Falha no 1º arranque


Recommended Posts

Caros,

Tenho um GTI 2015 e recentemente noto que quando vou sair logo cedo ou após um longo período com o carro parado, ele apresenta uma falha, como se escapasse as marchas. Quando ocorre, espero um pouco e ele arranca normal. Percebo uma demora no atuador do DSG em engrenar a 1ª marcha e, apos uma leve acelerada ele engrena e saio normalmente.

Outro detalha é que ele rodando já em temperatura normal de trabalho, não apresenta nada. Testei também posicionado o carro na garagem em posição invertida a fim de testar se com a marcha a ré ocorre a falha e, para a minha surpresa, também ocorre o mesmo problema.

Não é uma falha no motor, tipo uma engasgada. É como se escapasse a marcha ou o DSG não engrenasse a 1ª ou a ré corretamente. Após um tempo ele volta ao normal e roda normalmente.

Caso alguém tenha passado pelo mesmo problema, favor relatar. Peço ajuda de conhece melhor e me oriente sobre o motivo deste problema.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros,
Tenho um GTI 2015 e recentemente noto que quando vou sair logo cedo ou após um longo período com o carro parado, ele apresenta uma falha, como se escapasse as marchas. Quando ocorre, espero um pouco e ele arranca normal. Percebo uma demora no atuador do DSG em engrenar a 1ª marcha e, apos uma leve acelerada ele engrena e saio normalmente.
Outro detalha é que ele rodando já em temperatura normal de trabalho, não apresenta nada. Testei também posicionado o carro na garagem em posição invertida a fim de testar se com a marcha a ré ocorre a falha e, para a minha surpresa, também ocorre o mesmo problema.
Não é uma falha no motor, tipo uma engasgada. É como se escapasse a marcha ou o DSG não engrenasse a 1ª ou a ré corretamente. Após um tempo ele volta ao normal e roda normalmente.
Caso alguém tenha passado pelo mesmo problema, favor relatar. Peço ajuda de conhece melhor e me oriente sobre o motivo deste problema.
 
Obrigado.
Esta na garantia?

Se sim, corre pra CCS, pois pelo seu relato, esta com cara de ser algum problema na mecatronica.

Passar um scanner pra ver se não tem alguma falha gravada.

Abraços.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, eduardoavn disse:

Não está na garantia.

Mesmo assim, leve para a CCS para eles fazerem uma avaliação.

Pelo menos nos 1.4 TSI com DSG7 se forem feitas todas as revisões, eles trocam o cambio, mesmo após o termino da garantia, e você arca com a M.O.

Abraços e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, anghinoni disse:

Hum dsg6 também dando problema?

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

Ja vi casos no grupo do facebook, de donos do GTI com problemas na mecatrônica sim. Alguns era a alavanca, outros não.

Mas passe no grupo do Jetta TSI, que também é DSG6, verá casos com problema também!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 3 weeks later...
Em 24/11/2018 at 9:54 PM, htscampos disse:

Boa noite. Descobriu qual a origem do problema? Tenho um GTI 2014 que está igual ao seu.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Fui na CSS e falaram que deve ser a mecatrônica. Pedi para eles verificarem se tinha algum erro e não viram nada. Tenho dois pontos a considerar

1 - Depois disso os problemas reduziram bastante.

2- eles pediram o carro por dois dias para avaliarem. Como o carro saiu da garantia eles querem verificar.

No seu caso, você tem o mesmo problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/11/2018 at 4:58 PM, arthurtuco disse:

Tenta fazer a recalibragem das embreagens via VCDS...

Procura no Youtube que tem vários vídeos ensinando a fazer.

Meu carro tinha esses sintomas que sumiram após essa recalibragem.

 

No meu caso, onde moro é difícil alguém que faça. Moro em Araporã, na divisa de MG com GO.  A CSS mais perto é na cidade ao lado, Itumbiara. Conhece alguém que possa fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
Hum dsg6 também dando problema?

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk


Parafuseta, entendo que qualquer coisa pode dar problema. O que acontece é que estamos num fórum falando praticamente de um mesmo carro. Claro que os problemas da VW vão aparecer aqui, pois estamos aqui por causa dos carros dela, principalmente o Golf.

Viajei neste carnaval e passei por uma picape nova da Toyota parada na subida de serra com o capô aberto. É tida como a picape mais resistente e estava quebrada.

Estou no 2o Golf TSI DSG. Confesso que tenho medo desse conjunto de transmissão, embora nunca tive problema.
Mas quanto ao DQ250, esse não teria o mínimo receio! Não teria receio pelos simples fato de não querer tirar mais do que o carro dá, principalmente se fosse um GTI, um canhão! Gosto de dar umas aceleradas de vez em quando. Daquelas de trocar no limite. Mas meus carros sempre estiveram originais. Nada de remap, filtros, Pig, seja lá o que for... E sempre respeitando a temperatura do motor antes de pensar em puxar!

Tive um Lancer CVT. Li algumas matérias em que proprietários reclamavam que quando davam puxadas fortes a temperatura do câmbio subia e ele entrava em modo de proteção. Pois bem, dei diversas puxadas com ele, uma vez marquei 207km/h mo bichinho. Nunca apareceu mensagem no painel. Será que os reclamantes estavam com os seus brinquedos originais? Será que eles respeitavam a temperatura do óleo e da água antes de brincar?

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
Fui na CSS e falaram que deve ser a mecatrônica. Pedi para eles verificarem se tinha algum erro e não viram nada. Tenho dois pontos a considerar
1 - Depois disso os problemas reduziram bastante.
2- eles pediram o carro por dois dias para avaliarem. Como o carro saiu da garantia eles querem verificar.
No seu caso, você tem o mesmo problema?

Opa eduardo tudo bem? Sei que faz tempo q citou tal situação no fórum, mas gostaria de saber o que resultou os testes feitos? Pois tenho um gti 15 e incrivelmente faz quase a mesma coisa q tu comentou, quando ta frio apresenta tanto em 1 marcha como na ré! Ficaria mais tranquilo se poderes descrever como resolveu tal situacao, ou se mais algum do pessoal poder me auxiliar o q devo fazer, na css fiz revisao ha pouco tempo e não apareceu nada no scanner... talvez tentar a calibracao? Fora isso o carro esta 100%


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em um ano e meio eu ja percebi isso no meu GTI 2 vezes. Acontece com o carro frio, em 1ª marcha e ré, as duas vezes foi em rampa, tipo acelerando rapido com o carro parado para atravessar uma esquina movimentada. A impressão que dá é que ele desacopla. e em seguida tudo normal.

Conversando com os amigos no grupo do golf no whatsapp, comentaram que varios ja passaram por isso e que é normal.

Se é normal ou nao, eu nao sei, porém meu carro nunca teve qualquer tipo de problema alem disso, cambio sempre normal, e dos amigos que conversei a mesma coisa. Somente essa "desacoplada" sem maiores sustos ou dor de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/07/2020 at 7:35 PM, fabiofabio9999 disse:


Opa eduardo tudo bem? Sei que faz tempo q citou tal situação no fórum, mas gostaria de saber o que resultou os testes feitos? Pois tenho um gti 15 e incrivelmente faz quase a mesma coisa q tu comentou, quando ta frio apresenta tanto em 1 marcha como na ré! Ficaria mais tranquilo se poderes descrever como resolveu tal situacao, ou se mais algum do pessoal poder me auxiliar o q devo fazer, na css fiz revisao ha pouco tempo e não apareceu nada no scanner... talvez tentar a calibracao? Fora isso o carro esta 100%


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Opa Fabio. Tranquilo?

Bem, não deixei na css, levei em uma oficina em Goiânia e ele fizeram a recalibragem via VCDS. melhorou muito, mas de vez em quando ele ainda faz. Hoje por exemplo, fui tirar ele da garagem de ré e ele fez.

No começo eu ficava preocupado, mas como o guifurlan falou aí, conversei com outras pessoas que tem GTI e muitos falaram que notaram e passaram por isso. Acredito que não seja normal, mas a maioria deles falaram que perceberam a mesma, mas o comportamento do câmbio não mudou.

No meu, já andei normal, no modo soviético, no manual, no sport, e em todas o câmbio se comporta de maneira exemplar! Hoje estou tranquilo quanto a isso.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Tenho um amigo lá nos Estados Unidos.

A maioria lá odeia o DSG (qualquer versão). Segundo ele tem muitos carros parados por problema no DSG. Quando acaba a garantia fica muito caro para arrumar por lá.

Lá, quem gosta de Golf, procura o GTI ou R com câmbio manual.

Apesar do Golf estar completando 7 anos no Brasil, ainda não temos muitos carros com mais de 150.000 km rodados. Lá na terra gringa eles passam desta quilometragem rapidinho.

Isto é sinal que o DSG não tem tanta durabilidade quanto os outros câmbios robustos existentes. Aqui rodamos bem menos que lá. Então esta situação só será mais notada em mais alguns anos para a frente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Tenho um amigo lá nos Estados Unidos.
A maioria lá odeia o DSG (qualquer versão). Segundo ele tem muitos carros parados por problema no DSG. Quando acaba a garantia fica muito caro para arrumar por lá.
Lá, quem gosta de Golf, procura o GTI ou R com câmbio manual.
Apesar do Golf estar completando 7 anos no Brasil, ainda não temos muitos carros com mais de 150.000 km rodados. Lá na terra gringa eles passam desta quilometragem rapidinho.
Isto é sinal que o DSG não tem tanta durabilidade quanto os outros câmbios robustos existentes. Aqui rodamos bem menos que lá. Então esta situação só será mais notada em mais alguns anos para a frente.
 
O DSG tem uma tecnologia muito mais avançada que os tradicionais câmbios automáticos com conversores de torque.
Mas realmente não tem a mesma durabilidade e nem os custos mais baixos referente aos reparos dos câmbios antigos comercializados nos EUA.
Mas lá na terra do Tio Sam, os automáticos com conversores de torque estão evoluindo tecnicamente a ponto de já terem 10 marchas, como no Mustang e no Camaro. A Ford e a GM em conjunto desenvolveram esse câmbio.
Mas o sucesso dele não é dos melhores, pois muitos estão apresentando problema com baixíssima quilometragem. Já é algo bem noticiado pela imprensa especializada.

É igual a Fórmula 1, quanto mais avançado tecnologicamente, com a adoção de muitos sensores, atuadores e unidades de processamento de dados, aumenta muito a chance de quebra. Culpa: excesso de tecnologia. rsrs

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 15/12/2018 at 8:04 PM, eduardoavn disse:

Fui na CSS e falaram que deve ser a mecatrônica. Pedi para eles verificarem se tinha algum erro e não viram nada. Tenho dois pontos a considerar

1 - Depois disso os problemas reduziram bastante.

2- eles pediram o carro por dois dias para avaliarem. Como o carro saiu da garantia eles querem verificar.

No seu caso, você tem o mesmo ?

Tudo bem, amigo?!


Pra resumir então, nada grave essa situação que acontece eventualmente na primeira e  na ré? Ninguém achou nada em peças que devem ser trocadas?? Só fazer a recalibração? Obrigado!!

 

abraco 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 05/10/2020 at 9:18 PM, MauroMazzutti disse:

Tudo bem, amigo?!


Pra resumir então, nada grave essa situação que acontece eventualmente na primeira e  na ré? Ninguém achou nada em peças que devem ser trocadas?? Só fazer a recalibração? Obrigado!!

 

abraco 

Perfeito! Isso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 05/10/2020 at 9:18 PM, MauroMazzutti disse:

Tudo bem, amigo?!


Pra resumir então, nada grave essa situação que acontece eventualmente na primeira e  na ré? Ninguém achou nada em peças que devem ser trocadas?? Só fazer a recalibração? Obrigado!!

 

abraco 

Exato! Acabei não dando o retorno, mas fiz a recalibração na CSS e acabou que diminuiu muito a ocorrência, algumas vezes com o carro frio acaba acontecendo, mas muito mais difícil do que antes!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...