Capacidade tanque de combustível / bomba adulterada


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Pessoal, boa noite.

Hoje fui abastecer meu golf 1.0 tsi 2018. O tanque estava na reserva, com 0 de autonomia mas não estava vazio pois não cheguei no posto empurrando o carro.

 

Ate aonde sei, a capacidade do tanque do carro é de 50 litros, com reserva (1o automático). O frentista encheu o tanque e só parou quando bateu no 1o automático. Para minha surpresa, deu um total de 51,4 litros. É possível?

 

alem disso o computador de bordo indicava que o carro estava com um consumo de 11 km/l desde o abastecimento. Se eu for fazer as contas na mao, considerando o volume da bomba, cai para 9,7.

 

o tanque realmente so pega 50 litros até o 1o automático?

descinfio que a bomba do posto estava chipada. Voltei lá e pedi para fazer o teste do balde, e vi um  dos frentistas tirando um aparelho vermelho do bolso e apontando pra a bomba, mas pode ser que fosse apenas um celular, porém isso me levantou muitas suspeitas.

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Isso aconteceu 2 vezes comigo. Na época fiquei meio puto, porque o computador de bordo do Golf acusava que eu havia rodado  810Km, mas ainda havia autonomia para mais 110Km. Cálculos, obviamente, do próprio computador de bordo. Enfim, considerei ao menos, 6 litros ainda no tanque antes de iniciar o abastecimento. Qual não foi a minha surpresa? A bomba de abastecimento parou no primeiro clique com nada mais e nada menos que 51,39L de gasolina. Somados aos 6 litros que provavelmente havia dentro do tanque, imaginei incríveis 57,39L. Era 00h30, e eu não estava afim de começar um bate-boca. O que fiz? Pedi nota fiscal com a placa do meu veículo registrada nela, tirei a foto da leitura da bomba, e depois denuncie para a ANP pelo número 0800 970 0267. A época, ficaram de investigar, mas eu não sei o que aconteceu depois.

Fatos:

 

Antes de abastecer o computador ainda acusava 110km de autonomia para o tanque.

 

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O susto com a bomba de combustível!

 

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A autonomia estimada quando cheguei em casa.

 

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—-

 

A segunda vez foi noutro posto. Mas a autonomia estimada para zerar o tanque era de menos de 25km. Desencanei.

 

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Boa noite Senhores,

Acredito não ser problema na bomba não, tenho um golf 1.0 2017, já abasteci 51 litros nele quando estava na reserva. Geralmente os carros pegam um pouquinho a mais de combustível mesmo quando estão quase vazios. A capacidade informada é a capacidade segura, do compartimento. Acontece que a bomba desarma quando o combustível já está nela, ou seja, já subiu pelo duto até a "boca" do tanque.

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Somos 3. Nesse domingo mesmo, esperei chegar na reserva pra encher o tanque com gasolina (estava com álcool antes), confesso que não olhei a autonomia mas devia ter algo entre 50 e 60 km (com etanol o rendimento diminui). Pois bem, entraram 48,6 litros do precioso líquido loiro, no primeiro desarme da bomba também.
O que me leva a crer que a maioria das bombas em SP estejam adulteradas ou realmente a capacidade do tanque é maior que 50 litros...
Ah, esqueci de mencionar: devido ao custo tenho abastecido em postos com valores de combustível mais em conta, normalmente aqueles anexos a mercados como Extra e Carrefour.


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Somos 3. Nesse domingo mesmo, esperei chegar na reserva pra encher o tanque com gasolina (estava com álcool antes), confesso que não olhei a autonomia mas devia ter algo entre 50 e 60 km (com etanol o rendimento diminui). Pois bem, entraram 48,6 litros do precioso líquido loiro, no primeiro desarme da bomba também.
O que me leva a crer que a maioria das bombas em SP estejam adulteradas ou realmente a capacidade do tanque é maior que 50 litros...
Ah, esqueci de mencionar: devido ao custo tenho abastecido em postos com valores de combustível mais em conta, normalmente aqueles anexos a mercados como Extra e Carrefour.


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E estão mesmo. Aqui em SJC o posto do Carrefour já foi fechado uma vez e multado várias pela fiscalização da ANP.

O máximo que coube no meu tanque foram 49 litros. Na ocasião, cheguei no posto "no cheiro" mesmo. O ponteiro já tinha baixado do limite da escala e a autonomia parou de marcar, pois ficou abaixo de um certo valor (acho que 30 km). Ele apenas informava "abasteça imediatamente", ou algo assim, no CB. Foi tenso... Mas não tenho motivos pra acreditar que caibam mais que 50 litros no tanque. Talvez uns 51,5 se contar o volume até o bocal de abastecimento, o que não deve ser feito.

Abraço.

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E estão mesmo. Aqui em SJC o posto do Carrefour já foi fechado uma vez e multado várias pela fiscalização da ANP.

 

O máximo que coube no meu tanque foram 49 litros. Na ocasião, cheguei no posto "no cheiro" mesmo. O ponteiro já tinha baixado do limite da escala e a autonomia parou de marcar, pois ficou abaixo de um certo valor (acho que 30 km). Ele apenas informava "abasteça imediatamente", ou algo assim, no CB. Foi tenso... Mas não tenho motivos pra acreditar que caibam mais que 50 litros no tanque. Talvez uns 51,5 se contar o volume até o bocal de abastecimento, o que não deve ser feito.

 

Abraço.

 

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Tenso essa estória de bomba adulterada. Meu cunhado trabalha no IPEM, vou conversar com ele a respeito, quem sabe ele não tenha dicas pra evitar cair nesse golpe.

 

Mas o que me chama a atenção é que os dois colegas acima também possuem o Comfortline 1.0 TSI, muita coincidência ou seria o caso da VW ter ampliado um pouco o tanque de combustível? Coisa de 3 ou 5 litros. Eu sei, soa ridículo mudar em um e não mudar em outro ou mudar e não atualizar os dados técnicos. Enfim, acho estranho demais...

 

Abraço

 

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Tenso essa estória de bomba adulterada. Meu cunhado trabalha no IPEM, vou conversar com ele a respeito, quem sabe ele não tenha dicas pra evitar cair nesse golpe. 
Mas o que me chama a atenção é que os dois colegas acima também possuem o Comfortline 1.0 TSI, muita coincidência ou seria o caso da VW ter ampliado um pouco o tanque de combustível? Coisa de 3 ou 5 litros. Eu sei, soa ridículo mudar em um e não mudar em outro ou mudar e não atualizar os dados técnicos. Enfim, acho estranho demais...
 
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É fato que o tanque do seu carro é diferente do meu. Verifiquei isso nos manuais de manutenção e no catálogo de peças.

Isso acontece não por ser 1.0, mas porque a suspensão traseira é diferente. Nos carros com multilink a geometria do tanque é diferente da dos carros com eixo de torção, o que faz todo o sentido à luz da fixação da suspensão e do aproveitamento do espaço naquela região.

No entanto, em nenhum material oficial da VW eu consegui identificar diferença na capacidade. A princípio ambos têm os mesmos 50 litros, mas vale uma investigação mais aprofundada.

Abraço!

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O caso que citei acima foi absurdo, porque o veículo havia começado a entrar na reserva. Não tinha porque conseguir abastecer com 51,40L no tanque.

 

Nunca mais abasteci naquela bomba, mas o posto de combustível ainda é o mesmo que tenho frequentado, desde que possuía o gol G5.

 

Observando os históricos de bastecimentos dos últimos 3 anos, verifiquei que chegou a entrar até os 52L de gasolina dentro do tanque.

 

De qualquer forma era quando a autonomia estimada estava na casa dos 5km para zerar completamente o tanque.

 

Reparem:

 

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Voltando de Minas Gerais, quase fiquei sem combustível entre Paracatu e Cristalina, rodei uns 30 km pelo menos com o painel mostrando sem combustível, tanto que reduzi a marcha para 80 km/h e sem ar condicionado, cheguei em Cristalina somente no vapor, couberam 56 litros, (detalhe, sem desarme) praticamente até a boca, o frentista não desarmou a bomba e quase transbordou... Obviamente entre o tanque e a boca de abastecimento cabem alguns litros....

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Entre ser lesado na quantidade (litros) ou na qualidade do combustível, prefiro na quantidade.

Pelo menos não terei dor de cabeça com luz acesa no painel.

Desde a época do meu Fox e no Golf também abasteci no posto Carrefour perto de casa, sempre foi Shell e de uns 3 meses pra cá virou BR. No Fox o maior abastecimento foi de 47,84 litros, sendo que nele cabem 55 litros.

Ja no Golf, a maior capacidade foi quando peguei ele na CCS que também veio no cheiro, entrou 49,96 litros parando no primeiro click da bomba

Abraços.

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40 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

Entre ser lesado na quantidade (litros) ou na qualidade do combustível, prefiro na quantidade.

Pelo menos não terei dor de cabeça com luz acesa no painel.

Desde a época do meu Fox e no Golf também abasteci no posto Carrefour perto de casa, sempre foi Shell e de uns 3 meses pra cá virou BR. No Fox o maior abastecimento foi de 47,84 litros, sendo que nele cabem 55 litros.

Ja no Golf, a maior capacidade foi quando peguei ele na CCS que também veio no cheiro, entrou 49,96 litros parando no primeiro click da bomba

Abraços.

Por isso que eu sempre abasteço no mesmo local, e na mesma bomba. Há uns 10 anos. Os frentistas já sabem até qual é o meu ritual:

1 - Para o carro, e verifico qual foi autonomia do computador de bordo.

2 - Copio a informação do odômetro total.

3 - Saio do veículo, e já aviso: Por favor, completar com a Gasolina A-DI-TI-VA-DA, e pare no automático.  - E veja se não vai ralar a mangueira de combustível pelo lataria do meu veículo.

4 - Fico a uns 2 metros esperando o click da bomba. - Na boa, já fiquei sabendo de acidentes em abastecimentos, e eu é que não estou afim de virar presunto por negligência.

5 - Tanque completado, já alimento o software que gera as estatísticas de consumo e autonomias.

6 - Pago, do lado de fora mesmo, em débito ou cartão de crédito para ficar registrado como eventual "prova" aonde foi realizada o abastecimento de combustível.

7 - Dou meu "muito obrigado" e casco fora.

---

Se algum dia entrar combustível adulterado nessa bagaça(e assim for constatado por laudo) o posto está lascado judicialmente. 

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Por isso que eu sempre abasteço no mesmo local, e na mesma bomba. Há uns 10 anos. Os frentistas já sabem até qual é o meu ritual:
1 - Para o carro, e verifico qual foi autonomia do computador de bordo.
2 - Copio a informação do odômetro total.
3 - Saio do veículo, e já aviso: Por favor, completar com a Gasolina A-DI-TI-VA-DA, e pare no automático.  - E veja se não vai ralar a mangueira de combustível pelo lataria do meu veículo.
4 - Fico a uns 2 metros esperando o click da bomba. - Na boa, já fiquei sabendo de acidentes em abastecimentos, e eu é que não estou afim de virar presunto por negligência.
5 - Tanque completado, já alimento o software que gera as estatísticas de consumo e autonomias.
6 - Pago, do lado de fora mesmo, em débito ou cartão de crédito para ficar registrado como eventual "prova" aonde foi realizada o abastecimento de combustível.
7 - Dou meu "muito obrigado" e casco fora.
---
Se algum dia entrar combustível adulterado nessa bagaça(e assim for constatado por laudo) o posto está lascado judicialmente. 
Coloca mais um parâmetro aí no seu ritual:
Abasteça sempre antes das 07h ou após as 23h em dias quentes (aí em BSB deve ser 80% do ano). O calor faz o combustível evaporar e dar diferença na medição da bomba.

ABS

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Coloca mais um parâmetro aí no seu ritual:

Abasteça sempre antes das 07h ou após as 23h em dias quentes (aí em BSB deve ser 80% do ano). O calor faz o combustível evaporar e dar diferença na medição da bomba.

 

ABS

 

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Ué, mas os tanques subterrâneos não deveriam ser termicamente protegidos? Duvido muito que as refinarias e os grandes distribuidores (que comercializam bilhões de litros de combustíveis) não tenham desenvolvido tecnologias para anular/compensar a variação de densidade as quais os combustíveis poderiam estar submetidos (em função da temperatura), antes de entrar no tanque dos automóveis. Aqui no DF, creio, essa dica não seja mais válida.

 

 

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Ué, mas os tanques subterrâneos não deveriam ser termicamente protegidos? Duvido muito que as refinarias e os grandes distribuidores (que comercializam bilhões de litros de combustíveis) não tenham desenvolvido tecnologias para anular/compensar a variação de densidade as quais os combustíveis poderiam estar submetidos (em função da temperatura), antes de entrar no tanque dos automóveis. Aqui no DF, creio, essa dica não seja mais válida.
 
 
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Não existe recipiente adiabático (nem a melhor cafeteira térmica do mundo).

https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/08/11/sabe-qual-e-a-melhor-hora-do-dia-para-abastecer-o-carro.htm

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4 horas atrás, RodrigoSP2 disse:

Não existe recipiente adiabático (nem a melhor cafeteira térmica do mundo).

https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/08/11/sabe-qual-e-a-melhor-hora-do-dia-para-abastecer-o-carro.htm

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Sim. Eu concordo. A questão que eu especulo é que provavelmente os tanques possuiriam proteções térmicas visando obedecer não somente as normas e exigências de segurança, mas, também, poderia minimizar os possíveis prejuízos decorrentes da dilatação dos combustíveis neles armazenados. Sei lá como funcionaria as características termofísicas desse conjunto de camadas de proteção. Claramente, o tanque não poderia ser adiabático (como você bem lembrou), mas há espaço para uma séria de outras especulações. Aí, quando tento imaginar o tanque de combustível literalmente enterrado juntamente com todas as camadas de proteção (concreto, asfalto, outro material que eu desconheça, etc), fica difícil compreender (e aceitar) que a perda e/ou absorção  de calor seja muito significante para o intervalo recomendado para abastecimentos. Em teoria, a recomendação de abastecer nos primeiros horários da manhã parece ser válida, mas será que na prática ela se aplica de verdade mesmo? 

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Sim. Eu concordo. A questão que eu especulo é que provavelmente os tanques possuiriam proteções térmicas visando obedecer não somente as normas e exigências de segurança, mas, também, poderia minimizar os possíveis prejuízos decorrentes da dilatação dos combustíveis neles armazenados. Sei lá como funcionaria as características termofísicas desse conjunto de camadas de proteção. Claramente, o tanque não poderia ser adiabático (como você bem lembrou), mas há espaço para uma séria de outras especulações. Aí, quando tento imaginar o tanque de combustível literalmente enterrado juntamente com todas as camadas de proteção (concreto, asfalto, outro material que eu desconheça, etc), fica difícil compreender (e aceitar) que a perda e/ou absorção  de calor seja muito significante para o intervalo recomendado para abastecimentos. Em teoria, a recomendação de abastecer nos primeiros horários da manhã parece ser válida, mas será que na prática será ela se aplica de verdade mesmo? 
Olha, não sei se existe alguma Norma ABNT ou equivalente pra isso, mas das vezes que vi algum posto passando por instalação ou reforma o recipiente para estocagem de combustível me pareceu bem simples: um grande cilindro metálico (aço acredito) enterrado diretamente no chão, há uns 3 a 4 metros de profundidade.
Imagina o calor que não deve ser em um dia de verão...

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16 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Olha, não sei se existe alguma Norma ABNT ou equivalente pra isso, mas das vezes que vi algum posto passando por instalação ou reforma o recipiente para estocagem de combustível me pareceu bem simples: um grande cilindro metálico (aço acredito) enterrado diretamente no chão, há uns 3 a 4 metros de profundidade.
Imagina o calor que não deve ser em um dia de verão...

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Curioso, pesquisei.  Não é tão simples quanto parece ser. Esses tanques possuem capacidade para armazenar até 30.000L de combustíveis. O poder de impacto (explosão ou ambiental) seria temeroso sem normas rígidas de segurança. Há normas para a confecção do tanque assim como para a validade, a instalação e o uso propriamente dito. A NBR 16161 é que dita as regras dos novos mecanismos construtivos, e NRB 13212 determina as regras de acomodação para os postos de serviços, e aNBR 13781 determina as regras de instalação. Tudo muito bonito e documentado, só não sei se é seguido ao pé da letra. Confiemos.

 

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Curioso, pesquisei.  Não é tão simples quanto parece ser. Esses tanques possuem capacidade para armazenar até 30.000L de combustíveis. O poder de impacto (explosão ou ambiental) seria temeroso sem normas rígidas de segurança. Há normas para a confecção do tanque assim como para a validade, a instalação e o uso propriamente dito. A NBR 16161 é que dita as regras dos novos mecanismos construtivos, e NRB 13212 determina as regras de acomodação para os postos de serviços, e aNBR 13781 determina as regras de instalação. Tudo muito bonito e documentado, só não sei se é seguido ao pé da letra. Confiemos.
 
Pelo sim pelo não acho mais fácil abastecer em horários onde a temperatura esteja mais amena.

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  • 2 weeks later...

Pessoal, olá. Adquiri este mês meu TSI 2014, e cheguei ao tópico justamente pelo mesmo "problema".

Sempre abasteço no mesmo posto, e com um Civic 2011, com o tanque de mesma litragem, nunca entrou mais que 44 litros forçando a bomba.

 

Já no Golf, de 3 abastecimentos, 3 deram mais que 50 litros. Estou confuso.

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Eu já cheguei próximo do limite porém nunca consegui nunca abastecer mais que 50 litros. Em realidade nunca abasteci mais que 46 litros. Acho que a forma mais prática de conferir isso seria abastecendo em outro posto, tvz com mais cara de "confiável" para comparar. Se não quiser abastecer em outro posto, li uma vez uma dica sobre postos que costumam fazer gambiarras para enganar o consumidor. Geralmente fazer gambis nas bombas mais utilizadas, ou seja, mais próximas do local de pagamento, e as mais afastadas muitas vezes não são alteradas já que o consumo nelas tende a ser menor e não valer a pena fazer a gambi...

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Infelizmente a grande maioria dos Postos de Combustíveis fraudam as bombas.

Com o advento do mecanismo controlado por controle remoto, então, ficou fácil fraudar e não ser pego facilmente.

Qdo baixa a fiscalização ou aquele cliente que pede para fazer o teste, basta apertar o controle remoto que a bomba volta a medir certinho.

 

10% é o "roubo" padrão utilizado pelos postos, pois é uma tolerância boa para ninguém desconfiar e reclamar... E qualquer questionamento dá para falar que é tolerância do odômetro, da capacidade do tanque, temperatura, inclinação, pneu muxo e etc... 

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  • 2 weeks later...

Ontem enchi o tanque com etanol. Fiz questão de eu mesmo abastecer, fixei o automático da pistola no primeiro estágio (leva mais tempo para encher mas não tem risco de passar ar), esperei até o 1o desarme, deu a quantidade de litros do cupom fiscal: 51,265 litros.
O tanque já estava há um bom tempo na reserva, a autonomia indicada no painel eram de 20 km e essa é a mesma bomba que costumo abastecer.
Sei que supera a marca dos 50 L oficiais mas para mim pareceu um valor mais próximo da realidade (considerando que ainda deveriam ter de 2 a 3 litros no tanque).88f09ddd392187f93ae80e954943ef47.jpg

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Que estranho. Tanto no meu Golf alemão anterior como no atual mexicano nunca consegui colocar mais de 48-49L. Cheguei a rodar depois da autonomia zerar. Na minha cabeça tava tudo certo com 1L ainda de segurança.

Faz tempo que não faço isso agora to com filho pequeno prefiro não arriscar ainda mais que a dona encrenca tbm anda com ele kkk


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7 horas atrás, byronaldo disse:

Que estranho. Tanto no meu Golf alemão anterior como no atual mexicano nunca consegui colocar mais de 48-49L. Cheguei a rodar depois da autonomia zerar. Na minha cabeça tava tudo certo com 1L ainda de segurança.

Faz tempo que não faço isso agora to com filho pequeno prefiro não arriscar ainda mais que a dona encrenca tbm anda com ele kkk


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Idem.

Na sexta dia 02/11 meu carro entrou na reserva e fui até o posto.

Parou no primeiro clique da bomba: 44.872 litros

Abraços.

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