Consumo na estrada - Highline 2014/2015


Recommended Posts

Aproveito o tópico para compartilhar a minha experiência. Também tenho um Highline 14/15, com ACC.

 

Desde que comprei o carro só abasteço completando o tanque, pois tiro a média a cada abastecimento.

 

Procuro sempre abastecer antes de pegar a estrada para que o consumo não seja tão mascarado pelo tráfego da cidade e também, abasteço logo que chego na cidade, para que o consumo também não seja afetado.

 

Após 20 mil quilôemetros rodados aí estão os resultados:

post-657-0-17013800-1437133860_thumb.png

 

Aqui estão os resultados por tipo de percurso: Estrada, Cidade e Misto (percurso onde foi rodado mais de 20% em estrada ou cidade).

post-657-0-84506500-1437134031_thumb.png

 

Para os percursos em Cidade e Estrada, fiz os cálculos de média para os diferentes tipos de gasolina. Para essas médias são considerados apenas tanques com 80% ou mais de uma gasolina, tanques com percentuais menores foram descartados.

post-657-0-03333400-1437134111_thumb.png

 

post-657-0-60708200-1437134148_thumb.png

*Desconsiderar a média para V-Power E27, pois só houve uma medição.

 

Para conhecimento foram rodados até agora:

Estrada: 13.021 km

Cidade: 4.637 km

Misto: 2.346 km

 

 

É isso! Esse é o resultado do meu carro.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, estamos aqui avaliando o consumo em diversas condições de trânsito, distância. Etc. Em resumo, pela baita potência e arranque que tem o MK7, a autonomia dele é extremamente alta. Meu irmao tem um Tiguan TSI 2.0 e disse que faz 6 na cidade e 8 na estrada. Se for pegar um Fox 1.0 na Gasolina vai fazer 8.5 na cidade e 11 a 12 na estrada ( andando devagar ). Ou seja, a Golfera é um espetáculo de carro ( Economico e Potente ) . Outra coisa que percebi.. este carro nao é bunda....rsrs. Faço um percurso de 44km ( ida e volta ) todo dia e vejo MK7 a cada +/- 2 dias.

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mandou bem! Uma vez fiz um trajeto parecido com o seu, entre Rio e Cabo Frio. Carro com 3 pessoas + bagagem. Na ida fiz 15,5 km/l, pista livre andando a 120 - 140 km/h. Na volta foi 14 km/l, andando no mesmo ritmo só que peguei trânsito parado em Itaboraí. Também só abasteço com Podium, mas o meu é câmbio manual.

 

Consegui fazer 18 km/l uma vez, mas era outro trajeto e foi com piloto automático cravado a 100 km/h.

 

Fala Galera, 

 

fiz este teste domingo, no meu carro...

Andei cerca de 90 kms, Monte Santo de Minas - Mococa ida e volta, de centro a centro, tudo pista simples, 3 adultos uma criança e ar ligado...

Na ida (descida), andando 100- 120, média de 18.9Kml, na volta mesma velocidade 14.6kml, média de 16.7kml.

P.s. gasolina comum shell.

 

P.s.2. Outra coisa que notei quando abasteci meu carro estes dias, foi que o computador de bordo é meio mentirosos, a média dele sempre da 1 kml a mais do que o da  calculadora. ex. ela fala que fez 12kml, mas na verdade fez 11kml...

Brunomri,

O computador de bordo não é mentiroso. Se assim for, todos as outras informações vindas dele serão falsas.

Estão todas amarradas matematicamente.

É que pra vc ter precisão nos resultados, vc teria que abastecer na mesma bomba de combustível, devido aos automáticos de desarmes delas não terem a mesma precisão.

Além do mais, quando vc abastecer, verifique se o piso do posto é horizontal.

Carros em planos inclinados não marcam a quantidade de combustível correta.

E claro, todo o equipamento de medição possui margem de erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é a tabela que eu mantenho para o meu carro.

 

attachicon.gif

 

Não é descida, é basicamente plano, com poucas elevações. Esse trecho de 40km que postei a foto, em sua maioria, anda paralelo ao rio tietê. Então é plano.

Essa média de 18 foi ida e volta até o km 70 e pouco da bandeirantes.

Amigo, vc acabou de confirmar que é em descida!

Vc disse rio. Onde tem rio o terreno desce e no máximo permanece plano num trecho para descer novamente.

Se não for assim, não há como ter correnteza e se não tiver correnteza, é lago ou lagoa.

Efeito da gravidade que ajuda o seu carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Essa é a tabela que eu mantenho para o meu carro.

 

attachicon.gif

 

Não é descida, é basicamente plano, com poucas elevações. Esse trecho de 40km que postei a foto, em sua maioria, anda paralelo ao rio tietê. Então é plano.

Essa média de 18 foi ida e volta até o km 70 e pouco da bandeirantes.

Amigo, vc acabou de confirmar que é em descida!

Vc disse rio. Onde tem rio o terreno desce e no máximo permanece plano num trecho para descer novamente.

Se não for assim, não há como ter correnteza e se não tiver correnteza, é lago ou lagoa.

Efeito da gravidade que ajuda o seu carro.

 

 

Então velho, faria sentido o que você falou se eu estivesse andando no sentido de "descida" do rio, ou seja, a favor da correnteza.

Porém estou subindo o rio, sentido contrário à correnteza.

Acho que você não conhece a região aqui de SP, o trecho é praticamente plano, como falei.

 

Para adicionar, não foi uma única vez que fiz um consumo tão bom, tenho algumas fotos com consumo acima de 20km/l.

Hoje pela manhã, mesmo com a merda da redução da velocidade na marginal, fiz 19 e alguma coisa, dando uma pisada ainda quando entrei na anhanguera. E estava no sentido contrário. E parei no metro para deixar minha esposa.

Se quiser, tiro uma foto agora antes de ir embora.

 

Agora, se você conseguir achar uma descida de 40km e conseguir fazer uma média tão boa quanto a minha, poste a foto ae pra galera ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brunomri,

O computador de bordo não é mentiroso. Se assim for, todos as outras informações vindas dele serão falsas.

Estão todas amarradas matematicamente.

É que pra vc ter precisão nos resultados, vc teria que abastecer na mesma bomba de combustível, devido aos automáticos de desarmes delas não terem a mesma precisão.

Além do mais, quando vc abastecer, verifique se o piso do posto é horizontal.

Carros em planos inclinados não marcam a quantidade de combustível correta.

E claro, todo o equipamento de medição possui margem de erro.

 

Se fosse só esta questão de diferença de bombas e inclinação, haveria diferenças tanto para melhor quanto para pior.

O computador de bordo é sim "otimista", nada que outras fabricantes também não façam.

Do meu Civic antigo chegava a dar diferenças de mais de 15%, dependendo da forma de condução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveito o tópico para compartilhar a minha experiência. Também tenho um Highline 14/15, com ACC.

Desde que comprei o carro só abasteço completando o tanque, pois tiro a média a cada abastecimento.

[......].

Para conhecimento foram rodados até agora:

Estrada: 13.021 km

Cidade: 4.637 km

Misto: 2.346 km

É isso! Esse é o resultado do meu carro.

Abraços.

Postagem nível "pro", heim? Kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o computador de bordo calcula o consumo efetivo que passou pela injecao eletronica, se ele nao calcular a vazao corretamente o carro funcionaria com falhas. A diferenca que temos pro calculo na bomba é fraude na bomba, pequena,, geralmente 5 a 10%, mas existe e nao sei se esta dentro da margem toleravel.

nao sei se voces se lembram do escandalo em curitiba no ano de 2011 em que colocavam um dispositivo com controle remoto para fraudar a quantidade. quando alguem pedia para aferir a quantidade eles acionavam pelo controle e a bomba mandava a quantidade certa.

Um posto colocou 65 litros em um carro meu que so tinha 50.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera,

 

outra questão que eu queria levantar aqui são os modos de condução, principalmente pelo fato dos carros equipados com este opcional, no modo ECO ele joga na ''banguela'', quando tira o pé. 

Meu carro não possui esse pacote, e pelo que vejo aqui, (logica mente vai do modo que cada um toca, tipos de estradas, peso e etc), nossa médias são relativamente "parecidas"... Ok. Mesmo com carros com esse pacote e sem ele. Será que esse modo ECO, são apenas ''cuidados'' que o carro toma em nosso lugar, ou realmente ele altera os parametros da injeção? Pelo que vejo nos mesmos podemos fazer isso em qualquer carro, tomando esses cuidados (ar cond. mais suave, janelas fechadas, tirar o pé nas descidas e etc), pois nossos consumos estão muito iguais. 

Quem tem esse pacote já fez o teste de andar no ECO (no caso fazer uma média) e depois no modo normal, para ver a diferença?

 

abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu lembrei de uma coisa, tentem chegar num posto com uma garrafa de 2l, e peca para encher com gasolina, a maioria dos postos recusa alegando ser proibido e so pode usar um saco de plastico. Pra mim é para voce não ver a fraude. os postos que eu enchi, 2L de gasolina sempre dava menos que 2L de coca. facam o teste

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera,

 

outra questão que eu queria levantar aqui são os modos de condução, principalmente pelo fato dos carros equipados com este opcional, no modo ECO ele joga na ''banguela'', quando tira o pé. 

Meu carro não possui esse pacote, e pelo que vejo aqui, (logica mente vai do modo que cada um toca, tipos de estradas, peso e etc), nossa médias são relativamente "parecidas"... Ok. Mesmo com carros com esse pacote e sem ele. Será que esse modo ECO, são apenas ''cuidados'' que o carro toma em nosso lugar, ou realmente ele altera os parametros da injeção? Pelo que vejo nos mesmos podemos fazer isso em qualquer carro, tomando esses cuidados (ar cond. mais suave, janelas fechadas, tirar o pé nas descidas e etc), pois nossos consumos estão muito iguais. 

Quem tem esse pacote já fez o teste de andar no ECO (no caso fazer uma média) e depois no modo normal, para ver a diferença?

 

abraço...

Eu tentei fazer na cidade, mas acabei desistindo. As variações do transito aqui no Rio estavam impactando mais do que a influência do modo. É muito difícil (quase impossível) manter os mesmos parâmetros... aí desisti. Na estrada já fiz viagens no modo normal e modo eco, não vi diferenças significativas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o computador de bordo calcula o consumo efetivo que passou pela injecao eletronica, se ele nao calcular a vazao corretamente o carro funcionaria com falhas. A diferenca que temos pro calculo na bomba é fraude na bomba, pequena,, geralmente 5 a 10%, mas existe e nao sei se esta dentro da margem toleravel.

nao sei se voces se lembram do escandalo em curitiba no ano de 2011 em que colocavam um dispositivo com controle remoto para fraudar a quantidade. quando alguem pedia para aferir a quantidade eles acionavam pelo controle e a bomba mandava a quantidade certa.

Um posto colocou 65 litros em um carro meu que so tinha 50.

Muito bem lembrado. ..

Se a informação da bomba for maior que a real em litros, o calculado será um maior consumo do que é informado no computador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 4 weeks later...

Na primeira viagem que eu fiz, 356km entre POA e o interior, marcou 19Km/L, modo Eco mantendo precisos 100km/h com gasolina comum porque era a única disponível no posto onde parei...

 

Andando mais forte (120-140), tem ficado na média de 16Km/L com gasolina Premium da Ipiranga, em viagens de 168km.

 

Na cidade, com a premium fica entre 10.9 - 11.7km/L, modo Eco. Só abasteci com gasolina comum uma vez, na primeira viagem citada. Um dia vou testar a aditivada e ver se mantém as mesmas médias, aí vou economizar uns trocados proque a Premium aqui acabou de ir para módicas 4,39 dilmas :unsure: 

 

Sempre que viajo para outra cidade onde tenha a Pódium, encho o tanque com ela. Mas percebi que o carro não desenvolve tão bem como quando está com a Premium, mas as médias são parecidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na primeira viagem que eu fiz, 356km entre POA e o interior, marcou 19Km/L, modo Eco mantendo precisos 100km/h com gasolina comum porque era a única disponível no posto onde parei...

 

Andando mais forte (120-140), tem ficado na média de 16Km/L com gasolina Premium da Ipiranga, em viagens de 168km.

 

Na cidade, com a premium fica entre 10.9 - 11.7km/L, modo Eco. Só abasteci com gasolina comum uma vez, na primeira viagem citada. Um dia vou testar a aditivada e ver se mantém as mesmas médias, aí vou economizar uns trocados proque a Premium aqui acabou de ir para módicas 4,39 dilmas :unsure:

 

Sempre que viajo para outra cidade onde tenha a Pódium, encho o tanque com ela. Mas percebi que o carro não desenvolve tão bem como quando está com a Premium, mas as médias são parecidas.

Artfurt, na minha opinião é desperdício ficar gastando dinheiro com gasolina premium. O desempenho não muda (eu não percebo nada relevante) e com uma boa gasolina aditivada tu consegue o mesmo rendimento.

Cheguei a usar podium (primeiro tanque) e premium (teste), mas decidi usar apenas uma gasolina aditivada mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Artfurt, na minha opinião é desperdício ficar gastando dinheiro com gasolina premium. O desempenho não muda (eu não percebo nada relevante) e com uma boa gasolina aditivada tu consegue o mesmo rendimento.

Cheguei a usar podium (primeiro tanque) e premium (teste), mas decidi usar apenas uma gasolina aditivada mesmo.

Já usei uns 4 tanques de BR Grid, uns 2 de Podium e 3 de Shell V-Power Nitro+.

O consumo acho difícil comparar, pois meu uso acaba variando a cada semana, então não fica correto (qualquer corridinha a mais já mata a medição! Hehe).

Mas, informalmente, não percebi muita diferença entre as três. (dirijo 250 km na rodovia e +-130km na cidade toda semana).

Quanto ao desempenho, achei a Podium muito semelhante à Grid.... Nada que justifique o preço maior. Agora tenho abastecido com a V-Power e tenho gostado, me parece que o carro fica mais liso (sei lá...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já usei uns 4 tanques de BR Grid, uns 2 de Podium e 3 de Shell V-Power Nitro+.

O consumo acho difícil comparar, pois meu uso acaba variando a cada semana, então não fica correto (qualquer corridinha a mais já mata a medição! Hehe).

Mas, informalmente, não percebi muita diferença entre as três. (dirijo 250 km na rodovia e +-130km na cidade toda semana).

Quanto ao desempenho, achei a Podium muito semelhante à Grid.... Nada que justifique o preço maior. Agora tenho abastecido com a V-Power e tenho gostado, me parece que o carro fica mais liso (sei lá...).

Barbosa51, pra mim só falta abastecer com a top da Shell.

Realmente fica difícil comparar consumos, mesmo que fossem no mesmo percurso, pois há n variáveis que não se repetem e que influenciarão no resultado.

Mas no comportamento do carro, até agora não vi nada de diferente.

Esperava um melhor rendimento nas de maior octanagem, pois o nosso carro pede 91 octanas. Mas nada de diferente.

Quanta as aditivadas, já não esperava nada mesmo, pois é a mesma gasolina e a única diferença entre elas é o aditivo, que que só existe para deixar o motor mas limpo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

o que é engraçado de ler é que este tipo de post seria o top post de um fórum de carro 1.0, sobre economia de combustivel e olha só, estamos falando do Golf que tem potencia que deixa muitos carros com motorizações maiores comendo poeira, alem de potente o carro é mais economico que muito carro 1.0

 

minha primeira media rodando só em percurso dentro da cidade de curitiba que é uma cidade plana e foi com pouco transito no geral, bem mais na tranquilidade e algumas puxadas mais fortes em semaforos pq o pezinho acaba ficando pesado num carro destes :P, e foi mais rodando final de semana, media de 12 km/l ... media fantástica, com o carro no modo economico a maior parte e algumas testadas no sport, eu esperava algo na faixa dos 10 a 11 e deu 12, media feita na caneta, pois foi a primeira completada de tanque apos a compra e fiz a media com os lts que entraram no tanque ate o automatico, usando gasolina comum, estou muito satisfeito com o carro e agora com o consumo, quero ver quanto vai dar na estrada, mas ja to vendo que sera medias muito boas tb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...