Luz EPC no painel


Guilherme Meyer

Recommended Posts

Boa noite, Possuo um Golf TSI Alemão 13/14. Alterei o filtro de ar inbox para um K&N e removi o ultimo silencioso do escapamento colocando uma flange e um cado com uma ponteira dupla no lugar. O barulho ficou bem legal e estou curtindo o carro.

Estava andando quando resolvi dar umas puxadas mais fortes para ouvir aquele pipoco gostoso que o carro faz quando efetuamos a troca de marchas manualmente. Quando após forçar o carro um pouco a luz do EPC acendeu e apareceu uma falha no Start & Stop.

Como eu estava proximo a uma CCS e conheço o chefe da oficina parei rapidamente la e pedi para ele dar uma olhada no meu carro.

Ele passou o scanner identificando as falhar e somente fez um reset das mesmas. Perguntei o que poderia ter ocorrido e ele simplesmente disse que não sabia.

Mas que eu devo ficar de olho e caso este problema volte a ocorrer que eles irão fazer um pente fino no meu carro.

Alguém ja passou por isso? Alguma dica? Obrigado.

 

Provavelmente você colocou gasolina ruim, um Filtro K&N não tem possibilidade alguma de dar EPC no seu carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo:

 

Gasolina ruim dá EPC e falha no Start Stop.

 

Carro chipado aumenta a pressão da turbina, o Tsi vem com 1.2kg de fábrica e o intake original dele tem uma vedação bem ruim, se você coloca mais pressão ele vaza ar nas juntas e acaba gerando EPC, mas nada relacionado ao Start Stop. Tem gente que veda, eu uso braçadeiras e nunca tive mais o problema, conforme foi falado o ideal é conectar o VCDS e indentificar o erro, é bem simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, tem que puxar os logs via VCDS para dar uma olhada. Como o Maurício falou, estava dando muito EPC por fuga de ar na pressurização da turbina.

Mas com os logs fica mais fácil de avaliar, podem ser muitas coisas.

Se você tiver o cabo, puxa os logs e manda aqui, senão pede para alguém que tenha.

Quanto ao nosso amigo aí de cima, não sei o que faz em um fórum se é pra manter o carro original. Carro original é só levar na concessionária, trocar o óleo e lavar que tá novo. Não precisa ficar aqui enchendo a paciência dos outros que gostam de mexer no brinquedo.

Amigo, não tenho nada contra quem mexe no carro, mas quem sabe o que está fazendo e não ofereça risco a integridade do carro.

O que muitas vezes não rola aqui.

Muito orelhudo que faz isso e faz aquilo pq o outro falou que fica melhor.

Tem gente aqui que mexe em coisas, que pelas perguntas, nem sabe o que é... por isso fui cético.

 

Fórum não é só para mexer no carro, existem milhares de informações e aprendizados que se pode adquirir.

Nos fóruns, se aprende muito com os erros e acertos que rolam.

Rola muita loteria.

Uns erram e outros acertam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

heheh, aqui a galera condena até uma roda maior...

e o pior que tem gente com tempo de sobra, pois em todo post aparece dando "AULA" heheheh

Tem que tomar cuidado porque se espirrar dentro do carro fora das especificações que a VW estipulou para espirro, com gripe e febre de 39,56 graus celsius, perde a garantia. E aí já viu né, o carro se desintegra na próxima revisão.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, tem que puxar os logs via VCDS para dar uma olhada. Como o Maurício falou, estava dando muito EPC por fuga de ar na pressurização da turbina.

Mas com os logs fica mais fácil de avaliar, podem ser muitas coisas.

Se você tiver o cabo, puxa os logs e manda aqui, senão pede para alguém que tenha.

Quanto ao nosso amigo aí de cima, não sei o que faz em um fórum se é pra manter o carro original. Carro original é só levar na concessionária, trocar o óleo e lavar que tá novo. Não precisa ficar aqui enchendo a paciência dos outros que gostam de mexer no brinquedo.

Não tenho o VCDS, mas tenho aquele aparelho que pluga no OBD II... Serve? O código da falha é o P2279.. Air system leak ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo:

Gasolina ruim dá EPC e falha no Start Stop.

Carro chipado aumenta a pressão da turbina, o Tsi vem com 1.2kg de fábrica e o intake original dele tem uma vedação bem ruim, se você coloca mais pressão ele vaza ar nas juntas e acaba gerando EPC, mas nada relacionado ao Start Stop. Tem gente que veda, eu uso braçadeiras e nunca tive mais o problema, conforme foi falado o ideal é conectar o VCDS e indentificar o erro, é bem simples.

Mauricio, coloquei duas braçadeiras e continua dando o erro.. Vc poderia compartilhar como vc colocou? Tem fotos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma sugestão para aquele, ou aqueles que acham que tem gente dando AULA aqui.

 

Eu faço assim:

Não sei do assunto, fico quieto e aprendo. Aproveito a oportunidade.

 

Quando sei do assunto e concordo, fico quieto, as vezes complemento e curto ou não.

 

Quando sei do assunto e discordo, vejo se vale a pena e dou a minha opinião, afinal de contas, isso aqui é um fórum.

 

Geralmente tenho me dado bem assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ele pode ter problema de vazamento de ar em outro lugar, foi logo que você colocou o Unichip que começou a dar EPC?

use um silicone de alta temperatura da Loctite, mas limpe bem a área que você vai aplicar.

Foi logo depois. Vou tirar e testar sem o unichip. Se acender sem o unichip, vou levar na concessionária!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas atualizando, coloquei o bridge que desativa o unichip... Ontem testei na estrada e não acendeu o EPC. Vou continuar os testes por mais uma semana (no final de semana pegarei estrada novamente)!

Deu para sentir que realmente em alta rpm o unichip faz diferença!

Gugaguto, não quis falar antes pq já fui cético e alguns não gostaram. Não tiro a razão deles, peguei pesado.

Mas essas abraçadeiras que vc colocou aí não servem pra nada.

Abraçadeiras só funcionam quando colocadas diretamente em tubos flexíveis.

Quando se dá o aperto provoca uma deformação/conformação no tubo flexível que promove a vedação.

O que eu vejo no seu vídeo, são abraçadeiras abraçando tubos rígidos.

Uma está na descarga do compressor. Liga de metal duro.

A outra está na entrada do TBI. Liga de metal duro tbm.

São materiais que não deformam e assim as abraçadeiras não funcionam.

Só estão enfeiando o motor do seu carro.

E cuidado, se apertar demais pode quebrar essas peças. São rígidas, mas não são fortes. Principalmente o do TBI.

Colocar um elemento selante, como já disseram aí, é legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, galera. ..Vcs colocaram algum selante além das abraçadeiras?

O próprio rapaz postou que colocou as abraçadeiras e não deu o resultado.

O que pra mim, conforme o vídeo, não foi surpresa.

Depois instalou um bridge e aparentemente o problema não ocorreu mais.

Se a abraçadeira envolvesse o tubo de material plástico, aí tudo bem.

Mas como disse anteriormente, ela evolve um material muito duro. Não há deformação.

Acredito até que a luz do EPC deva estar acendendo por outro motivo.

Vcs tem certeza que é pressão mais alta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje, confesso que não sei a precisão do VCDS.

Mas tive um Polo 2.0 02/03 e quando acabou a garantia comprei um VAG.

Só verificava e fazia diagnóstico com ele. Não alterava nada.

Até o meu carro passar a ligar ou não aleatoriamente. E parar de ligar de vez.

Passei o VAG e constatou problema no sensor de rotação. Fazia sentido.

Comprei a peça de SP na internet. Cara pra cassete .

Eu mesmo troquei. Maior trabalho, pois não tenho oficina e o lugar do carro era chato de mexer.

O carro não pegou.

Depois de apanhar bastante, descobri que era a bomba de gasolina.

Resumindo perdi dinheiro e a confiança no programa.

Aí troquei pra um Nissan, como não servia e ainda estava puto. Joguei o VAG no lixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gugaguto, não quis falar antes pq já fui cético e alguns não gostaram. Não tiro a razão deles, peguei pesado.

Mas essas abraçadeiras que vc colocou aí não servem pra nada.

Abraçadeiras só funcionam quando colocadas diretamente em tubos flexíveis.

Quando se dá o aperto provoca uma deformação/conformação no tubo flexível que promove a vedação.

O que eu vejo no seu vídeo, são abraçadeiras abraçando tubos rígidos.

Uma está na descarga do compressor. Liga de metal duro.

A outra está na entrada do TBI. Liga de metal duro tbm.

São materiais que não deformam e assim as abraçadeiras não funcionam.

Só estão enfeiando o motor do seu carro.

E cuidado, se apertar demais pode quebrar essas peças. São rígidas, mas não são fortes. Principalmente o do TBI.

Colocar um elemento selante, como já disseram aí, é legal.

Jorge, muito boa a sua explicação sobre a diferença de matériais e as suas respectivas durezas. Tomei muito cuidado na hora de torquear as braçadeiras de forma a deixá-las fixas mas não frouxas ou apertadas demais. Esta semana não pude testar mas no final de semana farei alguns testes e verificarei se realmente com o bridge a luz não acende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Gachet, a segunda vez que ajustamos o unichip pro Golf fizemos com a supervisão do Léo aí do Rj, tenho uma grande desconfiança que há alguma coisa errada no meu carro em específico!

Tá muito estranho isso. Se desse para trazer aqui no RJ para os caras verem, seria ótimo. O que você podia fazer é ao invés de usar o bridge, colocar um mapa bem manso, quase original, e ver o que acontece. Só para ter certeza que não é interferência do uni em si, mas do mapa dele. Porque sendo o mapa, um ajuste nele teoricamente resolveria o problema.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...