Ar condicionado / falha no servo-freio / pressão pneu

Recommended Posts

E aí galera!

Passando pra deixar uma dica pra vcs que podem estar com os mesmos problemas e a solução para eles.

Há uma dois anos atrás comprei um TSI Highline 2014/2015 de segunda mão e após uns dois meses de uso começou a apresentar alguns problemas:

1) em dias muito quentes em que a temperatura passava de 34/35° o ar condicionado parava de funcionar, só ventilação, e voltava somente depois que o carro "esfriasse". Notei que qdo isso acontecia a temperatura do computador de bordo passava dos 105°, mas a temperatura no relógio analógico ficava cravado nos 90°;

2) em dias mais friozinhos ao ligar o carro aparecia a mensagem de falha no servo-freio, mas sem perder eficiência de frenagem. Ao esquentar um pouco o motor rodando a mensagem desaparecia;

3) sempre que calibrava os pneus, ao começar a rodar aparecia o alerta de perda de pressão em um dos pneus;

Comecei a busca de solução pelo servo-freio, pois considerei que era mais urgente. Levei em uma oficina de confiança para que passassem o scanner, o técnico fez o processo e disse que o problema estava no sensor do servo-freio. Conseguimos um de segunda mão já que o preço na concessionária estava um horror.

Resultado: resolveu o problema da mensagem no servo-freio e para minha surpresa também resolveu os outros dois problemas. Agora o ar condicionado funciona que é uma beleza em temperaturas que chegaram semana passada a 40°. O alerta de perda de pressão do pneu tbm resolveu, agora calibro a pressão, gravo os dados e fica certo.

Espero ajudar alguém que está passando pelo que já passei. 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí galera!
Passando pra deixar uma dica pra vcs que podem estar com os mesmos problemas e a solução para eles.
Há uma dois anos atrás comprei um TSI Highline 2014/2015 de segunda mão e após uns dois meses de uso começou a apresentar alguns problemas:
1) em dias muito quentes em que a temperatura passava de 34/35° o ar condicionado parava de funcionar, só ventilação, e voltava somente depois que o carro "esfriasse". Notei que qdo isso acontecia a temperatura do computador de bordo passava dos 105°, mas a temperatura no relógio analógico ficava cravado nos 90°;
2) em dias mais friozinhos ao ligar o carro aparecia a mensagem de falha no servo-freio, mas sem perder eficiência de frenagem. Ao esquentar um pouco o motor rodando a mensagem desaparecia;
3) sempre que calibrava os pneus, ao começar a rodar aparecia o alerta de perda de pressão em um dos pneus;
Comecei a busca de solução pelo servo-freio, pois considerei que era mais urgente. Levei em uma oficina de confiança para que passassem o scanner, o técnico fez o processo e disse que o problema estava no sensor do servo-freio. Conseguimos um de segunda mão já que o preço na concessionária estava um horror.
Resultado: resolveu o problema da mensagem no servo-freio e para minha surpresa também resolveu os outros dois problemas. Agora o ar condicionado funciona que é uma beleza em temperaturas que chegaram semana passada a 40°. O alerta de perda de pressão do pneu tbm resolveu, agora calibro a pressão, gravo os dados e fica certo.
Espero ajudar alguém que está passando pelo que já passei. 
Abraço!
Solução interessante! Como nosso carro é cheio de sensores, um pode influenciar o outro.

Só um ponto, a temperatura que mostra no computador de bordo é o do óleo, ja do liquido de arrefecimento que fica no painel e o correto é não passar dos 90°C.

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Link para o comentário

Solução interessante! Como nosso carro é cheio de sensores, um pode influenciar o outro.

Só um ponto, a temperatura que mostra no computador de bordo é o do óleo, ja do liquido de arrefecimento que fica no painel e o correto é não passar dos 90°C.

Complementando a informação do nosso confrade, a temperatura da água no painel mostra sempre 90°C com o carro Ok. Porém, ela sempre passa desses 90°C.
Em marcha lenta com o carro aquecido e ar condicionado ligado, normalmente ela fica em 94°C reais. Sei disso porque já monitorei, via VCDS, por diversas vezes enquanto avaliava o sistema de ar condicionado. Uma das vezes, não sei o porque, chegou a 100°C reais. Mas o painel continuava a 90°C porque ainda está normal. Se não me falha a memória, o sistema pode chegar a 110°C sem problema algum.
Preocupações seria quando se aproximar de 120°C.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário

14 horas atrás, anghinoni disse:

Tá certo, são duas coisas diferentes, mas vale para referência!

Link para o comentário

Esse carro tem muitos sensores que são "amarrados", digo, um influência no outro.

Dou como exemplo o recente problema que tive no sensor do ABS da roda dianteira esquerda.
Acusava no painel e no VCDS problemas no ABS, aviso de pneu com baixa pressão, controle de estabilidade, direção, além da própria informação do VCDS de problema nesse sensor. Dava até alerta sonoro de problema grave.
Substitui o sensor e voltou tudo ao normal.
Veja o salseiro na foto. 9f6542cb994d6baf3b14a092e0d6eafd.jpg

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário