Configuração Computador de Bordo - TSI Comfortline Alemão


Recommended Posts

Bom dia a todos, 

Gostaria de verificar com vocês como eu faço para configurar o meu computador de bordo, pois ao tirar um dos polos da bateria e o sistema "resetar" o indicador digital de velocidade foi alterado para a autonomia. Podem ver na imagem anexa. 

Lembro que, o modelo do meu carro não tem controle no volante, logo não sei onde consigo configurar. 

0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos, 

Gostaria de verificar com vocês como eu faço para configurar o meu computador de bordo, pois ao tirar um dos polos da bateria e o sistema "resetar" o indicador digital de velocidade foi alterado para a autonomia. Podem ver na imagem anexa. 

Lembro que, o modelo do meu carro não tem controle no volante, logo não sei onde consigo configurar. 
0.thumb.jpg.3f2283d3f86f6cd7092e79566aaf4b4f.jpg
Bom dia! Já procurou no manual do proprietário? Todos tem como configurar.

Abraço

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RodrigoSP2 disse:

Colega,

Acho que em carros que não tem os botões no volante dá pra mexer no PC de bordo através de uns botões na haste do limpador de parabrisas. Pelo menos lembro de ter visto isso no meu manual. Dá uma checada se existem esses botões no seu.

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk
 

É isso mesmo.

 

 

2 horas atrás, thiagus89 disse:

Amigo, bom dia!

Não localizei no manual, por isso a pergunta. 
Espero que alguém consiga ajudar. 

Abraços. 

Pag. 25 do Manual do Golf 2015:

Em veículos com volante multifunções, os botões
da alavanca dos limpadores do para-brisa não
existem. O comando ocorre exclusivamente pelos
botões do volante multifunções.

 

Pag. 26:

Comando do menu de seleção no instrumento combinado
Fig. 14 Veículos sem volante multifunções: botão
1 na alavanca dos limpadores do para-brisa
(à direita da coluna de direção) para confirmar
itens de menu e chave 2 para alternar os menus
e exibições de informação.
Fig. 15 Lado direito do volante multifunções: botões
para comando dos menus e exibições de informação
do instrumento combinado.
Em primeiro lugar, ler e observar as informações
introdutórias e as indicações
de segurança na página 25.
Acessar o menu de seleção e selecionar o
menu ou exibição de informação
● Ligar a ignição.
● Caso uma mensagem ou o pictograma de veículo
sejam exibidos, pressionar, se necessário várias
vezes, o botão ⇒ Fig. 14 1 da alavanca dos
limpadores dos vidros ou o botão  do volante
multifunções ⇒ Fig. 15.
● No comando com alavanca dos limpadores dos
vidros: para exibição do menu de seleção
⇒ Página 27 ou para voltar de um menu ou de
uma exibição de informação para o menu de seleção,
manter pressionada a ⇒ Fig. 14 2 , até que o
menu de seleção seja exibido. Para navegar por
meio do menu de seleção, pressionar o seletor para
cima ou para baixo.
● No comando com volante multifunções: para a
exibição do menu de seleção e para navegar por
meio do menu de seleção, pressionar o botão 
ou  ⇒ Fig. 15.
● Para acessar o menu exibido no menu de seleção
ou a exibição de informação, pressionar o botão
⇒ Fig. 14 1 na alavanca dos limpadores dos
vidros ou o botão  no volante multifunções
⇒ Fig. 15 ou aguardar até que o menu ou a exibição
de informação abra sozinho após alguns segundos.
 Fazer as configurações no menu
● No menu exibido, pressionar o botão
⇒ Fig. 14 2 da alavanca dos limpadores dos vidros
para cima ou para baixo ou pressionar os botões
de seta  ou  do volante multifunções
⇒ Fig. 15 até que o item de menu desejado esteja
selecionado. A marcação é indicada dentro de
uma moldura.
● Através do pressionamento do botão
⇒ Fig. 14 1 da alavanca dos limpadores dos vidros
ou o botão  do volante multifunções
⇒ Fig. 15 fazer as alterações desejadas. Um “sinal
de visto” identifica a ativação da função ou do sistema.
Retornar ao menu de seleção
● Por meio do menu: no menu selecionar o item
de menu Retroceder para sair do menu.
● No comando com o volante multifuncional:
pressionar o botão  ou  ⇒ Fig. 15.
Se, ao ligar a ignição, forem exibidas mensagens
de advertência de falhas de funcionamento,
é possível que alguns ajustes ou a exibição
de informações sejam realizadas de modo diferente
do que o descrito. Nesse caso, o reparo da falha
de funcionamento deve ser realizado por uma
empresa especializada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, meu tem volante como teu, sem botões, contudo, tem 2 botões multifunções q são na lateral da alavanca do limpador que, dali mudo tudo no visor LCD do painel, até música dá pra mudar nestes, além de um botão q é reset/OK (acho) que é na parte inferior da alavanca. Será que teu carro não passou por um "acidentezinho" antes e junto ao airbag estourado, foram se os botões?

PS: Na alavanca das luzes (esquerda) não há botão algum acoplado. Meu Golf é comfortline "básico", por isto volante sem funções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Raphael, 

Também pensei nessa possibilidade, mas como eu tenho o laudo e não consta nada,  vou verificar se me "gambelaram" no laudo e se for isso, vou pra cima de uma bela indenização!!!

Alguma coisa no carro foi mexida, isso é um fato. Vou atrás disso. 

Pra deixar registrado já, comprei ele como semi-novo na Sonnervig do Ipiranga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Raphael, 

Também pensei nessa possibilidade, mas como eu tenho o laudo e não consta nada,  vou verificar se me "gambelaram" no laudo e se for isso, vou pra cima de uma bela indenização!!!

Alguma coisa no carro foi mexida, isso é um fato. Vou atrás disso. 

Pra deixar registrado já, comprei ele como semi-novo na Sonnervig do Ipiranga.
Cara, complicado isso! Sugiro que leve o manual como evidência de que há algo errado. Peço ainda que nos mantenha informados aqui no fórum, pois creio que seu caso seja bem peculiar e pode ser útil a outros usuários e a pessoas que tenham interesse em adquirir futuramente um Golf.

Abraço e boa sorte!

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, RicW disse:

Cara, complicado isso! Sugiro que leve o manual como evidência de que há algo errado. Peço ainda que nos mantenha informados aqui no fórum, pois creio que seu caso seja bem peculiar e pode ser útil a outros usuários e a pessoas que tenham interesse em adquirir futuramente um Golf.

Abraço e boa sorte!

Sent from my SM-G935F using Tapatalk
 

Agora vamos na possibilidade: 
Já tive um puta problema quando comprei este carro nesta concessionária, que ele não veio com a chave reserva. 
Se de fato foi forjado algum lado, não será lá que descobrirei. 

O que vocês indicam? 

Ir em uma Concessionária VW explicar a situação e pedir uma análise para verificar se foi trocado volante/limpador? Eles fazem este serviço? 
Levar em uma outra empresa de vistoria e solicitar um novo laudo cautelar? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora vamos na possibilidade: 
Já tive um puta problema quando comprei este carro nesta concessionária, que ele não veio com a chave reserva. 
Se de fato foi forjado algum lado, não será lá que descobrirei. 

O que vocês indicam? 

Ir em uma Concessionária VW explicar a situação e pedir uma análise para verificar se foi trocado volante/limpador? Eles fazem este serviço? 
Levar em uma outra empresa de vistoria e solicitar um novo laudo cautelar? 
Primeiramente eu procuraria um bom funileiro / mecânico pra uma análise se realmente esse carro foi batido. Ele confirmando, aí sim solicitaria um laudo cautelar emitido por alguma empresa credenciada ao Detran pois será fundamental pra você entrar com processo contra a revendedora do veículo.
Em paralelo vc pode também visitar uma CSS VW e solicitar o histórico de manutenções atrelado ao chassi do carro.
De repente o hodômetro também pode ter passado por adulteração e isso configura crime.

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo

23 horas atrás, thiagus89 disse:

Agora vamos na possibilidade: 
Já tive um puta problema quando comprei este carro nesta concessionária, que ele não veio com a chave reserva. 
Se de fato foi forjado algum lado, não será lá que descobrirei. 

O que vocês indicam? 

Ir em uma Concessionária VW explicar a situação e pedir uma análise para verificar se foi trocado volante/limpador? Eles fazem este serviço? 
Levar em uma outra empresa de vistoria e solicitar um novo laudo cautelar? 

Velho, pelo jeito teu Golf não tem seguro, então sugiro que faça a visita a um funileiro e a seguinte ação. Procure um corretor de seguros, um contato de algum camarada que tenha confiança é uma boa. Entre em contato por whats e peça o orçamento para o teu carro. Ele possivelmente pedirá uma foto do teu doc, pra pegar os dados do carro e fará a cotação. Se ele retornar com o dito "teu carro não dá seguro" ou algo assim, significa que ele encontrou algum "B.O" na nave. Estes caras conseguem a ficha total de qualquer carro que queiram e pra estes "orçamentos", cobram nada por tal. E só ter paciência e aguardar a cotação que tu saberás ao menos se "nada consta" ou não, e assim, pelo whats, nem perde tempo. Agora, se teu Golf tem seguro, ai é "ô" mistério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, RAPHAEL JOSEFI disse:

Amigo

Velho, pelo jeito teu Golf não tem seguro, então sugiro que faça a visita a um funileiro e a seguinte ação. Procure um corretor de seguros, um contato de algum camarada que tenha confiança é uma boa. Entre em contato por whats e peça o orçamento para o teu carro. Ele possivelmente pedirá uma foto do teu doc, pra pegar os dados do carro e fará a cotação. Se ele retornar com o dito "teu carro não dá seguro" ou algo assim, significa que ele encontrou algum "B.O" na nave. Estes caras conseguem a ficha total de qualquer carro que queiram e pra estes "orçamentos", cobram nada por tal. E só ter paciência e aguardar a cotação que tu saberás ao menos se "nada consta" ou não, e assim, pelo whats, nem perde tempo. Agora, se teu Golf tem seguro, ai é "ô" mistério.

Meu carro tem seguro. 

Tenho o laudo veicular da DEKRA e nada consta.

Estou aqui em uma concessionária VW, aguardando o atendimento. Vamos ver o que pega. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novidades:

Fui na concessionária e no setor de peças contava que meu carro deveria ter o volante com funções.

Fiquei cabreiro e entrei em contato com o primeiro dono, e ele informou que o carro veio completo e que ele vendeu pra concessionária Sonnervig assim. Ou seja, a concessionária alterou o volante.

Vou lá agora tentar resolver essa questão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novidades:
Fui na concessionária e no setor de peças contava que meu carro deveria ter o volante com funções.
Fiquei cabreiro e entrei em contato com o primeiro dono, e ele informou que o carro veio completo e que ele vendeu pra concessionária Sonnervig assim. Ou seja, a concessionária alterou o volante.
Vou lá agora tentar resolver essa questão. 
Menos mal que não foi batido. Resta entender porque diabos a CSS Ford resolveu trocar esse volante...

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, RodrigoSP2 disse:

Menos mal que não foi batido. Resta entender porque diabos a CSS Ford resolveu trocar esse volante...

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk
 

Fui na CSS e falei com o gerente Mário e o mesmo informou que vai trocar o volante do meu carro. Por recomendação do meu advogado eu gravei a conversa, e por varias vezes o gerente se comprometeu com a troca. Como tenho muitas provas e o primeiro dono se disponibilizou para ser testemunha, caso precise, se houver qualquer complicação é causa ganha. 

 

Esta semana terei novidades e espero efetuar a troca. Agora fica a lição: A CSS  pode fazer trambique para vender o carro, e por muitas vezes faz. Juro que já vi algumas coisas, mas o volante foi a primeira. Vou informando se houver qualquer novidade! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A css não trocou o volante de graça né? Algum motivo teve. Ainda mais pra um volante inferior (sem os comandos)... no mínimo estranho...

 

Será que o carro não foi batido e o airbag acionado ou algo do tipo?

 

Por que, qual a razão pra se trocar o volante do veiculo? (a não ser por estética, mas não parece ser o caso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rapts disse:

A css não trocou o volante de graça né? Algum motivo teve. Ainda mais pra um volante inferior (sem os comandos)... no mínimo estranho...

 

Será que o carro não foi batido e o airbag acionado ou algo do tipo?

 

Por que, qual a razão pra se trocar o volante do veiculo? (a não ser por estética, mas não parece ser o caso).

Não foi batido, falei com o primeiro dono e o mesmo foi bem franco nas respostas (ele vendeu pra css). Com certeza a CSS fez isso pra aumentar a margem de lucro e/ou direcionar o volante pra outro carro da VW, visto que esse volante serve em vários modelos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, thiagus89 disse:

Não foi batido, falei com o primeiro dono e o mesmo foi bem franco nas respostas (ele vendeu pra css). Com certeza a CSS fez isso pra aumentar a margem de lucro e/ou direcionar o volante pra outro carro da VW, visto que esse volante serve em vários modelos.

Sendo sincero, não acredito nisso... eu procuraria saber qual foi de fato o motivo pra trocar o volante do carro, mas isso vai ser dificil descobrir, já que o antigo proprietario vendeu/deu de entrada na css e o volante segundo ele era o original... a "gambiarra" foi feita na css e aí fica dificil saber o porque da troca do volante...

 

Espero que resolva a situação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Rapts disse:

Sendo sincero, não acredito nisso... eu procuraria saber qual foi de fato o motivo pra trocar o volante do carro, mas isso vai ser dificil descobrir, já que o antigo proprietario vendeu/deu de entrada na css e o volante segundo ele era o original... a "gambiarra" foi feita na css e aí fica dificil saber o porque da troca do volante...

 

Espero que resolva a situação...

Entendo e respeito sua opinião, porém se deu "PT" no carro não foi na mão do primeiro dono.

Tenho todos os históricos de revisão, sendo a última muito próxima da data de entrega do veículo para a Ford Sonnervig. 
O cara pelo jeito era cuidadoso pra cacete, pois não falhou em nada, sempre fez a revisão bem antecipada da data e guardou todos os documentos e comprovantes de pagamento junto com os documentos do veículo. 

Até pelas marcas de tempo no capô e par-choque do veículo, também acho difícil da CSS ter batido o veículo ao ponto de acionar o airbag dentro de suas dependências, penso sim na possibilidade de troca do volante para "lucrar" um pouco mais, ou valorizar outro carro que estava a venda e não possuía o acessório. 

Lembro que, já tive um rolo com eles na compra do carro que não me entregaram a chave reserva na compra, eles tiveram que confeccionar uma nova. E o primeiro dono afirmou que entregou tudo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não foi batido, falei com o primeiro dono e o mesmo foi bem franco nas respostas (ele vendeu pra css). Com certeza a CSS fez isso pra aumentar a margem de lucro e/ou direcionar o volante pra outro carro da VW, visto que esse volante serve em vários modelos.
Não sei se é necessário trocar o volante em caso de estouro do airbag. Em tese, deveria ser só trocar a bolsa e remontar o volante.

Talvez eles tenham trocado para repassar esse volante para outro carro mesmo.

Abraço

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é necessário trocar o volante em caso de estouro do airbag. Em tese, deveria ser só trocar a bolsa e remontar o volante.

 

Talvez eles tenham trocado para repassar esse volante para outro carro mesmo.

 

Abraço

 

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

 

No caso da deflagração do airbag não necessariamente. Mas normalmente em choques onde existe essa deflagração não é incomum que o volante entorte, especialmente a parte superior do aro.

Não que isso tenha ocorrido com o carro do colega; também acredito que no caso dele essa CSS trocou deliberadamente.

Quem sabe algum funcionário não teria um VW e quis ter o volante multifuncional do Golf. Já vi essa adaptação até em up.

 

Abraço

 

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, thiagus89 disse:

Entendo e respeito sua opinião, porém se deu "PT" no carro não foi na mão do primeiro dono.

Tenho todos os históricos de revisão, sendo a última muito próxima da data de entrega do veículo para a Ford Sonnervig. 
O cara pelo jeito era cuidadoso pra cacete, pois não falhou em nada, sempre fez a revisão bem antecipada da data e guardou todos os documentos e comprovantes de pagamento junto com os documentos do veículo. 

Até pelas marcas de tempo no capô e par-choque do veículo, também acho difícil da CSS ter batido o veículo ao ponto de acionar o airbag dentro de suas dependências, penso sim na possibilidade de troca do volante para "lucrar" um pouco mais, ou valorizar outro carro que estava a venda e não possuía o acessório. 

Lembro que, já tive um rolo com eles na compra do carro que não me entregaram a chave reserva na compra, eles tiveram que confeccionar uma nova. E o primeiro dono afirmou que entregou tudo. 

Então, vamos supor que a css (FORD) tirou o volante do seu carro, pra colocar em outro carro que não tenha volante multifuncional... a troca não é simples, e não é plug n play... e o custo, é alto (se é que dá pra colocar um volante multifuncional num Golf que não tem volante multifuncional... to lendo 2 topicos aqui mesmo no forum e ainda não vi ninguem que teve sucesso nesse retrofit). EDIT: é possível...

 

 

 

Esse é um ponto... não compensa tirar o volante multifuncional de um Golf pra colocar em outro que não tenha volante multifuncional...

 

Outro ponto é, voce comprou o carro na css e eles fizeram uma gambiarra e vão ter que dar garantia disso... mesmo a css comprando um volante novo e original (que não vai ser barato) quando colocar no seu carro acredito que vai ter que fazer alguns ajustes via VCDS... css FORD não tem VCDS e vão terceirizar o serviço (fora o custo do volante tem o custo da configuração, SE é que é possivel fazer isso fora de uma css VW... se só a css VW fizer o serviço, o céu é o limite pro valor).

 

Então, vamos supor que a css tirou seu volante pra valorizar o outro carro (que provavelmente não deve ser um Golf, talvez um Up), quanto um volante valoriza um carro?

 

Se a css fez isso deu um tiro no proprio pé...

 

Por isso que eu acho dificil essa idéia, css, normalmente não fuça muito em carro que entra como troca, se tá bom eles vendem na css e dão garantia, se tem algum BO eles repassam pros lojistas que, eles sim, fazem qualquer tipo de gambiarra pra vender o carro...

 

E eu espero que essa css resolva seu problema rapido... mas, uma css que faz esse tipo de gambiarra, vai colocar qual tipo de peça no seu carro? Vão comprar um volante novo/original na VW com NF? Vão colocar um volante paralelo? Vão colocar um volante que compraram sem procedencia? (essa Sonnervig do Ipiranga fica bem perto daquela zona que vende peças roubadas na Ricardo Jafet).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...