais inteligente que a Siri. Sem contar que o Google Assistant entende o contexto da conversa. A Siri é muito limitada em várias questões, por exemplo, quando se mistura idiomas dentro da solicitação: Nessa sentido o Google dá uma surra na Siri."Toque Had Hot Chili Peppers, no Spotify", não saia nem com reza brava no iPhone.

 

A Janela da Sala do meu apartamento possui 4 Folhas. Elas podem ser recolhidas completamente, tanto para a direita quanto para a esquerda. O suposto parapeito foi projetado bem baixo do centro de gravidade do corpo humano. Erro grotesco de projeto desse prédio. É bonito de ver, mas potencialmente perigoso. Fui obrigado a instalar uma rede para evitar um possível acidente, inclusive com a minha diarista. Nessa janela instalei 2 sensores: um do lado direito e outro do lado esquerdo. Ambos sensores ativam cenas específicas durante a noite. Quando qualquer um deles é aberto, uma cena simula rajadas de fogo via Nanoleaf. Essas rajadas são refletidas nas paredes, e vão contra a janela também. Meu apartamento é todo pintado de branco por questões técnicas.. O pulo do gato é que posso manter as folhas em recolhimento total sem ser incomodado por mosquitos e outros insetos voadores. O insetos são ludibriados pelas rajadas e frequência da luz, portanto, não irão querer mergulhar no "fogo virtual". Uma cliente que viajou para a África me disse que lá eles só utilizam luz amarela, daí tive a ideia de adaptar o Nanoleaf para simular fogo. Funcionou. Em posição de fechamento, outra cena ativa, na Nanoleaf, porém mais suave a agradável para simular uma decoração. O vão da janela é tão avantajado que esconde inclusive um sistema de persianas negras, mas que passam a maior parte do tempo recolhidas. Não pretendo automatizá-las. 

 

b310d18df16f9a383451fac220d13ce8.jpg

 

e709603920b83f2b0cb699dd2bd4a690.jpg

 

Daí é uma mera questão de “técnica” para realizar uma troca inteligente de calor. Aboli o uso de ar condicionado. Os sensores de temperatura foram instados justamente para validar essa certeza.

 

5d3901b0f9912c00c2ddc0ffa6c0daad.jpg

 

1953c3098bf8db70880608bd7e8e73c1.jpg

ótima ideia.... está de parabéns, mas seria pedir muito nos brindar com um vídeo do funcionamento dessa rajada de luzes? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para resolver o problema de umidade aqui do DF. Eu comprei esse monstro que trabalha com 3 filtros do tipo colmeias para a troca de calor.

 

f7014bd1a50f74528d64d8d512a6e47f.jpg

 

f09fa73ee4256e140cdbab615740da8d.jpg

 

Suporta 40 litros de água com reposição manual mas também pode ser auto-alimentado por engate de mangueira direta no reservatório.

 

Daí é só aplicar a regra, e suas N variáveis, que ativará ou desativara a tomada de força dele.

 

42e496d1dce368db2e620216f428ae9d.png

 

6a61182458f0ce93087b72712db5f48b.png

 

 

Em tempo: ele é barulhento!

 

 

 

 

 

Enviado do meu iPhone 8 usando Tapatalk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ótima ideia.... está de parabéns, mas seria pedir muito nos brindar com um vídeo do funcionamento dessa rajada de luzes? 



Vou tentar. Pela noite subo um vídeo. Os sensores de luz das câmeras digitais e celulares ficam confusos com a variação tão repentina de cores. Eles tentam a auto-estabilização e isso distorce o resultado óptico real.


Enviado do meu iPhone 8 usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, iCardeX disse:

Não é bem assim. Funcionar, funciona. Mas a Siri tem as sua limitações. Por exemplo, sou obrigado a chamar o meu "rack" de qualquer coisa, menos rack. Ela sempre entende Hulk, e não interpreta o comando. Assim, tive que nomear o Rack para "Estante". Na língua inglesa, a Siri se torna 80% mais eficiente

Também tive que mudar o nome do meu Rack para Home Theather, até hoje minha esposa reclama que lá não é o HT e sim o rack, mas a Alexa entende qualquer coisa menos Rack. :lol:

 

48 minutos atrás, iCardeX disse:

A Janela da Sala do meu apartamento possui 4 Folhas. Elas podem ser recolhidas completamente, tanto para a direita quanto para a esquerda. O suposto parapeito foi projetado bem baixo do centro de gravidade do corpo humano. Erro grotesco de projeto desse prédio. É bonito de ver, mas potencialmente perigoso. Fui obrigado a instalar uma rede para evitar um possível acidente, inclusive com a minha diarista. Nessa janela instalei 2 sensores: um do lado direito e outro do lado esquerdo. Ambos sensores ativam cenas específicas durante a noite. Quando qualquer um deles é aberto, uma cena simula rajadas de fogo via Nanoleaf. Essas rajadas são refletidas nas paredes, e vão contra a janela também. Meu apartamento é todo pintado de branco por questões técnicas.. O pulo do gato é que posso manter as folhas em recolhimento total sem ser incomodado por mosquitos e outros insetos voadores. O insetos são ludibriados pelas rajadas e frequência da luz, portanto, não irão querer mergulhar no "fogo virtual". Uma cliente que viajou para a África me disse que lá eles só utilizam luz amarela, daí tive a ideia de adaptar o Nanoleaf para simular fogo. Funcionou. Em posição de fechamento, outra cena ativa, na Nanoleaf, porém mais suave a agradável para simular uma decoração. O vão da janela é tão avantajado que esconde inclusive um sistema de persianas negras, mas que passam a maior parte do tempo recolhidas. Não pretendo automatizá-las. 

 

Interessante, vou ver o que posso fazer em casa, tb. Na janela da lavanderia, tem 2 folhas, fica facil de fazer. Já nos 2 quartos, são Aquelas 3 folhas. 2 folhas fechadas e 1 de vidro que correm livremente para ambos os lados, pior que não tem espaço pra colocar sensor para as 3 folhas, apenas para 1 dá...

Outro dia eu montei um switch virtual que ao acionar, ligava as lampadas Lifx da sala e ficava alterando as cores das seleções de futebol que estavam jogando.

Antes que me pergunte: Sim, eu programava as cores... :rolleyes:

Também fiz um mood cube, tenho um sensor de 3 eixos, pedi pro meu pai montar um cubo de madeira (Não esta pronto ainda) e quando vira o cubo, as luzes mudam de cor automaticamente.

Algo parecido com o que pretendo fazer:

 

Seria interessante automatizar essa sua persiana...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, anghinoni1982 disse:
Interessante, vou ver o que posso fazer em casa, tb. Na janela da lavanderia, tem 2 folhas, fica facil de fazer. Já nos 2 quartos, são Aquelas 3 folhas. 2 folhas fechadas e 1 de vidro que correm livremente para ambos os lados, pior que não tem espaço pra colocar sensor para as 3 folhas, apenas para 1 dá...

Outro dia eu montei um switch virtual que ao acionar, ligava as lampadas Lifx da sala e ficava alterando as cores das seleções de futebol que estavam jogando.

Antes que me pergunte: Sim, eu programava as cores... [emoji57]

Também fiz um mood cube, tenho um sensor de 3 eixos, pedi pro meu pai montar um cubo de madeira (Não esta pronto ainda) e quando vira o cubo, as luzes mudam de cor automaticamente.

Algo parecido com o que pretendo fazer:

 

Seria interessante automatizar essa sua persiana...

Abraços.

 

Seria interessante não...

 

afa747755f02c207002332a7640dc813.png

 

Fora os custos para abrir o ponto elétrico no lugar correto.

Idealizei um guarda roupas, o Bronze Mirror, e quando fui colocar o projeto em operação gastei um belo rio de dinheiro. Depois eu vou postar um vídeo dessa “brincadeira”.

Ele possui desumidificador interno, sistema de auto-ventilação, iluminação em LED para 4 níveis, e 2 sensores de presença. O projeto é extremamente simples porem muito eficiente. Acho que vou até documentar e vender para alguma marcenaria que faça móveis sob medida. Meu marceneiro é muito tradicional e limitado em questões tecnológicas. Quando especifiquei rasgos na Madeira, distâncias de contato, furos e outros detalhes imprescindíveis ele deve ter pensado que eu era um louco varrido. Depois que viu com os próprios olhos o resultado final até ele ficou boquiaberto.

Mas tô fora dessa automatização de persianas!

Enviado do meu iPhone 8 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, iCardeX disse:

 

Seria interessante não...

 

afa747755f02c207002332a7640dc813.png

 

Fora os custos para abrir o ponto elétrico no lugar correto.

Idealizei um guarda roupas, o Bronze Mirror, e quando fui colocar o projeto em operação gastei um belo rio de dinheiro. Depois eu vou postar um vídeo dessa “brincadeira”.

Ele possui desumidificador interno, sistema de auto-ventilação, iluminação em LED para 4 níveis, e 2 sensores de presença. O projeto é extremamente simples porem muito eficiente. Acho que vou até documentar e vender para alguma marcenaria que faça móveis sob medida. Meu marceneiro é muito tradicional e limitado em questões tecnológicas. Quando especifiquei rasgos na Madeira, distâncias de contato, furos e outros detalhes imprescindíveis ele deve ter pensado que eu era um louco varrido. Depois que viu com os próprios olhos o resultado final até ele ficou boquiaberto.

Mas tô fora dessa automatização de persianas!

Enviado do meu iPhone 8 usando Tapatalk

Baralho borracha...

Eu não gastei tudo isso com a automatização de casa...

Esse do armário quero ver o video!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ótima ideia.... está de parabéns, mas seria pedir muito nos brindar com um vídeo do funcionamento dessa rajada de luzes? 



Mais ou menos assim.

Mas a câmera do iPhone persiste na estabilização automática dos níveis de luz.



Repare que os painéis alternam entre laranja e o amarelo muito rapidamente, criando o efeito flamejante.

O quadro coloquei para camuflar um pouco o design desses painéis porque a nanoleaf, em um contexto isolado, parece mais é um brinquedo.

De reboot consigo modificar a cor do quadro, no centro (que é branco) para a cor que eu bem entender. Nesses caso eu desativo os painéis fora das bordas dele. O efeito noturno é bem interessante.

Automações vigentes fazem o quadro mudar a cor de acordo com a temperatura e umidades da minha residência.

Em breve devem lançar a série canvas, que será com design quadrado. Daí será possível a camuflagem e adaptação mais inteligente nos mais diversos ambientes.

Depois vou regular uma Sony (veia de guerra) para demonstrar melhor esse efeito flamejante.





Enviado do meu iPhone 8 usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/07/2018 at 10:10 AM, anghinoni1982 disse:

Nos eletrodomésticos, coloquei tomadas para medirem consumo, o ruim é que tive que jogar fora o padrão dilma e colocar o padrão trump

oRT7Zj7.jpg

Pensei em meter o estilete também. Daí encontrei no nosso mercado esse adaptador, que é fabricado pela Fame.

adaptadorreverso15a250vcz08327750fame.jp

 

Só não serve para os plugs do padrão brasileiro que estão em 90 graus. Mas nada que o "estilete" não resolva, mantendo o padrão local.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...