Fuga de Ar no Sistema de Admissão - [RESOLVIDO]


iCardeX

Recommended Posts

Ontem, pela noite, tentei outras puxadas e o erro de fuga de ar no sistema de admissão prevaleceu. Estava ficando farto desse problema e não estava afim de arrastar isso para frente. Tirei o dia de hoje praticamente para resolver isso. Eu, e o cano de compressão da turbina nas costas. Foi uma verdadeira peregrinação tentar encontrar essas o-rings aqui no DF. Acho que visitei umas 30 lojas "especializadas", mais ou menos. 2 delas, só de turbinas. A o-ring menor, fabricada em borracha, supostamente encontrei. A o-ring maior, essa ninguém fazia ideia de onde eu poderia encontrar. Foi aí que entrei numa dessas lojas que vendem peças de trator e o vendedor lá identificou que a o-rings  que eu precisava, por serem da cor laranja, obrigatoriamente deveriam ser fabricadas em silicone. Dando a entender que o-ring menor que eu havia comprada (preta) era de borracha e possivelmente poderia causar problemas no "projeto" da VW pois existiam mais ou menos uns 10 materiais diferentes para confecção de o-ring. Que cada material  escolhido para a confecção do o-ring era destinada a projetos específicos. Então, o contato com ar, óleo, aditivo de óleo, calor, frio, caralho a4, e etc poderia literalmente destruir o o-ring, inclusive, fazendo até que ele fosse extrudado e sugado para dentro da turbina. O cara até pegou um catálogo para me dar umas aulinhas. Enfim, quando ele citou algo como resistência química do material elastomérico, desisti na hora de usar a o-ring de borracha que eu havia comprado por módicos R$ 4,00. Disse, ainda, que o silicone não era o melhor dos materiais, mas se o projeto da turbina exigiu uma o-ring feita desse material, deveria existir uma razão muito específica e lógica. O sujeito falou que eu não encontraria aquele o-ring aqui em Brasília, mas que o tubo estava, aparentemente, perfeito e que provavelmente o concessionário autorizado deveria possuir essas o-rings para venda/manutenção. Sujeito bacana. Nem perdi mais tempo, e fui direto para um concessionário autorizado. Lá, passei o chassi do meu veículo e logo o vendedor identificou o "anel de vedação". Preço de 2 o-rings oficiais? R$ 62,00. Com o desconto, paguei R$ 32,00. Montei rapidamente, e parti para casa. Tava aguardando chegar as 00h00 para colocar o Golf na estrada, e fazer os testes, mas saí bem antes. Depois de terminado o  Jornal Nacional, meti o Golf na estrada, e comecei a esticar a velocidade, trocando as marchas, sempre que possível, na casa dos 5000 RPMs. Fiz esses testes por praticamente 60Km. Também elevei a velocidade para a casa dos 212Km/h. Resultado: Aprovadíssimo! Nenhum erro! Aparentemente, o caso está encerrado, e bastou apenas a troca de 2 o-rings. Serviço de menos de 1 minuto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • iCardeX changed the title to Fuga de Ar no Sistema de Admissão - [RESOLVIDO]
Ontem, pela noite, tentei outras puxadas e o erro de fuga de ar no sistema de admissão prevaleceu. Estava ficando farto desse problema e não estava afim de arrastar isso para frente. Tirei o dia de hoje praticamente para resolver isso. Eu, e o cano de compressão da turbina nas costas. Foi uma verdadeira peregrinação tentar encontrar essas o-rings aqui no DF. Acho que visitei umas 30 lojas "especializadas", mais ou menos. 2 delas, só de turbinas. A o-ring menor, fabricada em borracha, supostamente encontrei. A o-ring maior, essa ninguém fazia ideia de onde eu poderia encontrar. Foi aí que entrei numa dessas lojas que vendem peças de trator e o vendedor lá identificou que a o-rings  que eu precisava, por serem da cor laranja, obrigatoriamente deveriam ser fabricadas em silicone. Dando a entender que o-ring menor que eu havia comprada (preta) era de borracha e possivelmente poderia causar problemas no "projeto" da VW pois existiam mais ou menos uns 10 materiais diferentes para confecção de o-ring. Que cada material  escolhido para a confecção do o-ring era destinada a projetos específicos. Então, o contato com ar, óleo, aditivo de óleo, calor, frio, caralho a4, e etc poderia literalmente destruir o o-ring, inclusive, fazendo até que ele fosse extrudado e sugado para dentro da turbina. O cara até pegou um catálogo para me dar umas aulinhas. Enfim, quando ele citou algo como resistência química do material elastomérico, desisti na hora de usar a o-ring de borracha que eu havia comprado por módicos R$ 4,00. Disse, ainda, que o silicone não era o melhor dos materiais, mas se o projeto da turbina exigiu uma o-ring feita desse material, deveria existir uma razão muito específica e lógica. O sujeito falou que eu não encontraria aquele o-ring aqui em Brasília, mas que o tubo estava, aparentemente, perfeito e que provavelmente o concessionário autorizado deveria possuir essas o-rings para venda/manutenção. Sujeito bacana. Nem perdi mais tempo, e fui direto para um concessionário autorizado. Lá, passei o chassi do meu veículo e logo o vendedor identificou o "anel de vedação". Preço de 2 o-rings oficiais? R$ 62,00. Com o desconto, paguei R$ 32,00. Montei rapidamente, e parti para casa. Tava aguardando chegar as 00h00 para colocar o Golf na estrada, e fazer os testes, mas saí bem antes. Depois de terminado o  Jornal Nacional, meti o Golf na estrada, e comecei a esticar a velocidade, trocando as marchas, sempre que possível, na casa dos 5000 RPMs. Fiz esses testes por praticamente 60Km. Também elevei a velocidade para a casa dos 212Km/h. Resultado: Aprovadíssimo! Nenhum erro! Aparentemente, o caso está encerrado, e bastou apenas a troca de 2 o-rings. Serviço de menos de 1 minuto.
Ae! Finalmente desvendou o segredo do seu ninja!!!

Pior foi achar as o-rings no único lugar que você não imaginava onde teria...
Mas que bom que solucionou!!!

Agora descobrir aquele óleo, de onde estav vindo!!!

Abraços!

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae! Finalmente desvendou o segredo do seu ninja!!!

Pior foi achar as o-rings no único lugar que você não imaginava onde teria...
Mas que bom que solucionou!!!

Agora descobrir aquele óleo, de onde estav vindo!!!

Abraços!

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



Estava pensando: Rodei 165Km, andei 7km a pé, perambulando de loja em loja, para finalmente comprar o produto errado. Perdi uma tarde inteira em vez de ter feito o óbvio. Só não digo que foi de todo ruim porque o sujeito lá da loja dos tratores conseguiu me orientar a tempo para solucionar o problema da forma correta. Aproveitei e comprei também uma tampa de óleo “paralela” para o bocal do motor, para verificar se cessa também a lambrecada de vapor de óleo naquela região. Amanhã espero acordar com coragem para desmontar o resto dos dutos, e inspecionar tudo com uma câmera boroscópica. Ou não.

Uma espiada no filtro de ar do motor...

0d855e89eb0c262ad4e753700f5f4014.jpg

E outra na correia dentada...

9fe83d2b767d880e2b928e12901027be.jpg

Em tempo: senti um certo cagaço por fazer a correia-dentada ficar operando em rotações tão altas para validar os meus testes.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/06/2019 at 8:41 PM, iCardeX disse:

 


Estava pensando: Rodei 165Km, andei 7km a pé, perambulando de loja em loja, para finalmente comprar o produto errado. Perdi uma tarde inteira em vez de ter feito o óbvio. Só não digo que foi de todo ruim porque o sujeito lá da loja dos tratores conseguiu me orientar a tempo para solucionar o problema da forma correta. Aproveitei e comprei também uma tampa de óleo “paralela” para o bocal do motor, para verificar se cessa também a lambrecada de vapor de óleo naquela região. Amanhã espero acordar com coragem para desmontar o resto dos dutos, e inspecionar tudo com uma câmera boroscópica. Ou não.

Uma espiada no filtro de ar do motor...

0d855e89eb0c262ad4e753700f5f4014.jpg

E outra na correia dentada...

9fe83d2b767d880e2b928e12901027be.jpg

Em tempo: senti um certo cagaço por fazer a correia-dentada ficar operando em rotações tão altas para validar os meus testes.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

Você e sua correia dentada...

Balls of steel!!!

Esse filtro ai na foto é aquele display que fica na CCS, mostrando o velho com o novo? Parece que em todas tem isso!

Chegou a desmontar o restante no final de semana? Como esta o filtro! Ainda curioso pra saber de onde vem aquele oleo no duto de admissão da borboleta...

Abraços mestre do DF!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, anghinoni1982 disse:

Esse filtro ai na foto é aquele display que fica na CCS, mostrando o velho com o novo? Parece que em todas tem isso!

Não sabia disso. Desde os 140.000Km, não levo o meu carro no concessionário autorizado. Só trocavam o óleo mesmo. Achei curioso o estado das peças, e tirei fotos para realizar as minhas comparações.

1 hora atrás, anghinoni1982 disse:

Chegou a desmontar o restante no final de semana? Como esta o filtro! Ainda curioso pra saber de onde vem aquele oleo no duto de admissão da borboleta...

Não desmontei. Vou encomendar outro alicate, via internet, para abraçadeiras de pressão. Também não achei em de loja nenhuma do DF.  Parece até que resido no fim do mundo. O que tenho aqui é uma ferramente da Raven para local de difícil acesso. Achei nada prático para abraçadeiras de "fácil" acesso. 

 

1 hora atrás, anghinoni1982 disse:

Ainda curioso pra saber de onde vem aquele oleo no duto de admissão da borboleta...

Pois é, eu não sei o que poderia estar errado. Não deveria ter vapor de óleo circulando dentro do duto de pressurização da turbina? Deveria ser apenas "ar" seco mesmo? O que eu acho estranho é que "aparentemente" o motor me parece estar funcionando redondamente. Tanto que imprimi 212Km/h (sexta) e 218Km/h (domingo) sem absolutamente nenhuma dificuldade. Ontem voltei para casa numa média de 160Km/h, e o motor funcionou perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, iCardeX disse:

Não sabia disso. Desde os 140.000Km, não levo o meu carro no concessionário autorizado. Só trocavam o óleo mesmo. Achei curioso o estado das peças, e tirei fotos para realizar as minhas comparações.

Eu troquei o filtro de ar do meu antes de fazer a viagem pela terra do Sobrinho e pela sua também, aquele filtro tinha rodado mais ou menos 1 ano e meio, saiu um pouco sujo, bem menos do que o meu antigo Fox com 1 ano de uso...

51 minutos atrás, iCardeX disse:

Não desmontei. Vou encomendar outro alicate, via internet, para abraçadeiras de pressão. Também não achei em de loja nenhuma do DF.  Parece até que resido no fim do mundo. O que tenho aqui é uma ferramente da Raven para local de difícil acesso. Achei nada prático para abraçadeiras de "fácil" acesso.

Poxa, é tão dificil as coisas aí hein? Um simples alicate para essas braçadeiras de pressão...

 

52 minutos atrás, iCardeX disse:

Pois é, eu não sei o que poderia estar errado. Não deveria ter vapor de óleo circulando dentro do duto de pressurização da turbina? Deveria ser apenas "ar" seco mesmo? O que eu acho estranho é que "aparentemente" o motor me parece estar funcionando redondamente. Tanto que imprimi 212Km/h (sexta) e 218Km/h (domingo) sem absolutamente nenhuma dificuldade. Ontem voltei para casa numa média de 160Km/h, e o motor funcionou perfeitamente.

Um leve vapor de óleo, pode sim passar pelo duto de admissão, por causa das leis ambientais, o vapor proveniente do cárter, tem que ser sugado pela admissão e ser queimado, no caso, apenas o vapor e não o óleo em si, que no seu caso, está formando aquele marejamento em volta do corpo de borboleta e também na turbina.

E, alguns carros, tem o filtro de separador de óleo do motor, tem um nome popular pra isso: anti-chamas. É um tipo de uma espuma que faz essa separação, nos carros com EA111, motor antigo, é uma peça, se ela fica cheia de óleo, começa a vazar pra dentro da admissão, no caso do Golf, não sei como é o seu funcionamento.

Sei que tem aquela mangueira que sai da tampa de válvulas e vai para o filtro de ar, pode ser que ali esteja o problema, mas é um chute meu!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um adendo:

A tampa do óleo do motor custava R$ 200,00 no concessionário autorizado. Pior foi constatar que é exatamente a mesma tampa usada em toda a linha de veículos da VW.: Gol, Saveiro, Fox, UP, Jetta, etc.  Limpei o bocal, instalei a tampa paralela que custou *R$4,50*. Não é bonitinha, e nem aparenta o acabamento "primoroso" tal como a tampa original (04E 103 485AA), mas cessou a saída de vapores de óleo de motor, e cumpriu a função destinada. Limpei o bocal e rodei mais de 300km já, e para tirar as minhas conclusões. Sem sinal de vazamentos de vapor de óleo até o momento. 

 

Antes...

b82c239edd327b8bed216f10bd52305c.jpg

 

E agora:

 

bdf9a28bda793cb0809a6060b2164655.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, iCardeX disse:

Só um adendo:

A tampa do óleo do motor custava R$ 200,00 no concessionário autorizado. Pior foi constatar que é exatamente a mesma tampa usada em toda a linha de veículos da VW.: Gol, Saveiro, Fox, UP, Jetta, etc.  Limpei o bocal, instalei a tampa paralela que custou *R$4,50*. Não é bonitinha, e nem aparenta o acabamento "primoroso" tal como a tampa original (04E 103 485AA), mas cessou a saída de vapores de óleo de motor, e cumpriu a função destinada. Limpei o bocal e rodei mais de 300km já, e para tirar as minhas conclusões. Sem sinal de vazamentos de vapor de óleo até o momento. 

 

Antes...

b82c239edd327b8bed216f10bd52305c.jpg

 

E agora:

 

bdf9a28bda793cb0809a6060b2164655.jpg

 

Essas tampas de óleo do motor EA111 e EA211 são uma verdadeira BHosta, com o tempo aquela borracha vai perdendo a sua propriedade de vedar, aí começa a melecar de óleo em volta.

No meu ta começando a melecar de novo, se desse pra tirar aquela borracha e colocar uma nova, aí ficaria legal! Mas pagar 200 reais numa tampa de plástico!

Não me recordo em qual carro e acho que é na tampa da água do limpador, é a mesma que usa nas garrafas de Gatorade, na CCS custa uma nota!

Abraços e bola pra frente no seu Ninja Preto!

Edit: Achei, é no reservatório de expansão, mas o cara escreve na descrição do vídeo, que só em casos de emergência!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/06/2019 at 4:08 PM, iCardeX disse:

A manolada vai adorar....

 

 

Ta bem sujinho de óleo hein Sr?

Esse corpo de borboleta, você só consegue ver se esta sujo mesmo, após a lamina que faz a abertura da mesma, pelo o que vi ali no canto, esta bem pretinho!

Agora esse outro óleo marejado que mostrou no final, esta estranho, pois a unica peça que fica em cima dele é o filtro de ar, correto?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta bem sujinho de óleo hein Sr?

Esse corpo de borboleta, você só consegue ver se esta sujo mesmo, após a lamina que faz a abertura da mesma, pelo o que vi ali no canto, esta bem pretinho!

Agora esse outro óleo marejado que mostrou no final, esta estranho, pois a unica peça que fica em cima dele é o filtro de ar, correto?

Abraços!

Eu acho que o óleo estava vindo desse corpo de borboleta. Desculpe a ignorância mas eu não sei como a coisa toda funciona.

Está parecendo que foi vapor resvalado durante os 6 anos de uso do motor.

Ou, então, a turbina anda cuspindo óleo.... 

A parte metálica lá do radiador de óleo esta imunda também. Realizei uma limpeza básica para monitorar.

 

 

317661d9d6eb9a04367fcf9f5f7d97e3.gif

 

624de7a48687f33c3a93c51b0b717037.jpg

 

eeeb608bc5008d2cf0c88456c7fb46dc.jpg

 

ac6e596be2f282fc6c9c4c174f40f193.jpg

 

fcd2d849ed42810cfdbcfcbee3241c2c.jpg

 

2fa06d484d973585407480c3da8572b6.jpg

7f77ca9eb6afcd21c301db7c486b0472.jpg

 

f21ab156a1ec2e554ec00c9f07ed8c0f.jpg

 

624860965bc642efd3819845d7eb7414.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, iCardeX disse:

Eu acho que o óleo estava vindo desse corpo de borboleta. Desculpe a ignorância mas eu não sei como a coisa toda funciona.

Está parecendo que foi vapor resvalado durante os 6 anos de uso do motor.

Ou, então, a turbina anda cuspindo óleo.... 

Realizei uma limpeza básica para monitorar.

rs rs, você precisa assistir alguns vídeos de mecânica! Aconselho a ver os vídeos do amigo do @Sobrinho aquele que ele chama de orelhas de Abano, o ADG.

No corpo de borboleta, se tiver sujeira impregnada na mesma, a própria central regula a abertura da "lamina" mais conhecida como borboleta, para manter o motor em funcionamento, quanto mais sujo, mais aberto ele fica, consumindo mais (que não é o seu caso, com os seus 20km/l).

Existe varias maneiras de limpa-la, a mais fácil é ligar o carro, alguém ir acelerando e outra pessoa borrifa um descarbonizante no bocal, agora se tiver muito sujo, aí teria que limpar, desmontar o motor dela e fazer a limpeza em bancada.

Pode ser sim que esta vindo óleo da turbina, mas o correto é limpar tudo isso primeiro e depois encontrar o problema, no seu caso, nem é tão preocupante assim, pois é um "vapor" de óleo, nem sequer está baixando o dito cujo.

O que acho estranho é aquele óleo na peça que fica abaixo do filtro de ar, essa peça, senão me engano é o watercooler da turbina onde refrigera o ar antes de entrar no motor. E o seu filtro de ar, como está?

Vi o vídeo da correia dentada, parece que ela está integra ainda!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o seu filtro de ar, como está?

Para algo que não foi limpo em 90.000Km, até considerei aceitável. Aliás, se fosse um filtro vagabundo certamente teria rasgado. O compartimento que recebeu o ar filtrado estava isento de pó ou poeira. Como foram 2 filtros para rodar os 180.000Km (sem intervenção alguma), o negócio me parece homologado.

 

baba9b8ad5bcde42fb07d9934119db76.jpg

 

5255edf9dec4dc438b596b3ff8851449.jpg

 

2cdb8ed0cde033db63b6970af766f2ba.jpg

 

036a2d1da235e4628e9778f3f36751e5.jpg

 

43502105f36bc72d401fe43ed5cffa0d.jpg

 

E por dentro dos bastidores...

 

136519645aaad54a89bba42b3627b97f.jpg

 

ceb763bd13e35c5da5f9989064f744ed.jpg

 

0bd43035a1d94c7c1ea6d3f45a217d6f.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, anghinoni1982 disse:
Vi o vídeo da correia dentada, parece que ela está integra ainda!

Mas pode romper devido a idade. Vou substituí-la assim que possível. Deve ocorrer até os 200.000Km. Estava verificando essas correias que "romperam" e algo bem notório é que a face lisa (oposta) geralmente fica limada, desgastada mesmo, toda preta. Ou seja, impossível de reconhecer informações que estavam impressas. Na correia dentada do meu veículo ainda é possível ler os inscritos da VW e sentir o relevo das fibras. Na minha opinião, é uma forte evidência de que ela estava perfeitamente dimensionada e instalada.

 

 

0bba94facbc9cfd130f7fe380c4945f1.jpg

 

 

 

b5504e9c872d03c7f2ae4ad865886a3d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, iCardeX disse:

Mas pode romper devido a idade. Vou substituí-la assim que possível. Deve ocorrer até os 200.000Km. Estava verificando essas correias que "romperam" e algo bem notório é que a face lisa (oposta) geralmente fica limada, desgastada mesmo, toda preta. Ou seja, impossível de reconhecer informações que estavam impressas. Na correia dentada do meu veículo ainda é possível ler os inscritos da VW, e sentir o relevo das fibras. Na minha opinião, é uma forte evidência de que ela estava perfeitamente dimensionada e instalada.

Opa, agora seu carro irá ver uma correia dentada nova? Ai sim!!!

Que bom que ela durou os quase 200k km, infelizmente com o tempo a borracha vai deteriorando, meus pneus já vão fazer 5 anos no meu carro, ainda estão como novos tem muita borracha pra gastar, mas já sinto uma leve perda de aderência em curvas mais fechadas, com uma bela cantoria deles nas curvas, que antes não acontecia! Carro alinhado, pneus calibrados, mas é a idade chegando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, agora seu carro irá ver uma correia dentada nova? Ai sim!!!

Que bom que ela durou os quase 200k km, infelizmente com o tempo a borracha vai deteriorando, meus pneus já vão fazer 5 anos no meu carro, ainda estão como novos tem muita borracha pra gastar, mas já sinto uma leve perda de aderência em curvas mais fechadas, com uma bela cantoria deles nas curvas, que antes não acontecia! Carro alinhado, pneus calibrados, mas é a idade chegando!

Semana passada comprei um estepe novo. Desses estepes finos mesmos. Ganhei um belo espaço no porta malas. Observei que a borracha do meu estepe antigo (que nunca havia sido usado) possuía sinais de deterioração. E digo mais: se eu ficasse relando o dedo nela, dá para perceber que eu consigo consumir a borracha facilmente. De fato, essas coisas tem prazo de validade mesmo. 

Quanto a correia dentada. A nova tá vencida tem 2 anos, eu acho. Essa é que eu não tenho coragem de instalar mesmo. Vou tentar importar outra correia diretamente da Alemanha.

 

cb002ec468f361fe676335f95b216483.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, iCardeX disse:

Gostaria de receber sugestão para a compra de torquímetro.

Na boa, velas, bobinas, e outras beteirinhas, essas revisões/substituições eu mesmo vou realizar. 

Não vejo muito sentido pagar por um serviço tão bobo.

Na minha ultima viagem, comprei esse torquímetro de estalo, não é tão caro quanto um digital e já ajuda muito, junto com o jogo de chaves de porca.

Torquímetro:

https://www.amazon.com/gp/product/B00C5ZL0RU/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o09_s00?ie=UTF8&psc=1

Ele vai de 13.6 até 203.5 Nm, mais do que suficiente para apertar as rodas do carro, onde utilizamos cerca de 120Nm.

Conjunto de chaves de porca, no nosso caso, só usamos a de 17mm

https://www.amazon.com/gp/product/B00944N154/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o09_s00?ie=UTF8&psc=1

Ja para as velas, eu aconselho um torquímetro menor:

Pode ser esse: https://www.amazon.com/TEKTON-24320-4-Inch-Torque-2-26-22-6/dp/B00C5ZL2EG/ref=sr_1_4?crid=3KO52HUZW92GF&keywords=tekton+1%2F4+torque+wrench&qid=1560776958&s=hi&sprefix=tekton+1%2F%2Ctools%2C290&sr=1-4

Com um range entre 2.26 ate 22.6 Nm.

Agora, se você quiser tem um tipo genérico, acho que esse funciona legal também:

https://www.amazon.com/ACDelco-ARM602-4-Digital-Adapter-4-147-6/dp/B004VYURT0/ref=sr_1_3?crid=XGOVTYZ2P879&keywords=digital+torque+wrench&qid=1560777385&s=gateway&sprefix=digital+tor%2Caps%2C294&sr=8-3

Agora valores aqui no Brasil, acho que vai custar uma fortuna. https://busca.lojadomecanico.com.br/busca?q=torquimetro-de-estalo&p=Torqui&ranking=2&typeclick=1&ac_pos=header

Os sem marca, não passa de 200 reais, agora os de marca: Gedore, Raven, Sata, KingTony entre outros, sobe o valor considerável...

Aqui, um amigo meu usando o torquímetro que emprestei pra ele:

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, anghinoni1982 disse:
Na minha ultima viagem, comprei esse torquímetro de estalo, não é tão caro quanto um digital e já ajuda muito, junto com o jogo de chaves de porca.

Torquímetro:

https://www.amazon.com/gp/product/B00C5ZL0RU/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o09_s00?ie=UTF8&psc=1

Ele vai de 13.6 até 203.5 Nm, mais do que suficiente para apertar as rodas do carro, onde utilizamos cerca de 120Nm.

Conjunto de chaves de porca, no nosso caso, só usamos a de 17mm

https://www.amazon.com/gp/product/B00944N154/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o09_s00?ie=UTF8&psc=1

Ja para as velas, eu aconselho um torquímetro menor:

Pode ser esse: https://www.amazon.com/TEKTON-24320-4-Inch-Torque-2-26-22-6/dp/B00C5ZL2EG/ref=sr_1_4?crid=3KO52HUZW92GF&keywords=tekton+1%2F4+torque+wrench&qid=1560776958&s=hi&sprefix=tekton+1%2F%2Ctools%2C290&sr=1-4

Com um range entre 2.26 ate 22.6 Nm.

Agora, se você quiser tem um tipo genérico, acho que esse funciona legal também:

https://www.amazon.com/ACDelco-ARM602-4-Digital-Adapter-4-147-6/dp/B004VYURT0/ref=sr_1_3?crid=XGOVTYZ2P879&keywords=digital+torque+wrench&qid=1560777385&s=gateway&sprefix=digital+tor%2Caps%2C294&sr=8-3

Agora valores aqui no Brasil, acho que vai custar uma fortuna. https://busca.lojadomecanico.com.br/busca?q=torquimetro-de-estalo&p=Torqui&ranking=2&typeclick=1&ac_pos=header

Os sem marca, não passa de 200 reais, agora os de marca: Gedore, Raven, Sata, KingTony entre outros, sobe o valor considerável...

Aqui, um amigo meu usando o torquímetro que emprestei pra ele:

Abraços

Para realizar a manutenção (de curioso) nesse final de semana, basicamente precisa disso:

Chave Philips 1x100

Chave de Fenda 05x100

Chave Torx T27

Chave Torx T30

Alicate para abraçadeira de pressão modelo 9AA21

 

6c81d68d45ff8fecf7811a6847f6af23.jpg

 

Minha mão ficou pretinha, pretinha da silva. Fiquei do lado de fora do AP por um bom tempo. Minhas impressões digitais foram recusadas pelas 2 fechaduras. Por falta de uso, esqueci a senha numérica, e a chave mecânica estava no carro da minha namorada.  O cartão RFID físico fica com a minha diarista, o Cartão Mestre ficou dentro de casa, e o RFID do iPhone não havia sido aceito para o cadastro. Tive que pedir para lavar as mãos no apartamento da vizinha, para depois conseguir entrar em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, iCardeX disse:

Minha mão ficou pretinha, pretinha da silva. Fiquei do lado de fora do AP por um bom tempo. Minhas impressões digitais foram recusadas pelas 2 fechaduras. Por falta de uso, esqueci a senha numérica, e a chave mecânica estava no carro da minha namorada.  O cartão RFID físico fica com a minha diarista, o Cartão Mestre ficou dentro de casa, e o RFID do iPhone não havia sido aceito para o cadastro. Tive que pedir para lavar as mãos no apartamento da vizinha, para depois conseguir entrar em casa.

hqdefault.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, anghinoni1982 disse:

hqdefault.jpg

Tranquilo, tranquilo, tranquilo. A vizinha é simplesmente um dragão. Certa vez pedi fósforo para ela, e fiquei até com receio de ela não entender e dar uma cuspida em cima de mim. Ela me perguntou se eu já tinha assistido a série toda de Game of Thrones. #medo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...