Entre para seguir isso  
iCardeX

Aonde foi parar o óleo?

Recommended Posts

Disse anteriormente que acabei de realizar a revisão dos 160.000km. Antes da entrega do veículo, ainda na minha presença, o mecânico da HT realizou a aferição do nível de óleo que havia sido substituído. Segundo a linha rachurada da vareta, o óleo não atingiu o nível máximo. Ele mediu umas 5 vezes, e até me questionou se eram mesmo 4 litros que o motor requeria. Porque, em princípio, estava faltando quase 1 litro no cárter. Vi as 4 embalagens vazias, porém não presenciei o mecânico colocando o óleo dentro do motor. Não acredito que ele tenha colocado menos que o volume das 4 embalagens. Autorizei que colocasse mais 350mls (resto de outra embalagem lá deles), porém incrédulo com a situação. Teoricamente, entrou 4,350L de óleo dentro do motor, e mesmo assim o nível máximo não foi atingido. Imaginando que provavelmente a embalagem, embora marcasse 1 L, sei lá, poderia estar com apenas 900mls de conteúdo, comprei uma lacrada para aferir em casa. Quando cheguei em minha residência, desliguei o carro, e não saí para nenhum outro compromisso. No outro dia, motor descansado por mais de 12 horas, realizei a aferição novamente e a medição estava exatamente como saiu da High Torque. Pergunto eu: aonde foi parar o resto do óleo?

988553220899cf04a52276faa167e339.jpg

Tá parecendo aquela situação que ocorreu com o Golf da 4 rodas, no teste de longa duração, aonde também foi percebida a falta de cerca de 1 litro de óleo dentro do motor pouco depois da saída de uma das revisões.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu golf é 1.4 tsi 2014

Acredito ser assim mesmo

Com 4 litros de óleo que é o que marca no manual da um pouco acima do no meio entre o mínimo e o máximo da vareta , fica bem abaixo do máximo, toda troca de óleo foi assim.

Eu coloco 4 litros  de óleo nas trocas porem verifico o nível pelo menos uma vez a cada uns 1000km

Compartilhar este post

Link para o post

Disse anteriormente que acabei de realizar a revisão dos 160.000km. Antes da entrega do veículo, ainda na minha presença, o mecânico da HT realizou a aferição do nível de óleo que havia sido substituído. Segundo a linha rachurada da vareta, o óleo não atingiu o nível máximo. Ele mediu umas 5 vezes, e até me questionou se eram mesmo 4 litros que o motor requeria. Porque, em princípio, estava faltando quase 1 litro no cárter. Vi as 4 embalagens vazias, porém não presenciei o mecânico colocando o óleo dentro do motor. Não acredito que ele tenha colocado menos que o volume das 4 embalagens. Autorizei que colocasse mais 350mls (resto de outra embalagem lá deles), porém incrédulo com a situação. Teoricamente, entrou 4,350L de óleo dentro do motor, e mesmo assim o nível máximo não foi atingido. Imaginando que provavelmente a embalagem, embora marcasse 1 L, sei lá, poderia estar com apenas 900mls de conteúdo, comprei uma lacrada para aferir em casa. Quando cheguei em minha residência, desliguei o carro, e não saí para nenhum outro compromisso. No outro dia, motor descansado por mais de 12 horas, realizei a aferição novamente e a medição estava exatamente como saiu da High Torque. Pergunto eu: aonde foi parar o resto do óleo?

988553220899cf04a52276faa167e339.jpg

Tá parecendo aquela situação que ocorreu com o Golf da 4 rodas, no teste de longa duração, aonde também foi percebida a falta de cerca de 1 litro de óleo dentro do motor pouco depois da saída de uma das revisões.

Que filtro de oleo tu colocou?

Se ele for um cabelinho maior, ja pode dar alguma diferença, ou nao?

Abraços.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, anghinoni1982 disse:

Que filtro de oleo tu colocou?

Se ele for um cabelinho maior, ja pode dar alguma diferença, ou nao?

Abraços.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Hipótese interessante, Comprei o original da VW, no concessionário autorizado. Não abri para conferir nenhum detalhe.

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrando que a central do Golf não acusou falta nenhuma de óleo, e que obviamente o nível está dentro da margem que é considerada "segura". No caso da 4 Rodas, o painel apontou perda de de pressão do nível de óleo, e inferiram que foi descuido do mecânico lá do concessionário autorizado.

"

9ki67oQ.png"

"

Compartilhar este post

Link para o post
16 horas atrás, Julio.p disse:

O meu golf é 1.4 tsi 2014

Acredito ser assim mesmo

Com 4 litros de óleo que é o que marca no manual da um pouco acima do no meio entre o mínimo e o máximo da vareta , fica bem abaixo do máximo, toda troca de óleo foi assim.

Eu coloco 4 litros  de óleo nas trocas porem verifico o nível pelo menos uma vez a cada uns 1000km

O meu é 1.4 TSI DSG 13/14, 43.000 kms e sempre que fiz as revisões na css o nivel ficava no meio, nunca próximo da marca superior. Agora eu sempre coloco 4,5 l e ainda coloco o 0,5 l antes da próxima revisão, que agora estou fazendo com quase 1 ano de intervalo (pedi para o mecanico mudar o alerta pra 1 ano)

Compartilhar este post

Link para o post
O meu é 1.4 TSI DSG 13/14, 43.000 kms e sempre que fiz as revisões na css o nivel ficava no meio, nunca próximo da marca superior. Agora eu sempre coloco 4,5 l e ainda coloco o 0,5 l antes da próxima revisão, que agora estou fazendo com quase 1 ano de intervalo (pedi para o mecanico mudar o alerta pra 1 ano)

Eu nunca repus óleo no meu motor. Já verifiquei, noutra época, que o nível chegou um pouco perto do mínimo mas sem a necessidade de reposição. Rodo, em média, 12.000km entre outras trocas de óleo.

Compartilhar este post

Link para o post

O óleo como a maioria dos materiais neste universo, se expande com o aumento de temperatura.

Além disso, o motor consegue trabalhar normalmente com uma certa variação na quantidade de óleo, não é preciso ter uma quantidade exata.

Somando estas duas questões, é por isso que existe essa "tolerância" no nível, uma faixa e não um valor exato.

Se tudo estiver normal, o nível máximo só será atingido qdo se estiver com a quantidade máxima admissível na temperatura máxima admissível, assim como o nível mínimo só é atingido qdo se estiver na temperatura mínima admissível e quantidade mínima admissível.

Em todas as demais condições de uso o nível estará entre o máximo e o mínimo, e isso é normal, esperado e aceito.

Somente será considerado anormal se o nível estiver acima do máximo ou abaixo do mínimo.

Não precisa ficar na neura de estar no máximo, nem na neura de estar bem no meio, nem na neura de estar longe do mínimo... É uma faixa, qualquer nível entre o máximo e o mínimo está normal.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Bereba disse:

O óleo como a maioria dos materiais neste universo, se expande com o aumento de temperatura.

Além disso, o motor consegue trabalhar normalmente com uma certa variação na quantidade de óleo, não é preciso ter uma quantidade exata.

Somando estas duas questões, é por isso que existe essa "tolerância" no nível, uma faixa e não um valor exato.

Se tudo estiver normal, o nível máximo só será atingido qdo se estiver com a quantidade máxima admissível na temperatura máxima admissível, assim como o nível mínimo só é atingido qdo se estiver na temperatura mínima admissível e quantidade mínima admissível.

Em todas as demais condições de uso o nível estará entre o máximo e o mínimo, e isso é normal, esperado e aceito.

Somente será considerado anormal se o nível estiver acima do máximo ou abaixo do mínimo.

Não precisa ficar na neura de estar no máximo, nem na neura de estar bem no meio, nem na neura de estar longe do mínimo... É uma faixa, qualquer nível entre o máximo e o mínimo está normal.

Por isso que fala no manual, me corrija @Bereba se eu estiver errado.

Que fala pra aferrir o nivel do oleo com o motor ainda quente, depois de 15 ou 30 min dele desligado, correto?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, anghinoni1982 disse:

Por isso que fala no manual, me corrija @Bereba se eu estiver errado.

Que fala pra aferrir o nivel do oleo com o motor ainda quente, depois de 15 ou 30 min dele desligado, correto?

Abraços.

Não sou o @Bereba mas conferi agora no meu manual, págs 324/325.

Com o motor operacionalmente quente, desligar o motor e esperar alguns minutos para que o óleo do motor escorra de volta para o cárter....

Checar. Se estiver acima da marca,  não adicionar. Entre as marcas, pode reabastecer. Abaixo da marca inferior, deve adicionar 1 litro, de 0.5l em 0.5l esperando 1 minuto para o óleo escorrer até o cárter antes de checar.

Editado por chrisarec
No manual usa o termo reabastecer em vez de completar

Compartilhar este post

Link para o post

Não acompanhei todas as trocas de óleo do meu carro, porém nas últimas notei que ele andava consumindo óleo num ritmo que não me permite rodar 10.000 Km sem ter que completar. Para evitar isso, comecei a pedir para colocar o óleo até o nivel máximo da vareta. O técnico que realizava o serviço pra mim completou até quase o nível máximo e falou que após alguns minutos de funcionamento do motor, o nível tende a baixar um pouco. Ele ligou o motor por certo tempo, desligou, deixou o óleo escorrer para o cárter e realmente o nível havia baixado na vareta. Completou com mais óleo até o nível máximo e pronto.

No processo foram 4,5 L aproximadamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso