Entre para seguir isso  
Frdvp1

Capacidade tanque de combustível / bomba adulterada

Recommended Posts

Pessoal, boa noite.

Hoje fui abastecer meu golf 1.0 tsi 2018. O tanque estava na reserva, com 0 de autonomia mas não estava vazio pois não cheguei no posto empurrando o carro.

 

Ate aonde sei, a capacidade do tanque do carro é de 50 litros, com reserva (1o automático). O frentista encheu o tanque e só parou quando bateu no 1o automático. Para minha surpresa, deu um total de 51,4 litros. É possível?

 

alem disso o computador de bordo indicava que o carro estava com um consumo de 11 km/l desde o abastecimento. Se eu for fazer as contas na mao, considerando o volume da bomba, cai para 9,7.

 

o tanque realmente so pega 50 litros até o 1o automático?

descinfio que a bomba do posto estava chipada. Voltei lá e pedi para fazer o teste do balde, e vi um  dos frentistas tirando um aparelho vermelho do bolso e apontando pra a bomba, mas pode ser que fosse apenas um celular, porém isso me levantou muitas suspeitas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso aconteceu 2 vezes comigo. Na época fiquei meio puto, porque o computador de bordo do Golf acusava que eu havia rodado  810Km, mas ainda havia autonomia para mais 110Km. Cálculos, obviamente, do próprio computador de bordo. Enfim, considerei ao menos, 6 litros ainda no tanque antes de iniciar o abastecimento. Qual não foi a minha surpresa? A bomba de abastecimento parou no primeiro clique com nada mais e nada menos que 51,39L de gasolina. Somados aos 6 litros que provavelmente havia dentro do tanque, imaginei incríveis 57,39L. Era 00h30, e eu não estava afim de começar um bate-boca. O que fiz? Pedi nota fiscal com a placa do meu veículo registrada nela, tirei a foto da leitura da bomba, e depois denuncie para a ANP pelo número 0800 970 0267. A época, ficaram de investigar, mas eu não sei o que aconteceu depois.

Fatos:

 

Antes de abastecer o computador ainda acusava 110km de autonomia para o tanque.

 

6c7d9764b737590ef935b2601c01dd00.jpg

 

O susto com a bomba de combustível!

 

113b9f84a3e2db34521d1f869907a807.jpg

 

A autonomia estimada quando cheguei em casa.

 

bcd0f92085efdcde9bba46471967b0b7.jpg

 

—-

 

A segunda vez foi noutro posto. Mas a autonomia estimada para zerar o tanque era de menos de 25km. Desencanei.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite Senhores,

Acredito não ser problema na bomba não, tenho um golf 1.0 2017, já abasteci 51 litros nele quando estava na reserva. Geralmente os carros pegam um pouquinho a mais de combustível mesmo quando estão quase vazios. A capacidade informada é a capacidade segura, do compartimento. Acontece que a bomba desarma quando o combustível já está nela, ou seja, já subiu pelo duto até a "boca" do tanque.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Somos 3. Nesse domingo mesmo, esperei chegar na reserva pra encher o tanque com gasolina (estava com álcool antes), confesso que não olhei a autonomia mas devia ter algo entre 50 e 60 km (com etanol o rendimento diminui). Pois bem, entraram 48,6 litros do precioso líquido loiro, no primeiro desarme da bomba também.
O que me leva a crer que a maioria das bombas em SP estejam adulteradas ou realmente a capacidade do tanque é maior que 50 litros...
Ah, esqueci de mencionar: devido ao custo tenho abastecido em postos com valores de combustível mais em conta, normalmente aqueles anexos a mercados como Extra e Carrefour.


Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Somos 3. Nesse domingo mesmo, esperei chegar na reserva pra encher o tanque com gasolina (estava com álcool antes), confesso que não olhei a autonomia mas devia ter algo entre 50 e 60 km (com etanol o rendimento diminui). Pois bem, entraram 48,6 litros do precioso líquido loiro, no primeiro desarme da bomba também.
O que me leva a crer que a maioria das bombas em SP estejam adulteradas ou realmente a capacidade do tanque é maior que 50 litros...
Ah, esqueci de mencionar: devido ao custo tenho abastecido em postos com valores de combustível mais em conta, normalmente aqueles anexos a mercados como Extra e Carrefour.


Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk


E estão mesmo. Aqui em SJC o posto do Carrefour já foi fechado uma vez e multado várias pela fiscalização da ANP.

O máximo que coube no meu tanque foram 49 litros. Na ocasião, cheguei no posto "no cheiro" mesmo. O ponteiro já tinha baixado do limite da escala e a autonomia parou de marcar, pois ficou abaixo de um certo valor (acho que 30 km). Ele apenas informava "abasteça imediatamente", ou algo assim, no CB. Foi tenso... Mas não tenho motivos pra acreditar que caibam mais que 50 litros no tanque. Talvez uns 51,5 se contar o volume até o bocal de abastecimento, o que não deve ser feito.

Abraço.

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E estão mesmo. Aqui em SJC o posto do Carrefour já foi fechado uma vez e multado várias pela fiscalização da ANP.

 

O máximo que coube no meu tanque foram 49 litros. Na ocasião, cheguei no posto "no cheiro" mesmo. O ponteiro já tinha baixado do limite da escala e a autonomia parou de marcar, pois ficou abaixo de um certo valor (acho que 30 km). Ele apenas informava "abasteça imediatamente", ou algo assim, no CB. Foi tenso... Mas não tenho motivos pra acreditar que caibam mais que 50 litros no tanque. Talvez uns 51,5 se contar o volume até o bocal de abastecimento, o que não deve ser feito.

 

Abraço.

 

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

 

Tenso essa estória de bomba adulterada. Meu cunhado trabalha no IPEM, vou conversar com ele a respeito, quem sabe ele não tenha dicas pra evitar cair nesse golpe.

 

Mas o que me chama a atenção é que os dois colegas acima também possuem o Comfortline 1.0 TSI, muita coincidência ou seria o caso da VW ter ampliado um pouco o tanque de combustível? Coisa de 3 ou 5 litros. Eu sei, soa ridículo mudar em um e não mudar em outro ou mudar e não atualizar os dados técnicos. Enfim, acho estranho demais...

 

Abraço

 

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tenso essa estória de bomba adulterada. Meu cunhado trabalha no IPEM, vou conversar com ele a respeito, quem sabe ele não tenha dicas pra evitar cair nesse golpe. 
Mas o que me chama a atenção é que os dois colegas acima também possuem o Comfortline 1.0 TSI, muita coincidência ou seria o caso da VW ter ampliado um pouco o tanque de combustível? Coisa de 3 ou 5 litros. Eu sei, soa ridículo mudar em um e não mudar em outro ou mudar e não atualizar os dados técnicos. Enfim, acho estranho demais...
 
Abraço
 
Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
 
 
 
É fato que o tanque do seu carro é diferente do meu. Verifiquei isso nos manuais de manutenção e no catálogo de peças.

Isso acontece não por ser 1.0, mas porque a suspensão traseira é diferente. Nos carros com multilink a geometria do tanque é diferente da dos carros com eixo de torção, o que faz todo o sentido à luz da fixação da suspensão e do aproveitamento do espaço naquela região.

No entanto, em nenhum material oficial da VW eu consegui identificar diferença na capacidade. A princípio ambos têm os mesmos 50 litros, mas vale uma investigação mais aprofundada.

Abraço!

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O caso que citei acima foi absurdo, porque o veículo havia começado a entrar na reserva. Não tinha porque conseguir abastecer com 51,40L no tanque.

 

Nunca mais abasteci naquela bomba, mas o posto de combustível ainda é o mesmo que tenho frequentado, desde que possuía o gol G5.

 

Observando os históricos de bastecimentos dos últimos 3 anos, verifiquei que chegou a entrar até os 52L de gasolina dentro do tanque.

 

De qualquer forma era quando a autonomia estimada estava na casa dos 5km para zerar completamente o tanque.

 

Reparem:

 

bcc9ded0e3a4a5a451a545e70b6a4253.png

 

0c7a8d614018717d92be2d89407f3876.png

 

005b733ee8cfefcd6b352089be886da3.png

 

99b6df1fa8e900076d983b79343627e8.png

 

b9411c18a67884cc1bad05f232283e89.png

 

106df98e106be58d8454f8f1714b3313.png

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voltando de Minas Gerais, quase fiquei sem combustível entre Paracatu e Cristalina, rodei uns 30 km pelo menos com o painel mostrando sem combustível, tanto que reduzi a marcha para 80 km/h e sem ar condicionado, cheguei em Cristalina somente no vapor, couberam 56 litros, (detalhe, sem desarme) praticamente até a boca, o frentista não desarmou a bomba e quase transbordou... Obviamente entre o tanque e a boca de abastecimento cabem alguns litros....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entre ser lesado na quantidade (litros) ou na qualidade do combustível, prefiro na quantidade.

Pelo menos não terei dor de cabeça com luz acesa no painel.

Desde a época do meu Fox e no Golf também abasteci no posto Carrefour perto de casa, sempre foi Shell e de uns 3 meses pra cá virou BR. No Fox o maior abastecimento foi de 47,84 litros, sendo que nele cabem 55 litros.

Ja no Golf, a maior capacidade foi quando peguei ele na CCS que também veio no cheiro, entrou 49,96 litros parando no primeiro click da bomba

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
40 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

Entre ser lesado na quantidade (litros) ou na qualidade do combustível, prefiro na quantidade.

Pelo menos não terei dor de cabeça com luz acesa no painel.

Desde a época do meu Fox e no Golf também abasteci no posto Carrefour perto de casa, sempre foi Shell e de uns 3 meses pra cá virou BR. No Fox o maior abastecimento foi de 47,84 litros, sendo que nele cabem 55 litros.

Ja no Golf, a maior capacidade foi quando peguei ele na CCS que também veio no cheiro, entrou 49,96 litros parando no primeiro click da bomba

Abraços.

Por isso que eu sempre abasteço no mesmo local, e na mesma bomba. Há uns 10 anos. Os frentistas já sabem até qual é o meu ritual:

1 - Para o carro, e verifico qual foi autonomia do computador de bordo.

2 - Copio a informação do odômetro total.

3 - Saio do veículo, e já aviso: Por favor, completar com a Gasolina A-DI-TI-VA-DA, e pare no automático.  - E veja se não vai ralar a mangueira de combustível pelo lataria do meu veículo.

4 - Fico a uns 2 metros esperando o click da bomba. - Na boa, já fiquei sabendo de acidentes em abastecimentos, e eu é que não estou afim de virar presunto por negligência.

5 - Tanque completado, já alimento o software que gera as estatísticas de consumo e autonomias.

6 - Pago, do lado de fora mesmo, em débito ou cartão de crédito para ficar registrado como eventual "prova" aonde foi realizada o abastecimento de combustível.

7 - Dou meu "muito obrigado" e casco fora.

---

Se algum dia entrar combustível adulterado nessa bagaça(e assim for constatado por laudo) o posto está lascado judicialmente. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Por isso que eu sempre abasteço no mesmo local, e na mesma bomba. Há uns 10 anos. Os frentistas já sabem até qual é o meu ritual:
1 - Para o carro, e verifico qual foi autonomia do computador de bordo.
2 - Copio a informação do odômetro total.
3 - Saio do veículo, e já aviso: Por favor, completar com a Gasolina A-DI-TI-VA-DA, e pare no automático.  - E veja se não vai ralar a mangueira de combustível pelo lataria do meu veículo.
4 - Fico a uns 2 metros esperando o click da bomba. - Na boa, já fiquei sabendo de acidentes em abastecimentos, e eu é que não estou afim de virar presunto por negligência.
5 - Tanque completado, já alimento o software que gera as estatísticas de consumo e autonomias.
6 - Pago, do lado de fora mesmo, em débito ou cartão de crédito para ficar registrado como eventual "prova" aonde foi realizada o abastecimento de combustível.
7 - Dou meu "muito obrigado" e casco fora.
---
Se algum dia entrar combustível adulterado nessa bagaça(e assim for constatado por laudo) o posto está lascado judicialmente. 
Coloca mais um parâmetro aí no seu ritual:
Abasteça sempre antes das 07h ou após as 23h em dias quentes (aí em BSB deve ser 80% do ano). O calor faz o combustível evaporar e dar diferença na medição da bomba.

ABS

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Coloca mais um parâmetro aí no seu ritual:

Abasteça sempre antes das 07h ou após as 23h em dias quentes (aí em BSB deve ser 80% do ano). O calor faz o combustível evaporar e dar diferença na medição da bomba.

 

ABS

 

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

 

 

Ué, mas os tanques subterrâneos não deveriam ser termicamente protegidos? Duvido muito que as refinarias e os grandes distribuidores (que comercializam bilhões de litros de combustíveis) não tenham desenvolvido tecnologias para anular/compensar a variação de densidade as quais os combustíveis poderiam estar submetidos (em função da temperatura), antes de entrar no tanque dos automóveis. Aqui no DF, creio, essa dica não seja mais válida.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
 
Ué, mas os tanques subterrâneos não deveriam ser termicamente protegidos? Duvido muito que as refinarias e os grandes distribuidores (que comercializam bilhões de litros de combustíveis) não tenham desenvolvido tecnologias para anular/compensar a variação de densidade as quais os combustíveis poderiam estar submetidos (em função da temperatura), antes de entrar no tanque dos automóveis. Aqui no DF, creio, essa dica não seja mais válida.
 
 
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Não existe recipiente adiabático (nem a melhor cafeteira térmica do mundo).

https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/08/11/sabe-qual-e-a-melhor-hora-do-dia-para-abastecer-o-carro.htm

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, RodrigoSP2 disse:

Não existe recipiente adiabático (nem a melhor cafeteira térmica do mundo).

https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/08/11/sabe-qual-e-a-melhor-hora-do-dia-para-abastecer-o-carro.htm

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
 

Sim. Eu concordo. A questão que eu especulo é que provavelmente os tanques possuiriam proteções térmicas visando obedecer não somente as normas e exigências de segurança, mas, também, poderia minimizar os possíveis prejuízos decorrentes da dilatação dos combustíveis neles armazenados. Sei lá como funcionaria as características termofísicas desse conjunto de camadas de proteção. Claramente, o tanque não poderia ser adiabático (como você bem lembrou), mas há espaço para uma séria de outras especulações. Aí, quando tento imaginar o tanque de combustível literalmente enterrado juntamente com todas as camadas de proteção (concreto, asfalto, outro material que eu desconheça, etc), fica difícil compreender (e aceitar) que a perda e/ou absorção  de calor seja muito significante para o intervalo recomendado para abastecimentos. Em teoria, a recomendação de abastecer nos primeiros horários da manhã parece ser válida, mas será que na prática ela se aplica de verdade mesmo? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sim. Eu concordo. A questão que eu especulo é que provavelmente os tanques possuiriam proteções térmicas visando obedecer não somente as normas e exigências de segurança, mas, também, poderia minimizar os possíveis prejuízos decorrentes da dilatação dos combustíveis neles armazenados. Sei lá como funcionaria as características termofísicas desse conjunto de camadas de proteção. Claramente, o tanque não poderia ser adiabático (como você bem lembrou), mas há espaço para uma séria de outras especulações. Aí, quando tento imaginar o tanque de combustível literalmente enterrado juntamente com todas as camadas de proteção (concreto, asfalto, outro material que eu desconheça, etc), fica difícil compreender (e aceitar) que a perda e/ou absorção  de calor seja muito significante para o intervalo recomendado para abastecimentos. Em teoria, a recomendação de abastecer nos primeiros horários da manhã parece ser válida, mas será que na prática será ela se aplica de verdade mesmo? 
Olha, não sei se existe alguma Norma ABNT ou equivalente pra isso, mas das vezes que vi algum posto passando por instalação ou reforma o recipiente para estocagem de combustível me pareceu bem simples: um grande cilindro metálico (aço acredito) enterrado diretamente no chão, há uns 3 a 4 metros de profundidade.
Imagina o calor que não deve ser em um dia de verão...

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Olha, não sei se existe alguma Norma ABNT ou equivalente pra isso, mas das vezes que vi algum posto passando por instalação ou reforma o recipiente para estocagem de combustível me pareceu bem simples: um grande cilindro metálico (aço acredito) enterrado diretamente no chão, há uns 3 a 4 metros de profundidade.
Imagina o calor que não deve ser em um dia de verão...

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
 

Curioso, pesquisei.  Não é tão simples quanto parece ser. Esses tanques possuem capacidade para armazenar até 30.000L de combustíveis. O poder de impacto (explosão ou ambiental) seria temeroso sem normas rígidas de segurança. Há normas para a confecção do tanque assim como para a validade, a instalação e o uso propriamente dito. A NBR 16161 é que dita as regras dos novos mecanismos construtivos, e NRB 13212 determina as regras de acomodação para os postos de serviços, e aNBR 13781 determina as regras de instalação. Tudo muito bonito e documentado, só não sei se é seguido ao pé da letra. Confiemos.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Curioso, pesquisei.  Não é tão simples quanto parece ser. Esses tanques possuem capacidade para armazenar até 30.000L de combustíveis. O poder de impacto (explosão ou ambiental) seria temeroso sem normas rígidas de segurança. Há normas para a confecção do tanque assim como para a validade, a instalação e o uso propriamente dito. A NBR 16161 é que dita as regras dos novos mecanismos construtivos, e NRB 13212 determina as regras de acomodação para os postos de serviços, e aNBR 13781 determina as regras de instalação. Tudo muito bonito e documentado, só não sei se é seguido ao pé da letra. Confiemos.
 
Pelo sim pelo não acho mais fácil abastecer em horários onde a temperatura esteja mais amena.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso