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Solução: A troca pelo aditivo de arrefecimento correto foi realizada na quarta-feira passada dia 22/08/2018 na High Torque de Vinhedo, conforme proposto pelo ADG. Mais detalhes foram explicados numa postagem em destaque na página 2.

Boa noite, amigos!

Neste tópico venho contar a vocês a grande decepção que tive com a oficina High Torque de Campinas - SP, na qual realizei vários serviços desde o ano passado e estava bastante satisfeito com o atendimento até o acontecimento que venho a relatar. Antes disso, vou descrever o meu histórico de serviço com eles, explicando os pontos positivos e negativos que observei no serviço. Como a empresa em questão é muito procurada por quem busca um serviço melhor que a concessionária, espero que o tópico ajude aqueles que pensam em fazer manutenção com eles avaliar se a oficina atende às expectativas ou não. Sem mais delongas, para dar credibilidade ao tópico, agora vou enumerar os serviços que fiz com eles.

  • Instalação de molas esportivas (Junho 2017)

Quem acompanhou minha saga em suspensão esportiva deve se lembrar que em junho do ano passado comprei um jogo de H&R Sport para substituir as VW Driver Gear. Como não gostaria de ir até São Paulo para fazer a instalação, e tinha a informação de que uma franquia da High Torque tinha aberto há pouco tempo em Campinas, decidi ligar para fazer um orçamento. O valor inicial que me passaram foi de R$650, achei muito caro e chegamos num acordo de R$450 reais à vista. Então assim ficou combinado, e no dia seguinte fui acompanhar o serviço pessoalmente. Fiquei muito satisfeito com o nível técnico, calma e atenção dos dois mecânicos que estavam trabalhando no meu carro. Durante o desmonte das molas a serem retiradas, um deles me chamou para alertar que o instalador anterior havia colocado os calços das molas traseiras na posição errada. Instalação essa que tinha sido feita na famosa oficina e preparadora "Premium" AvantGarde, no Morumbi, por R$350 reais. Além disso, na High Torque eles usaram torquímetro digital e seguiram os valores de torque e ângulo que havia fornecido para a fixação dos amortecedores. Resumindo, saí de feliz com a certeza de um dinheiro bem gasto em um serviço bem feito.

  • Troca das pastilhas dianteiras (Outubro 2017)

No segundo semestre do ano passado, acendeu o aviso no painel de que as pastilhas dianteiras estavam acabando. Então eu comprei as pastilhas originais online e combinei de fazer a troca na High Torque, por R$ 100. Logo após desmontar as rodas, o mecânico me mostrou os discos tinham ondulações e que o mais correto seria fazer a retífica antes de instalar as pastilhas novas. Recusei por ser uma despesa adicional de 200 reais. A troca das pastilhas entçao foi feita e o freio estava muito bom em seguida, mesmo sem a retífica.

  • Diagnóstico e resolução de falha eletrônica (Março 2018)

Logo após a primeira instalação de molas esportivas, ainda em 2016, meu carro acendia intermitentemente luzes de painel e vários sistemas eletrônicos ficavam desativados. Não funcionavam:

  • ABS
  • ESP
  • Controle de tração
  • Assistência de direção
  • Sensores de estacionamento
  • Auto Hold

Depois de pedir para a concessionária resolver o problema durante as revisões, sem sucesso, resolvi consultar a High Torque para investigar o problema. Então um dia liguei para conversar com o gerente, expliquei o que acontecia e enviei fotos das luzes de painel acessas. Ele me disse que era muito difícil fazer um orçamento preciso para este tipo de problema, pois não se sabe quantas horas trabalhadas o diagnósticos vai demandar e nem quais compenentes precisarão de troca ou reparo. Disse que compreendia o ponto dele, mas por outro lado não posso simplesmente entregar o carro lá sem ter a mínima ideia de quanto vai custar o valor final. Chegamos a um meio termo, eu pagaria um máximo de R$800 de diagnóstico e ao final seria informado exatamente qual a solução e seu custo.

Aí começaram os problemas, após deixar o carro na oficina, perguntava ao diariamente ao gerente sobre novidades no diagnóstico. Havia deixado o carro lá numa segunda-feira, na quinta-fiera eu perguntei sobre o progresso do diagnóstico, pois gostaria passar na oficina no final da tarde para retirar o carro e usá-lo no fim de semana. Após alguns instantes de silêncio, o gerente me disse que o meu carro não estava na oficina. Ele havia levado o carro a um "parceiro" especialista em falhas eletrônicas para realizar alguns testes com peças de um Golf idêntico ao meu. Então perdi a paciência e disse que em nenhum momento eu autorizei a saída do carro da oficina High Torque! Disse que era dever dele me ligar para pedir autorização! Em seguida ele me pediu desculpas e alegou não existe oficina especializada em tudo, em algumas ocasiões específicas ele tem de recorrer a algum terceiro. Enfim, eu disse para seguir o diagnóstico e se isso for necessário novamente, que me informe com antecedência.

Desta forma, busquei o carro na sexta, passei o fim de semana com ele e na segunda entreguei ele mais uma vez na oficina. Pois bem, na quarta feira da segunda semana de serviço, o gerente me liga dizendo que o problema está resolvido. Não havia nenhum componente danificado, mas alguns módulos estavam desconfigurados. Fizeram a reprogramação com os parâmetros de fábrica os defeitos foram corrigido e as falhas desapareceram. Porém, o combinado não foi cumprido por parte do gerente. Eu não fui previamente informado do diagnóstico, o reparo foi realizado sem o meu consentimento. O orçamento não me foi fornecido, então após receber o carro consertado ele me informou que o valor do serviço era R$2000. Fiquei bastante contrariado, argumentei que o combinado não era esse, e a resposta do gerente foi que "Às vezes a gente precisa tomar a frente, pra garantir que o reparo será feito. Se toda hora eu parar pra te ligar pedindo autorização, o reparo não prossegue". Não achei razoável essa resposta, mas mesmo assim concordei em pagar pelo serviço. Mesmo com esse incidente, ainda considerei a oficina para uma manutenção futura dada a competência técnica que tiveram até o momento.

  • Troca das pastilhas traseiras, fluído de freio, líquido de arrefecimento, investigação de buchas e ruído de rolamento (Agosto 2018)

Enfim, chegamos ao serviço em questão. As pastilhas e as buchas eu já tinha comprado anteriormente. Liguei para a High Torque Campinas para fazermos um orçamento de:

  • Troca das pastilhas dianteiras
  • Investigação das buchas da bandeja dianteira
  • Investigação de ruído de rolamento

Antes de deixar o carro lá, já tinham me informado que a troca das pastilhas era R$100 e a troca do fluído era R$160 (fluído R$60 e R$100 de mão de obra). Após subir o carro no elevador, me informaram que os diagnósticos pedidos requeriam desmontar peças e dirgir o carro, seu custo combinado seria de R$150. Esses serviços então totalizavam $410 reais.

Porém, na terça-feira o gerente me ligou dizendo que o aditivo de arrefecimento estava com baixa concentração, cerca de 25%, e que o reservatório estava sujo. Ele me informou os valores, a limpeza do sistema de arrefecimento era R$250, o aditivo fornecido por ele era R$100 e a água destilada era R$20, totalizando R$370 para este serviço. E o total de todos os serviços ficou em R$780.

No entanto, antes de concordar com esse serviço de limpeza do sistema de arrefecimento. Eu perguntei qual era a especificação do aditivo que ele tinha disponível, ele me disse que era um Havoline Xtended Life G12+ que atende à norma VW/Audi TL 774 Type F. Acontece que eu não estou familiarizado com a troca do líquido de arrefecimento da mesma maneira que a troca de óleo. As especificações são desconhecidas por mim, não tenho experiência no assunto. Como o carro estava na oficina, pedi ao gerente que verificasse no manual qual era a especificação homologada. Então ele consultou o manual e me disse "No manual é G13 ou G12++". Ou seja, o aditivo que ele tem não é homologado, não é o correto para o Golf.

Só que, por conta dessa nomenclatura confusa, eu não me atentei que existem dois tipos de aditivo G12: G12+ e G12++. Então acidentalmente eu concordei em adicionar o G12+, pensando que existia apenas um G12. Desculpem a minha ignorância, mas quando vi G12++ pensei até que fosse erro de digitação. Na minha visão, estavam colocando um G12 homologado no manual quando na verdade não era. O gerente sabia que eu estava enganado, que não tinha entendido a nomenclatura, e deixou seguir a aplicação do aditivo errado. Como vocês podem perceber lendo acima, eu já tinha feito vários serviços anteriores na High Torque, o gerente me conhece e sabe que eu sigo à risca o manual, somente levo peças originais para as manutenções. Eu nunca compraria um aditivo incorreto se eu posso ir até a concessionária e comprar um G13 e levar para ele aplicar. Afinal, quem pede para consultar o manual e depois aceita a aplicação de um aditivo errado? Não faz sentido nenhum! Na minha visão, o gerente foi propositalmente omisso para me vender o aditivo que ele tinha disponível. Pela própria confiança que a High Torque me transmitiu nos serviços anteriores, nunca passou pela minha cabeça que o gerente aceitaria colocar um aditivo fora da especificação. A grande falha na minha opinião, foi o gerente não ter explicitamente me informado que aquele aditivo não atende à especificação. E a seguir vem a parte na qual discordo profundamente de como o gerente conduziu a situação.

No dia seguinte, sem desconfiar de nada, busquei o carro na oficina e paguei os R$780 reais. Quando cheguei em casa, abri o manual para ler a seção de arrefecimento e verificar qual a especificação correta do aditivo. Para a minha surpresa, vejo lá que aditivo correto é o G13, inclusive o G12++ é indicado apenas para completar. O G12+ é somente mencionado que não deve ser misturado ao G12++ ou G13 podendo causar corrosão. Inclusive tem uma ressalva dizendo que no caso de ser preenchido um aditivo incorreto, este deve ser imediatamente substiuído para evitar danos graves ao motor. Agora munido desta informação, liguei para o gerente em busca de uma solução.

Quando questionei a especificação errada, ele alegou que respondeu às minhas perguntas e aplicou o aditivo pois eu tinha concordado. Eu argumentei que não sou eu que tenho que dar a palavra final em especificações de produtos, o manual estava com ele e o carro sob sua responsabilidade. Disse que eu não tenho familiaridade com essas especificações, que se na hora eu tivesse entendido que o produto dele não atendia à especificação, eu não teria feito o serviço. Disse também que pelo histórico de serviços que realizei e pela reputação da oficina, nunca imaginei que o gerente concordaria em utilizar um produto incorreto. Ele se limitava a responder para eu reler as mensagens que ele me mandou informando a especificação que estava no manual e a especificação do aditivo que ele tinha. Continuei minha argumentação dizendo que ele não foi transparente, como ele vai me garantir que isso não traz problemas pro meu carro no longo prazo? Dei um exemplo, se um cliente chegar lá pra trocar o óleo e não tiver a especificação correta, ele iria trocar? Por último, disse que se eu me contentasse com uma oficina que não desse nenhum tipo de orientação, eu levava na concessionária. Quando terminei de falar, ele disse "Bruno, já foi". Aí eu perdi a paciência e levantei a voz ao telefone "Já foi não! Você só fala isso porque o carro não é seu".

Por fim, propus a minha solução, que seria eu levar pra ele o aditivo G13 e ele refazer o serviço com mão de obra gratuita e me pagando o valor do aditivo. Ele recusou, disse que o máximo que ele poderia fazer era me dar a mão de obra de graça caso eu comprasse o aditivo pra ele refazer o processo. Terminei a ligação dizendo que iria pensar.

Depois, trocamos algumas mensagens, na qual eu perguntei sobre o que poderia acontecer com o carro rodando nesse aditivo errado, se ele me garante que vou ter algum problema. Ele disse que acha muito difícil causar algum problema, mas que garantir ele não pode. Falou que todos os serviços da High Torque têm no mínimo 3 meses de garantia. Também se o líquido de arrefecimento ficar escuro ele refaz o serviço sem custo nesse período. Como ele não aceitou a minha proposta de solução, lamentei e disso que isso foge muito à política de combater "empurroterapia" que a marca divulga, pois parece uma concessionária nesse aspecto. Também falei que não levarei meu carro lá novamente, e que a minha opinião sobre a High Torque será negativa no meu círculo de amigos, familiares, no fórum do Golf MK7 Brasil no qual sou usuário avançado com mais de 900 posts e em qualquer outra comunidada automotiva em que faço parte.

Espero que este aditivo fora da especificação não me cause problemas, mas o que me incomoda mais é a omissão e o oportunismo.

Encerro assim a minha resenha com uma recomendação para o leitor. Só leve o seu carro nesta oficina se você já souber exatamente os serviços que deseja fazer, já possua as produtos necessários ao reparo ou então tenha conhecimento amplo sobre as especificações e procedimentos de manutenção do seu carro. No aspecto de transparência e atendimento ao consumidor, não é muito diferente de uma concessionária. Não deixa o renome da empresa baixar sua guarda, esteja vigilante e desconfie de tudo. Se este não for seu perfil, apenas entregue o carro lá e não questione nada para evitar aborrecimentos. Na retirada, pague a conta, saia dirigindo e seja feliz!

PS: Se alguém entender de arrefecimento, me informe se eu posso continuar usando esse G12+ ou não. Obrigado!

 

 

 

Editado por Brunomri
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Eu, no seu lugar, teria mandado um e-mail direto para a franquia. Ia além postando  também no site reclameaqui. Deixava aquele ego "a la buda" do narigudo inflamando bem devagarzinho. 

 

Aliás, reza a lenda que eles mantém uma equipe de monitoramento em redes sociais e fóruns aonde a marca High Torque for citada.

 

Seus argumentos me parecem muito verossímeis. Narrou muito claramente todos os fatos, sendo inclusive imparcial com a sua própria opinião.

 

A primeira revisão (com a High Torque Brasília) deveria ter acontecido aos 140.000Km. Mas a ironia do destino pregou uma peça contra eles: https://www.golfmk7.com.br/index.php?/topic/2915-bobinas-como-remover/ . E aquela revisão foi adiada...

 

Quase saí de lá com um belo prejuízo, pois na tentativa de removerem as velas o mecânico da High Torque Brasília provocou algum dano em uma das bobinas.

 

 Não fosse o pessoal do fórum aqui, eu teria amargado o prejuízo sozinho porque eu ainda era  meio leigo naquele assunto.

 

Com calma (e muita paciência) reuni os argumentos técnicos e enviei um e-mail bem detalhado, relatando odos fatos para os gerentes. 

 

Surtiu efeito. Tudo se resolveu mais ou menos como o esperado.

 

Mas confesso que fiz pressão psicológica avisando que eu, com certeza, postaria as minhas impressões sobre a High Torque (e os serviços executados) também aqui no Fórum.

 

Para resumir a história: acabei ficando com 2 bobinas zeradas aqui, no estoque. Uma por culpa da high torque (reembolsada!) e a outra por culpa do concessionário autorizado ( um foda-se para mim!) 

 

30896f91a39d0e921a89ad0b04bb80f6.jpg

 

Na High Torque, creio que não vão esquecer o meu nome tão cedo.

 

Por enquanto, continuo cliente deles. Gostei da qualidade dos serviços (com ressalva), da transparência da execução, e principalmente de todo o ferramental que eles possuem.

 

Quanto ao concessionário autorizado (SAGA) , qualquer dia desses vou tentar marcar um horário com o diretor para descascar umas poucas e boas. 

 

Estou na linha de pensamento do velho Walmart: demitindo todo mundo, simplesmente gastando meu dinheiro em qualquer outro lugar.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

 

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6 minutos atrás, iCardeX disse:

Eu, no seu lugar, teria mandado um e-mail direto para a franquia. Ia além postando  também no site reclameaqui. Deixava aquele ego "a la buda" do narigudo inflamando bem devagarzinho. 

 

Aliás, reza a lenda que eles mantém uma equipe de monitoramento em redes sociais e fóruns aonde a marca High Torque for citada.

 

Seus argumentos me parecem muito verossímeis. Narrou muito claramente todos os fatos, sendo inclusive imparcial com a sua própria opinião.

 

A primeira revisão (com a High Torque Brasília) deveria ter acontecido aos 140.000Km. Mas a ironia do destino pregou uma peça contra eles: https://www.golfmk7.com.br/index.php?/topic/2915-bobinas-como-remover/ . E aquela revisão foi adiada...

 

Quase saí de lá com um belo prejuízo, pois na tentativa de removerem as velas o mecânico da High Torque Brasília provocou algum dano em uma das bobinas.

 

 Não fosse o pessoal do fórum aqui, eu teria amargado o prejuízo sozinho porque eu ainda era  meio leigo naquele assunto.

 

Com calma (e muita paciência) reuni os argumentos técnicos e enviei um e-mail bem detalhado, relatando odos fatos para os gerentes. 

 

Surtiu efeito. Tudo se resolveu mais ou menos como o esperado.

 

Mas confesso que fiz pressão psicológica avisando que eu, com certeza, postaria as minhas impressões sobre a High Torque (e os serviços executados) também aqui no Fórum.

 

Para resumir a história: acabei ficando com 2 bobinas zeradas aqui, no estoque. Uma por culpa da high torque (reembolsada!) e a outra por culpa do concessionário autorizado ( um foda-se para mim!) 

 

30896f91a39d0e921a89ad0b04bb80f6.jpg

 

Na High Torque, creio que não vão esquecer o meu nome tão cedo.

 

Por enquanto, continuo cliente deles. Gostei da qualidade dos serviços (com ressalva), da transparência da execução, e principalmente de todo o ferramental que eles possuem.

 

Quanto ao concessionário autorizado (SAGA) , qualquer dia desses vou tentar marcar um horário com o diretor para descascar umas poucas e boas. 

 

Estou na linha de pensamento do velho Walmart: demitindo todo mundo, simplesmente gastando meu dinheiro em qualquer outro lugar.

 

 

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Concordo, eu vou me manifestar em todos em outros meios online também. Hoje mesmo, um pouco antes de postar aqui, recebi um e-mail pedindo para eu avaliar o serviço. Expliquei o ocorrido da mesma forma que o fiz aqui.

Estive lendo o seu tópico de bobinas, bastante conteúdo lá. Quando eu fiz a troca de velas, foi durante a revisão de 60 mil km, se não me engano além das velas estava inclusa também uma pasta. Deve ser essa pasta para evitar que as bobinas grudem na próxima troca. Se de fato trocaram as velas, não posso ter certeza pois no dia não pude estar pessoalmente acompanhando o serviço.

Voltando a High Torque, sou imparcial pois sei que se eu soubesse da especificação correta do aditivo, o problema seria evitado independente da intenção da oficina. Mas a questão é, devo eu saber de todos os detalhes de manutenção de um carro, sendo que mecânica não é minha área de conhecimento? Acredito que quanto mais um cliente souber, melhor. Porém não podemos partir do pressuposto que isto é necessário, isso que acontece nas oficinas e concessionárias de fornecerem peças erradas, não deveria acontecer.

Se esse desentendimento entre mim e a oficina não tivesse acontecido, a High Torque seria a minha oficina de preferência. Porém este tipo a atitude eu não tolero, é pior que a falha de conhecimento que aconteceu na troca das suas bobinas. Como eu vou confiar numa empresa que num "deslize" de um cliente de longa data aproveita para empurrar um produto fora de especificação. Isso pra mim não tem desculpa.

Posso falar apenas pela unidade de Campinas. Cidade esta que carece de oficinas mecânicas de qualidade. Pensei que com a High Torque tinha encontrado uma alternativa, porém estava enganado. Espero que em Brasília seja diferente.

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Boa noite, amigos!
Neste tópico venho contar a vocês a grande decepção que tive com a oficina High Torque de Campinas - SP, na qual realizei vários serviços desde o ano passado e estava bastante satisfeito com o atendimento até o acontecimento que venho a relatar. Antes disso, vou descrever o meu histórico de serviço com eles, explicando os pontos positivos e negativos que observei no serviço. Como a empresa em questão é muito procurada por quem busca um serviço melhor que a concessionária, espero que o tópico ajude aqueles que pensam em fazer manutenção com eles avaliar se a oficina atende às expectativas ou não. Sem mais delongas, para dar credibilidade ao tópico, agora vou enumerar os serviços que fiz com eles.
  • Instalação de molas esportivas (Junho 2017)
Quem acompanhou minha saga em suspensão esportiva deve se lembrar que em junho do ano passado comprei um jogo de H&R Sport para substituir as VW Driver Gear. Como não gostaria de ir até São Paulo para fazer a instalação, e tinha a informação de que uma franquia da High Torque tinha aberto há pouco tempo em Campinas, decidi ligar para fazer um orçamento. O valor inicial que me passaram foi de R$650, achei muito caro e chegamos num acordo de R$450 reais à vista. Então assim ficou combinado, e no dia seguinte fui acompanhar o serviço pessoalmente. Fiquei muito satisfeito com o nível técnico, calma e atenção dos dois mecânicos que estavam trabalhando no meu carro. Durante o desmonte das molas a serem retiradas, um deles me chamou para alertar que o instalador anterior havia colocado os calços das molas traseiras na posição errada. Instalação essa que tinha sido feita na famosa oficina e preparadora "Premium" AvantGarde, no Morumbi, por R$350 reais. Além disso, na High Torque eles usaram torquímetro digital e seguiram os valores de torque e ângulo que havia fornecido para a fixação dos amortecedores. Resumindo, saí de feliz com a certeza de um dinheiro bem gasto em um serviço bem feito.
  • Troca das pastilhas dianteiras (Outubro 2017)
No segundo semestre do ano passado, acendeu o aviso no painel de que as pastilhas dianteiras estavam acabando. Então eu comprei as pastilhas originais online e combinei de fazer a troca na High Torque, por R$ 100. Logo após desmontar as rodas, o mecânico me mostrou os discos tinham ondulações e que o mais correto seria fazer a retífica antes de instalar as pastilhas novas. Recusei por ser uma despesa adicional de 200 reais. A troca das pastilhas entçao foi feita e o freio estava muito bom em seguida, mesmo sem a retífica.
  • Diagnóstico e resolução de falha eletrônica (Março 2018)
Logo após a primeira instalação de molas esportivas, ainda em 2016, meu carro acendia intermitentemente luzes de painel e vários sistemas eletrônicos ficavam desativados. Não funcionavam:
  • ABS
  • ESP
  • Controle de tração
  • Assistência de direção
  • Sensores de estacionamento
  • Auto Hold
Depois de pedir para a concessionária resolver o problema durante as revisões, sem sucesso, resolvi consultar a High Torque para investigar o problema. Então um dia liguei para conversar com o gerente, expliquei o que acontecia e enviei fotos das luzes de painel acessas. Ele me disse que era muito difícil fazer um orçamento preciso para este tipo de problema, pois não se sabe quantas horas trabalhadas o diagnósticos vai demandar e nem quais compenentes precisarão de troca ou reparo. Disse que compreendia o ponto dele, mas por outro lado não posso simplesmente entregar o carro lá sem ter a mínima ideia de quanto vai custar o valor final. Chegamos a um meio termo, eu pagaria um máximo de R$800 de diagnóstico e ao final seria informado exatamente qual a solução e seu custo.
Aí começaram os problemas, após deixar o carro na oficina, perguntava ao diariamente ao gerente sobre novidades no diagnóstico. Havia deixado o carro lá numa segunda-feira, na quinta-fiera eu perguntei sobre o progresso do diagnóstico, pois gostaria passar na oficina no final da tarde para retirar o carro e usá-lo no fim de semana. Após alguns instantes de silêncio, o gerente me disse que o meu carro não estava na oficina. Ele havia levado o carro a um "parceiro" especialista em falhas eletrônicas para realizar alguns testes com peças de um Golf idêntico ao meu. Então perdi a paciência e disse que em nenhum momento eu autorizei a saída do carro da oficina High Torque! Disse que era dever dele me ligar para pedir autorização! Em seguida ele me pediu desculpas e alegou não existe oficina especializada em tudo, em algumas ocasiões específicas ele tem de recorrer a algum terceiro. Enfim, eu disse para seguir o diagnóstico e se isso for necessário novamente, que me informe com antecedência.
Desta forma, busquei o carro na sexta, passei o fim de semana com ele e na segunda entreguei ele mais uma vez na oficina. Pois bem, na quarta feira da segunda semana de serviço, o gerente me liga dizendo que o problema está resolvido. Não havia nenhum componente danificado, mas alguns módulos estavam desconfigurados. Fizeram a reprogramação com os parâmetros de fábrica os defeitos foram corrigido e as falhas desapareceram. Porém, o combinado não foi cumprido por parte do gerente. Eu não fui previamente informado do diagnóstico, o reparo foi realizado sem o meu consentimento. O orçamento não me foi fornecido, então após receber o carro consertado ele me informou que o valor do serviço era R$2000. Fiquei bastante contrariado, argumentei que o combinado não era esse, e a resposta do gerente foi que "Às vezes a gente precisa tomar a frente, pra garantir que o reparo será feito. Se toda hora eu parar pra te ligar pedindo autorização, o reparo não prossegue". Não achei razoável essa resposta, mas mesmo assim concordei em pagar pelo serviço. Mesmo com esse incidente, ainda considerei a oficina para uma manutenção futura dada a competência técnica que tiveram até o momento.
  • Troca das pastilhas traseiras, fluído de freio, líquido de arrefecimento, investigação de buchas e ruído de rolamento (Agosto 2018)
Enfim, chegamos ao serviço em questão. As pastilhas e as buchas eu já tinha comprado anteriormente. Liguei para a High Torque Campinas para fazermos um orçamento de:
  • Troca das pastilhas dianteiras
  • Investigação das buchas da bandeja dianteira
  • Investigação de ruído de rolamento
Antes de deixar o carro lá, já tinham me informado que a troca das pastilhas era R$100 e a troca do fluído era R$160 (fluído R$60 e R$100 de mão de obra). Após subir o carro no elevador, me informaram que os diagnósticos pedidos requeriam desmontar peças e dirgir o carro, seu custo combinado seria de R$150. Esses serviços então totalizavam $410 reais.
Porém, na terça-feira o gerente me ligou dizendo que o aditivo de arrefecimento estava com baixa concentração, cerca de 25%, e que o reservatório estava sujo. Ele me informou os valores, a limpeza do sistema de arrefecimento era R$250, o aditivo fornecido por ele era R$100 e a água destilada era R$20, totalizando R$370 para este serviço. E o total de todos os serviços ficou em R$780.
No entanto, antes de concordar com esse serviço de limpeza do sistema de arrefecimento. Eu perguntei qual era a especificação do aditivo que ele tinha disponível, ele me disse que era um Havoline Xtended Life G12+ que atende à norma VW/Audi TL 774 Type F. Acontece que eu não estou familiarizado com a troca do líquido de arrefecimento da mesma maneira que a troca de óleo. As especificações são desconhecidas por mim, não tenho experiência no assunto. Como o carro estava na oficina, pedi ao gerente que verificasse no manual qual era a especificação homologada. Então ele consultou o manual e me disse "No manual é G13 ou G12++". Ou seja, o aditivo que ele tem não é homologado, não é o correto para o Golf.
Só que, por conta dessa nomenclatura confusa, eu não me atentei que existem dois tipos de aditivo G12: G12+ e G12++. Então acidentalmente eu concordei em adicionar o G12+, pensando que existia apenas um G12. Desculpem a minha ignorância, mas quando vi G12++ pensei até que fosse erro de digitação. Na minha visão, estavam colocando um G12 homologado no manual quando na verdade não era. O gerente sabia que eu estava enganado, que não tinha entendido a nomenclatura, e deixou seguir a aplicação do aditivo errado. Como vocês podem perceber lendo acima, eu já tinha feito vários serviços anteriores na High Torque, o gerente me conhece e sabe que eu sigo à risca o manual, somente levo peças originais para as manutenções. Eu nunca compraria um aditivo incorreto se eu posso ir até a concessionária e comprar um G13 e levar para ele aplicar. Afinal, quem pede para consultar o manual e depois aceita a aplicação de um aditivo errado? Não faz sentido nenhum! Na minha visão, o gerente foi propositalmente omisso para me vender o aditivo que ele tinha disponível. Pela própria confiança que a High Torque me transmitiu nos serviços anteriores, nunca passou pela minha cabeça que o gerente aceitaria colocar um aditivo fora da especificação. A grande falha na minha opinião, foi o gerente não ter explicitamente me informado que aquele aditivo não atende à especificação. E a seguir vem a parte na qual discordo profundamente de como o gerente conduziu a situação.
No dia seguinte, sem desconfiar de nada, busquei o carro na oficina e paguei os R$780 reais. Quando cheguei em casa, abri o manual para ler a seção de arrefecimento e verificar qual a especificação correta do aditivo. Para a minha surpresa, vejo lá que aditivo correto é o G13, inclusive o G12++ é indicado apenas para completar. O G12+ é somente mencionado que não deve ser misturado ao G12++ ou G13 podendo causar corrosão. Inclusive tem uma ressalva dizendo que no caso de ser preenchido um aditivo incorreto, este deve ser imediatamente substiuído para evitar danos graves ao motor. Agora munido desta informação, liguei para o gerente em busca de uma solução.
Quando questionei a especificação errada, ele alegou que respondeu às minhas perguntas e aplicou o aditivo pois eu tinha concordado. Eu argumentei que não sou eu que tenho que dar a palavra final em especificações de produtos, o manual estava com ele e o carro sob sua responsabilidade. Disse que eu não tenho familiaridade com essas especificações, que se na hora eu tivesse entendido que o produto dele não atendia à especificação, eu não teria feito o serviço. Disse também que pelo histórico de serviços que realizei e pela reputação da oficina, nunca imaginei que o gerente concordaria em utilizar um produto incorreto. Ele se limitava a responder para eu reler as mensagens que ele me mandou informando a especificação que estava no manual e a especificação do aditivo que ele tinha. Continuei minha argumentação dizendo que ele não foi transparente, como ele vai me garantir que isso não traz problemas pro meu carro no longo prazo? Dei um exemplo, se um cliente chegar lá pra trocar o óleo e não tiver a especificação correta, ele iria trocar? Por último, disse que se eu me contentasse com uma oficina que não desse nenhum tipo de orientação, eu levava na concessionária. Quando terminei de falar, ele disse "Bruno, já foi". Aí eu perdi a paciência e levantei a voz ao telefone "Já foi não! Você só fala isso porque o carro não é seu".
Por fim, propus a minha solução, que seria eu levar pra ele o aditivo G13 e ele refazer o serviço com mão de obra gratuita e me pagando o valor do aditivo. Ele recusou, disse que o máximo que ele poderia fazer era me dar a mão de obra de graça caso eu comprasse o aditivo pra ele refazer o processo. Terminei a ligação dizendo que iria pensar.
Depois, trocamos algumas mensagens, na qual eu perguntei sobre o que poderia acontecer com o carro rodando nesse aditivo errado, se ele me garante que vou ter algum problema. Ele disse que acha muito difícil causar algum problema, mas que garantir ele não pode. Falou que todos os serviços da High Torque têm no mínimo 3 meses de garantia. Também se o líquido de arrefecimento ficar escuro ele refaz o serviço sem custo nesse período. Como ele não aceitou a minha proposta de solução, lamentei e disso que isso foge muito à política de combater "empurroterapia" que a marca divulga, pois parece uma concessionária nesse aspecto. Também falei que não levarei meu carro lá novamente, e que a minha opinião sobre a High Torque será negativa no meu círculo de amigos, familiares, no fórum do Golf MK7 Brasil no qual sou usuário avançado com mais de 900 posts e em qualquer outra comunidada automotiva em que faço parte.
Espero que este aditivo fora da especificação não me cause problemas, mas o que me incomoda mais é a omissão e o oportunismo.
Encerro assim a minha resenha com uma recomendação para o leitor. Só leve o seu carro nesta oficina se você já souber exatamente os serviços que deseja fazer, já possua as produtos necessários ao reparo ou então tenha conhecimento amplo sobre as especificações e procedimentos de manutenção do seu carro. No aspecto de transparência e atendimento ao consumidor, não é muito diferente de uma concessionária. Não deixa o renome da empresa baixar sua guarda, esteja vigilante e desconfie de tudo. Se este não for seu perfil, apenas entregue o carro lá e não questione nada para evitar aborrecimentos. Na retirada, pague a conta, saia dirigindo e seja feliz!
PS: Se alguém entender de arrefecimento, me informe se eu posso continuar usando esse G12+ ou não. Obrigado!
 
 
 
Cara, muito triste isso. Prestadores de serviços por aqui são costumeiramente terríveis e eu tinha a esperança de que a High Torque fosse diferente. Só te digo uma coisa: a marca tem um discurso e o dono tem um nome pelo qual zelar, sobre o qual construiu sucesso e fortuna.

Pelo visto o comportamento desse tal gerente é recorrentemente antiético. O franqueador tem que saber disso, até pra que a atitude de um cara não se confunda com a postura da marca.

Minha sugestão é de que você tente entrar em contato com o orelhudo de BH, vulgo ADG, relatando o seu caso. Ele certamente vai querer entender, até porque ele não precisa de um usuário avançado queimando o filme dele perante alguns milhares de clientes em potencial.

Abraço!

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Agora, RicW disse:

Cara, muito triste isso. Prestadores de serviços por aqui são costumeiramente terríveis e eu tinha a esperança de que a High Torque fosse diferente. Só te digo uma coisa: a marca tem um discurso e o dono tem um nome pelo qual zelar, sobre o qual construiu sucesso e fortuna.

Pelo visto o comportamento desse tal gerente é recorrentemente antiético. O franqueador tem que saber disso, até pra que a atitude de um cara não se confunda com a postura da marca.

Minha sugestão é de que você tente entrar em contato com o orelhudo de BH, vulgo ADG, relatando o seu caso. Ele certamente vai querer entender, até porque ele não precisa de um usuário avançado queimando o filme dele perante alguns milhares de clientes em potencial.

Abraço!

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Certamente eu vou entrar em contato com ele. Isso que aconteceu não está em linha com a filosofia da empresa.

Inclusive eu assistia os vídeos do ADG e imaginava poder levar meu carro numa High Torque e receber todas aquelas explicações detalhadas e justas, fazendo reparos honestos trocando somente o necessário.

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Certamente eu vou entrar em contato com ele. Isso que aconteceu não está em linha com a filosofia da empresa.

Inclusive eu assistia os vídeos do ADG e imaginava poder levar meu carro numa High Torque e receber todas aquelas explicações detalhadas e justas, fazendo reparos honestos trocando somente o necessário.

 

Postura, aliás, que naturalmente a High Torque Brasília deixou bem evidente de como deveria ser. Fiquei bem satisfeito com o nível de conversa e do atendimento: respeitoso e sem ironias. Trataram do meu problema com a seriedade que deveria ser sempre peculiar. Resultado final: fidelizaram um cliente porque simplesmente agiram de forma correta. Tanto que semana que vem estarei levando o Fit para a revisão.  Daqui 1 mês o Golf novamente.

 

1c0f7ab247e9e3a4bd78af07d5b1634a.jpg

 

https://i.imgur.com/gT35T4a.png

 

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17 horas atrás, Brunomri disse:
  • Investigação das buchas da bandeja dianteira
  • Investigação de ruído de rolamento

Esses dois itens ficaram ok? Lembro que vc estava na dúvida em repor buchas ou comprar peças completa.

Lá no Reclame Aqui, você cita vazamento de óleo, onde o seu TSi tá(estava) menstruando?

Se a minha memória de paquiderme não me traia, essa unidade da High Torque de Campinas é a Menina Dos Olhos de todas as franquias. Sempre casa cheia, carro saindo pelo ladrão. Será que subiu para cabeça? Sandálias da humildade nesse povo!

Lembrando que vc mora parede e meia de onde o Orelhas De Precata reside. Ele preza e zela muito por fóruns automotivos. Esse aqui tem gente séria, gabaritada e inteligente. Isso conta pontos......aguardemos o veredito.

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Posso estar enganado, mais acho que a menina dos olhos é a unidade de São José dos Campos. To pensando em levar o meu na unidade de Curitiba para dar um reaperto na suspensão, nunca tive coragem de pedir isso na Concessionária com medo que eles iriam apertar demais sem usar torquimetro. Algun feedback de alguém que já esteve na unidade de Curitiba?

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Hoje eu agendei a troca do fluido de freio do meu prateado na High Torque de SBC, o bom é que eles funcionam de sabado e posso acompanhar a troca.

Nao vou colocar os prints aqui senão polui muito.
Quando falei que queria trocar o fluido do freio ele questionou:

"Mais o Sr. já sabe se realmente tem necessidade?!"

Ai expliquei que tinha a caneta, a mesma ja estava marcando no vermelho e meu carro vai fazer 3 anos.

Com isso ele me mandou um audio e ficou surpreso que eu tenho a caneta.

Ai ele continuou informando que só realiza a troca de peça caso haja realmente um problema, ofereceu realizar um checklist gigantesco, mas neguei também. Nem pedi o preco, mas deve ser uns 350 reais...

Final das contas irá ficar 140 reais de M.O e 35 reais cada lata de fluido ATE, usa-se 2.

Ai questionei se eles tem a maquina de alinhamento e balanceamento.

Resposta:

"Cara eu faço em um parceiro homologado,
Mas para seu tipo de carro prefiro que faça em algum lugar de sua confiança."

Ficou agendado dia 25/08. Vamos ver...

Abraços.

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@Brunomri

 

Lembro quando voce postou que trocou as molas do carro e o painel virou uma arvore de natal... isso é cagada da oficina, troca de mola é tirar uma por a outra e só... a oficina que voce fez o serviço de troca de mola foi na Avantgarde? E eles não resolveram o problema?

 

Aí voce teve que gastar 2k na High Torque por uma simples configuração/ajuste?

 

Essa High Torque pelo que vejo é muito marketing (pelo menos aqui em SP não conheço ninguem que usa ou recomenda os serviços deles, pelo menos no estado de SP, mas isso não quer dizer que o serviço deles é ruim) e o foco deles me parece que é carro popular... essa resposta que o gerente te deu é da típica oficina que trabalha com carro popular... o cara leu a informação no manual, viu que tava errado e mesmo assim colocou o aditivo errado... depois que voce reclamou, ele tocou o fo.da se... "voce autorizou o problema é todo seu"... e pior, depois que voce explicou a situação o cara não quis assumir a cagada... e uma cagada dessa num carro como o Golf pode levar a uma cagada maior... e aí?

 

Primeira coisa que eu faria é levar o carro numa oficina de confiança pra trocar esse liquido de arrefecimento... segunda coisa, nunca mais levaria meu carro nessa High Torque, mesmo que o dono (ADG) resolva o problema, como o gerente quis dizer pra voce, a MERDA já foi feita (e a confiança/respeito acabou aí)... vai saber se lá na frente isso vai causar algum problema...

 

 

 

 

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2 horas atrás, Sobrinho disse:

Esses dois itens ficaram ok? Lembro que vc estava na dúvida em repor buchas ou comprar peças completa.

Lá no Reclame Aqui, você cita vazamento de óleo, onde o seu TSi tá(estava) menstruando?

Se a minha memória de paquiderme não me traia, essa unidade da High Torque de Campinas é a Menina Dos Olhos de todas as franquias. Sempre casa cheia, carro saindo pelo ladrão. Será que subiu para cabeça? Sandálias da humildade nesse povo!

Lembrando que vc mora parede e meia de onde o Orelhas De Precata reside. Ele preza e zela muito por fóruns automotivos. Esse aqui tem gente séria, gabaritada e inteligente. Isso conta pontos......aguardemos o veredito.

Sobre as buchas, o mecânico foi bastante cuidadoso em me explicar e mostrar que as buchas estão em ótimo estado de conservação. Ele me disse que existem dois pares de buchas na dianteira do Golf, e com o carro suspenso no elevador, ele me mostrou a bucha corresponde àquela que eu tinha comprado para reposição. Então ele me explicou que fazendo a inspeção visual e também movimentando a bandeja, não encontrou nenhuma trinca nem rachadura. Ele usou um cano fino de metal para pressionar a borracha e movimentar a bandeja.

Sobre o vazamento de óleo, quando fiz a troca de óleo dos 80 mil km, o mecânico da oficina de troca de óleo em questão me mostrou uma mancha na parte interna do protetor de cárter. Disse que era uma quantidade pequena de líquido, mas que eu deveria ficar atento caso a mancha aumentasse. Então aproveitar para pedir a investigação disso na High Torque. Lá eles fizeram a análise e não encontraram nenhum vazamento ou coxim hidráulico estourado. Apenas disse que a turbina fica um pouco melada de óleo, mas que isso é normal em carros turbo. A hipótese deles é de que em alguma troca o mecânico deixou cair óleo no protetor de cárter. Então nesse caso seria um tipo de "menstruação psicológica" talvez.

Sobrinho já adiantou parte do que eu iria atualizar vocês hoje, pois ontem de madrugada criei uma reclamação sobre este caso no Reclame Aqui. Assim que eu responder os comentários do pessoal, vou escrever a atualização de hoje num post separado.

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1 hora atrás, Rapts disse:

@Brunomri

 

Lembro quando voce postou que trocou as molas do carro e o painel virou uma arvore de natal... isso é cagada da oficina, troca de mola é tirar uma por a outra e só... a oficina que voce fez o serviço de troca de mola foi na Avantgarde? E eles não resolveram o problema?

 

Aí voce teve que gastar 2k na High Torque por uma simples configuração/ajuste?

 

Essa High Torque pelo que vejo é muito marketing (pelo menos aqui em SP não conheço ninguem que usa ou recomenda os serviços deles, pelo menos no estado de SP, mas isso não quer dizer que o serviço deles é ruim) e o foco deles me parece que é carro popular... essa resposta que o gerente te deu é da típica oficina que trabalha com carro popular... o cara leu a informação no manual, viu que tava errado e mesmo assim colocou o aditivo errado... depois que voce reclamou, ele tocou o fo.da se... "voce autorizou o problema é todo seu"... e pior, depois que voce explicou a situação o cara não quis assumir a cagada... e uma cagada dessa num carro como o Golf pode levar a uma cagada maior... e aí?

 

Primeira coisa que eu faria é levar o carro numa oficina de confiança pra trocar esse liquido de arrefecimento... segunda coisa, nunca mais levaria meu carro nessa High Torque, mesmo que o dono (ADG) resolva o problema, como o gerente quis dizer pra voce, a MERDA já foi feita (e a confiança/respeito acabou aí)... vai saber se lá na frente isso vai causar algum problema...

 

 

 

 

Rapts, o serviço de instalação de molas que causou o problema, que fez aparecerem os avisos de painel, foi feito numa oficina de Campinas chamada Kennedy Rodas pelo valor de R$200. Claramente o mecânico não era nenhum especialista, mas por ser um serviço sem grandes mistérios, não me preocupei. Estava enganado, o barato saiu muito caro depois. No entanto, em nenhum momento do reparo a High Torque disse que a causa do problema...

Basicamente o reparo de R$2000 na High Torque foi para fazer o diagnóstico, encontrar peças de um outro Golf igual ao meu para testar e depois fazer a reprogramação dos módulos que estavam desconfigurados. Inclusive, por curiosidade, depois de resolvido o problema liguei na concessionária para saber quanto custava a reprogramação de um módulo eletrônico, o valor é de R$250 por módulo. Porém de nada adianta se eles são incapazes de fazer o diagnóstico em duas ocasiões.

A instalação que fiz na Avantgarde foi quando comprei os amortecedores Bilstein e me foi recomendada pela própria loja que me vendeu os amortecedores, a GP Parts. Lá foram dois mecânicos trabalhando simultaneamente no carro, não soube avaliar se a agilidade que eles tinham era desenvoltura ou pressa. Lá não se preocuparam muito em me explicar o procedimento ou me mostrar a instalação. Apenas sugeriram que eu aguardasse a instalação numa sala de espera que tinha um PC rodando Assetto Corsa com volante Logitech G27 e um banco playseat. Mesmo assim, reparei uma certa demora e resolvi ir novamente à oficina, e o alinhamento estava demorando demais. O dono da oficina estava questionando o mecânico porque um dos parâmetros, acho que era o camber no caso, ficava um pouco fora dos limites. Sobre as luzes de painel, cheguei a perguntar na Avantgarde se eles trabalhavam com esse tipo de reparo. Disseram que poderia deixar o carro lá em análise, mas considerando a distância eu fui pesquisar outro lugar.

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Atualizando o tópico com as informações recentes.

Ontem de madrugada escrevi uma reclamação no Reclame Aqui, conforme o @Sobrinho adiantou num post anterior. Também respondi o questionário de satisfação de serviço da High Torque, que chegou no meu e-mail ontem. Em ambos, eu expliquei o acontecimento de maneira bem parecida com este tópico.

Hoje de manhã, recebi uma ligação de um número desconhecido no meu celular. Atendi e era o próprio ADG. Ele disse que viu a reclamação do Reclame Aqui, pediu desculpas pelo comportamento do gerente da High Torque Campinas. Disse que esse não é o comportamento que ele espera do franqueado e que eu tenho toda a razão em estar "puto" (com essa palavra mesmo). Ele falou que na High Torque podemos resolver os problemas sem o Reclame Aqui, que eu posso contatar direto a High Torque e não o franqueado. Para solucionar o problema, ele sugeriu que eu levasse o carro na High Torque de Vinhedo (que eu não sabia que existia) para refazer o serviço com o aditivo correto que será fornecido por eles, comprado em concessionária. Em troca, eu devo retirar a reclamação do Reclame Aqui.

Eu achei justa a solução proposta por ele, acho que esse tipo de intervenção deveria ser feita com mais frequência para resolver problemas. Então eu aceitei a proposta e vou levar o carro na High Torque de Vinhedo semana que vem. Espero que desta vez ocorra tudo conforme o planejado e em paralelo estarei avaliando o serviço nesta unidade. Caso tudo dê certo, considerarei o problema resolvido, porém na unidade de Campinas eu não levarei meu carro novamente.

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3 minutos atrás, Brunomri disse:

Atualizando o tópico com as informações recentes.

Ontem de madrugada escrevi uma reclamação no Reclame Aqui, conforme o @Sobrinho adiantou num post anterior. Também respondi o questionário de satisfação de serviço da High Torque, que chegou no meu e-mail ontem. Em ambos, eu expliquei o acontecimento de maneira bem parecida com este tópico.

Hoje de manhã, recebi uma ligação de um número desconhecido no meu celular. Atendi e era o próprio ADG. Ele disse que viu a reclamação do Reclame Aqui, pediu desculpas pelo comportamento do gerente da High Torque Campinas. Disse que esse não é o comportamento que ele espera do franqueado e que eu tenho toda a razão em estar "puto" (com essa palavra mesmo). Ele falou que na High Torque podemos resolver os problemas sem o Reclame Aqui, que eu posso contatar direto a High Torque e não o franqueado. Para solucionar o problema, ele sugeriu que eu levasse o carro na High Torque de Vinhedo (que eu não sabia que existia) para refazer o serviço com o aditivo correto que será fornecido por eles, comprado em concessionária. Em troca, eu devo retirar a reclamação do Reclame Aqui.

Eu achei justa a solução proposta por ele, acho que esse tipo de intervenção deveria ser feita com mais frequência para resolver problemas. Então eu aceitei a proposta e vou levar o carro na High Torque de Vinhedo semana que vem. Espero que desta vez ocorra tudo conforme o planejado e em paralelo estarei avaliando o serviço nesta unidade. Caso tudo dê certo, considerarei o problema resolvido, porém na unidade de Campinas eu não levarei meu carro novamente.

Beleza!

Leve um paquímetro, ou melhor, lá deva ter, e meça o tamanho da aba da orelha dele. Nosso moderador(Vulgo Smigol)  tem curiosidade em saber o tamanho da cartilagem.

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Atualizando o tópico com as informações recentes.
Ontem de madrugada escrevi uma reclamação no Reclame Aqui, conforme o [mention=1296]Sobrinho[/mention] adiantou num post anterior. Também respondi o questionário de satisfação de serviço da High Torque, que chegou no meu e-mail ontem. Em ambos, eu expliquei o acontecimento de maneira bem parecida com este tópico.
Hoje de manhã, recebi uma ligação de um número desconhecido no meu celular. Atendi e era o próprio ADG. Ele disse que viu a reclamação do Reclame Aqui, pediu desculpas pelo comportamento do gerente da High Torque Campinas. Disse que esse não é o comportamento que ele espera do franqueado e que eu tenho toda a razão em estar "puto" (com essa palavra mesmo). Ele falou que na High Torque podemos resolver os problemas sem o Reclame Aqui, que eu posso contatar direto a High Torque e não o franqueado. Para solucionar o problema, ele sugeriu que eu levasse o carro na High Torque de Vinhedo (que eu não sabia que existia) para refazer o serviço com o aditivo correto que será fornecido por eles, comprado em concessionária. Em troca, eu devo retirar a reclamação do Reclame Aqui.
Eu achei justa a solução proposta por ele, acho que esse tipo de intervenção deveria ser feita com mais frequência para resolver problemas. Então eu aceitei a proposta e vou levar o carro na High Torque de Vinhedo semana que vem. Espero que desta vez ocorra tudo conforme o planejado e em paralelo estarei avaliando o serviço nesta unidade. Caso tudo dê certo, considerarei o problema resolvido, porém na unidade de Campinas eu não levarei meu carro novamente.
Que bom que o cara tem palavra! Só uma nota pessoal: eu não retiraria a reclamação, pois é um direito das pessoas saber o que te ocorreu e como isso foi resolvido. O correto seria atualizar o status informando que você foi contactado e que a solução proposta atendeu perfeitamente às suas expectativas, e que por isso você ficou muito satisfeito.

Ter uma queixa no Reclame Aqui, por si só, não é demérito. Sempre que eu vou contratar uma empresa ou comprar algo eu verifico a reputação lá e até prefiro quando têm alguma coisa no banco de dados deles. Quando nem é listada eu acho pior, pois pode significar que a empresa é nova e ainda não construiu reputação.

Todo mundo erra, não importa se é pessoa física ou empresa. O demérito seria deixar a sua reclamação mofando, sem solução. Mas resolvida de forma rápida e correta eu considero muito positivo.

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Estou alinhado com o pensando do @RicW.

@Brunomri, eu Ia até te sugerir a mesma coisa: manter a reclamação.

A própria franqueadora da High Torque é que deveria se manifestar, e você, ao final, daria o veredito sobre a resolução do problema. É assim que funciona o relameaqui. 

Essa foma melindrosa de resolver essas questões eu não compactuo. O ADG apenas negociou uma simples troca contigo. Uma esmola e nada mais. Se fosse comigo ele ia ouvir umas poucas e boas. 

Teu relato de experiência com High Torque Campinas soa como um favor gratuito à sociedade. Eu até te agradeço em ter compartilhado essa experiência conosco aqui do fórum. 

Eu mesmo posso garantir: não levarei jamais o meu veículo nessa High Torque Campinas. Nem eu, nem quem eu conheça.

Mas eu tinha certeza que o ADG ficaria com o ego inflamado quando lesse teu relato. 

Vida que segue: faça apenas o que a tua consciência mandar.

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Respeito a opinião de todos. Aqui vai a minha....

Quem errou foi o gerente, não o dono. Será essa a conduta do dono? Creio que não! Nem dele e nem do ADG. Não tô aqui para lamber os bagos de A ou B.

A High Torque presa pelo o que tá no manual, um dos principais alicerces.  para ser. Sempre, mas não foi. Não me entra na cabeça porque deliberadamente o gerente fez tamanha cagada.

Descontente, levou galha, ganha pouco, quis por para foder? Vai contra o principal princípio da franquia. Soa muitíssimo estranho.

Agora, dizer que NUNCA mais, para que condenar todo o 'esquema". Foi dito aqui, já que, todos são passivos de "erros". O problema e dizer não tem solução ou não dar solução ou ao menos tentar solucionar.

A sorte de vocês que moram nos grandes centros em procurar oficinas especializadas e Ccs decentes são maiores. Pegue como exemplo eu, que fiz quase 11 trocas de óleo no Ccs. Onde aqui num raio de 700km tem tão somente 04 Ccs. Se todas as vezes que ousaram ou tentaram passar o cerol no meu bolso, eu disse-se que; NUNCA mais venho aqui. Tem que ter muita calma e jogo de cintura nessas horas. Criar rusgas(no meu caso) é tomar no fiofó futuramente. Não vai ser eu aqui nessa terra de aborígenes levar tudo ao pé da letra. Tem-se que engolir alguns sapos.

Concordo quando o Alan diz que o ADG quis tirar o foco e mexer os pauzinhos. Quem aqui(sendo dono) diz(faria) o contrário e não faria o mesmo? Não sejamos hipócritas, vivemos em um Brasil extremamente capitalista. Se ele usou(e usou mesmo) do jeitinho em Terra Brasilis para resolver o problema do Bruno, não vai ser eu a julga-lo.

Também concordo quando o Alan diz que o Bruno tem que fazer o que a sua consciência e porque não coração mandar. Fazer e sem arrependimentos. E é vida que segue.

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3 horas atrás, Brunomri disse:

Rapts, o serviço de instalação de molas que causou o problema, que fez aparecerem os avisos de painel, foi feito numa oficina de Campinas chamada Kennedy Rodas pelo valor de R$200. Claramente o mecânico não era nenhum especialista, mas por ser um serviço sem grandes mistérios, não me preocupei. Estava enganado, o barato saiu muito caro depois. No entanto, em nenhum momento do reparo a High Torque disse que a causa do problema...

Basicamente o reparo de R$2000 na High Torque foi para fazer o diagnóstico, encontrar peças de um outro Golf igual ao meu para testar e depois fazer a reprogramação dos módulos que estavam desconfigurados. Inclusive, por curiosidade, depois de resolvido o problema liguei na concessionária para saber quanto custava a reprogramação de um módulo eletrônico, o valor é de R$250 por módulo. Porém de nada adianta se eles são incapazes de fazer o diagnóstico em duas ocasiões.

A instalação que fiz na Avantgarde foi quando comprei os amortecedores Bilstein e me foi recomendada pela própria loja que me vendeu os amortecedores, a GP Parts. Lá foram dois mecânicos trabalhando simultaneamente no carro, não soube avaliar se a agilidade que eles tinham era desenvoltura ou pressa. Lá não se preocuparam muito em me explicar o procedimento ou me mostrar a instalação. Apenas sugeriram que eu aguardasse a instalação numa sala de espera que tinha um PC rodando Assetto Corsa com volante Logitech G27 e um banco playseat. Mesmo assim, reparei uma certa demora e resolvi ir novamente à oficina, e o alinhamento estava demorando demais. O dono da oficina estava questionando o mecânico porque um dos parâmetros, acho que era o camber no caso, ficava um pouco fora dos limites. Sobre as luzes de painel, cheguei a perguntar na Avantgarde se eles trabalhavam com esse tipo de reparo. Disseram que poderia deixar o carro lá em análise, mas considerando a distância eu fui pesquisar outro lugar.

É que não ficou claro o assunto da troca de mola e a arvore de natal no painel... então foi uma oficina meia boca que fez o serviço...

Aí na High Torque cobraram 2k pra resolver problema de software... já que não tinha nenhuma peça danificada... só achei muito alto o valor, mas resolveu o problema então tá bom...

Eu achei que o serviço tivesse sido feito na Avantgard e eles não solucionaram o problema... agora ficou claro que não teve a ver com a Avantgarde nem com a High Torque o problema das molas.

 

 

Sobre o problema do liquido de arrefecimento o ADG fez o certo, o que o gerente deveria ter feito... se cada problema de uma dessas franquias tiver que chegar na boca do dono pra ser resolvido é complicado... mas que bom que ele vai resolver o problema.

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1 hora atrás, RicW disse:

Que bom que o cara tem palavra! Só uma nota pessoal: eu não retiraria a reclamação, pois é um direito das pessoas saber o que te ocorreu e como isso foi resolvido. O correto seria atualizar o status informando que você foi contactado e que a solução proposta atendeu perfeitamente às suas expectativas, e que por isso você ficou muito satisfeito.

Ter uma queixa no Reclame Aqui, por si só, não é demérito. Sempre que eu vou contratar uma empresa ou comprar algo eu verifico a reputação lá e até prefiro quando têm alguma coisa no banco de dados deles. Quando nem é listada eu acho pior, pois pode significar que a empresa é nova e ainda não construiu reputação.

Todo mundo erra, não importa se é pessoa física ou empresa. O demérito seria deixar a sua reclamação mofando, sem solução. Mas resolvida de forma rápida e correta eu considero muito positivo.

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Esse ponto que você observou eu infelizmente não pensei antes de decidir, talvez fosse a decisão mais útil às pessoas. Porém o meu foco era relatar o acontecimento aqui no fórum, para alertar as pessoas de que não podemos confiar cegamente em nome e fama quando se trata de oficina.

Feito isso, eu queria resolver o meu problema, que era a possibilidade desse aditivo causar algum dano ao meu carro. Então fui ao Reclame Aqui com intenção de obter uma resposta da High Torque matriz, pois o franqueado se negou a resolver o problema. Sem querer soar egoísta, mas quando abri a minha reclamação não estava pensando em informar as pessoas sobre o fato. Embora aquele site seja uma ótima ferramenta para isso, se eu optasse por manter a reclamação, eu não teria o meu problema resolvido pelo ADG. A minha parte em colaborar com os consumidores foi feita aqui, por enquanto. E se demonstra bastante eficaz, pois se eu buscar no Google por "golf tsi high torque campinas", este tópico é o primeiro link retornado pela busca. Se eu buscar apenas "high torque campinas", este tópico é o sétimo link, ainda na primeira página. Se eu buscar "high torque campinas arrefecimento" vem em terceiro lugar na lista. Então, esta postagem é muito acessível para todos, tão acessível quanto uma reclamação do Reclame Aqui seria. Claro que a abordagem é diferente, mas eu tentei conciliar a resolução do meu problema e o dever de informar ao público o que aconteceu. Dever esse que eu tenho com a minha consciência, não desejo esse aborrecimento para ninguém.

1 hora atrás, iCardeX disse:

Estou alinhado com o pensando do @RicW.

@Brunomri, eu Ia até te sugerir a mesma coisa: manter a reclamação.

A própria franqueadora da High Torque é que deveria se manifestar, e você, ao final, daria o veredito sobre a resolução do problema. É assim que funciona o relameaqui. 

Essa foma melindrosa de resolver essas questões eu não compactuo. O ADG apenas negociou uma simples troca contigo. Uma esmola e nada mais. Se fosse comigo ele ia ouvir umas poucas e boas. 

Teu relato de experiência com High Torque Campinas soa como um favor gratuito à sociedade. Eu até te agradeço em ter compartilhado essa experiência conosco aqui do fórum. 

Eu mesmo posso garantir: não levarei jamais o meu veículo nessa High Torque Campinas. Nem eu, nem quem eu conheça.

Mas eu tinha certeza que o ADG ficaria com o ego inflamado quando lesse teu relato. 

Vida que segue: faça apenas o que a tua consciência mandar.

Adicionando ao que respondi acima para o comentário do @RicW, eu tive uma discussão um tanto estressante com o gerente da High Torque Campinas, então quando o ADG ligou para mim concordando com o que eu escrevi, achei suficiente. Com a Volkswagen, por exemplo, na ocasião em a fábrica insistia em negar a troca da bateria em garantia, o Reclame Aqui não foi suficiente, nenhuma proposta de solução recebi. Somente 27 dias após abrir uma queixa no Procon obtive a troca em garantia. O ADG foi rápido e transparente na sua proposta de solução, me poupando de um aborrecimento parecido.

Embora o ADG tenha a resposta final pela empresa (accountable), sendo realista, quem causou a minha frustração e indignação com o serviço foi exclusivamente o gerente da High Torque Campinas. Se fosse outro gerente, mais alinhado aos valores da empresa, provavelmente este tópico nem existiria.

Inclusive, seria muito bom para o crescimento da empresa que o ADG lesse este tópico, pois aqui descrevi muito mais detalhadamente todo o meu histórico de serviços com a franquia de Campinas. Com certeza, ele perceberia que é necessário manter um controle maior sobre a operação dos seus franqueados. Certamente aqueles outros problemas que relatei no meu serviço de diagnóstico das luzes de painel também seriam úteis a ele.

Fico feliz este tópico é útil para vocês. Vejo que a High Torque é assunto recorrente aqui quando discutimos manutenção, nada mais justo do que eu compartilhar a experiência dos 4 serviços que fiz lá.

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57 minutos atrás, Rapts disse:

É que não ficou claro o assunto da troca de mola e a arvore de natal no painel... então foi uma oficina meia boca que fez o serviço...

Aí na High Torque cobraram 2k pra resolver problema de software... já que não tinha nenhuma peça danificada... só achei muito alto o valor, mas resolveu o problema então tá bom...

Eu achei que o serviço tivesse sido feito na Avantgard e eles não solucionaram o problema... agora ficou claro que não teve a ver com a Avantgarde nem com a High Torque o problema das molas.

 

 

Sobre o problema do liquido de arrefecimento o ADG fez o certo, o que o gerente deveria ter feito... se cada problema de uma dessas franquias tiver que chegar na boca do dono pra ser resolvido é complicado... mas que bom que ele vai resolver o problema.

Exato, quando levei o carro na Avantgarde ele já estava com o problema e não fui lá para resolvê-lo diretamente.

Esse problema de software já estava me deixando desesperado, a concessionária nem tentou fazer o diagnóstico quando pedi durante 2 revisões.

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9 minutos atrás, Brunomri disse:

Esse ponto que você observou eu infelizmente não pensei antes de decidir, talvez fosse a decisão mais útil às pessoas. Porém o meu foco era relatar o acontecimento aqui no fórum, para alertar as pessoas de que não podemos confiar cegamente em nome e fama quando se trata de oficina.

Feito isso, eu queria resolver o meu problema, que era a possibilidade desse aditivo causar algum dano ao meu carro. Então fui ao Reclame Aqui com intenção de obter uma resposta da High Torque matriz, pois o franqueado se negou a resolver o problema. Sem querer soar egoísta, mas quando abri a minha reclamação não estava pensando em informar as pessoas sobre o fato. Embora aquele site seja uma ótima ferramenta para isso, se eu optasse por manter a reclamação, eu não teria o meu problema resolvido pelo ADG. A minha parte em colaborar com os consumidores foi feita aqui, por enquanto. E se demonstra bastante eficaz, pois se eu buscar no Google por "golf tsi high torque campinas", este tópico é o primeiro link retornado pela busca. Se eu buscar apenas "high torque campinas", este tópico é o sétimo link, ainda na primeira página. Se eu buscar "high torque campinas arrefecimento" vem em terceiro lugar na lista. Então, esta postagem é muito acessível para todos, tão acessível quanto uma reclamação do Reclame Aqui seria. Claro que a abordagem é diferente, mas eu tentei conciliar a resolução do meu problema e o dever de informar ao público o que aconteceu. Dever esse que eu tenho com a minha consciência, não desejo esse aborrecimento para ninguém.

Adicionando ao que respondi acima para o comentário do @RicW, eu tive uma discussão um tanto estressante com o gerente da High Torque Campinas, então quando o ADG ligou para mim concordando com o que eu escrevi, achei suficiente. Com a Volkswagen, por exemplo, na ocasião em a fábrica insistia em negar a troca da bateria em garantia, o Reclame Aqui não foi suficiente, nenhuma proposta de solução recebi. Somente 27 dias após abrir uma queixa no Procon obtive a troca em garantia. O ADG foi rápido e transparente na sua proposta de solução, me poupando de um aborrecimento parecido.

Embora o ADG tenha a resposta final pela empresa (accountable), sendo realista, quem causou a minha frustração e indignação com o serviço foi exclusivamente o gerente da High Torque Campinas. Se fosse outro gerente, mais alinhado aos valores da empresa, provavelmente este tópico nem existiria.

Inclusive, seria muito bom para o crescimento da empresa que o ADG lesse este tópico, pois aqui descrevi muito mais detalhadamente todo o meu histórico de serviços com a franquia de Campinas. Com certeza, ele perceberia que é necessário manter um controle maior sobre a operação dos seus franqueados. Certamente aqueles outros problemas que relatei no meu serviço de diagnóstico das luzes de painel também seriam úteis a ele.

Fico feliz este tópico é útil para vocês. Vejo que a High Torque é assunto recorrente aqui quando discutimos manutenção, nada mais justo do que eu compartilhar a experiência dos 4 serviços que fiz lá.

Fico feliz que esse problema esteja "quase" resolvido. 

Em tempo: Se o ADG te oferecer uma troca de oléo para você deletar esse tópico, por favor, manda o meu contato para ele. Eu gostaria muito de negociar.... kkk

 

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2 minutos atrás, iCardeX disse:

Fico feliz que esse problema esteja resolvido. 

Em tempo: Se o ADG te oferecer uma troca de oléo para você deletar esse tópico, por favor, manda o meu contato para ele. Eu gostaria muito de negociar.... kkk

 

Acho que você vai ter um problema então... Daqui este tópico não sai! Hahahaha

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  • 2 weeks later...

Interessantes os relatos, ajuda muito quem venha à precisar do serviço dessas empresas. Eu desde que comprei o meu MK7 já fora da garantia sempre levo numa oficina premium especializada em V.A.G. em SP , dessa ultima vez fiquei chateado, porque veio faltando dois parafusos que prendem o protetor de cárter, a confiança foi um pouco abalada, pretendo da próxima vez vou procurar outro lugar até para ter outra opção.  É uma coisa pequena (por pressa ou descuido) mas não deixa de ser um erro.

Agora @Brunomri fiquei meio sem entender, no final a troca das molas teve de fato alguma relação com esses diversos erros no painel ou foi uma mera coincidência? Já estou com umas eibach aqui só esperando chegar a data do alinhamento e balanceamento para instalar, aí vi esse relato de erros "talvez" por causa das molas e fiquei meio com um pé atrás.

Abraço!

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