Com o carro em movimento, motor "morre" e câmbio fica em D (sem número)


pedroqg

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Pessoal, procurei bastante e não encontrei tópico com esse problema.

Com o carro em movimento, aparentemente sem motivo, o acelerador parece parar de funcionar e aparece uma mensagem no painel para "Pisar no pedal do freio". A indicação da marcha fica apenas como D (sem o número da marcha selecionada). Parece que fica em "ponto morto". Mesmo pisando fundo, o giro do motor não passa de 1.500rpm. (ver vídeo abaixo)

Encostei o carro e depois de parado ele não conseguia voltar a andar. Tive que desligar o motor e ligar novamente para conseguir voltar a dirigir. Isso já aconteceu quatro vezes comigo ao longo de 2018 em situações diferentes. Ontem foi em estrada, andando a uns 80km/h. Hoje foi na rua em velocidade de 30km/h.

Golf TSI 1.4 DSG Alemão 2013/2014 (comprei zero km)

Alguém consegue me dar uma orientação do que pode ser o problema e como consertar? Muito obrigado!!

 

 

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Vi o vídeo... 45000 km hein acho muito baixo. O meu é mexicano e tá com 75000 km e nunca fez isso. Só as vezes quando liga, coloca d e solta o freio muito rápido ele pede pra pisar no freio de novo pra engatar a marcha isso começou depois que levei na vw e parece que eles atualizaram o câmbio. Andando nunca vi fazer.

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Levei o carro em um mecânico de confiança. Ele fez uma varredura completa e não encontrou registros de erros no câmbio (imagem anexa).

Além disso, verificou o nível de óleo está adequado (pelo que pesquisei, apesar do câmbio DQ200 ter caixa seca sem lubrificação banhando as embreagens, ainda tem o óleo que arrefece atuadores e engrenagens dentro da transmissão).

No entanto, ele fez a ressalva de que não é especialista nesse tipo de câmbio e sugeriu procurar um especialista.

Alguém tem indicação no Rio de Janeiro? (não confio muito em concessionária, por experiências passadas)

IMG-20181127-WA0019.jpg

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3 horas atrás, pedroqg disse:

Alguém tem indicação no Rio de Janeiro? (não confio muito em concessionária, por experiências passadas)

 

Fala amigo,

O meu carro também é  um TSI 13/14, e com 43k km. A diferença é que o meu DSG continua firme e forte. Por isso, não tenho uma oficina que possa indicar. Qual concessionária vc costumava fazer as revisões?

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  • 2 weeks later...
Em 11/28/2018 at 1:17 PM, chrisarec disse:

Fala amigo,

O meu carro também é  um TSI 13/14, e com 43k km. A diferença é que o meu DSG continua firme e forte. Por isso, não tenho uma oficina que possa indicar. Qual concessionária vc costumava fazer as revisões?

chrisarec, eu levava na Hamburgo em Botafogo antes dela falir. Lá eles conseguiram danificar a haste do porta-malas. Depois passei a levar na Distac em Laranjeiras.

Quando o carro saiu da garantia eu comecei a fazer as manutenções por conta própria e percebi alguns itens que provavelmente me cobraram e não trocaram. Enfim, peguei birra.

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Em 12/11/2018 at 11:50 PM, ailtonribeiro disse:

Alguma atualização do problema ou solução Pedro?

Eu começaria pelo bom e velho master reset, desligando a bateria por um bom tempo. 

Se você tiver algum obdII compatível para parametrização pode fazer a limpeza dos parâmetros auto adaptativos de motor e câmbio tb. 

ailtonribeiro, ainda não resolvi o problema. A única "atualização" foi que aconteceu novamente e eu estava a uns 70km/h em um lugar que eu não tinha como parar. Então o carro ficou em "D sem marcha" (como se estivesse em ponto morto) por um tempinho (digamos uns 20 segundos) e curiosamente "engatou" sozinho sem eu precisar parar e desligar o carro. Essa foi a primeira vez que isso aconteceu.

Em relação ao OBD2, eu não tenho. Estou pesquisando para comprar, mas estou muito enrolado esse fim de ano.

 

Quando eu tiver novidades, posto aqui!

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  • 7 months later...

bom dia o meu estava assim alemao 13/14 com 83k rodados foi constatado o defeito na mecatronica paguei somente a mao de obra na vw um valor de 700,00 reias para a troca do mesmo 

esse defeito se da porque a bomba de pressão hidráulica do cambio para de enviar informações para a mecatrônica sobre a pressão do óleo dentro do cambio por sua vez o cambio entra em proteção para não danificar, sendo que o problema na realidade  são as solenoides da mecatrônica que não recebe a informação da bomba 

fiquei 21 dias sem o carro porem ja rodei mais de 20k e esta muito melhor mais econômico sem trancos na troca de marchas realmente muito melhor  

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Em 24/07/2019 at 10:21 AM, Ocimarjunior disse:

bom dia o meu estava assim alemao 13/14 com 83k rodados foi constatado o defeito na mecatronica paguei somente a mao de obra na vw um valor de 700,00 reias para a troca do mesmo 

esse defeito se da porque a bomba de pressão hidráulica do cambio para de enviar informações para a mecatrônica sobre a pressão do óleo dentro do cambio por sua vez o cambio entra em proteção para não danificar, sendo que o problema na realidade  são as solenoides da mecatrônica que não recebe a informação da bomba 

fiquei 21 dias sem o carro porem ja rodei mais de 20k e esta muito melhor mais econômico sem trancos na troca de marchas realmente muito melhor  

Boa tarde! O meu carro está na concessionária nesse momento e o pessoal lá tá apanhando para entender o que está acontecendo.

Qual foi a concessionária que conseguiu resolver o problema do seu carro? Qual cidade?

Obrigado! Sua mensagem veio em boa hora :)

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  • 3 weeks later...
Em 25/07/2019 at 3:05 PM, pedroqg disse:

Boa tarde! O meu carro está na concessionária nesse momento e o pessoal lá tá apanhando para entender o que está acontecendo.

Qual foi a concessionária que conseguiu resolver o problema do seu carro? Qual cidade?

Obrigado! Sua mensagem veio em boa hora :)

foi em suzano meu amigo na original que o pessoal conseguio ver o meu também não dava o problema porem rodando dava  ficava com o marcador no d porem sem a marcha engatada demoro 1 semana para eles me passar o diagnostico que foi a troca da mecatronica 

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  • 3 weeks later...

Atualização: o diagnóstico do meu carro foi "problema na mecatrônica". Orçamento das peças foi de R$ 19 mil, mas a VW cedeu as peças e eu paguei apenas  mão de obra (R$ 598,48).

As peças chegaram depois de uns 10 dias depois da encomenda. Deixei meu carro numa segunda-feira e na sexta-feira já estava pronto.

Não consegui rodar muito, mas até agora (cerca de duas semanas rodando) o problema não apareceu!

 

Se eu não postar mais aqui, é porque o problema foi resolvido com a troca da mecatrônica :)

Obrigado aos que tentaram ajudar de alguma forma!

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  • 2 weeks later...

Boa noite pessoal, acabo de adquirir um Golf 1.4 15/15 há 4 dias e o carro é espetacular, estou apaixonado. Porém estou tendo o mesmo problema relatado pelo amigo. A primeira vez acendeu-se a luz amarela (avaria no catalisador) e o acelerador não respondia. Após desligar e aguardar um pouco, voltou a funcionar normalmente. Passado um dia, o mesmo problema porem a luz não acendeu. Queria saber se alguém mais passou por essa situação e se de fato o problema é no câmbio. Como está o carro do pessoal que fez a troca da mecatrônica?

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20 horas atrás, rodrigos disse:

Boa noite pessoal, acabo de adquirir um Golf 1.4 15/15 há 4 dias e o carro é espetacular, estou apaixonado. Porém estou tendo o mesmo problema relatado pelo amigo. A primeira vez acendeu-se a luz amarela (avaria no catalisador) e o acelerador não respondia. Após desligar e aguardar um pouco, voltou a funcionar normalmente. Passado um dia, o mesmo problema porem a luz não acendeu. Queria saber se alguém mais passou por essa situação e se de fato o problema é no câmbio. Como está o carro do pessoal que fez a troca da mecatrônica?

rodrigos, no meu caso não aparecia a mensagem "avaria no catalisador". O que aparecia era "pise no freio" e o número da marcha sumia - sugerindo que não havia marcha selecionada. O carro parava de responder ao acelerador, como se cortasse o giro em pouco mais de 1.500rpm.

No meu caso, era problema na mecatrônica.

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  • 4 weeks later...
Em 12/09/2019 at 4:12 PM, pedroqg disse:

rodrigos, no meu caso não aparecia a mensagem "avaria no catalisador". O que aparecia era "pise no freio" e o número da marcha sumia - sugerindo que não havia marcha selecionada. O carro parava de responder ao acelerador, como se cortasse o giro em pouco mais de 1.500rpm.

No meu caso, era problema na mecatrônica.

Pois é, após alguns episódios o meu começou a dar o mesmo alerta de pisar no freio e a mensagem de Erro no Câmbio. Após levar o carro à css, foi verificado problema na mecatrônica, que será trocada junto à embreagem. Como havia adquirido o carro há uma semana, ainda estava em garantia de 3 meses e não irei pagar nem pelo serviço nem pelas peças. 

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3 minutos atrás, belotto disse:

Tem alguns problemas na mecatrônica que realmente é difícil de entender. Quantos kms seu carro ? Já tinham trocado antes ?

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Peguei com 43.000. Nunca havia sido trocado. Ainda bem que foi dentro da garantia, menos mal eu acho ... 

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14 minutos atrás, belotto disse:

Kkkk acabei de comprar o meu com 36k km.
Até né preocupo que aconteça, mas como a manutenção tá toda em dia, sei que pelo menos a peça vem de graça (tanto que a primeira coisa que fiz foi regularizar a 7 revisão que venceu em julho)

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Sim, to com o mesmo pensamento a respeito do carro. Não tem o que reclamar do Golf, é um puta carro. Na minha opinião vale a pena correr esse "risco" kkkkkk

O seu não foi trocada a meca também?

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16 horas atrás, belotto disse:

Ainda não também. Kkkk

Baita pensamento estranho. Ficar pensando se é melhor quebrar logo para já trocar kkkkk

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kkkkkkk verdade! O duro foi levar o carro até sp pra fazer a troca. Mas no fim, saiu barato kkkk

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  • 9 months later...

Boa noite..Agora é meu carro que apresenta o problema acima..

andando só nada ele pede pra acionar o Freio e perde a Marcha..Ficando apenas no E..sem o número da Marcha..

o mais engraçado...a mecatrônica desse carro foi trocada tem menos de 4 meses...

deixei hoje o carro na Oficina..Agora é aguardar pra ver oque vai dar..

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