Kilometragem adulterada?


Guihx3

Recommended Posts

Pessoal, estou prestes a comprar um GTI 14/15, porem como ja tive problemas com adulteração de kilometragem, queria saber se no gti existe um forma de ver pelo VAG a km real do carro, pelo cambio ou abs, sem ser pela central, para eu confirmar e ver se bate. Nos audi eu sei q se vc entrar no modulo ''auto-rans'' e digitar canal 109 ele aparece a km do cambio (q ate entao nunca vi alguem alterar km do cambio). Fomos ver este gti que vou comprar, eai conversando com um conhecido, ele entrou no modulo  ''auto=trans'' do vcds e foi em uma opção chamada ''DRIVING STRATEGY TRANSMISSION MILEAGE-Q002 TOTAL DRIVING TIME'' e apareceu 83 mil km e no painel acusa 44 mil km. O mesmo teste fiz num GTI de um amigo e a diferença foi de apenas mil km; Alguem sabe me dizer se este é um parametro que eu possa confiar e q possivelmente foi adulterado a km deste GTI? 

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou prestes a comprar um GTI 14/15, porem como ja tive problemas com adulteração de kilometragem, queria saber se no gti existe um forma de ver pelo VAG a km real do carro, pelo cambio ou abs, sem ser pela central, para eu confirmar e ver se bate. Nos audi eu sei q se vc entrar no modulo ''auto-rans'' e digitar canal 109 ele aparece a km do cambio (q ate entao nunca vi alguem alterar km do cambio). Fomos ver este gti que vou comprar, eai conversando com um conhecido, ele entrou no modulo  ''auto=trans'' do vcds e foi em uma opção chamada ''DRIVING STRATEGY TRANSMISSION MILEAGE-Q002 TOTAL DRIVING TIME'' e apareceu 83 mil km e no painel acusa 44 mil km. O mesmo teste fiz num GTI de um amigo e a diferença foi de apenas mil km; Alguem sabe me dizer se este é um parametro que eu possa confiar e q possivelmente foi adulterado a km deste GTI? 
 
Abraço!
Rapaz, muito interessante essa sua questão. Confesso que eu ficaria com uma mega-pulga, quase um trilobite gigante do Cambriano, atrás da orelha com uma dessas aí.

Amanhã vou ver se tenho acesso a esse parâmetro no meu DSG7, via OBDEleven.

Abraço

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Guihx3 disse:

Pessoal, estou prestes a comprar um GTI 14/15, porem como ja tive problemas com adulteração de kilometragem, queria saber se no gti existe um forma de ver pelo VAG a km real do carro, pelo cambio ou abs, sem ser pela central, para eu confirmar e ver se bate. Nos audi eu sei q se vc entrar no modulo ''auto-rans'' e digitar canal 109 ele aparece a km do cambio (q ate entao nunca vi alguem alterar km do cambio). Fomos ver este gti que vou comprar, eai conversando com um conhecido, ele entrou no modulo  ''auto=trans'' do vcds e foi em uma opção chamada ''DRIVING STRATEGY TRANSMISSION MILEAGE-Q002 TOTAL DRIVING TIME'' e apareceu 83 mil km e no painel acusa 44 mil km. O mesmo teste fiz num GTI de um amigo e a diferença foi de apenas mil km; Alguem sabe me dizer se este é um parametro que eu possa confiar e q possivelmente foi adulterado a km deste GTI? 

 

Abraço!

Depois vou dar uma olhada no meu tb!

Vamos ver se bate...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou prestes a comprar um GTI 14/15, porem como ja tive problemas com adulteração de kilometragem, queria saber se no gti existe um forma de ver pelo VAG a km real do carro, pelo cambio ou abs, sem ser pela central, para eu confirmar e ver se bate. Nos audi eu sei q se vc entrar no modulo ''auto-rans'' e digitar canal 109 ele aparece a km do cambio (q ate entao nunca vi alguem alterar km do cambio). Fomos ver este gti que vou comprar, eai conversando com um conhecido, ele entrou no modulo  ''auto=trans'' do vcds e foi em uma opção chamada ''DRIVING STRATEGY TRANSMISSION MILEAGE-Q002 TOTAL DRIVING TIME'' e apareceu 83 mil km e no painel acusa 44 mil km. O mesmo teste fiz num GTI de um amigo e a diferença foi de apenas mil km; Alguem sabe me dizer se este é um parametro que eu possa confiar e q possivelmente foi adulterado a km deste GTI? 

 

Abraço!

Atualizando: verifiquei com o OBDEleven e os números de câmbio e do carro estão próximos. O hodômetro marca cerca de 74.900 km. Veja o registro do câmbio no print abaixo. Há diferença de cerca de 1000 km.

 

Sobre este parâmetro: alguma diferença entre ele e o do hodômetro é bem razoável, visto que são medidas de fontes distintas e com finalidades distintas. Esses 1000 km me parecem bem aceitáveis.

 

Lembrando que meu carro é um 1.4 TSI com DSG7.

 

Peço aos amigos que têm VCDS, OBDEleven ou acesso a outro tipo de scanner que enriqueçam esta discussão.

 

Abraço!

7c21e98e56ac68afb6cf08ba63bd5893.jpg

 

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi adulterado. A uma quadra da minha casa tem uma oficina de velocímetro.. O cara tem um Audi novo... Aí você pergunta. Deve estragar bastante velocímetro pro cara ter dinheiro né... Estranho que vários carros vem com o parabrisa com aquelas coisas de loja escritas tipo ano, preço, etc...

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, anghinoni disse:

Foi adulterado. A uma quadra da minha casa tem uma oficina de velocímetro.. O cara tem um Audi novo... Aí você pergunta. Deve estragar bastante velocímetro pro cara ter dinheiro né... Estranho que vários carros vem com o parabrisa com aquelas coisas de loja escritas tipo ano, preço, etc...

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

Muito equivocada essa sua conclusão. Existe a possibilidade de o GTi ter sofrido algum reparo e que envolveu a substituição de algum módulo eletrônico, ao longo dos anos, mas que pode ter sido incorretamente parametrizado. Outrossim, também,  poderia tratar-se de mais um Golf Frankenstein (peças de reposição by Mercado Negro, Mercado Livre) se revelando. Porém, e partindo da premissa de proprietário e históricos de manutenção ilibados, uma troca completa da mecatrônica poderia muito bem influenciar nos díspares dessa leituras. De uma coisa tenho certeza, o Golf deve ter uma Easter Egg para descobrir esse tipo de de adulteração. Ou você acha que eles teriam cuidado e tanta preocupação para criar as proteções de componente e ignorariam completamente a possibilidade desse tipo de fraude?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito equivocada essa sua conclusão. Existe a possibilidade de o GTi ter sofrido algum reparo e que envolveu a substituição de algum módulo eletrônico, ao longo dos anos, mas que pode ter sido incorretamente parametrizado. Outrossim, também,  poderia tratar-se de mais um Golf Frankenstein (peças de reposição by Mercado Negro, Mercado Livre) se revelando. Porém, e partindo da premissa de proprietário e históricos de manutenção ilibados, uma troca completa da mecatrônica poderia muito bem influenciar nos díspares dessa leituras. De uma coisa tenho certeza, o Golf deve ter uma Easter Egg para descobrir esse tipo de de adulteração. Ou você acha que eles teriam cuidado e tanta preocupação para criar as proteções de componente e ignorariam completamente a possibilidade desse tipo de fraude?
Concordo que é precipitado concluir que houve fraude, mas tenho as minhas ressalvas.

A única hipótese razoável e não criminosa, a princípio, que consigo vislumbrar é de que o dono anterior tenha quebrado o câmbio original e trocado ele por um usado, retirado de um carro muito mais rodado.

Também acho ruim a falta de transparência. De um jeito ou de outro, há algo aí que o vendedor não contou ao comprador.

Abraço

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não acredito que o câmbio tenha o dobro de km que o carro. Muito menos que pegou um câmbio usado com essa km. E sim que um carro com 4 anos não tenha 44.000 km nem Fudendo... Eu iria na vw ver se tem registro de manutenção lá.

 

E se o carro trocou o câmbio com 44.000 km por um câmbio velho é ainda pior... Sinal que foi mexido... Se a km for real e o carro não tivesse sido alterado, o mais provável era o câmbio ter sido substituído na propria vw mesmo fora da garantia em cortesia...

 

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, edsonmassao disse:

E eu achava que esses carros mais premium possuíam ECUs totalmente travadas pra esse tipo de adulteração :mellow:

Não existe nenhum sistema inviolável. O que existe, de fato, é um nível mais elevado de dificuldade para inibir esse tipo de fraude. As BMWs, por exemplo, sei que gravam a KM em vários módulos para o cruzamento e validação de de futura auditoria. O Golf, salvo engano, tem uma bateria extra dentro da buzina. Ela aciona, e mantem a buzina apitando se ocorrer uma tentativa de corte de energia para silenciar o sistema de alarmes. Nada impede que a bateria da buzina fosse utilizada, também, para manter eletricamente alimentado algum outro módulo de coleta de dados. Mas quem trabalha com isso, mesmo com todas as dificuldades impostas, parametriza módulo por módulo até concretizar a fraude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia .....deixa  eu  deixar  minha  contribuição  aqui........tenho  um  GTI 14/14  alemão premium. que  tirei  zero  km ....nunca fiz uma revisão na ccs , faço tudo em casa pq tenho certeza que é mais  seguro  do que  entregar  na  mão  dos  incompetentes  das ccs que  só  querem  ganhar dinheiro  pelo carimbo que  batem  no manual......

Pois bem , como tirei zero  e  somente  eu  faço a manutenção  no  carro , posso  garantir  a  km...... está  atualmente com 24000 km......chegando  no módulo "autotrans "   no parametro 70  ,  indica 23795km......  isto  pq ja  fiz  o teste e  qd  está  em  roda  livre o  módulo  da  transmissão nao registra  km....desssa forma como o meu  ainda  possui e  uso  de  vez  em  quando explica  a diferença  entr  as  km......

Mas no  caso acima acho que  realmente aconteceu  alguma coisa.........

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RicW disse:

Concordo que é precipitado concluir que houve fraude, mas tenho as minhas ressalvas.

A única hipótese razoável e não criminosa, a princípio, que consigo vislumbrar é de que o dono anterior tenha quebrado o câmbio original e trocado ele por um usado, retirado de um carro muito mais rodado.

Também acho ruim a falta de transparência. De um jeito ou de outro, há algo aí que o vendedor não contou ao comprador.

Abraço

Sent from my SM-G935F using Tapatalk
 

Nada pode ser descartado. Uma mudança brusca no perfil do pneu também poderia causar distorções. Claro que a variação registrada no GTi em questão foge aos limites de razoabilidade. O FIT da minha namorada, que veio com pneus diferentes (maior) que o padrão da fábrica, regista tanto a velocidade quanto a Km total de forma absolutamente incorreta. Algo em torno de 11% acima do que deveria ser o normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, anghinoni disse:

Eu não acredito que o câmbio tenha o dobro de km que o carro. Muito menos que pegou um câmbio usado com essa km. E sim que um carro com 4 anos não tenha 44.000 km nem Fudendo... Eu iria na vw ver se tem registro de manutenção lá.

 

E se o carro trocou o câmbio com 44.000 km por um câmbio velho é ainda pior... Sinal que foi mexido... Se a km for real e o carro não tivesse sido alterado, o mais provável era o câmbio ter sido substituído na propria vw mesmo fora da garantia em cortesia...

 

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

 

 

 

 

O meu é de final de setembro de 2014, e está com 34.000 km....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, GiovanniH disse:

O meu é de final de setembro de 2014, e está com 34.000 km....

E a do user anterior, 24KKm. Conheço outro proprietário, de GTI, também de 2014, cujo odômetro não alcançou nem 8.000Km . O carro está no Brasil e o proprietário mora, a maior parte do ano, na Inglaterra. Ele é meu cliente. Evidentemente o @anghinoni continua se equivocando. Quilometragem por si só, não significa absolutamente nada a respeito do histórico real de uso do veículo. Se eu fosse comprar um GTi estaria muito mais preocupado em saber aonde e quando foram realizadas as revisões, se sofreu algum dano por batida, e que peças de desgastes foram já substituídas. Fazer teorias de conspiração em cima da quilometragem do veículo é pura perda de tempo.

 

Certa vez comprei um Fit de 160KKm. Na vistoria, cada vez que eu perguntava sobre um componente e o proprietário saltava sorridente "é peça aindao riginal!", automaticamente eu ia reduzindo R$ 350,00 do valor original. No final das contas, depreciei em cerca -R$ 3.000,00 sobre o valor que ele pretendia me vender. Depois de comprado, ainda na primeira semana, teve que me reembolsar mais R$ 2.000,00 por conta das bobinas que apresentaram falhas que prejudicavam o funcionamento regular do motor. Foi um excelente negócio, um Fit de 160KKM com R$ 5.000,00 de peças zeradas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada pode ser descartado. Uma mudança brusca no perfil do pneu também poderia causar distorções. Claro que a variação registrada no GTi em questão foge aos limites de razoabilidade. O FIT da minha namorada, que veio com pneus diferentes (maior) que o padrão da fábrica, regista tanto a velocidade quanto a Km total de forma absolutamente incorreta. Algo em torno de 11% acima do que deveria ser o normal.

Concordo. Esses 1,5% de diferença entre a caixa e o hodômetro do meu carro certamente são devidos a isso. Lembrando que essa caixa equipa diversos modelos de carros, com pneus de diversas medidas, e eu não vi parâmetro nenhum pra "calibrar" isso modelo a modelo, ainda que possa existir. 

Já os 90% do GTI do OP não tem como ser imprecisão desse tipo. Ou a caixa foi trocada ou o hodômetro foi diminuído. Nenhuma das duas hipóteses é particularmente abonadora.

 

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E eu achava que esses carros mais premium possuíam ECUs totalmente travadas pra esse tipo de adulteração :mellow:
Eu conheço um dono de loja que manja dos paranauê de adulterar hodômetro e por incrível que pareça o mais difícil são os velocímetros com hodômetro analógico, pois exigem a desmontagem do painel. Os digitais mais difíceis demandam a troca de um CHİP pré programado com a quilometragem desejada, o resto vai via software. Mas ele comentou que existem carros que realmente mantém o valor original em um módulo e que esse valor é bem mais difícil de mexer.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A km na caixa de câmbio é quase inacessível. Por isso sempre que a fabrica atualiza o software do câmbio não é tão simples de fazer downgrade. Lembro a história da galera querendo reativar a roda livre...
Minha intuição da 99%de certeza que foi sim alterada a km e o carro tem 90.0000 km.
Porque se ele tiver 44.000 km e colocou outra caixa de câmbio e ainda por cima usado é bem mais rodado é pior. O cara quebrou o câmbio do carro, provavelmente fazendo remap. Ai desfez o remap e arrumou de qualquer jeito com peças de ferro velho e passou pra frente.
Pensem comigo. Um carro pouco rodado e original eu iria na vw pedir o câmbio em cortesia e quase certeza de ser atendido, a não ser que ele foi feito remap... Para perder tempo procurando outra caixa e tal tem um motivo forte.
Resumindo. Ou o carro tem a km alterada ou é carro com remap pra quebrar o câmbio com pouca km 3 o cara perder tempo pra colocar caixa de ferro velho ou coisa pior....

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao pessoal a situacão e que o cara foi confirmar a real km do carronpelo cambio la na css, ficou de me dar uma respostas. mas acessei o modulo do flash e n consta nenhuma reprogracao o carro ta bem inteiro. Unico porem foi este da km. Pois ja tive um audi com km adulterada inclusive estou processando o antigo dono por isso, pois e um vicio oculto, adulteracao criminal de hodometro. Mas a pergunta é.... posso confiar nestes dados? Pq pela logica no gti do meu amigo q ele tirou zero, bate a km cambio/painel, e deste gti q to vendo, nao..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, RicW disse:

Lembrando que essa caixa equipa diversos modelos de carros, com pneus de diversas medidas, e eu não vi parâmetro nenhum pra "calibrar" isso modelo a modelo, ainda que possa existir. 

Será que não e por isso que existe também o módulo do sistema do ABS, que também consta o Km do carro?

Lembra do meu perrengue que passei, ABS, Caixa e Motor batiam(ou estavam bem próximos o Km) com o hodômetro. Não me recordo se algum bateu em cima da pinta com o hodômetro.

Hoje lendo e vendo tudo isso(essa margem de Km), fico grato e tranquilo em não levar à frente aquela multa indevida. Foi menos de 300Km entre multa e retorno ao concessionário. Deduzo que o rolezinho foi até a cidade de Cáceres(próximo a Serra Do Mangaval, onde os dois pilotos ficaram por 05 dias a deriva depois da queda do monomotor que vinha de RO) cidade turística, aqui começa o Pantanal/Rio Paraguai....Bati volta, exatos 270 km. O camarada que fez esse rolê, muito do provável já sabia dessa margem de "erro" entre módulos, depois, só deletou o que rodou. Ai, os Km's entre esses módulos, viraram um novelo de lã, devido a margem(Km rodado, quando tomou a multa) ser muito pequena, passou batido.

Será que faz sentido?

Será que dentre esses três, ABS/Motor e Câmbio, qual tem que bater com o hodômetro? Pelos post's aqui, caixa não bate, ABS e Motor batem?

 

Abraçaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/12/2018 at 5:32 PM, Sobrinho disse:

Será que não e por isso que existe também o módulo do sistema do ABS, que também consta o Km do carro?

Lembra do meu perrengue que passei, ABS, Caixa e Motor batiam(ou estavam bem próximos o Km) com o hodômetro. Não me recordo se algum bateu em cima da pinta com o hodômetro.

Hoje lendo e vendo tudo isso(essa margem de Km), fico grato e tranquilo em não levar à frente aquela multa indevida. Foi menos de 300Km entre multa e retorno ao concessionário. Deduzo que o rolezinho foi até a cidade de Cáceres(próximo a Serra Do Mangaval, onde os dois pilotos ficaram por 05 dias a deriva depois da queda do monomotor que vinha de RO) cidade turística, aqui começa o Pantanal/Rio Paraguai....Bati volta, exatos 270 km. O camarada que fez esse rolê, muito do provável já sabia dessa margem de "erro" entre módulos, depois, só deletou o que rodou. Ai, os Km's entre esses módulos, viraram um novelo de lã, devido a margem(Km rodado, quando tomou a multa) ser muito pequena, passou batido.

Será que faz sentido?

Será que dentre esses três, ABS/Motor e Câmbio, qual tem que bater com o hodômetro? Pelos post's aqui, caixa não bate, ABS e Motor batem?

 

Abraçaço.

Sobrinho,

Procurei um monte nos parâmetros do OBDEleven e não consegui localizar essa km do ABS. Sabe localizá-lo?

O que eu achei, além daquele parâmetro da TCU que eu postei ontem, foram 2 parâmetros da ECU, que estão muito próximos:

jqPXX.jpg

O primeiro é referente somente à ECU. O segundo é do carro, e coincide com o hodômetro (suspeito, inclusive, que a fonte seja a mesma).

Veja ele abaixo:

jqURb.jpg

Só pra contextualizar, segue a leitura de hoje do parâmetro da TCU:

jq4Bm.jpg

@Guihx3, você pode olhar esses da ECU, com um scanner. Em particular esse primeiro, "Control Module Distance Driven". Se o proprietário anterior não trocou a centralina, deveria estar próximo à km do veículo e do câmbio, também.

Abraço!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, RicW disse:

Procurei um monte nos parâmetros do OBDEleven e não consegui localizar essa km do ABS. Sabe localizá-lo?

Ricardo, não manjo nada disso. Essa questão do Km pelo módulo do ABS foi passada para mim, e eu estava perto do carro, foi feito através do scanner(creio que vocês chamam de VAG), foi feito dentro do concessionário. E com palavras deles, ABS/Motor e Caixa, estavam idênticos e ou bem próximos. No dia me disseram que estavam idênticos, agora, depois desse "conflito" de Km's, nem sei se quiseram me dar o migué, sobre os Km's reais e também sobre esse Km registrado no módulo do ABS, se é que existe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...